• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Samsung 43QN90C ou LG OLED42C2 para usar como "monitor"?

b0x

Membro antigo que não posta muito.
Registrado
Ola pessoas,

Estou querendo comprar um "monitor" grande para utlizar para trabalho e jogos. Acredito que o Samsung 43QN90C e LG OLED42C2 sejam as melhores opções disponíveis atualmente, correto?

Vocês que sabem muito mais que eu sobre o assunto, poderiam me ajudar com a opinião de vocês?

Algumas informações que podem ser úteis:

- Sou programador, vou utilizar o "monitor" para trabalho, junto com um monitor ASUS 28" 4K 60Hz na vertical;
- Vou ficar mais ou menos uns 60cm da tela (quando estiver trabalhando), estou há dois dias utilizando uma TV Samsung 43" 4K 60Hz como teste, até agora não tive problemas com a distância, cansaço dos olhos, etc...
- Vou comprar também um sofá que me deixará a +- 1,90m/2m do "monitor", vou jogar neste sofá também.
- Não jogo games competitivos, costumo jogar mais games voltados para história.
- Estava em dúvida entre esses "monitores" grandes ou um ultra wide, mas o fato de todos os ultra wides com preços acessíveis serem 3440×1440, me deixa um pouco desanimado.

Desde já agradeço a ajuda de vocês.

Abraços,
 
Eu iria de OLED. Mas sou suspeito pois possuo uma LG 55B8 desde 2018.

Fora que esses novos modelos da Sammy nem ficaram muito bons. Os modelos A de 2021 e B de 2022 são superiores.
 
Já faz 1 ano que uso a OLED C2 42 polegadas pra trabalhar e só tenho satisfação. Desktop em HDR
 
Tbm estou na duvida... Quase pegando a 43QN90C, a C2 acho top mas tenho medo de dar aquelas manchas na tela com imagens paradas muito tempo, direto deixo o PC ligado e a tela fica parada...
 
Olá colega, vou tentar te ajudar e aproveitar e ajudar os outros que tem dúvida semelhante.

Uso uma LG OLED42 C2 como monitor para computador em jogos há um pouco mais de um ano com uma 4090, primeira coisa que você precisa saber é que a tecnologia OLED é simplesmente incrível. Existe o Mini Led também e tem seus pontos altos, mas OLED é o que provavelmente vai dominar o mercado por muitos anos assim como foi o LCD.

Existe um antes enquanto você usa um painel LCD (IPS,VA,IPS) e um depois quando vai para um painel OLED; é uma transformação de experiencia comparável a sair de 60hz para 144hz ou de 1080p para 2160p.

Estamos falando de contraste infinito (Os pixels apagam para simular o preto, ou seja, preto de verdade, sem o cinza dos LCDs no geral), de uma qualidade de cores absurdas sem problemas de distorção de ângulos no geral (principalmente QD-OLED no que tange a qualidade das cores - que não é o caso da C2 que usa WOLED, mas ainda assim fenomenal e tem seus prós também), tempo de respostas instantâneo (0% de Ghost e a melhor resposta competitiva que existe) e talvez o grande ponto fraco seja o seu brilho mais fraco que pode ser importante ou não a depender do usuário. No meu caso, não me incomoda tanto justamente porque o uso é mais como monitor.

O HDR também é simplesmente espetacular, não é lavado como na maioria das telas LCDs que é melhor deixar desligado e usar SDR.

QD-OLED: Melhor profundidade de cores, mais brilho (Deixa o HDR ainda melhor), é melhor utilizar em ambientes mais escuros para preservar o preto.
WOLED: Muito bom em cores, mas inferior ao QD-OLED, menos brilho, pode ser utilizado em qualquer ambiente.
Todos eles são melhores que LCD.

Existe o risco do burn in em OLED, mas com os devidos cuidados você pode utilizar a tela por muito tempo sem que tenha problemas. Um dia o problema irá vim, é orgânico a queima, mas a verdade é que o tempo de vida útil é muito bom com os devidos cuidados e a própria tela já tem meios de fazer manutenção para evitar isso. As telas OLEDs já evoluíram bastante e o risco está cada vez menor.

Pensando nesse aspecto e já falando dos monitores UW, a Dell dá três anos de garantia podendo ser estendido no máximo de cinco anos aos seus monitores, cobrindo a queima inclusive - Um aspecto importante para avaliar para quem tem mais preocupação com o burn in e quer usar sem cuidado, a empresa tem uma qualidade excelente no RMA.
Samsung também dá 3 anos, mas não sei se o RMA é no nível da Dell, apesar de já ter visto bons relatos no geral - o que no final é o mais importante. As outras marcas não sei como está a situação, a LG sei que dá 1 ano na C2.

No final, com o devido cuidado, é bem provável que a C2 dure alguns anos sem o Burn In e esses anos irá compensar devido a extrema qualidade.

Agora minha opinião sobre o uso como monitor: é muito confortável e prático de usar se você conseguir ao menos 1metro/1metro e 10cm no caso da C2.
Menos que isso você fica muito perto e pode causar um desconforto ( Ex: Movimentar muito a cabeça para acompanhar a borda) ou até mesmo a sensação de perda de nitidez dos 2160p se ainda estiver muito próximo (Não se engane, mesmo de perto ainda é melhor que qualquer resolução, por mais que o uso ideal seria com PPI maior para uma melhor sensação de qualidade na nitidez).

Pelo que você comentou, se 60cm não te incomoda na TV com 43 polegadas, também não te incomodará na C2. Pra produtividade, com certeza os 42 mais a resolução 2160p te ajudará muito. Pessoalmente, não conseguiria utilizar com 60cm, mas vai de cada pessoa.

No aspecto jogo, você irá jogar pelo sofá em uma distancia boa, então vai ter a melhor experiencia possível (4K + OLED + 120hz) e é o ápice da melhor experiencia single player que possa existir nesse momento e você tem VGA para isso. Eu vou mais além, mesmo sem você ter tocado no assunto, diria que até pra competitivo é muito bom... porque os 120hz dos OLEDs oferece no mínimo uma experiencia de 200hz se comparado a 98% dos paineis LCDs (0% de ghost e desfoque praticamente inexistente) deixa a experiencia equiparável.

Atualmente estou com um movimento de ir para um AW3423DWF porque quero um pouco mais de fluidez por jogar muito FPS - gosto tanto dos 120hz da C2 que não consigo não pensar em como seria isso com mais Hz ainda... quero aproveitar e testar a proporção 21:9 que nunca testei e ter acesso ao QD-OLED que tem uma capacidade de cor ainda melhor que a C2 e um pouco mais de brilho, por outro lado... vou perder o 4K e descer para 1440p (Isso terá um impacto que pode ser muito forte pra mim ou não - é o que quero ver - já fiz isso no passado e senti bastante, mas me adaptei depois e achava bom também). Vou fazer um review e colocar em contraponto quando estiver com o monitor.

Moral da história - acredito que a TV C2 (Tem uns OLEDs semelhante a C2 mais muito mais caro) e um monitor ao estilo AW3423DWF (G8, DW) são as melhores telas que existem de acordo com as prioridades dos usuários - Isso pensando no uso como monitor.

Você ainda tem uma tela ao estilo ROG Swift OLED PG27AQDM que é 240hz, 16:9, WOLED e espetacular também e supre o competitivo ao máximo. (É subjetivo ao usuário a escolhe entre a escolha dos monitores de cima e esse que citei). Apesar de 240hz em OLED ser o supra sumo do competitivo, o SweetSpot de 144hz já sensacional nessa tela devido 0% ghost e sem desfoque de movimento, pra mim os 240hz seria mais um plus do que realmente essencial, e a tela ainda é WOLED e não tem um diferencial como um 21:9 - o motivo de realmente ir para um UW e não este, mas tudo depende dos interesses de cada um.

O problema do mercado atual é que não existe o monitor perfeito, mas justamente alguns painéis com características perfeitas que não está unificado em uma tela final.

A tela final seria um 2160p, OLED (QD-OLED), 240hz, 16:9 (Talvez até 21:9) e em um tamanho de 32 para maior maximização possível do PPI, além de facilitar a adaptação do ambiente, o que pode ser um problema na C2 e afasta muita gente dessa tela. Não existe no mercado essa tela que descrevi, mas foi anunciado um modelo recentemente e deve aparecer outros, em uns dois/três anos deve chegar ao Brasil por menos de 10K.

No fim, recomendo muito a C2 e é uma das melhores telas do mercado com um preço excelente levando em conta o que oferece, mas o usuário precisa entender qual as suas necessidades prioridades e ver qual tela melhor se encaixa ao seu gosto, pois como mencionei, a tela perfeita ainda não existe.
 
Última edição:
Olá colega, vou tentar te ajudar e aproveitar e ajudar os outros que tem dúvida semelhante.

Uso uma LG OLED42 C2 como monitor para computador em jogos há um pouco mais de um ano com uma 4090, primeira coisa que você precisa saber é que a tecnologia OLED é simplesmente incrível. Existe Mini Led também e tem seus pontos altos, mas OLED é o que provavelmente vai dominar o mercado por muitos anos assim como foi o LCD.

Existe um antes enquanto você usa um painel LCD (IPS,VA,IPS) e um depois vai para um painel OLED; é uma transformação de experiencia comparável a sair de 60hz para 144hz ou de 1080p para 2160p.

Estamos falando de contraste infinito (Os pixels apagam para simular o preto, ou seja, preto de verdade, sem o cinza dos LCDs no geral), de uma qualidade de cores absurdas sem problemas de distorção de ângulos no geral (principalmente QD-OLED no que tange a qualidade das cores - que não é o caso da C2 que usa WOLED, mas ainda assim fenomenal e tem seus prós também), tempo de respostas instantâneo (0% de Ghost e a melhor resposta competitiva que existe) e talvez o grande ponto fraco seja o brilho mais fraco que pode ser importante ou não a depender do usuário. No meu caso, não me incomoda tanto.

O HDR também é simplesmente espetacular, não é lavado como na maioria das telas LCDs que é melhor deixar desligado e usar SDR.

QD-OLED: Melhor profundidade de cores, mais brilho (Deixa o HDR ainda melhor), é melhor utilizar em ambientes mais escuros para preservar o preto.
WOLED: Muito bom em cores, mas inferior ao QD-OLED, menos brilho, pode ser utilizado em qualquer ambiente.
Todos eles são melhores que LCD.

Existe o risco do burn in em OLED, mas com os devidos cuidados você pode utilizar a tela por muito tempo sem que tenha problemas. Um dia o problema irá vim, é orgânico a queima, mas a verdade é que o tempo de vida útil é muito bom com os devidos cuidados e a própria tela já tem meios de fazer manutenção para evitar isso. As telas OLEDs já evoluíram bastante e o risco está cada vez menor.

Pensando nesse aspecto e já falando dos monitores UW, a Dell dá 3 anos de garantia podendo ser estendido no máximo de cinco anos aos seus monitores, cobrindo a queima inclusive - Um aspecto importante para avaliar para quem tem mais preocupação com o burn in e quer usar sem cuidado, a empresa tem uma qualidade excelente no RMA.
Samsung também dá 3 anos, mas não sei se o RMA é no nível da Dell, apesar de já ter visto bons relatos no geral - o que no final é o mais importante. As outras marcas não sei como está a situação, a LG sei que dá 1 ano na C2.

No final, com o devido cuidado, é bem provável que a C2 dure alguns anos sem o Burn In.

Agora minha opinião sobre o uso como monitor: é muito confortável e prático de usar se você conseguir ao menos 1metro/1metro e 10cm no caso da C2.
Menos que isso você fica muito perto e pode causar um desconforto ( Ex: Movimentar muito a cabeça para acompanhar a borda) ou até mesmo a sensação de perda de nitidez dos 2160p se ainda estiver muito próximo. (Não se engane, mesmo de perto ainda é melhor que qualquer resolução, por mais que o uso ideal seria com PPI maior para uma melhor sensação de qualidade na nitidez).

Pelo que você comentou, se 60cm não te incomoda na TV com 43 polegadas, também não te incomodará na C2. Pra produtividade, com certeza os 42 mais a resolução 2160p te ajudará muito. Pessoalmente, não conseguiria utilizar com 60cm, mas vai de cada pessoa.

No aspecto jogo, você irá jogar pelo sofá em uma distancia boa, então vai ter a melhor experiencia possível (4K + OLED + 120hz)e é o ápice atual da melhor experiencia single player que possa existir no momento e você tem VGA para isso. Eu vou mais além, mesmos sem você ter tocado no assunto, diria que até pra competitivo é muito bom... porque os 120hz dos OLEDs oferece no mínimo uma experiencia de 200hz sem comparado a 98% dos paineis LCDs (0% de ghost e desfoque praticamente inexistente) deixa a experiencia equiparável.

Atualmente estou com um movimento de ir para um AW3423DWF porque quero um pouco mais de fluidez por jogar muito FPS - gosto tanto dos 120hz da C2 que não consigo não pensar em como seria isso com mais Hz ainda... quero aproveitar e testar a proporção 21:9 que nunca testei e ter acesso ao QD-OLED que tem uma capacidade de cor ainda melhor que a C2 e um pouco mais de brilho, por outro lado... vou perder o 4K e descer para 1440p (Isso terá um impacto que pode ser muito forte pra mim ou não - é o que quero ver - já fiz isso no passado e senti, mas me adaptei depois). Vou fazer um review aqui e colocar em contraponto quando estiver com o monitor.

Moral da história - acredito que a TV C2 (Tem uns OLEDs semelhante a C2 mais muito mais caro) e um monitor ao estilo AW3423DWF (G8, DW) são as melhores telas que existem de acordo com os interesses dos usuários - Isso pensando no uso como monitor.

Você ainda tem uma tela ao estilo ROG Swift OLED PG27AQDM que é 240hz, 16:9, WOLED e espetacular também e supre o competitivo ao máximo. (É subjetivo ao usuário a escolhe entre a escolha dos monitores de cima e esse que citei).

O problema do mercado atual é que não existe o monitor perfeito, mas justamente alguns painéis com características perfeitas que não está unificado em uma tela final.

A tela final seria um 2160p, OLED (QD-OLED), 240hz, 16:9 (Talvez até 21:9) e em um tamanho de 32 para maior maximização possível do PPI, além de facilitar a adaptação do ambiente, o que pode ser um problema na C2 e afasta muita gente da tela. Não existe no mercado essa tela, mas foi anunciado recentemente, em uns dois/três anos deve chegar ao Brasil por menos de 10K.

No fim, recomendo muito a C2 e é uma das melhores telas do mercado com um preço excelente levando em conta o que oferece, mas o usuário precisa entender qual as suas necessidades prioridades e ver qual tela melhor se encaixa ao seu gosto, pois como mencionei, a tela perfeita ainda não existe.

Só uma correção aí na parte que eu grifei: Vc não pode generalizar pegando LCDS de entrada e comparar com uma LED Intermediária ou Premium com local de escurecimento. Eu já testei várias TVS. Tenho uma OLED porque sou da época das Plasmas(essas já humilhavam as LCDS), mas não existe mais esse negócio de preferir usar em SDR do que HDR porque as cores são lavadas. Já tem bastante tempo que isso não existe mais. Também não tem mais essa de preto cinza.

Pode pegar TVS antigas como as Sammy NU8000, RU8000, Q60R que já vai ter um contraste e nível de preto de excelente qualidade. O mesmo eu digo do HDR. Nem precisa ir para as TVS mais Premium como as Q70R, Q80R, Q80T, Q90T, Q80A, QN85A, QN95A, QN85B, QN95B.

Nem mesmo em TVS sem local de escurecimento como a antiga Sammy Q60R vc já não tem mais isso. Eu conheço quem tem uma Q60R. Por isso posso falar com propriedade. Assim como conheço quem tem uma NU8000.

Depois vai lá no Rtings e veja o Review dessas TVS. Nem lembro mais os anos das NU8000 e Q60R. Mas são beeem antigas. Mais antigas que a minha LG 55B8 que é de 2018.
 
PS: A QN90B de 43" é a MESMA tv da QN90C de 43". A MESMA.

Ouça a voz da experiência:

Tive a QN90B de 43" e digo que não vale a pena. Tem ótimo contraste e brilho, porém três coisas matam a tv:

- Pixel response: Tem MUITO, MUITO "arrasto" na imagem. Tem vários nomes, como ghosting, smearing, etc etc. Quando a imagem é escura (Division, Metal gear, Splinter cell, etc) aí o negócio fica grotesco. Você só vê borrão;
- Ângulo de visão: Os modelos de 43 e de 50 que são VA, não possuem o filtro de visão. Então vai ficar aquele "glowing" típico de quando você fica fora de visão do painel VA saca? O meio com as cores bonitas e as laterais com as cores lavadas, justamente por estar próximo da TV;
- Local dimming ruim no modo jogo: A Tv faz que os pequenos "highlights" fiquem mudos, e perca totalmente a definição de dentro da imagem. Exemplo são huds. Você praticamente só vê o contorno do ícone. O conteúdo não vê nada.

Dito tudo isso, peguei uma C2 de 42" e a vida é outra. TV perfeita. Eu já tive outras oleds, tenho a QN90B de 65" e a C2 dá uma surra de pau mole em todas que tive.

Vá de C2 e seja feliz. A sensação da imagem é outra coisa. Qualquer jogo fica lindo e maravilhoso nela. O jogo se transforma em outra coisa. Em HDR ela é mais brilhante, que a QN90B/C. Em SDR vai ter as cores naturais e detalhes na imagem que a 90B/C não mostra.
 
- Sou programador, vou utilizar o "monitor" para trabalho, junto com um monitor ASUS 28" 4K 60Hz na vertical;
- Vou ficar mais ou menos uns 60cm da tela (quando estiver trabalhando), estou há dois dias utilizando uma TV Samsung 43" 4K 60Hz como teste, até agora não tive problemas com a distância, cansaço dos olhos, etc...
Tenho um cenário bem parecido com o seu (e até a mesma distância), usava uma tv 43" 4k de entrada como monitor há uns 5 anos, e recentemente fiz o upgrade pra LG C2 42, achei a qualidade de imagem bem legal, e fica lindo com dark mode do editor de texto haha

Não jogo muito nem sou muito exigente com isso mas ficou legal pra jogar meu dotinha ou algum outro jogo single player com controle sentado mais afastado.

Como vc vai usar por muito tempo, uma coisa a notar é que vez ou outra vc percebe a imagem toda se mexendo um pouco pros lados (função da tv de mover todos os pixels pra evitar burn-in), e ela tem uma parada de brilho automático que não entendi bem como funciona, mas não me incomodou até então.

Se onde vc ficar tiver muita incidência do sol, talvez o reflexo possa ficar desconfortável também.

Tendo ciência dessas coisas, eu recomendo o modelo pra esse uso, acho bem legal.
 
PS: A QN90B de 43" é a MESMA tv da QN90C de 43". A MESMA.

Ouça a voz da experiência:

Tive a QN90B de 43" e digo que não vale a pena. Tem ótimo contraste e brilho, porém três coisas matam a tv:

- Pixel response: Tem MUITO, MUITO "arrasto" na imagem. Tem vários nomes, como ghosting, smearing, etc etc. Quando a imagem é escura (Division, Metal gear, Splinter cell, etc) aí o negócio fica grotesco. Você só vê borrão;
- Ângulo de visão: Os modelos de 43 e de 50 que são VA, não possuem o filtro de visão. Então vai ficar aquele "glowing" típico de quando você fica fora de visão do painel VA saca? O meio com as cores bonitas e as laterais com as cores lavadas, justamente por estar próximo da TV;
- Local dimming ruim no modo jogo: A Tv faz que os pequenos "highlights" fiquem mudos, e perca totalmente a definição de dentro da imagem. Exemplo são huds. Você praticamente só vê o contorno do ícone. O conteúdo não vê nada.

Dito tudo isso, peguei uma C2 de 42" e a vida é outra. TV perfeita. Eu já tive outras oleds, tenho a QN90B de 65" e a C2 dá uma surra de pau mole em todas que tive.

Vá de C2 e seja feliz. A sensação da imagem é outra coisa. Qualquer jogo fica lindo e maravilhoso nela. O jogo se transforma em outra coisa. Em HDR ela é mais brilhante, que a QN90B/C. Em SDR vai ter as cores naturais e detalhes na imagem que a 90B/C não mostra.
voce teve mesmo uma qn90b ????????

PS: A QN90B de 43" é a MESMA tv da QN90C de 43". A MESMA.

rtings discroda de voce, tanto que em alguns pontos a 90b e melhor que 90c

jogo de tudo na mina e nao vejo nada de so borrao na tela, e olha que jogo varios jogos bem rapido heim.

som oled vai dat uma melhor experiencia, porem se tiver o medo do burnin vai de qn90b

que esta entre as 5 melhores tvs para se usar como monitor, em alguns pontos melhor que a lg c2

ainda bem que faz esses testes e rtings...

ou vai de lg c2,c3
ou vai de qn90b
 
voce teve mesmo uma qn90b ????????

PS: A QN90B de 43" é a MESMA tv da QN90C de 43". A MESMA.

rtings discroda de voce, tanto que em alguns pontos a 90b e melhor que 90c

jogo de tudo na mina e nao vejo nada de so borrao na tela, e olha que jogo varios jogos bem rapido heim.

som oled vai dat uma melhor experiencia, porem se tiver o medo do burnin vai de qn90b

que esta entre as 5 melhores tvs para se usar como monitor, em alguns pontos melhor que a lg c2

ainda bem que faz esses testes e rtings...

ou vai de lg c2,c3
ou vai de qn90b

- QNB90C do Rtings é a de 55" com painel ADS. A QN90B e a QN90C de 43" e 50" são painel VA.
- Números do RTINGS sem um teste do dia-a-dia não são nada. Isso é AMPLAMENTE discutido em fórums de tecnologia afora
- Você não ver, não significa que não tem.
- Ser agressivo e falar do que não entende, sem nem conseguir interpretar um review, não leva a nada amigo.

@b0x Algumas imagens para você e links para entender melhor o que falei da QN90B/C. Na verdade, toda a linha QLED com local dimming da Samsung tem esse problema
Isso é problema do ALGORITIMO da samsung. Eu tive Q8C, Q7FN, Q80B, QN85A, QN90A e QN90B e todas tinham esse problema.

O post é sobre a QN90A mas todas tem o mesmo problema. No AVS tem diversos tópicos falando sobre esse problema crônico do algoritmo da Samsung

Minuto 3:40


Olhe os números do tempo que leva o pixel de ir para cores e iluminação neutra/baixa para acender. Chega a 40ms ficando na média de 20/30. É MUITO alto isso.


Um link da Q90T. Mas é exatamente isso que tem na QN90B/C painel VA.


E tem outras coisas como o HDR da OLED é MUITO melhor que o das Neo Qled, mesmo com os números de nits menores, e etc.
 
Só uma correção aí na parte que eu grifei: Vc não pode generalizar pegando LCDS de entrada e comparar com uma LED Intermediária ou Premium com local de escurecimento. Eu já testei várias TVS. Tenho uma OLED porque sou da época das Plasmas(essas já humilhavam as LCDS), mas não existe mais esse negócio de preferir usar em SDR do que HDR porque as cores são lavadas. Já tem bastante tempo que isso não existe mais. Também não tem mais essa de preto cinza.

Pode pegar TVS antigas como as Sammy NU8000, RU8000, Q60R que já vai ter um contraste e nível de preto de excelente qualidade. O mesmo eu digo do HDR. Nem precisa ir para as TVS mais Premium como as Q70R, Q80R, Q80T, Q90T, Q80A, QN85A, QN95A, QN85B, QN95B.

Nem mesmo em TVS sem local de escurecimento como a antiga Sammy Q60R vc já não tem mais isso. Eu conheço quem tem uma Q60R. Por isso posso falar com propriedade. Assim como conheço quem tem uma NU8000.

Depois vai lá no Rtings e veja o Review dessas TVS. Nem lembro mais os anos das NU8000 e Q60R. Mas são beeem antigas. Mais antigas que a minha LG 55B8 que é de 2018.
Não entrei muito a fundo nesse aspecto para o texto não ficar grande demais, mas foi justamente por isso que destaquei que é superior a ''maioria'' dos LCDs - existem algumas telas intermediárias e premium que oferecem algo legal e capaz de fazer frente, mas no geral como o OLED tem um padrão de qualidade praticamente definido e inerente a própria tecnologia, isso praticamente garante que todas as telas OLED terão um excelente HDR, ao passo que não é possível dizer o mesmo das telas LCDs uma vez que depende de características implementadas em cada painel e na maioria das vezes só se encontra em painéis premium.

Sou um pouco cético quanto a painéis de entrada e até mesmo intermediário, depois de experimentar um bom HDR reproduzido próximo ao seu potencial ideal, é dificil achar que essas telas conseguem fazer algo realmente legal, já tive algumas telas entre monitores e TVs e sempre ficou a sensação que faltava algo... descobri o que faltava quando realmente vi um HDR excelente. Já SDR, dentro dos limites técnicos de cada tecnologia, nenhum painel faz muito feio e da sensação de ``capado``, o HDR você realmente precisa de um painel que consiga te entregar um equilíbrio de qualidades para ser fiel ao seu ideal.

Por exemplo, você citou a NU8000 e já tive uma pra uso geral e pra mim não chega nem perto do que um HDR bem executado pode oferecer. Até o contraste de um painel VA que é o ponto forte da tecnologia passa a ser mediano depois de um OLED, e olha que VA não é acinzentado como a maioria dos IPS e nem precisa falar muito de TN que só é parâmetro pra competitivo, mas tbm perde pro OLED.

Enfim, o que mais experimentei em relação ao HDR com algumas telas LCDs de entrada/intermediário e que vejo em reviews de telas que não testei é que a falta de um excelente contraste ou a falta de capacidade de produzir maior brilho são coisas que geralmente afetam esses painéis e a falta de qualidade e equilíbrio nesses critérios geralmente prejudica muito a qualidade final do HDR e não deixa o usuário experimentar o verdadeiro potencial da tecnologia.

Na minha opinião, se o usuário tiver que pagar um valor mais alto em um painel LCD mais sofisticado para conseguir um bom HDR, compensa ir logo no OLED que é uma tecnologia superior como um todo em outros aspectos.
 
Última edição:
- QNB90C do Rtings é a de 55" com painel ADS. A QN90B e a QN90C de 43" e 50" são painel VA.
- Números do RTINGS sem um teste do dia-a-dia não são nada. Isso é AMPLAMENTE discutido em fórums de tecnologia afora
- Você não ver, não significa que não tem.
- Ser agressivo e falar do que não entende, sem nem conseguir interpretar um review, não leva a nada amigo.

@b0x Algumas imagens para você e links para entender melhor o que falei da QN90B/C. Na verdade, toda a linha QLED com local dimming da Samsung tem esse problema
Isso é problema do ALGORITIMO da samsung. Eu tive Q8C, Q7FN, Q80B, QN85A, QN90A e QN90B e todas tinham esse problema.

O post é sobre a QN90A mas todas tem o mesmo problema. No AVS tem diversos tópicos falando sobre esse problema crônico do algoritmo da Samsung

Minuto 3:40


Olhe os números do tempo que leva o pixel de ir para cores e iluminação neutra/baixa para acender. Chega a 40ms ficando na média de 20/30. É MUITO alto isso.


Um link da Q90T. Mas é exatamente isso que tem na QN90B/C painel VA.


E tem outras coisas como o HDR da OLED é MUITO melhor que o das Neo Qled, mesmo com os números de nits menores, e etc.



rtings sempre foi referencia mundial, agora nao e mais ??


90b vs 90c
 
rtings sempre foi referencia mundial, agora nao e mais ??

E onde falei que não é referência?

Falei que existe diferença em teste sintético e teste com situação real.


90b vs 90c

Provando que você não sabe entender/interpretar review ou specs ou ler.

Esse comparativo que mandou é do modelo de 65". Uma é panel va e outra ads

E a 90b de 43" está na sessão de monitores

E Já falei que os tamanhos de 43 e 50 da B e da C são painel VA.

55b, 65b va
55c, 65c ads
 
Última edição:
Não entrei muito a fundo nesse aspecto para o texto não ficar grande demais, mas foi justamente por isso que destaquei que é superior a ''maioria'' dos LCDs - existem algumas telas intermediárias e premium que oferecem algo legal e capaz de fazer frente, mas no geral como o OLED tem um padrão de qualidade praticamente definido e inerente a própria tecnologia, isso praticamente garante que todas as telas OLED terão um excelente HDR, ao passo que não é possível dizer o mesmo das telas LCDs uma vez que depende de características implementadas em cada painel e na maioria das vezes só se encontra em painéis premium.

Sou um pouco cético quanto a painéis de entrada e até mesmo intermediário, depois de experimentar um bom HDR reproduzido em seu próximo ao seu potencial ideal, é dificil achar que essas telas conseguem fazer algo realmente legal, já tive algumas telas entre monitores e TVs e sempre ficou a sensação que faltava algo... descobri o que faltava quando realmente vi um HDR excelente. Já SDR, dentro dos limites técnicos de cada tecnologia, nenhum painel faz muito feio e da sensação de ``capado``, o HDR você realmente precisa de um painel que consiga te entregar um equilíbrio de qualidades para ser fiel ao seu ideal.

Por exemplo, você citou a NU8000 e já tive uma pra uso geral e pra mim não chega nem perto do que um HDR bem executado pode oferecer. Até o contraste de um painel VA que é o ponto forte da tecnologia passa a ser mediano depois de um OLED, e olha que VA não é acinzentado como a maioria dos IPS e nem precisa falar muito de TN que só é parâmetro pra competitivo, mas tbm perde pro OLED.

Enfim, o que mais experimentei em relação ao HDR com algumas telas LCDs de entrada/intermediário e que vejo em reviews de telas que não testei é que a falta de um excelente contraste ou a falta de capacidade de produzir maior brilho são coisas que geralmente afetam esses painéis e a falta de qualidade e equilíbrio nesses critérios geralmente prejudica muito a qualidade final do HDR e não deixa o usuário experimentar o verdadeiro potencial da tecnologia.

Na minha opinião, se o usuário tiver que pagar um valor mais alto em um painel LCD mais sofisticado para conseguir um bom HDR, compensa ir logo no OLED que é uma tecnologia superior como um todo em outros aspectos.

É que do jeito que vc falou ficou parecendo que qualquer painel que não fosse OLED tinha preto cinza e HDR lavado, apagado.

Como eu disse, com um bom local de escurecimento isso melhora bastante. Mas recomendo usar no Máximo/Alto e não no Mínimo ou Médio. Muito menos desligá-lo.

Quem já viu uma Sammy Q80A e/ou QN85A bem calibradas sabe muito bem o que estou falando. E nem são Modelos Top/Premium.

Ou mesmo as mais antigas Q7FN, Q70R, Q80R não possuem preto cinza e HDR lavado, apagado e morto aonde vc prefere usar elas em SDR e deixar o HDR desativado.

E quem não está acostumado com Plasma e/ou OLED mesmo uma TV sem local de escurecimento como as Q6FN e Q60R podem agradar e já apresentar um HDR com boas cores e boa vivacidade e claridade. O contraste e nível de preto também muito bom. Logicamente não no mesmo nível das TVS com local de escurecimento. Mas longe de ser um preto cinza como vc fala. Esse preto cinza é mais encontrado em painéis IPS de TVS de entrada. Pois mesmo as novas TVS Intermediárias ou Premium usando IPS/ADS não tem mais preto cinza. Vide as Q90T, Q80A, QN85A. Todas com painel IPS/ADS. Logicamente que vc tem que deixar esse recurso do local de escurecimento ativado. E se possível no Auto/Máximo. Se desligar vai passar a ser uma TV comum de entrada. Capiche!

Portanto tem que ficar atento ao que saímos dizendo por aí.

E esses novos modelos C da Sammy ficaram horrorosos de mais. Estão usando um Painel IPS de outra fabricante de pior qualidade. Os modelos A de 2021 são nitidamente superiores. E mesmo os modelos que vem com VA também estão inferiores.

A Sammy cagou feio nos modelos desse ano. Só salva a sua QD OLED S90C.

E LG só compensa se for OLED. Recomendo passarem bem longe das TVS de LCDS da fabricante.
 
Última edição:
Eu to usando uma 43QN90C e é grotesco pra uso como monitor, chega a ser pior que meu antigo LG 34WPC65-b (que é um painel VA low end).




Até postei no tópico de QLEDs na sessão de TV mas pro pessoal lá ta tudo certo e tem nada de errado lul
 
Eu to usando uma 43QN90C e é grotesco pra uso como monitor, chega a ser pior que meu antigo LG 34WPC65-b (que é um painel VA low end).




Até postei no tópico de QLEDs na sessão de TV mas pro pessoal lá ta tudo certo e tem nada de errado lul

Eu to usando uma 43QN90C e é grotesco pra uso como monitor, chega a ser pior que meu antigo LG 34WPC65-b (que é um painel VA low end).




Até postei no tópico de QLEDs na sessão de TV mas pro pessoal lá ta tudo certo e tem nada de errado lul


Vc ligou o interpolador da TV? Essas TVS sem ser Plasma(isso vale para OLED também)não da para usar sem ativar. Fica muito ruim sem usar. As imagens em movimento perdem bastante resolução dinâmica. Nas Plasmas nem tinham esse problema.

Aqui na OLED até o BFI eu tenho que usar. Se não nem da para assistir a programação esportiva. Como ainda tenho uma Plasma(Pana 50V20)eu prefiro assistir TV nela do que na OLED.

Na Plasma vc tem 1080linhas Dinâmicas sem usar Interpolador nenhum. Em LCDS e OLEDS se não usá-lo não vai ter mais que 300linhas. E para ter próximo de mil linhas tem que usar ele no máximo. Aí nem recomendo porque vem vários colaterais junto. Só compensa usar no Médio mesmo.
 
É que do jeito que vc falou ficou parecendo que qualquer painel que não fosse OLED tinha preto cinza e HDR lavado, apagado.

Como eu disse, com um bom local de escurecimento isso melhora bastante. Mas recomendo usar no Máximo/Alto e não no Mínimo ou Médio. Muito menos desligá-lo.

Quem já viu uma Sammy Q80A e/ou QN85A bem calibradas sabe muito bem o que estou falando. E nem são Modelos Top/Premium.

Ou mesmo as mais antigas Q7FN, Q70R, Q80R não possuem preto cinza e HDR lavado, apagado e morto aonde vc prefere usar elas em SDR e deixar o HDR desativado.

E quem não está acostumado com Plasma e/ou OLED mesmo uma TV sem local de escurecimento como as Q6FN e Q60R podem agradar e já apresentar um HDR com boas cores e boa vivacidade e claridade. O contraste e nível de preto também muito bom. Logicamente não no mesmo nível das TVS com local de escurecimento. Mas longe de ser um preto cinza como vc fala. Esse preto cinza é mais encontrado em painéis IPS de TVS de entrada. Pois mesmo as novas TVS Intermediárias ou Premium usando IPS/ADS não tem mais preto cinza. Vide as Q90T, Q80A, QN85A. Todas com painel IPS/ADS. Logicamente que vc tem que deixar esse recurso do local de escurecimento ativado. E se possível no Auto/Máximo. Se desligar vai passar a ser uma TV comum de entrada. Capiche!

Portanto tem que ficar atento ao que saímos dizendo por aí.

E esses novos modelos C da Sammy ficaram horrorosos de mais. Estão usando um Painel IPS de outra fabricante de pior qualidade. Os modelos A de 2021 são nitidamente superiores. E mesmo os modelos que vem com VA também estão inferiores.

A Sammy cagou feio nos modelos desse ano. Só salva a sua QD OLED S90C.

E LG só compensa se for OLED. Recomendo passarem bem longe das TVS de LCDS da fabricante.
Bem, não creio que a nada mal colocado em termos se pensarmos em uma conclusão mais geral, existe Rtings, TFT Central, entre outros lugares com excelentes reviews técnicos para analises mais minuciosas, mas no fim o que realmente importa é a experiencia prática de tudo isso que o usuário vai sentir, e também devemos lembrar que irá ser utilizado como monitor no caso do pessoal aqui.

Veja bem, penso da seguinte forma: quem está em duvida se deve comprar uma C2 ou TV X, geralmente ainda não usou uma tela de qualidade melhor e tá procurando mais informações, e a maioria das telas LCDs que custam o preço da C2 ou menos geralmente são inferiores em aspectos.

O preto pode ser cinza ou até mais escuro, depende de cada painel LCD, mas nunca igual a C2, a maioria desses painéis não tem a mesma qualidade de cores, a maioria desses painéis tem problemas com distorção de ângulo que atrapalha a fidelidade de cores, entre outros diversos detalhes que podem se combinar ou alternar como ponto negativo nas telas LCDs/LEDs e que geralmente não é um problema para OLED.

Demais aspectos dispensa até comentários de pior ou tão piores que geralmente são (Tempo de resposta, ghost, imput lag, etc...) o que deixa péssimo o uso como monitor.

A minha ideia é realmente dá uma pincelada geral no assunto e quem tiver mais interesse fazer uma pesquisa mais profunda por essas tecnologias e telas, além do mais, acho que o cerne principal aqui e que é duvida do pessoal é o uso da TV como um todo para monitor.

A minha experiencia pessoal, por exemplo, sem ir a termos técnicos, é que eu nunca tinha utilizado um HDR de verdade até a C2... as telas que eu tinha faltava profundidade nas cores ou faltava brilho, era sempre um problema ou os dois... e geralmente quando você chegava no equilíbrio (Calibração) de um bom "HDR'', era apenas algo um pouquinho melhor que um SDR bem executado - acredito que a maioria que está com a duvida se deve comprar uma C2, não tem referência de um bom uso do HDR e a experiencia que tem é próxima a essa que descrevi.

Eu mesmo não tive uma referencia por muito tempo - até subestimava o HDR por isso. A maioria, mesmo sem entender o técnico, vai sentir que o HDR não tem nada demais... ou é ''lavado'', ou tem ''cores um pouquinho mais forte'', ou as ''cores mudam a tonalidade'' ou a imagem ''brilha um pouquinho mais''... Quem ainda não usou uma tela com boa capacidade pra HDR, não viu de fato o HDR no seu potencial.

Uma Q80A "calibrada" só é ''legal'' até o cara conhecer uma C2, depois disso se torna bem mediana em HDR e inferior em quase todos os demais aspectos - tudo bem, é mais barata, mas não recomendaria nem como monitor, fica devendo muito em outros aspectos.

A principal intenção no meu texto é justamente demonstrar que a tecnologia de OLED pode entregar qualidade premium em características por um excelente CxB. Você tem painéis LCDs capazes de rivalizar com a C2 no HDR e até superar, mas o que adianta se geralmente são caros e inferior em outros aspectos? A maioria aqui nem teria interesse se o preço for maior. As OLEDs acabam sendo a melhor pedida, mesmo com alguns contras ainda.

Até concordo muito com o que você está falando na parte técnica, mas acho que a nossa discordância é mais por uma questão de perspectiva quanto a expectativa de qualidade, se um usuário experimentar o HDR em um painel OLED, a exigência dele para qualidade do HDR aumentará bastante... e no fim, quando você sai desse aspecto do HDR que não é o cerne principal do tópico (Até por isso não aprofundei nisso), a OLED é praticamente superior em todos os outros demais aspectos, com exceção do brilho, clean type e o risco de burn in (já melhorou muito, mas ainda não é perfeito), e a C2 de 42 é um excelente CxB pensando em algo premium.
 
Última edição:
O preto pode ser cinza ou até mais escuro, mas nunca igual a C2, a maioria desses painéis não tem a mesma qualidade de cores, a maioria desses painéis tem problemas com distorção de ângulo que atrapalha a fidelidade de cores, entre outros diversos detalhes que podem se combinar ou alternar como ponto negativo nas telas LCDs/LEDs e que geralmente não é um problema para OLED.

ate entendo sim que oled e melhor..

agora me explica como uma tela apagada vai ter preto cinza ????????

desculpa, ais voce esta errado em alguns pontos


como uma tela que o backlight desligado vai geral algum tipo de cor ??????

entao nao e bem assim que so faz preto cinza..
 
ate entendo sim que oled e melhor..

agora me explica como uma tela apagada vai ter preto cinza ????????

desculpa, ais voce esta errado em alguns pontos


como uma tela que o backlight desligado vai geral algum tipo de cor ??????

entao nao e bem assim que so faz preto cinza..
Não entendi muito bem suas perguntas, não fazem sentido, no caso de tela LCD é essencial o blacklight, aliás em que pontos estou errado exatamente?

Vou tentar falar um pouco sobre o funcionamento de um painel LCD e OLED.

Uma tela LCD não gera luz própria, ela precisa de uma iluminação de fundo que são feitas por lâmpadas led (retro iluminação), numa tela LCD é justamente a iluminação de fundo que deixa o preto com esse aspecto mais acinzentado (a iluminação afeta o contraste), ai existem tecnologias que ajudam a diminuir o problema, como o escurecimento local que permite o painel não acender essas lâmpadas nas áreas escuras e ajuda a melhorar o nível de preto... quanto mais leds espalhados pela tela, mais eficiente e preciso o escurecimento local que pode ser feito.

Geralmente telas com um bom escurecimento local são mais caras, e isso por si só não corrige outros pontos fracos dos painéis do tipo IPS, VA e TN que não está presente no OLED.

Por falar em OLED, cada pixel nesse painel é orgânico e até por isso emite luz quando recebe energia, ou seja, não precisa de iluminação de fundo como LCD.
Ai cada pixel pode ser ativado ou desligado individualmente o que ajuda a formar imagens com contraste infinito, e por consequência, o melhor preto em imagem que existe. O escurecimento local feito por leds nas LCDs, é por zona, não por pixel, ou seja, a precisão é menor e até por isso, dependendo da implementação pode ter pontos contras.

Até por isso o HDR no OLED é superior a maioria das telas LCDs, essa precisão por pixel sem algum ponto contra entrega uma das melhores experiências.

O moral da história é: Existem telas LCDs excelente, outras nem tanto, mas todas tem altos e baixos, OLED provavelmente é a tecnologia que menos tem contras no que se refere a qualidade e desempenho - e esse papo todo é só pra isso.

Por isso recomendei a C2 para o dono do tópico, alias, recomendaria qualquer painel OLED, é um outro nível de experiencia.
 
Última edição:
Não entendi muito bem suas perguntas, não fazem sentido, no caso de tela LCD é essencial o blacklight, aliás em que pontos estou errado exatamente?

Vou tentar falar um pouco sobre o funcionamento de um painel LCD e OLED.

Uma tela LCD não gera luz própria, ela precisa de uma iluminação de fundo que são feitas por lâmpadas led (retro iluminação), numa tela LCD é justamente a iluminação de fundo que deixa o preto com esse aspecto mais acinzentado (a iluminação afeta o contraste), ai existem tecnologias que ajudam a diminuir o problema, como o escurecimento local que permite o painel não acender essas lâmpadas nas áreas escuras e ajuda a melhorar o nível de preto... quanto mais leds espalhados pela tela, mais eficiente e preciso o escurecimento local que pode ser feito.

Geralmente telas com um bom escurecimento local são mais caras, e isso por si só não corrige outros pontos fracos dos painéis do tipo IPS, VA e TN que não está presente no OLED.

Por falar em OLED, cada pixel nesse painel é orgânico e até por isso emite luz quando recebe energia, ou seja, não precisa de iluminação de fundo como LCD.
Ai cada pixel pode ser ativados ou desligado individualmente o que ajuda a formar imagens com contraste infinito, e por consequência, o melhor preto em imagem que existe.

Até por isso o HDR no OLED é superior a maioria das telas LCDs.

O moral da história é: Existem telas LCDs excelente, outras nem tanto, mas todas tem altos e baixos, OLED provavelmente é a tecnologia que menos tem contras no que se refere a qualidade e desempenho - e é só isso.

Por isso recomendei a C2 para o dono do tópico, alias, recomendaria qualquer painel OLED, é um outro nível de experiencia.
se voce nao entendeu, fazer o que.....
vamo tentar de outra forma...



se mesmo assim voce ainda nao entender, nao sei mais o que fazer.
 
se voce nao entendeu, fazer o que.....
vamo tentar de outra forma...



se mesmo assim voce ainda nao entender, nao sei mais o que fazer.

Ah, valeu. Você postou um vídeo desmontrando o que descrevi, valeu por complementar.

Agora... Ainda não sei em quais pontos exatamente eu estou errado. Até agora não explicou, mas tudo bem...

E o questionamento sobre o blacklight ainda continha sem sentido. Nem com escurecimento local as telas LCDs ficam com o preto melhor que OLED, além disso, mesmo melhorando o nível de preto com o escurecimento local, vc ainda tem os problemas típicos do painel (Distorção de cores com o ângulo, baixo volume/saturação de cores, smearing, rastro, muito reflexo, pretos esmagados se o escurecimento for mal implementado, etc... Os problemas apenas se alternam ou combinam, conforme o tipo de painel - VA,IPS,TN- utilizado nas LCDs).

Enfim, ao pessoal, principalmente pra quem vai usar como monitor - jogar casual ou competitivo, trabalhar, consumir mídia em SDR ou HDR - minha recomendação por uma tela OLED como experiência definitiva, pouquíssimos contras e monitorando dá pra pegar um preço bacana.
 
Última edição:
Ah, valeu. Você postou um vídeo desmontrando o que descrevi, valeu por complementar.

Agora... Ainda não sei em quais pontos exatamente eu estou errado. Até agora não explicou, mas tudo bem...

E o questionamento sobre o blacklight ainda continha sem sentido. Nem com escurecimento local as telas LCDs ficam com o preto melhor que OLED, além disso, mesmo melhorando o nível de preto com o escurecimento local, vc ainda tem os problemas típicos do painel. ( Distorção de cores com o ângulo, baixo volume/saturação de cores, smearing, rastro, muito reflexo, pretos esmagados se o escurecimento for mal implementado, etc... Os problemas apenas se alternam ou combinam, conforme o tipo de painel - VA,IPS,TN- utilizado nas LCDs).

Enfim, ao pessoal, principalmente pra quem vai usar como monitor - jogar casual ou competitivo, trabalhar, consumir mídia em SDR ou HDR - minha recomendação por uma tela OLED como experiência definitiva, pouquíssimos contras e monitorando dá pra pegar um preço bacana.
ta ne... deixa pra la
 
Bem, não creio que a nada mal colocado em termos se pensarmos em uma conclusão mais geral, existe Rtings, TFT Central, entre outros lugares com excelentes reviews técnicos para analises mais minuciosas, mas no fim o que realmente importa é a experiencia prática de tudo isso que o usuário vai sentir, e também devemos lembrar que irá ser utilizado como monitor no caso do pessoal aqui.

Veja bem, penso da seguinte forma: quem está em duvida se deve comprar uma C2 ou TV X, geralmente ainda não usou uma tela de qualidade melhor e tá procurando mais informações, e a maioria das telas LCDs que custam o preço da C2 ou menos geralmente são inferiores em aspectos.

O preto pode ser cinza ou até mais escuro, depende de cada painel LCD, mas nunca igual a C2, a maioria desses painéis não tem a mesma qualidade de cores, a maioria desses painéis tem problemas com distorção de ângulo que atrapalha a fidelidade de cores, entre outros diversos detalhes que podem se combinar ou alternar como ponto negativo nas telas LCDs/LEDs e que geralmente não é um problema para OLED.

Demais aspectos dispensa até comentários de pior ou tão piores que geralmente são (Tempo de resposta, ghost, imput lag, etc...) o que deixa péssimo o uso como monitor.

A minha ideia é realmente dá uma pincelada geral no assunto e quem tiver mais interesse fazer uma pesquisa mais profunda por essas tecnologias e telas, além do mais, acho que o cerne principal aqui e que é duvida do pessoal é o uso da TV como um todo para monitor.

A minha experiencia pessoal, por exemplo, sem ir a termos técnicos, é que eu nunca tinha utilizado um HDR de verdade até a C2... as telas que eu tinha faltava profundidade nas cores ou faltava brilho, era sempre um problema ou os dois... e geralmente quando você chegava no equilíbrio (Calibração) de um bom "HDR'', era apenas algo um pouquinho melhor que um SDR bem executado - acredito que a maioria que está com a duvida se deve comprar uma C2, não tem referência de um bom uso do HDR e a experiencia que tem é próxima a essa que descrevi.

Eu mesmo não tive uma referencia por muito tempo - até subestimava o HDR por isso. A maioria, mesmo sem entender o técnico, vai sentir que o HDR não tem nada demais... ou é ''lavado'', ou tem ''cores um pouquinho mais forte'', ou as ''cores mudam a tonalidade'' ou a imagem ''brilha um pouquinho mais''... Quem ainda não usou uma tela com boa capacidade pra HDR, não viu de fato o HDR no seu potencial.

Uma Q80A "calibrada" só é ''legal'' até o cara conhecer uma C2, depois disso se torna bem mediana em HDR e inferior em quase todos os demais aspectos - tudo bem, é mais barata, mas não recomendaria nem como monitor, fica devendo muito em outros aspectos.

A principal intenção no meu texto é justamente demonstrar que a tecnologia de OLED pode entregar qualidade premium em características por um excelente CxB. Você tem painéis LCDs capazes de rivalizar com a C2 no HDR e até superar, mas o que adianta se geralmente são caros e inferior em outros aspectos? A maioria aqui nem teria interesse se o preço for maior. As OLEDs acabam sendo a melhor pedida, mesmo com alguns contras ainda.

Até concordo muito com o que você está falando na parte técnica, mas acho que a nossa discordância é mais por uma questão de perspectiva quanto a expectativa de qualidade, se um usuário experimentar o HDR em um painel OLED, a exigência dele para qualidade do HDR aumentará bastante... e no fim, quando você sai desse aspecto do HDR que não é o cerne principal do tópico (Até por isso não aprofundei nisso), a OLED é praticamente superior em todos os outros demais aspectos, com exceção do brilho, clean type e o risco de burn in (já melhorou muito, mas ainda não é perfeito), e a C2 de 42 é um excelente CxB pensando em algo premium.

Rapaz eu tenho OLED e já tive e ainda tenho Plasmas. Já tive a Pana 42PV70 de 2007 que era HD720p e dava show nas LCDS Full HD1080p da época. Ainda tenho a Pana 50V20 de 2010 que prefiro assistir TV nela devido ao seu Motion superior do que em qualquer outra TV existente por aí.

Já vi uma infinidade de TVS. Inclusive conheço quem tem uma OLED da Pana(GZ1000) e vários modelos da LG como B7, B8, C8, B9, C9, C1, C2.

Eu devo sair da minha OLED da LG apenas para uma QD OLED da Sammy. Testei a S90C(=S90B)e as cores, shadows details e detalhamento tem uma nítida vantagem e melhora sobre as OLEDS da LG. Isso usando elas no modo Filmaker. Já no Brilho/Luminância nem vi tanta diferença assim.

O que não se discute é a superioridade dos painéis OLEDS. Assim como não se discutia sobre Plasma VS LCD onde as Plasmas eram Nitidamente superiores.

Mas como eu disse, não existe mais isso de preto cinza há bastante tempo. Não interessa se vc já usou uma Plasma e/ou OLED. Mesmo já tendo usado vc não vai ter preto cinza. Logicamente respeitando o que eu disse. Não vai querer pegar uma LG Nano Cell da vida com Painel IPS e querer comparar com uma Mini Led da Sammy com Painel IPS/ADS. A LG sim vai ser bastante inferior. Mesmo ambas sendo painel ADS/IPS. Na verdade essa Mni Led(QN85A/QN85B)mesmo usando painel ADS/IPS vai ser superior a vários modelos com painel VA existente por aí. E vai apresentar cores melhores também. Fora o ângulo de visão. A única coisa que o VA vai levar alguma vantagem é no shadows details.

DETALHE: O grande problema das LEDS está no blooming que é aquele clarão quando vc está em cenas noturnas e vem algum objeto iluminado na tela. Na Q80R isso era horrível. Mesmo vc diminuindo o local de escurecimento ainda ficava bem ruim. Na Q80A isso melhorou bastante. Se colocar o local de escurecimento no médio já alivia bastante. Na QN85A tem mais desse problema do que na Q80A. Pois o brilho/luminância é bem maior. Teria que ir para as Q90A e QN95A para melhorar devido elas possuírem bem mais zonas.
 
Rapaz eu tenho OLED e já tive e ainda tenho Plasmas. Já tive a Pana 42PV70 de 2007 que era HD720p e dava show nas LCDS Full HD1080p da época. Ainda tenho a Pana 50V20 de 2010 que prefiro assistir TV nela devido ao seu Motion superior do que em qualquer outra TV existente por aí.

Já vi uma infinidade de TVS. Inclusive conheço quem tem uma OLED da Pana(GZ1000) e vários modelos da LG como B7, B8, C8, B9, C9, C1, C2.

Eu devo sair da minha OLED da LG apenas para uma QD OLED da Sammy. Testei a S90C(=S90B)e as cores, shadows details e detalhamento tem uma nítida vantagem e melhora sobre as OLEDS da LG. Isso usando elas no modo Filmaker. Já no Brilho/Luminância nem vi tanta diferença assim.

O que não se discute é a superioridade dos painéis OLEDS. Assim como não se discutia sobre Plasma VS LCD onde as Plasmas eram Nitidamente superiores.

Mas como eu disse, não existe mais isso de preto cinza há bastante tempo. Não interessa se vc já usou uma Plasma e/ou OLED. Mesmo já tendo usado vc não vai ter preto cinza. Logicamente respeitando o que eu disse. Não vai querer pegar uma LG Nano Cell da vida com Painel IPS e querer comparar com uma Mini Led da Sammy com Painel IPS/ADS. A LG sim vai ser bastante inferior. Mesmo ambas sendo painel ADS/IPS. Na verdade essa Mni Led(QN85A/QN85B)mesmo usando painel ADS/IPS vai ser superior a vários modelos com painel VA existente por aí. E vai apresentar cores melhores também. Fora o ângulo de visão. A única coisa que o VA vai levar alguma vantagem é no shadows details.

DETALHE: O grande problema das LEDS está no blooming que é aquele clarão quando vc está em cenas noturnas e vem algum objeto iluminado na tela. Na Q80R isso era horrível. Mesmo vc diminuindo o local de escurecimento ainda ficava bem ruim. Na Q80A isso melhorou bastante. Se colocar o local de escurecimento no médio já alivia bastante. Na QN85A tem mais desse problema do que na Q80A. Pois o brilho/luminância é bem maior. Teria que ir para as Q90A e QN95A para melhorar devido elas possuírem bem mais zonas.
Não discordo de nada que você apontou aí do ponto de vista técnico, uma excelente explicação.

Apenas discordo sobre afirmar que não existe mais preto cinza, sendo que ainda existem telas com preto cinza, telas com um preto ok, telas com escurecimento local ruim, médio e bom (Depende da quantidade de zonas de LED), tem telas com tudo quanto é nível de preto quando o assunto é LCDs.
Se você for pra monitores, aí é mais fácil ainda encontrar esse preto cinza, mas nenhuma dessas telas é superior a OLED (Apesar de algumas chegarem há um bom nível de preto - alguns problemas vem nos contras do escurecimento local no geral).

Sendo bem sincero? Eu nem estou discutindo se OLED é superior ou não a LCD, é meio unanime nossas opiniões e acho que estamos de acordo quanto a isso, o objetivo na verdade é explicar o porque é melhor e por que vale a pena talvez até pagar um valor maior por essa experiencia.

Mas no meio dessa discussão... o que não faz sentido é esse apego com essa questão do preto cinza que você e o @NEVERNICKRJ focaram tanto sendo que o principal ponto nesse tópico é o USO PARA MONITOR e pensando nisso há várias outras coisas a se destacar além dessa.

Quanto eu citei preto cinza, ainda falei: ''no geral'', não significa que todas são preto cinza, mas existem telas ainda com o preto cinza, assim como telas melhores (Você tem muitos modelos de painéis LCD no mercado pra tudo quanto é gosto, OLED são alguns modelos).

A discussão não é apenas o HDR, e mesmo que fosse, OLED é praticamente perfeito e a garantia de um bom uso dessa tecnologia que nem todas as LCDs podem garantir, está faltando aprimorar o brilho para atingir a perfeição, e ainda assim atualmente já é muito satisfatório porque tem níveis de preto perfeitos, uniformidade impecável, volume de cores excelente, rastreamento de PQ EOTF perfeito (Vejo muita tela LCD com esse problema e faz total diferença no HDR), enfim... QD-OLED então ainda melhora alguns pontos dos painéis WOLED como você mesmo explicou de forma excelente e que torna essa experiencia ainda melhor.

Se eu fosse comprar uma TV pra uso exclusivo do consumo do HDR, talvez teria opções alternativas a OLED, inferior um pouquinho para essa finalidade, mas com preço menor que me deixaria satisfeito no geral, mesmo sem ser OLED... apesar que pessoalmente ainda preferiria juntar o dinheiro e comprar uma OLED pelo conjunto, ainda é no mínimo uma experiencia superior como um todo, mas o uso é pra monitor... e aí o OLED meio que abre uma vantagem mais absurda ainda quando vamos olhar vários aspectos para isso (Não tem Smearing, não tem Ghost, não tem florescência (blomming), tempo de resposta instantâneo, sem distorções do ângulo em cores, pretos perfeitos, uniformidade de preto e cinza perfeitos, etc...)

O maior problema para uso como monitor talvez seja o Clean Type por causa do arranjo dos pixels, ainda assim tem como contornar e melhorar muito, no resto é praticamente perfeito (Tem que tomar as medidas de precação para o burn in tbm), o mesmo não é possível dizer de telas LCDs.

Pra ficar bem claro, não estou falando que uma tela LCD não vai poder agradar um público e é descartável... eu mesmo usei por muitos anos satisfeito, mas sendo bem sincero: a realidade é que depois que você passa para OLED... qualquer coisa menos que isso começa a desagradar bastante porque OLED é quase perfeito e o LCD não está nem perto disso. O autor do tópico e algumas pessoas tinham dúvidas sobre a C2 como monitor... a resposta tá aí: Comparável a sair de 60hz para 144hz, de 1080P para 4K... essa é a evolução que essa troca de painel propõe - upgrade de qualidade de imagem e de desempenho da imagem absurdo.

Se a gente tivesse em um tópico para discutir somente a finalidade como HDR lá na área de TVs, essa conversa poderia ficar mais ampla e com mais alternativas, apesar de ainda achar a experiencia do OLED muito completa mesmo para essa finalidade, mas aqui é área de monitores, pessoal tá comprando principalmente para usar como monitor, e aí quando o nome de uma tela OLED é colocado na mesa.... meio não tem nem o que pensar muito a não ser o financeiro.

No caso da C2, ao meu ver, os usuários podem ir sem medo de ser feliz. Pode custar até uns 2K a mais que uma LCD legal que ainda assim é mais tela.
 
Última edição:
porra cara eu so uso como monitor, SE ATE AGORA VOCE NAO ENTENDEU COMO FUNCIONA UMA TV OU MONITOR MINI LED...

como um lcd apagado vai gerar preto cinza ???????????

ta dificil de entender ??????

haehaehaehaehaehaehaehahaheaheahehaehaehaehaehaehahehheheahehae

agora o textao



olha que como cinza
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo