• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Samsung Qled (60, 70, 80, 95, R e T)

Dafuq, o @LeBaldi é terrorista da imagem.

HDR com brilho no 10 é matar o HDR. A curva EOTF vai pro chão e todas as cenas ficam muito mais escuras do que a intenção do diretor.

Se tá muito claro, primeiro eu tentaria diminuir o gamma (ST.2084). Se mesmo assim não for suficiente, pode baixar o brilho até ficar confortável. Mas a princípio a ideia é usar com brilho no máximo mesmo. Por causa disso, eu só uso o brilho automático em SDR. Mas se te ajudar a não ficar cego assistindo HDR à noite, tudo bem usar.
Fica nada, assisto tudo super de boa, deixar no topo é como se eu tivesse com a luz do quarto acesa.. sem condição de assistir nada nela... inclusive quando eu jogo no PS4 e volto pra entrada do PC ele sei lá pq não volta no modo Grafico, mas sim no Entretenimento e meu deus aquilo é pra cegar! hahahahaha... no gama eu mexo mas ele só na real aumenta o "contraste" da imagem, deixando mais escura e metendo mais brilho ainda! uhahuhauhuauha

Sério não sei como vcs conseguem hahahaha... ou vcs assistem as coisas com luz acesa... ai sim se precisa de bastante brilho pra vencer a claridade
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mano tenta baixar a luz de fundo mesmo no HDR, a minha tv tem 719 nits e deixo 40

A sua tem fuckin's 1222 nits

Eu baixo porque não sou amante de brilho como muitos (meu pai inclusive kk) e minha percepção de contraste cai com brilho no talo

No SDR deixo 25 tanto assistir e jogar
Exatamente meu caso.... eu fico P da vida de pegar celular do meu pai pq ele topa o brilho no máximo... parece q to pegando uma lanterna pra olhar de frente hahahaha

Por isso que falam que eu faço combinação bizarra... mas na real eu vou compensando algumas coisas ao usar o brilho baixo, e equilibro ao gosto pra ter um preto bem escuro e cores vivas... mesmo com brilho baixo
 
Sério não sei como vcs conseguem hahahaha... ou vcs assistem as coisas com luz acesa... ai sim se precisa de bastante brilho pra vencer a claridade
Meu conhecimento de causa é só teórico. A TV mais brilhante que eu tenho é a The Frame, que só tem 550 nits. Mas nela ao menos o brilho HDR é sempre no máximo, mesmo em documentários de natureza, e na escuridão total é onde o HDR fica melhor.

Teoricamente, deveria ser a mesma coisa em qualquer outra TV, a mesma claridade nas sombras e tons médios, e os nits extras seriam só pra aumentar os detalhes e a fidelidade nos highlights muito brilhantes, luz do sol, essas coisas. Mas na prática, imagino que não seja bem assim.
 
Alias olha fiz um teste agora aqui, abri o ProCam e setei um valor fixo de ISO 640 e velocidade em 1/30s... AF=0 e Balanço de branco 5600K... e tirei 2 fotos

Essa primeira é como eu uso aqui, estou com a luz do ventilador em 30% de 9W em branco frio... e nessa foto estou usando o padrão Gráfico com Contraste em 20n Nitidez em 11, cor em 35, Otimizador de contraste em Baixo e o resto padrão... Economia de Energia setado pro mínimo 3

wZUSEPv.jpg


Agora mantendo as configurações do app fixo... mudei pro padrão Entretenimento, lá ta tudo topado o Brilho e o Contraste, sem o economia de energia ativado, pode reparar que o brilho é tanto que a luz roxa invade a lente da camera e espalha, deixando tudo acinzentado de tanta luz!

G2CoFOK.jpg


Então o problema é como e onde usa... no HDR eu tenho a mesma coisa, e dependendo ainda o Local Dimming acaba não tendo uma info boa e me escurece muito em cenas escuras e mete um canhão de luz na minha cara em cenas claras hahahahaha... tanto que eu configurei ele pra ou Padrão ou Baixo pq me irritava muito certas cenas onde mostrava por exemplo um corredor meio escuro e virava e tinha uma janela clara... ai ficava brincando de clareia e escurece hahahahaha

Mas como falei tbm meu quarto é pequeno (acho que tem ai pouco mais de 3x3m)... e ele é bem escuro pois minha porta da pra um corredor e a janela idem ( nessa época de inverno é mais escuro ainda hahahaa)... então usar o brilho alto me incomoda d+... o que já é um caso diferente da sala onde tem bastante janela... lá a AU800 mesmo fica tbm com o automatico ligado mas na noite mesmo ele fica no 25-30... de dia ele com ctz fica nos 40 pra cima

Alias claro que por foto ele da uma estouradinha e não é bem o que a gente vê ao vivo né... mas da pra notar como ela ilumina tudo em volta com o brilho máximo hahahaha
 
Última edição:
Alias olha fiz um teste agora aqui, abri o ProCam e setei um valor fixo de ISO 640 e velocidade em 1/30s... AF=0 e Balanço de branco 5600K... e tirei 2 fotos

Essa primeira é como eu uso aqui, estou com a luz do ventilador em 30% de 9W em branco frio... e nessa foto estou usando o padrão Gráfico com Contraste em 20n Nitidez em 11, cor em 35, Otimizador de contraste em Baixo e o resto padrão... Economia de Energia setado pro mínimo 3

wZUSEPv.jpg


Agora mantendo as configurações do app fixo... mudei pro padrão Entretenimento, lá ta tudo topado o Brilho e o Contraste, sem o economia de energia ativado, pode reparar que o brilho é tanto que a luz roxa invade a lente da camera e espalha, deixando tudo acinzentado de tanta luz!

G2CoFOK.jpg


Então o problema é como e onde usa... no HDR eu tenho a mesma coisa, e dependendo ainda o Local Dimming acaba não tendo uma info boa e me escurece muito em cenas escuras e mete um canhão de luz na minha cara em cenas claras hahahahaha... tanto que eu configurei ele pra ou Padrão ou Baixo pq me irritava muito certas cenas onde mostrava por exemplo um corredor meio escuro e virava e tinha uma janela clara... ai ficava brincando de clareia e escurece hahahahaha

Mas como falei tbm meu quarto é pequeno (acho que tem ai pouco mais de 3x3m)... e ele é bem escuro pois minha porta da pra um corredor e a janela idem ( nessa época de inverno é mais escuro ainda hahahaa)... então usar o brilho alto me incomoda d+... o que já é um caso diferente da sala onde tem bastante janela... lá a AU800 mesmo fica tbm com o automatico ligado mas na noite mesmo ele fica no 25-30... de dia ele com ctz fica nos 40 pra cima

Alias claro que por foto ele da uma estouradinha e não é bem o que a gente vê ao vivo né... mas da pra notar como ela ilumina tudo em volta com o brilho máximo hahahaha
Não sabia que vc usava a TV como monitor.

Brilho é inversamente proporcional à distância (ou ao quadrado da distância, sei lá). Então se a TV estiver na sua cara, realmente não dá, tem que abaixar, te dou razão.
 
Não sabia que vc usava a TV como monitor.

Brilho é inversamente proporcional à distância (ou ao quadrado da distância, sei lá). Então se a TV estiver na sua cara, realmente não dá, tem que abaixar, te dou razão.
Siiiiim uso de monitor hahahaha... falo que é o mesmo que trabalhar em um cinema :limo:

No dia a dia estou a coisa de 1m da tela... ainda quero comprar um suporte articulado pra prender na parede e afastar um pouco mais ela... pois da parede ainda tem uns 20cm ai que seriam super bem vindos... pra jogar eu varia entre sentado na cadeira tbm ou na cama... dai na cama sim fico a uns 3m dela... mas acaba sendo o máximo tbm
 
Meu conhecimento de causa é só teórico. A TV mais brilhante que eu tenho é a The Frame, que só tem 550 nits. Mas nela ao menos o brilho HDR é sempre no máximo, mesmo em documentários de natureza, e na escuridão total é onde o HDR fica melhor.

Teoricamente, deveria ser a mesma coisa em qualquer outra TV, a mesma claridade nas sombras e tons médios, e os nits extras seriam só pra aumentar os detalhes e a fidelidade nos highlights muito brilhantes, luz do sol, essas coisas. Mas na prática, imagino que não seja bem assim.
Master Gonira, te falar que faz sentido.
Acho que a samsung pecou nesse quesito quanto aos firmwares. Acredito que brilho máximo seja sim o ideal em muitos modelos, acontece que eles não calibram firmware por modelo. Será?
Pq um brilho máximo de uma tv com 550nits seria o que? Brilho (lê-se backlight) de 28~30 numa QN90A?
Eu ainda devo ir atrás de umas calibradas na internet e yt, mas já sei que não posso me guiar pelas recomendadas pra qn90a gringas, mas sim qn85a, por ser ads.
Pq aqui, no Reacher no caso, hdr da Prime, o filmaker mode jogava no máximo e o efeito blooming era kayoken acima de 8mil... E eu pensava: "pô, mas o pessoal dizia que o HDR o brilho TEM QUE ser no máximo... mas será?"
Sim, vcs até podem dizer pra dar uma calibrada, gosto pessoal e tal. Mas ainda acredito em trabalho conjunto e no bem comum (momento clichè).

Pq a gente não investiga isso? Pq eu já notei que o filmakermode tmb varia de acordo com o modelo de gamma. As vezes é o 2.2 as vezes são outros dependendo da fonte. E o filmaker muda pra cada. Tanto que as vezes eu ajusto um pouco e o ajuste fica atrelado a gamma. Se a gamma muda, volta pra calibragem de determinada gamma.
Exemplo:
gamma 2.2 eu ajusto o brilho pra x.
gamma st.2084 eu ajusto o brilho pra y.
Se eu mudo entre modos e depois o filmaker mode ajusta pra um outro gamma, a calibragem acompanha a gamma.
Aí... anos depois se eu mudo de volta pra gamma 2.2, a calibragem que fiz ou estava padrão, volta. Idexada a determinada gamma.
Ou seja, descobri que temos que nos atentar a calibragem não só aos modos, filme, filmaker... mas também as calibragens pra determinada gamma.
Ex2: Dentro de filme, um ajuste pra cada gamma. e no modo filmaker, tmb uma calibrada pra cada gamma.

Outro ponto interessante. o blur e judder redctions, também respondem de forma diferentes pra cada gamma. Pq ao assistir um filme no Star+, Reação em cadeia, antigo, notei que essas calibragens eram bem mais sensíveis. Enquanto que no yt ou outras fontes tinha reação diferente, demandando calibragens diferentes.
 
Master Gonira, te falar que faz sentido.
Acho que a samsung pecou nesse quesito quanto aos firmwares. Acredito que brilho máximo seja sim o ideal em muitos modelos, acontece que eles não calibram firmware por modelo. Será?
Pq um brilho máximo de uma tv com 550nits seria o que? Brilho (lê-se backlight) de 28~30 numa QN90A?
Eu ainda devo ir atrás de umas calibradas na internet e yt, mas já sei que não posso me guiar pelas recomendadas pra qn90a gringas, mas sim qn85a, por ser ads.
Pq aqui, no Reacher no caso, hdr da Prime, o filmaker mode jogava no máximo e o efeito blooming era kayoken acima de 8mil... E eu pensava: "pô, mas o pessoal dizia que o HDR o brilho TEM QUE ser no máximo... mas será?"
Sim, vcs até podem dizer pra dar uma calibrada, gosto pessoal e tal. Mas ainda acredito em trabalho conjunto e no bem comum (momento clichè).

Pq a gente não investiga isso? Pq eu já notei que o filmakermode tmb varia de acordo com o modelo de gamma. As vezes é o 2.2 as vezes são outros dependendo da fonte. E o filmaker muda pra cada. Tanto que as vezes eu ajusto um pouco e o ajuste fica atrelado a gamma. Se a gamma muda, volta pra calibragem de determinada gamma.
Exemplo:
gamma 2.2 eu ajusto o brilho pra x.
gamma st.2084 eu ajusto o brilho pra y.
Se eu mudo entre modos e depois o filmaker mode ajusta pra um outro gamma, a calibragem acompanha a gamma.
Aí... anos depois se eu mudo de volta pra gamma 2.2, a calibragem que fiz ou estava padrão, volta. Idexada a determinada gamma.
Ou seja, descobri que temos que nos atentar a calibragem não só aos modos, filme, filmaker... mas também as calibragens pra determinada gamma.
Ex2: Dentro de filme, um ajuste pra cada gamma. e no modo filmaker, tmb uma calibrada pra cada gamma.

Outro ponto interessante. o blur e judder redctions, também respondem de forma diferentes pra cada gamma. Pq ao assistir um filme no Star+, Reação em cadeia, antigo, notei que essas calibragens eram bem mais sensíveis. Enquanto que no yt ou outras fontes tinha reação diferente, demandando calibragens diferentes.
Tbm reparei nisso esses dias que testei de novo os modos e achei interessante... dependendo do filme o próprio modo Filme fica diferente... detalhe que como eu não curti os padrões eu não mexi... mas tem filme que o preset Filme e Film maker são iguais, bem puxado pro amarelado... porém esses dias coloquei no MIB Internacional se não me engano, e o modo Filme pouco mudou do Padrão que eu tava usando, já o Film maker ficou amarelado hahahaha... achei bem curioso isso
 
Pq a gente não investiga isso? Pq eu já notei que o filmakermode tmb varia de acordo com o modelo de gamma. As vezes é o 2.2 as vezes são outros dependendo da fonte. E o filmaker muda pra cada. Tanto que as vezes eu ajusto um pouco e o ajuste fica atrelado a gamma. Se a gamma muda, volta pra calibragem de determinada gamma.
Exemplo:
gamma 2.2 eu ajusto o brilho pra x.
gamma st.2084 eu ajusto o brilho pra y.
Se eu mudo entre modos e depois o filmaker mode ajusta pra um outro gamma, a calibragem acompanha a gamma.
Aí... anos depois se eu mudo de volta pra gamma 2.2, a calibragem que fiz ou estava padrão, volta. Idexada a determinada gamma.
Ou seja, descobri que temos que nos atentar a calibragem não só aos modos, filme, filmaker... mas também as calibragens pra determinada gamma.
Ex2: Dentro de filme, um ajuste pra cada gamma. e no modo filmaker, tmb uma calibrada pra cada gamma.
Eu acho que vc está se confundindo.

A TV salva as settings de HDR e de SDR separadamente, e alterna entre os dois presets automaticamente, dependendo de o conteúdo tocando ser em HDR ou não.

Se o gamma estiver em 2.2 ou em BT.1886, a TV tá em SDR. Esse NÃO É o modo em que é recomendado brilho no máximo.

Se o gamma for o ST.2084, aí sim, tá em HDR.

O que determina qual dos dois modos vai ser usado é o conteúdo exibido.
 
Master Gonira, te falar que faz sentido.
Acho que a samsung pecou nesse quesito quanto aos firmwares. Acredito que brilho máximo seja sim o ideal em muitos modelos, acontece que eles não calibram firmware por modelo. Será?
Pq um brilho máximo de uma tv com 550nits seria o que? Brilho (lê-se backlight) de 28~30 numa QN90A?
Eu ainda devo ir atrás de umas calibradas na internet e yt, mas já sei que não posso me guiar pelas recomendadas pra qn90a gringas, mas sim qn85a, por ser ads.
Pq aqui, no Reacher no caso, hdr da Prime, o filmaker mode jogava no máximo e o efeito blooming era kayoken acima de 8mil... E eu pensava: "pô, mas o pessoal dizia que o HDR o brilho TEM QUE ser no máximo... mas será?"
Sim, vcs até podem dizer pra dar uma calibrada, gosto pessoal e tal. Mas ainda acredito em trabalho conjunto e no bem comum (momento clichè).

Pq a gente não investiga isso? Pq eu já notei que o filmakermode tmb varia de acordo com o modelo de gamma. As vezes é o 2.2 as vezes são outros dependendo da fonte. E o filmaker muda pra cada. Tanto que as vezes eu ajusto um pouco e o ajuste fica atrelado a gamma. Se a gamma muda, volta pra calibragem de determinada gamma.
Exemplo:
gamma 2.2 eu ajusto o brilho pra x.
gamma st.2084 eu ajusto o brilho pra y.
Se eu mudo entre modos e depois o filmaker mode ajusta pra um outro gamma, a calibragem acompanha a gamma.
Aí... anos depois se eu mudo de volta pra gamma 2.2, a calibragem que fiz ou estava padrão, volta. Idexada a determinada gamma.
Ou seja, descobri que temos que nos atentar a calibragem não só aos modos, filme, filmaker... mas também as calibragens pra determinada gamma.
Ex2: Dentro de filme, um ajuste pra cada gamma. e no modo filmaker, tmb uma calibrada pra cada gamma.

Outro ponto interessante. o blur e judder redctions, também respondem de forma diferentes pra cada gamma. Pq ao assistir um filme no Star+, Reação em cadeia, antigo, notei que essas calibragens eram bem mais sensíveis. Enquanto que no yt ou outras fontes tinha reação diferente, demandando calibragens diferentes.
As variações de brilho e principalmente cor são bem recorrentes em diferentes conteúdos no HDR, em jogos também tanto que tem uns que é impraticável o HDR, como o Red Dead 2

Já SDR acho bem tranquilo, brilho 25 e f. Maker sempre, assisti ontem Uncharted 1080p@SDR e o upscale é excelente. Aliás eu nem tava esperando nada desse filme mas achei ele muito bom
 
Eu acho que vc está se confundindo.

A TV salva as settings de HDR e de SDR separadamente, e alterna entre os dois presets automaticamente, dependendo de o conteúdo tocando ser em HDR ou não.

Se o gamma estiver em 2.2 ou em BT.1886, a TV tá em SDR. Esse NÃO É o modo em que é recomendado brilho no máximo.

Se o gamma for o ST.2084, aí sim, tá em HDR.

O que determina qual dos dois modos vai ser usado é o conteúdo exibido.
Entendo que possa ter me confundido quanto as nomenclaturas de gamma.
E entendo que HDR e SDR sejam diferentes.
O que quis dizer é que notei essa transição. Mas agora vou ter que checar novamente para ver se está de fato mudando de 2.2 para ST.2084(hdr). Mas notei, tmb, que tem sim essa mudança entre gammas. As vezes a fonte ta em 2.2 e muda pra 1886 (e vice versa) e vi que mudava a config. De qlqr forma, mais tarde vou ver isso com calma.

Mas paralelo a isso, citei tmb quanto as diferenças de comportamento de movimento e outros detalhes.

E quanto aos nits?
To aprendendo ainda hahahaha
 
Master Gonira, te falar que faz sentido.
Acho que a samsung pecou nesse quesito quanto aos firmwares. Acredito que brilho máximo seja sim o ideal em muitos modelos, acontece que eles não calibram firmware por modelo. Será?
Pq um brilho máximo de uma tv com 550nits seria o que? Brilho (lê-se backlight) de 28~30 numa QN90A?
Eu ainda devo ir atrás de umas calibradas na internet e yt, mas já sei que não posso me guiar pelas recomendadas pra qn90a gringas, mas sim qn85a, por ser ads.
Pq aqui, no Reacher no caso, hdr da Prime, o filmaker mode jogava no máximo e o efeito blooming era kayoken acima de 8mil... E eu pensava: "pô, mas o pessoal dizia que o HDR o brilho TEM QUE ser no máximo... mas será?"
Sim, vcs até podem dizer pra dar uma calibrada, gosto pessoal e tal. Mas ainda acredito em trabalho conjunto e no bem comum (momento clichè).
Sobre o lance de tentar fazer uma "equivalência" entre o brilho de uma TV e outra, isso só faz sentido em SDR. Mas se vc não é um calibrador profissional, não é coisa pra se preocupar, coloque o brilho no que for confortável pra vc, de acordo com a iluminação ambiente.

Já em HDR, o funcionamento é diferente. A gradação de brilho é absoluta. Se o masterizador do filme define: "essa parede aqui vai ter 150 nits", na teoria ao menos, serão 150 nits tanto em uma TV com 300 nits de peak brightness quanto em uma TV de 1500 (ambas com brilho no máximo).

A diferença é nos highlights, tipo: "esse céu vai ter 600 nits, essa explosão vai ter 1000, esse chumaço de negócio vai ter 500"... Nesse caso aí, a TV com brilho alto vai mostrar 600 nits no primeiro, 1000 no segundo e 500 no terceiro, tudo certo. Já a TV de 300 nits vai mostrar 300 no primeiro, 300 no segundo e 300 no terceiro, pq isso é o máximo que a TV consegue mostrar, tudo clipado, adeus detalhes.
 
Sobre o lance de tentar fazer uma "equivalência" entre o brilho de uma TV e outra, isso só faz sentido em SDR. Mas se vc não é um calibrador profissional, não é coisa pra se preocupar, coloque o brilho no que for confortável pra vc, de acordo com a iluminação ambiente.

Já em HDR, o funcionamento é diferente. A gradação de brilho é absoluta. Se o masterizador do filme define: "essa parede aqui vai ter 150 nits", na teoria ao menos, serão 150 nits tanto em uma TV com 300 nits de peak brightness quanto em uma TV de 1500 (ambas com brilho no máximo).

A diferença é nos highlights, tipo: "esse céu vai ter 600 nits, essa explosão vai ter 1000, esse chumaço de negócio vai ter 500"... Nesse caso aí, a TV com brilho alto vai mostrar 600 nits no primeiro, 1000 no segundo e 500 no terceiro, tudo certo. Já a TV de 300 nits vai mostrar 300 no primeiro, 300 no segundo e 300 no terceiro, pq isso é o máximo que a TV consegue mostrar, tudo clipado, adeus detalhes.
Obrigado Master Gonira!

Já devo ter feito essa pergunta antes ou n lembro.
Se eu baixei algo em HDR e a tv não reconheceu e não ativou o filmaker mode, como resolver?
Apenas copiar o settings de uma calibração de algo em HDR da Prime/Star/Disney? (n tenho netflix)
 
Obrigado Master Gonira!

Já devo ter feito essa pergunta antes ou n lembro.
Se eu baixei algo em HDR e a tv não reconheceu e não ativou o filmaker mode, como resolver?
Apenas copiar o settings de uma calibração de algo em HDR da Prime/Star/Disney? (n tenho netflix)
Pra saber se a TV reconheceu o HDR ou não, o que vc tem que ver é a setting de gamma. Se estiver em ST.2084, o HDR tá ativado, e aí o preset, filmmaker, etcetera, vc pode escolher à vontade, que vai continuar em HDR.

Já se não aparecer o ST.2084, é pq a TV não reconheceu o conteúdo como HDR, e mexer em settings não vai adiantar nada.

Assista um pouco do conteúdo pra ver. Se a TV não ativar o HDR e a imagem estiver extremamente lavada e sem cor, rolou algum problema de detecção mesmo. Mas se a TV nao ativar o HDR e mesmo assim estiver com a imagem normal, é pq o filme não é em HDR não.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Saiu da jaula a monstra eitaaaaaa

O preço ta pouco acima do modelo A atual, ao que sei, ela chegou mais de 15k no lançamento o modelo 65 ne ?

So nao ta disponível pra venda ainda, mas essa semana deve sair. So tem o preço
Tá disponível no app.

Preços à vista:

6174 na de 50"
6744 na de 55"
10829 na de 65"

43" indisponível.

Tá caro, mas nada absurdo como foi com a Q80B. Espero que não demore muito pra chegar em valor próximo aos dos modelos atuais.
 
Última edição:
Pra saber se a TV reconheceu o HDR ou não, o que vc tem que ver é a setting de gamma. Se estiver em ST.2084, o HDR tá ativado, e aí o preset, filmmaker, etcetera, vc pode escolher à vontade, que vai continuar em HDR.

Já se não aparecer o ST.2084, é pq a TV não reconheceu o conteúdo como HDR, e mexer em settings não vai adiantar nada.

Assista um pouco do conteúdo pra ver. Se a TV não ativar o HDR e a imagem estiver extremamente lavada e sem cor, rolou algum problema de detecção mesmo. Mas se a TV nao ativar o HDR e mesmo assim estiver com a imagem normal, é pq o filme não é em HDR não.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Tá disponível no app.

Preços à vista:

6174 na de 50"
6744 na de 55"
10829 na de 65"

43" indisponível.

Tá caro, mas nada absurdo como foi com a Q80B. Espero que não demore muito pra chegar em valor próximo aos dos modelos atuais.
Aff.. n mto distante da qn90a de 55.
O que faço?
O tenso é q só tem na Samsung. Não vi na loja da fast.
 
Aff.. n mto distante da qn90a de 55.
O que faço?
O tenso é q só tem na Samsung. Não vi na loja da fast.
1700 é pouco?!

A vida do rico é diferente mesmo viu...
 
1700 é pouco?!

A vida do rico é diferente mesmo viu.
Essa TV é tão boa assim ? É o valor de uma Cx de 65 polegadas e bem mais cara que uma C1 de 55.

Sei lá pra mim é muito dinheiro em uma TV de 55 polegadas que não seja uma Oled, ontem fui almoçar com a patroa no Shopping e entramos em uma loja pra ver a Q80A 65 que adquirimos e tinha uma C1 do lado e a diferença é brutal em favor da Oled.
 
Alguém sabe se a QN90B de 43 polegadas esgotou ou não estreou ainda no mercado?

Tô meio perdido, fui olhar TV nova de bobeira no fim de semana e vi que, finalmente, tem algo que preste com tela de 43" e sem ser aquelas bobajadas de OLED.
 
Pra saber se a TV reconheceu o HDR ou não, o que vc tem que ver é a setting de gamma. Se estiver em ST.2084, o HDR tá ativado, e aí o preset, filmmaker, etcetera, vc pode escolher à vontade, que vai continuar em HDR.

Já se não aparecer o ST.2084, é pq a TV não reconheceu o conteúdo como HDR, e mexer em settings não vai adiantar nada.

Assista um pouco do conteúdo pra ver. Se a TV não ativar o HDR e a imagem estiver extremamente lavada e sem cor, rolou algum problema de detecção mesmo. Mas se a TV nao ativar o HDR e mesmo assim estiver com a imagem normal, é pq o filme não é em HDR não.
Master Gonira tinha razão.
O HDR aqui da Prime e dos arquivos que baixei reconheceram SIM!
E assim que sintoniza no gamma correspondente, vai pro settings previsto. Então só temos que ajustar uma vez pra cada gamma, HDR, SDR etc.
Tem um tal de HLG que uma vez sintonizou no youtube, esse seria qual tipo de HDR?
Engraçado que o Stranger Things no HDR, temos que subir sim o brilho pq se não fica tudo lavado.
E tive que subir um pouco o judder reduction pra 2~4.

BTW, os preços das QN__B no site da samsung já aumentaram bastante...

Quanto ao som, tava vendo no rtings que eles recomendam ativar apenas o adaptive sound+ no modo inteligente, e deixar o resto off. Até o momento senti uma melhora aqui. Mas a tv ta de costas pra uma salinha grande. Tava querendo depois reposicionar ela num ambiente mais comportado pra sentir uma melhor imersão do som.
 
Alguém sabe se a QN90B de 43 polegadas esgotou ou não estreou ainda no mercado?

Tô meio perdido, fui olhar TV nova de bobeira no fim de semana e vi que, finalmente, tem algo que preste com tela de 43" e sem ser aquelas bobajadas de OLED.

QN90B acabou de lançar, só tem no site da Samsung e as primeiras unidades apareceram ontem. 43" vai vir logo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Essa TV é tão boa assim ? É o valor de uma Cx de 65 polegadas e bem mais cara que uma C1 de 55.

Sei lá pra mim é muito dinheiro em uma TV de 55 polegadas que não seja uma Oled, ontem fui almoçar com a patroa no Shopping e entramos em uma loja pra ver a Q80A 65 que adquirimos e tinha uma C1 do lado e a diferença é brutal em favor da Oled.

A QN90B é a melhor LCD já lançada e é muito superior à Q80A. Mas esse preço é pq é lançamento, faixa de preço normal dela é competindo com a C1 mesmo, onde tá a QN90A hoje.

Tem algumas ocasiões onde ela supera a C1, tipo ambientes iluminados, onde OLED é muito deficiente e essa TV patrola (quase 2 mil nits de brilho). E nos pretos ela perde sim pra OLED, mas não faz feio não. Tem o sistema de local dimming mais avançado já feito para o consumidor normal. E.... sem choro, sem choro... não... tem... burn in :yellow:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tem um tal de HLG que uma vez sintonizou no youtube, esse seria qual tipo de HDR?

Hybrid-log-gamma. É o formato de HDR usado pelo youtube. Não sei qual a diferença não.
 
Última edição:
Saiu uma nova atualização pra Q80T, versão 2302, parece que finalmente arrumaram o bug das legendas brancas
 
QN90B acabou de lançar, só tem no site da Samsung e as primeiras unidades apareceram ontem. 43" vai vir logo.

Vlw, tava bem por fora. Quem bom que me deu vontade de pesquisar bem agora, que bate com o lançamento. Aparecendo pra compra, vou pegar uma com 100% de certeza.
 
Saiu uma nova atualização pra Q80T, versão 2302, parece que finalmente arrumaram o bug das legendas brancas
Percebeu algo a mais? Preciso achar meu pen drive
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Essa TV é tão boa assim ? É o valor de uma Cx de 65 polegadas e bem mais cara que uma C1 de 55.

Sei lá pra mim é muito dinheiro em uma TV de 55 polegadas que não seja uma Oled, ontem fui almoçar com a patroa no Shopping e entramos em uma loja pra ver a Q80A 65 que adquirimos e tinha uma C1 do lado e a diferença é brutal em favor da Oled.
É boa, porém não debate com a OLED, principalmente as ADS

OLED ainda reina, e pagar mais caro em uma LCD realmente é estranho, o único ponto é o burn in e brilho (que pra mim caguei pra isso, a minha já acho demais e diminuo a luz de fundo no HDR)

Se temos um promoção OLED por 4 mil mesmo com chance de queima é difícil não balançar pro lado da melhor imagem do mundo

Eu tenho a Q80T e meu tempo máximo com ela será 3 anos (já foi 1), a próxima é OLED e já me decidi, estou de olho no preço que virá e depois como vai ficar da 42C2 e 43QN90B, porém mesmo se essa Samsung estiver em um preço não tão absurdo não estou muito empolgado

Se no tempo limite não tiver tv menor (premium) por preço justo eu vou de OLED 48" sem medo de ser feliz. Isso é, sem ser nessa black fraude, na outra

Sinceramente se existisse uma A1 48" ou 42" e preço mais em conta eu compraria pra combar no PS5 E PC, HDMI 2.1 e 120hz na prática quase não muda nada, como eu já disse aqui inúmeras vezes, e eu não sou jogador casual. O que tem de gente que comprou aquela Nano Cell SM9000 só pelo HDMI 2.1 e depois se arrependeu pelo péssimo desempenho no HDR e seu contraste horrível não está escrito, e na época os youtubers comprados dizendo que era a tv a prova do futuro kakakaka

O importante é não ser fanboy, eu gosto de Panasonic mas aqui no Brasil não dá não

Acho que se eu começar a fazer vídeo no YouTube as marcas contrata um matador pra ir atrás de mim
 
Última edição:
Finalmente chegou a qn90b. Mas achei a base da qn85b bem mais bonita... Deveriam ter seguido uma ideia semelhante na 90b
 
Não existe TV perfeita e também não existe painel perfeito. Todos têm compromissos.

Eu pessoalmente optei também por comprar uma TV da linha QN85, exatamente por conta do painel ADS/IPS tão mal falado. Eu gosto do ângulo de visão, gosto bem mais das cores no ADS e acho a imagem mais estável no geral, exceto - e aí vem o grande "exceto" que faz a grande maioria preferir VA - no nível de preto.

Mas aí é uma escolha sua. O que vc prioriza?

Eu pessoalmente acho o preto das Neo QLED fantástico, mesmo as que têm painel ADS. É inegável que elas sofrem mais com blooming, mas no caso dessas mini led, esse blooming não é muito visível de frente.

Mas aí vem um problema meio bizarro. Por causa de o blooming ser muito mais visível de lado, acaba sendo uma TV com ângulo de visão ótimo em cenas claras, mas ruim em cenas escuras.

De qq forma, eu sei que eu sou minoria, mas eu prefiro ter esse blooming a mais em troca das outras vantagens do ADS.

E independente de ângulo de visão, a QN85A é muito mais TV que a Q80T. A diferença nesse trecho desse vídeo a partir de 7:03 é brutal. Mesmo quando essa imagem do gato é mostrada de frente, a imagem da Q80T continua sendo muito mais opaca.


Mestre,

Aí é o grande "segredo", esse comparativo entre a Q80T e a QN85A foi o que me fez querer prosseguir com o upgrade, explico:

Eu saí de uma Oled B7, que eu adorava até me incomodar com burn in permanente uma semana após vencer a garantia da LG. Em resumi, acionei judicialmente e com o dinheiro ganho comprei uma Q80T, isso em 2020.

A Q80T era a melhor opção que eu tinha NA ÉPOCA pra não me incomodar com burn in, e de fato não tive mais essa dor de cabeça. Mas algo nela me incomoda MUITO, o bendito ângulo de visão, que na Oled era perfeito, e a profundidade de preto. Esses 2 itens me fizeram querer trocá-la antes do previsto.

Neste fim de semana fiquei de frente com uma QN85A de 75'' em uma loja física, e pronto, voltei a ter o mesmo sentimento que eu tive na minha ex Oled, voltei a ter aquele ângulo de visão bem lateral sem perdas de cores e sem imagem lavada de novo, isso me fez, por impulso, migrar pra ela. Ali eu estava resolvendo 2 problemões: Ângulo de visão (e no vídeo que vc mostrou ilustra EXATAMENTE as diferenças notadas pessoalmente), e um preto BEM satisfatório.

Eu sinceramente não consigo curtir uma tela VA, soa over, sem qualidade (naquilo que eu julgo importante) e por isso eu não pegaria uma QN90A ou QN85B (elas são VA).

Logo, julgo que também sou minoria, é que olhando pessoalmente, ela realmente me remeteu ao que eu tinha na Oled, com a vantagem de não sofrer com burn in.

Se tiver mais algum comentário por favor faça, gostei muito das tuas considerações!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo