Ryzen 5 3600 chegando a 80º

Qual a temperatura máxima recomendada pela AMD para a segunda e para a terceira geração ? Aumentou não foi ?

Aumentou, mas acontece que ninguém está confiando que esse aumento não veio com déficit em longevidade. A AMD só é responsável pelos processadores por 3 anos, pra ela durando isso tá valendo, mas pra muita gente CPU precisa durar muito mais.
 
Aumentou, mas acontece que ninguém está confiando que esse aumento não veio com déficit em longevidade. A AMD só é responsável pelos processadores por 3 anos, pra ela durando isso tá valendo, mas pra muita gente CPU precisa durar muito mais.
Justamente, queria confirmar isso pra comentar que esses fabricantes sempre "liberam" temperaturas mais altas por conveniência, na primeira geração a AMD recomendava não ultrapassar 75 graus para uso prolongado.
 
Aumentou, mas acontece que ninguém está confiando que esse aumento não veio com déficit em longevidade. A AMD só é responsável pelos processadores por 3 anos, pra ela durando isso tá valendo, mas pra muita gente CPU precisa durar muito mais.


Nunca usei um Ryzen... Ele foi lançado em 2017 né? Quem comprou no lançamento já morreu algum CPU(em stock)??
 
Nunca usei um Ryzen... Ele foi lançado em 2017 né? Quem comprou no lançamento já morreu algum CPU(em stock)??
Tive conhecimento apenas de alguns casos de 1700 que rodavam em overclock próximos dos 1.5V. Esse é outro ponto, por isso tá todo mundo preocupado com os picos de 1.5V mesmo em stock dessa nova série.
 
realmente os 3700x sao mais quentes que o normal... mas o grande problema sao as temps em idle que as fabricantes ainda nao lancaram a correcao atraves das bios... as temps abaixam e aumentam em 10 graus em questao de segundos mesmo estando em idle, isso eh bizarro.... fora que vao lancar bios tambem pra corrigir a questao do boost... infelizmente quem pegou um ryzen 3000 esta passando pelos mesmos problemas dos ryzen 1000, que foi a questao de plataforma nova e ter que esperar bios novas pra corrigir tudo isso... enquanto isso, a intel esta muito na frente..
 
Na teoria esses problemas em idle e a variação serão corrigidos no próximo update da bios. Só não concordo que a Intel está muito na frente... A AMD chegou chegando, apesar dos pequenos problemas.
 
Aumentou, mas acontece que ninguém está confiando que esse aumento não veio com déficit em longevidade. A AMD só é responsável pelos processadores por 3 anos, pra ela durando isso tá valendo, mas pra muita gente CPU precisa durar muito mais.
Eles não seriam irresponsáveis a este ponto. Para a AMD, é fundamental que seus processadores durem muito tempo, pois caso contrário, será um caso de vício eminente e certamente terá problemas com ações pelo mundo todo. Fora a campanha negativa que pode gerar.

A gente precisa parar um pouco com essa coisa de contrariar engenheiros especializados muito bem pagos para definir coisas como essas.
 
Não é qualquer cooler de menos de 100 pila, que consegue segurar bem um Ryzen 5 3600 não amigo, meu amigo tem um Water cooler da Pichau, e em teste de stress chega a mais de 85º .. o negócio ta critico, no meu antigo ryzen 5 1600 isso não acontecia .. Tive que comprar um Gammaxx 400 para aliviar um pouco .. por sinal é um cooler barato porém bem parrudo, vale a pena.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---




Boa noite amigo, você está completamente enganado a respeito da temperatura, 80º é sim muita coisa, e prejudica o desempenho do processador, pois ele é forçado a trabalhar em frequências mais baixas para reduzir a temperatura .. para você ter noção, jogando wow com o cooler box, meu 3600 chegava a mais de 75º, e seu clock ficava na casa dos 4000 a 4050 .. depois que coloquei o Gammaxx 400 .. a temperatura chega no máximo a 62º, e o clock do processador fica sempre acima de 4150ghz .. temperatura faz muita diferença na geração 3000 do Ryzen amigo. Abaixo alguns vídeos que gravei, mostrando o desempenho do processador com cooler box e com o gammaxx 400.

COOLER BOX


GAMMAXX 400

--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Simplesmente jogando Apex legends, sem nada aberto em segundo plano, o meu 3600 já pegava 80º quando eu utilizava o cooler box ... resumindo, acima de 70º a frequência do processador ficava em papo de 4050ghz ... depois que coloquei o gammaxx 400, a temperatura normalmente fica abaixo de 60º ..e a frequência do processador fica na casa dos 4150 / 4170ghz


Estou com o mesmo problema, o meu não passa de 4075mhz, estava pensando que é a placa mãe, é exagero pegar um Cooler Master Air Ma620p?
 
Estou com o mesmo problema, o meu não passa de 4075mhz, estava pensando que é a placa mãe, é exagero pegar um Cooler Master Air Ma620p?
O meu ficava quentinho com o cooler box (75º jogando) e não passava de 4125MHz.
O que fiz foi trocar meu gabinete velhão (elite 311) por um nzxt s340, colocar um cooler Gammaxx GTE (bem mais silencioso que o box) e atualizei ontem a bios para F42c (que a AMD disse corrigir os clocks). Agora jogando fica em 4200mhz e temperatura ficou por volta de 53º. Senti o pc um pouco mais responsivo (mas pode ser impressão) e jogando achei bem melhor.
 
Eles não seriam irresponsáveis a este ponto. Para a AMD, é fundamental que seus processadores durem muito tempo, pois caso contrário, será um caso de vício eminente e certamente terá problemas com ações pelo mundo todo. Fora a campanha negativa que pode gerar.

A gente precisa parar um pouco com essa coisa de contrariar engenheiros especializados muito bem pagos para definir coisas como essas.
Quem dera fosse meramente uma questão de concordar com engenheiros. O problema é justamente que não há consenso entre eles. Engenheiros da AMD dizem uma coisa, engenheiros da TSMC outra, da Samsung outra, e também tem a questão puramente física matemática. Só porque a AMD diz uma coisa ela não é lei e passa por cima de todo o conhecimento acadêmico.

Mas enfim, eu procuro confiar na AMD, mas existem muitos indícios de que ela está abrindo mão da longevidade para contornar essas críticas ao Zen2.
 
Quem dera fosse meramente uma questão de concordar com engenheiros. O problema é justamente que não há consenso entre eles. Engenheiros da AMD dizem uma coisa, engenheiros da TSMC outra, da Samsung outra, e também tem a questão puramente física matemática. Só porque a AMD diz uma coisa ela não é lei e passa por cima de todo o conhecimento acadêmico.

Mas enfim, eu procuro confiar na AMD, mas existem muitos indícios de que ela está abrindo mão da longevidade para contornar essas críticas ao Zen2.
Eu acho realmente pouco provável que eles corram um risco desse justamente no momento onde o mercado lhes está tão favorável como há décadas não estava. Mas, de fato, pode ser uma decisão de cima pra baixo.
 
realmente os 3700x sao mais quentes que o normal... mas o grande problema sao as temps em idle que as fabricantes ainda nao lancaram a correcao atraves das bios... as temps abaixam e aumentam em 10 graus em questao de segundos mesmo estando em idle, isso eh bizarro.... fora que vao lancar bios tambem pra corrigir a questao do boost... infelizmente quem pegou um ryzen 3000 esta passando pelos mesmos problemas dos ryzen 1000, que foi a questao de plataforma nova e ter que esperar bios novas pra corrigir tudo isso... enquanto isso, a intel esta muito na frente..

Tenho um 3700X (cooler box) que faz exatamente isso.
Em idle, temps girando entre 30 a 60 graus em intervalos curtos.
Em full (testes diversos), fica cravado em 80 graus.

Não pretendo migrar para um WC, mas queria um bom air cooler no futuro (quero o fluxo de ar direcionado para tras do gabinete)
Qual air cooler voces indicam (pra não se preocupar por longos anos..rs)?
 
Sobre processo, turbo e afins:

7nm TSMC NÃO é 14nm Intel (série 9000)
7nm TSMC NÃO é 14nm GloFo (Ryzen 1000)
7nm TSMC NÃO é 12nm GloFo (Ryzen 2000)

regra de projeto 7nm da TSMC é diferente do 14nm Intel e 14nm/12nm GloFo. Não tem como fazer comparação direta.
TSMC fornece dados de vida útil em cada condição (teste rigoroso interno). A partir desses dados a AMD ajusta seu mecanismo de turbo/tensão.
turbo do Zen/Zen+ não é igual ao Zen 2.
parâmetro de operação do Zen/Zen+ não é igual ao Zen 2.
binagem do Zen 2 é por núcleo dentro de cada chiplet. Existe variação inerente ao processo de produção nos 2 casos (núcleos/chiplets).
cada chip tem monitoramento por núcleo para evitar eletromigração e preservar a vida útil.
cada chip faz até 1000 leituras por segundo de vários sensores, por isso existe flutuação constante no clock/tensão.
não são todos os programas de monitoramento que conseguem acompanhar essas mudanças.
único processador DESKTOP no mundo com litografia menor que 10nm é da TSMC/AMD.
7nm transitores/interconexões ficam mais próximos fisicamente aumentando a temperatura.
7nm chiplet tem menor área de dissipação aumentando a temperatura.

Muita característica de operação do Zen 2 é devido ao processo de produção. Não tem como mudar isso. AMD fez muito DFM (em conjunto com a TSMC) para colocar o Zen 2 em 7nm.
No tópico dedicado o @brender está postando vários artigos sobre o processo 7nm e suas dificuldades (incluindo EUV). Vale a pena conferir. Quase tudo que eu escrevi está lá descrito.
AMD/TSMC, portanto, tiveram que equilibrar vários fatores e o resultado tem mais pontos positivos que negativos. Ou fazia isso ou ficava igual a Intel parada no mesmo processo 14nm++(+) desde 2014.

No stock cada processador trabalha próximo do limite superior do processo 7nm. Se os engenheiros da AMD/TSMC tem confiança nos testes feitos, não vejo problema algum nesse sentido. São milhares de engenheiros trabalhando no projeto e fabricação. Empresas que valem bilhões de dólares, não é fundo de quintal.

Que eu saiba (como descrito pela Anandtech) o comentário sobre longevidade veio do shamino (da Asus) sendo evidentemente opinião pessoal.
Obviamente ele NÃO TEM ACESSO aos dados da TSMC/AMD sobre o assunto. Note que não é permitido nem foto dentro da fábrica da TSMC (visita). Então qualquer comentário sobre o assunto é chute, por isso é opinião pessoal.

Direto da AMD (via reddit):

"It is perfectly okay if your CPU is periodically using 1.4-1.5V to achieve boost frequencies, and you should see dips into sub-1.0V as the CPU goes into idle. These dips may be brief, and that's okay. Load voltages of around 1.2-1.3V are perfectly okay also. This is the processor working as expected. Ryzen is a highly dynamic system, with up to 1000 voltage and clockspeed changes every second. You will see a lot of bouncing around as you work with your system."
"Não há problema se sua CPU estiver usando periodicamente 1,4-1,5V para obter frequências de turbo, e você deverá ver uma queda de sub-1,0V à medida que a CPU fica ociosa. Essas reduções podem ser breves, e tudo bem. Tensões com carga de cerca de 1,2-1,3V também são perfeitamente aceitáveis. Este é o processador funcionando conforme o esperado. Ryzen é um sistema altamente dinâmico, com até 1000 mudanças de tensão e clock a cada segundo. Você verá muitas oscilações ao trabalhar com seu sistema."
 
Última edição:
Tenho um 3700X (cooler box) que faz exatamente isso.
Em idle, temps girando entre 30 a 60 graus em intervalos curtos.
Em full (testes diversos), fica cravado em 80 graus.

Não pretendo migrar para um WC, mas queria um bom air cooler no futuro (quero o fluxo de ar direcionado para tras do gabinete)
Qual air cooler voces indicam (pra não se preocupar por longos anos..rs)?
gammax 400 é o queridinho atual, não tem como errar indo nele. vi o com led vermelho em promoção na tera por 89, fora o frete.
Como tu tem um 3700X deve estar usando o Wraith prism, correto? ele é pra ser bem bom, mas o fato de um tower cooler jogar o ar quente direto pra fora do gabinete deve ajudar a diminuir a temperatura geral.
 
gammax 400 é o queridinho atual, não tem como errar indo nele. vi o com led vermelho em promoção na tera por 89, fora o frete.
Como tu tem um 3700X deve estar usando o Wraith prism, correto? ele é pra ser bem bom, mas o fato de um tower cooler jogar o ar quente direto pra fora do gabinete deve ajudar a diminuir a temperatura geral.


Sim, to usando o Wraith prism. Mto bonito por sinal.
Vou usar mais um pouco e ver... caso a temperatura avance além dos 80 graus, vou trocar.
Pois acredito que uma temperatura alta degrada mais rápido o sistema.
 
Sim, to usando o Wraith prism. Mto bonito por sinal.
Vou usar mais um pouco e ver... caso a temperatura avance além dos 80 graus, vou trocar.
Pois acredito que uma temperatura alta degrada mais rápido o sistema.
Sim essa é a teoria. mas eu confio na AMD/Intel de que essas temperaturas estão ok para a CPU ter uma logna vida (além de 10 anos)
mas mesmo assim vale a pena um cooler melhor porque vai influenciar diretamente na performance pois o boosting é fortemente afetado pela temperatura.
 
Qual a diferença entre eles, só RGB mesmo?

GAMMAXX 400

GAMMAXX GT RGB
 
Qual a diferença entre eles, só RGB mesmo?

GAMMAXX 400

GAMMAXX GT RGB
são muito parecidos sim, não identicos, mas aposto que na prática refrigeram praticamente da mesma forma. Os dois tem praticamente a mesma massa e superfície de alumínio e 4 heatpipes em contato direto com a CPU. Eu não pagaria tudo isso no RGB. Mas confesso que paguei um pouco mais em um Nox H-214 na kabum pois ele era todo revestido de preto, acho que foi uns 129, enquanto os gammax mais baratos eram 109. Mas no final achei que valeu muito a pena pois ele veio com uma fan RGB e outros adaptadores legais como splitter the fan e de RGB. pena que não tem mais stcok, se não me engano
 
Tenho o kit da assinatura com o 3600 , rodei o teste do aida 40 minutos 77c, me assustei pois tinha um 8350 que ficava em 60c, mesmo gabinete e wc , bom em idle ele fica 35c, Joguei agora 2 horas de cs go 55c a máximo caindo direto pra 45c, ao meu ver está meio bugado a temp, meu gabinete tem bastante coolers faz um fluxo bom,
 
Qual a diferença entre eles, só RGB mesmo?

GAMMAXX 400

GAMMAXX GT RGB

o GT também não usa sistema de presilhas e sim de parafuso, para socket AM4.
 
O meu ficava quentinho com o cooler box (75º jogando) e não passava de 4125MHz.
O que fiz foi trocar meu gabinete velhão (elite 311) por um nzxt s340, colocar um cooler Gammaxx GTE (bem mais silencioso que o box) e atualizei ontem a bios para F42c (que a AMD disse corrigir os clocks). Agora jogando fica em 4200mhz e temperatura ficou por volta de 53º. Senti o pc um pouco mais responsivo (mas pode ser impressão) e jogando achei bem melhor.


Amigo, essas memorias sua sao essas? https://www.pichau.com.br/memoria-c...-8gb-1x8-ddr4-2666mhz-vermelha-bls8g4d26bfsek

Consegue mais de 2933mhz?
Tem necessidade de subir mais que 2933mhz?
 
Na teoria esses problemas em idle e a variação serão corrigidos no próximo update da bios. Só não concordo que a Intel está muito na frente... A AMD chegou chegando, apesar dos pequenos problemas.
to esperando esse update ateh hoje, ta demorando demais...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tenho um 3700X (cooler box) que faz exatamente isso.
Em idle, temps girando entre 30 a 60 graus em intervalos curtos.
Em full (testes diversos), fica cravado em 80 graus.

Não pretendo migrar para um WC, mas queria um bom air cooler no futuro (quero o fluxo de ar direcionado para tras do gabinete)
Qual air cooler voces indicam (pra não se preocupar por longos anos..rs)?
recomendo um WC sim amigo, pq nao quer usar um WC?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo