Ryzen 5 3600 chegando a 80º

Lethalqt

know-it-all Member
Registrado
Mais alguém com o Ryzen 5 3600, notou que a temperatura está bem elevada se comparado as gerações anteriores ? monitorando pelo hwinfo, mesmo sem fazer nada no PC, o processador chega a picos de 52º, jogando apex legends chegou a 80º, e pelo visto não é só comigo, pois assisti um vídeo no youtube, do cara mostrando as mesmas temperaturas com o ryzen 3600 dele.
 
VCore alto demais, aliado ao cooler box ser um Wraith Stealth.
 
Mais alguém com o Ryzen 5 3600, notou que a temperatura está bem elevada se comparado as gerações anteriores ? monitorando pelo hwinfo, mesmo sem fazer nada no PC, o processador chega a picos de 52º, jogando apex legends chegou a 80º, e pelo visto não é só comigo, pois assisti um vídeo no youtube, do cara mostrando as mesmas temperaturas com o ryzen 3600 dele.

Investe num cooler, R$ 120 reais se já compra um melhor que o stock.
 
Tenta fazer um downcore e colocar um cooler melhor que esse stock, vide CM 212, MA410P, Gammax 400 e veja a magica acontecer.
 
Mais alguém com o Ryzen 5 3600, notou que a temperatura está bem elevada se comparado as gerações anteriores ? monitorando pelo hwinfo, mesmo sem fazer nada no PC, o processador chega a picos de 52º, jogando apex legends chegou a 80º, e pelo visto não é só comigo, pois assisti um vídeo no youtube, do cara mostrando as mesmas temperaturas com o ryzen 3600 dele.
estranho em... vc que montou esse pc? ou sera que quem montou quis economizar na "pasta termica de prata" que ja vem no cooler do processador ?
 
Normal, baixa o driver de chipset da tua placa e usa o gerenciamento de eneria ryzen balanced no windows.
 
Mais alguém com o Ryzen 5 3600, notou que a temperatura está bem elevada se comparado as gerações anteriores ? monitorando pelo hwinfo, mesmo sem fazer nada no PC, o processador chega a picos de 52º, jogando apex legends chegou a 80º, e pelo visto não é só comigo, pois assisti um vídeo no youtube, do cara mostrando as mesmas temperaturas com o ryzen 3600 dele.

Eu estava com esse problema, chegava a bater 94 graus no cinebench, comprei um GAMMAX GTE e agora não ultrapassa os 65 graus.
 
Nem consigo monitorar a temp do 3600, como fez?

Pega o Hwinfo64 ou então a versão beta do Msi afterburner.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu estava com esse problema, chegava a bater 94 graus no cinebench, comprei um GAMMAX GTE e agora não ultrapassa os 65 graus.

Eu tbm resolvi esse problema de temperatura com o Gammaxx 400, melhorou bastante .. porém ainda percebo uma oscilação muito absurda na rotação do cooler .. só consegui melhorar isso, criando um perfil de fan na bios .. melhorou bastante, agora o processador chega no máximo a uns 62º jogando path of exile e apex legends .. porém são jogos que não exigem muito do processador, o correto é a AMD lançar logo uma bios que resolva esse problema da geração 3000, pois todo mundo está com o mesmo problema, principalmente quem usa cooler box.
 
Pega o Hwinfo64 ou então a versão beta do Msi afterburner.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Eu tbm resolvi esse problema de temperatura com o Gammaxx 400, melhorou bastante .. porém ainda percebo uma oscilação muito absurda na rotação do cooler .. só consegui melhorar isso, criando um perfil de fan na bios .. melhorou bastante, agora o processador chega no máximo a uns 62º jogando path of exile e apex legends .. porém são jogos que não exigem muito do processador, o correto é a AMD lançar logo uma bios que resolva esse problema da geração 3000, pois todo mundo está com o mesmo problema, principalmente quem usa cooler box.
Eu coloquei duas fans de 120mm , porém não da para controlar e só fica no máximo, imagina o barulho. Tirei e estou apenas com o cooler box , ontem 13°C em SP estava batendo 72°C jogando PUBG , imagina quando estiver calor.

Vou comprar um Ganmax também .
 
estranho em... vc que montou esse pc? ou sera que quem montou quis economizar na "pasta termica de prata" que ja vem no cooler do processador ?
Putz eu sempre usei aquela meleca q vem com o processador, uma vez com o i5 3330 e i5 8400 e nunca passaram de 65 graus, às vezes os ryzen precisa de mais.
 
Tá normal...
A 3gen do Ryzen está quente.

No final do vídeo dá de ver o 3600 batendo 95 graus com o cooler box em stock:

 
Mais alguém com o Ryzen 5 3600, notou que a temperatura está bem elevada se comparado as gerações anteriores ? monitorando pelo hwinfo, mesmo sem fazer nada no PC, o processador chega a picos de 52º, jogando apex legends chegou a 80º, e pelo visto não é só comigo, pois assisti um vídeo no youtube, do cara mostrando as mesmas temperaturas com o ryzen 3600 dele.

É normal, se isso te incomoda (na prática não faz tanta diferença assim) você pode partir para um outro cooler. O lance todo do 3600 é o CxB, se for pra gastar mais, começa a dar uma piorada nesse aspecto.
 
Mais alguém com o Ryzen 5 3600, notou que a temperatura está bem elevada se comparado as gerações anteriores ? monitorando pelo hwinfo, mesmo sem fazer nada no PC, o processador chega a picos de 52º, jogando apex legends chegou a 80º, e pelo visto não é só comigo, pois assisti um vídeo no youtube, do cara mostrando as mesmas temperaturas com o ryzen 3600 dele.
Eu acabei de montar um ryzen 3600 com uma AsRock B450 Pro4 e com o cooler box estava batendo os 93 graus em FULL LOAD pelo Prime95. Daí eu consegui utilizar o meu watercooler H60 da corsair e com uma pasta térmica X1 da Thermaltake ele bateu 80 graus no FULL LOAD, girando no geral 77 graus. Ao meu ver ainda está alto, como eu estava acostumado com a Intel no máximo em 62 graus, mas depois de ver bastante gente falando eu vejo que é até que normal. Estava pensando em comprar outro WC mas vejo que no momento não vai fazer muita diferença, então ficarei com o que estou mesmo. O meu em idle agora fica 31 graus, mas ele pula bem rápido se vc começa a fazer alguma coisa, em uso normal fica entre 40~55 graus, jogando FIFA 19 mesmo ele fica no máximo 56º.
 
Já é conhecido que a AMD espremeu demais o suco pra poder entregar isso aí. Temperaturas altíssimas. Mas nada que um bom cooler, que todo mundo já deveria investir na montagem de qualquer PC (tem uns por 60 ou 70 reais que fazem ótimo papel), não resolva.

Então é isto. Compre uma boa solução. Gammax 300 para entrada ou preferencialmente um Gammax 400.
 
Como falado pelo pessoal, o 3600 esquenta mesmo. O cooler box é bem fraquinho. Nada que um cooler de 120-150 reais não resolva (indicações acima. Eu peguei um Gammaxx 400).
 
Não precisa nem gastar muito com um cooler custom. Comprei o gammaxx 300 que ta por 65 na loja que explode, quase metade de um gammaxx 400. Caí de 81°C para 71°C no teste sintético do AIDA64.
 
Essa sua temperatura está normal do R5 3600, se não planeja fazer overlock em nem recomendo trocar o cooler.
 
Nossa, se eu tivesse visto esse topico aqui assim que eu peguei o 3600, não teria me assustado ao ver a alta temperatura!! O vcore ficava oscilando ali nas casas de 1,41v~1,43v! A temperatura chegou a bater 90 rodando testes de stress pra ver o desempenho com tudo em stock! Só que eu já tinha lacrado na caixa um Lucifer V2, só esperando pra ser instalado. Eu pretendia testar bem em stock antes de trocar o cooler, mas essas altas temperaturas já me desanimou de continuar testando e troquei logo.

A diferença com o V2 é bem grande, deixei estressando a máquina e está chegando um pouquinho acima de 69º, isso com o clock travado em 4.2ghz!! Dá pra ir acima disso, mas aí tem que subir bem o vcore e isso não me deixou confortável, então travei em 4,2 e fui descendo o vcore até onde consegui, que até o momento foi 1,337v. Parece que está estável nesse vcore.

Mas tive o mesmo susto que o criador do tópico ao ver as temperaturas stock, eu esperava que ele fosse mais frio.
 
o cooler box n é o suficiente
 
Mas nada que um bom cooler, que todo mundo já deveria investir na montagem de qualquer PC (tem uns por 60 ou 70 reais que fazem ótimo papel), não resolva.

Então é isto. Compre uma boa solução. Gammax 300 para entrada ou preferencialmente um Gammax 400.
Discordo completamente.
Eu nunca investi um centavo em cooler pro meu atual I5 Haswell (aliás última vez que gastei em cooler pra PC foi em um CM X-Dream pra um XP 1800+ JIUB com oc em 2004!!!), pq diabos vou gastar nisso em um processador locked que JAMAIS vou fazer overclock como esse I5? Pq vou recomendar uma pessoa/empresa seila que vai comprar processadores desses investir R$100+ em cooler pra cada máquina por exemplo se vai ser tudo usado em stock?
Eu tenho que acreditar é no engenheiro que projetou o cooler box que eles entendem o que estão fazendo, se a AMD colocou um cooler box junto com o processador então o cooler TEM que obrigatoriamente suportar o processador em stock (em OC são outros 500), caso contrário que façam igual a Intel e retirem o cooler e que vendam uns R$50 que seja mais barato.
Bom saber então que o preço desse R5 3600 não são os já absurdos R$1~1.1K e sim R$1.12~1.2K independente se a pessoa vai usar tudo em stock já que esse cooler é inútil.
E se não dá pra confiar nem no cooler box que a AMD fornece como vou confiar que esse CPU vai funcionar bem em uma mobo simples de 3+3 fases por exemplo? Qual é o TDP verdadeiro disso? 65, 95, 125W? Dá pra confiar em alguma coisa?

Pq em fórum gamer é tudo muito simples: Só gastar mais, torra R$120 em cooler, depois gasta o dobro em uma mobo com VRM parrudo e no final o custo/benefício de tudo isso vai pra lata do lixo, mas claro a gente continua usando o valor mais barato possível pra montar a plataforma só pra dizer como é melhor que a Intel...
o cooler box n é o suficiente
Se não é suficiente então a AMD deveria é tomar um processo por isso, principalmente se eu usar o PC acreditando no que eles falam e torrar o processador.
 
Discordo completamente.
Eu nunca investi um centavo em cooler pro meu atual I5 Haswell (aliás última vez que gastei em cooler pra PC foi em um CM X-Dream pra um XP 1800+ JIUB com oc em 2004!!!), pq diabos vou gastar nisso em um processador locked que JAMAIS vou fazer overclock como esse I5? Pq vou recomendar uma pessoa/empresa seila que vai comprar processadores desses investir R$100+ em cooler pra cada máquina por exemplo se vai ser tudo usado em stock?
Eu tenho que acreditar é no engenheiro que projetou o cooler box que eles entendem o que estão fazendo, se a AMD colocou um cooler box junto com o processador então o cooler TEM que obrigatoriamente suportar o processador em stock (em OC são outros 500), caso contrário que façam igual a Intel e retirem o cooler e que vendam uns R$50 que seja mais barato.
Bom saber então que o preço desse R5 3600 não são os já absurdos R$1~1.1K e sim R$1.12~1.2K independente se a pessoa vai usar tudo em stock já que esse cooler é inútil.
E se não dá pra confiar nem no cooler box que a AMD fornece como vou confiar que esse CPU vai funcionar bem em uma mobo simples de 3+3 fases por exemplo? Qual é o TDP verdadeiro disso? 65, 95, 125W? Dá pra confiar em alguma coisa?

Pq em fórum gamer é tudo muito simples: Só gastar mais, torra R$120 em cooler, depois gasta o dobro em uma mobo com VRM parrudo e no final o custo/benefício de tudo isso vai pra lata do lixo, mas claro a gente continua usando o valor mais barato possível pra montar a plataforma só pra dizer como é melhor que a Intel...

Se não é suficiente então a AMD deveria é tomar um processo por isso, principalmente se eu usar o PC acreditando no que eles falam e torrar o processador.
Calma. Vamos por partes.

Primeiro falo do meu 2500k. Nunca operou abaixo de 80C. E normalmente, quando muito exigido, bate quase 100C. Isso com stock, que troquei já tem uns anos.

Então é praxe das fabricantes desenvolverem cooler que seja capaz só de entregar o mínimo do mínimo, com o menor custo possível. Suficiente só para não torrar o chip.

Segundo que chegar a 80C tá longe de ser um real problema. Essa é a temperatura base de operação de todo pátio que já fui responsável na vida. E, veja você, sempre Intel. E sempre com cooler box ou indicado pela própria Intel.

Quem quer baixar essas tempreaturas, consideradas normais, tem que dar algo a mais. Normal. Não tem porque aumentar o custo de produção ou retirar o cooler.

Eu considero que cooler é um investimento para a vida. Vai servir para tudo que sair e apesar de longe de ser obrigatório, como um bom gabinete com bom fluxo de ar, é um investimento que pode ser feito quando tiver a grana sobrando um pouco.

Resumindo. O cooler do Ryzen 3600 aparentemente é suficiente para não fazê-lo queimar se utilizado em condições normais (até 28C de temperatura ambiente). Quem quiser melhorar isso aí, tornar a temperatura do cômodo mais confortável, além do equipamento que possui, invista em um cooler. É um investimento feito uma vez só e vale bastante a pena. Agora suficiente o cooler parece ser sim.
 
Última edição:
Então. O 3700X chegava na casa dos 80 também com o box dele. Considerando que suporta até 95°C segundo a AMD, eu não dei muito bola, já que configurado não era barulhento em idle mesmo. Em load o som foi mais alto, porém nada de outro mundo.

Só tô usando o AIO porque nego quer pagar 400 pila em algo que tava na caixa recém chegado de RMA.
 
Essa temp é normal, alias em jogos normalmente tu não vai chegar nisso...
Temperaturas em teste não dão uma amostra da realidade, já que o processador muito dificilmente vai ficar em 100% todo o tempo.

E tipo comprar um carro sair por ai dando cavalo de pau e dizer que ele gasta muito combustível, sendo que na maioria das vezes ninguém vai usar o carro assim.
Então resumindo, sim o cooler box resolve.

Um outro problema que não tem diabos a ver com o cooler box é a falta de fluxo de ar que existem em muitos gabinetes. Como o box joga o ar para cima e não para a saida traseira, se o gabinete não tiver um fluxo decente o computador vai virar um forno.
Muitas pessoas sentem a diferença com coolers baratos, não por que eles são melhores que o box, sim por que eles jogam o ar para a saida traseira...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo