[REVIEW] Mouse CM Storm Octane

  • Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos wetto
  • Data de Início Data de Início

wetto

Dissecador de Periféricos
Registrado
uvtRIo.jpg

Ao pessoal que é novato na área, me desculpem, mas eu não faço minhas reviews mostrando a caixa (algo que sinceramente, não interessa) ou falando o que está lá escrito. Minhas reviews fazem comparações com vários produtos e tem propósito didático, comprando ou não o produto, o que mais interessa é que você aprenda coisas novas com a review.

Não tentarei "ser o menos técnico o possível", mas vou tentar explicar justamente os termos técnicos para que o leitor também possa avaliar um mouse da mesma forma que eu faço. Também, não serei "neutro" e vou fazer referência a outras marcas durante o texto.

Introdução
É senso comum que usuários estão sempre atrás do famoso "Bom, Bonito e Barato", ainda mais no ramo de periféricos, onde a aparência é extremamente prezada e para alguns até o principal fator para escolher periférico X ou Y. E de fato, muitos usuários não tem o poder aquisitivo para adquirir equipamentos que custem acima de R$ 200,00, independente a qualidade dos mesmos, e por isso procuram equipamentos de baixo custo, principalmente kits ganer que contenham um teclado e um mouse com baixo custo.

Os kits CM Devastator e o seu sucessor CM Storm Octane (que deve ser lançado no Brasil em Dezembro) fazem parte desta categoria e oferecem para o usuário um mouse e teclado "gamer", ambos tendo aparência "arrojada" e com iluminação em ambos o teclado e mouse, característica muito desejada principalmente por leigos do ramo de periféricos, razão porquê atualmente o CM Storm Devastator é o campeão de vendas da CM Storm.

Todavia, há vários detalhes que passam despercebidos ou que são desconhecidos pelo público em ambos os conjuntos. O principal deles é que nenhum dos conjuntos foi projetado pela Cooler Master.

"Mas como assim wetto, eles tem o nome da empresa!"

Sim, ambos carregam o nome da Cooler Master, porém, ambos são kits pré-prontos que foram adquiridos de uma fabricante chinesa e não houve envolvimento da Cooler Master no Devastator (que de acordo com a empresa foi feitos "às pressas"), apenas o CM Storm Octane foi "feito sob encomenda".

O que exatamente isto significa? Primeiro, qualquer outra empresa pode lançar os mesmos teclados/mouses que a Cooler Master e vender com um nome e marca diferente. Segundo, não existe relação de qualidade entre estes dois produtos e os outros da marca, visto que foram projetados e produzidos por pessoas e empresas diferentes. Tenho que deixar isto bem explicito, visto que a qualidade é extremamente diferente entre estes e os outros produtos da marca.

Enfim, embora estes sejam vendidos como um conjunto, eu irei separar as reviews dos mouses e teclados pois a nota entre todos é diferente uma do outro e a review ficaria extensa demais caso fosse tudo junto. Segue o link da review do teclado CM Storm Octane:
http://adrenaline.uol.com.br/forum/hardwares-em-geral/549264-review-teclado-cm-storm-octane.html

Após o fiasco que o mouse CM Storm Devastator foi na sua análise (http://adrenaline.uol.com.br/forum/hardwares-em-geral/543692-review-mouse-cm-storm-devastator.html), onde conseguiu o título de pior periférico que eu analisei até agora, esperamos que o mouse CM Storm Octane se saia melhor, visto que uma das "supostas" razões porquê tal combo está sendo lançado é justamente devido à baixa qualidade do mouse Devastator.

Vamos então analisar o mouse CM Storm Octane?

ew1fcA.jpg

Mas antes de tudo, quero compartilhar algumas informações que alguns de vocês leitores podem não conhecer, tratando sobre pegadas de mouses:

Primeiro de tudo, existem três principais tipos de pegadas para mouses:

TiposdePegadasparaMouses_textoC_zps91b616e1.jpg

E o autor desta review tem pegada Fingertip, o que também acaba fazendo com que tenha preferência por mouses com peso entre 70~115 gramas (leve ou médio, nada muito pesado). Pessoas com pegada Palm não se incomodam com mouses um pouco mais pesados, de até 150 gramas. Pegadas são coisas pessoais e todas estas três são bem comuns e há até pessoas que conseguem ficar trocando entre múltiplas pegadas (ex: Palm para navegação, Claw em jogos).

Mas enfim, uma das razões por que existem inúmeros mouses, muitas vezes da mesma marca, é justamente para tentar agradar várias pessoas com pegadas diferentes. Vamos aos 4de mouses:

Mouses focados na pegada Palm:

dpzu.jpg

bfje.jpg

Focados na pegada Claw e Fingertip:

ysh.png

jbn.png

Mouses com foco universal (agradando qualquer pegada):

9uik.jpg

E como podem imaginar, nem todo mundo acaba gostando do formato de alguns mouses. O autor do tópico não gosta do formato de mouses baseados no Microsoft Intellimouse 3.0 (todos os Razer Deathadder, Zowie EC1 eVo, CM Storm Alcor...) e isso é perfeitamente normal, pois tenho pegada Fingertip e prefiro mouses menores que possibilitem movimentos mais rápidos (ex: Corsair M40, CM Storm Spawn, Roccat SAVU, Logitech G9x, Logitech G100S...). Porém, pessoas que tem a pegada Palm normalmente acabam gostando muito de tal formato. Ou seja, um mouse que é bom para um, pode ser ruim para outro e vice-versa. É tudo uma questão pessoal e não há um mouse “universal” que agrade a todos, e mesmo que alguns tentem, as pessoas muitas vezes vão acabar preferindo um mouse que seja especifico para a sua pegada.

Na review, serão tratados os seguintes pontos:

- Ergonomia
- Construção Externa
- Construção Interna
- Sensor

Ergonomia
Para entendermos a ergonomia do CM Storm Octane, é bom compararmos este com outros mouses disponíveis no mercado:

TnP2EL.jpg

Na ordem de menor para maior (em dimensões totais):

- Antigo mouse ótico de 10 reais da Genius
- CM Storm Spawn sem o cabo dele (to modificando ele, por isso tá sem)
- CM Storm Recon
- Razer Naga Molten Edition
- CM Storm Octane
- CM Storm Alcor
- Logitech G602
- Mionix Naos 8200, o segundo maior mouse gamer que existe (em dimensões totais)
- Func MS-3 Rev 1, o maior mouse gamer que existe (em dimensões totais)

O CM Storm Octane possui um corpo mais elevado que o Devastator, auxiliando assim quem queira utilizar a pegada Palm no mesmo. É um mouse que tem formato universal, permitindo basicamente qualquer tipo de pegada nele, seja Palm, Fingertip ou Claw. E embora ele pareça um daqueles mouses vagabundos do Iron-Man vendidos em páginas chinesas, tal como os mouses da Sunsonny:

pbcR5B.jpg

PS: Sinceramente não sei quem deve processar quem, se é a Sunsonny porque lançou esse tipo de mouse primeiro ou se é a Marvel, que deveria processar as duas empresas por usar o Iron-Man sem permissão...

Surpreendemente, os seus detalhes não o fazem ter uma ergonomia "desconfortável", pelo contrário, os "olhos" nem são sentidos pela sua mão, seja utilizando as pegadas Palm, Claw ou Fingertip. Ou seja, ele é um mouse que embora tenha um desenho bem diferente, o seu formato não é algo estranho, assim como também ocorre com o Logitech G502, outro mouse bem "fora dos padrões", mas com uma pegada bem familiar para quem conhece os mouses da marca.

Assim como o Devastator, o CM Storm Octane também possui um formato ambidestro.

"Mas porquê um mouse com botões laterais apenas na esquerda seria ambidestro?".

A razão é bem simples. Como o mouse é um projeto pré-pronto disponibilizado por uma fabricante chinesa para ser comprado por encomenda, ele pode ser customizado da forma que outras empresas quiserem, seja fazendo ele compatível apenas para destros, seja colocando botões nas duas laterais, seja fazendo dele um mouse para canhotos ou até removendo os botões laterais.

BaBUt0.jpg

Ou seja, a razão para tanto o Octane como o Devastator serem ambidestros, é para possibilitar que estes pudessem ser modificados sob encomenda por outras empresas, não exatamente por que consideraram este design melhor. Embora eu pessoalmente não tenho nada contra mouses ambidestros, acho ruim quando um mouse tem este desenho mas tem botões apenas na esquerda, visto que neste caso chamar ele de "ambidestro" acaba sendo uma propaganda enganosa, pois o mouse não foi feito para canhotos utilizarem ele.

Porém, o que eu posso notar é que o CM Storm Octane é um mouse mais agradável para todas as pegadas do que o Devastator. Enquanto o topo do Devastator é quase "reto", o Octane é mais "arredondado", além de ser mais alto e um pouco mais comprido, o que acaba fazendo ele não apenas melhor para quase todas as pegadas, como também possibilita que finalmente usuários da pegada Palm possam usar o mouse de forma confortável:

XpckPM.jpg

Construção Externa
E é aqui que surpeendentemente o CM Storm Octane aparenta ser mais "frágil" do que o CM Storm Devastator. Não falo apenas na ausência de um pedaço chumbo na parte interna que o Devastator tem, mas sim toda a estrutura de plástico ser mais fina e menor rígida que a do Devastator, o que realmente pode passar a impressão para leigos que o Octane seja "inferior" ao Devastator, quando a verdade é bem diferente.

CnCuCu.jpg

Também, ao contrário do seu antecessor, o mouse não possui nenhum tipo de emborrachamento, além de apresentar um tipo de plástico ABS similar ao encontrado em brinquedos baratos. É importante mencionar que nesta parte realmente parece estar "inferior" se comparado ao Devastator, porém, em todos os outros setores houve uma melhora, seja ela mínima ou significativa.

Construção Interna
E é aqui meus caros amigos que o CM Storm Devastator tinha reprovado na sua análise. E não estou falando dele ter apenas componentes ruins, pode-se argumentar de acordo com os componentes utilizados que o Devastator foi projetado para estragar após pouco tempo de uso. É sério pessoal, o mouse Devastator tem a pior construção interna que eu já vi em um mouse, razão porquê ele é a principal razão de RMA do kit Devastator. Podem procurar na internet, no Facebook ou seja lá onde for, vocês vão encontrar pessoas que tiveram problemas com os botões deste mouse.

Mas, será que o CM Storm Octane também vai se sair mal? Ou será que alguns dos principais problemas do Devastator foram corrigidos?

Antes de abrirmos o CM Storm Octane, eu quero que os leitores saibam que eu sempre digo e repito, a receita para se fazer um bom mouse gamer é a seguinte:

- Um bom sensor laser ou ótico (nada de Philips Twin Eye). Pode ser o AVAGO 3050, 3090, S3098, 3310, S3688, S3888, S3988, 9500, 9800, S9818, AM000, AM010, Pixart PMW 3310, 3320 ou 3366. Sensor bom não falta, só usa sensor laser Philips Twin Eye quem quer fazer economia porca e ter DPI alta pra enganar trouxa que vai achar que o sensor é bom só por ter 5600 ou 6400 DPIs (ex: Razer Imperator).

- Modelo de scroll produzido pela ALPS (a ALPS fazem os melhores scrolls em termos de durabilidade, estes tem estágios muito bem definidos, mas que devem ser implementados com cuidado para não gerar ruído excessivo, pois é um pouco barulhento por natureza) ou então um scroll da TTC , que também é uma marca excelente de scrolls e faz muito menos barulho.

- Switches OMRON D2FC-F-7N nos switches esquerdo e direito (são switches extremamente duráveis, excelentes para pressionar e que possuem três variações, 5M, 10M e 20M, que são certificadas para durar respectivamente 5 milhões, 10 milhões e 20 milhões de cliques), outra alternativa de qualidade são os switches da HUANO.

- Switches TTC nos botões laterais (são os famosos switches usados nos botões laterais do Razer Deathadder 3.5G e nos botões laterais do Steelseries Sensei. São switches laterais duráveis, excelentes para pressionar e podem ser trocados pois são padronizados). Outras marcas como IC, Zhij, Kailh ou Panasonic Square também são aceitáveis, mas a preferência é para a TTC.

- Switches OTM, TTC, HUANO ou Panasonic Square no botão do meio (scroll). Pode-se usar switches comuns do tipo square, mas não deve-se usar switches do tipo square com capa metálica (SMD) sob hipótese alguma, pois senão o botão do meio pode acabar ficando duro e não responder direito (vide o lixo do botão do meio do Logitech G9x).

- Os switches de troca de DPI (se existirem), podem ser do tipo ou marca que quiserem, pois não são switches muito utilizados e aqui sim pode haver economia. Recomenda-se usar switches do tipo Square ou Panasonic Square, embora alguns usem TTC ou OTM. Switches de membrana com capa metálica podem ser usados, mas não são recomendáveis, pois não podem ser trocados com facilidade em caso de defeito.

Enfim, já que vamos abrir o CM Storm Octane, seria bom vermos como era o seu antecessor CM Storm Devastatator para fazermos uma comparação:

h4dnnN.jpg

Creio que não seja necessário ter conhecimento avançado sobre eletrônica ou mouses para que os leitores notem que o Devastator possui uma grande pobreza nos seus componentes, a simplicidade do Devastator é digna de mouse de R$ 10 vendidos pela Leadershit.

Mas agora, o CM Storm Octane:

fzoKwT.jpg

É gritante a diferença entre o CM Storm Devastator e o CM Storm Octane. Não apenas a PCB do mouse aparenta ser algo de qualidade, mas há um número maior de componentes e tudo está integrado em uma única placa, o que faz a aparência interna do mouse ser bem melhor. Mas não é apenas a aparência que melhorou, há uma controladora USB de alta velocidade, um novo sensor, novos switches principais, um novo codificador de scroll, switches "novos" nos botões de DPI e LEDs RGB para permitir a troca de cor do mouse, além de um compartimento que segura o pedaço de plástico "CM Storm" que fica na parte inferior do mouse. Enfim, vamos discutir tudo isso com calma.

Nos botões principais, encontramos uma das "principais" diferenças entre o CM Storm Octane e CM Storm Devastator, de acordo com o que diz a Cooler Master. A CM sabia que o CM Storm Devastator apresentava um índice de falhas muito alto nestes botões e fez um pedido à fabricante para que esta resolvesse o problema. Como "solução" (entre aspas), a OEM (a verdadeira fabricante e empresa responsável pelo projeto do mouse) resolveu trocar os switches Kaiche White pelos switches Kaiche Yellow, estes tendo uma resposta superior e uma vida útil de incríveis "10 milhões de cliques", o dobro do que os switches mais comuns utilizados pela OMRON e assim "resolvendo" a principal razão para os casos de RMA do CM Storm Devastator:

4sKKoN.jpg

E a minha opinião sobre esta afirmação de "maior durabilidade" feita pela Cooler Master é:


Pois não há diferença porra nenhuma (me desculpem o uso deste termo, mas é necessário).

Embora quem testar Octane vai notar que a resposta dos botões principais está visivelmente melhor que no CM Storm Devastator, boa parte disso se deve não apenas a um novo modelo de switch, mas também ao plástico que pressiona estes botões estar melhor planejado. Embora os switches da Kaiche sejam de fato considerados ruins, é importante analisarmos que várias unidades do CM Storm Devastator não apresentaram defeitos e a quantia máxima de RMA chegou aos 10% para o kit, o que significa que os restantes 90% podem em boa parte ainda não ter sido vendidos, não ter sido entregues ao RMA ou simplesmente não terem apresentado defeito.

Entendam leitores, não estou defendendo a Kaiche e muito menos o Devastator, pois 10% é um índice suficiente para fazer um produto ser removido do mercado, estou apenas indicando que há inconsistência na produção do switch. Assim como a marca faz unidades com defeitos, ela é capaz de fazer unidades do switch que funcionam perfeitamente. E sabem qual setor de uma empresa é responsável por manter a consistência em seus produtos? O controle de qualidade.

Kf3EES.jpg

Sendo assim, podemos afirmar com todas as palavras que o controle de qualidade da Kaiche é extremamente ruim, pois a quantia de switches defeituosos que ela produz é muito alta, ela não mantém uma consistência na sua produção. Agora lhes pergunto, o controle de qualidade afeta apenas um produto ou todos aqueles feitos por uma empresa? A resposta é todos.

Ou seja, o mesmo risco de defeitos que há no switch Kaiche White (que é extremamente alto), existe também no Kaiche Yellow, sendo assim, a afirmação que estes switches "resolveram" o problema do CM Storm Devastator não passa de mentira e eu não concordo com a idéia de que tal switch seja "superior" ao modelo de entrada da OMRON (D2FC-F-7N 5M, com durabilidade de 5 milhões de cliques) ou que ele resolva de forma permanente o problema de casos de RMA que ocorriam no CM Storm Devastator.

Enfim, prosseguindo, nos botões laterais, estes são switches Square Tactile genéricos, sem demarcação de marca, mas com toda certeza devem ser os mesmos modelos que os utilizados no Devastator

4sKKoN.jpg

Estes switches estão agora bem melhores para pressionar, com uma resposta mais firme e rápida do que era antes. Embora não houve mudança no modelo de switch, esta diferença ocorre porquê o plástico que pressiona estes botões foi completamente modificado.

Também, nota-se que foram utilizados switches Kaiche White nos botões responsáveis pela troca de DPI e pela troca da cor do mouse. Nestes botões sim, é aceitável o uso dos switches da Kaiche, visto que são botões que são pressionados com uma frequência muito, mas muito menor que os botões principais, por isto, não critico a marca por ter usado lixo neles.

Enfim, resumindo tudo, o CM Storm Octane continua com um dos principais problemas da construção interna do Devastator, que era a Kaiche e seus switches de baixa qualidade nos botões principais. Acredito que a razão para continuar com estes switches, mesmo após a chuva de críticas que houve no Devastator, seja porquê a verdadeira fabricante dele deve ter algum acordo com a Kaiche, isso se as duas não pertencerem ao mesmo grupo de empresas, pois sinceramente, após as críticas e os casos de RMA, a Cooler Master teria que ser muito burra para querer continuar com os switches da mesma fabricante, por isso acredito que há uma "razão maior" para isso.

A resposta de seus botões melhorou drasticamente pelo plástico externo que presssiona seus botões estar melhor projetado, porém, não há ganhos reais em termos de durabilidade nos botões do mouse. Ele continua sendo extremamente ruim na sua construção interna, assim como era o seu antecessor.

Sensor

E é aqui, caros colegas, que felizmente o CM Storm Octane se distancia e muito do CM Storm Devastator, o qual sinceramente era um lixo não apenas pela sua construção interna medíocre (que infelizmente também se repete no Octane), mas também no seu sensor.

Mas enfim, para início de conversa, houve uma troca do sensor ótico infra-vermelho "gamer" de entrada Pixart PAW 3309DH por uma implementação também infra-vermelha do sensor ótico AVAGO 3050, que é considerado por muitos especialistas, incluindo eu, como sendo o melhor sensor em termos de Custo X Benefício, visto que este sensor apresenta níveis de DPI adequados, excelente compatibilidade com qualquer superfície, um ótimo rastreio quando bem implementado e principalmente um baixo custo, razão porquê ele é encontrado em mouses como o Logitech G300 (embora seja uma modificação dele) e no CM Storm Xornet, dois dos mouses com melhor Custo x Benefício que existem no mercado, ambos tendo um excelente preço entre R$ 65~80.

Antes de entrarmos no mérito dos testes, é necessário que os leitores entendam que um sensor de um mouse gamer deve ser o mais fiel o possível ao movimento realizado pela mão do usuário, para que você possa movimentar a sua mão e o mouse venha a responder corretamente ao seu movimento, como faz o Roccat Savu quando são desenhados círculos usando o mouse no MS-Paint:

5cv3d.jpg

Peço que também notem as distorções que existem quando o mouse é utilizado em 4000 DPIs. Estas distorções são conhecidas como "jitter" e são prejudiciais à precisão do mouse. É curioso, mas elas tendem a aumentar conforme a DPI do mouse aumenta, por isso aquela história de comprar mouse de "4.000" ou "8.200" ou "10.000" DPIs e tentar usar no máximo achando que isso vai lhe dar mais "precisão", é história pra boi dormir. Maior DPI não significa maior precisão.

Todavia, existe algo chamado "angle-snapping", ou em português seria algo como "correção de trajetória". O que o angle-snapping faz, é tentar "prever" as trajetórias que você gostaria de realizar e fazer o cursor mover de acordo com isso:

2ZqKSd.gif

Embora para alguns de vocês isso possa parecer um recurso "bom", principalmente para quem trabalha com programas de edição de imagem, o mouse que tem isto não é fiel ao movimento da mão. E, aliás, este recurso também é utilizado para "esconder" distorções no rastreio do mouse, tal como o jitter. E mesmo se você se interessou neste recurso, saiba que há mouses onde é possível ligar/desligar ele. E infelizmente o Devastator não é um deles e fica sempre ligado, além de que a intensidade deste recurso é forte demais neste mouse, principalmente em 2000 DPIs, onde fica praticamente impossível fazer um circulo, visto a quantia retardada de angle-snapping.

goq4.png

p2l9.png

E como exatamente isso seria algo negativo em jogos? Bom, pense que você está tentando mirar em alguém que está um pouco acima da sua direita. Em um bom mouse, você iria mover a sua mão para a direita e um pouco para cima, fazendo com que a mira pare em cima do alvo. Já no Devastator, você vai ter que mover o mouse para a direita e depois reajustar a mira para cima, pois o mouse tentou fazer uma linha reta.

5jy9BN.jpg

Obviamente para jogos de FPS isto é péssimo.

Já o CM Storm Octane possui uma baixa quantia de angle-snapping, sendo este mais "fiel" ao que o sensor realmente está rastreando. Ou seja, a controladora dele não tenta "maquiar tanto" (ela faz um pouco) as imperfeições que existem no rastreio do mouse. Normalmente, eu gosto de mouses com sensores AVAGO 3050 e considero este como sendo um bom sensor, porém, infelizmente para um sensor trabalhar bem, não basta apenas ele ser bom, ele tem que estar bem implementado pela empresa que projetou o mouse, caso contrário ele pode apresentar problemas de rastreio, LOD alto, jitter, etc, etc...

E este é o rastreio do CM Storm Octane em 500 DPIs:

HKDJFb.jpg

É possível notar que há uma quantia razoável de angle-snapping (porém não tanto quanto o Devastator) e também uma quantia razoável de jitter. Com toda certeza não é uma das melhores implementação do AVAGO 3050, mas já vi sensores piores e pelo menos está melhor que o Devastator...

Já agora o rastreio do mouse em 1000 e 2000 DPIs:

7zj7FY.jpg

IBqYb3.jpg

A quantia de jitter aumenta um tanto quando o mouse chega aos 2.000 DPIs, porém, ainda está dentro do aceitável e é bem visível que o mouse é melhor que o Devastator nesta faixa de DPI. Há um pouco de angle-snapping, mas perto do que havia antes, é pouco.

Um detalhe a ser observado, é que o sensor utilizado, o AVAGO 3050, vai até apenas 2.000 DPIs. Todavia, o CM Storm Octane permite que você atinja até "3.500 DPIs". E como ele consegue isso? Através da mesma forma que câmeras conseguem o Zoom Digital. Assim como o Zom Digital, as DPIs interpoladas possuem diversas distorções e amplificam ainda mais os problemas de rastreio que existiam anteriormente. Por isto, quando colocamos o CM Storm Octane em 3.500 DPIs, o seu sensor começa a literalmente apresentar Mal de Parkinson, tamanha a quantia de jitter:

erN3Bd.jpg

Não é necessário ser alguém com vasto conhecimento sobre mouses para entender que estes tipos de distorções são nocivas à precisão do mouse. Por isso, quem tiver um CM Storm Octane NUNCA deve utilizar o mouse em 3.500 DPIs, visto que o rastreio do mouse fica uma bela duma *****.

Mas porquê a empresa acrescentaria 3.500 DPIs se o rastreio é esta porcaria? Por uma simples razão bem estúpida: MARKETING. Se o mouse não tivesse mais DPI que o Devastator, teria leigo achando que é a mesma coisa e que não há vantagem para trocar de mouse ou escolher o Octane ao invés do Devastator. Sim, é algo estúpido, mas é assim que funciona o mercado de mouses.

Enfim, fora isso, assim como o seu antecessor, o CM Storm Octane não possui um encapsulamento ao redor do LED infravermelho do mouse, o que faz com que a iluminação RGB acabe vazando pelo buraco do sensor. Isto acaba gerando a falsa impressão em algumas pessoas que o sensor é capaz de trocar a luz de rastreio, quando na verdade não, visto que a luz utilizada pelo sensor ótico é infravermelha e portanto invisível ao olho humano.

PEfRlJ.jpg

FnUfGm.jpg

f2IvoW.jpg

Já este é o verdadeiro LED infravermelho utilizado pelo sensor ótico do mouse. É necessário utilizar uma câmera e desligar a iluminação do mouse para captar ele:

vjzs4z.jpg

Finalizando, outra melhora imensa que houve em comparação com o CM Storm Octane, ocorreu na taxa de atualização do mouse. A taxa de atualização é a frequência com a qual o mouse se comunica com o computador, ou seja, a velocidade que chegam informações enviadas do mouse ao PC. Se ela for lenta demais, ocorre algo chamado delay (ou atraso, se preferir), o que diminui drasticamente a precisão do mouse. É normal existir bastante delay em alguns mouses sem fio por motivos de economia de bateria, porém, há também um pequeno delay de 8ms que existe em mouses normais por estes trabalharem em 125 Hz.

O antigo CM Storm Devastator trabalhava em 125 Hz e esta era uma das razões porquê eu disse que este era um mouse de 10 reais travestido de mouse gamer na sua análise. Já o CM Storm Octane felizmente trabalha em 1000 Hz, sendo quase 7 vezes mais rápido que o Devastator na sua resposta, o que realmente lhe proporciona uma precisão muito superior.

uthWze.jpg

Todavia, isto nada mais é do que uma obrigação de um mouse que se diga gamer. Todo e qualquer mouse gamer recente deve trabalhar em 500 Hz ou 1000 Hz, qualquer um que trabalhe abaixo disso não pode nem ser considerado "gamer".

Conclusão

A idéia do CM Storm Octane foi concebida logo após o lançamento do CM Storm Devastator, visto que a qualidade do combo anterior infelizmente não era das melhores. O CM Storm Octane a princípio deveria buscar resolver maioria dos problemas que envolveram CM Storm Devastator, assim como também acrescentar novos recursos, tal como a iluminação RGB e melhorar a qualidade do mouse no geral.

Embora realmente alguns destes objetivos foram alcançados, alguns dos problemas do seu antecessor persistiram, tal como a construção interna medíocre com o uso de switches Kaiche e a presença de angle-snapping e jitter mesmo usando um sensor melhor. Por outro lado, a melhora na resposta dos seus botões, auxiliado ao fato de utilizar o sensor AVAGO 3050 trabalhando em 1000 Hz, conseguem lhe fazer um mouse superior ao Devastator, embora ser melhor do que lixo é algo bem fácil.

Mas por mais que tenham ocorrido melhoras, ainda assim deve-se considerar que o mouse faz parte de um combo que vai custar entre R$ 200~250. Ou seja, ele deveria pelo menos ter uma qualidade pelo menos similar a mouses de R$ 60~100, mas infelizmente ele leva uma surra feia de vários modelos dessa faixa de preço, inclusive o próprio CM Storm Xornet, este que, diferente do Octane, foi de fato projetado pela Cooler Master.

Enfim, finalmente pode-se considerar o CM Storm Octane como sendo um mouse gamer ruim. Por mais que esta descrição seja pejorativa, ainda assim ela é melhor do que ser considerado um mouse de 10 reais travestido de mouse gamer, como era o antigo Devastator.

Pontos Positivos:

- Diferente do CM Storm Devastator, o CM Storm Octane trabalha em 1000 Hz, com atraso de apenas 1ms, contra 8ms de atraso do seu antecessor.
- Possui melhoras drásticas no plástico que pressiona os botões, melhorando muito a resposta dos cliques em comparação com o Devastator
- Utiliza o sensor AVAGO 3050, que é bem superior ao Pixart PAW 3309DH do Devastator em termos de precisão.

Pontos Negativos:

- A qualidade do rastreio em 3.500 DPIs é um lixo devido à Interpolação (processo similar ao Zoom Digital em câmeras).
- Mesmo com todas as suas melhorias em comparação com o Devastator, ele ainda assim é um mouse medíocre se comparado a mouses gamer de entrada como o CM Storm Xornet, Logitech G100S, Logitech G300 e Razer Abyssus 3.5G.
- Não é uma das melhores implementações do AVAGO 3050, possuindo uma quantia considerável de jitter e prediction.
- Péssima Construção Interna.

Nota final: 4.5/10
BOMBA.png
 
Última edição:
Como sempre.. ótimos reviews.. parabéns Wetto..

E como sempre a CM empurrando as bombas nos produtos de entrada e 150,00 o combo:haha:
 
Mais um produto bomba :lol2:
Mas vai vender demais porque tem luizinha que fica mudando :br:
Imagina então quando virem o teclado, vai ser uma loucura, só faltou ser Rayzer! :br:

Review padrão Wetto como sempre :vinho:
 
Negocio é heizer msm, se não for heizer n é gueimer :awesome:
 
Mais uma bomba no mercado!

Como sempre, o Wetto mandando bala nos reviews, parabéns!

O lance é usar Reizer com outro kit gaymer e já era. UIEHAUIEHAUIEH' :haha:
 
Parabéns por mais uma bela review.

Você precisa acrescentar reputação a outros antes de acrescentá-la a wetto novamente.
 
Só eu achei legal? Finalmente um combo com luzinha azul que seja decente

E o preço? Vai ser quanto?

Não é azul, é RGB. Mas isso não faz o mouse ser menos vagabundo...



Leia a review poxa, eu mencionei o preço...
 
contra 8ms de atraso do seu antecessor
em comparação com o Devastator
bem superior ao Pixart PAW 3309DH do Devastator
Ou seja, pior que o resto mas melhor que o devastator(o que nao significa muita coisa:haha:)

Mais um baita review, parabens:bat:
 
Esqueci de elogiar essa excelente review. Parabéns e mais uma vez obrigado pelo auxílio dado a mim e aos outros usuários.

Você precisa acrescentar reputação a outros antes de acrescentá-la a wetto novamente.
 
Excelente, depois disso da pra ver q nao vale a pena comprar isso dae nem por 150 dilmas. No maximo,serve pra dar de presente pra um mlk de 9 anos q quer iluminação e visual descolado. Embora eu prefira sempre educar a criança a nao comprar lixo só pq é "cool".
 
Meu scrol do Octane parou de funcionar... Eu comprei um TT Comander Multi Light da Thermatake mas sinto que o Octane [e mais preciso que ele... Tem alguma dica de como eu posso arrumar o mouse?
 
padeouro.jpg


Desmonta ele e tenta limpar o scroll.
A questão é que eu ja tentei abrir... O negocio parece uma rocha. Nao tem parafuso e nao tem nenhuma abertura... Eu ja tentei forçar com chave mas acabei arranhando o plastico so e nao abriu nem a pau. Alguem tem uma dica? Ja tentei pesquisar mas nao achei.
 
padeouro.jpg


PS: O que não está funcionando é o click do scrol a rolagem ta normal.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo