[REVIEW] Mouse CM Storm Alcor

wetto

Dissecador de Periféricos
Registrado
eoplMw.jpg

Ao pessoal que é novato na área, me desculpem, mas eu não faço minhas reviews mostrando a caixa (algo que sinceramente, não interessa) ou falando o que está lá escrito. Minhas reviews fazem comparações com vários produtos e tem propósito didático, comprando ou não o produto, o que mais interessa é que você aprenda coisas novas com a review.

Não tentarei "ser o menos técnico o possível", mas vou tentar explicar justamente os termos técnicos para que o leitor também possa avaliar um mouse da mesma forma que eu faço. Também, não serei "neutro" e vou fazer referência a outras marcas durante o texto.

Introdução​
Se por acaso você olhou para o mouse e pensou "esse mouse copiou o Razer Deathadder", sinto muito mas você está errado. O CM Storm Alcor não é uma cópia do Razer Deathadder, mas sim do mouse que deu origem aos dois: o Microsoft Intellimouse Explorer 3.0

meeces1280.jpg

As duas cores originais do Microsoft Intellimouse Explorer 3.0

Caso você queira conhecer mais sobre o Microsoft Intellimouse Explorer 3.0, recomendo que leia este artigo:
http://adrenaline.uol.com.br/forum/showthread.php?p=1070721273/

E comparando ele com um Razer Deathadder, é possível notar diversas diferenças entre um e o outro em termos de formato, tamanho e peso, então não há relação fora o fato de ambos terem sido baseados no mesmo mouse.

H3iNG7.jpg

Na verdade, o CM Storm Alcor e Mizar são copiados do Dharmapoint DRTCM38, tanto que chegam ao ponto da capa superior ser intercambiável... Isso é ruim? Não exatamente, não é a primeira vez que a Cooler Master copia algo e nem vai ser a última.

1425873173681

Créditos da foto para a www.4gamer.net

Agora, voltando ao mouse da review, a proposta do CM Storm Alcor é muito ambiciosa: ser um mouse tão bom ou melhor que o MS 3.0 no qual ele foi baseado.

Por incrível que pareça, muitos mouses já tentaram esta aproximação e se analisarmos não apenas pela questão do sensor, mas também pela durabilidade que é concebida ao MS 3.0 devido aos componentes internos de altíssima qualidade usados nele, acreditem, nenhum mouse chegou ao mesmo nível, mesmo após quase 15 anos do seu lançamento. Caso não entenderam a razão, leiam o artigo acima.

O CM Storm Alcor é um dos dois mouses "irmãos" lançados pela Cooler Master no início de 2014, embora só foram disponibilizados no mercado na metade de 2014. O seu irmão CM Storm Mizar é uma versão supostamente "mais completa", com grips emborrachados nas suas laterais, um sensor laser AVAGO 9800 com 8200 de DPI, cabo envolto em nylon, conector banhado a ouro e um software acompanhando o mouse.

IMG_1471_zpsa97d53a1.jpg

Alcor da esquerda, Mizar na direita.​
Porém, além do Mizar ser mais caro, o sensor AVAGO 9800 é menos preciso que o AVAGO 3090, o software usado pela Cooler Master é OEM (não foi projetado por ela, foi comprado já pronto da fabricante, a única coisa que a CM fez foi a Interface Gráfica) e bem meia-boca.

Enfim, chega de história e falar sobre outros mouses, vamos analisar a qualidade do CM Storm Alcor.

Na review, serão tratados os seguintes pontos:

- Ergonomia
- Construção Externa
- Construção Interna
- Sensor

Ergonomia
No seu formato, o CM Storm Alcor tenta ser mais fiel do que alguns outros mouses baseados no Microsoft Intellimouse Explorer 3.0, embora ele tenha um tamanho e um peso ainda menor que ele. Embora na imagem abaixo seja o CM Storm Mizar (terceiro), o tamanho é o mesmo.


O que fica bastante evidente nestas fotos, é que os mouses CM Storm Alcor/Mizar tem uma proposta de serem mouses um pouco menores e mais leves que o Microsoft Intellimouse Explorer 3.0, assim como também faz o Zowie EC2/EC2 eVo/EC2 eVo CL/EC2-A (e como vocês podem ver, já faz há muito tempo, tanto que já possui 4 modelos!).

1021654303_x.jpg

CM Storm Mizar e Zowie EC2 eVo CL. Créditos para LeiYan. Fonte: http://home.gamer.com.tw/creationDetail.php?sn=2368814


STvV1A.jpg

CM Storm Mizar e Microsoft Intellimouse Explorer 3.0

Embora o CM Storm Alcor pode ser considerado um mouse "universal", estas mudanças o tornam um mouse mais indicado para pegadas Claw/Fingertip do que seus concorrentes, exatamente por terem um tamanho mais reduzido. Porém, ao mesmo tempo, o tornam menos agradável para quem possui a pegada Palm e mãos grandes.

1425874141825

Enfim, quem quer algo exatamente idêntico ao Microsoft Intellimouse 3.0, não vai encontrar nem no Alcor e nem no Mizar. Infelizmente, quem quer um mouse realmente fiel ao design original do MS 3.0, possui apenas o Zowie EC1/EC1 eVo/EC1 eVo CL/EC1-A como opção, além, é claro, do próprio MS 3.0 que ainda é encontrado à venda.

Construção Externa
Como eu já havia dito, o CM Storm Alcor é um mouse extremamente leve, pesando míseras 86 gramas sem o cabo (e eu estou acostumado com mouses entre 110-130!). E esta leveza, acompanhada do acabamento levemente emborrachado do mouse, vem com um preço: uma leve sensação de fragilidade.

1425874478663

O CM Storm Alcor, assim como basicamente qualquer outro mouse, é feito em plástico ABS, porém, analisando internamente, o plástico utilizado no mouse é de boa qualidade e não é algo que irá quebrar durante o uso, então qualquer impressão de "fragilidade" não passa de mera impressão causada pelo peso do mesmo.

1425874586898

O CM Storm Alcor possui uma camada de plástico levemente emborrachada nas suas laterais e topo, não tendo nenhum tipo de superfície para acrescentar aderência, ao contrário do seu irmão Mizar e de diversos outros concorrentes, o que acaba de certa forma sendo um ponto negativo, na minha opinião.

Curiosamente, quem acabou se provando superior à versão original, é a versão Branca do mesmo mouse. O CM Storm Alcor White além de possuir uma aparência melhor que a versão original, dá uma melhor impressão de acabamento devido às múltiplas camadas de materiais que são necessárias para criar o acabamento glossy, além de pesar um pouco mais.

IaBDod.jpg

pEZgA6.jpg

EMuY2M.jpg

kPhoVH.jpg

Esta versão deverá ser disponibilizada no Brasil até final de Maio e posso afirmar com todas as minhas palavras que quero uma, pois testei ela durante a Campus Party e o acabamento glossy ficou sensacional nela.

Construção Interna
E é aqui caros colegas, que o Microsoft Intellimouse Explorer 3.0 se destaca até os dias de hoje e é também nesta questão que nenhum mouse até hoje chegou ao mesmo nível dele. Se você ainda não leu o artigo sobre o MS 3.0, recomendo novamente que leia: http://www.hardwaredissect.com/microsoft-intellimouse-explorer-30-portuguese/

Será que o CM Storm Alcor chega no mesmo nível ou é até superior à esta lenda? Vamos ver.

1425876512321

É importante ressaltar antes de começarmos mostrar cada um dos componentes do mouse, que o CM Storm Alcor sofreu mudanças entre o seu protótipo (que foi enviado para vários reviewers, eu mesmo testei um) e a sua versão retail (comercializada ao público). No protótipo, o mouse era bem diferente, com um codificador da TTC, switches laterais da Zhij e switch no botão do meio da Zhij. Várias análises foram inclusive feitas utilizando este protótipo:

cm_storm_alcor_5.jpg

1020605461_x.jpg

Todavia, houveram reclamações quanto ao codificador utilizado, visto que a própria caixa e o marketing do mouse anunciavam que este teria codificador da ALPS (eu mesmo que fiz esta denúncia para a marca), enquanto a Zhij não é exatamente uma marca de "qualidade", sendo que mouses mais baratos da marca (Xornet, Spawn) utilizavam switches de melhor qualidade feitos pela TTC, havendo também críticas.

Devido a estas razões, o CM Storm Alcor na sua versão comercial possui componentes diferentes do seu protótipo, começando pelo seu codificador do scroll, que é um modelo de codificador mecânico de alta precisão produzido pela ALPS, com a mesma precisão e durabilidade que é vista nos scroll Roccat Titan Wheel, mas sem ser demasiadamente barulhento como é o caso no CM Storm Recon:

DSC04078.jpeg

Também, conforme pode ser visto, o mouse utiliza switches OMRON D2FC-F-7N 20M nos seus botões principais, os melhores switches disponíveis no mercado, assim supostamente dando aos botões esquerdo e direito uma suposta vida útil de 20 milhões de cliques.

1425877569448

Já os botões laterais e do meio foram trocados pelos switches de uma marca chamada "W", cuja procedência e reputação é desconhecida. Sinceramente, na minha opinião a Cooler Master apenas trocou uma marca barata de baixa qualidade como a Zhij por outra também barata e de baixa qualidade, mas sem nenhuma reputação justamente para evitar críticas...

1425877858011

O CM Storm Alcor não é o primeiro e nem será o último mouse a utilizar switches de baixa qualidade nos botões laterais/meio (os mouses da Razer, Corsair e Logitech que o digam, pois não são diferentes), mas é triste ver que nesta parte ele é inferior ao seus antecessores Recon, Spawn e Xornet.

Já nos botões de DPI, o mouse utiliza switches soft tactile square genéricos. A qualidade deste tipo de switch normalmente não é muito boa, coloco ainda menos confiança nestes do que nos laterais/meio, mas como se trata de botões pouco pressionados (DPI), não há problema nenhum em ter estes aqui, embora novamente, seus antecessores Spawn, Xornet e Recon usavam switches melhores.

1425878006526

Então, se compararmos a construção interna do CM Storm Alcor e o Microsoft Intellimouse 3.0, temos como pontos positivos no Alcor:

- Scroll mais preciso devido ao uso de um codificador mecânico da ALPS

- Switches principais supostamente "melhores" (embora eu tenho minhas dúvidas quanto a este "fato"), portanto em teoria os botões esquerdo e direito devem durar mais do que estes mesmos botões no MS 3.0.

E como pontos negativos se comparado ao MS 3.0:

- Conector USB não é removível e sim soldado (o que é perigoso e não pode ser substituído com facilidade).

- Switches laterais de qualidade bem inferior (comparar OMRON com uma marca desconhecida é tenso).

- Switches do meio de qualidade bem inferior.

Então, o meu veredito é: ainda não está no mesmo nível da lenda (embora algum modder pode sim trocar estes switches por modelos da OMRON e criar algo perto de "perfeito" se quiser).

Não se enganem, comparando o nível de qualidade do CM Storm Alcor ao de outros concorrentes atuais dele (Razer DA 2013, Zowie EC1/EC2 eVo, Steelseries Rival, etc...), posso afirmar que o CM Storm Alcor está numa boa posição, sendo superior a vários destes e a outros mouses da sua faixa de preço, mas é um pouco triste ver que ele está um inferior aos seus antecessores nesta questão. Felizmente, há melhoras no sensor, tanto que posso afirmar que atualmente o CM Storm Alcor é o mouse mais preciso da Cooler Master, este que será o próximo item.

Sensor

O nome oficial do sensor utilizado no CM Storm Alcor é AVAGO ADNS-3090, um sensor um tanto quanto conhecido por vários do ramo de mouses e usado por uma vasta gama de modelos de mouses, desde modelos da Cooler Master, Corsair, Roccat, Steelseries, Thermaltake, Zowie, Ozone, Logitech (embora o AVAGO-3095 seja uma modificação dele), Func, Gigabyte, Saitek e várias outras.

O AVAGO 3090 é um sensor que está no mercado desde a metade de 2009, foi tido inicialmente como sendo a versão comercial do AVAGO S3888 (o sensor do Razer DA 3.5G), tem quase 6 anos de uso no mercado gamer e sofreu diversas modificações neste tempo, embora ele deve ser descontinuado em breve em prol do sensor Pixart PMW 3310, considerado o seu sucessor.

8e5q5Dc.jpg

Embora o fato do sensor ser descontinuado em breve possa parecer ruim para alguns dos leitores, posso lhes assegurar que não é bem assim. É exatamente por o AVAGO 3090 agora já ser "velhinho", que as marcas estão finalmente conseguindo extrair o máximo de precisão dele, pois este já é um sensor maduro no qual diversas marcas já trabalharam em cima, portanto sabem como fazer este trabalhar com a sua melhor performance.

O CM Storm Alcor possui a implementação A3090 N1342C 190, que deverá ser uma das últimas (se não a última) implementação deste sensor, que chega na sua "maturidade" tendo:

- Ausência de jitter (tremidas no rastreio, causadas por problemas pela baixa qualidade do sensor e/ou DPIs alcançadas através de interpolação, processo similar ao Zoom Digital em câmeras), prediction (correção/previsão de trajetória, um recurso nocivo para jogos) ou smoothing (o mouse tentando corrigir artificalmente o jitter) em qualquer uma das suas faixas de DPI. Para quem não entendeu o que é cada um, abaixo há exemplos:

80794-mousejitter.png

390951.jpg

smoothing.png

- Uma excelente compatibilidade com qualquer superfície, diferente do A3090 no Spawn/Recon

- Um LOD extremamente baixo com o firmware mais recente. Aliás, uma das reclamações mais comuns do Alcor é o seu LOD (altura na qual o sensor para de rastrear) no firmware "padrão", então minha recomendação é, caso você comprar um, atualize o seu firmware assim que possível.

1425879990831

- Cinco faixas de DPI: 400-800-1600-3200-4000, sendo selecionáveis via firmware.

Enfim, se compararmos a qualidade de rastreio a outros sensores, sinceramente, não vejo nada que realmente faça o AVAGO 3090 do CM Storm Alcor ser inferior ao AVAGO S3888 do meu Razer Cypher Deathadder/Razer Abyssus 2014 ou ao AVAGO S3988 (o mesmo sensor do Razer DA 2013) presente no meu Corsair Sabre Optical, inclusive achei a performance muito similar ao AVAGO S3988.

1425881061639

Conclusão
O CM Storm Alcor é sem sombra de dúvidas uma excelente opção para quem busca um mouse plug-and-play que tenha uma excelente performance, durabilidade e uma boa ergonomia, sem a necessidade de "frescuras" como software para configurar macros, 1001 botões, etc. Também, para quem tem saudades do bom e velho MS 3.0, o CM Storm Alcor pode ser um substituto, embora para quem quer algo exatamente fiel ao original, ele pode decepcionar devido ao seu tamanho reduzido.

Atualmente, o CM Storm Alcor é encontrado na faixa de preço dos R$ 130,00 até R$ 160,00, uma excelente faixa de preço para o seu nível de qualidade, sendo extremamente competitivo contra outros mouses na faixa de preço dos R$ 100-200.

Mas por um lado, é um pouco triste ver que o nível de qualidade dos componentes internos do Alcor é inferior ao Recon, além de não possuir outros recursos que seus antecessores tinham (ex: software), mesmo sendo um pouco mais caro que eles.

Sobre a comparação MS 3.0 vs Alcor, boa tentativa Cooler Master, mas nem vocês, nem o Razer Deathadder 3.5G/2013/Chroma (que possuem componentes de qualidade inferior e um software que vive enchendo o saco) e nem a Zowie com seus mouses EC1/EC2/EC1 eVo/EC2 eVo/EC1 eVo CL/EC2 eVo CL/EC1-A/EC2-A (que possuem componentes de qualidade inferior), conseguiram tirar o posto do rei chamado Microsoft Intellimouse Explorer 3.0, principalmente enquanto continuarem com esta ideia de economizar nos componentes, coisa que este mouse antigo não fez.

Pontos Positivos:

- Boa construção interna.

- Boa construção externa (excelente na versão White).

- Possui a melhor implementação do AVAGO 3090 que já vi.

- Plug-and-play sem frescuras, nada de software apenas para mudar a maldita DPI, incomodando pra atualizar, ocupando 150 MBs de memória, ocupando uma porcentagem do meu processador ou enviando informações sobre o que eu estou jogando pra marca.

- Uma excelente opção para quem busca um mouse baseado no MS 3.0, mas sem custar o olho da cara.

Pontos Negativos:

- A construção externa no modelo "normal" dá uma impressão de fragilidade, principalmente devido ao fato de ser bem leve.

- A construção interna, embora seja boa, está inferior se comparada aos seus antecessores e ao mouse no qual ele foi baseado.

- As cores do LED do mouse não podem ser customizadas, as escolhas de cores dependem exclusivamente do firmware e da DPI que você está utilizando.

Nota Final: 9/10
b3KYlO.png
 
Última edição:
Mais um review lindo, muito obrigado!
 
ué, resolveu postar full agora? :hmm:

melhor ainda 10/10.

finalmente consegui adicionar reputação pro Wetto de novo :giggity:
 
Excelente análise.
Coloca esse review lá no "Índice" também.
Já que o outro tópico foi fechado, poderia conversar com os moderadores para ver se pelo menos no índice você pode linkar a "Hardware Dissect", que diga-se de passagem, ficou uma página bem clean e bonita. Parabéns!:kakashi:
 
Muito bom o review. Parabéns! Só me deixou mais na duvida se pego o Alcor ou o Recon.:hmm:
 
Muito bom o review. Parabéns! Só me deixou mais na duvida se pego o Alcor ou o Recon.:hmm:

Recon se quer um maior número de botões e frescuras, Alcor se o seu interesse é em performance.
 
Muito bom review.. deve ser um ótimo mouse se é inspirado no Intellimouse 3.0... tenho um aqui e adoro.

Abraço.
 
Você precisa acrescentar reputação a outros antes de acrescentá-la a wetto novamente.

:mao: :haha:

Btw, por que teve editar e postar a review à moda antiga ao invés de um resumo com o link do teu site com a versão full? :poker:
 
Última edição:
tenho um, pro meu uso acho excelente
 
Fala Wettinho , blzinha ? :D

Me diz uma coisa , tem como apagar o led do Alcor sem precisar abri-lo ? Valeu pela atenção e dedicação.
 
Fala Wettinho , blzinha ? :D

Me diz uma coisa , tem como apagar o led do Alcor sem precisar abri-lo ? Valeu pela atenção e dedicação.

Esse é um ponto fraco que esqueci de mencionar, não há como customizar o LED do Alcor, você fica totalmente dependente das configurações do firmware... :feelbad:
 
Por causa do codificador mecânico da ALPS é que seus scroll é meio "duro" de rolar? pelo menos achei.
 
Por causa do codificador mecânico da ALPS é que seus scroll é meio "duro" de rolar? pelo menos achei.

percebi tambem no meu quando comprei era bem duro, agora ta suave
 
Por causa do codificador mecânico da ALPS é que seus scroll é meio "duro" de rolar? pelo menos achei.

O scroll é preciso, os estágios são extremamente bem definidos, o que pode de certa forma ser considerado "duro" por alguns, mas não é um ponto negativo de forma alguma, apenas questão de preferência.

No scroll do Logitech G602 que eu uso, por exemplo, você mal consegue sentir os estágios (até pq ele não possui "estágios", ele tem uma gambiarra com um pedaço de arame no interior), mas em compensação ele é extremamente fluído e silencioso pra caramba. E mesmo assim, não hesitaria em trocar ele pelo codificador da ALPS usado no Alcor...
 
Descoberto quem são.

W = Zhij

Mesma empresa, marca nova, possivelmente pra tentar "limpar" a má fama que tem. Hora dessas é capaz da Kailh fazer o mesmo...
 
Wetto,esse mouse vai funcionar bem em superfícies coloridas? especialmente verde e preto porque eu utilizo o mouse pad razer goliathus control e quando eu passo com o mouse (cm storm xornet) em cima de um detalhe branco fica horrivel,estou com medo do Alcor tambem não aceitar bem o desenho que tem estampado no pad
 
Última edição:
Wetto,esse mouse vai funcionar bem em superfícies coloridas? especialmente verde e preto porque eu utilizo o mouse pad razer goliathus control e quando eu passo com o mouse (cm storm xornet) em cima de um detalhe branco fica horrivel,estou com medo do Alcor tambem não aceitar bem o desenho que tem estampado no pad

eu comprei um pad todo preto e achei bem melhor
 
Tenho uma dúvida, já dei uma procurada por aí e não encontrei essa informação.

Pelo fato de ele não trabalhar com um driver, os botões laterais tem alguma função por padrão? ou fica apenas como bind mouse 4 e mouse 5, apenas como tecla de batimento extra, sem nenhuma função.

Por exemplo, o Cm Storm Xornet também não tem driver e os botões laterais tem as funções "Page Forward" e "Page Back" por padrão, e isso gera um problema para mim pq o meu intuito é usar um dos botões laterais como tecla de "pressionar para falar" no teamspeak, então se eu usar essas teclas para conversar no TS e navegar ao mesmo tempo, as páginas do navegador ficam voltando ou avançando cada vês que eu clico para falar.:coolface:

Alguém poderia me sanar essa duvida?
 
Última edição:
Tambem uso o xornet no teamspeak,é horrível acabei trocando o botão do mouse no TeamSpeak para mutar/desmutar,enfim creio eu que não Manati,porem ouvi dizer que o sensor do G402 é o mesmo do Alcor porem caro mas eu achei o g402 no mesmo preço do Alcor na Kabum,o g402 ja tem software e uma P*** garantia no brasil,voce encontra o alcor e o g402 na kabum corre lá
 
Tambem uso o xornet no teamspeak,é horrível acabei trocando o botão do mouse no TeamSpeak para mutar/desmutar,enfim creio eu que não Manati,porem ouvi dizer que o sensor do G402 é o mesmo do Alcor porem caro mas eu achei o g402 no mesmo preço do Alcor na Kabum,o g402 ja tem software e uma P*** garantia no brasil,voce encontra o alcor e o g402 na kabum corre lá

Eu tenho um G400 (excelente) e acredito q a pegada do G402 seja praticamente a mesma, e ela não encaixa perfeitamente na minha mão embora tenha usado o G400 por um bom tempo.:joia:
 
Agora nao sei,ja fiz o boleto do Alcor por 120 reais ai encontrei o g402 por 150 reais,putz,duvida cruel alguem poderia me ajudar? Priorizo precisão,durabilidade e não ligo para macro,uso pad goliathus e só jogo FPS
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo