RMA Gigabyte Placa de Vídeo - Relato (Em andamento)

Estou passando pelo RMA da Gigabyte. Só pra contribuir...

Descrição e defeito da Placa:
Placa de Video Gigabyte Radeon RX 5700 XT 8GB Aorus comprada na Pichau no dia 08/03/2020

Logo que recebi a placa, ao jogar COD MW, CS, e alguns FPS's, a placa apresentava Stuttering, travadas de poucos segundos conforme vídeo


na descrição do vídeo coloquei o tempo exato em que é bem perceptível a travada.

Primeiros contatos com o E-Support da Gigabyte (06/05/2020):
Após 1 mês e meio tentando de tudo pra resolver esse problema desde formatar computador, a tentar alterar todas as configs possíveis de windows, jogos, sem fazer nenhuma alteração direta no hardware, sem tentar nenhum OC nada do tipo, resolvi abrir um chamado na gigabyte. Me recomendaram o seguinte:
"Pedimos que desinstale completamente o driver atualmente instalado utilizando o software Display Driver Uninstaller diretamente do link abaixo.
https://www.guru3d.com/files-details/display-driver-uninstaller-download.html
Feito isso volte a instalar a versão mais recente do driver diretamente do site da AMD.

Caso o comportamento ainda persista sugerimos que o senhor teste a placa de vídeo em outra placa mãe e verifique se ocorre o mesmo comportamento, faça o teste também utilizando outra fonte. Caso o comportamento persista, por gentileza nos informe."

no dia que recebi essa mensagem, eu já tinha feito a desinstalação utilizando o DDU e instalado tudo de novo, o problema persistiu... no mesmo dia da mensagem a placa parou de dar vídeo. Testei ela em outra máquina e continuou sem vídeo. Coloquei uma placa de vídeo antiga que tenho, e funcionou normalmente a máquina. Avisei a Gigabyte, e me pediram pra enviar a placa.

Primeira comunicação com a GBSC SERVIÇOS E IMPORTAÇÃO DE ELETRÔNICOS LTDA (07/05/2020):
Enviei toda a documentação necessária e a placa no dia 08/05. A placa chegou no dia 13/05 e estou aguardando um retorno...
 
Estou passando pelo RMA da Gigabyte. Só pra contribuir...

Descrição e defeito da Placa:
Placa de Video Gigabyte Radeon RX 5700 XT 8GB Aorus comprada na Pichau no dia 08/03/2020

Logo que recebi a placa, ao jogar COD MW, CS, e alguns FPS's, a placa apresentava Stuttering, travadas de poucos segundos conforme vídeo


na descrição do vídeo coloquei o tempo exato em que é bem perceptível a travada.

Primeiros contatos com o E-Support da Gigabyte (06/05/2020):
Após 1 mês e meio tentando de tudo pra resolver esse problema desde formatar computador, a tentar alterar todas as configs possíveis de windows, jogos, sem fazer nenhuma alteração direta no hardware, sem tentar nenhum OC nada do tipo, resolvi abrir um chamado na gigabyte. Me recomendaram o seguinte:

no dia que recebi essa mensagem, eu já tinha feito a desinstalação utilizando o DDU e instalado tudo de novo, o problema persistiu... no mesmo dia da mensagem a placa parou de dar vídeo. Testei ela em outra máquina e continuou sem vídeo. Coloquei uma placa de vídeo antiga que tenho, e funcionou normalmente a máquina. Avisei a Gigabyte, e me pediram pra enviar a placa.

Primeira comunicação com a GBSC SERVIÇOS E IMPORTAÇÃO DE ELETRÔNICOS LTDA (07/05/2020):
Enviei toda a documentação necessária e a placa no dia 08/05. A placa chegou no dia 13/05 e estou aguardando um retorno...


Segunda comunicação com a GBSC SERVIÇOS E IMPORTAÇÃO DE ELETRÔNICOS LTDA (19/05/2020):
Entrei em contato com o pessoal da GBSC, me informaram que a placa estava sendo analisada ainda. Pedi ao atendente se ele conseguiria falar diretamente com o técnico pra me dar alguma posição, algum feedback. O mesmo conversou com o técnico, que informou que a placa estava com a pasta térmica errada (pasta térmica de placa mãe segundo ele) e estava com problema de aquecimento, que a pasta térmica foi trocada e estavam fazendo os testes para me dar um retorno.

Placa nova, com 1 mês e meio de uso, veio com pasta térmica errada...
 
Segunda comunicação com a GBSC SERVIÇOS E IMPORTAÇÃO DE ELETRÔNICOS LTDA (19/05/2020):
Entrei em contato com o pessoal da GBSC, me informaram que a placa estava sendo analisada ainda. Pedi ao atendente se ele conseguiria falar diretamente com o técnico pra me dar alguma posição, algum feedback. O mesmo conversou com o técnico, que informou que a placa estava com a pasta térmica errada (pasta térmica de placa mãe segundo ele) e estava com problema de aquecimento, que a pasta térmica foi trocada e estavam fazendo os testes para me dar um retorno.

Placa nova, com 1 mês e meio de uso, veio com pasta térmica errada...

Pasta térmica de placa mãe?? WTF?!?!?!?

Bom o técnico não soube explicar o problema direito ou está te enrolando. Não existe essa de pasta termina de placa mãe e placa de vídeo ambas são a mesma, a única coisa que diferencia pasta térmica e qualidade da mesma e isso varia de fabricante para fabricante mas não existe isso de pasta para placa mãe e outra pasta para placa de video.
 
Pasta térmica de placa mãe?? WTF?!?!?!?

Bom o técnico não soube explicar o problema direito ou está te enrolando. Não existe essa de pasta termina de placa mãe e placa de vídeo ambas são a mesma, a única coisa que diferencia pasta térmica e qualidade da mesma e isso varia de fabricante para fabricante mas não existe isso de pasta para placa mãe e outra pasta para placa de video.

Sim, eu to ligado ... kkk

Pedi uma nova, quero uma placa nova ou o reembolso. Não vou querer uma placa com menos de 2 meses de uso reparada.
 
Segunda comunicação com a GBSC SERVIÇOS E IMPORTAÇÃO DE ELETRÔNICOS LTDA (19/05/2020):
Entrei em contato com o pessoal da GBSC, me informaram que a placa estava sendo analisada ainda. Pedi ao atendente se ele conseguiria falar diretamente com o técnico pra me dar alguma posição, algum feedback. O mesmo conversou com o técnico, que informou que a placa estava com a pasta térmica errada (pasta térmica de placa mãe segundo ele) e estava com problema de aquecimento, que a pasta térmica foi trocada e estavam fazendo os testes para me dar um retorno.

Placa nova, com 1 mês e meio de uso, veio com pasta térmica errada...

Terceira comunicação com a GBSC SERVIÇOS E IMPORTAÇÃO DE ELETRÔNICOS LTDA (26/05/2020):
Entrei em contato com o pessoal da GBSC novamente após o feriado em SP, e continuam me informando que a placa está sendo reparada e que agora estão aguardando uma peça para reparo.
No começo solicitei urgência, e só o que me informam é p/ aguardar o reparo e uma resposta dos técnicos...
 
Terceira comunicação com a GBSC SERVIÇOS E IMPORTAÇÃO DE ELETRÔNICOS LTDA (26/05/2020):
Entrei em contato com o pessoal da GBSC novamente após o feriado em SP, e continuam me informando que a placa está sendo reparada e que agora estão aguardando uma peça para reparo.
No começo solicitei urgência, e só o que me informam é p/ aguardar o reparo e uma resposta dos técnicos...

Quarta comunicação com a GBSC SERVIÇOS E IMPORTAÇÃO DE ELETRÔNICOS LTDA (09/06/2020):
O pessoal da GBSC entrou em contato comigo informando que a placa não tem concerto, e querem substituir por uma Radeon™ Gigabyte RX 5700 XT GAMING OC 8G, sendo que a minha era uma o modelo Aorus da Gigabyte. Informei que não, que gostaria do modelo Aorus por se tratar de um modelo superior. Me retornaram informando que não tinham a placa para enviar, e que tinham somente o modelo informado (Radeon™ Gigabyte RX 5700 XT GAMING OC 8G), e que teriam somente o modelo Aorus dentro de no mínimo 2 semanas (o que duvido muito)...

Resolvi ligar lá para conversar diretamente com eles, e me informaram que eles teriam que COMPRAR a placa, ela ia chegar até eles, eles iriam fazer TESTES e me enviar. Placa NOVA, fazer TESTES, novamente ? Falei que não...

Hoje fazem + de 27 dias que enviei a placa, e de acordo com o código do consumidor, eles tem 30 dias pra resolver meu problema. Ficaram de me dar um retorno até hoje de tarde.

Pedi que me enviem essa placa hoje ou amanhã, caso contrário, vou atrás dos meus direitos.
 
Quarta comunicação com a GBSC SERVIÇOS E IMPORTAÇÃO DE ELETRÔNICOS LTDA (09/06/2020):
O pessoal da GBSC entrou em contato comigo informando que a placa não tem concerto, e querem substituir por uma Radeon™ Gigabyte RX 5700 XT GAMING OC 8G, sendo que a minha era uma o modelo Aorus da Gigabyte. Informei que não, que gostaria do modelo Aorus por se tratar de um modelo superior. Me retornaram informando que não tinham a placa para enviar, e que tinham somente o modelo informado (Radeon™ Gigabyte RX 5700 XT GAMING OC 8G), e que teriam somente o modelo Aorus dentro de no mínimo 2 semanas (o que duvido muito)...

Resolvi ligar lá para conversar diretamente com eles, e me informaram que eles teriam que COMPRAR a placa, ela ia chegar até eles, eles iriam fazer TESTES e me enviar. Placa NOVA, fazer TESTES, novamente ? Falei que não...

Hoje fazem + de 27 dias que enviei a placa, e de acordo com o código do consumidor, eles tem 30 dias pra resolver meu problema. Ficaram de me dar um retorno até hoje de tarde.

Pedi que me enviem essa placa hoje ou amanhã, caso contrário, vou atrás dos meus direitos.


Complicado , tava vendo uma live o pessoal ta dizendo que não ta tendo estoque nem pra rma , nem placas novas, os preços estão muito alto das novas não é so por causa do dólar, é tbm devido não ter estoque , então vai ser dificil eles trocarem pra você dentro desses 3 dias.

Mas eu tambem não aceitaria uma placa inferior, de repente seria uma boa você dar mais essas 2 semanas pra eles te darem uma aorus , com essa paradeira , seu processo pode levar anos e você ficar muito mais tempo sem a placa ou dinheiro.

To com um processo contra a asus de um telefone que eu comprei e deu defeito , ja tem uns 4 anos e ate hoje não foi finalizado.
 
Estou acompanhando o tópico, estou com problemas em uma RTX 2060 Super Windforce OC 8G que além de esquentar demais, quando o cooler vai a mais de 90% ele começa a fazer barulho, mas não é barulho de alta rotação, é barulho de ventoinha de fonte velha, como comprei a VGA fazem exatamente 4 meses eu não sei se devo abrir reclamação na loja que comprei ou diretamente com a Gigabyte, e este é meu medo, ficam sem grana e sem a placa por meses, considerei até adaptar um water cooler nela usando um kraken g12, até boletei tudo mas não paguei ainda, vence amanhã.
 
Contribuindo com o tópico:

RTX 2080 Super Gigabyte Gaming OC White
Placa comprada na kabum entregue dia 15/04
No dia 28/05, jogando GTA Online a imagem congelou e após reiniciar a maquina começou apresentar artefatos assim que inicia o Windows.

gqcQFoa.jpg


Aberto solicitação no eSupport 28/05 > Respondido 29/05
-Solicitaram os testes de sempre, cabos, drivers, maquina, etc..
Respondi que o problema continuava.

OBS: Abri o protocolo no site da Kabum no mesmo dia mas até hoje a loja não me respondeu. (Deseje nunca depender do suporte da kabum)

eSupport Responderam 01/06, com as instruções de envio da placa para analise.
Prezado(a) brunobhd

Agradecemos ao seu contato, referente à sua questão.

Para que possamos analisar o seu caso, favor preencher o documento em anexo. E nos enviar junto com o documento em anexo fotos da placa (frente e verso), cópia de um documento com foto (RG ou CNH) do titular da nota e um vídeo demonstrando o problema, no vídeo o senhor deverá filmar o SN do produto primeiro e na continuação do vídeo, demonstrar o problema apresentado o senhor pode realizar o upload no youtube e nos enviar somente o link e nota fiscal de compra. O assunto do e-mail deverá ser o ID desse chamado seu nome completo e o modelo completo do produto.

Para: suporte@gbsc.com.br
Formulario-de-Atendimento-VGA.xls

Atenciosamente,
GIGABYTE
- No mesmo dia fiz o envio por email de todas as informações solicitadas.

02/06 - me responderam o email com os dados de postagem. (pra minha surpresa foi postagem por logística reversa.)
03/06 - logo de manha fiz o envio da placa.
09/06 - foi entregue a placa no endereço do RMA
( Desgraça do Curreios demorando uma semana pra entregar um pacote a 30km de distancia.)

Já fui informado que primeiro vão tentar o conserto, caso não seja possível, substituirão o produto.

Vou atualizando conforme o desenrolar.

- Atualização 06/07
15/06 - Por essa ninguem esperarava: Responderam o email informando que não encontraram defeitos na placa de vídeo e que seria me enviado de volta a placa.
18/06 - Chegou a placa coloquei no PC e ela realmente estava funcionando corretamente.
WTF??

Nesse caso a só consigo imaginar uma possibilidade, é que a placa devido ao peso, não estava fazendo contato corretamente com o PCIe, sendo assim eu comprei um suporte rise, para solucionar de vez, se realmente esse for o problema. Venho usando a placa diariamente desde então, e até hoje (06/07) e não apresentou mais problemas.

Em relação ao RMA da Gigabyte, pra mim foi nota 10, quase sempre respondiam os emails no mesmo dia tirando todas as dúvidas, ainda mais em tempo de pandemia.

Não tem nem comparação quando precisei do RMA da Galax com a minha 2070 mini que morreu, onde demoravam em média 4 dias pra responder o ticket, e no final do processo eu não sai satisfeito.
 
Última edição:
Entrei em contato com a Gigabyte ontem: 09/06/2020 18:18 e hoje obtive a seguinte resposta:
-

Pergunta:
- Consta esse barulho nas fans quando em mais de 90%
- Superaquecimento durante partidas, acima de 83ºC
É normal o barulho na ventoinha ? parece ventoinha de fonte velha, não está raspando em nada, somente após 90% de rotação e fica geralmente em 100% com a temperatura em 80º causando throttling térmico visualizado no afterburner e também quedas nos frames por segundo.


10/06/2020 09:52
Resposta:Prezado apmelo81
Agradecemos o seu contato, referente a sua questão.
Informamos que não há como definir uma temperatura correta pois esse fator depende de diversos outros fatores como localização, ambiente, e até mesmo do sistema utilizado, no entanto, caso a placa apresente algum comportamento diferente como desligamentos, fragmentos na tela ou algo do tipo por favor nos informe.
Informamos ao senhor que todas placas de vídeo emitem um tipo de barulho/ruído. O ruído demonstrado é um barulho característico do próprio produto sendo o mesmo não caracterizado como defeito. Visto que varia de acordo com a fabricante/modelo do produto. Tem placas que são menos perceptíveis ou até mesmo silenciosas porém em alguns momentos ocorre o comportamento. As placas da Nvidia Geforce tendem à apresentar ruídos um pouco mais perceptíveis.
Atenciosamente,
GIGABYTE

O link do tal barulho está aí, e tem também a questão do throttling que quando a placa chega em 83ºC ela fica com as frequências oscilando.
 
O link do tal barulho está aí, e tem também a questão do throttling que quando a placa chega em 83ºC ela fica com as frequências oscilando.
Quanto ao barulho eu não sei, mas essa placa realmente passa dos 80º fácil, a minha mesmo chega nos 84~86º. As frequências geralmente ficam na casa dos 1850~1950MHz quando começa a dar throttle aqui, oq ainda é bem acima dos clocks padrões da placa, então não dá pra reclamar sobre isso pra garantia.
 
Quanto ao barulho eu não sei, mas essa placa realmente passa dos 80º fácil, a minha mesmo chega nos 84~86º. As frequências geralmente ficam na casa dos 1850~1950MHz quando começa a dar throttle aqui, oq ainda é bem acima dos clocks padrões da placa, então não dá pra reclamar sobre isso pra garantia.
Eu acabei pegando o H55 pra colocar junto com o G12 e deixar ela mais fria, falta eu encontrar os dissipadores pra colocar nas memórias e vrm, vou deixar essa garantia pra lá, também li e pude ver por fotos que a versão 2.0 dessa placa ganhou um esquema de cooler melhor, vamos ver o que irá ocorrer nessa troca de coolers. Continuarei acompanhando o tópico, muito obrigado!
 
Eu acabei pegando o H55 pra colocar junto com o G12 e deixar ela mais fria, falta eu encontrar os dissipadores pra colocar nas memórias e vrm, vou deixar essa garantia pra lá, também li e pude ver por fotos que a versão 2.0 dessa placa ganhou um esquema de cooler melhor, vamos ver o que irá ocorrer nessa troca de coolers. Continuarei acompanhando o tópico, muito obrigado!
A minha é a rev 2.0, então :shrug:
 
Pessoal, duas coisas:
1 - A maioria dessas Windforce 2x estão tendo q fazer undervolt nelas, e também deixar a rotação sempre entre 40-75% pra evitar maiores barulhos. Com o under, ela esfria uns 10 graus e as vezes rende até mais pq não oscila frequência.

2 - Pretendo comprar uma 2070 usada, a qual possui nota fiscal no nome do primeiro dono, ela tem apenas 6 meses e ainda não foi cadastrada no site para estender garantia.

Dúvida: Eu comprando dele, eu passo a ter a garantia do produto? Possuindo a nota fiscal no nome dele, mas cadastrando no meu nome no site? Como funciona nesses casos? Existe alguma forma de eu estar coberto pela garantia?
 
Caramba então eu dei muita sorte mesmo. Minha 2060 não chega em 70C com power limit em 117 no MSI Afterburner.

A curva dos fans atualmente está bem agressiva, o Sul também está bem frio, não tive oportunidade de testar a placa com temperaturas ambientes maiores que 30C. Mas a pior temperatura que já vi na 2060 foi 72C num ambiente na casa dos 30C
41hIdso.png

Jogo Black Desert preset Ultra (quem joga sabe que isso aqui é absurdo)
adZVfW4.png

A minha 2060 é essa
3S3714g.png

E realmente, o barulho do FAN é problema crônico desse modelo, resolvi o meu apertando os 3 parafusos que prendem o FAN no dissipador. Pra isso não precisa desmontar a placa, eles ficam embaixo das hélices, recomendo cuidado para não quebrar nenhuma hélice, essa solução encontrei no Reddit na época que estava procurando a respeito, infelizmente não encontrei pra anexar ao post. No meu caso o FAN barulhento era o da esquerda, mais perto das saídas de vídeo da placa, o outro não fazia barulho.
 
- Atualização 06/07
15/06 - Por essa ninguem esperarava: Responderam o email informando que não encontraram defeitos na placa de vídeo e que seria me enviado de volta a placa.
18/06 - Chegou a placa coloquei no PC e ela realmente estava funcionando corretamente.
WTF??

Nesse caso a só consigo imaginar uma possibilidade, é que a placa devido ao peso, não estava fazendo contato corretamente com o PCIe, sendo assim eu comprei um suporte rise, para solucionar de vez, se realmente esse for o problema. Venho usando a placa diariamente desde então, e até hoje (06/07) e não apresentou mais problemas.

Em relação ao RMA da Gigabyte, pra mim foi nota 10, quase sempre respondiam os emails no mesmo dia tirando todas as dúvidas, ainda mais em tempo de pandemia.

Não tem nem comparação quando precisei do RMA da Galax com a minha 2070 mini que morreu, onde demoravam em média 4 dias pra responder o ticket, e no final do processo eu não sai satisfeito.

Atualizado com o desfecho da história!
 
Pessoal, duas coisas:
1 - A maioria dessas Windforce 2x estão tendo q fazer undervolt nelas, e também deixar a rotação sempre entre 40-75% pra evitar maiores barulhos. Com o under, ela esfria uns 10 graus e as vezes rende até mais pq não oscila frequência.

A minha 2060 Gigabyte Mini ITX faz um barulho considerável com cooler acima de 90% e passa dos 84° com facilidade, como fazer undervolt nessas placas? Tem que regravar a Bios, como seria?
 
A minha 2060 Gigabyte Mini ITX faz um barulho considerável com cooler acima de 90% e passa dos 84° com facilidade, como fazer undervolt nessas placas? Tem que regravar a Bios, como seria?
Basicamente vc tem que abrir o MSI Afterburner e modificar a linha de clock por voltagem. Pesquise pela sua placa + undervolt msi afterburner, cada placa tem sua voltagem mínima pra operar no clock X.




Use essas postagens como referência, mas procure como falei anteriormente, quem já fez com uma placa igual a sua, qual clock em qual voltagem. Abraços.
 
  • Curtir
Reações: BTr
To num processo de RMA de uma GTX 1650 Super Windforce e a Gigabyte me ofereceu o dinheiro de volta (paguei 1.040 nela na época) por não ter o produto pra troca, vale a pena?
 
To num processo de RMA de uma GTX 1650 Super Windforce e a Gigabyte me ofereceu o dinheiro de volta (paguei 1.040 nela na época) por não ter o produto pra troca, vale a pena?
Em hipótese alguma. Diz que você não aceita a devolução do valor, pois isso seria uma injusta desvantagem pra você e que o produto apresentou um vício. Diz que você quer uma nova placa de vídeo idêntica ou de maior valor. Caso a Gigabyte não possua o produto ou outro de maior valor, o que vc considera impossível, haja vista a quantidade de anúncios de placas da Gigabyte nos maiores varejistas do país, inclusive desse próprio modelo GTX1650, aceitaria uma compensação financeira que fizesse possível a compra de outra GTX1650 atualmente. Esfrega na cara deles o artigo 18 do CDC. Leia ele pra que vc entenda melhor seus direitos também e possa redigir um e-mail que os pressione a obedecer a lei.

Em hipótese alguma aceite isso, a não ser que você desesperadamente precise de placa. Aceitando, você terá grandes chances de não conseguir reverter isso ao ajuizar uma ação, que deverá ser o próximo passo caso a Gigabyte continue te assediando.
 
Enviando minha RTX 2080 windforce 8g hoje (03/01/22) Comprada em 13/05/2021. Defeitos: 1 - LED deu pau; 2 - Superaquecimento: Placa chega a 83, 84ºC mesmo com 8 fans de 120mm refrigerando o gabinete + as 3 da própria placa. Vou tentar atualizar o post aqui assim que Possível.
 
Última edição:
Enviando minha RTX 2080 windforce 8g hoje. Comprada em 13/05/2021. Defeitos: 1 - LED deu pau; 2 - Superaquecimento: Placa chega a 83, 84ºC mesmo com 8 fans de 120mm refrigerando o gabinete + as 3 da própria placa. Vou tentar atualizar o post aqui assim que Possível.
ATUALIZAÇÃO: GPU entregue via Correios, hoje (04/01/22)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo