Ryzen 3600 - Comportamento estranho.

Herons2

Active Member
Registrado
Olá pessoal.
Recentemente adquiri um Ryzen 3600, é a minha primeira vez com AMD e estou um pouco apreensivo com essa nova geração pelo seguinte motivo;

- Temperatura
Ele basicamente tem surtos de temp, do nada esta 47° e pula para 68° em questão de segundos depois já retorna para 50°

- Voltagem
Notei que o meu Ryzen sempre esta trabalhando em voltagens altas mesmo sem Overclock.
Navegando pela Internet, ele fica variando de 1.0v até 1.4v
Durante a jogatina 1.3v até 1.4v
Em tempo ocioso do sistema também existe uma variação 0.9v até 1.4v
Vale ressaltar que ele nunca passou de 1.475v.

- Clock
Sempre travado em 3,555Mhz independente do uso da maquina, executando tarefas pesadas pula para 4,111Mhz e raramente chega a 4,200


- Desempenho
Sinto algumas travadas durante execução de tarefas pesadas como edição de vídeo.
(Temperatura n passa de 80°)

Sim, a Bios e Chipset estão atualizados.
Placa mãe: B450 TUF PRO

Mais alguém também esta enfrentado esses problemas? com a nova linha Ryzen?
Minha maior preocupação do momento é alta voltagem do Ryzen, com o tempo pode diminuir e muito a vida útil do processador :x
 
Última edição:
está usando cooler box? como está a ventilação do seu gabinete?
posta o restante da sua configuração pra melhor ajudarmos.

mas já adianto que essa variação de Vcore está normal com PBO ativado,
vc pode setar over manual pra acabar com isso.
 
está usando cooler box? como está a ventilação do seu gabinete?
posta o restante da sua configuração pra melhor ajudarmos.

mas já adianto que essa variação de Vcore está normal com PBO ativado,
vc pode setar over manual pra acabar com isso.
Estou usando um Gammaxx 400
a ventilação esta ok, durante teste de stress o máximo que chegou foi 76° , temperatura aqui esta 25°

Estou pensando nisso mesmo..
Diferente da Intel o Ryzen parece que nunca ''dorme''
 
Estou usando um Gammaxx 400
a ventilação esta ok, durante teste de stress o máximo que chegou foi 76° , temperatura aqui esta 25°

Estou pensando nisso mesmo..
Diferente da Intel o Ryzen parece que nunca ''dorme''

Vc pode tentar essas configurações tb, que retirei do tópico dos ryzens:
- Colocar o "Cool and quiet" em "enable" e não "auto", que é o padrão da maioria das mobos;
- Colocar o CC State em "enable" e não "auto". Essa regulagem tem o nome meio variado de mobo pra mobo. Na minha é "Global C-State Control";
- Fazer update pra última versão dos drivers de chipset da AMD (não é o seu caso)
- No Windows, usar o plano "Ryzen Balanced" nas configurações de energia.
 
Vc pode tentar essas configurações tb, que retirei do tópico dos ryzens:
- Colocar o "Cool and quiet" em "enable" e não "auto", que é o padrão da maioria das mobos;
- Colocar o CC State em "enable" e não "auto". Essa regulagem tem o nome meio variado de mobo pra mobo. Na minha é "Global C-State Control";
- Fazer update pra última versão dos drivers de chipset da AMD (não é o seu caso)
- No Windows, usar o plano "Ryzen Balanced" nas configurações de energia.
Ativei o CC Sate, e sim, ele estava auto.
E também desativei o PBO.
Tipo, continua a mesma coisa, xD
tensões variando, temps subindo e descendo.. :c
 
No meu caso quando eu utilizo o plano de energia balanceado do windows ele "dorme" mais, não ficando em 3.6Ghz (plano ryzen), ele sem uso fica em 2,60Ghz... Vcore fica em 0,90v. Com uso mais pesado o meu fica próximo a isso que você citou mesmo 1.4v, mas não esquenta tanto, eu jogando mais de 1 hora Rage 2 ficou em 55º no máximo, isso rodando a 4.2Ghz. Uso tudo no Auto.
 
Tenho a mesma motherboard que você, só que ainda com meu 2600x. Temperatura e voltagem realmente oscilam bastante. As mobos sempre vem com vcore alto, eu fiz um undervolt, as temperaturas diminuiram bem e não senti nenhum travamento. No caso do 3600 a AMD está lançando bios novas para tentar resolver este problema de clock. Percebi que na ultima bios 1820 a voltagem subiu um pouquinho.
 
Minha maior preocupação do momento é alta voltagem do Ryzen, com o tempo pode diminuir e muito a vida útil do processador :x

Segundo a AMD o processador foi projetado para funcionar automaticamente com essas voltagens.
Essas voltagens são normais e são seguras conforme reposta aqui.
 
Estou usando um Gammaxx 400
a ventilação esta ok, durante teste de stress o máximo que chegou foi 76° , temperatura aqui esta 25°

Estou pensando nisso mesmo..
Diferente da Intel o Ryzen parece que nunca ''dorme''

O perfil do energia do Ryzen fica ativado em 90%. Isso foi inventado para evitar travadinhas, e porque a diferença de consumo para valores menores não é tão grande. Acho que se reduzir par uns 75% ainda fica bom.
 
Última edição:
Tenho a mesma motherboard que você, só que ainda com meu 2600x. Temperatura e voltagem realmente oscilam bastante. As mobos sempre vem com vcore alto, eu fiz um undervolt, as temperaturas diminuiram bem e não senti nenhum travamento. No caso do 3600 a AMD está lançando bios novas para tentar resolver este problema de clock. Percebi que na ultima bios 1820 a voltagem subiu um pouquinho.
Exato, as voltagens sempre oscilam bastante chega a ser um pouco assustador.
Estou no aguardo da nova Bios que vai sair no começo de Novembro.. espero que resolva algo.
Também estou utilizando essa versão.

Você citou que já atualizou drivers de chipset, foram esses aqui que você instalou ?

Porque esse melhorou muito aqui as temperaturas e vcore no meu.
Estranho, o meu normalmente fica travado em 3.5Ghz e na jogatina raramente fica travado em 4.2Ghz, sempre fica variando entre 3.8 - 4.1
A temperatura dele em jogo é ok, 54, 55 graus, mas as vezes ele tem um ''surto'' e vai para 66, 70, e já normaliza para 56.
Sim, estou utilizando esse Chipset.

O perfil do energia do Ryzen fica ativado em 90%. Isso foi inventado para evitar travadinhas, e porque a diferença de consumo para valores menores não é tão grande. Acho que se reduzir par uns 75% ainda fica bom.
Então, alterei para o do Windows e não vi muita diferença.. :(
 
A temperatura dele em jogo é ok, 54, 55 graus, mas as vezes ele tem um ''surto'' e vai para 66, 70, e já normaliza para 56.
Mas esses "surtos" podem ser devido a algo no jogo tipo uma cena ou mais coisas no cenário e usa mais o processador, outra coisa, se o máximo é 95º e está em 70º acho que não precisa se preocupar tanto assim. não acha ?
 
Mas esses "surtos" podem ser devido a algo no jogo tipo uma cena ou mais coisas no cenário e usa mais o processador, outra coisa, se o máximo é 95º e está em 70º acho que não precisa se preocupar tanto assim. não acha ?
Concordo, o meu problema real é a voltagem randômica além do fato de n conseguir 4,2Ghz durante a jogatina :(
mesmo batendo 1.45v
 
Concordo, o meu problema real é a voltagem randômica além do fato de n conseguir 4,2Ghz durante a jogatina :(
mesmo batendo 1.45v
Isso do clock no caso da minha placa mãe gigabyte foi corrigido na bios f42c, como a sua é Asus eu já não sei, mas deveria ter sido corrigido, mas não é que fica direto em 4.2Ghz, só quando precisa mesmo, mas na maioria do tempo fica sim. Olha ai, mal iniciei o game.
8YN67W4.jpg
 
Isso do clock no caso da minha placa mãe gigabyte foi corrigido na bios f42c, como a sua é Asus eu já não sei, mas deveria ter sido corrigido, mas não é que fica direto em 4.2Ghz, só quando precisa mesmo, mas na maioria do tempo fica sim. Olha ai, mal iniciei o game.
8YN67W4.jpg
so uma duvida, como vc instalou o MSI pra ler CPU Ryzen?
 
Eu só instalei a última versão do dia, no caso tô com a 4.6.2.15658 Beta 2.
 
uma pergunta boba, seu kit tem quanto de memória?
 
Já tentou diminuir a tensão setando manualmente na bios? Vai diminuindo sempre buscando estabilidade que não tem erro. Embora 1.4V não seja prejudicial eu particularmente não usaria no dia a dia.
 
uma pergunta boba, seu kit tem quanto de memória?
Atualmente 16gb compondo 2 pentes de 8
Kingston HyperX Fury, 8GB 2666MHz, HX426C16FB2/8

Já tentou diminuir a tensão setando manualmente na bios? Vai diminuindo sempre buscando estabilidade que não tem erro. Embora 1.4V não seja prejudicial eu particularmente não usaria no dia a dia.
Isso é feito na bios né? em que setor? desculpe a nobise, é que nunca fui de mexer em tensões de processador ou coisa do gênero
sempre fui o cara do Plug and Play


Eu só instalei a última versão do dia, no caso tô com a 4.6.2.15658 Beta 2.
Consegui instalar e adivinha? em jogo ele chegou 4200 e dopava para 4100 resumindo, ta ok o_O
Estranho que o HWinfo exibia outra informação que o máximo que ele atingia é 4100 e nunca 4200...
 
Isso é feito na bios né? em que setor? desculpe a nobise, é que nunca fui de mexer em tensões de processador ou coisa do gênero
sempre fui o cara do Plug and Play
Te falar que não manjo nada de asus, mas pelo que to vendo aqui nas fotos na net creio que seja na aba Ai Tweaker. Procure algo parecido com CPU Core Voltage e aí você ajusta manualmente algo que esteja do seu agrado. No meu cpu como eu disse anteriormente não gosto de beirar os 1.4V mas aí já é preferencia haha
 
Olá pessoal.
Recentemente adquiri um Ryzen 3600, é a minha primeira vez com AMD e estou um pouco apreensivo com essa nova geração pelo seguinte motivo;

- Temperatura
Ele basicamente tem surtos de temp, do nada esta 47° e pula para 68° em questão de segundos depois já retorna para 50°

Apreensivo? 68º? :sei:

Essa diferença pode ser apenas o cooler demorando pra subir a rotação, aí quando ele sobe, a temperatura desce.
 
Exato, as voltagens sempre oscilam bastante chega a ser um pouco assustador.
Estou no aguardo da nova Bios que vai sair no começo de Novembro.. espero que resolva algo.
Também estou utilizando essa versão.


Estranho, o meu normalmente fica travado em 3.5Ghz e na jogatina raramente fica travado em 4.2Ghz, sempre fica variando entre 3.8 - 4.1
A temperatura dele em jogo é ok, 54, 55 graus, mas as vezes ele tem um ''surto'' e vai para 66, 70, e já normaliza para 56.
Sim, estou utilizando esse Chipset.


Então, alterei para o do Windows e não vi muita diferença.. :(
No meu core i5 9600k também acontece isso da temperatura aumentar rapidamente e logo normalizar, deve ser o vcore, clock que aumenta, fora a curva do fan da CPU, aqui tenho um watercooler maelston 120t
 
Apreensivo? 68º? :sei:

Essa diferença pode ser apenas o cooler demorando pra subir a rotação, aí quando ele sobe, a temperatura desce.
Pode ser isso mesmo..
Ontem bateu 80 graus, xD
É claro que eu estava usando bastante o processador, renderizando e editando vídeo.

No meu core i5 9600k também acontece isso da temperatura aumentar rapidamente e logo normalizar, deve ser o vcore, clock que aumenta, fora a curva do fan da CPU, aqui tenho um watercooler maelston 120t
Pode ser isso mesmo.
 
não liga muito pra essas altas temperaturas, a menos que realmente esteja acontecendo um throttling.
Os algorítimos de boost dos novos processadores tendem a fazer isso mesmo, espremer o máximo de desempenho. Sem falar que tem outros fatores que fazem eles parecerem esquentadinhos, que é o fato de esse valor de temperatura ser o hotspot ou TJunction, o ponto mais quente. Se eu entendi bem, nós fomos mal acostumados por anos com leituras de temperatura que mostravam temperaturas menores pois eram referentes a um ponto mais pra borda do chip, e não o centro.
Outro agravante é física básica. Os núcleos do 3600 estão aglomerados em um chip muito pequeno, que justamente por ser pequeno tem pouca superfície de contato com o IHS (integrated heatspreader, a chapinha de metal do CPU) e portanto com o dissipador em si. Isso não anula o fato de o 3600 ser uma CPU muito eficiente/econômica energéticamente.
Os altos vcore tbm não importam. É novamente o valor mais alto naquele momento, não significa que todo o CPU esta rodando nesse vcore, e sim o núcleo sob carga de trabalho maior em momentos específicos.
Se a temperatura incomoda muito ainda tem as configurações como undervolt, diminuir o limite de energia (acho que se chama PPT) ou até forçar um clock específico mais baixo. Vi um video no youtube de um cara que testou vários jogos com o Ryzen 3600 rodando a mísero 800mhz. e pasmem, teve jogo como o borderlands 3 que praticamente rodou tão bem quanto com configuração stock...
 
Apreensivo? 68º? :sei:

Essa diferença pode ser apenas o cooler demorando pra subir a rotação, aí quando ele sobe, a temperatura desce.

Se fosse assim, dentro do jogo, o Ryzen não daria saltos substanciais de temperatura... Geralmente quando faço fast travel no AC Odyssey, a temperatura da CPU sobe uns 10°C do nada, passa alguns segundos, e depois desce pro patamar que atingia durante o gameplay. Portanto, a diferença não é causada pela demora no aumento da rotação do cooler (que, no meu caso, já estava em full load), mas devido à variação rápida e brusca dos valores de vcore por núcleo. É um tanto bizarro, mas a AMD diz que é normal, então se ela que fez o trem diz que tá tudo OK, quem somos nós para discordar? :shrug:

Pode ser isso mesmo..
Ontem bateu 80 graus, xD
É claro que eu estava usando bastante o processador, renderizando e editando vídeo.

Pode ser isso mesmo.

Até recomendaria a você desativar o Core Performance Boost, pois aí o PBO/XFR são desativados, o clock máximo atingido pela CPU é o mesmo valor do clock base e o vcore fica inferior à 1.1V (as oscilações ainda acontecem, mas elas não superam esse valor, pelo menos na minha placa isso não aconteceu), mas tu já está usando um 3rd party cooler....

Uma opção seria fixar um valor X de clock e tentar fazer undervolting, mas provavelmente isso afetaria negativamente o aquecimento e o consumo da CPU em idle. Fazer undervolting por offset também pode ajudar, porém isso afeta diretamente a performance do Ryzen, mesmo que os programas de monitoramento digam o contrário: tentei fazer undervolting de 200mV por offset e a performance do meu Ryzen ficou pior, nos CB15 e 20 da vida, do que a performance que obtive ao desativar o CPB, travando o clock máximo em 3600 MHz... Também senti perda no AC Odyssey, mas não sei dizer quantos % eu perdi em relação à condição original (CPU Stock).

Falouws :cool:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo