• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[CLUBE] SFF Cases - Cubos, Thin clients, HTPCs, Minitowers, Lanboxes (Tópico dedicado)

Fiz algumas alterações no cable management no NR200. Tentei passar o máximo possível para a parte de trás do gabinete.


RLYwSko.jpg

K5Q2zqB.jpg

t56hLw8.jpg
 
Fala galera, beleza?

Viram que tem o 4300G e o 4600G na terabyte?
To com uma x470 GTN aqui parada, acho que vou passar o 8700k pra frente e ir em frente em mais um projetinho de ITX :D
 
Fiz o teste com a fan da Scythe que veio no cooler e as temperaturas continuam as mesmas, vou voltar para a fan do pombo pq essa da Scythe fica com as cores invertidas com as do SSD...
Comprei a pasta Master Gel Maker, vamos ver se com ela tem alguma melhora.
 
Fiz o teste com a fan da Scythe que veio no cooler e as temperaturas continuam as mesmas, vou voltar para a fan do pombo pq essa da Scythe fica com as cores invertidas com as do SSD...
Comprei a pasta Master Gel Maker, vamos ver se com ela tem alguma melhora.


Cara, eu tava com 80~90ºC com uma pasta térmica da Rise... Comprei a Master Gel e cara... foi pra 38~60ºC no máximo. Detalhe: Uso um Cougar QBX sem nenhuma fan.
 
Cara, eu tava com 80~90ºC com uma pasta térmica da Rise... Comprei a Master Gel e cara... foi pra 38~60ºC no máximo. Detalhe: Uso um Cougar QBX sem nenhuma fan.
Qual é seu processador?
 
Meu 5600 com esta pasta dificilmente passar dos 74.... temperaturas de hoje dia, um dia inteiro trabalhando no PC.

BxfkzG3.png
 
Postei antes meu minipc aqui, mas fiz uma mudança interessante, kkk.

Qual a possibilidade de colocar um Venomous-X que tem 15cm de altura em um case ITX com 15 litros? (acho que é isso)

Pois é... depois de algumas horas, ta aí o resultado.

Dava até para usar fanless, mas esse fan de 14cm na frente e mais o de 12cm ligado em 5V, parece até que o pc está desligado e ainda tá segurando o i5 4670k em 4.4GHz.

Valeu a pena demais.

PATWBX8.jpg



M1E3kv3.jpg



Para quem não viu antes:

iLVT8lQ.jpg
 
Dificilmente essa fan pombal bate a fan scythe e RGB da pra controlar por software o mais importante você não falou, verificou a instalação do cooler e como estava a pasta térmica dele?

Gostei do arranjo, faltou só uma vista superior pra ficar perfeito mas estou impressionado com o combo desse cooler com essa fonte, parece que mais um milímetro para cada e não caberia. Se fosse uma fonte modular não daria certo.
 
Dificilmente essa fan pombal bate a fan scythe e RGB da pra controlar por software o mais importante você não falou, verificou a instalação do cooler e como estava a pasta térmica dele?
Retirei o cooler e a pasta térmica estava ok, mesmo assim eu limpei com álcool isopropílico e apliquei novamente a pasta, dessa vez fiz uma fina camada sobre todo o processador... Mas ficou na mesma.
Sobre a fan pombal, ela ainda fica 1° mais fria que a da Scythe por incrível que pareça.
 
Bizarro mas se esta funcionando não mexe, testou o push and pull e um fan no piso puxando ar?
 
Bizarro mas se esta funcionando não mexe, testou o push and pull e um fan no piso puxando ar?
Não couberam, infelizmente!
Percebi que quando fechei a tampa superior do case, a grill do fan ficou pegando na presilha do fan do mugen e isso fez ele inclinar um pouco. Será que essa inclinação está fazendo perder o contato com o processador? Bom, chegando em casa vou tirar essa fan para ver...
 
Não couberam, infelizmente!
Percebi que quando fechei a tampa superior do case, a grill do fan ficou pegando na presilha do fan do mugen e isso fez ele inclinar um pouco. Será que essa inclinação está fazendo perder o contato com o processador? Bom, chegando em casa vou tirar essa fan para ver...
Como estão as voltagens do 3800X? Dá uma conferida pq faz muita diferença. Aqui na minha placa-mãe, no padrão ela joga 1.25v no processador em stock... No manual, faz 4.05Ghz com 1.1v; na prática dá quase 20ºC de diferença na temperatura. Meu cunhado tem um 3800x com uma x570 steel legend... em stock com o wraith prism em "auto" bate uns 83ºC. Com vcore de 1.28v e pbo desligado, oc manual para 4.0Ghz não chega a 63ºC. Pasta térmica dele é a mastergel e a minha, uma arctic mx4. Dá pra testar o melhor clock/voltagem com o clocktuner 2.0. A minha mais estável com o 3100 é essa de 1.1v para 4.05Ghz (minha placa-mãe meio que limita nos 4.1Ghz e a ram nos 3200Mhz...). O consumo é pífio para um 4/8, cerca de 48w no prime95/cinebench; e uns 38~40w jogando. (para comparação com o pbo ligado: voltagem de 1.25v para 4.1Ghz, consumo de 58w; ganhos quase nulos.)
 
Como estão as voltagens do 3800X? Dá uma conferida pq faz muita diferença. Aqui na minha placa-mãe, no padrão ela joga 1.25v no processador em stock... No manual, faz 4.05Ghz com 1.1v; na prática dá quase 20ºC de diferença na temperatura. Meu cunhado tem um 3800x com uma x570 steel legend... em stock com o wraith prism em "auto" bate uns 83ºC. Com vcore de 1.28v e pbo desligado, oc manual para 4.0Ghz não chega a 63ºC. Pasta térmica dele é a mastergel e a minha, uma arctic mx4. Dá pra testar o melhor clock/voltagem com o clocktuner 2.0. A minha mais estável com o 3100 é essa de 1.1v para 4.05Ghz (minha placa-mãe meio que limita nos 4.1Ghz e a ram nos 3200Mhz...). O consumo é pífio para um 4/8, cerca de 48w no prime95/cinebench; e uns 38~40w jogando. (para comparação com o pbo ligado: voltagem de 1.25v para 4.1Ghz, consumo de 58w; ganhos quase nulos.)
Então, acho que minha placa não faz over, é uma A520 da Gigaplástico. No caso as tensões do processador estão em automático.
Fiz o teste aqui retirando a fan superior para não pressionar o cooler mas os resultados foram os mesmos... Agora só resta esperar a pasta e torcer para ela conseguir abaixar uns 10° as temperaturas.
Estava pensando se não seria a mb que não está aguentando o processador, o que acham?
Outra coisa que acho estranho é essa temperatura só no Cyberbug, no AC Valhalla fica em 65°.
 
Tem um jeito fácil da saber se o problema é o cooler, a mobo ou o case. Remova as tampas laterais do case e veja como ficam as temperaturas durante o jogo e outros usos, se elas caírem drasticamente é problema de fluxo de ar, se não caírem nada é o cooler e se caírem pouco é erro na montagem ou a placa mãe que não aguenta.
 
Então, acho que minha placa não faz over, é uma A520 da Gigaplástico. No caso as tensões do processador estão em automático.
Fiz o teste aqui retirando a fan superior para não pressionar o cooler mas os resultados foram os mesmos... Agora só resta esperar a pasta e torcer para ela conseguir abaixar uns 10° as temperaturas.
Estava pensando se não seria a mb que não está aguentando o processador, o que acham?
Outra coisa que acho estranho é essa temperatura só no Cyberbug, no AC Valhalla fica em 65°.
A temperatura tá normal até. Como é uma A520, tenta desabilitar o boost e vê se tem muita diferença, no desempenho e na temperatura. O problema do PBO é parecido com o boost da nvidia, enquanto tiver margem térmica, ele vai subindo o clock, quanto mais baixa a temperatura no padrão, maior o boost e mais quente fica. Tenta limitar a temperatura na bios pra 75ºC, deve resolver o problema se você não quiser desabilitar o PBO. Eu também uso gigabosta, minha 3ª alias, somente pelo preço. Em termos de configurações e organização elas são bem fracas, sem falar nos limites de frequência da ram, menores que de uma A320 da asrock, mas é isso aí.
 
Tem um jeito fácil da saber se o problema é o cooler, a mobo ou o case. Remova as tampas laterais do case e veja como ficam as temperaturas durante o jogo e outros usos, se elas caírem drasticamente é problema de fluxo de ar, se não caírem nada é o cooler e se caírem pouco é erro na montagem ou a placa mãe que não aguenta.
Eu testei sem as laterais, no Cyberbug o máximo que chegou foi em 68°.
 
Chegou a 68°, essa é uma boa pista mas quais eram as frequências? estava igual a antes ou eram menores/maiores? A principio parece ser um problema de fluxo de ar mas me parece um pouco extremo você disse que fechado chega na faixa dos 80° certo?
Para confirmar seria legal você testar desse jeito mesmo (todo aberto, mas se der teste fechado também) mas com as fans do case desligadas deixando só o cooler do processador/vga funcionando e ver se há diferenças. Se não houver diferença tangível suas fans estão instaladas errado ou são incorretas para a função delas, lembre-se que temos a principio dois tipos de fans as de circulação e as de pressão, isso deve lhe dar uma resposta definitiva. Seria legal testar novamente com a fan original do cooler para ver se ela faz diferença pra fan pombal no processador.

E não custa nada comentar mas as fans sempre sopram para o lado em que esta o suporte do motor, ou seja, o ar sempre vai sair na direção daqueles 4 braços fixos que seguram o motor da fan, para a fan estar removendo o ar (exhaust) aquele lado tem de estar virado para fora do case, se ele estiver para dentro a fan estará puxando ar (intake), observe a imagem:

1611444005043.jpg


Note as fans abaixo da VGA, elas estão em intake você pode notar que da para ver os braços do motor logo abaixo da grelha, assim como na fan frontal do case que esta puxando ar direto da mascara, o exhaust fica por conta da fan de 140mm na traseira sendo alimentada pelo Mugen 5. Fluxo de ar é muito importante e quanto mais ar quente sair do pc melhor, com ou sem overclock, e isso é muito mais importante nos nossos forninhos ITX.
 
Bom dia, muita diferença de resfriamento entre Scythe Shuriken 3, RGB e Scythe Mugen 5 Rev.B .
Vou usar i7 10700K num gabinete NR200
Segundo esse review, cerca de 10ºC mais frio em load: https://www.tweaktown.com/reviews/9058/scythe-big-shuriken-3-cpu-cooler-review/index.html
Mas o processador do teste é um i7 6700K, com consumo máximo de 125w...
Em vários testes que eu vi, o 10700K chega nos 200w, com consumo médio na casa dos 150w (jogos, por exemplo).
Já que o shuriken 3 segura um r9 3900X, acredito que segure sim e de boa, mas o mugen 5 vai ser mais frio e mais silencioso.
 
Chegou a 68°, essa é uma boa pista mas quais eram as frequências? estava igual a antes ou eram menores/maiores? A principio parece ser um problema de fluxo de ar mas me parece um pouco extremo você disse que fechado chega na faixa dos 80° certo?
Para confirmar seria legal você testar desse jeito mesmo (todo aberto, mas se der teste fechado também) mas com as fans do case desligadas deixando só o cooler do processador/vga funcionando e ver se há diferenças. Se não houver diferença tangível suas fans estão instaladas errado ou são incorretas para a função delas, lembre-se que temos a principio dois tipos de fans as de circulação e as de pressão, isso deve lhe dar uma resposta definitiva. Seria legal testar novamente com a fan original do cooler para ver se ela faz diferença pra fan pombal no processador.

E não custa nada comentar mas as fans sempre sopram para o lado em que esta o suporte do motor, ou seja, o ar sempre vai sair na direção daqueles 4 braços fixos que seguram o motor da fan, para a fan estar removendo o ar (exhaust) aquele lado tem de estar virado para fora do case, se ele estiver para dentro a fan estará puxando ar (intake), observe a imagem:

1611444005043.jpg


Note as fans abaixo da VGA, elas estão em intake você pode notar que da para ver os braços do motor logo abaixo da grelha, assim como na fan frontal do case que esta puxando ar direto da mascara, o exhaust fica por conta da fan de 140mm na traseira sendo alimentada pelo Mugen 5. Fluxo de ar é muito importante e quanto mais ar quente sair do pc melhor, com ou sem overclock, e isso é muito mais importante nos nossos forninhos ITX.
Chegou em 84° no teste de stress do cpuz. Só testei ele em 2 jogos, no AC Valhalla variou 65°~68°, no Cyberbug fica 70°~75° com picos rápidos de 80°.
 
Os dois coolers são bons mas se você tiver o espaço eu iria de mugen 5, o shuriken é aconselhável se sua mobo tiver vrm quente pois ele ajuda bem na ventilação dele mas isso não costuma ser problema nos intel. Quanto ao modelo rgb ou normal para fan que acompanha não existem diferenças significativas entre essas duas, ambas são de qualidade, silenciosas e com boa durabilidade.

Faz os testes mas é muito provavelmente um problema de fluxo de ar mais especificamente de saída de ar pelo visto. A origem claramente é a VGA mas as fans do case deveriam dar conta de remover o ar aquecido que ela gera. Durante longas seções de jogatina atingir 70° a 75° num itx não é incomum mas passar disso é um mal sinal, pelo menos na minha experiência, basta um dia mais quente e pronto o pc vai estar desligando ou resetando aleatoriamente por superaquecimento, nem todo mundo tem ar condicionado em casa.
 
As placas mini ITX na vertical suportam de boa o peso dessas mugen 5?
Fiquei preocupado com o peso...
 
Aquela foto ali em cima é o meu pc principal, esta instalado assim a um bom tempo tranquilamente e não apresenta sag nem nada do gênero. Esse case tem alça e eu já transportei ele algumas vezes mas sempre coloquei espuma para prevenir acidentes e obvio não sambei com ele. Já usei coolers mais pesados em outros cases nesta posição sem problemas por anos e a não ser que você transporte o gabinete sem amparar as peças (o que qualquer pessoa não deveria fazer) não deve acontecer nada de anormal.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo