• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Servidor NAS

Eu já usei os dois sistemas...

Quanto a instalação e configuração, os dois fcam igualados em dificuldade de aprendizado.

Mas quanto a instalação de plug-ins, ai o TrueNAS é bem mais fácil de fazer.
Muito obrigado. Vou começar a ler a documentação então!
 
Gostaria de montar algo como o amigo citou acima.
Tenho uma construtora e gostaria de concentrar os arquivos em um lugar só para que todos os envolvidos tenham acesso, no momento tenho que ficar trocando e-mail ou colocando em pen drive os arquivos revisados para passar de uma pessoa para outra.
Basicamente o trabalho é com arquivos do Word, Excel, AutoCAD, Revit, imagens e vídeos.
Alguém sabe dizer se a configuração citada acima me atenderia ?

Acompanhando.
Atende, mas sugiro você comprar uma solução pronta, algo como um Nas da Western Digital, Synology, devido ele ser para esse uso específico, ter alguns controles, replicação dos dados...
 
galera, tava pensando em pegar um mini pc desse aqui, por um SSD e conectar um dock com duas baias pra HDD e instalar um TrueNAS. essa config dá conta? quero fazer RAID 1
modelo : HP ELITEDESK 705 G2 MINI - link do mini pc
Config:
AMD PRO A8-8600B R6 1.6 GHZ com 8 Gb de DDR3
 
galera, tava pensando em pegar um mini pc desse aqui, por um SSD e conectar um dock com duas baias pra HDD e instalar um TrueNAS. essa config dá conta? quero fazer RAID 1
modelo : HP ELITEDESK 705 G2 MINI - link do mini pc
Config:
AMD PRO A8-8600B R6 1.6 GHZ com 8 Gb de DDR3
Conectar dock, se for via USB 3, fica lento a tranfer de dados, acho que 30 a 40Mb/s ou menos dependendo do tipo de arquivo.
Numa conexão SATA nativo pela rede gigabit dá 120Mb/s, ou seja 3 a 4x mais rápido.
Em relação ao mini-pc é suficiente.
 
Conectar dock, se for via USB 3, fica lento a tranfer de dados, acho que 30 a 40Mb/s ou menos dependendo do tipo de arquivo.
Numa conexão SATA nativo pela rede gigabit dá 120Mb/s, ou seja 3 a 4x mais rápido.
Em relação ao mini-pc é suficiente.
como eu faço uma conexão SATA nativo pela rede gigabit?

Eu tava pensando em pegar um dock que usa USB-C
 
ja tentou transferência de arquivos maiores nele?
To sentindo necessidade de um NAS pra poder reduzir o tamanho do PC que uso pra trabalhar.

Comprei um Pichau HX100 pro pc principal e to pensando em juntar a sucata aqui de casa (xeon e3-1270, 8gb 1600mhz, junto com HDs variados e 1 SSD de 120gb) p/ montar um NAS e editar direto dele. Vi muita gente recomendando TrueNAS core, mas to por fora de como é a experiência.
Já mas não lembro de cabeça os números. A hora que tiver tempo eu transfiro uns arquivos de filme de um lado pro outro
O grosso do que eu uso é gravar e ler arquivos .PDF pequenos (<1mb 90% do tempo que uso).
Até poderia ser algum processador mais anêmico; eu troquei a placa mãe do kit AM4 que eu uso pq a minha deu algum tilt que morreu o som on board, tive dificuldade de fazer todos os 4 slots de memoria reconhecerem as memorias....pelo sim pelo não, comprei uma nova e encostei essa placa capenga pra ficar de servidor. Tinha memorias sobrando, comprei o processador novo mais barato da plataforma.
 
aí no caso teria que ter um mini pc com USB-C também
 
Conectar dock, se for via USB 3, fica lento a tranfer de dados, acho que 30 a 40Mb/s ou menos dependendo do tipo de arquivo.
Numa conexão SATA nativo pela rede gigabit dá 120Mb/s, ou seja 3 a 4x mais rápido.
Em relação ao mini-pc é suficiente.
Isso depende um pouco do tipo/tamanho/qtde de arquivos que vc tá manipulando. Pra 1 arquivo grande de dezenas de gigabytes, vai ser isso que vc tá falando, satura a banda disponível. Agora, se vc pega pasta com subpastas e centenas de arquivos pequenos, mesmo copiando de um pc com ssd pra um servidor de arquivos usando ssd´s, todos conectados em cabo sata às respectivas placas -mães, vc tem sorte se bater 10 mb/s.
 
Galera, seguinte comecei a usar OMV 6 e estou com problemas para instalar o OMV extras, fiz a instalação mas não aparece os opões de Doker, portainer e yatch. já reinstalei mais de uma vez e não resolve, o compose está instalado. Alguem sabe como resolver isso? vou como desisntalar o OMV extras? dei uma procurada nos foruns e bilbiotecas expecíficas dele e não achei nada sobre. a msg que dá é a seguinte
"Please install the openmediavault-compose to provide docker functionality within the OMV web interface."
 
Última edição:
Atende, mas sugiro você comprar uma solução pronta, algo como um Nas da Western Digital, Synology, devido ele ser para esse uso específico, ter alguns controles, replicação dos dados...
Estou avaliando sua sugestão.
Sabe me dizer se esse modelo atenderia minha necessidade ?
A ideia seria comprar dois HD WD RED NAS 2TB ja que ele vem sem discos.
 
Estou avaliando sua sugestão.
Sabe me dizer se esse modelo atenderia minha necessidade ?
A ideia seria comprar dois HD WD RED NAS 2TB ja que ele vem sem discos.
Cara, eu compei um mini pc usado com 4gb de ram e 4 núcleos, e instalei o sistema da Synology e ficou ótimo, comprei um Exos de 4 tb. depois vou comprar outro. Instalei o plex, via docker, o Pi-hole, depois devo instalar o Home assistent também. aqui tá funcionando de boas!

O tutorial que usei pra fazer isso foi esse aqui.
 
Estou avaliando sua sugestão.
Sabe me dizer se esse modelo atenderia minha necessidade ?
A ideia seria comprar dois HD WD RED NAS 2TB ja que ele vem sem discos.
Seria uma boa sim. Dependendo da config Raid vai ficar só com 2tb mesmo.

Cara, eu compei um mini pc usado com 4gb de ram e 4 núcleos, e instalei o sistema da Synology e ficou ótimo, comprei um Exos de 4 tb. depois vou comprar outro. Instalei o plex, via docker, o Pi-hole, depois devo instalar o Home assistent também. aqui tá funcionando de boas!

O tutorial que usei pra fazer isso foi esse aqui.

Para um home lab é bom. Mas como ele vai usar na empresa dele, acho mais seguro comprar um NAS específico para esse uso.
 
Seria uma boa sim. Dependendo da config Raid vai ficar só com 2tb mesmo.


Para um home lab é bom. Mas como ele vai usar na empresa dele, acho mais seguro comprar um NAS específico para esse uso.
Na verdade a empresa hoje, se resume a duas pessoas e o servidor seria instalado em casa mesmo. Estou buscando o custo-benefício pra ter algo funcional.
 
TrueNas suporta Plex?
Sim, mas dê preferencia a verção scale e não ao core! via docker e usando contender dá pra por quase tudo!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Na verdade a empresa hoje, se resume a duas pessoas e o servidor seria instalado em casa mesmo. Estou buscando o custo-benefício pra ter algo funcional.
então dá uma olhada no tutorial de como fazer um NAS caseiro Synology que vc vai economizar muuuito!
 
Sim, mas dê preferencia a verção scale e não ao core! via docker e usando contender dá pra por quase tudo!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


então dá uma olhada no tutorial de como fazer um NAS caseiro Synology que vc vai economizar muuuito!
Conhece algum tutorial que me ensine a fazer o processo, como se eu fosse uma criança de 5 anos ?
 
Conhece algum tutorial que me ensine a fazer o processo, como se eu fosse uma criança de 5 anos ?
cada, esse que mandei aqui foi o mais básico que achei.
 
Estava pensando em montar um também. Tenho um Ryzen 5 1600, 8GB DDR4, MSI B350M Gaming Pro e uma 1660 Super sobrando aqui.

Vocês tem algum gabinete que suporte placas mãe mATX, de preferencia compacto, que consiga colocar ate 6 HDs 3,5"?
Queria fazer um "tudo em um"... para ocupar menos espaço.

Ah e futuramente trocar a CPU por uma baratinha com gráficos integrados para não precisar da 1660 Super e economizar energia.
 
Uma coisinha linda dessas pode hospedar um server no Plex com transmissão em 4K? E vocês saberiam dizer um gabinete microatx razoavelmente prático e barato pra esse bichim?

claro que sim, mas pega um kit com a PR9 é mais barata e super boa!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Estava pensando em montar um também. Tenho um Ryzen 5 1600, 8GB DDR4, MSI B350M Gaming Pro e uma 1660 Super sobrando aqui.

Vocês tem algum gabinete que suporte placas mãe mATX, de preferencia compacto, que consiga colocar ate 6 HDs 3,5"?
Queria fazer um "tudo em um"... para ocupar menos espaço.

Ah e futuramente trocar a CPU por uma baratinha com gráficos integrados para não precisar da 1660 Super e economizar energia.
Cara 6 baias de 3.5 pequeno e complicado viu! até 4 tém. precisa ser realmente 6?
 
claro que sim, mas pega um kit com a PR9 é mais barata e super boa!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Cara 6 baias de 3.5 pequeno e complicado viu! até 4 tém. precisa ser realmente 6?

Recomenda um gabinete micro-atx?
 
claro que sim, mas pega um kit com a PR9 é mais barata e super boa!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Cara 6 baias de 3.5 pequeno e complicado viu! até 4 tém. precisa ser realmente 6?
Gostaria muito que fosse 6, se não tiver, da certo de fazer com 4 baias.
 
Gostaria muito que fosse 6, se não tiver, da certo de fazer com 4 baias.
Amigo, vc pode pegar um gabinete usado de servidor/workstation com 6 baias e usar, provavelmente vai ter que fazer uma pequena adapatção para ligar o painel frontal, mas é tranquilo!
ou comprar um gabinete mais antigo, tem uns da NZXT, como o Phantom 410 que tem 6 baias. dá uma olhada no mercado livre e na OLX que vc acha!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Recomenda um gabinete micro-atx?
dá uma olhada no Cooler Master N200
 
Última edição:
Amigo, vc pode pegar um gabinete usado de servidor/workstation com 6 baias e usar, provavelmente vai ter que fazer uma pequena adapatção para ligar o painel frontal, mas é tranquilo!
ou comprar um gabinete mais antigo, tem uns da NZXT, como o Phantom 410 que tem 6 baias. dá uma olhada no mercado livre e na OLX que vc acha!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


dá uma olhada no Cooler Master N200
Cara consegui achar um gabinete da Kmex bem antigo na casa dos meus pais, com 7 baias haha, ainda da pra usar.
Vou seguir por ele... mas achei um da Kmex no site deles, de servidor, com 8 baias, placa mãe ATX e mATX com fonte ATX padrão. Uma boa opção relativamente compacta e custando na faixa de 700 reais nas lojas.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo