[Multiplataforma] Rocksmith

rafaelmoraes

GamerTag: xbox360livebr
Registrado

rs_logotcm1918142.png



Poucos gêneros estão mais saturados do que os dos jogos rítmicos — excetuando-se, talvez, certas fazendas virtuais internet afora. Dessa forma, quando um título aparece com a ambiciosa proposta de deixar de lado os já clássicos botões coloridos por uma guitarra real (sem qualquer tipo de símbolo de console ou botão de liga/desliga), é impossível não voltar os olhos em busca de algo genuinamente novo.
Rocksmith simplesmente rompe com todos os padrões conhecidos até o momento, indo de encontro a algumas tentativas amadoras que tentavam colocar (via modificações) uma guitarra real em jogos de vídeo game.

img_normal.jpg

Aqui é tudo muito mais direto: você vai plugar uma guitarra real e também vai ouvir o som dessa guitarra assim que o video game for ligado — com mais ou menos qualidade, dependendo da forma utilizada para a ligação (áudio e vídeo para uma única saída ou mandando um para cada lado). Sem qualquer tipo de truque. Caso não possua uma, o game também é oferecido em um pacote que traz consigo um modelo de Epiphone bem razoável.

Bem, o que se pode dizer? Rocksmith simplesmente tenta fazer a ligação definitiva entre um gênero que já foi puramente jogo... Com a habilidade real (e a dificuldade real) de se tocar um instrumento. Sem qualquer tipo de auxílio em forma de botões ou chacoalhadas. Na bagagem, inúmeras lições, desafios, mini games e equipamentos. Resta ver como isso tudo realmente funciona.

img_normal.jpg

:bottini: Aprovado

Uma guitarra real!

É provável que mesmo o maior fã de Guitar Hero ou Rock Band tenha feito a seguinte pergunta em algum momento: “como seria isto aqui com um instrumento de verdade?”. Nesse ponto, é impossível não reconhecer o salto extraordinário de Rocksmith. Utilizando um cabo próprio (disponibilizado com o game), basta plugar a guitarra e seguir as primeiras instruções para se tornar um verdadeiro rocker. Embora alguns passos possam parecer meio cabeludos para os tocadores de primeira viagem, fato é que tudo é absoluta e pormenorizadamente explicado aqui: desde a posição da palheta entre os dedos até técnicas mais avançadas, tais como bends, vibratos, hammer-nos, pull-offs etc. Tudo de forma gradual e cuidadosa.

[video=youtube;rYzoavA8B_8]http://www.youtube.com/watch?v=rYzoavA8B_8&feature=player_embedded[/video]

Conheça o seu professor particular

Embora seja, essencialmente, um jogo, Rocksmith também pode facilmente servir como um estímulo extra para quem andava deixando a guitarra empoeirar sobre o guarda-roupas. Além de oferecer um tutorial detalhado para cada novo passo atingido, o game ainda traz um nível de dificuldade bastante singular. Basicamente, a quantidade de notas e acordes que devem ser “acertadas” em uma típica pista de Guitar Hero (e as semelhanças realmente ficam por aqui) dependem exclusivamente do seu desempenho na guitarra. Caso acertar notas isoladas em meio a frases longas se torne fácil demais, o jogo “perceberá” isso, e começará a enviar mais notas e mais acordes — cujo ponto mais alto é, naturalmente, a música tocada tal e qual a versão original.

[video=youtube;Q9LzFPnzcb0]http://www.youtube.com/watch?v=Q9LzFPnzcb0&feature=player_embedded[/video]

É claro que o contrário também vale. Caso muitas notas comecem a “bater na trave”, o desafio é imediatamente facilitado. Dessa forma, Rocksmith dificilmente pode ser frustrante para qualquer jogadores com um mínimo de empenho — até porque, você jamais será colocado para fora de uma música por ter errado muitas notas.


Um belo salto tecnológico

Há algum tempo atrás, as duas principais franquias de games rítmicos tentavam encontrar uma forma de fazê-lo acreditar que aquilo na sua mão era uma guitarra, não um controle de video game ornamentado e com formato diferente. Havia barras de slide, alavancas e até mesmo ferramentas de composição.

Dessa forma, diante do cenário anterior de saturado universo de jogos rítmicos, é impossível não se deslumbrar com as possibilidades trazidas por Rocksmith. Ok, a precisão aqui não é das maiores, e, de fato, é bastante comum que a condescendência do jogo acabe deixando passar um ou dois acordes errados.
Entretanto, a grande maioria dos movimentos é registrada com precisão bastante aceitável. Há um registro bastante razoável para os bends(movimento que consiste em levantar a nota até atingir determinado tom), slides funcionam sem maiores problemas e a grande maioria dos acordes é registrada sem maiores problemas.


Toque do seu jeito

Tão notável quanto a possibilidade de plugar uma guitarra real no seu vídeo game é capacidade de Rocksmith de dar uma voz própria à sua forma de tocar. Diferentemente do que ocorre em jogos rítmicos clássicos como Rock Band e Guitar Hero, aqui você ouvirá o som real da sua guitarra — tal e qual ela soaria se ligada em um amplificador digital. Dessa forma, além de tocar as frases, acordes e batidas com a sua “pegada” particular, também é possível adicionar notas extras, seja como forma de passagem ou para um solo improvisado — embora isso não traga qualquer ponto extra, é verdade. Em outras palavras, nada de ouvir um “clank” quando uma nota tocada não for a correta.

img_normal.jpg

Amplificador digital

Além de jogo e tutor de guitarra, Rocksmith também funciona como um belo quebra-galho na forma de um amplificador digital. Conforme novos sons tornam-se disponíveis com o aumento da sua pontuação — que traz novos pedais, amplificadores e guitarras —, novos timbres podem ser utilizados no modo “Amp” do game. Fuzz, Wah-wah, distorções... É só plugar e sair tocando.


Músicas para todos os gostos

Em relação ao setlist disponível, pode-se dizer que Rocksmith se aproxima consideravelmente das primeiras propostas ecléticas de Rock Band. Quer dizer, nem tudo aqui transpira rock e guitarras pesadas. Há de quase tudo, na verdade: Rolling Stones, Nirvana, Cream, Pixies etc. Naturalmente, novas músicas podem ser desbloqueadas conforme o desenvolvimento do seu modo carreira.

[video=youtube;GtLvZ3eFcNQ]http://www.youtube.com/watch?v=GtLvZ3eFcNQ&feature=player_embedded[/video]

:salario: Reprovado


Um modo campanha em cima do muro

Mesmo com todas as músicas, instrumentos e tutoriais, Rocksmith é um tanto falho ao apresentar um senso de continuidade. Há o modo campanha, é claro. Entretanto, este se limita a sugerir novas músicas, eventos (shows com várias faixas seguidas) e desafios... Mas sem, de fato, construir uma carreira.


Pode complicar a vida de quem nunca tocou

Talvez isso não seja propriamente um ponto negativo. Entretanto, é impossível não considerar que qualquer um que não tenha um mínimo de intimidade com uma guitarra pode ter alguns problemas. Afinal, trata-se de uma mecânica bastante única e, se esse for o seu caso, é possível que alguma frustração seja experimentada no meio tempo entre o plugar da guitarra e a primeira música que será executada — vai da boa vontade, é claro.


img_normal.jpg


Vale a pena?
Rocksmith não apenas é o próximo passo para os jogos rítmicos, como também deve representar uma aquisição para as técnicas de aprendizado de guitarra. Afinal, tocar uma música completa com o devido auxílio de um jogo de video game não poderia ser mais convidativo — isso para não falar em atirar em patos, detonar zumbis... E outros desafios curiosos. De fato, para quem sempre reclamou amuado sobre o “porquê de esses jogos não trazerem uma guitarra de verdade”, Rocksmith é absolutamente necessário. Trata-se da mesma diversão encontrada em títulos como Rock Band e Guitar Hero, ganhando ainda a possibilidade de uma guitarra real na outra ponta do cabo.

[video=youtube;4RShe_4ZufQ]http://www.youtube.com/watch?v=4RShe_4ZufQ&feature=player_embedded[/video]

Entretanto, vale notar: caso a sua ideia não seja aprender guitarra, mas sim ocupar algumas horas de diversão casual, talvez os botões coloridos ainda sejam a melhor opção. Para os demais, let´s rock 'n' roll !!


Jogo está disponível para xbox360, Playstation 3 e para PC's o lançamento está previsto para o final do ano.



Extraído. Fonte: baixakijogos



Este é o meu primeiro tópico. Como informado acima ele foi extraído de uma matéria do baixakijogos, espero que esteja dentro dos padrões espero que agrade a todos.



 
Última edição:
Acrescentando ao tópico. Este vídeo legendado fala sobre a dificuldade dinâmica do jogo. Ele se adapta exatamente ao nível conhecimento técnico do jogador.

[video=youtube;FZLFsRMWhpo]http://www.youtube.com/watch?v=FZLFsRMWhpo&feature=related[/video]​
 
Belo tópico. Parabéns.

Estou de olho nesse jogo, mas quero ver pessoalmente antes de comprar. Existem muitos videos feitos para vender a idéia e poucos para apresentar de fato o acessório/jogo.

Um abraço,
Peter

Tenho o jogo, estou com ele desde segunda-feira, o que mais tem me encomodado são as configuração no som que são necessárias para não sofrer com o lag... O som responde com certo atraso e isso pelo menos para mim que sou músico é muito ruim.

Mas estou providenciando a configuração ideal para sanar esse problema, ainda não pude analisar na prática o jogo pois joguei pouco, mas a proposta é muito boa e estou muito entusiasmado.
 
Ótimo tópico cara!

Valeu por organizar!

Como eu toco guita/baixo há uns 10 anos, o guitar hero nunca me animou. O rocksmith é totalmente diferente.


Quando o meu chegar eu posto minha opinião!
 
Ótimo tópico cara!

Valeu por organizar!

Como eu toco guita/baixo há uns 10 anos, o guitar hero nunca me animou. O rocksmith é totalmente diferente.


Quando o meu chegar eu posto minha opinião!

Ótimo, eu busquei por informações sobre o jogo e percebi que muitos não tem nem o conhecimento deste lançamento. No youtube vi poucos videos, a maioria são feitos por estrangeiros. Acho que o jogo vai se resumir as músicos entusiastas e jogadores que tem vontade de aprender. Então a sua opinião e experiência será muito importante para todos nós.

Eu li uma comparação feita por um usuário de um fórum dizendo o seguinte:
Guitar Hero= arcade
Rocksmith= Simulador

Eu descordo na questão de encarar o Rocksmith como simulador, ele não simula o "tocar" guitarra. Você realmente toca guitarra, então, de todos os jogos já feitos ele é o único que te garante uma experiência REAL e ABSOLUTA no instrumento, no caso a guitarra ou violão elétrico.

Infelizmente muitos dos fãs de GH que sempre sonharam em tornar a experiência real não vão gostar por serem Fanboys e outros não vão conseguir se adaptar, pois começar do zero e ainda tendo que aprender a tocar de verdade pode ser desestimulante.

Fico no aguardo de suas impressões quando jogar o jogo. Quero muito que esse tópico seja um local para falarmos sobre o Rocksmith, tirar dúvidas, trocar experiências musicais, configurações etc...
 
Última edição:
Se eu tivesse uma Guitarra até me empolgava em comprar...

na realidade tenho um violão acústico com cordas de nylon, até pensei em "transformar" ele, colocando uma entrada de som e tal. Mas acho que talvez não vale a pena. Alguem que conheçca, tem alguma idéia?
 
Se eu tivesse uma Guitarra até me empolgava em comprar...

na realidade tenho um violão acústico com cordas de nylon, até pensei em "transformar" ele, colocando uma entrada de som e tal. Mas acho que talvez não vale a pena. Alguem que conheçca, tem alguma idéia?

É possível sim você colocar um sistema de captação de som no seu violão e poder amplifica-lo, assim você teria um violão "elétrico". Mas teria que ser um bom sistema de captação e esta modificação teria que ser bem feita. Se não for desta forma a captação não ficará boa o suficiente e realmente não vale a pena fazer.
 
Parabéns, belo tópico, qualificado.
Em casa eu vejo os videos.
Sobre o jogo: tem idéia do preço com a guitarra?

Sempre quis aprender a tocar, até fiz algumas aulas de violão, mas sou preguiçoso para estudar, este jogo pode ser a solução.

Eu e minha familia jogamos muito o GH no ps2, meu filho de 8 anos virou roqueiro graças a isso, agora no ps3 estava até nos planos de compra para o natal o GH5 + guitarra, estou pensando mesmo em mudar isso.

Minha esposa toca violão, vou comprar um eletro/acústico para ela, daria para jogar com ele tbm?
 
Parabéns, belo tópico, qualificado.
Em casa eu vejo os videos.
Sobre o jogo: tem idéia do preço com a guitarra?

Sempre quis aprender a tocar, até fiz algumas aulas de violão, mas sou preguiçoso para estudar, este jogo pode ser a solução.

Eu e minha familia jogamos muito o GH no ps2, meu filho de 8 anos virou roqueiro graças a isso, agora no ps3 estava até nos planos de compra para o natal o GH5 + guitarra, estou pensando mesmo em mudar isso.

Minha esposa toca violão, vou comprar um eletro/acústico para ela, daria para jogar com ele tbm?

Amigo separei alguns link's para você ter ideia dos preços.

Ebay entre $250 e $300 novo.

Rocksmith Bundle for PS3 | eBay
NEW Rocksmith Genuine Guitar Bundle with Game PS3 WORLDWIDE SHIPPING RARE NEW | eBay

No brasil só vi em uma loja que faz a importação a Cdpoint, mas não tem descrição e falta informações sobre o kit. Esta R$ 535.90.


Games - ROCKSMITH GAME PS3 - PS3 - CD Point

Abaixo segue o video do unbox do kit Rocksimth Bundle contendo a guitarra, em português.


[video=youtube;ZLfO1VFw66g]http://www.youtube.com/watch?v=ZLfO1VFw66g[/video]
No vídeo do unbox ele fala que comprou pela amazon por $199, mas que o preço já subiu.


Sobre utilizar um violão elétrico vou postar um vídeo que mostra essa possibilidade.


[video=youtube;XgcjYUxTRqY]http://www.youtube.com/watch?v=XgcjYUxTRqY[/video]
 
mMas dá para comprar na amazon e eles entregan no brasil, de boa?
Como faz?
 
mMas dá para comprar na amazon e eles entregan no brasil, de boa?
Como faz?

Em relação a importação pela Amazon eu já não sei te informar, mas pelo ebay, sim é possível importar para o Brasil.

A questão é que como eu disse, a caixa é grande e você corre o risco de por isso ser taxado.

No caso de dúvidas sobre importação é melhor consultar o tópico sobre importações, ou postar suas duvidas lá.

http://adrenaline.uol.com.br/forum/...tacao-topico-dedicado-348.html#post1065649496
 
Adoro tocar guitarra
e como to sozinho aqui na italia esse jogo vai ser ótimo...
sinto falta da epoca da banda...mas nao rola de levar ela para aqui


COMPRA CERTA!

Minha pretinha já ta esperando

100_3956.jpg
 
Eu ja estou com ele hehehe

é tudo o que eu esperava!!! só digo isso XD

é exatamente como mostra os videos não tem o que falar muito, esse jogo ensina muita tecnica basica, tipo Shifting, Mute, e outras coisas que não lembro de cabeça, mas verei la e depois posto aqui huauhauhauhua

Quem estava com duvidas pode comprar pois é muito divertido!!, tem um mini game excelente para quem tem problemas para decorar as casas, o mini game onde você tem que atirar nos patos, é muito bom, você pega muita agilidade para saber onde as casas estão.

a unica coisa ruim mas ao mesmo tempo boa, é que toda e qualquer hora em que você vai tocar uma musica/tutorial você tem que mostar para o jogo que a guita está afinada... mas só isso hehehe
 
eu ja comprei o meu, chega dia 12 de dezembro. Ate minha esposa vai querer jogar (ciume da guitarra!)
 
Eu ja estou com ele hehehe

é tudo o que eu esperava!!! só digo isso XD

é exatamente como mostra os videos não tem o que falar muito, esse jogo ensina muita tecnica basica, tipo Shifting, Mute, e outras coisas que não lembro de cabeça, mas verei la e depois posto aqui huauhauhauhua

Quem estava com duvidas pode comprar pois é muito divertido!!, tem um mini game excelente para quem tem problemas para decorar as casas, o mini game onde você tem que atirar nos patos, é muito bom, você pega muita agilidade para saber onde as casas estão.

a unica coisa ruim mas ao mesmo tempo boa, é que toda e qualquer hora em que você vai tocar uma musica/tutorial você tem que mostar para o jogo que a guita está afinada... mas só isso hehehe

ele deduz que vc está na nota correta pela frequência do som, por isso é tão importante manter o instrumento afinadíssimo :haha:
 
Queria testar o delay disso ai, bem na moral.
 
Eu nunca toquei guitarra, tem como aprender realmente a tocar com esse jogo ? Outra pergunta: Se eu entrar pra uma aula de guitarra (com professor de verdade), esse jogo vai me ajudar no aprendizado ? Sempre pensei em tocar guitarra mas como sou preguiçoso, sei que ñ vou treinar qnd chegar em casa... E to achando que com esse jogo talvez de para conseguir treinar todo dia em casa (já que sempre curti guitar hero).
 
Pelo que entendi, dá sim.
E como estudo também.
Se tivesse grana esse era compra fácil.
 
Eu nunca toquei guitarra, tem como aprender realmente a tocar com esse jogo ? Outra pergunta: Se eu entrar pra uma aula de guitarra (com professor de verdade), esse jogo vai me ajudar no aprendizado ? Sempre pensei em tocar guitarra mas como sou preguiçoso, sei que ñ vou treinar qnd chegar em casa... E to achando que com esse jogo talvez de para conseguir treinar todo dia em casa (já que sempre curti guitar hero).

Eu já toco guitarra a um bom tempo, já dei aulas por alguns anos e posso dizer o jogo ajudaria bastante. Ele não substitui um professor, mas é possível sim aprender por ele.

A questão é que algumas noções importantes sobre postura das mãos, dos dedos e paletada não são passados. Isso um professor ensinaria logo na primeira aula, então você sem esse conhecimento pode adquirir vícios nocivos na execução das músicas.

Se você pensa em ter aulas e quer usar o jogo como um incentivo ao seu estudo diário em casa, pode comprar sem problemas. Você pode estudar e exercitar o que aprende nas aulas e quando se sentir entediado com os exercícios vai jogar um pouco. Mesmo o jogo sendo uma diversão, através dele você pode praticar muitas coisas que irá aprender ao longo das aulas. O jogo aborda todas as principais técnicas usadas na guitarra, então o jogo passa a ser um ótimo material de estudo que complementará suas aulas.

Abs.
 
ele deduz que vc está na nota correta pela frequência do som, por isso é tão importante manter o instrumento afinadíssimo :haha:
exatamente...

por falar nisso não sei se é bug do jogo, ou se a minha guita ta com as cordas ruins (o que provavelmente é ja que estão oxidadas uahuhauha), tem hora que não reconhece as notas das musicas do Soundgarden e Muse... ai fica aquela frustração =/,... tenho que levar ela no luthier... la se vai mais grana :(


Eu já toco guitarra a um bom tempo, já dei aulas por alguns anos e posso dizer o jogo ajudaria bastante. Ele não substitui um professor, mas é possível sim aprender por ele.

A questão é que algumas noções importantes sobre postura das mãos, dos dedos e paletada não são passados. Isso um professor ensinaria logo na primeira aula, então você sem esse conhecimento pode adquirir vícios nocivos na execução das músicas.

Se você pensa em ter aulas e quer usar o jogo como um incentivo ao seu estudo diário em casa, pode comprar sem problemas. Você pode estudar e exercitar o que aprende nas aulas e quando se sentir entediado com os exercícios vai jogar um pouco. Mesmo o jogo sendo uma diversão, através dele você pode praticar muitas coisas que irá aprender ao longo das aulas. O jogo aborda todas as principais técnicas usadas na guitarra, então o jogo passa a ser um ótimo material de estudo que complementará suas aulas.

Abs.
Olha o pior é que são passados sim, mas você só acha o video fuçando no jogo, tem uma parte la onde você ve videos do cara dando "aula" sobre varias tecnicas entre elas a posição da palheta, palhetada alternada e posição dos dedos... mas você tem que saber bastante de ingles, só que ter um professor é melhor, pois ele vai ver se você ta fazendo algo errado, se estiver ele vai te corrigir o jogo não...

Posição dos dedos pelo que vi por enquanto mostra somente nas musicas, tipo determinada musica você tem que usar os dedos "assim" etc...

Mas posso dizer que grande parte do que o professor ensina você aprende jogando, mas você não vai aprender a afinar de ouvido, tirar musica de ouvido e compor musicas...

ensinar a tocar a guitarra... ele vai ensinar sim, mas tocar guitarra é facil basta pratica (afinal qualquer um pode ir no cifras e pegar uma musica), agora o que é excencial e o game não vai ensinar é tirar a musica de ouvido, compor, basicamente saber o que você está fazendo na guitarra..
 
Gostei do jogo mas achei meio complicado o jeito de tocar as músicas.

Juro que preferia que aparece a partitura/tablatura estilo GuitarPro ao invés dessa dinâmica do jogo...
:rolleyes:
 
Gostei do jogo mas achei meio complicado o jeito de tocar as músicas.

Juro que preferia que aparece a partitura/tablatura estilo GuitarPro ao invés dessa dinâmica do jogo...
:rolleyes:
acredite, é bem menos complicado que GuitarPro... eu também tinha imaginado que era complicado, mas na verdade é bem simples!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo