Samsung S27B970 [REVIEW]

Mario Jr

know-it-all Member
Registrado
Monitor SAMSUNG 27B970

Especificações (link)
Tamanho: 27 polegadas (16:9)
Resolução: 2560x1440
Tempo de resposta: 5ms (GTG)
Contraste: 1000:1
Brilho: 220 (standard); 285 (high bright)
Ângulo de visualização: 178x178
Painel: PLS
Backlight: W-LED
Color depth: 16,7 milhões (8-bit)
Color gamut: 81% NTSC; 99,5% sRGB; 78,1% Adobe RGB.
Cobertura do painel: Glossy com vidro
Coisas a mais: 2 USBs 2.0 e som 2x 7W stereo.

Em abril, eu deixei de usar uma TV Samsung de 27 polegadas como monitor e comprei um Benq XL2420T. O Benq é ótimo e eu farei algumas comparações com ele, mas senti falta do tamanho da tela e fui obrigado a comprar uma caixa de som de 20 reais por ele não ter som próprio, horrível o som de uma caixa de 20 reais. Até pensei em fazer um surround para aumentar a área de trabalho e a imersão em jogos, mas teria que comprar caixas de som melhores, outra placa de vídeo e outra fonte, além dos dois monitores extras, tudo isso com milhões de cabos de dados e de eletricidade. Por isso, preferi voltar para as 27 polegadas com maior qualidade de imagem (e som). Neste mês, finalmente recebi do megamamute o desconto relativo à devolução do meu 3dVision, foi quando me deparei com este monitor.

LOJA: Megamamute

O monitor chegou dentro do prazo estipulado e veio dentro de uma caixa enorme, visto que ele já vem montado (foto). Foi só tirar da caixa e colocar na mesa e pronto. Uma das propagandas da Samsung é que cada monitor desses é individualmente calibrado de fábrica por um técnico em um trabalho de 1 hora. Este relatório técnico acompanha o monitor (foto). Não sei se é verdade, mas, diferente do Benq, não senti necessidade de ajustar absolutamente nada na tela.

DSCN8127R.jpg

DSCN8136R.jpg

DSCN8133R.jpg

BELEZA: Não ligo para isso, mas confesso que o monitor é bonito demais e ficou ótimo em cima da minha mesa de trabalho. Minha esposa gostou.

DSCN8144R.jpg

CORES: Bonitas, (ponto). Aqui será polêmico, mas vou dar a minha opinião de jogador casual que não trabalha com design gráfico. As cores são bem mais bonitas que o do Benq, mesmo calibrado, e a imagem no painel IPS (ou PLS, no caso) é linda, mas as reviews que eu li diziam que as cores sairiam da tela e dariam um tapa na minha cara, que eu descobriria um novo mundo. Isso não aconteceu.

IMAGEM: Essa sim fez diferença. A resolução de 1440p é demais! Muito espaço na área de trabalho. Com a colocação de um wallpaper de 1440p bem feito fica lindo demais o desktop. Me fez esquecer os 120Hz instantaneamente. Mas lembrei deles quando joguei Black Ops 2. A foto abaixo mostra a janela da origin na resolução 1960x1080.

DSCN8154R.jpg

SOM: Foi um dos motivos de eu ter escolhido este monitor, acreditem. Utilizei o DisplayPort para poder utilizar o som do monitor. Menor número de cabos, menor número de coisas poluindo minha mesa de trabalho. Muito bom! Já tinha lido nas reviews que o som deste monitor é ótimo. Não sou exigente com som, mas achei bom mesmo. Gostei bastante. Mas ainda não testei volumes maiores, vizinhos dormindo.

TEMPO DE RESPOSTA: De 2ms (Benq) para 5ms era para eu sentir alguma coisa? Não vi Ghosting.

BLEED: Zero, nada, nadinha.

Cobertura GLOSSY: Eu particularmente prefiro matte, mas, como a iluminação é controlada no meu escritório, não me incomodou muito o vidro glossy. Dizem que não é tão reflexivo quanto o glossy plástico, mas eu não tenho como saber.

INPUTLAG: 28ms (2 quadros), era minha maior preocupação visto que o inputlag do Benq era de 13ms (1 quadro). Imperceptível! Joguei The need for speed e Black Ops 2 e não senti diferença nenhuma no inputlag.

(O que importa) JOGOS: Aqui os 1440p + as cores do PLS transformam a imersão em jogos. Para a minha GTX 660ti SC suportar a resolução maior eu precisei reduzir algumas configurações como remover os filtros gráficos. Mas foi bem similar a redução da qualidade gráfica para jogar em 1440p 60FPS em relação à 1080p 120FPS. Mas antes de mais nada, vamos falar da parte em que o S27B970 não é bom.

BLACKOPS2 (multiplayer): Aqui foi o único jogo que senti falta do Benq. Parece que o XL2420T foi desenhado e fabricado para FPS (neste caso, first person shooter) competitivos. Os 120 FPS mais todas as outras características do Benq, como o inputlag, são uma vantagem absurda nos jogos competitivos que exigem reflexo.

DSCN8140R.jpg

BF3: Como não jogo multiplayer, não senti falta dos 120FPS. Aliás, eu nem jogava ele nesse FPS, minha 660ti não aguentava com a qualidade gráfica que eu colocava. Para jogar em 1440p eu precisei reduzir vários parâmetros para conservar o FPS em 60, mais ainda assim, achei o jogo bem mais bonito e a imersão maior.

DEAD SPACE 2, TNFS MOST WANTED: Aqui foi onde eu mais notei diferença. Estes dois jogos ficaram bonitos demais! Fiquei babando com Dead Space 2, que consegui jogar com tudo no máximo em 1440p, ficou muito bonito mesmo. Dá medo.

DSCN8153R.jpg

Ainda para testar: Crysis 3, Far Cry 3, Tomb raider, Dragon Age 2.

CONCLUSÃO: Eu estou muito feliz com a minha compra. Cada jogador precisa saber se ele quer seguir para o clube 120hz ou para o clube 1440p. Eu testei os dois e prefiro particularmente o 1440p devido a maior imersão. Quem passa todo o tempo de jogo em FPS online provavelmente vai preferir 120Hz pelas vantagens competitivas. Eu não me arrependo da minha compra, ainda mais pela qualidade premium do monitor e pelo preço em reais que consegui, e faria ela novamente, mas... Se eu acho que vale a pena o preço? Talvez não, eu realmente achei o preço internacional salgado, mas, para mim, o monitor é a parte mais importante do computador e prefiro gastar mais nele. No caso das outras opções de monitores, acontece o contrário, o preço internacional é mais em conta mas o preço em reais é incompatível, como os monitores DELL por R$1900 e PRINCIPALMENTE o ASUS por R$2800, que é um monitor de U$640 lá fora.
 
Última edição:
Caramba, que qualidade! Nessa resolução nem precisa de filtros! Parabéns pela compra :fuckyeah:
 
Bom review, aqui eu to vendo se até o fim do ano testo um 1440P também.

Mas sair dos 120hz nao sei se eu aguento HUDAShudas
 
vc pesquisou sobre o dell 2713HM antes de comprar esse samsung?

Sera q a qualidade d imagem do dell fica igual a esse da samsung?

o imput lag eh mais alto no dell?
 
Última edição:
vc pesquisou sobre o dell 2713HM antes de comprar esse samsung?

Sera q a qualidade d imagem do dell fica igual a esse da samsung?

o imput lag eh mais alto no dell?

Pesquisei sim. Um dos motivos que eu não gostei do Dell era a ausência de som. Mas é um bom monitor também aparentemente. O controle de qualidade da samsung é superior.
O inputlag é 2ms mais alto.

input_lag1.jpg
 
Vi agora na tua assinatura e vim direto ler a sua review.. muito legal por sinal.

Estou querendo muito partir para outro monitor 27", só tenho minhas duvidas, 120hz ou 1440p... tenho preferência pelo 1440p.
Em jogos FPS esse "input lag" é perceptivel comparado a um 60hz ou só se nota diferença quando se compara ele com um 120hz, XL2420T por exemplo?
 
Muito show, acho que tem que ser muito ninja pra notar diferença prática de 60fps pra 120 (sei que isso é polêmico, mas é minha opinião), eu jogo BF3 a 60 FPS 1080p com tudo no máximo e já acho perfeito! Imagina num monitor desse! Putzzz:magico:. Porém o preço ainda tem que baixar muitoo, fora que só compensa um monitor desse pra quem tem uma placa top, com pelo menos 3gb de memoria, uma 7970 pra começar... Mas o ideal é uma 780 ou 770 de 3gb ou mais.
 
Parabéns, ótimo monitor!

Esse lance das cores de IPS para TN fazem diferença mas com certeza não é gritante como dizem! (Não vi PLS, dizem ser igual ao IPS)

Gostaria que fosse mais barato para conseguir chegar perto de comprar um!
 
Então cara, em FPS competitivos (com ênfase em competitivos), um input lag baixo mais 1 quadro a mais entre um quadro e outro (120Hz com o jogo rodando a >120FPS), te dão uma pequena vantagem sim. É como se vc tivesse os reflexos levemente acelerados em relação aos outros. Em todos os outros casos, quando eu passei do Benq para o Samsung, notei que não tem aquela maciez toda quando vira a câmera para um lado e para o outro, mas nada muito perceptível (na minha opinião). Mas quando vc passa a jogar em 1440p... cara a imagem do jogo fica bonita demais! Mas tive que encomendar outra GTX660ti para dar conta. Entre 1440p e 120Hz, para mim, 1440p é a evolução mais gritante.

O inputlag é imperceptível.

Vi agora na tua assinatura e vim direto ler a sua review.. muito legal por sinal.

Estou querendo muito partir para outro monitor 27", só tenho minhas duvidas, 120hz ou 1440p... tenho preferência pelo 1440p.
Em jogos FPS esse "input lag" é perceptivel comparado a um 60hz ou só se nota diferença quando se compara ele com um 120hz, XL2420T por exemplo?
 
Todo mundo que passou de 60hz para 120hz fala que nunca mais volta para 60hz... O mesmo acontece com 1440p, mas realmente tenho medo de um Lag total de quase 30ms.. Apesar de ter a preferência por 1440p, vou ter que ver pessoalmente ambos os cenários para escolher um deles.
------------
Megamamute R$2950,00 no S27B970... ai complica...
 
Então, eu também não consigo mais voltar para 1080p. 120Hz é muito bom sim e eu entendo o pessoal. Tudo vai depender de qual upgrade é mais desejado 1440p ou 120Hz. Essa é uma discussão quase filosófica. Eu pesquisei muito antes de tomar minha decisão e ainda tomei a decisão errada hahahahah. Boa sorte cara, não é fácil decidir não. O ideal era vc ter acesso aos dois monitores e jogar um pouco neles.

Todo mundo que passou de 60hz para 120hz fala que nunca mais volta para 60hz... O mesmo acontece com 1440p, mas realmente tenho medo de um Lag total de quase 30ms.. Apesar de ter a preferência por 1440p, vou ter que ver pessoalmente ambos os cenários para escolher um deles.
------------
Megamamute R$2950,00 no S27B970... ai complica...
 
Otimo monitor e bela review
além de tudo é um monitor muito bonito ficou show na sua mesa:megusta:
 
E sobre esse outro monitor?
Eu nao consigo por o link da loja, nem fotos, então vou por o site da LG.
http://www.lge.com/br/monitores/lg-27EA83R/technical-specifications
Mas na loja que eu vi, ele tava por 2.500 reais (MP, PagSeguro ou Bcash)
Eu vou por três monitores, então qual deles vocês acham melhor: esse Samsung do tópico, esse LG aqui em cima ou o XL2420T que é 120Hz, mas 24"?
Aliás, teria como fazer overclock em algum desses dois monitor 1440p, nem que seja pra 75Hz?
 
Última edição:
O problema desses monitores 1440p não é ele ser 60hz..e sim o input lag+response time que da o dobro do BenQ...

Mas tem as perguntas que ajudam a decidir... . Usas o computador para que? Jogas quais jogos? Qual tua placa de vídeo?
 
O problema desses monitores 1440p não é ele ser 60hz..e sim o input lag+response time que da o dobro do BenQ...

Mas tem as perguntas que ajudam a decidir... . Usas o computador para que? Jogas quais jogos? Qual tua placa de vídeo?

Não existe monitor 120Hz 1440p. Ou você escolhe pela maior taxa de atualização que apenas um painel TN consegue produzir no momento (não há monitores realmente 120Hz IPS ou VA) ou escolhe um monitor de 1440p para ter uma paisagem bacana em cima da mesa.

Isso só reforça que esse monitor da Samsung é o principal concorrente dos painéis 1440p da LG.
 
Não existe monitor 120Hz 1440p. Ou você escolhe pela maior taxa de atualização que apenas um painel TN consegue produzir no momento (não há monitores realmente 120Hz IPS ou VA) ou escolhe um monitor de 1440p para ter uma paisagem bacana em cima da mesa.

Isso só reforça que esse monitor da Samsung é o principal concorrente dos painéis 1440p da LG.
Sim..

1080p TN 120hz vs 1440p IPS 60hz

Acabei optando pelo 1440p por não estar jogando tanto jogos FPS...
 
Bom preço. Eu fiquei muito balançado entre o samsung e o Dell. Mas realmente queria um monitor com som.

Paguei 1820 no Dell, por esse preço teria avaliado o Samsung também..

Se fosse para colocar 3 monitores eu iria de Benq XT 2420. E prepara a placa de vídeo.

Falando em placa de vídeo... Para todos que possam se perguntar se 2 gigas é suficiente para jogar com as texturas no maximo a 1440p. SIM! É suficiente. Tenho um GTX 660ti em SLI e jogo com tudo no máximo sem nenhum problema com as texturas.
 
Última edição:
O problema desses monitores 1440p não é ele ser 60hz..e sim o input lag+response time que da o dobro do BenQ...

Mas tem as perguntas que ajudam a decidir... . Usas o computador para que? Jogas quais jogos? Qual tua placa de vídeo?

Bem, eu acho que eu vou de 1440p, por ter 3" a mais e muitos pixel a mais também. Eu vou jogar jogos tipo Battlefield e Resident Evil, mas não online, mas também vou jogar outros jogos, tipo Need for Speed, World of Warcraft e Minecraft.
Quanto a placa de vídeo não se preocupe, algumas Titan vão dar conta do 7680x1440
 
Que ódio do Megamamute! Paguei quase 2700 nesse monitor!!!!!

Se for pegar um monitor desse à vista pela Fastshop, tem uma forma ainda de conseguir mais R$ 80 de desconto. O monitor fica por R$ 1918 + frete.

Fiquei na dúvida entre comprar o Benq e um monitor de 1440p. Como praticamente só jogo fps, acabei escolhendo o monitor de 120hz, mas meu próximo investimento será um monitor de 1440p.

Há uns dois atrás, fui na Fastshop e vi o monitor lg de 29" ultra widescreen de resolução de 2560x1080p. Lembrei muito do tempo que utilizava o eyefinity.

Há, parabéns pelo review e pela compra. O melhor de tudo é que você ficou satisfeito com o monitor.
 
Teve algum problema com reflexos na tela?
 
Bem, eu acho que eu vou de 1440p, por ter 3" a mais e muitos pixel a mais também. Eu vou jogar jogos tipo Battlefield e Resident Evil, mas não online, mas também vou jogar outros jogos, tipo Need for Speed, World of Warcraft e Minecraft.
Quanto a placa de vídeo não se preocupe, algumas Titan vão dar conta do 7680x1440
Só vejo extrema vantagem do 120hz vs 1440p se a pessoa for fanática por FPS online ou outros jogos que atraso de 1ms pode ser crucial...
 
Bacana esse monitor.... tenho um S27A950D que gosto muito também, embora seja só 1920x1080. Os 120Hz é muito bom pra mim que jogo bastante.... Samsung mandando muito bem nos monitores top.

Parabéns pela compra.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo