[TÓPICO DEDICADO] RTX 2060 Gigabyte MINI (Undervolt)

ppHp_

_
Registrado
placa-de-video-gigabyte-geforce-rtx-2060-6gb.jpg

Adquiri uma rtx 2060 mini da gigabyte recentemente e apesar da temperatura não ficar tão alta eu resolvi fazer um undervolt para estabilizar a mesma numa temperatura menor a fim de conservar a vida útil da placa.
Meu teste foi feito com as fans em configuração de fábrica(Também prezo pela vida útil das fans, mesmo sabendo que a temperatura é o mais importante).
A temperatura ambiente é de 28º-32ºc e a sensação térmica maior ainda.
O gabinete é um Vinik Gamer VX Lumia 27780 Full Window Fumê Mid Tower, com 5 fans, 2 são exaustoras.

Fiz 2 testes no renderizador de imagens do gpu-z em tela cheia :
Fans no padrão de fábrica + 1.037v em 1950mhz ( Tudo padrão de fábrica)
O resultado foi uma estabilidade em 75-76ºc e fans em 87% de rotação.
Resultado = https://imagizer.imageshack.com/img924/8519/eGgk5b.png
Curva = https://imagizer.imageshack.com/v2/1335x751q90/924/9J27HN.png

Fans no padrão de fábrica + 0.925v em 1935mhz ( Undervolt )
O resultado foi uma estabilidade em 68-70ºC e fans em 69% de rotação.
Resultado = https://imagizer.imageshack.com/img924/6193/GAVWp9.png
Curva = https://imagizer.imageshack.com/img921/1509/L2eJRS.png

OBS : Pelo que andei pesquisando, todas as RTX 2060 da gigabyte possuem a curva de tensão/frequência iguais ou praticamente iguais. Logo se possui um outro modelo da gigabyte ou de outras marcas poderia confirmar aqui e também testar a config do post se for do seu interesse.

OBS 2 : Eu tentei antes aumentar a velocidade da fan mas admito que o barulho da mesma fica chato depois de 85% de rotação e a temperatura não estava abaixando praticamente nada, logo tentei unir o útil e o agradável a fim de conservar a GPU em todos os aspectos.

O intuito aqui é ajudar muitas pessoas que estavam reclamando de altas temperaturas em RTXs 2060 em geral.


capsule_616x353.jpg

Shadow of Tomb Raider - Ultra preset
Fans no padrão de fábrica + 1.037v em 1950mhz ( Tudo padrão de fábrica)
O resultado foi uma estabilidade em 79-81ºc e fans em 84% de rotação.
Resultado = https://imagizer.imageshack.com/img921/587/bTdmDr.png

Fans no padrão de fábrica + 0.925v em 1935mhz ( Undervolt )
O resultado foi uma estabilidade em 71-73ºC e fans em 71% de rotação.
Resultado = https://imagizer.imageshack.com/img921/6990/uMV0AJ.png

60c724a052275a049d857d53957dc38e9347742f52372bb956d992b43efa8fb5_product_card_v2_mobile_slider_639.jpg

The Witcher 3 - Ultra preset,HW off.
Fans no padrão de fábrica + 1.037v em 1950mhz ( Tudo padrão de fábrica)
O resultado foi uma estabilidade em 70º-72ºc e fans em 68% de rotação.
Resultado = https://imagizer.imageshack.com/img921/5342/NhElj2.png

Fans no padrão de fábrica + 0.925v em 1935mhz ( Undervolt )
O resultado foi uma estabilidade em 66-68ºC e fans em 60% de rotação.
Resultado = https://imagizer.imageshack.com/img924/8586/lCHoIg.png



images


Red dead redemption 2 - Ultra/High preset.

Fans no padrão de fábrica + 0.925v em 1935mhz ( Undervolt )
O resultado foi uma estabilidade em 68-72ºC e fans em 73% de rotação.
Resultados :
Nfp6Gr6.png


sDO3TMI.png


hPWLzkH.png


ATT.
- Fiz uma alteração da voltagem para 0.925v (Antes era 0.900v) pois em jogos senti uma instabilidade. Porém com 0.925v os jogos ficaram até então 100% estáveis.
- Adicionado testes em Shadow of Tomb Raider (Estável em 0.925v).
- Adicionado teste em The Witcher 3 (Estável em 0.925v).
- Adicionado teste em Red dead redemption 2 (Estável em 0.925v).


OBS : A partir de agora colocarei os teste já com undervolt feito, pois não pretendo ficar mexendo nas configurações já que o undervolt está estável há meses. O intuito agora é só mostrar que o jogos estão rodando bem e com uma boa temperatura estável.

Undervolt na Galax RTX 2060 1-click OC (no link)
O user @decomush colocou a experiência dele com o undervolt citado aqui nesse modelo, está na página 4.

 
Última edição:
Se daqui pro final do ano eu for de 2060 ITX, irei considerar essa tua configuração. Meu "gabinete" é MUITO pequeno, qualquer ganho em eficiência térmica é super válido!
 
Se daqui pro final do ano eu for de 2060 ITX, irei considerar essa tua configuração. Meu "gabinete" é MUITO pequeno, qualquer ganho em eficiência térmica é super válido!

Até algumas rtx 2060 dual fan estão com alta temperatura, seria válido tentar tbm já que undervolt n causa dado na placa.
 
Ficou legal o undervolt, sem perder desempenho e de quebra diminuindo temperatura e consumo. Não entendi porque no outro tópico outro usuário falou da placa "passar fome" e que undervolt pode causar problemas, mas enfim, o undervolt ajuda a diminuir a temperatura do VRM da placa também, que muitas vezes esquenta pra caramba.
 
  • Curtir
Reações: snw
Ficou legal o undervolt, sem perder desempenho e de quebra diminuindo temperatura e consumo. Não entendi porque no outro tópico outro usuário falou da placa "passar fome" e que undervolt pode causar problemas, mas enfim, o undervolt ajuda a diminuir a temperatura do VRM da placa também, que muitas vezes esquenta pra caramba.
Pois é, até agora não vi nenhuma desvantagem. Enquanto puder ter uma melhor temperatura sem risco e com as fans em curva padrão sem barulho chato por mim tá valendo. Está totalmente estável
 
Testando alguns dias, estabilizou legal aqui no GTAV e AC oddissey, valeu pela dica @Pedro Anderson



o "Teste de fogo" vai ser quando começar o verão e jogar sem ar condicionado em casa,
quero ver se minha gambiarra no Cooler não vai capar a GPU de algum modo
 
Testando alguns dias, estabilizou legal aqui no GTAV e AC oddissey, valeu pela dica @Pedro Anderson


o "Teste de fogo" vai ser quando começar o verão e jogar sem ar condicionado em casa,
quero ver se minha gambiarra no Cooler não vai capar a GPU de algum modo
Considerando que uso em Fortaleza com 30 graus acho q vai dar bom aí kkkkk, mas que bom q deu certo, aqui estou utilizando assim até hoje e os jogos totalmente estáveis. Testei em vários outros mas não coloquei aqui ainda.
 
E ai como esta agora que esquentou mais o clima.

Estou coma RTX 2060 da Galax e esta esquentando de mais chega facil nos 83° ate com gabinete aberto, mandei para a galax e eles trocaram a pasta, mas voltou igual(estranho que nos videos q eles testaram a placa n passa de 77°, deve ser com ar no 16° kkk).

Enfim irei testar um undervolt com sua curva pra ver como fica, em quanto não chega uns fans scythe de 1800 rpm q peguei pra ver se muda algo.
 
Que excelente topico, tenho uma RTX2070, não tenho problemas de temperatura, mas como esta muito quente por aqui, estava pensando em fazer para reduzir o barulho do PC
 
E ai como esta agora que esquentou mais o clima.

Estou coma RTX 2060 da Galax e esta esquentando de mais chega facil nos 83° ate com gabinete aberto, mandei para a galax e eles trocaram a pasta, mas voltou igual(estranho que nos videos q eles testaram a placa n passa de 77°, deve ser com ar no 16° kkk).

Enfim irei testar um undervolt com sua curva pra ver como fica, em quanto não chega uns fans scythe de 1800 rpm q peguei pra ver se muda algo.
Aqui continja da mesma forma, assim q eu puder vou colocar uns jogosnovos aí. Jogos como gta 5 estavam com 58c em época fria aqui, não chegavam nem a ligar as fans kkkk elas ligam com 60c pra cima se n me engano.
 
Aqui continja da mesma forma, assim q eu puder vou colocar uns jogosnovos aí. Jogos como gta 5 estavam com 58c em época fria aqui, não chegavam nem a ligar as fans kkkk elas ligam com 60c pra cima se n me engano.

Que sonho ter essas temp, aki qualquer jogo q usa 97 98 99% da placa já atinge os 83 em minutos. A noite testo sua curva, acredito q seja parecida, mesmo minha sendo da galax.
 
Que sonho ter essas temp, aki qualquer jogo q usa 97 98 99% da placa já atinge os 83 em minutos. A noite testo sua curva, acredito q seja parecida, mesmo minha sendo da galax.
Vdb man, a minha é só 1 fan e d primeira versão da gigabyte, em shadow of tomb raider tu viu ali a diferença. Já chegou inclusive a 83c tbm. Conta aqui se deu bom !!
 
Da pra seguir essa linha na minha PNY? Apesar de dual fan ela sobe muito a temperatura.
 
só queria ver a temperatura limite da tua gpu, mas pelo jeito é igual a de todas rtx 2060. Acho q fica de boa tentar o undervolt aí
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A desculpa a minha é 1060.
 
A desculpa a minha é 1060.
Então não sei se seria uma boa, na rx 580 do meu irmão fui fazer e não deu certo pq "faltava energia" suficiente para empurrar. Creio que na gtx 1060 sejs o mesmo.
O que tu pode fazer é diminuir essa temperatura limite que diminuirá a temperatura porém diminuirá a potência da tua placa ( traduzindo : menos fps se o jogo for pesado).
 
Tentei de varias formar aki na 2060 galax.

Curva padrao 81 82°:

Curva com boost bem mais baixo 1800mhz 76° - 78°:

Com boost em 1950 consegui deixar em 925 mas as temp ficão igual sem curva.

Sei la se estou fazendo errado ou é só isso q irei conseguir mesmo.
 
Tentei de varias formar aki na 2060 galax.

Curva padrao 81 82°:

Curva com boost bem mais baixo 1800mhz 76° - 78°:

Com boost em 1950 consegui deixar em 925 mas as temp ficão igual sem curva.

Sei la se estou fazendo errado ou é só isso q irei conseguir mesmo.

vc tem quantas ventoinhas no seu gabinete ? aconselho a deixar a curva igual a que postei, mas lógico q são modelos diferentes então pode n ser a mesma coisa.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo