Samsung RF411 - [ TÓPICO DEDICADO ]

Instalei um ssd corsair force e coloquei um hde seagate momentus no lugar do gravador de blu-ray, só que quando hd seagate momentus o note trava. Estou usando windows 8, no RF 511 co bios 16hx Alguém sabe se tenho que mudar alguma coisa na bios, esse problema tá osso aqui.

Aqui trava com o Windows 8. Vou aguardar a liberação dos drivers a partir de 30 de novembro, segundo a Samsung.
 
Olá amigos do forum!

Estou enfrentando um problema com meu RF-411, já acompanho este forum dedicado a bastante tempo e não achei ninguém que estivesse passando por isso. Acontece o seguinte:

  • Ligo o notebook e ele funciona normalmente, após uma hora mais ou menos, ele simplesmente desliga. Ai eu ligo ele e ele funciona normalmente por mais uma hora, e desliga novamente.
  • Quando entro na BIOS (F2), ele fica uns 10 segundos funcionando e desliga também!
  • Consigo jogar alguns jogos mais leves em configurações mais baixas, mas quando melhoro a configuração ou tento jogar algum jogo mais pesado ele desliga quase que no mesmo momento.
  • Instalei o CPUID Hardware monitor para ver as temperaturas, o processador trabalha na casa dos 60º-70º e a GPu não passa de 45º, ou seja, aparentemente não está superaquecendo.
  • Instalei também o Intel(R) Extreme Tuning Utility, e quando rodo o stress test de CPU dele o note desliga em menos de um minuto.
  • Apesar do note não estar esquentando, abri ele e fiz uma limpeza geral e troquei a pasta térmica. Usei uma de prata sem marca que veio em uma seringa cinza.
Particularmente estou suspeitando de defeito no processador, mas não tenho certeza. Acho muito estranho também o fato dele desligar rapidamente quando entrona BIOS. Será que alguém pode me ajudar?
------------

ATUALIZAÇÂO

Fiz mais alguns testes, liguei ele aberto e o processador realmente esquenta bastante tanto quando entro na bios como nas outras situações aonde ele acaba desligando. Ele sempre desliga quando o processador chega na faixa de temperatura dos 70-78º.

Ele não deveria desligar apenas na casa dos 90º ou mais?

Se não, por que ele está esquentando tanto, sendo que o cooler etá limpinho e com uma pasta térmica boa?

Qualquer ajuda é bem-vinda, não sei mais o que fazer...:okay:
 
Última edição:
Eu acho que vc está monitorando tudo errado essas temperaturas..
Abre o CPU-ID Hw monitor,minimiza ele e deixa rodando na taskbar,joga um "jogo leve" desses onde não desliga o note direto,da alt-tab,volta pro hw-monitor e vejas as temperaturas no campo "Max".
O importante é vc monitorar as temperatuas maximas durante um jogo/etc e pra isso vc tem que deixar algum programa rodando em background,não interessa ver as temperaturas assim que vc saiu do jogo e acabou e abrir o hw-monitor,pois o cpu/gpu já deve ter esfriado!.
Se não me engano,da pra vc gerar um logo das temperaturas com o HwInfo64,o que é ainda mais interessante pra ver o quanto as temps estão subindo quando vc joga um jogo desses onde o note reseta/desliga...

P.S:O RF411 com I5-2410m desliga qndo a temp do CPU bate 96~97ºC(mas BEM antes disso o clock já é capado pra ~1.3Ghz,em 86ºC já desliga o turbo)...
 
Eu acho que vc está monitorando tudo errado essas temperaturas..
Abre o CPU-ID Hw monitor,minimiza ele e deixa rodando na taskbar,joga um "jogo leve" desses onde não desliga o note direto,da alt-tab,volta pro hw-monitor e vejas as temperaturas no campo "Max".
O importante é vc monitorar as temperatuas maximas durante um jogo/etc e pra isso vc tem que deixar algum programa rodando em background,não interessa ver as temperaturas assim que vc saiu do jogo e acabou e abrir o hw-monitor,pois o cpu/gpu já deve ter esfriado!.
Se não me engano,da pra vc gerar um logo das temperaturas com o HwInfo64,o que é ainda mais interessante pra ver o quanto as temps estão subindo quando vc joga um jogo desses onde o note reseta/desliga...

P.S:O RF411 com I5-2410m desliga qndo a temp do CPU bate 96~97ºC(mas BEM antes disso o clock já é capado pra ~1.3Ghz,em 86ºC já desliga o turbo)...

Depois de muito trabalho descobri como resolver(ou pelo menos melhorar)! eu suspeitei que ouvesse uma "micro-folga" entre a CPU e o cooler, já que o cooler é fixado em cima do processador por 4 parafusos que tem molas para dar alguma pressão, e essas molas são muito fraquinhas pelo jeito. Dei uma boa entortada para cima com a ajuda de um alicate na base de cobre nas 4 extremidades, aonde ficam os parafusos obrigando as molas dos parafusos a se contraírem ao máximo permitindo ao parafuso criar uma pressão considerável da base de cobre contra o processador.

Agora meu notebook não reinicia mais a toa! :lol2:

Quanto as medições de temperatura, estavam corretas. Agora que dei essa pressão entre cooler e processador ele está suportando temperaturas maiores, mas mesmo assim não chega a bater nem 90º. Rodei o jogo Dogfight 1942 (Save 50% on Dogfight 1942 on Steam) em resolução HD com gráficos no máximo, sei que este jogo utiliza o PhysX, e executando em segundo plano o registro do HwInfo64 como você sugeriu. Depois de 5 minutos de jogo o note desligou, e a temperatura mais alta registrada no csv foi de 81º. A GPU registrou máxima de 50º

O meu rf-411 tem processador core-i3, apenas pra registro. Outra curiosidade: rodando o CPU Stress Test do programa Intel(R) Extreme Tuning Utility percebi que o processador só atinge a "faixa de risco" da temperatura quando atinge sua frequência máxima, que é de 2.10Ghz. Em um dia com temperaturas agradaveis para frias consigo executar este teste por 5 minutos, mas quando o clima está quente o note desliga também.

Será que tem algo que eu possa fazer pra melhorar isso ou este é o limite natural deste notebook?

Obrigado!
 
Galera fiz um up das memos do meu RF511, se alguém estiver interessado em ficar com as memos originais um pente de 4 e outro de 2 manda MP.
 
Pessoal,

Cheguei a conclusão que a única forma de solucionar de vez os problemas de superaquecimento do meu RF411 é fazendo o mod na carcaça. Criei coragem e ficou assim:

20121127221841.jpg


Fiz um buraco em cima do dissipador do processador pra aproveitar melhor o fluxo de ar da base refrigerada que eu tenho, que aliás é esta aqui: CM Storm » Products: SF-19 USB3.0

O mod funcionou muito bem! Estou conseguindo executar todos os meus jogos com resolução e nível de detalhe máximo numa boa, e o CPU Stress Test do programa Intel(R) Extreme Tuning Utility é executado até o fim sem que o notebook desligue sozinho.

Utilizei duas brocas "serra copo" e a tela metálica é de um protetor de auto falante. Colei as telas metálicas com uma cola epoxi, conhecida também como Araldite.

Recomendo a todos que estiverem pensando em fazer o Mod que o façam!
 
UP no tópico.


Vou trocar a pasta térmica por uma MX-2. E pensar se faço algum MOD na carcaça.

Vi uns mods e gostei dos resultados, falta coragem.
 
Outro UP.

Coloquei a nova pasta térmica e um amigo fez o mod na carcaça. Ficou certinho, nem vou precisar colocar a grelha. (só tomar cuidado para não meter o dedão lá no cooler) :haha:

Vou esperar saturar a pasta térmica e posto as fotos das temperaturas e o mod.
 
Segue as imagens do mod.
XFdKu.jpg

R5KDQ.jpg

Nk31Q.jpg

Agora a temperatuda da VGA ficou entre 90ºC e a CPU 85ºC. Está normal isso?

Antes a VGA não passada de 80ºC E a CPU ficava em 90ºC.

É claro que vai melhorar com a cura da pasta térmica.
 
Pessoal, possuo um notebook RF411 com processador i3-2310M que veio de fábrica. Acontece que fiz uma nova instalação do Windows 7 e ao fazer o índice de experiência, o Processador ficou com uma nota muito baixo.
Refiz várias vezes o teste, e o máximo que consegui foi 5,7.
Com o instalação anterior, eu conseguia 6,3.
O que pode ser???
Obrigado!
 
Alguém poderia me ajudar?

Tenho varias duvidas....

O evga precision é bom usar ou não adianta nada? Tenho o samsung rf411 com i3

Estou tendo muita queda de fps porque sera? Deixei tudo em alto desempenho tanto na energia como na nvidia


O problema de gargalo só e resolvido trocando de hd?

Ele aceita qualquer hd de 2,5?

Queria comprar um de 7200 rpm, mas não sei qual procurar, não quero nada muito caro, só que seja melhor que o original.

Agradeço a todos pela paciencia
 
Bom galera, foi muito bom participar deste tópico com vocês, mas estou vendendo o meu notebook.
Comprei um PC novo, e agora ele está sem uso aqui... se souberem de alguém que queira... dá uma passadinha no bazar, o link está na minha assinatura...
Até mais...
 
O I7 2720qm Sandy Bridge Es é compatível com esse notebook?
Quem trocou o i3 pelo i7 teve problemas? Esquentou muito? Valeu a pena a troca ou não muda quase nada?
 
O I7 2720qm Sandy Bridge Es é compatível com esse notebook?
Quem trocou o i3 pelo i7 teve problemas? Esquentou muito? Valeu a pena a troca ou não muda quase nada?
Não sei te afirmar ao certo, mas pelos relatos que vi esquenta mais mesmo, consideravelmente
 
Galera, alguém já conseguiu encontrar uma solução definitiva para os baixos FPS nesse notebook??

Estou muito p* da vida por ter uma placa de 1gb e rodar jogos a 10 fps (às vezes 2 FPS) tudo no mínimo!!!


To quase vendendo esse note pra comprar um PC gamer!

Não consegui encontrar nada definitivo no tópico.. se alguém souber onde está, pode linkar a página?



Que raiva desse notebook!
 
Boa noite a todos,
tenho um rf 411 e ontem fiz um escaneamento com o avast.
acontece que depois do escaneamento e exclusão dos vírus meu mouse externo parou de ser reconhecido por todas as portas usb.
quando eu conecto o mesmo a mensagem que aparece é:" um dos dispositivos conectados a este computador teve um mau funcionamento e o windows não o reconhece".
O detalhe é que é somente o mouse (que já foi testado em outro note aki de casa sem problemas) não funciona. o pen drive está sendo reconhecido normalmente.
Além da restauração que vai me fazer perder todos o programas que não são de fábrica alguém tem uma sugestão?
 
Última edição:
O meu apresenta o conflito da USB 3.0 + Wifi, inclusive mandei pra AT por causa disso. Aproveitei e falei pra arrumarem o alto falante também (se fosse só por causa o som, nem mandaria pra AT). O problema é que testam e falam que não tem defeito nenhum , e nessa brincadeira já está lá há 3 quase semanas.
E, esclarecendo o conflito USB x Wifi: quando se configura para 5 Gbps (que é a velocidade para USB 3.0, de fábrica vem configurado em 2.5) e se conecta qualquer dispositivo nessas portas, a wireless deixa de pegar (internet pára, conexão cai e não conecta mais), voltando ao se remover o tal dispositivo. Só a wifi que não funciona nesse caso, o dispositivo ligado na USB funciona perfeitamente. A USB 3.0, pelo menos nesse note, é implantada por um controlador que se comunica com o chipset via PCI Express x1, o que não gera gargalos. Assim, espera-se que funcione na velocidade nativa do padrão 3.0. Não testei com dispositivos USB 3.0 ainda porque não possuo nenhum (estou aguardando a solução do meu problema para poder comprar um HD externo que use esse padrão). É um defeitozinho muito chato, e muita gente relatou o mesmo problema. Alguns conseguiram resolver com formatação e atualização de drivers, outros não (que é o meu caso , inclusive). Mesmo assim, há forte indícios de ser problema físico, já que todos os notes usam a mesma imagem de SO e drivers, então não teria por que uns apresentarem defeito e outros não.

Abraços!

Olá. Também enfrentei esse problema de conflito entre a USB 3.0 e WIFI. No meu caso acontecia o seguinte. Ao conectar um hd externo usando uma das portas usb 3.0 meu wi-fi caía. Bastava desconectar o dispositivo usb 3.0 e o wifi voltava. Buscando soluções na net descobri que o usb 3.0 emite radiação que pode bloquear a antena wifi. Solução? Para mim foi simples. Mudei o meu HD Externa para outra posição longe da antena wifi do notebook e 'voilá' a wifi estabilizou. Desde então vivo feliz para sempre!
 
Rapaziada,

Tenho o RF411 com I3, estou utilizando atualmente para render no 3ds max!
Mas como devem imaginar, na hora de renderizar é brabo aguentar a demora!

Estou providenciando um PC para render, mas gostaria de manter meu note também, levar para clientes, ajuda muito um note nessa hora!

Minha dúvida(s) para melhorar o desempenho do note são:
1º - tem como melhorar o desempenho dele para render?
2º - tem como trocar processador? qual?
3º - qual memória vocês me indicam para colocar no note?
4º - qual o HD mais aconselhado para comprar?

Não queria gastar muito, até R$ 1.000,00!

Valeeeu
 
Uso o meu rf 411 sempre conectado, mais to confiando no batery life extender, que deixa o note sem carregar qd atingi 80% de carga.
Vocês usam o software?

Estou usando o recurso de usar apenas 80% da bateria também porém não uso o software da Samsung. (Formatei e não uso nenhum programa da Samsung). Estou usando o recurso que vem no setup da máquina (F2 durante o boot).
 
Eu uso o Battery Life Extender mais por praticidade; ele é leve e não interrompe em nada na velocidade do windows.

Bom, só formatei uma vez o meu, e quando instalei, achei os seguintes programas "necessários/interessantes" a se ter instalado.
1- Battery Life Extender; por ser prático ao invés de precisar ficar trocando na bios (F2).
2- Chargeable USB 3.0; idem, vai que um dia preciso usar a usb para carregar algo, fora que não atrapalha em nada.
3- Easy Display Manager; É legal ter o teclado funcionando em sua totalidade.
4- Easy Speed-up Manager; Com o anterior, ele tem a opção de carregar este programa apertando o atalho de teclado, só não sei dizer se isso resolve algo...
5- Samsung Magic Speed ODD; Por recomendação de um user daqui do forum para poder aumentar o desempenho do drive quando necessário.

Agora o resto eu dispenso, realmente vem muita porcaria instalada e não suportei a usar o note por 2 dias, aí fiz a instalação limpa.

Umas dúvidas:
*No site da Samsung não tem programa para a WEBCAM, até tem um driver mas é para o Win XP.
Tudo bem que o W7 já reconhece ela, mas eu gostaria de regular a imagem dela e não sei onde faço isso, alguém sabe onde configura?

*Galera, não consigo rodar nenhum filme Bluray nesse laptop, dizem que até o Windows Media Player roda...
Eu costumo usar o Media Player Classic, mas tentei usar o VLC só para essa finalidade e ainda sim não consegui, também tentei o Power DVD 12 e nada...
O leitor funciona direito, pois as estruturas de pasta aparecem.
 
Última edição:
Pessoal, 80ºC jogando aqui, prolongando isso pode dar merd* ? Tenho Tomb Raider, FarCry 3 e Max Payne 3 pra zerar ainda :nooo:
 
Pessoal, 80ºC jogando aqui, prolongando isso pode dar merd* ? Tenho Tomb Raider, FarCry 3 e Max Payne 3 pra zerar ainda :nooo:

Normal, já usei o meu entre 80 e 85 quase o dia todo.
Alarmante é acima dos 95.

Aproveitando, ninguém sabe me responder:
Umas dúvidas:
*No site da Samsung não tem programa para a WEBCAM, até tem um driver mas é para o Win XP.
Tudo bem que o W7 já reconhece ela, mas eu gostaria de regular a imagem dela e não sei onde faço isso, alguém sabe onde configura?

*Galera, não consigo rodar nenhum filme Bluray nesse laptop, dizem que até o Windows Media Player roda...
Eu costumo usar o Media Player Classic, mas tentei usar o VLC só para essa finalidade e ainda sim não consegui, também tentei o Power DVD 12 e nada...
O leitor funciona direito, pois as estruturas de pasta aparecem.
 
Normal, já usei o meu entre 80 e 85 quase o dia todo.
Alarmante é acima dos 95.

Aproveitando, ninguém sabe me responder:

E faz quanto tempo que tu tem o note ? :hmm2:
 
Tenho desde Junho de 2012, mas é claro que não é todo dia que eu uso 200% dele hehahaeh

Mas tem vezes que uso ele bem hardcore, e monitorando as temperaturas, ele nunca passa de 80 no clock padrão e 85 com turbo boost em ação.
Até hoje ele se comporta da mesma forma que quando liguei pela primeira vez, achei um excelente laptop e não tenho nada a reclamar, mas concordo que a ventilação na carcaça poderia ser melhor.
 
Tenho desde Junho de 2012, mas é claro que não é todo dia que eu uso 200% dele hehahaeh

Mas tem vezes que uso ele bem hardcore, e monitorando as temperaturas, ele nunca passa de 80 no clock padrão e 85 com turbo boost em ação.
Até hoje ele se comporta da mesma forma que quando liguei pela primeira vez, achei um excelente laptop e não tenho nada a reclamar, mas concordo que a ventilação na carcaça poderia ser melhor.

Saquei, eu to com ele aqui, jogando ele chega a 85, mas com o turbo boost desligado. Ele nunca chegou a travar, nem desligar, o desempenho dele sequer cai, mas mesmo assim vou ver se compro aquela notepal u3 pra tentar pelo menos aliviar a circulação de ar dele
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo