Saramago chama Igreja de "reacionária" e acusa Bento XVI de "cinismo"

usucapiao

Estou na China por uns dias até baixar a poeira
Registrado
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]Saramago chama Igreja de "reacionária" e acusa Bento XVI de "cinismo"
[/FONT][FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]Agência EFE

[/FONT][FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]O escritor português e Nobel de Literatura (1998) José Saramago chamou o papa Bento XVI de "cínico" e disse que a "insolência reacionária" da Igreja precisa ser combatida com a "insolência da inteligência viva". "Que Ratzinger tenha a coragem de invocar Deus para reforçar seu neomedievalismo universal, um Deus que ele jamais viu, com o qual nunca se sentou para tomar um café, mostra apenas o absoluto cinismo intelectual" desta pessoa, disse Saramago em um colóquio com o filósofo italiano Paolo Flores D'Arcais, que hoje lança "Il Fatto Quotidiano".[/FONT]
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]
[/FONT][FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]Saramago, por sua vez, encontra-se na capital italiana para divulgar o livro "O Caderno" e se reunir com amigos italianos, como a vencedora do Nobel de Medicina Rita Levi Montalcini (1986).[/FONT]
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]
[/FONT][FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]No colóquio com Flores D'Arcais, Saramago afirmou que sempre foi um ateu "tranquilo", mas que agora está mudando de ideia. "As insolências reacionárias da Igreja Católica precisam ser combatidas com a insolência da inteligência viva, do bom senso, da palavra responsável. Não podemos permitir que a verdade seja ofendida todos os dias por supostos representantes de Deus na Terra, os quais, na verdade, só tem interesse no poder", afirmou.[/FONT]
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]
[/FONT][FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]Segundo Saramago, a Igreja não se importa com o destino das almas e sempre buscou o controle de seus corpos. Perguntado se o pouco compromisso dos escritores e intelectuais poderia ser uma das causas da crise da democracia, o escritor disse que sim. Porém, disse que este não seria o único motivo, já que toda a sociedade encontra-se nesta condição, o que provoca uma crise de autoridade, da família, dos costumes, uma crise moral em geral.[/FONT]
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]
[/FONT][FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]Saramago destacou que o fascismo está crescendo na Europa e mostrou-se convencido de que, nos próximos anos, ele "atacará com força". Por isso, ressaltou, "temos que nos preparar para enfrentar o ódio e a sede de vingança que os fascistas estão alimentando".[/FONT]
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]
[/FONT][FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]A visita de Saramago a Roma acontece a um dia do lançamento do seu mais novo livro "Caim", no qual volta a tratar da religião.
[/FONT]
 
O cara tem coragem , meter o dedo na mafia vaticana!!
tá com os dias contados!!


.
 
puxa fiquei fã do cara.total apoio meu.
 
virei fã do saramago tb

mas nao entro na discussao "deus existe ou nao"

o ponto é que a igreja nao faz o que devia, ratzinger protege e esconde padres pedofilos e acho inadmissivel um cara que se diz( pq ninguem divino colocou ele como representante de nada) representande de deus comer com talheres de prata, morar com luxo e EXIGIR TAPETE VERMELHO E MUSICA para visitar paises como a africa, onde ele podia ter aberto mao da pompa pra recebe-lo e usa-la pra para comprar comida pros necessitados e com isso iniciar uma acao de caridade....

mas o que ele fez ? disse que camisinha nao pode ( e vamos aumentar a contaminacao de aids na africa) e pisou no tapete vermelho que deram pra ele ao inves de exigir que o dinheiro gasto com as boas vindas dele fossem usados em prol dos necessitados...

pra mim o papa é lixo, a igreja nao é nada e eu virei fã do saramago :D
 
O cara tem coragem , meter o dedo na mafia vaticana!!
tá com os dias contados!!

Você não sabe porque o Saramago ficou famoso? Ou mesmo porque ele deixou de morar em Portugal e foi para a Espanha? Dá um olhada.

Ele tá com os dias contados, assim como todos nós, mas criticar a Igreja só faz com que ele fique mais em evidência.
 
Eu falo isso ha anos e nunca ganhei destaque por isso!
 
O mais engraçado dessa escória comunista à qual esse traste faz parte é chamar todos que não compactuam com suas utopias genocidas de "reacionário"(búhhh!), e o pior, fascista. Justamente desses, que trocaram longos beijinhos com a social democracia alemã, leia-se, Partido Nazista. Enfim, esperar o que dos auto-denominados "filósofos das luzes", da "Era da ração, ops, razão"?? E agora fica brabinho, só pq a esquerdalhada levou um pau feio a pouco tempo nas eleições pela Europa.

O arjumento dele então (inventei agora) é uma maravilha: "um Deus que ele jamais viu, com o qual nunca se sentou para tomar um café, mostra apenas o absoluto cinismo intelectual". Eu ri:slap::slap::slap:
 
Última edição:
Carraro, ele reclama que Deus não sentou pra tomar um cafézinho justamente porque esses intelectualóides de merd.a só sabem fazer isso, sentar pra tomar café, chás ou uisques enquanto ficam discutindo a miséria do terceiro mundo ou a nova ordem social.

SaRAMAGo... tenha dó, ouvir um lixo desses e bater palmas é assinar atestado de idiota.
 
SaRAMAGo... tenha dó, ouvir um lixo desses e bater palmas é assinar atestado de idiota.

O pior problema do saramago é que os livros deles nem são tão bons assim!
 
Muitos pensam igual, mas poucos tem coragem pra abrir a boca pra dizer.

O Vaticano é só um resquício da Santa Inquisição, e acho que a tendência com o passar dos anos é desaparecer.
O cara passa a vida inteira estudando línguas e se acha "represante de Deus" e ditando regras, como não poder usar camisinha, auhauhahuahua.

E pior que em 2010 ele vai mostra o sudário pro povão, que já é comprovadamente falso, confirmado que foi feito no século 14/15.

Mas o povo gosta de ser enganado, porque viver num mundo de fantasias é bom.
Pra mim, religião, papa e vaticano é lixo. Não estou questionando a existência de Deus, mas religião em pleno século 21 é ridículo. O povo não acordou ainda.
 
Gente bitolada só sabe falar da Santa Inquisição, como se a Igreja Católica fosse só isso, como se fosse a única a cometer injustiças e como se o que aconteceu há trocentos anos atrás ainda importasse.

Não importa, portanto arrumem argumentos novos, porque esse ai não cola mais. Querem ser modernos, então arrumem desculpas modernas.

Quem é que gosta de ser enganado? Quem vai a igreja, entoa hinos e reza pela união familiar e por uma vivência de respeito, ou quem vai a rave e se droga all night long enquanto compete com a amiga quem beija mais garotos antes do amanhecer?

Quem gosta de ser enganado, quem se entrega a Deus nos seus últimos momentos a aceita resignado seus designios e mistérios ou quem de forma egoista torra desesperadamente as economidas familiares numa UTI durante 3 meses para esticar a vida do pai entubado e em coma induzido?

Quem gosta de ser enganado, aqueles que abrem a Biblia e buscam conforto e esperança no amor de Cristo ou aqueles que lotam as filas das lotéricas ou as mesas das casas de bingo atrás do dinheiro improvável?

Quem se engana? Quem engana quem? Que você é? O que você sabe da vida, das dores da vida, da esperança, do amor, para chegar aqui e dizer aos outros o que devem ou não devem temer, adorar, crer e praticar?

Quem lhe ensinou que Deus não existe? Que fanático lhe mostrou o caminho da iluminação a tal ponto que a luz lhe cegou por completo os olhos da alma?

Século 21? O século 21 é apenas um pequeno passo na eternidade. Mal começamos a andar, e julgas que já conhece o suficiente do caminho.


ps: sobre o santo sudário, vc deveria se informar melhor. Iria descobrir que a parte analisada se trata de um remendo, e que parte dele confere a data provável de Cristo, mas a média da datação recai em período mais recente. Vai se informar. Ah... e não, não sou católico, não gosto do catolicismo e acho ridículas suas cerimônias.
 
Última edição:
Nós estamos entrando em uma era em que temos o universo inteiro para estudar, muito trabalho e estudo para evoluir a ponto de explorarmos um pequeno espaço dessa galáxia, e existem milhares delas.

Não existe mais tempo a ser desperdiçado com crenças medievais, não existe mais tempo para tanta asneira sem fundamento, chega de tanto pensamento primitivo.

Basta dessas idéias ridículas fruto de um velho caduca que veste um chapéu ridículo e se acha rei da moral e dos bons custumes "cristãos".
 
Última edição:
Esse soro ai eh o mesmo que gosta e defende sua "inofensiva" fumaça na balada enqto bebe e se descontrai com os amigos ?
Que julgamento hipocrita...
 
Soro, que péssimo costume de sair rotulando os outros. Quando eu disse que não acreditava em deus? Eu não dúvido que exista algo que tenha dado ínicio ao universo, mas logicamente isso tá longe de ser provado, e muito menos alguém no mundo vai provar que é justamente um deus. E pior ainda: achar que ele está presente na Terra olhando cada um :)rolleyes:)... isso eu realmente não acredito de forma alguma, muito menos na Biblia e em Jesus, que pra mim, é totalmente falso. Prefiro compreender o universo do jeito que ele é do que persistir no engano, pois pra mim, as religiões são sim uma mentira. É apenas resquícios das mitologias antigas...

Mas agora... se a pessoa é agnóstica (no caso eu) ou ateu então significa que eu vou pra rave passar a noite inteira fumando drogas e bebendo cerveja? Eu sou totalmente o contrário disso...
Não confunda as coisas... você fala que meus argumentos são velhos, mas olha o que você está fazendo: usando aquele velho argumento de associar ética e moral de uma pessoa a religião/igreja. Eu sinceramente odeio isso.


Eu nem queria quotar você e nem quero discutir mais, porém você já veio me rotulando como um drogado da rave. Eu não tenho nada contra quem acredita em um deus, apenas odeio tudo no que se refere as religiões, principalmente a católica. Então não sei porque você retrucou meu post, já que nem é católico.

Nós estamos entrando em uma era em que temos o universo inteiro para estudar, muito trabalho e estudo para evoluir a ponto de explorarmos um pequeno espaço dessa galáxia, e existem milhares delas.

Não existe mais tempo a ser desperdiçado com crenças medievais, não existe mais tempo para tanta asneira sem fundamento, chega de tanto pensamento primitivo.

Basta dessas idéias ridículas fruto de um velho caduca que veste um chapéu ridículo e se acha rei da moral e dos bons custumes "cristãos".
Concordo plenamente.
Você resumiu muito bem, haha.
 
Última edição:
Gente bitolada só sabe falar da Santa Inquisição, como se a Igreja Católica fosse só isso, como se fosse a única a cometer injustiças e como se o que aconteceu há trocentos anos atrás ainda importasse.

....

E por essas injustiças terem sido cometidas "há trocentos anos atrás" elas deixam de ser válidas? :rolleyes:

Milénios de atrocidades cometidas por parte dessa entidade não podem nem devem ser apagadas só por que aconteceram "há trocentos anos atrás".... :slap:
 
Falou dos argumentos do outro mas os teus foram piores, Soro ;)

Eu também sou agnóstico e não gosto de ir em raves, aliás, nunca usei drogas nem cigarro. Mas já estou acostumado a ver tais argumentos de pessoas religiosas, ligam os ateus a pessoas desleixadas e despreocupadas com a sociedade. Acho isso apelação e falta de argumento :)
Não tenho nada contra quem acredita nas religiões. Mas fico indignado com certas condutas da igreja, os mesmos já citados pelos outros usuários (do uso de preservativos, por exemplo).
:wave:

EDIT: Esqueci de dizer que, mesmo tendo acontecido há muito tempo atrás, tais fatos cometidos pela igreja ainda importam sim!
 
Última edição:
Gente bitolada só sabe falar da Santa Inquisição, como se a Igreja Católica fosse só isso, como se fosse a única a cometer injustiças e como se o que aconteceu há trocentos anos atrás ainda importasse.

Não importa, portanto arrumem argumentos novos, porque esse ai não cola mais. Querem ser modernos, então arrumem desculpas modernas.

Quem é que gosta de ser enganado? Quem vai a igreja, entoa hinos e reza pela união familiar e por uma vivência de respeito, ou quem vai a rave e se droga all night long enquanto compete com a amiga quem beija mais garotos antes do amanhecer?

Quem gosta de ser enganado, quem se entrega a Deus nos seus últimos momentos a aceita resignado seus designios e mistérios ou quem de forma egoista torra desesperadamente as economidas familiares numa UTI durante 3 meses para esticar a vida do pai entubado e em coma induzido?

Quem gosta de ser enganado, aqueles que abrem a Biblia e buscam conforto e esperança no amor de Cristo ou aqueles que lotam as filas das lotéricas ou as mesas das casas de bingo atrás do dinheiro improvável?

Quem se engana? Quem engana quem? Que você é? O que você sabe da vida, das dores da vida, da esperança, do amor, para chegar aqui e dizer aos outros o que devem ou não devem temer, adorar, crer e praticar?

Quem lhe ensinou que Deus não existe? Que fanático lhe mostrou o caminho da iluminação a tal ponto que a luz lhe cegou por completo os olhos da alma?

Século 21? O século 21 é apenas um pequeno passo na eternidade. Mal começamos a andar, e julgas que já conhece o suficiente do caminho.


ps: sobre o santo sudário, vc deveria se informar melhor. Iria descobrir que a parte analisada se trata de um remendo, e que parte dele confere a data provável de Cristo, mas a média da datação recai em período mais recente. Vai se informar. Ah... e não, não sou católico, não gosto do catolicismo e acho ridículas suas cerimônias.

Pela sua lógica a morte de Jesus, se é que ele existiu e morreu crucificado, tb não tem a menor importância. Já que aconteceu a aproximadamente 2mil anos atrás.

É lógico que genocídio, e atos horríveis, seja de quem for, tem importância, se não suficiente para julgar a Igreja de hoje, por exemplo, para mostrar o caráter ou falta dele, no passado.

Mas quer exemplo atual? Blz sou capaz de fornecer um. A Igreja Católica é contra o uso de preservativos na África, mesmo nos locais onde AIDS tem índices altíssimos. Logo, hoje, não somente a Igreja Católica, mas todas organizações religiosas, que se colocam contra o uso de preservativos, estão, na África, assim como em outros lugares lá o caso é apenas mais grave, favorecendo a morte de milhões de pessoas.

Nem voltei para segunda guerra mundial, coisa do século passado, mas algo que acontece hoje em dia.

Por fim, associar comportamento correto com religião, e incorreto, segundo seus padrões, com falta de religiosidade, é preconceito puro e simplista. Eu conheço inúmeras pessoas descrentes, que tem comportamento profundamente ético, que é o que importa de fato. E já conheci crentes com comportamento ético e outros sem. Alias nos descrentes o mesmo ocorre. Fica óbvio que não é esse fator, o de crer no sobrenatural, que determina moralidade ou ética.
 
Última edição:
Pela sua lógica a morte de Jesus, se é que ele existiu e morreu crucificado, tb não tem a menor importância. Já que aconteceu a aproximadamente 2mil anos atrás.

eiuahiuheaoieoiueh acho q todo mundo pensou isso...

Nós estamos entrando em uma era em que temos o universo inteiro para estudar, muito trabalho e estudo para evoluir a ponto de explorarmos um pequeno espaço dessa galáxia, e existem milhares delas.

Não existe mais tempo a ser desperdiçado com crenças medievais, não existe mais tempo para tanta asneira sem fundamento, chega de tanto pensamento primitivo.

Basta dessas idéias ridículas fruto de um velho caduca que veste um chapéu ridículo e se acha rei da moral e dos bons custumes "cristãos".


:yes:

o lindo é ver q a 20, 30 anos atrás a católica deitava e rolava, agora tão se arrazando com esse papa Imperador do Star Wars e tomando uma naba gigantesca da universal e afins, perdendo cada vez mais clientela. de 100 anos pra cá a indumentária, os rituais e praticamente todos os aspectos da igreja q eram "sagrados" se tornaram ridículos e sem sentido. acho deprimente q em pleno 2010 nego acredite em coisas como adão e eva, andar sobre a água ou curar com toque...
 
Última edição:
1 visitante e os melhores assassinos da guarda suiça estao vendo este topico

Estejam avisados, tem jeito nao
 
pfff...tá na moda...isso é otimo, servindo para provar que o Papa não é um radical fundamentalista, o Papa vai fazer o que? vai lá abençoar o cara enquanto o perdoa, mesmo se o Saramago atentar usando uma arma de fogo ele sabe que não está mexendo com a máfia...aliás, coragem mesmo eu reconheceria se ele realmente afrontasse a máfia, afrontasse os verdadeiros fundamentalistas religiosos, que existem todos sabem mas preferem atirar suas pedras sobre os que sabem que não vão lhes atacar...por outro lado, a igreja hoje paga pelos erros do passado, no futuro ela sairá fortalecida desta queda, mas os que hoje semeam o ódio amanhã terão sua vez também.
A Europa está cheia de facistas, não vou negar que tem muita mulher bonita lá, que eu comeria todas se pudesse, mas estão se achando muito acaso queiram afrontar o mundo por causa de beleza ou vaidade, aí essas mulheres lindas todas vão cair nas mãos dos outros 'odiosos' que são tão facistas ou mais do que eles (a bandidagem que está se lixando para os intelectualóides e os matará certamente, além de estuprar suas esposas quando as pegar chorando por suas mortes), mais forte seria a união de todos em prol da razão e da inteligência, respeitando a fé dos outros assim como moderando em suas colocações.

PS> se acham que o mundo está preocupado com eles é porque não conhecem o crime e a máfia verdadeiros, antigamente eles fugiam ou se entregavam, hoje estão afrontando carros blindados e derrubando helicópteros, se continuarem pelo ódio nem imaginam o monstro que os engolirá porque estão desvalorizando as sociedades e a igreja, unicos caminhos para um futuro promissor.
Antes deveriam compatibilizar as sociedades para criar uma sociedade forte e global, com direitos humanos e leis vigorosas, beneficiando as pessoas de bem, enquanto se fecham no odio excluindo as pessoas de bem dos outros países, enquanto isso o crime agrega e se beneficia do odio deles, logo estão do lado errado, o tiro pode sair no pé deles pois mesmo que consigam separar as sociedades o crime sempre desprezará fronteiras e políticas.
 
Última edição:
[...]...por outro lado, a igreja hoje paga pelos erros do passado, no futuro ela sairá fortalecida desta queda, mas os que hoje semeam o ódio amanhã terão sua vez também.[...]
Isso é como um conto budista, onde um ladrão havia se arrependido da vida que levava, abdicou ao mundo material totalmente em busca da salvação de seu espírito, daí fez um voto de miséria e recebeu uma cumbuca para ir pedir esmola, alimento, sei lá....saíu e quando retornou reclamou ao Buda que haviam apenas lhe dirigido ofensas, jogaram lhe pedras e ninguém lhe ajudara...Buda respondeu, esse é seu karma, melhor pagar agora do que levar para eternidade.
 
cada idiotice que tenho que ler /\
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo