[Review] Asus X550LN-BRA - geforce 840m - Vale a pena comprar?

E AÍ GENTE , ONTEM EU JOGUEI 1 HORA E 30 MINUTOS THE EVIL WITHIN COM O NOTEBOOK LIGADO NA TOMADA COM MÉDIA DE 30 FPS COM O DRIVER 345.20 E NÃO TEVE QUEDAS NENHUMA DE fps . FICOU MUITO BOM . ANTES EU TAVA COM O DRVER 350.12 QUE ME DAVA UM GANHO DE 5 A 10 FPS NOS JOGOS MAS DEPOIS DE UM TEMPO DE JOGO O FPS CAI BRUSCAMENTE PRA 8 FPS . PRA MIM AQUI O DRIVER 345.20 ATÉ AGORA RESOLVEU . VOU VER COM OUTROS JOGOS .
 
Aqui até agora resolveu driver 345,20

E AÍ GENTE , ONTEM EU JOGUEI 1 HORA E 30 MINUTOS THE EVIL WITHIN COM O NOTEBOOK LIGADO NA TOMADA COM MÉDIA DE 30 FPS COM O DRIVER 345.20 E NÃO TEVE QUEDAS NENHUMA DE fps . FICOU MUITO BOM . ANTES EU TAVA COM O DRVER 350.12 QUE ME DAVA UM GANHO DE 5 A 10 FPS NOS JOGOS MAS DEPOIS DE UM TEMPO DE JOGO O FPS CAI BRUSCAMENTE PRA 8 FPS . PRA MIM AQUI O DRIVER 345.20 ATÉ AGORA RESOLVEU . VOU VER COM OUTROS JOGOS .
 
[img=http://s28.postimg.org/s8775cvsp/image.gif]

[img=http://s28.postimg.org/r76yg8et5/image.gif]

[img=http://s28.postimg.org/713ghcj5l/image.gif]

Fiz uns testes usando CS:GO

Jogo em FHD, tudo no mínimo, Vsync ON e FullScreen Windowed.

Na imagem 1 da pra ver 2 quedas, sendo que a segunda foi por ter dado ALT+TAB.
A segunda imagem tem outra queda, também de ALT+TAB
Na terceira, temos em 100% tudo.

Ocasionalmente eu tenho engasgadas, mas sempre achei que seriam todas de internet. Sei que algumas são, pois o ping sobe bastante, mas vendo o clock caindo, começo a desconfiar que pode ser por causa da VGA.

Ressalto que não tenha QUEDAS de FPS, mas as vezes o jogo "congela" por 0.5~1s, bastante semelhante a um lag de internet.

mas ai vc já tentou jogar sem estar c o note na tomada??
 
Não esqueçam de mencionar qual driver estão usando toda vez que postar alguma informação sobre a GPU, estou vendo bastante info mas não sei qual driver utilizado.

Hoje à noite, testarei o driver 350.12, sem bateria, com o G27 conectado no usb e jogarei iRacing até a bateria acabar e deixarei o GPU-Z criando um log de teste.

Vamos ver o que dá!
 
Acompanho o tópico mesmo antes de ter comprado o note, bom ja tive meu momentos de "glória" com o Driver 350.12, mas ultimamente qualquer jogo fica impossível com este driver, utilizo atualmente o driver 345.20 recomendado pela maioria, sem queda de frames em qualquer jogo. Vi em páginas atrás as pessoas falando sobre o fornecimento de energia e tal, mas porque será que essa possível "falta de energia" só acontece em drivers mais novos ? No 345.20 a placa não usa sua capacidade/voltagem máxima ? :hmm:
 
Esse BIOS parece ser do Asus X555LN, não do X550LN, tem certeza que é compatível com o Asus X550LN?
só se cometeram um erro e colocaram no lugar errado, eu estava baixando outros drivers quando vi que tinha um novo da BIOS aqui :poker:
 
[img=http://s28.postimg.org/s8775cvsp/image.gif]

[img=http://s28.postimg.org/r76yg8et5/image.gif]

[img=http://s28.postimg.org/713ghcj5l/image.gif]

Fiz uns testes usando CS:GO

Jogo em FHD, tudo no mínimo, Vsync ON e FullScreen Windowed.

Na imagem 1 da pra ver 2 quedas, sendo que a segunda foi por ter dado ALT+TAB.
A segunda imagem tem outra queda, também de ALT+TAB
Na terceira, temos em 100% tudo.

Ocasionalmente eu tenho engasgadas, mas sempre achei que seriam todas de internet. Sei que algumas são, pois o ping sobe bastante, mas vendo o clock caindo, começo a desconfiar que pode ser por causa da VGA.

Ressalto que não tenha QUEDAS de FPS, mas as vezes o jogo "congela" por 0.5~1s, bastante semelhante a um lag de internet.

CS:GO acontece exatamente assim também, tem dia até que eu fico horas jogando e não dá essas quedas, mas outros fica caindo toda hora e é suficiente pra irritar. Isso é porque ele não puxa tanto pra VGA, acredito.

Agora instala algum outro game, principalmente com Dx11 pra você ver como esses "V" no gráfico do GPU-Z irá ser bem mais recorrente.
 
CS:GO acontece exatamente assim também, tem dia até que eu fico horas jogando e não dá essas quedas, mas outros fica caindo toda hora e é suficiente pra irritar. Isso é porque ele não puxa tanto pra VGA, acredito.

Agora instala algum outro game, principalmente com Dx11 pra você ver como esses "V" no gráfico do GPU-Z irá ser bem mais recorrente.

Kilgore..

Você tava com quanto de FPS antes da queda? e depois da queda vai pra quanto?

Ele volta a subir FPS depois da queda? ou ele mantem o FPS baixo e travando o jogo?

Se volta...quanto tempo ele demora pra volta? 1 segundo? 2 segundo? ou não tem jeito e ter que sair do jogo?
 
Amanha eu vou tentar fazer os testes aqui no gta v na bateria e na tomada e posto aqui ou no tópico novo se criarem. Mas fato é que eu estou com o driver 332.85 e o gta (é o unico que estou jogando) apresenta essas travadinhas tanto rodando a 900p com tudo no medio, quanto rodando a 720p com tudo no low, então tenho quase certeza de ser queda do clock, e não da placa não aguentar o jogo. Como eu disse, assim que tiver mais tempo farei os testes direitinho.
 
Kilgore..

Você tava com quanto de FPS antes da queda? e depois da queda vai pra quanto?

Ele volta a subir FPS depois da queda? ou ele mantem o FPS baixo e travando o jogo?

Se volta...quanto tempo ele demora pra volta? 1 segundo? 2 segundo? ou não tem jeito e ter que sair do jogo?

Nas configurações que eu jogo fica em média 120 fps, trava por uns 2 segundo, mas pra estabilizar 120 fps de novo fica uns 6 segundos.
 
Para ser honesto, eu tenho uma hipótese de ser a fonte. A fonte que veio junto com meu note é de 65w (3.42A - output). Tenho um note da Samsung rf411 que tem uma gt 540m de 1gb e um processador i3 2130m 4gb single channel: a fonte dele é de 90w (4.74A - output).
No verso do Manual do usário de notebook Asus diz o seguinte: "Localize a etiqueta rotulando entrada/saída em seu adaptador de energia. Alguns modelos de PC Notebook podem ter correntes de saída com classificação múltipla com base no SKU disponível. Informações do adaptador de energia:
- Voltagem de entrada: 100-240Vac
- Frequêcia de entrada: 50-60Hz
- Corrente de saída nominal: 3.42A (65W), 4,74A (90W) <--- Opa!!!
- Voltagem de saída nominal: 19Vdc"

Minha teoria (hipótese) é que a Asus soltou um lote de notebooks com a fonte errada (65W), ao invés da de 90W. Porque pelos testes que eu fiz a fonte não consegue alimentar a bateria e a gt 840m ao mesmo tempo. Isso ficou nítido quando joguei bf3, enquanto monitorava pelo GPU-Z. A voltagem (VDDC) e o clock ficaram subindo e descendo loucamente (joguei carregando a bateria). Já na bateria a voltagem era 1.070 ou 1.080 (aproximados). Clock estável.

Versão do driver da gt 840m: 332.85
Versão da Bios: 306
Não uso cooler, utilizo o notebook em cima de um móvel de madeira e conecto um mouse de 1000dpi na porta 2.0
Processador i5, 750 hd
Gráficos no bf3: resolução hd (1280x720), high com algumas coisas desligadas (deixei desligado aquilo de a configuração custom desligou)
 
Última edição:
se for assim é fácil resolver, alguém que tenha um carregador universal de 90w faz o teste e pronto. se não der nada é a fonte, mas acho que não é isso
 
@NeRd1946
Esse não deve ser o caso não cara, há vários testes de notebooks com a Geforce 840M e processador série U na internet, e maioria nem alcança 50 W de consumo. Uma fonte de 65 W está perfeitamente dimensionada para esse notebook. Que nem eu comentei, há exemplos de fontes de 90 W que aguentam até 120 W de consumo, então para uma fonte de 65 W um consumo de 50 W é tranquilo.
 
Para ser honesto, eu tenho uma hipótese de ser a fonte. A fonte que veio junto com meu note é de 65w (3.42A - output). Tenho um note da Samsung rf411 que tem uma gt 540m de 1gb e um processador i3 2130m 4gb single channel: a fonte dele é de 90w (4.74A - output).
No verso do Manual do usário de notebook Asus diz o seguinte: "Localize a etiqueta rotulando entrada/saída em seu adaptador de energia. Alguns modelos de PC Notebook podem ter correntes de saída com classificação múltipla com base no SKU disponível. Informações do adaptador de energia:
- Voltagem de entrada: 100-240Vac
- Frequêcia de entrada: 50-60Hz
- Corrente de saída nominal: 3.42A (65W), 4,74A (90W) <--- Opa!!!
- Voltagem de saída nominal: 19Vdc"

Minha teoria (hipótese) é que a Asus soltou um lote de notebooks com a fonte errada (65W), ao invés da de 90W. Porque pelos testes que eu fiz a fonte não consegue alimentar a bateria e a gt 840m ao mesmo tempo. Isso ficou nítido quando joguei bf3, enquanto monitorava pelo GPU-Z. A voltagem (VDDC) e o clock ficaram subindo e descendo loucamente (joguei carregando a bateria). Já na bateria a voltagem era 1.070 ou 1.080 (aproximados). Clock estável.

Versão do driver da gt 840m: 332.85
Versão da Bios: 306
Não uso cooler, utilizo o notebook em cima de um móvel de madeira e conecto um mouse de 1000dpi na porta 2.0
Processador i5, 750 hd
Gráficos no bf3: resolução hd (1280x720), high com algumas coisas desligadas (deixei desligado aquilo de a configuração custom desligou)

o MEU NOTEBOOK TAVA DANDO QUEDA BRUSCA DE FPS . EU TAVA JOGANDO WATCH DOGS NO ALTO COM 30 FPS E DEPOIS DE UNS 10 MINUTOS CAÍA PRA 6 A 10 FPS E FICAVA SEMPRE ASSIM , DEPOIS QUE INSTALEI O DRIVER 345.20 . EU JOGUEI THE EVIL WITHIN E WATCH DOGS CONSTANTES NOS 30 FPS . JOGUEI MAIS DE 1 HORA E MEIA COM ELE NA TOMADA E FOI NORMAL
 
@nerd1946
esse não deve ser o caso não cara, há vários testes de notebooks com a geforce 840m e processador série u na internet, e maioria nem alcança 50 w de consumo. Uma fonte de 65 w está perfeitamente dimensionada para esse notebook. Que nem eu comentei, há exemplos de fontes de 90 w que aguentam até 120 w de consumo, então para uma fonte de 65 w um consumo de 50 w é tranquilo.

o meu tá dando queda brusca de fps , depois que instalei o driver 345.20 acabou o problema até o momento to jogando watch dogs no alto a 30 fps sem quedas
 
o meu tá dando queda brusca de fps , depois que instalei o driver 345.20 acabou o problema até o momento to jogando watch dogs no alto a 30 fps sem quedas
Essa questão de trocar o driver e resolver o problema da queda de fps reforça que a fonte não tem nada a ver com esse problema.
 
Pode ser tambem no gerenciamento de troca da vga nvidia e da vga intel. Os testes deveriam ser feitos no drive novo, pois com o 345.20 para muitos funciona bem.
 
Pode ser tambem no gerenciamento de troca da vga nvidia e da vga intel. Os testes deveriam ser feitos no drive novo, pois com o 345.20 para muitos funciona bem.
Concordo. Estou quase chegando numa sugestão final de teste "padronizado" para sugerir pra galera e para ver se conseguimos identificar um padrão, já que tem gente que diz que não tem problema nos últimos drivers (espero que o pessoal que não tem problema ainda visite o forum :p).

Se alguém aí com driver 350.12 instalado estiver lendo esse post e não estiver com problemas de queda brusca de FPS (ou se estiver em dúvida se está com problema ou não) mande uma MP para mim!
 
Vocês que estão conseguindo bons fps, sem quedas e tal com o driver 345.20, me respondam duas perguntas por favor:

- Qual a versão do driver Intel de vocês?
- Fizeram todos os updates do windows update? (windows 8.1 update 1) ??

Obrigads!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo