[TÓPICO DEDICADO] Samsung Qled (60, 70, 80, 95, R e T)

Tenho achado em alguns filmes HDR certas cenas muito escuras na QN85B em ambiente sem luz, nesse caso o que seria melhor pra tornar as cenas mais claras, mas sem comprometer o contraste e preservar detalhes tanto no espectro black como nos highlight?

Colocar contrast enhancer no médio ou subir uns 2 pontos no shadow detail?
Shadow detail só aumenta o detalhe de cenas escuras, não afeta cenas claras.

Contrast enhancer no baixo costuma resolver, mas eu acho que fica brilhante demais pra assistir de noite. Outra opção mais sutil seria botar o local dimming em padrão, ou aumentar o ST.2084.
 
Humm entendi, mas qual seria a opção menos agressiva no sentido de preservar detalhes e conferir a aparência mais natural possível?
Aumentar o ST.2084 não mexeria na curva de gamma e deixaria a imagem mais clara como um todo?
O shadow detail em 2 faria clipping em cenas escuras?
Queria resolver essa questão mas mantendo o local dimming no alto..
 
Humm entendi, mas qual seria a opção menos agressiva no sentido de preservar detalhes e conferir a aparência mais natural possível?
Aumentar o ST.2084 não mexeria na curva de gamma e deixaria a imagem mais clara como um todo?
O shadow detail em 2 faria clipping em cenas escuras?
Queria resolver essa questão mas mantendo o local dimming no alto..

Sim, aumentar o ST.2084 vai mexer na curva de gama e deixar a imagem mais clara como um todo.

Mas qualquer outra opção vai mexer na curva de gama também, lembra que vc quer clarear a imagem, mas a TV nos highlights já tá trabalhando no pico de brilho dela.

A opção que eu mais gosto pra clarear um pouco a imagem como um todo é botar o local dimming no padrão.
 
Sim, aumentar o ST.2084 vai mexer na curva de gama e deixar a imagem mais clara como um todo.

Mas qualquer outra opção vai mexer na curva de gama também, lembra que vc quer clarear a imagem, mas a TV nos highlights já tá trabalhando no pico de brilho dela.

A opção que eu mais gosto pra clarear um pouco a imagem como um todo é botar o local dimming no padrão.
Humm entendi, mas local dimming padrão não entregaria pretos menos absolutos?
Testei aqui o shadow detail em +1 e acredito que tenha melhorado a questão sem alterar tanto a imagem.
Vou testar depois também o local dimming em standard pra ver se agrada
 
Peguei a de 55 por 5.359 com cupom,vai voltar 1.071 e considerando vender o hadset da logitec por uns 750a tv fica na casa dos 3,560😁
Screenshot-20221006-212404-Mint-Browser.jpg
IMG-20221006-212722-993.jpg
Alguma notícia? Até hoje ta preparando pedido aqui
 
Pessoal, estou pensando em pegar a QN90B de 50" pra acompanhar o Series X que pretendo pegar em breve. Mas nunca tive uma Samsung (apenas LG) e queria saber qual a experiência de vocês com a marca.

Já ouvi gente falando que depois da garantia a TV pifa mas não sei se dá pra confiar nesses relatos soltos pela internet. Porém, aqui no fórum acho que as pessoas são mais criteriosas e por isso queria saber da opinião de vocês.
 
Pessoal, peguei uma QN90B 43 pol. na promoção da fast.
Percebi que o G-Sync está habilitado no painel de controle NVIDIA, porém no teste do pêndulo ele não me permite selecionar a opção ''G-SYNC''.
A tela não apresenta rasgos mas estou sentindo uma fluidez não tão grande, e uma vez que não senti a mesma coisa quando fiz o teste numa OLED c/ G-SYNC nativo fiquei na dúvida...
Alguém sabe dizer se quando eu tento mudar pro G-Sync no pendulo e ele não muda ele não está funcionando?
 
Pessoal, peguei uma QN90B 43 pol. na promoção da fast.
Percebi que o G-Sync está habilitado no painel de controle NVIDIA, porém no teste do pêndulo ele não me permite selecionar a opção ''G-SYNC''.
A tela não apresenta rasgos mas estou sentindo uma fluidez não tão grande, e uma vez que não senti a mesma coisa quando fiz o teste numa OLED c/ G-SYNC nativo fiquei na dúvida...
Alguém sabe dizer se quando eu tento mudar pro G-Sync no pendulo e ele não muda ele não está funcionando?
Aqui 4k@144Hz modo jogo aparece selecionado G-Sync no teste.
Qual a sua taxa de atualização? Segundo RTings diz que que não funciona a 120Hz e no lugar fica ativado v-sync.
Queria mudar pra 120Hz pra testar mas desapareceu pra selecionar no painel da Nvidia e pra resolver isso tem que reinstalar o driver de vídeo marcando a opção de resetar config.
 
Aqui 4k@144Hz modo jogo aparece selecionado G-Sync no teste.
Qual a sua taxa de atualização? Segundo RTings diz que que não funciona a 120Hz e no lugar fica ativado v-sync.
Queria mudar pra 120Hz pra testar mas desapareceu pra selecionar no painel da Nvidia e pra resolver isso tem que reinstalar o driver de vídeo marcando a opção de resetar config.
Obrigado pela resposta!
Na verdade, quando eu ligo o modo jogo, ele não me permite selecionar nenhuma outra opção que não seja os 144hz.
Além disso, outra coisa que me incomodou é que no mesmo modo game não consigo nem selecionar uma resolução de 2560x1440 e nem criar (o ''criar resolução'' fica acinzentado''). Minhas únicas alternativas são as resoluções ultra-wide, da própria samsung.
Já quando desligo o modo jogo posso escolher os 1440p normalmente, bem como selecionar hz de 144, 120, 100... mas aí o g-sync sai de cena e nem aparece.
Acho que vou dar um reiniciar de fábrica pra ver se algo muda...
 
Obrigado pela resposta!
Na verdade, quando eu ligo o modo jogo, ele não me permite selecionar nenhuma outra opção que não seja os 144hz.
Além disso, outra coisa que me incomodou é que no mesmo modo game não consigo nem selecionar uma resolução de 2560x1440 e nem criar (o ''criar resolução'' fica acinzentado''). Minhas únicas alternativas são as resoluções ultra-wide, da própria samsung.
Já quando desligo o modo jogo posso escolher os 1440p normalmente, bem como selecionar hz de 144, 120, 100... mas aí o g-sync sai de cena e nem aparece.
Acho que vou dar um reiniciar de fábrica pra ver se algo muda...

Aconteceu a mesma coisa aqui. Até ontem estava usando 4k@120Hz e tinha diversas resoluções/taxa atualização pra selecionar inclusive essa 1440p e hoje simplesmente desapareceu.
A solução seria reinstalar o driver como falei com reset. Outra opção seria ativar Melhoria de Sinal de entrada na opção de conexões no menu da tv. Isso parece habilitar mais resoluções.
Se não adiantar acho melhor voltar pra config de fábrica. Cheguei a ter problemas com sinal de vídeo com ruídos de pixel que só resolveu depois de dar reset na tv.
 
Valeu demais, Tamakin!
Farei isso logo menos e dou um feedback aqui para os que precisarem posteriormente.
Sobre a TV, estou nos 07 dias de teste, ainda pensativo se fico ou não.
O valor foi, pra mim, incrível contabilizando o G935 que é um fone de muito valor.
Mas tenho uma C1 para comparação e a sensação de micro-stutters nessa TV atual foi bem alta comparado à LG.
Além da questão de contraste e etc que é difícil de bater. Quando tirei ''lado-a-lado'' com a OLED, a TV tem uma imagem incrível. Gostei muito dos níveis de preto inclusive. Mas comparar com esse painel é f... hehe
Sinto que se conseguir manejar essa questão da sensação de fluidez com o g-sync (possivelmente) ficarei com ela. Mas se não, realmente é algo que me incomodou de certa forma, sempre senti uma fluidez incrível na c1 e vi alguns relatos na internet dizendo o mesmo. Espero que a coisa melhore.
Com relação ao restante das coisas que o pessoal geralmente comentava (blooming, ghosting, etc) sinceramente, na prática, não vi nada que me atrapalhasse. Mas sou um usuário ''leigo'' em tvs hehe talvez para aqueles com um olhar mais refinado isso possa incomodar
 
Humm entendi, mas local dimming padrão não entregaria pretos menos absolutos?
Testei aqui o shadow detail em +1 e acredito que tenha melhorado a questão sem alterar tanto a imagem.
Vou testar depois também o local dimming em standard pra ver se agrada

Cara, eu não percebo diferença nenhuma nos pretos entre local dimming alto e standard, na moral. Só o tone mapping mesmo, que é mais neutro no alto, mas imagem mais escura por isso, enquanto é um pouco hypado no standard.

Shadow detail clareia cenas escuras, como eu disse, se o problema era esse. Mas as cenas claras continuam iguais.

Em HDR eu até tô usando o shadow detail em +1 na minha QN85A também, pra combater o black crush.

O que deixar a imagem melhor tá valendo, opção não falta.
 
Tenho achado em alguns filmes HDR certas cenas muito escuras na QN85B em ambiente sem luz, nesse caso o que seria melhor pra tornar as cenas mais claras, mas sem comprometer o contraste e preservar detalhes tanto no espectro black como nos highlight?

Colocar contrast enhancer no médio ou subir uns 2 pontos no shadow detail?
no HDR bota pra torar o otimizador de contraste em baixo, deixa o local em padrão (ou não rs), e diminui (se caso deixar local em padrão) gamma e sombra, GG

mas ai aqui deixo luz de fundo em 40
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Q80T BR/EU redescobri que ela tem quase 900 nits de brilho HDR, por isso sempre diminuo kkk, além do maior contraste nativo de todas tvs linha 2020
 
Última edição:
Alguém conseguiu habilitar o dolby atmos na tv + soundbar via hdmi usando placa de vídeo amd? Comprei uma rx 6600m e não consegui, se conectar o cabo hdmi direto na soundbar funciona mas fica sem o modo jogo, na minha antiga placa uma gtx 550ti funcionava normal o atmos.
 
Eh, essas configurações nessa QN90B são, muito aleatórias. Citei ate algumas coisas em outro tópico.

*Problema de fluidez mesmo com sinal HDMI expandido e em 120Hz só foi resolvido indo para 144. Aí o G-Sync entra em cena.
*Desligar o modo game ainda não me habilita a fuçar outros modos de tela como Filmmaker, na OLED dá.
*Sistema Tyzen EXTREMAMENTE TRAVADO, tipo, travado mesmo. De haver horas que dou um comando no controle remoto e ter que esperar um bocado pra resposta aparecer na tela.
*Algumas opções ao usar não consegui voltar para o modo PC, só desligando e ligando a TV.

Essa TV precisa de um update pra ontem!
 
Bom saber que não é só por aqui. rs
Realmente, uma grande bagunça. Tô começando a compreender melhor agora.
De fato, reinstalar o Driver me trouxe diversas opções de resolução, bem como ativou o G-SYNC na demo e, não só isso, mudou o jogo da água pro vinho. Não sabia que a diferença era tanta assim, já estava acostumado com o G-SYNC do meu antigo monitor, mas é bizarro. Papo de devolver a TV se o G-sync não entra aqui.
02 falhas novas:
1) 1440p 144hz, agora, deixa somente um pedaço da tela ativo. O restante fica preto. In-game, o jogo tenta ''esticar'' a imagem e fica aquela beleza...
2) As configurações retonaram ao que eram antes depois de desligar a tv umas 3x - voltou a aparecer só os 144hz. Reinstalei o Driver novamente e, novamente, resoluções normais.

Curiosamente, 1440p 120hz foi uma resolução que rodou o G-SYNC aqui, enquanto 100hz o G-SYNC continua não sendo ativado.
Enfim, baderna rs mas por agora, muito mais contente com a TV. o G-SYNC, pra mim, foi de fato um divisor de águas. Espero que não deixe de funcionar em atualizações rs
 
Bom saber que não é só por aqui. rs
Realmente, uma grande bagunça. Tô começando a compreender melhor agora.
De fato, reinstalar o Driver me trouxe diversas opções de resolução, bem como ativou o G-SYNC na demo e, não só isso, mudou o jogo da água pro vinho. Não sabia que a diferença era tanta assim, já estava acostumado com o G-SYNC do meu antigo monitor, mas é bizarro. Papo de devolver a TV se o G-sync não entra aqui.
02 falhas novas:
1) 1440p 144hz, agora, deixa somente um pedaço da tela ativo. O restante fica preto. In-game, o jogo tenta ''esticar'' a imagem e fica aquela beleza...
2) As configurações retonaram ao que eram antes depois de desligar a tv umas 3x - voltou a aparecer só os 144hz. Reinstalei o Driver novamente e, novamente, resoluções normais.

Curiosamente, 1440p 120hz foi uma resolução que rodou o G-SYNC aqui, enquanto 100hz o G-SYNC continua não sendo ativado.
Enfim, baderna rs mas por agora, muito mais contente com a TV. o G-SYNC, pra mim, foi de fato um divisor de águas. Espero que não deixe de funcionar em atualizações rs
o Sistema da sua eh travado tbm?
 
Acho que descobri como resolver essa limitação pra alterar resolução/taxa atualização no 43QN90B bastando mudar de GPU para Display como tá nessa imagem. Descobri isso depois de reinstalar o driver de vídeo então não sei se resolve definitivamente mas sempre que altero pra GPU ele só deixa selecionar 144Hz no 4K.

 
Alguém sabe como faz para aparecer em tempo real o fps dos jogos do PS5 na "50QN90B" ?
 
Última edição:
Eh, essas configurações nessa QN90B são, muito aleatórias. Citei ate algumas coisas em outro tópico.

*Problema de fluidez mesmo com sinal HDMI expandido e em 120Hz só foi resolvido indo para 144. Aí o G-Sync entra em cena.
*Desligar o modo game ainda não me habilita a fuçar outros modos de tela como Filmmaker, na OLED dá.
*Sistema Tyzen EXTREMAMENTE TRAVADO, tipo, travado mesmo. De haver horas que dou um comando no controle remoto e ter que esperar um bocado pra resposta aparecer na tela.
*Algumas opções ao usar não consegui voltar para o modo PC, só desligando e ligando a TV.

Essa TV precisa de um update pra ontem!
A minha as vezes acontece isso do sistema parece que travar e só alguns segundos depois o controle voltar a responder
Também já aconteceu da tela ficar toda esbranquiçada, sem dar pra enxergar nada e ter que reiniciar a TV, mas foi só duas vezes
Estou pensando em resetar ela para as configurações de fábrica, dizem que ajuda a resolver alguns problemas, porém vc pode tentar a opção suporte > cuidados do dispositivo, ela faz uma pequena manutenção da TV limpando a memória e fechando aplicativos em segundo plano, e também um soft reboot segurando o botão de desligar do controle por alguns segundos, aqui pelo menos nos últimos dias parou de travar depois disso
 
Última edição:
o Sistema da sua eh travado tbm?

Rapaz, confesso que pouco usei o sistema pra te dar um feedback melhor.
Pra não dizer que nada aconteceu, assim que liguei a TV e tentei entrar no netflix, ali ficou. Podia sair e entrar de novo, desligar a TV, etc etc... nada funcionada. Acabei deixando de lado e pra ser sincero nem sei se isso resolveu ou não rs travou total.
De resto, pro meu uso diário que é coisa de segundos (ir até a porta HDMI do PC) eu acho que poderia ser mais ágil e responsivo sim, mas uso muito pouco pra te dar um feedback melhor
 
Rapaz, confesso que pouco usei o sistema pra te dar um feedback melhor.
Pra não dizer que nada aconteceu, assim que liguei a TV e tentei entrar no netflix, ali ficou. Podia sair e entrar de novo, desligar a TV, etc etc... nada funcionada. Acabei deixando de lado e pra ser sincero nem sei se isso resolveu ou não rs travou total.
De resto, pro meu uso diário que é coisa de segundos (ir até a porta HDMI do PC) eu acho que poderia ser mais ágil e responsivo sim, mas uso muito pouco pra te dar um feedback melhor
Vai no menu de configurações -> Opção da tela inicial -> desmarca "Começar com o início do Smart Hub"

Isso fará sua TV iniciar automaticamente sempre na última entrada que vc utilizou

Alguém conseguiu habilitar o dolby atmos na tv + soundbar via hdmi usando placa de vídeo amd? Comprei uma rx 6600m e não consegui, se conectar o cabo hdmi direto na soundbar funciona mas fica sem o modo jogo, na minha antiga placa uma gtx 550ti funcionava normal o atmos.

Você tentou ativar o "Dolby Atmos for Home Theater" nas configurações do Windows? clique direito no ícone de som -> config do viva-voz e vê se tem essa opção

Não sei se é isso mesmo, pois não tenho soundbar, mas pra usar o Dolby Atmos da TV mesmo no PC eu tenho que ativar essa opção
 
Vai no menu de configurações -> Opção da tela inicial -> desmarca "Começar com o início do Smart Hub"

Isso fará sua TV iniciar automaticamente sempre na última entrada que vc utilizou



Você tentou ativar o "Dolby Atmos for Home Theater" nas configurações do Windows? clique direito no ícone de som -> config do viva-voz e vê se tem essa opção

Não sei se é isso mesmo, pois não tenho soundbar, mas pra usar o Dolby Atmos da TV mesmo no PC eu tenho que ativar essa opção
Opa, muito obrigado! Descobrindo aos pouquinhos os recursos hehe farei isso já!!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo