Ryzen 5 3600 chegando a 80º

o GT também não usa sistema de presilhas e sim de parafuso, para socket AM4.

Bom saber, parafuso é bem melhor!



to esperando esse update ateh hoje, ta demorando demais...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


recomendo um WC sim amigo, pq nao quer usar um WC?

Gosto pessoal mesmo. Pelos reviews que vi, um bom aircooler chega bem próximo de um WC.
Já vi alguns vídeos de vazamento (sei que é exceção) .... mas fiquei tenso..kkkk
 
Nem me fale, to tomando ódio dessas temperaturas elevadas. Tenho um 3700x e uso mais o pc pra render e encode, processador em full load com pbo desativado em poucos minutos pega 90º e começa a baixar o clock caindo imediatamente pra 3.9ghz e mantendo nos 89º, isso usando o Wraith Prism com pasta Kryonaut em bancada aberta. Coloquei meu antigo e bom de guerra Xigmatek Tyr Sd1264b e as temperaturas se mantiveram a 84º em 4.3ghz full load (o que pra um processador em stock ainda é elevado), estou bem arrependido de ter adquirido essa cpu pra trabalhar já q mesmo com a update lançada ontem pela Asus contendo o novo Agesa não houve diferença alguma nas temperaturas.
 
Última edição:
Nem me fale, to tomando ódio dessas temperaturas elevadas. Tenho um 3700x e uso mais o pc pra render e encode, processador em full load com pbo desativado em poucos minutos pega 90º e começa a baixar o clock caindo imediatamente pra 3.9ghz e mantendo nos 89º, isso usando o Wraith Prism com pasta Kryonaut em bancada aberta. Coloquei meu antigo e bom de guerra Xigmatek Tyr Sd1264b e as temperaturas se mantiveram a 84º em 4.3ghz full load (o que pra um processador em stock ainda é elevado), estou bem arrependido de ter adquirido essa cpu pra trabalhar já q mesmo com a update lançada ontem pela Asus contendo o novo Agesa não houve diferença alguma nas temperaturas.
Tu sente que fica muito quente o ambiente por causa da CPU em load?
É que na teoria os novos ryzen mostram essas temperaturas porque o chip de núcleos é realmente muito pequeno, por dois motivos: 7nm e o fato de os núcleos estarem separados num die próprio. O chip sendo pequeno torna a transferência de calor bem mais difícil. Além disso o chip de núcleos não fica centralizado em baixo do heatspreader e por tanto do cooler em si. Por esses motivos é que não tem como escapar muito dessas altas temperaturas. Mas isso não significa que o chip não é eficiente energeticamente, e se o teu quarto não esquenta (muito) com a CPU em full load, seria a comprovação disso.
 
Tu sente que fica muito quente o ambiente por causa da CPU em load?
É que na teoria os novos ryzen mostram essas temperaturas porque o chip de núcleos é realmente muito pequeno, por dois motivos: 7nm e o fato de os núcleos estarem separados num die próprio. O chip sendo pequeno torna a transferência de calor bem mais difícil. Além disso o chip de núcleos não fica centralizado em baixo do heatspreader e por tanto do cooler em si. Por esses motivos é que não tem como escapar muito dessas altas temperaturas. Mas isso não significa que o chip não é eficiente energeticamente, e se o teu quarto não esquenta (muito) com a CPU em full load, seria a comprovação disso.

Infelizmente fica sim, sinto o ar quente saindo e aquecendo ao redor do ambiente, pesquisei bastante se isso era algo contornável e na comunidade da AMD ta cheio de gente reclamando do mesmo "problema". Com o cooler da xigmatek isso reduz bastante, fico preocupado que se ta assim usando em bancada aberta, imagina quando eu montar no gabinete, estou pensando seriamente em comprar um noctua pra me resguardar e me desanima bastante os preços/tamanho desses coolers.
 
Infelizmente fica sim, sinto o ar quente saindo e aquecendo ao redor do ambiente, pesquisei bastante se isso era algo contornável e na comunidade da AMD ta cheio de gente reclamando do mesmo "problema". Com o cooler da xigmatek isso reduz bastante, fico preocupado que se ta assim usando em bancada aberta, imagina quando eu montar no gabinete, estou pensando seriamente em comprar um noctua pra me resguardar e me desanima bastante os preços/tamanho desses coolers.
que chato. Os ryzen de primeira geração são o oposto. Pelo lado bom eu vejo isso como um bom motivador pra eu não gastar em upgrade tão cedo, hehe. Posso esperar tranquilamente uma revisão como uns ryzne 4000, sei lá. Os chips tendem a ficar melhor conforme a fabricação vai amadurecendo tbm... tipo, comprando um ryzen 3000 que vai ser produzido daqui há uns meses tem chances de ser bem melhor.
 
que chato. Os ryzen de primeira geração são o oposto. Pelo lado bom eu vejo isso como um bom motivador pra eu não gastar em upgrade tão cedo, hehe. Posso esperar tranquilamente uma revisão como uns ryzne 4000, sei lá. Os chips tendem a ficar melhor conforme a fabricação vai amadurecendo tbm... tipo, comprando um ryzen 3000 que vai ser produzido daqui há uns meses tem chances de ser bem melhor.

Sim, vi uns reports que quando lançou os ryzen que os primeiros lotes aqueciam mais que os produzidos posteriormente, parece que a AMD ainda ta cheia de falhas de produção. Antes desse 3700x eu usava um 2600 com OC a 4ghz que ficava rodando encode quase 24h em full load e nunca passava dos 80º, fui fazer a "burrice" de vender ele e comprar o 3700x pra ter essa dor de cabeça.
 
Pessoal percebi que essa questão é algo unanime desse processador.

Sabendo disso, pergunto, será que pode vir a acontecer de uma diminuição da vida útil

do processador ou até mesmo das vrms ou dos componentes que estejam próximos

dele? Pergunto isso pois estou considerando comprar um cooler mais eficiente

afim de garantir a longevidade do meu setup já que não pretendo trocar por um bom tempo.
 
Pessoal percebi que essa questão é algo unanime desse processador.

Sabendo disso, pergunto, será que pode vir a acontecer de uma diminuição da vida útil

do processador ou até mesmo das vrms ou dos componentes que estejam próximos

dele? Pergunto isso pois estou considerando comprar um cooler mais eficiente

afim de garantir a longevidade do meu setup já que não pretendo trocar por um bom tempo.

É algo que eu também gostaria de saber, me desanima bastante ter que investir pesado num cooler por "culpa" do processador. Tantos reviews "fakes" na net dizendo que o wraith prism conseguia levar até o 3900x com OC, agora vou ter que desembolsar uma boa grana com resfriamento e ainda mais querendo evitar WC. As vezes sinto vontade de vender o 3700x e comprar um 2700x ou desfazer do pc inteiro e migrar pra intel só por conta das temperaturas e latência elevada das memórias.
 
Pessoal percebi que essa questão é algo unanime desse processador.

Sabendo disso, pergunto, será que pode vir a acontecer de uma diminuição da vida útil

do processador ou até mesmo das vrms ou dos componentes que estejam próximos

dele? Pergunto isso pois estou considerando comprar um cooler mais eficiente

afim de garantir a longevidade do meu setup já que não pretendo trocar por um bom tempo.
Coloquei em uma mensagem anterior:

regra de projeto 7nm da TSMC é diferente do 14nm Intel e 14nm/12nm GloFo. Não tem como fazer comparação direta (temperatura de operação e afins).
TSMC fornece dados de vida útil em cada condição (teste rigoroso interno). A partir desses dados a AMD ajusta seu mecanismo de turbo/tensão.
turbo do Zen/Zen+ não é igual ao Zen 2.
parâmetro de operação do Zen/Zen+ não é igual ao Zen 2.
binagem do Zen 2 é por núcleo dentro de cada chiplet. Existe variação inerente ao processo de produção nos 2 casos (núcleos/chiplets).
cada chip tem monitoramento por núcleo para evitar eletromigração e preservar a vida útil.
cada chip faz até 1000 leituras por segundo de vários sensores, por isso existe flutuação constante no clock/tensão.
não são todos os programas de monitoramento que conseguem acompanhar essas mudanças.
7nm transitores/interconexões ficam mais próximos fisicamente aumentando a temperatura.
7nm chiplet tem menor área de dissipação aumentando a temperatura.

Muita característica de operação do Zen 2 é devido ao processo de produção. Não tem como mudar isso. AMD fez muito DFM (em conjunto com a TSMC) para colocar o Zen 2 em 7nm.
No stock cada processador trabalha próximo do limite superior do processo 7nm. Se os engenheiros da AMD/TSMC tem confiança nos testes feitos, não vejo problema algum nesse sentido. São milhares de engenheiros trabalhando no projeto e fabricação.

Caso a temperatura de operação seja elevada:
o processador vai trabalhar com clock sustentado menor.
o mecanismo de proteção pode ser acionado dependendo da condição de contorno.
 
Última edição:
Estou com o mesmo processador não utilizo o cooler box e sim um hyper TX3, as temperaturas ficam no maximo a 75º, porem ao colocar o dedo no dissipador ele esta bem frio, diferente do meu antigo kit com FX 8320@4.6+thermaltake Frio onde o mesmo ficava na casa dos 63º e o dissipador do frio estava quente.

De qualquer forma estou tranqulio quanto as temperaturas e em breve vou colocar o frio no lugar do TX3.
 
Coloquei em uma mensagem anterior:

regra de projeto 7nm da TSMC é diferente do 14nm Intel e 14nm/12nm GloFo. Não tem como fazer comparação direta (temperatura de operação e afins).
TSMC fornece dados de vida útil em cada condição (teste rigoroso interno). A partir desses dados a AMD ajusta seu mecanismo de turbo/tensão.
turbo do Zen/Zen+ não é igual ao Zen 2.
parâmetro de operação do Zen/Zen+ não é igual ao Zen 2.
binagem do Zen 2 é por núcleo dentro de cada chiplet. Existe variação inerente ao processo de produção nos 2 casos (núcleos/chiplets).
cada chip tem monitoramento por núcleo para evitar eletromigração e preservar a vida útil.
cada chip faz até 1000 leituras por segundo de vários sensores, por isso existe flutuação constante no clock/tensão.
não são todos os programas de monitoramento que conseguem acompanhar essas mudanças.
7nm transitores/interconexões ficam mais próximos fisicamente aumentando a temperatura.
7nm chiplet tem menor área de dissipação aumentando a temperatura.

Muita característica de operação do Zen 2 é devido ao processo de produção. Não tem como mudar isso. AMD fez muito DFM (em conjunto com a TSMC) para colocar o Zen 2 em 7nm.
No stock cada processador trabalha próximo do limite superior do processo 7nm. Se os engenheiros da AMD/TSMC tem confiança nos testes feitos, não vejo problema algum nesse sentido. São milhares de engenheiros trabalhando no projeto e fabricação.

Caso a temperatura de operação seja elevada:
o processador vai trabalhar com clock sustentado menor.
o mecanismo de proteção pode ser acionado dependendo da condição de contorno.

O problema é justamente esse: Clock menor. Do que adianta o processador ser forte e aquecer muito causando trottle graças ao processo de produção, onde não consigo extrair a performance prometida a não ser investindo pesado em refrigeração? Isso foi uma bola fora da AMD e não foi das pequenas, não adianta quase alcançar o ipc da intel e fritar o processador igual era nos FX.
 
O problema é justamente esse: Clock menor. O que adianta eu ter um processador forte que vive de trottle graças ao processo de produção onde não consigo extrair a performance prometida a não ser investindo pesado em refrigeração? Isso foi uma bola fora da AMD e não foi das pequenas, não adianta quase alcançar ipc da intel e fritar o processador igual era nos FX.
32nm GloFo do FX não é 7nm TSMC do Ryzen 3000
12nm GloFo do Ryzen 2000 não é 7nm TSMC do Ryzen 3000
Processo de produção diferente tem parâmetro de operação diferente. Só se o pessoal em forum sabe mais que os milhares de engenheiros da TSMC e AMD.

O turbo do Ryzen 3000 (grosso modo) não é diferente do GPU. No GPU o clock sustentado (a partir do base) depende da condição de contorno: temperatura ambiente e fluxo de ar no gabinete. Além disso um chip pode operar mais frio; outro mais quente. É a variação inerente ao processo de produção.

O que a AMD/Intel garante é o clock base. Aí tem como entender como um H310 tem suporte para o i9-9900K, ele trabalha no clock base 3.6GHz, raramente o turbo é acionado. No caso da AMD o mecanismo de turbo trabalha visando o máximo de desempenho possível dentro do envelope de operação (limitação/parâmetro).

Se não está satisfeito você pode adquirir um novo cooler ou mudar para um i9-9900K.
No caso do i9-9900K vai precisar comprar um cooler top porque ele trabalha no limite do limite do processo 14nm da Intel.
 
O problema é justamente esse: Clock menor. Do que adianta o processador ser forte e aquecer muito causando trottle graças ao processo de produção, onde não consigo extrair a performance prometida a não ser investindo pesado em refrigeração? Isso foi uma bola fora da AMD e não foi das pequenas, não adianta quase alcançar o ipc da intel e fritar o processador igual era nos FX.
se me lembro bem, os 3000 tem IPC MELHOR que a intel, só que a intel ainda está na frente single core pois eles clockam com certa facilidade em até 5ghz+
Tu diz que pensa em fazer um downgrade pra um 2700X. Tu não sentiu um ganho considerável em tempo de encode na troca do 2600 pro 3700X? pq nesses workloads, segundo os reviews de lançamento até um 3600 ganha de um 2700 simplesmente pelo IPC maior e olha que é 12 threads ganhando de 16.
Quanto a temperatura, é chato pois acostumamos com as gerações frias, mas eu já acho meio precipitado isso de se preocupar tanto com a temperatura em full load. Duvido muito que a CPU morra antes de acabar a garantia. sendo que se ela morrer assim deve ser relativamente fácil conseguir um substituto por RMA. e se queimar depois da garantia (que deve ser alem de 5 anos de uso pesado, sei lá) já vai haver coisa muito melhor pra substituir.
 
32nm GloFo do FX não é 7nm TSMC do Ryzen 3000
Processo de produção diferente tem parâmetro de operação diferente. Só se o pessoal em forum sabe mais que os milhares de engenheiros da TSMC e AMD.

O turbo do Ryzen 3000 (grosso modo) não é diferente do GPU. No GPU o clock sustentado (a partir do base) depende da condição de contorno: temperatura ambiente e fluxo de ar no gabinete. Além disso um chip pode operar mais frio; outro mais quente. É a variação inerente ao processo de produção.

O que a AMD/Intel garante é o clock base. Aí tem como entender como um H310 tem suporte para o i9-9900K, ele trabalha no clock base 3.6GHz, raramente o turbo é acionado. No caso da AMD o mecanismo de turbo trabalha visando o máximo de desempenho possível dentro do envelope de operação (limitação/parâmetro).

Se não está satisfeito você pode adquirir um novo cooler ou mudar para um i9-9900K

Interpretação ta em falta ai hein? Comparação com os FX foi por temperatura elevada e não processo de fabricação...
Enfim vejo que vc sequer leu meus comentários e veio defender sua empresa dos sonhos. Mas vamos lá repetir: Em stock, usando coolerbox, com pbo desativado e bancada aberta o processador sofre trottle e opera a "míseros" 90º com 5 minutos em full load (sim Ryzen n foi feito apenas para jogos, pra quem como eu utiliza pra trabalhar onde praticamente mantenho o processador em 100% de uso o tempo inteiro isso tem sido uma tremenda dor de cabeça) sequer mantendo a afirmação da propria AMD que o clock máximo ficaria ativo em 4 núcleos ao invés dos 8 (como muitos reclamaram), a voltagem em idle é absurda batendo as vezes 1.5v e isso não é uma situação exclusiva minha ou do criador do post, se for olhar no fórum da própria AMD vai ver muitas reclamações de pessoas sofrendo com aquecimento e questionando o fato dos reviewers terem elogiado e tido ótimas temperaturas utilizando o Wraith Prism até mesmo com 3900x em OC e no nosso uso "normal" a situação ser outra totalmente diferente.
Inclusive a AMD tem um questionário pedindo inclusive report do Cpu-Z dos clientes para tentar produzir uma bios contornando a situação (Vc provavelmente não sabe/acompanhou mas quando os ryzen foram lançados os primeiros lotes sofreram do mesmo problema de aquecimento excessivo, sendo resolvido nos lotes posteriores e com updates de bios).
Link do questionário: https://www.feedback.amd.com/se/5A1E27D26FC79EE8
 
Interpretação ta em falta ai hein? Comparação com os FX foi por temperatura elevada e não processo de fabricação...
Se não me engano a temperatura de operação do FX era no máximo de 62C. No caso do Ryzen 3000 é na faixa de 90C. Como comentei processo de produção diferente tem parâmetro de operação diferente (INCLUINDO TEMPERATURA). Não tem como fugir disso.

Enfim vejo que vc sequer leu meus comentários e veio defender sua empresa dos sonhos. Mas vamos lá repetir: Em stock, usando coolerbox, com pbo desativado e bancada aberta o processador sofre trottle e opera a "míseros" 90º com 5 minutos em full load(sim Ryzen n foi feito apenas para jogos, pra quem como eu utiliza pra trabalhar onde praticamente mantenho o processador em 100% de uso o tempo inteiro isso tem sido uma tremenda dor de cabeça) sequer mantendo a afirmação da propria AMD que o clock máximo ficaria ativo em 4 núcleos ao invés dos 8 (como muitos reclamaram).
Não estou defendendo, só coloquei o que aparece em artigo da Anandtech e sites de Engenharia. Não vejo nada de errado em colocar material técnico. Se não gosta desse tipo de explicação só posso lamentar.

Entendo que está aborrecido com a situação. Veja, devido a variação inerente do processo existe chip que trabalha mais frio; outro mais quente. Você pode ter tido o azar de pegar o pior chip do wafer. Nesse caso a solução é utilizar um cooler melhor. Se você quiser que o processador trabalhe com clock sustentado elevado, Intel existe para isso. Mude para um i9-9900K e coloque um cooler top e está tudo resolvido.

a voltagem em idle é absurda batendo as vezes 1.5v e isso não é uma situação exclusiva minha ou do criador do post, se for olhar no fórum da própria AMD vai ver muitas reclamações de pessoas sofrendo com aquecimento e sendo questionado o fato dos reviewers terem elogiado e tido ótimas temperaturas utilizando o Wraith Prism até mesmo com 3900x em OC e no nosso uso "normal" a situação ser outra totalmente diferente.
Isso foi explicado N vezes a partir do artigo da Anandtech e da própria AMD. Nem sempre o programa de monitoramento consegue ler de forma correta o clock/tensão, afinal são até 1000 mudanças a cada segundo. Grosso modo o programa de monitoramento fica "preso" em alguma leitura. Além disso a própria AMD comentou que 1.5V é na condição turbo em um núcleo. No clock sustentado (todos os núcleos) a tensão obviamente é menor.

Inclusive a AMD tem um questionário pedindo inclusive report do Cpu-Z dos clientes para tentar produzir uma bios contornando a situação (Vc provavelmente não sabe/acompanhou mas quando os ryzen foram lançados os primeiros lotes sofreram do mesmo problema de aquecimento excessivo, sendo resolvido nos lotes posteriores e com updates de bios).
Link do questionário: https://www.feedback.amd.com/se/5A1E27D26FC79EE8
Sim, eu tenho Ryzen desde a geração 1 e meu filho geração 3.
A AMD tem AGESA, quem é responsável em disponibilizar bios para diferentes modelos de placas-mãe é cada fabricante. Cada fabricante pega o AGESA e coloca seus features dependendo do modelo em específico. No caso da AMD ela testa com uma placa-mãe de referência própria.

7nm da TSMC é litografia nova. Cada processo de produção tem sua regra de projeto e limitação. A partir disso a AMD coloca seu projeto na linha de produção.
É a TSMC que tem fábrica e produz os chips para a AMD (chiplet 7nm). AMD não manda na TSMC. A TSMC não vai mudar seu processo para atender a AMD. TSMC tem outros clientes gigantes como a Apple e Qualcomm.

Como toda fábrica TSMC faz teste exaustivo em protótipo e produção piloto. Essa informação é repassada para a AMD (incluindo via útil em condição extrema).
A partir disso a AMD faz os ajustes necessários hardware/software e autoriza a produção em massa. Toda fábrica funciona dessa forma.
 
Última edição:
Estou com o mesmo processador não utilizo o cooler box e sim um hyper TX3, as temperaturas ficam no maximo a 75º, porem ao colocar o dedo no dissipador ele esta bem frio, diferente do meu antigo kit com FX 8320@4.6+thermaltake Frio onde o mesmo ficava na casa dos 63º e o dissipador do frio estava quente.

De qualquer forma estou tranqulio quanto as temperaturas e em breve vou colocar o frio no lugar do TX3.

Pois é... condordam que por mais F@#$ que seja o cooler, nao vai conseguir reduzir a temperatura.
Não consigo entender... uma o processador chegando a temperatura de 75c e o cooler permanecer frio..:rip:

Será que não é a posição do sensor de temperatura ali no chip?
 
Se não me engano a temperatura de operação do FX era no máximo de 62C. No caso do Ryzen 3000 é na faixa de 90C. Como comentei processo de produção diferente tem parâmetro de operação diferente (INCLUINDO TEMPERATURA). Não tem como fugir disso.


Não, só coloquei o que aparece em artigo da Anandtech e sites de Engenharia. Não vejo nada de errado em colocar material técnico. Se não gosta desse tipo de explicação só posso lamentar.

Entendo que está aborrecido com a situação. Veja, devido a variação inerente do processo existe chip que trabalha mais frio; outro mais quente. Você pode ter tido o azar de pegar o pior chip do wafer. Nesse caso a solução é utilizar um cooler melhor. Se você quiser que o processador trabalhe com clock sustentado elevado, Intel existe para isso. Mude para um i9-9900K e coloque um cooler top e está tudo resolvido.


Isso foi explicado N vezes a partir do artigo da Anandtech e da própria AMD. Nem sempre o programa de monitoramento consegue ler de forma correta o clock/tensão, afinal são 1000 mudanças a cada segundo. Grosso modo o programa de monitoramento fica "preso" enm alguma leitura. Além disso a própria AMD comentou que 1.5V é na condição turbo em um núcleo. No clock sustentado (todos os núcleos) a tensão obviamente é menor.


SIm, eu tenho Ryzen desde a geração 1 e meu filho geração 3.
A AMD tem AGESA, quem é responsável em disponibilizar bios para diferentes modelos de placas-mãe é cada fabricante. Cada fabricante pega o AGESA e coloca seus features dependendo do modelo em específico. No caso da AMD ela testa com uma placa-mãe de referência própria.

7nm da TSMC é litografia nova. Cada processo de produção tem sua regra de projeto e limitação. A partir disso a AMD coloca seu projeto na linha de produção.
É a TSMC que tem fabrica e produz os chips para a AMD (chiplet 7nm). AMD não manda na TSMC. A TSMC não vai mudar seu processo para atender a AMD. TSMC tem outros clientes gigantes como a Apple e Qualcomm.

Como toda fábrica TSMC faz teste exaustivo em protótipo e produção piloto. Essa informação é repassada para a AMD (incluindo via útil em condição extrema).
A partir disso a AMD faz os ajustes necessários hardware/software e autoriza a produção em massa. Toda fábrica funciona dessa forma.

Eu não utilizo programas de terceiros e sim o Ryzen master e a propria bios da mobo conforme o próprio suporte da AMD pede (então agora AMD e a Asus estão mentindo no monitoramento pra assustar o cliente e/ou desorientar?), muitas vezes ao ligar o pc e ir configurar algo na bios o processador está lá a 3.9ghz nos 60º a 1,5v (o que pra mim já é um absurdo só de ligar), consegui contornar a situação com um antigo cooler Xigmatek Tyr só que não adianta muito pra mim devido ao trottle aumentando o tempo do meu serviço. Até comentei em cima que estava pensando em pegar um Noctua totalmente desanimado, no fórum da AMD teve gente com problemas de aquecimento utilizando WC de 240mm e na própria avaliação dos Noctua no site da Waz vi algumas pessoas insatisfeitas com a performance deles nos Ryzen 3000. Me desanima depois de ter gasto 7 mil no pc, encher de fans (comprei as barulhentas, mas muito boas PcYes Calafrio) ter de investir num cooler muito caro pra talvez resolver a situação.
 
to esperando esse update ateh hoje, ta demorando demais...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


recomendo um WC sim amigo, pq nao quer usar um WC?
"Pra não se preocupar por longos anos...", deve ser por causa disso. WC perde eficiência com o tempo, além de que a bomba pode pifar, Air Cooler é eterno basicamente.
 
Eu não utilizo programas de terceiros e sim o Ryzen master e a propria bios da mobo conforme o próprio suporte da AMD pede (então agora AMD e a Asus estão mentindo no monitoramento pra assustar o cliente e/ou desorientar?), muitas vezes ao ligar o pc e ir configurar algo na bios o processador está lá a 3.9ghz nos 60º a 1,5v (o que pra mim já é um absurdo só de ligar), consegui contornar a situação com um antigo cooler Xigmatek Tyr só que não adianta muito pra mim devido ao trottle aumentando o tempo do meu serviço. Até comentei em cima que estava pensando em pegar um Noctua totalmente desanimado, no fórum da AMD teve gente com problemas de aquecimento utilizando WC de 240mm e na própria avaliação dos Noctua no site da Waz vi algumas pessoas insatisfeitas com a performance deles nos Ryzen 3000. Me desanima depois de ter gasto 7 mil no pc, encher de fans (comprei as barulhentas, mas muito boas PcYes Calafrio) ter de investir num cooler muito caro pra talvez resolver a situação.
De acordo com a AMD:

podem ocorrer até 1000 leituras por segundo, essa é a "entrada" de informação para o mecanismo de turbo e afins.
no repouso (idle) existem N programas sendo rodados (segundo plano) com diferentes demandas.
caso um programa tiver demanda o turbo pode ser acionado por um breve instante (milissegundos).
no turbo 1 núcleo pode alcançar 1.5V nessse breve instante, isso é perfeitamente normal. Por isso aparece 1,5V no repouso.
se vários núcleos forem utilizados, obviamente a tensão (clock sustentado) é menor.
no ABBA se não me falha a memória a AMD deixou o turbo menos agressivo em repouso. Nesse caso precisa verificar se o fabricante da mobo disponibilizou ABBA.

Se não está satisfeito existem várias opções:

pode comprar um cooler melhor e tomar o devido cuidado na aplicação da pasta térmica (posição do chiplet e IO die é assimétrico, não é um die monolítico).
pode solicitar RMA junto com a AMD. Geralmente é no questions asked. Caso seu exemplar seja de batch inicial pode trabalhar mais quente que um exemplar recente.
pode mudar para um i9-9900K, comprar um cooler top e conviver com temperatura e consumo elevado. Mas nesse caso terá um clock sustentado nas alturas como você quer.

O Ryzen 3000 que existe aí é atrelado ao processo de produção 7nm da TSMC. Não tem como fugir disso.
Como comentei IMHO tem mais pontos positivos que negativos (principalmente o acréscimo de IPC e preço).
 
Bom mesmo caindo de para-quedas na discussão, no meu ponto de vista acho louvável a amd oferecer um coolerbox

que sustente uma operação de boost com ele. Não lembro de a intel ter entregue algo parecido. (principalmente nesse cxb)

O que me preocupa é justamente essa operação "no limite" de temperatura suportado pelo chip sempre que

você precisar dele, seja trabalhando ou jogando algum game.
 
De acordo com a AMD:

podem ocorrer até 1000 leituras por segundo, essa é a "entrada" de informação para o mecanismo de turbo e afins.
no repouso (idle) existem N programas sendo rodados (segundo plano) com diferentes demandas.
caso um programa tiver demanda o turbo pode ser acionado por um breve instante (milissegundos).
no turbo 1 núcleo pode alcançar 1.5V nessse breve instante, isso é perfeitamente normal. Por isso aparece 1,5V no repouso.
se vários núcleos forem utilizados, obviamente a tensão (clock sustentado) é menor.
no ABBA se não me falha a memória a AMD deixou o turbo menos agressivo em repouso. Nesse caso precisa verificar se o fabricante da mobo disponibilizou ABBA.

Se não está satisfeito existem várias opções:

pode comprar um cooler melhor e tomar o devido cuidado na aplicação da pasta térmica (posição do chiplet e IO die é assimétrico, não é um die monolítico).
pode solicitar RMA junto com a AMD. Geralmente é no questions asked. Caso seu exemplar seja de batch inicial pode trabalhar mais quente que um exemplar recente.
pode mudar para um i9-9900K, comprar um cooler top e conviver com temperatura e consumo elevado. Mas nesse caso terá um clock sustentado nas alturas como você quer.

O Ryzen 3000 que existe aí é atrelado ao processo de produção 7nm da TSMC. Não tem como fugir disso.
Como comentei IMHO tem mais pontos positivos que negativos (principalmente o acréscimo de IPC e preço).

Esse é meu ponto, pelos feedbacks negativos de temperatura no fórum da AMD com diferentes modelos de cooler e WC me desanima investir em outro melhor (apesar que nem usando o Prism estou mais, ele é pior q o Tyr) e acabar não ajudando tanto (sair dos 90º e ir pra 88º por exemplo), pra vc ter noção eu comprei a Thermal Grizzly Conductonaut já que com a Kryonaut as temperaturas estavam elevadas e reduziu apenas 1º, foi bem decepcionante visto que ambas as pastas não são nada baratas.


Bom mesmo caindo de para-quedas na discussão, no meu ponto de vista acho louvável a amd oferecer um coolerbox

que sustente uma operação de boost com ele. Não lembro de a intel ter entregue algo parecido. (principalmente nesse cxb)

O que me preocupa é justamente essa operação "no limite" de temperatura suportado pelo chip sempre que

você precisar dele, seja trabalhando ou jogando algum game.

De processadores que eu utilizei da AMD com cooler box os Ryzen 5 de 1ª e 2ª geração (Tive o 1400, 1600 e 2600) e o Ryzen 7 de 1ª geração (tive o 1700 apenas) foram muito bem atendidos, não tive nenhum problema de trottle e/ou temperaturas elevadas utilizando as 2 versões do Wraith Spire com dissipador de cobre (sem overclock é claro). Só que nessa linha 3000 sinceramente o Wraith Prism não dá conta dos Ryzen 7 e 9, pra quem nunca vai utilizar 100% do processador claro que pode manter o cooler box só que já sabendo que vai ter que trocar no dia que isso mudar (digamos q passou uns 5 anos e seu cpu ta sempre a 100% de uso e/ou vc começa a utilizar com aplicações exigindo mais). Não é correto processador a 100% com clock reduzido e trabalhando a 90º, ainda mais quando a temperatura limite de operação informada pela AMD é de 95º.
 
O que me preocupa é justamente essa operação "no limite" de temperatura suportado pelo chip sempre que você precisar dele, seja trabalhando ou jogando algum game.
Na minha modesta opinião, se eu ficasse preocupado eu me perguntaria o seguinte: qual é a minha base técnica para essa afirmação ?

7nm TSMC é totalmente diferente de 14nm Intel ou 14nm/12nm GloFo. Quer dizer Ryzen 3000 é diferente da série 9000 da Intel e Ryzen 1000/2000.
Não tem como utilizar parâmetro de outro processo de produção como comparação.
De acordo com o artigo da Anandtech TSMC fornece dados de vida útil em cada condição (teste rigoroso interno). A partir desses dados a AMD ajusta seu mecanismo de turbo/tensão.
Além disso cada chip tem monitoramento por núcleo para evitar eletromigração e preservar a vida útil.
São milhares de engenheiros trabalhando na TSMC e AMD. São empresas que valem bilhões de dólares, evidentemente não tem burro trabalhando lá.
A CEO da AMD tem bacharelado, mestrado e doutorado em engenharia elétrica no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Quer dizer, conhece o assunto.
Tudo que está aí é calculado no projeto/fabricação, é Engenharia.

Agora confiar na AMD é decisão de cada um.
No uso stock eu deixaria no auto e acabou se fosse Ryzen final X ou Ryzen 3000. No entanto, se fosse overclock teria mais cuidado.


Esse é meu ponto, pelos feedbacks negativos de temperatura no fórum da AMD com diferentes modelos de cooler e WC me desanima investir em outro melhor (apesar que nem usando o Prism estou mais, ele é pior q o Tyr) e acabar não ajudando tanto (sair dos 90º e ir pra 88º por exemplo), pra vc ter noção eu comprei a Thermal Grizzly Conductonaut já que com a Kryonaut as temperaturas estavam elevadas e reduziu apenas 1º, foi bem decepcionante visto que ambas as pastas não são nada baratas.
No seu caso melhor pedir RMA ou migrar para Intel.
 
Última edição:
Deixo aqui novamente minha indicação, DEEPCOOL GAMMAX GTE, minhas temperaturas não ultrapassam 65 graus na jogatina intensa. Coolerbox não segura.
 
To com um gammax400 em pushpull aqui no meu, em idle fica em 30~40ºc, em jogos fica na casa dos 60~70ºc á depender do game, e em test de stress não passa dos 80ºc (situação utópica em uso normal).. temperatura ambiente na casa dos 30ºc.. isso que to rodando em 4.25ghz 1.4v
 
Na minha modesta opinião, se eu ficasse preocupado eu me perguntaria o seguinte: qual é a minha base técnica para essa afirmação ?

7nm TSMC é totalmente diferente de 14nm Intel ou 14nm/12nm GloFo. Quer dizer Ryzen 3000 é diferente da série 9000 da Intel e Ryzen 1000/2000.
Não tem como utilizar parâmetro de outro processo de produção como comparação.
De acordo com o artigo da Anandtech TSMC fornece dados de vida útil em cada condição (teste rigoroso interno). A partir desses dados a AMD ajusta seu mecanismo de turbo/tensão.
Além disso cada chip tem monitoramento por núcleo para evitar eletromigração e preservar a vida útil.
São milhares de engenheiros trabalhando na TSMC e AMD. São empresas que valem bilhões de dólares, evidentemente não tem burro trabalhando lá.
A CEO da AMD tem bacharelado, mestrado e doutorado em engenharia elétrica no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Quer dizer, conhece o assunto.
Tudo que está aí é calculado no projeto/fabricação, é Engenharia.

Agora confiar na AMD é decisão de cada um.
No uso stock eu deixaria no auto e acabou se fosse Ryzen final X ou Ryzen 3000. No entanto, se fosse overclock teria mais cuidado.



No seu caso melhor pedir RMA ou migrar para Intel.

80 90 ta muito quente cara, sempre foi na história da informática
E mesmo que o processador suporte 400 essa fonte de calor dentro do gabinete pode prejudicar outros componentes... Sei lá... Se o 3700x que é 65w bate 90 o 3800x que é 105w vai pra quanto... Ta estranho esse processador... Eu procuraria testes no youtube, sites confiáveis pra comparar... Derrepente ta com defeito...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo