Não gosto de complicar e nem sou cego. Todo, TODO aparelho/modelo têm alguma falha. Nenhum produto é perfeito e acho que qualquer um vê isso facilmente. Todo modelo de celular novo (e não só celulares) que sai apresenta uma lista de usuários insatisfeitos ou por conta de problemas ou por conta de características do aparelho que não agradam um grupo de pessoas. Eu tive um Galaxy S, depois migrei para o S2 no mês de lançamento dele no Brasil e AMBOS são aparelhos muito bons, foram os "tops" nas épocas em que foram lançados e ambos tinham vários usuários insatisfeitos mas nem por isso o aparelho deixou de ser um sucesso. Não defendo com unhas e dentes o aparelho (S3), mas acho uma me*** gente vir aqui e chorar "ah, que isso não presta pq isso e aquilo" sendo que o aparelho está atendendo 100% outras pessoas. Enquanto não aparecer números, pesquisas feitas por um órgão/empresa/o que for, enfim, que comprovem que é a maioria das pessoas que possuem problemas com o aparelho, não se pode afimar que o aparelho é problemático desse jeito, ou que a rom do mesmo é ruim. Eu falei que é bom porque o aparelho funciona 100% pra mim? De alguma forma, sim, falei, mas usando a mesma abordagem de quem fala "ah, o aparelho é ruim pq aqui tem problemas".
Tópicos com críticas, reclamando de problemas, vc verá em vários fóruns mundo a fora e isso vale para TODO tipo de produto, inclusive o tão "Deus" iPhone, mas o que difere um aparelho REALMENTE problemático de um modelo bem sucedido é a quantidade de reclamações que vc vê por aí, e no caso do S3 mesmo... posso estar errado, mas eu trabalhei por mais de 1 ano desenvolvendo aplicativos Android, mexia com celular todo santo dia e tinha necessidade de estar sempre antenado sobre a plataforma Android, e leituras no XDA tanto sobre modelos quanto sobre desenvolvimento Android eram frequentes, quase diárias, e no caso do S2, por exemplo, tenho a impressão que surgiram mais reclamações dele, na época do lançamento, do que do S3. Por isso o S2 não presta? Jamais! O S3 é perfeito? Também não, é normal que tenha gente reclamando, mas não parece ser um número absurdo assim. Eu falei "parece" porque ninguém tem provas. O S3 tem reclamaões de consumo de bateria, blz... o S2 tinha bem mais gente chiando, na época do lançamento, da qualidade e desempenho do GPS dele. O S1 e o S2 sofriam (e sofrem ainda) de um problema comum: quando vc tinha muitos aplicativos instalados no cartão de memória externo (via funcionalidade do sistema mesmo, sem usar um app2SD), o celular reiniciava com frequência e de forma aleatória, do nada. Esses problemas, ao meu ver, foram muito mais expostos, as reclamações foram bem mais constantes do que a reclamação de consumo de bateria do S3, só para ilustrar.
Vc falou de "esquecimento de updates" da rom brasileira, mas a coisa não é mágica! Não é assim "ah, saiu lá na Coréia hj um update, amanhã tá aqui" porque a matriz não fica no Brasil e as empresas não são mágicas, ninguém faz milagre. Pegar código feito pelos outros (feitos na matriz da empresa na Coréia, por exemplo) e adaptar ao modelo nacional do aparelho e às necessidades e restrições do mercado nacional NÃO é uma tarefa simples, de poucas horas de trabalho. Existe uma coisa chamada burocracia (às vezes, buRROcracia), existem ainda questões culturais, leis, o tempo de tradução de textos para português, fazer ajustes em código fonte feito por terceiros, por isso tudo que um update que sai lá na pqp pode levar semanas para chegar aqui. Achar que um update que saiu lá ontem vai chegar aqui amanhã é acreditar em conto de fadas. Ah, mas o update que saiu no Reino Unido já saiu para os S3 dos EUA... blz, ambos falam a mesma língua, têm culturas com semelhanças maiores do que a nossa cultura comparada a de outros países, então é mais fácil fazer os ajustes necessários no update.
Por fim, eu nunca defendi que um probleminha qualquer deve ser resolvido na assistência técnica. Eu defendo que um problema que POSSA SER DE HARDWARE, SIM, vale mais a pena acionar a garantia porque quase ninguém manja de hardware ou tem ferramentas para corrigir uma falha física no aparelho. E como o seu problema foi com consumo de bateria, do mesmo jeito que poderia (e pelo jeito, foi) ser software, poderia ser uma falha de hardware, não acha?? Por isso eu sugeri que buscasse uma assistência. Aliás, pra dar um exemplo: vendi meu antigo S2 esses dias. O aparelho começou a dar problema no wifi e o cara que comprou acionou a garantia. Não parecia ser falha de software? Pois é, pra resolver o problema a Samsung teve que trocar a placa do aparelho! Era falha de hardware.
Bloquear em que momento? Quando o aparelho está travado?? Nunca ouvi falar de algum modo "normal" de bloquear tecla de volume no sistema operacional (aplicativos conseguem, enquanto estão rodando em 1o plano, alterar o comportamento da tecla de volume), talvez tenha alguma forma com o aparelho rooteado.