• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Seria esse o motivo das RTX 3050 e 3050TI serem lançadas com decepcionantes 4GB de VRAM apenas?

Vayzard

Well-Known Member
Registrado
Eu tava pensando aqui , será que o motivo de lançarem a RTX 3050 e 3050TI com apenas 4GB de VRAM foi para que não fossem poderosas demais e impactar negativamente as vendas das RTX 3060 , 3070 e 3080 ? Porque o DLSS já vai fazer a VRAM render bem mais... e o DLSS vai estar sempre sendo atualizado ... ontem mesmo já tinha noticias sobre possíveis melhorias da versão 2.2... e mais para frente talvez esses 4GB apresentem o mesmo desempenho que um chip gráfico de 6GB (ou mais) que não tem suporte ao DLSS...
 
dlss é uma benesse, não um direito a nvidia da suporte se como e quando ela quiser
 
Provavel que o chip das 3050 nao tenham força se por exemplo voce for editar configs de um game pra usar 5gb vram (exemplo GTA5, RDR2, etc) seria um tudo high ou ultra, nao existe motrivo pra colocar 8gb vram pois o chip nao teria força pra rodar o jogo satisfatoriamente. Sem contar no preço.

E a AMD ja esta com tecnologia parecida com dlss engatinhando, em breve nao sera mais diferencial.
 
Não é só isso, a quantidade de memória depende também da largura de banda, e a largura de banda define custos de fabricação do chip e da placa em si.

Os chips de memória GDDR são conectados à GPU por uma banda de 32-bit. Existem chips de 1GB e 2GB.

Então por exemplo, se a placa tem banda de 128-bits, como é a 3050, isso significa que ela pode ter quantos chips couberem nesses 128-bits. Como cada chip "ocupa" 32-bit, dá pra por 4. Ai esses 4 chips podem ser de 1GB ou 2GB, então a placa só pode ter no total 4GB ou 8GB.

Como já existe uma placa muito superior da NVIDIA que já tem 8GB de VRAM, faz mais sentido a 3050 ficar nos 4GB.

A 3060 Ti tem 8GB de VRAM porque ela é uma placa de 256-bit com 8 módulos de 1GB.

A 3060 tem 12GB de VRAM porque ela é uma placa de 192-bit, então ela poderia ter 6GB (o que seria pouco) ou 12GB.

E assim por diante...
 
Não é só isso, a quantidade de memória depende também da largura de banda, e a largura de banda define custos de fabricação do chip e da placa em si.

Os chips de memória GDDR são conectados à GPU por uma banda de 32-bit. Existem chips de 1GB e 2GB.

Então por exemplo, se a placa tem banda de 128-bits, como é a 3050, isso significa que ela pode ter quantos chips couberem nesses 128-bits. Como cada chip "ocupa" 32-bit, dá pra por 4. Ai esses 4 chips podem ser de 1GB ou 2GB, então a placa só pode ter no total 4GB ou 8GB.

Como já existe uma placa muito superior da NVIDIA que já tem 8GB de VRAM, faz mais sentido a 3050 ficar nos 4GB.

A 3060 Ti tem 8GB de VRAM porque ela é uma placa de 256-bit com 8 módulos de 1GB.

A 3060 tem 12GB de VRAM porque ela é uma placa de 192-bit, então ela poderia ter 6GB (o que seria pouco) ou 12GB.

E assim por diante...
Minha opinião apenas!
A nvidia vacilou nos 4gb da 3050 e 3050Ti, se a 3060 pode ter 12gb que é até mais Vram do que uma 3070 e 3080, por que a 3050Ti não poderia ter então 8gb?
isso é jogada de marketing acho eu, talvez uma 3050Ti poderia concorrer de forma predatória dentro da propria casa e matar a 3060 no quesito CxB algo que a 3060 não tem desde que nasceu!
Acho que de 2021 em diante, qqr placa que não seja LowEnd lançada com 4gb não faz mais sentido visto o salto de desempenho das GPU's, qualquer uma delas pode trabalhar e fará bom uso como framebuffer de mais Vram, isso ja ficou bem claro na RX 5500XT que em alguns jogos a 5500XT de 8gb rende até 10 a 15fps a mais do que a versão de 4gb apenas por ter os 8gb e o jogo fazer uso do framebuffer na Vram!
 
Minha opinião apenas!
A nvidia vacilou nos 4gb da 3050 e 3050Ti, se a 3060 pode ter 12gb que é até mais Vram do que uma 3070 e 3080, por que a 3050Ti não poderia ter então 8gb?
isso é jogada de marketing acho eu, talvez uma 3050Ti poderia concorrer de forma predatória dentro da propria casa e matar a 3060 no quesito CxB algo que a 3060 não tem desde que nasceu!
Acho que de 2021 em diante, qqr placa que não seja LowEnd lançada com 4gb não faz mais sentido visto o salto de desempenho das GPU's, qualquer uma delas pode trabalhar e fará bom uso como framebuffer de mais Vram, isso ja ficou bem claro na RX 5500XT que em alguns jogos a 5500XT de 8gb rende até 10 a 15fps a mais do que a versão de 4gb apenas por ter os 8gb e o jogo fazer uso do framebuffer na Vram!

Não estou dizendo que não é uma decisão que envolve marketing, só estou lembrando que existe também um fator técnico.

Aliás a NVIDIA sempre foi assim, historicamente. Ela já vez umas belas cagadas com VRAM, como a 780 Ti com 3GB. Absurdo.
 
Direcionar para um nicho e lucrar mais sem o risco de canibalizar outros modelos próprios. Como explicaram, na largura de banda dela só poderia ser 4 ou 8gb. Com a escacez de chips a Nvidia prefere vender 2 3050ti de 4gb invés de uma com 8gb. Pra rodar em 1080p (que é o grande nicho dessa placa) vai ser suave, no mercado ferrado atual vai vender muito pra quem não tá podendo pagar caro nos modelos mais top.

Bem simples.

Ah, e mais um detalhe: placa de 4gb não minera ETH.
 
A razão para isso é muito simples. Não se preocupem: jogos em 1080p não exigem e nem nunca vão realmente exigir mais de 4GB (só eventualmente se vc quiser jogar com texturas no talo do talo, mas só vai perder performance sem ganhar qualidade, pois são texturas desenvolvidas para resoluções superiores, como 1440p ou 4k). Especialmente com banda de memória alta e memórias rápidas. Textura não aumenta com o tempo, gente. Só havendo nova demanda de resolução. E hoje o mercado tá estabelecido. Médio ou Alto para 1080p, dependendo do jogo. Muito Alto e Ultra para 1440p e 4k.

Abaixo um teste sério, muito embora sem nenhum detalhamento técnico de um engenheiro - como a Digital Foundry costuma conduzir seus testes - com 5500XT 8GB x 4GB. Reparem que apenas raros jogos onde existe claro problema de otimização em relação as texturas, a diferença surgiu. Ou jogos onde as texturas utilizadas são para 4k, não 1080p. Exemplo Warzone, BF5 e Shadow of Tomb. Se vc vai jogar em 1080p, vc não precisa deixar texturas no talo. E como não são placas para 1440p e tão menos ainda 4k, não há razão pra se preocupar aqui.

 
Última edição:
e nem nunca vão realmente exigir mais de 4GB
COD B.O ColdWar estoura os 4GB de Vram das placas qdo vc coloca tudo no maximo e influencia bastante na performance mesmo em 1080p, eu cheguei a comprar uma RX 5500XT de 4Gb e ela sofria bastante pra rodar o jogo em 1080p com tudo no ultra em determinadas partes, algo que na RX 5500XT 8gb não acontece e eu até devolvi a placa por esse motivo, sem contar que o framebuffer na Vram para alguns jogos é algo que aumenta bastante a performance, algo em torno de 8 a 12fps!
 
COD B.O ColdWar estoura os 4GB de Vram das placas qdo vc coloca tudo no maximo (...) com tudo no ultra
Então, só reler e explico em detalhes sobre isso.
 
Nesse caso concordo com o OP, deveria ter pelo menos 6GB e se não fizeram, foi para não canibalizar as vendas da 3060, visto que ambas são mais forte que a GTX 1060 (6GB) e GTX 1070 (8GB) respectivamente, o que já invalida o argumento de que "o chip não aguenta".

VRAM extra não melhora o desempenho, mas dá um fôlego a mais em situações em que ela estoura. Acho que tinha até um teste do Diego Kerber do próprio Adrenaline testando uma placa da NVIDIA com 4GB com uma concorrente da AMD com a mesma força, mas com 6GB e teve problemas com a placa NVIDIA em um jogo de tiro, por culpa da VRAM, só não lembro se era algum Call of Duty ou o Rainbow Six, agora nem posso ver pois no trampo é bloqueado o YouTube.
 
Nesse caso concordo com o OP, deveria ter pelo menos 6GB e se não fizeram, foi para não canibalizar as vendas da 3060, visto que ambas são mais forte que a GTX 1060 (6GB) e GTX 1070 (8GB) respectivamente, o que já invalida o argumento de que "o chip não aguenta".

VRAM extra não melhora o desempenho, mas dá um fôlego a mais em situações em que ela estoura. Acho que tinha até um teste do Diego Kerber do próprio Adrenaline testando uma placa da NVIDIA com 4GB com uma concorrente da AMD com a mesma força, mas com 6GB e teve problemas com a placa NVIDIA em um jogo de tiro, por culpa da VRAM, só não lembro se era algum Call of Duty ou o Rainbow Six, agora nem posso ver pois no trampo é bloqueado o YouTube.
Mas como o brdtoledo explicou, por que o chip é 128 bits, ou era 4gb, ou 8gb, não exite chip de 1.5GB pra totalizar os 6gb.
 
Já coloquei no tempo certo:


cara, eu não to dizendo que não seria bom mais RAM, eu to dizendo que 6gb de ram "não encaixa" em GPU com bus the 128bits (RTX 3050). Teria que ser 8gb, mas ai encareceria muito sem falar que tem falta de chip em geral.
 
Menos vram foi bom para gamers já que menos vram retira logo de cara vários algoritmos para mineração.
 
O bizarro é que mesmo com essa quantidade de vRam podre pra suportar futuros lançamentos, essas placas devem vir bem caras. Tá complicado esse novo normal. PC Gamer minimamente popular morreu. Não dá mais pra comprar. Quando paguei absurdos R$ 2000 nessa minha GTX 1660 Super durante a pandemia, eu pensei que era o ápice do absurdo. Hoje mesmo com o dólar em R$ 5, eu não acho uma placa similar por menos de R$ 3400. Não tá melhorando nada os preços. Regredimos ao patamar de, sei lá, 2013-14. A mineração junto com a pandemia acabaram com o mercado de VGAs e parece um poço sem fundo.
 
Nesse caso concordo com o OP, deveria ter pelo menos 6GB e se não fizeram, foi para não canibalizar as vendas da 3060, visto que ambas são mais forte que a GTX 1060 (6GB) e GTX 1070 (8GB) respectivamente, o que já invalida o argumento de que "o chip não aguenta".

VRAM extra não melhora o desempenho, mas dá um fôlego a mais em situações em que ela estoura. Acho que tinha até um teste do Diego Kerber do próprio Adrenaline testando uma placa da NVIDIA com 4GB com uma concorrente da AMD com a mesma força, mas com 6GB e teve problemas com a placa NVIDIA em um jogo de tiro, por culpa da VRAM, só não lembro se era algum Call of Duty ou o Rainbow Six, agora nem posso ver pois no trampo é bloqueado o YouTube.
Quem é que em sã consciência coloca texturas em Ultra ou Muito Alto pra jogar em 1080p? Isso não faz qualquer sentido. É isso que vocês precisam começar a entender de vez.

Outra coisa, comparação com placas de vídeo de outra microarquitetura nem deveriam ser feitas. Mais uma coisa importante: VRAM, alocação de recursos e esses assuntos não podem ser comentados por gente feito o Diego, que é um cara que gosta muito de jogos e de hardware, mas aposto que nunca sentou numa cadeira de faculdade por 4 ou 5 anos, menos ainda trabalhou na área de engenharia de software pra ter experiência e conhecimento suficiente pra falar sobre isso.
 
O bizarro é que mesmo com essa quantidade de vRam podre pra suportar futuros lançamentos, essas placas devem vir bem caras. Tá complicado esse novo normal. PC Gamer minimamente popular morreu. Não dá mais pra comprar. Quando paguei absurdos R$ 2000 nessa minha GTX 1660 Super durante a pandemia, eu pensei que era o ápice do absurdo. Hoje mesmo com o dólar em R$ 5, eu não acho uma placa similar por menos de R$ 3400. Não tá melhorando nada os preços. Regredimos ao patamar de, sei lá, 2013-14. A mineração junto com a pandemia acabaram com o mercado de VGAs e parece um poço sem fundo.

Pois é...comprar uma vga com 4 GB de ram hoje em dia, só se a pessoa for jogar jogos simples, tipo Fortnite,
Apex, CS etc...se for jogar BF V, esqueça! Aqui com 6 GB Ram que tenho, o BF V usa uns 5,5 GB em 1440p.
Imagine jogos mais pesados no futuro....queria uma 3060 Ti, mas não agora com esses preços....:)
 
Quem é que em sã consciência coloca texturas em Ultra ou Muito Alto pra jogar em 1080p? Isso não faz qualquer sentido. É isso que vocês precisam começar a entender de vez.

Outra coisa, comparação com placas de vídeo de outra microarquitetura nem deveriam ser feitas. Mais uma coisa importante: VRAM, alocação de recursos e esses assuntos não podem ser comentados por gente feito o Diego, que é um cara que gosta muito de jogos e de hardware, mas aposto que nunca sentou numa cadeira de faculdade por 4 ou 5 anos, menos ainda trabalhou na área de engenharia de software pra ter experiência e conhecimento suficiente pra falar sobre isso.
Assetto Corsa Competizione tinha problema com VRAM estourando quando jogando no Ultra, ai lançaram um update de otimização e deram uma reduzida na utilização de recursos, que agora ficou estável.

É um dos casos onde os presets dão boa diferença, tanto é verdade que a versão dos Consoles é bem feio graficamente e com framepacing péssimo, devido às tentativas de otimização que faziam para manter a estabilidade.


..

..



É um jogo bem bonito no PC rodando no preset EPIC padrão (pois tem mais alto ainda), mas nos Consoles é feio. Isso mesmo rodando apenas em 1080p. Enfim eu não recomendo, mas respeito sua opinião. Outro jogo que usava bastante aqui é o Forza Horizon 3 (que o pessoal adora usar como exemplo de otimização), usava um pouco mais de 5GB em 1080p no Ultra e também dá uma certa diferença comparado ao High, isso jogando em 2017/2018, não sei como roda hoje.

Longe de mim desrespeitar qualquer um aqui. São apenas experiências. Eu sou o cara que: as vezes é melhor sobrar do que faltar.

Aqui mesmo quando eu jogava o COD Warzone ele usava mais que 4GB de VRAM mesmo rodando no médio em 1080p

vG6GN94.jpg
 
-Regredimos ao patamar de, sei lá, 2013-14.
Mas nessa época, ainda era de boas montar um PC..

Talvez a falta de Vram cape mesmo o desempenho da placa, esperar o lançamento pra ver qual vai ser.
O que dá pra esperar é os russos fazerem os mods de vram como já fizeram, mas o maior problema é as BIOS NVIDIA restringindo edição. Esperar pra ver o quê vem aí.

Sobre o lançamento da série 3050, talvez seja muito usada nos notebooks, que a grande maioria é display 1080p.
 
Assetto Corsa Competizione tinha problema com VRAM estourando quando jogando no Ultra, ai lançaram um update de otimização e deram uma reduzida na utilização de recursos, que agora ficou estável.

É um dos casos onde os presets dão boa diferença, tanto é verdade que a versão dos Consoles é bem feio graficamente e com framepacing péssimo, devido às tentativas de otimização que faziam para manter a estabilidade.


..

..



É um jogo bem bonito no PC rodando no preset EPIC padrão (pois tem mais alto ainda), mas nos Consoles é feio. Isso mesmo rodando apenas em 1080p. Enfim eu não recomendo, mas respeito sua opinião. Outro jogo que usava bastante aqui é o Forza Horizon 3 (que o pessoal adora usar como exemplo de otimização), usava um pouco mais de 5GB em 1080p no Ultra e também dá uma certa diferença comparado ao High, isso jogando em 2017/2018, não sei como roda hoje.

Longe de mim desrespeitar qualquer um aqui. São apenas experiências. Eu sou o cara que: as vezes é melhor sobrar do que faltar.

Aqui mesmo quando eu jogava o COD Warzone ele usava mais que 4GB de VRAM mesmo rodando no médio em 1080p

vG6GN94.jpg

Boa análise. Eu acho que poderíamos tentar fazer uma análise definitiva sobre isso aqui no fórum. Problema é que tem muito hater que acha que a gente tá pró AMD ou pró nVidia, quando na verdade a gente quer só investigar o que é certo ou é errado. E é impossível pra nós, meros mortais, analisarmos friamente em relação a framepace, pois isso só seria possível se encontrássemos uma forma de limitar o uso de VRAM de uma placa.

Exemplo testar uma 3060 de 12GB e ver como ela se comportaria com 4GB. Mas tem que ser a mesma placa, com mesma microarquitetura, mesmas memórias (muitas vezes modelos com mais memória têm chips com timings melhores), etc. Uma comparação justa e simétrica é muito difícil de realizar. Vc pega uma GTX780TI de 3GB e ela não tem framepace ruim como a 1060 de 3GB, saca? Isso se deve a um mone de fatores de uma equação complexa.

Um bom tópico seria analisando uns 8 jogos e verificando o nível de textura necessário para 1080p. Não em tamanho de memória, pois isso é extremamente complexo, mas observando a qualidade das texturas. Na minha experiência, acho que Shadow of Tomb foi o único onde textura em Alto mesmo em 1080p claramente não tinha a mesma nitidez das texturas em Muito Alto.

A parada é que não tem consenso, sabe? O erro, pra mim, tá justamente nos estúdios de desenvolvimento de jogos. Eles deveriam parar completamente de classificar as Texturas de Baixo, Médio, Alto ou Ultra. Deveriam começar a usar 720p, 1080p, 1440p e 4k. Assim fica muito mais fácil pro cara escolher a textura adequada pra resolução que ele está jogando.

E claro que isso vai variar de monitor pra monitor, pois DPI tem influência altíssima sobre detalhes e nitidez do que estamos a assistir.
 
Última edição:
Estava esperando a 3050ti com 6gb. Foi decepcionante para mim, mas ok...continuarei com a 1650 Super que é fria, silenciosa, econômica e suficente em 1080p por enquanto.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo