[TÓPICO DEDICADO] Roteadores Asus - Firmware Oficial e Merlin

Eu estava comentando do meu roteador RT-AC68U. Esqueci que aqui é sobre o outro kkkkkk
Falha minha.
:coolface:

Eu tb tenho um ac68u, mas como esta em MESH eu não tenho acesso nenhum a ele.
Para vc ter ideia, a atualização de firmware dele apareceu no ac86u, cliquei no botão e ele fez a atualização do ac68u as cegas.

Como o meu ac68u é americano, acredito que tenha ficado com todos os idiomas.
 
Impressão minha ou nessa atualização da versão stock da Asus eles removeram todas as línguas deixando apenas chinês e inglês? Sacanagem...
Por aqui atualizou normalmente e interessante que mesmo em modo AiMesh, ambos foram atualizados simultaneamente.
1000.jpg


Monitorando via ASUS APP

No padrão AC/5GHz, 1083 Mbps foi o máximo que consegui setando :
Banda do canal = 80 MHz.
Modulation Scheme = Up to MCS 11 (Nitro QAM/1024 QAM).

Longe dos teóricos = 802.11ac : up to 1734 Mbps / 1024QAM (5GHz) : up to 2167 Mbps

Alguma dica de ajustes ou seria uma limitação do meu link NET de 120 Mbps ?!

Ai_Mesh_S8.jpg

...e, mais um teste maroto do Behfor com AiMesh :
:bat:
 
Última edição:
Teste com o RT-AC86U e o RT-AC68U em AIMESH.

Baixei um arquivo por FTP do meu NAS por wifi do smartphone.
Quando deu 50% no FTP do smartphone, comecei a caminhar e fui lá para o quintal, fiquei a uns 3 metros do roteador "aimesh".

Tem um pequeno BUG, quando troca de wifi, fala que o sinal do wifi esta baixo, mas no smartphone fala que esta alto.

Veja em TELA CHEIA em 1080p.
 
2708_C564-6646-4608-_B0_B6-562386_CFCB12.jpg


Pessoal, essa dica eu preciso deixar aqui.

Para quem gosta de fazer tutoriais em vídeos ou capturas de tela do computador e fazer uma ótima edição depois com muita facilidade, existe o programa Camtasia.

Ele custa $249 e está por $20, vale muito a pena.

Como faço direto esse tipo de vídeos para este Clube e outros, irei fazer esse investimento, quando levantar da cama hoje hoje cedo. Kkk :D

Para quem quiser só VPN por um ano, precisa pagar apenas acima da média, neste momento está em $14.

https://www.humblebundle.com/software/upyourgame-software

B1_ABE239-1_DB8-4607-807_D-8_EA10_D8_DEC96.jpg

 
Já fiz um vídeo com o software e um teste para o fórum.

 
Tem uns 2 dias que o merlin soltou o 384.6 beta

Código:
384.6 (xx-xxx-xxxx)
- NOTE: The RT-AC87U is not supported in this release, as
Asus hasn't released any updated code for that model.
- NEW: Merged with GPL 384_21045/382_50624.
- NEW: Added support for the "-p" option to netstat.
- NEW: Added setting to enable DNS rebind protection, on the
DHCP page. This works by rejecting upstream server
responses that would point at a private IP.
- CHANGED: Updated nano to 2.9.8
- CHANGED: Updated curl to 7.60.0 (contains security fixes)
- CHANGED: Allow selecting text (for copy/paste operations)
on AiProtection pages.
- CHANGED: Added AES-*-GCM ciphers to the OpenVPN legacy
ciphers (so they can be explicitely used without
using NCP).
- CHANGED: Updated dnsmasq to 2.80test2-17-g51e4eee (themiron)
- CHANGED: Since dnsmasq 2.80, dnsmasq now ensures that unsigned
DNS replies received with DNSSEC enabled are legitimate.
If your upstream DNS doesn't support DNSSEC, this means
all replies from signed zones will be considered
invalid. Make sure you only enable DNSSEC if your
upstream DNS servers do support it. This behaviour is
a bit slower, but far more secure than the old default.
- CHANGED: Network Tools -> Netstat output also report program/PID
- CHANGED: Updated CA bundle to June 20th version.
- FIXED: IPv6-related issues on non-HND platform (themiron)
- FIXED: Couldn't log on WTFast if accessing the router
webui over https.
- FIXED: USB modem support code failing to properly pass
parameters to the kernel module (themiron)
- REMOVED: WTFast support for RT-AC88U/RT-AC3100/RT-AC5300,
as it's incompatible with recent versions of
curl (and has been broken for quite some time).
Not gonna revert back to a 7 years old curl
version just for wtfast.

https://sourceforge.net/projects/asuswrt-merlin/files/RT-AC86U/
 
Tem uns 2 dias que o merlin soltou o 384.6 beta

Código:
384.6 (xx-xxx-xxxx)
- NOTE: The RT-AC87U is not supported in this release, as
Asus hasn't released any updated code for that model.
- NEW: Merged with GPL 384_21045/382_50624.
- NEW: Added support for the "-p" option to netstat.
- NEW: Added setting to enable DNS rebind protection, on the
DHCP page. This works by rejecting upstream server
responses that would point at a private IP.
- CHANGED: Updated nano to 2.9.8
- CHANGED: Updated curl to 7.60.0 (contains security fixes)
- CHANGED: Allow selecting text (for copy/paste operations)
on AiProtection pages.
- CHANGED: Added AES-*-GCM ciphers to the OpenVPN legacy
ciphers (so they can be explicitely used without
using NCP).
- CHANGED: Updated dnsmasq to 2.80test2-17-g51e4eee (themiron)
- CHANGED: Since dnsmasq 2.80, dnsmasq now ensures that unsigned
DNS replies received with DNSSEC enabled are legitimate.
If your upstream DNS doesn't support DNSSEC, this means
all replies from signed zones will be considered
invalid. Make sure you only enable DNSSEC if your
upstream DNS servers do support it. This behaviour is
a bit slower, but far more secure than the old default.
- CHANGED: Network Tools -> Netstat output also report program/PID
- CHANGED: Updated CA bundle to June 20th version.
- FIXED: IPv6-related issues on non-HND platform (themiron)
- FIXED: Couldn't log on WTFast if accessing the router
webui over https.
- FIXED: USB modem support code failing to properly pass
parameters to the kernel module (themiron)
- REMOVED: WTFast support for RT-AC88U/RT-AC3100/RT-AC5300,
as it's incompatible with recent versions of
curl (and has been broken for quite some time).
Not gonna revert back to a 7 years old curl
version just for wtfast.

https://sourceforge.net/projects/asuswrt-merlin/files/RT-AC86U/

@opolones

Atualizei para esse beta acima e aqui continua todos os idiomas presentes, inclusive PT-BR!
 
@opolones

Atualizei para esse beta acima e aqui continua todos os idiomas presentes, inclusive PT-BR!

Então, o merlin deve ter deixado os idomas no release dele, a Asus que fez "caquinha" em retirar. Eu sempre usei em inglês, mas não acho correto retirar todos os outros idiomas da versão chinesa.

Como eu estou usando a versão oficial do asuswrt por causa da rede aimesh, já senti falta de uma opção da VPN.

Como eu comprei o pacote completo de software acima, veio a VPN gratuita por um ano, de $60 por $14, para quem quer somente a VPN.
Com o fw stock eu não posso selecionar quem vai receber o link da VPN somente, todo mundo na rede é obrigatório ficar na VPN, como eu não vou usar assim, tive que instalar o cliente da VPN nos dispositivos que quero testar, um saco isso. :chan:

Pena que a Asus está lerda em implementar as mudanças do Merlin, antigamente era mais esperta.
 
Galera algumas duvidas, vou sair de uma net normal ADSL 15/2(a nova empresa passou cabos e ganhei 1,2mb de up) para FIBRA 50/5! Porém no momento eu tenho DLINK DIR-809, ao qual é o router que vou usar para fibra, já que meu TP-LINK TD-W8901N não é compatível com a rede nova.
A minha pergunta é, esse router da asus vale apena para fibra? quem usa recomenda? eu acho o dlink dir bom porem ele é velho e notei que no tempo que usei ele como router wifi ele tinha perca de pacotes e sinal mesmo estando do lado do aparelho.
Tem o modelo RT-AC1900P também, que é mais barato....(pretendo importar). Esse também seria uma boa escolha para nova internet?
 
Galera algumas duvidas, vou sair de uma net normal ADSL 15/2(a nova empresa passou cabos e ganhei 1,2mb de up) para FIBRA 50/5! Porém no momento eu tenho DLINK DIR-809, ao qual é o router que vou usar para fibra, já que meu TP-LINK TD-W8901N não é compatível com a rede nova.
A minha pergunta é, esse router da asus vale apena para fibra? quem usa recomenda? eu acho o dlink dir bom porem ele é velho e notei que no tempo que usei ele como router wifi ele tinha perca de pacotes e sinal mesmo estando do lado do aparelho.
Tem o modelo RT-AC1900P também, que é mais barato....(pretendo importar). Esse também seria uma boa escolha para nova internet?
Claro que vale, mas na minha opinião seria mais razoável você aguardar a instalação do serviço para aferir o equipamento que a VIVO irá instalar e ver se já não dá conta do recado, certamente ele é melhor do que os que você já tem e pode te fazer economizar uns trocados.

Hoje tenho um cenário um pouco diferente mas por vários meses usei somente o Mitrastar que a VIVO me forneceu (tenho 100/50) e o desempenho da rede WiFi ficou bem acima das minhas expectativas, especialmente na rede 5ghz.

Muita gente já assina o serviço com um (pré)conceito de que precisa fugir do equipamento da operadora como o diabo foge da cruz, e não é bem assim.
 
Claro que vale, mas na minha opinião seria mais razoável você aguardar a instalação do serviço para aferir o equipamento que a VIVO irá instalar e ver se já não dá conta do recado, certamente ele é melhor do que os que você já tem e pode te fazer economizar uns trocados.

Hoje tenho um cenário um pouco diferente mas por vários meses usei somente o Mitrastar que a VIVO me forneceu (tenho 100/50) e o desempenho da rede WiFi ficou bem acima das minhas expectativas, especialmente na rede 5ghz.

Muita gente já assina o serviço com um (pré)conceito de que precisa fugir do equipamento da operadora como o diabo foge da cruz, e não é bem assim.

Não é vivo fibra, é fibra mas é de outro provedor, e não sei se eles vão oferecer um modem, o doido é que esse dir 809 tem como conectar via PPPoE nele, tenho a tanto tempo que nem sabia disso.
Mas respondeu minha pergunta, pq sou substituir o tp-link pelo dlink por um tempo até pegar outro router melhor e mais confiável.
Espero que o dlink não me deixe na mão. Só não sei se vale apena pagar mais caro no 88U ou pegar o 1900P(metade do preço do 88U e que da para conseguir um desconto maneiro).
 

E eu vou ficar chupando o dedo aqui, pois estou usando o aimesh.

Sinto falta da interface do Merlin, as modificações que ele fez são bem melhores que o firmware original, principalmente na parte de wifi e vpn.

A VPN do Merlin eu usava sem usuário, apenas conectava e pronto.
Na fw original tem que usar por usuário, ativei para salvar o usuário no app openvpn e está tudo ok.

De qualuqer maneira está funcionando bem o roteador aqui, apesar que o aimesh fica lá no quintal de casa, e dificilmente fico por lá diariamente.

Seria um sonho a Asus contratar o Merlin e colocar ele como chefe do desenvolvimento do firmware, ia ser um dos melhores firmwares em roteadores.
 
E eu vou ficar chupando o dedo aqui, pois estou usando o aimesh.

Sinto falta da interface do Merlin, as modificações que ele fez são bem melhores que o firmware original, principalmente na parte de wifi e vpn.

A VPN do Merlin eu usava sem usuário, apenas conectava e pronto.
Na fw original tem que usar por usuário, ativei para salvar o usuário no app openvpn e está tudo ok.

De qualuqer maneira está funcionando bem o roteador aqui, apesar que o aimesh fica lá no quintal de casa, e dificilmente fico por lá diariamente.

Seria um sonho a Asus contratar o Merlin e colocar ele como chefe do desenvolvimento do firmware, ia ser um dos melhores firmwares em roteadores.
Bom dia Blz? Você conhece algum VPN grátis que de para usar nele? Que tenha servidor na índia, argentina, rússia, quero usar para comprar jogos dessas regiões na live, e como usaria muito pouco, não compensa pagar 12 dólares por mês, até fui ver aquela promoção de 14 dólares da vyprvpn, mas quando vi, já não tinha mais.
 
E eu vou ficar chupando o dedo aqui, pois estou usando o aimesh.

Sinto falta da interface do Merlin, as modificações que ele fez são bem melhores que o firmware original, principalmente na parte de wifi e vpn.

A VPN do Merlin eu usava sem usuário, apenas conectava e pronto.
Na fw original tem que usar por usuário, ativei para salvar o usuário no app openvpn e está tudo ok.

De qualuqer maneira está funcionando bem o roteador aqui, apesar que o aimesh fica lá no quintal de casa, e dificilmente fico por lá diariamente.

Seria um sonho a Asus contratar o Merlin e colocar ele como chefe do desenvolvimento do firmware, ia ser um dos melhores firmwares em roteadores.
Bom dia Blz? Você conhece algum VPN grátis que de para usar nele? Que tenha servidor na índia, argentina, rússia, quero usar para comprar jogos dessas regiões na live, e como usaria muito pouco, não compensa pagar 12 dólares por mês, até fui ver aquela promoção de 14 dólares da vyprvpn, mas quando vi, já não tinha mais.
 
Bom dia Blz? Você conhece algum VPN grátis que de para usar nele? Que tenha servidor na índia, argentina, rússia, quero usar para comprar jogos dessas regiões na live, e como usaria muito pouco, não compensa pagar 12 dólares por mês, até fui ver aquela promoção de 14 dólares da vyprvpn, mas quando vi, já não tinha mais.
 

Bom dia Blz? Você conhece algum VPN grátis que de para usar nele? Que tenha servidor na índia, argentina, rússia, quero usar para comprar jogos dessas regiões na live, e como usaria muito pouco, não compensa pagar 12 dólares por mês, até fui ver aquela promoção de 14 dólares da vyprvpn, mas quando vi, já não tinha mais.


Grátis eu não conheço.

De uma olhada no ipvanish, ele é mais barato que o VyprVPN e melhor.

Veja algum desconto na internert e compre um mês ou três meses para testar, senão me engano pode pagar por boleto, assim economiza uma grana em impostos.
 
Bom dia Blz? Você conhece algum VPN grátis que de para usar nele? Que tenha servidor na índia, argentina, rússia, quero usar para comprar jogos dessas regiões na live, e como usaria muito pouco, não compensa pagar 12 dólares por mês, até fui ver aquela promoção de 14 dólares da vyprvpn, mas quando vi, já não tinha mais.

Testes que eu fiz.

Vyprvpn RT-AC86U, veio de grátis ao comprar o Camtasia, vpn meio lerdinha.



Ipvanish - RT-AC68U
openvpn




Ipvanish - RT-AC68U
L2TP -
é uma criptografia com menor uso de CPU.

 
Última edição:
Alguém aqui usa dual wan ou fez algum teste usando dual wan?
 
Então, o merlin deve ter deixado os idomas no release dele, a Asus que fez "caquinha" em retirar. Eu sempre usei em inglês, mas não acho correto retirar todos os outros idiomas da versão chinesa.

Como eu estou usando a versão oficial do asuswrt por causa da rede aimesh, já senti falta de uma opção da VPN.

Como eu comprei o pacote completo de software acima, veio a VPN gratuita por um ano, de $60 por $14, para quem quer somente a VPN.
Com o fw stock eu não posso selecionar quem vai receber o link da VPN somente, todo mundo na rede é obrigatório ficar na VPN, como eu não vou usar assim, tive que instalar o cliente da VPN nos dispositivos que quero testar, um saco isso. :chan:

Pena que a Asus está lerda em implementar as mudanças do Merlin, antigamente era mais esperta.

Merlin não deixou os idiomas não hehe, pelo menos é isso que eu li no forúm, pois o patch da modificação de linguagens pela asus, só foi dado o merge apenas na versão nova, ou seja, na 384.7! Portanto e a partir dessa versão, nos nossos roteadores chineses vai ser apenas chinês e inglês!
 
Alguém aqui usa dual wan ou fez algum teste usando dual wan?

Eu usei a muti anos com o meu ac68u, quando estava instalando a GVT e ainda não tinha cancelado a vivo speed. Na epoca eu testei apenas como failover e funcionava de boa.

Merlin não deixou os idiomas não hehe, pelo menos é isso que eu li no forúm, pois o patch da modificação de linguagens pela asus, só foi dado o merge apenas na versão nova, ou seja, na 384.7! Portanto e a partir dessa versão, nos nossos roteadores chineses vai ser apenas chinês e inglês!

Sempre usei o inglês, menos mal se manterem pelo menos o inglês.

Para fazer a configuração inicial no ac86u, é só usar o app mobile da Asus que fica em português.
 
speedtest.png


Achei um aplicativo para medir a velocidade de internet e com gráfico.

https://hub.docker.com/r/roest/docker-speedtest-analyser/

Instalei aqui, amanhã ou quando eu lembrar eu posto o gráfico com o intervalo entre testes de 15 minutos.
 
Ficou bem legal, o problema é estressar a conexão praticamente o dia inteiro, não? =[

Será mesmo, o teste não deve demorar nem 20 segundos, mas pode setar o intervalo que quiser, eu por exemplo coloquei a cada 15 minutos, mas o padrão do programa é a cada 1h.

Depois vou mudar para o padrão, o que achei interessante é que já vi muita gente querendo realizar esse tipo de teste e não achava um solução.

Fica a dica do programa, ele é bem levinho (11 MB de ram) e eu estou rodando ele pelo NAS.

bfb572990f0ef8c5b01260f5bc481f88.png
 
@opolones

Atualizei para a ultima versão alpha liberada, e conforme eu tinha comentado sobre os idiomas:

ZMrMOgr.png


Olhando o forúm, o merlin confirmou que mais uma parte foi movida para o closed source pela asus e isso inclui a parte de idiomas! Complicado, cada vez mais e mais a asus está fechando a source do seu firmware, acredito que no futuro e talvez um que seja próximo, pode ser que a gente não tenha mais o merlin!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo