Shader Model 3.0 feito direito nas ATI?!? (Bum!)

SHAFT

Adrena Old School
Registrado
ATI has been selling the "Shader Model 3.0 Done Right" slogan along with the launch of their Radeon X1000 line of video cards. (Which we still have not seen for sale without delayed delivery.) ATI proclaims that they have done Shader Model 3.0 "right" by improving dynamic branching performance and turning batches of pixels into threads. However, with some recent news that has come to light we wonder if this slogan is really correct.

According to The Tech Report, the Radeon X1000 series lack a Vertex Shader 3.0 feature called "Vertex Texture Fetching." Vertex Texture Fetching is useful when you need a vertex shader to read from texture memory. There are certain 3D effects which can benefit from this ability such as true dynamic displacement mapping. Now, this 3D effect itself may not be currently used in current games, and in fact may not even be used until the next generation of DX10 video cards. However, the case here is that ATI is claiming they have done Shader Model 3.0 "right," yet they are missing an official Shader Model 3.0 feature. This all seems a bit misleading. How can you claim to do Shader Model 3.0 right and then leave out a feature of the specification? The GeForce 6 and 7 series from NVIDIA supports this feature. So where does that leave ATI? Have they really done Shader Model 3.0 right or not?

It does appear that a workaround is possible. However this does put more work on the shoulders of the game content developer instead of exploiting an easy Shader Model 3.0 feature in their code. Isn’t the point of standards and Shader Model 3.0 to allow game content developers and programmers a standard API among graphics cards to make their job a little easier?

This may not be such a big deal if this particular 3D feature is never exploited until the next generation of video cards. But that isn’t the point. The point here is that ATI has claimed to do Shader Model 3.0 "right," and from what we have seen today, maybe it isn't so "right" at all. “Shader Model 3 The ATI Way?”

Hardocp.com
...
...
...


Mais olhem que oque disse o pessoal da techReport:

This question came up in the late stages of writing my Radeon X1000 series review, and I just got confirmation from ATI yesterday. Turns out that the vertex shaders in the Radeon X1000 series GPUs don't support a notable Shader Model 3.0 feature: vertex texture fetch. As it sounds, this capability allows the vertex shaders to read from texture memory, which is important because texture memory is sometimes treated as general storage in programmable GPUs. Vertex texture fetch is useful for techniques like displacement mapping, where the vertex and pixel shaders need to share data with one another.
I asked ATI's David Nalasco about this issue, and he suggested a possible workaround for this limitation:

No, vertex texture fetch is not supported. However, since the X1000 family does all pixel shader calculations with FP32 precision, just like the vertex shader, it is possible to get the same results using the render to vertex buffer capability. Basically, you do a quick pre-pass where you render to a special linear buffer in which each pixel represents a vertex. Textures can be used to modify each vertex through the pixel shader, and the result is then read back into the vertex shader. The result is fast vertex texturing with full filtering support, without requiring any special hardware in the vertex shader engine.
Note that render to vertex buffer is possible in R4xx as well, but is limited to FP24 which could cause precision issues in some cases.


Such a workaround would likely involve a performance penalty, but I doubt it would be a major hit. The larger issue is probably just the fact that the workaround would require special consideration from developers, because the GPUs lack a straightforward vertex texture fetch capability.

http://www.techreport.com/onearticle.x/8872
 
Ainda bem que vc colocou em negrito que o vertex shader ler textura não vai ser usado então não sei pq o drama... o unico problema é que faz parte do SM3 mesmo sem ser usado... :p

No Dx10 vai ser outra história, vertex e pixel shader unificado então muda tudo.
 
Fla3DMadness disse:
Ainda bem que vc colocou em negrito que o vertex shader ler textura não vai ser usado então não sei pq o drama... o unico problema é que faz parte do SM3 mesmo sem ser usado... :p

No Dx10 vai ser outra história, vertex e pixel shader unificado então muda tudo.

Por isso mesmo que fiz isso...so pra esclarecer pro pessoal que não sabe.

Any problens :) ?
 
Fla3DMadness disse:
Ainda bem que vc colocou em negrito que o vertex shader ler textura não vai ser usado então não sei pq o drama... o unico problema é que faz parte do SM3 mesmo sem ser usado... :p

No Dx10 vai ser outra história, vertex e pixel shader unificado então muda tudo.
Pois é, e os caras são tão bons, que mesmo sem precisar usar até o DX10 (SM4.0), já tem uma alternativa... :D:D:D

Aliás, DX10 não iria precisar de placas SM4.0??? :rolleyes:
 
Qual a diferença entre Pixel Shader e Vertex Shader?

Assim, se alguém tiver disposto a esclarecer...
 
Fala-se sobre uma nova geração de DX9 e agora já sobre DX10???

Acho que ninguém ainda sabe direito sobre o quê falar!!! :D
 
Alvinho_O disse:
Qual a diferença entre Pixel Shader e Vertex Shader?

Assim, se alguém tiver disposto a esclarecer...
eu tbm queria saber.
 
Bem galera espero que não fiquem chateados comigo mas creio que cada vez que pomos alguma materia que achamos interessantes para serem comentadas aqui no forum por que não o fazemos em portugues eu sou pessimo em ingles oque ficaria bacana seria que entende bem traduzir de uma maneira clara para pessoas como eu leigos que detestam usar os tradutores que confundem mais ainda.
Me desculpe shaft sei que vc é uma pessoa super interessada e coloca topicos super bacanas mas ajuda aí vai. ;) ;) ;) ;) :D
 
Pq o quote???
Edite isso e tire-o, okay?

Até ;)
 
Alvinho_O disse:
Qual a diferença entre Pixel Shader e Vertex Shader?

Assim, se alguém tiver disposto a esclarecer...
Nussa, já postei a explicação disso aqui no PV, mas infelizmente se perdeu no monte de posts...

Bom, Basicamente, shaders, são pequenos programas que os programadores escrevem para fazer determinados efeitos em jogos.

Imagine um programa que pode alterar a cor de um pixel segundo um determinado padrão de cor, ou até mesmo este padrão obedecer calculos de sombra.

Shader foi uma das grandes sacadas das empresas de Placas de videos, pois permite aos programadores implementarem seus efeitos gráficos, sem ter que pedirem para o fabricante de placa de video implementar o recurso na próxima geração.

O conceito de programas para CPUs que usam assembly (ou código de máquina), é o mesmo aqui usado, para as GPUs, só que tais programas, chamamos de shaders.

VERTEX SHADER E PIXEL SHADER

Muito simples entender,

Imagine a agua do mar balançando em ondinhas( Ex. Farcry mar, Pacific fighters, HL2 agua), tais ondinhas são feitas com uma malha e composta de vertexs. para que os vertexes se movimentem de forma semelhante as ondas, deverá ser feito um shader do tipo VERTEX. com isso, pode-se programar a GPU para ela fazer as ondinhas, e não mais a CPU do computador.

Quanto ao PIXEL SHADER, mesmo conceito, porém ele não trabalha com vertex, e sim com pixeis nas telas, ele controla atributos dos pixeis, como cores, sombras, AA, etc.


É Isso,

note que a proposta do X360 com seu ATI GPU R500 , do R600 e do G80 é acabar com esta diferenciação entre vertex e pixel shader, fazendo a GPU ter apenas um tipo de shader, que seria compativel tanto com vertex e pixel shades.

Mas isso, merece um tópico só pra isso, e quem sabe num FORUM tecnologias3D da adrena, no futuro..:D:D:D.. Isso foi uma pincelada mesmo...
:D:D


Abraço
 
Detonou Delta.... belíssima explicação mano.

P.S.: Pena q vc eh um ATI fan... hehehehe
 
SHAFT disse:
How can you claim to do Shader Model 3.0 right and then leave out a feature of the specification? The GeForce 6 and 7 series from NVIDIA supports this feature. So where does that leave ATI? Have they really done Shader Model 3.0 right or not?

Gostei desse pedaço. Se as novas vgas da ATI não possuem um característica básica do Shader Model 3.0 como ela pode afirmar que implementou-o perfeitamente? Esclarecedor isso.

Belo post Shaft.
 
majr disse:
Detonou Delta.... belíssima explicação mano.

P.S.: Pena q vc eh um ATI fan... hehehehe
uhahuahuhuahuahuahuahu, se eu sou um ATI fan, vc concorda em ser o NV fanboy? se não, quer dizer que não somos... :D:D:D

Ahh, detalhe: olha na minha assinatura e me diz q placa de video estou usando.. :D :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes:
 
D3lta disse:
Nussa, já postei a explicação disso aqui no PV, mas infelizmente se perdeu no monte de posts...

Bom, Basicamente, shaders, são pequenos programas que os programadores escrevem para fazer determinados efeitos em jogos.

Imagine um programa que pode alterar a cor de um pixel segundo um determinado padrão de cor, ou até mesmo este padrão obedecer calculos de sombra.

Shader foi uma das grandes sacadas das empresas de Placas de videos, pois permite aos programadores implementarem seus efeitos gráficos, sem ter que pedirem para o fabricante de placa de video implementar o recurso na próxima geração.

O conceito de programas para CPUs que usam assembly (ou código de máquina), é o mesmo aqui usado, para as GPUs, só que tais programas, chamamos de shaders.

VERTEX SHADER E PIXEL SHADER

Muito simples entender,

Imagine a agua do mar balançando em ondinhas( Ex. Farcry mar, Pacific fighters, HL2 agua), tais ondinhas são feitas com uma malha e composta de vertexs. para que os vertexes se movimentem de forma semelhante as ondas, deverá ser feito um shader do tipo VERTEX. com isso, pode-se programar a GPU para ela fazer as ondinhas, e não mais a CPU do computador.

Quanto ao PIXEL SHADER, mesmo conceito, porém ele não trabalha com vertex, e sim com pixeis nas telas, ele controla atributos dos pixeis, como cores, sombras, AA, etc.


É Isso,

note que a proposta do X360 com seu ATI GPU R500 , do R600 e do G80 é acabar com esta diferenciação entre vertex e pixel shader, fazendo a GPU ter apenas um tipo de shader, que seria compativel tanto com vertex e pixel shades.

Mas isso, merece um tópico só pra isso, e quem sabe num FORUM tecnologias3D da adrena, no futuro..:D:D:D.. Isso foi uma pincelada mesmo...
:D:D


Abraço

Vlw pela explicação colega, mandou muito bem :)
 
Delta vc é o rei! Hj em dia sei o que é paralax, HDR, Pixel Shadder e Vertex Shadder graças ao Delta!

Esse sim se sair do fórum um dai vou fazer um chororo igual fizeram pro Decker.


Brigadão D3LtA
 
Alvinho_O disse:
Delta vc é o rei! Hj em dia sei o que é paralax, HDR, Pixel Shadder e Vertex Shadder graças ao Delta!

Esse sim se sair do fórum um dai vou fazer um chororo igual fizeram pro Decker.


Brigadão D3LtA
auhuhauhahuhau, brigadaummm Alvin, não mereço tanto, sou iniciante no CG ainda, falta muito, mas o que posso ajudar a galera a compreender, "tamus aeee".

Se todo mundo que soubesse, se dispusesse a abrir o bico no forum, teriamos uma galera muito boa por aqui em termos de conhecimentos sobre computação gráfica.


Abraço e valeu...
 
eu num gosto mto de abrir o bico.. pq eu num sei nada,.. :p
sem adrena eu num sabia nada de nada..
hudhuei
mas tamo novo.. tem mto o q aprende.. tenho 13 anos ainda...
kero faze engenharia de computação...
VIRA O BILL GATES 2 (soh em dinhero neh)
dhasuihduasi
 
antonioo_o disse:
eu num gosto mto de abrir o bico.. pq eu num sei nada,.. :p
sem adrena eu num sabia nada de nada..
hudhuei
mas tamo novo.. tem mto o q aprende.. tenho 13 anos ainda...
kero faze engenharia de computação...
VIRA O BILL GATES 2 (soh em dinhero neh)
dhasuihduasi

Engenharia da Computação? Um destino cruel te aguarda, espero que gostes muito, mas muito mesmo de física pura, calculo e um pouco de química, além do que terás que aprender a programar um pouco.
 
D3lta disse:
uhahuahuhuahuahuahuahu, se eu sou um ATI fan, vc concorda em ser o NV fanboy? se não, quer dizer que não somos... :D:D:D

Ahh, detalhe: olha na minha assinatura e me diz q placa de video estou usando.. :D :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes:


Não camarada.... assinatura não quer dizer absolutamente nada. POSTs justificam mais do q uma simples assinatura.
Hoje tenho NV e tô bem servido tenho certeza absoluta disso. Mas tb já tive ATIs (9800Pro, X800Pro e tentativa de X800XL q veio zuada infelizmente) que me serviram muitíssimo bem (exceto X800XL).

Apenas não aceito fanatismo. Tudo o q for dito e eu estiver discordando, pode ter certeza q estará embasado em teste REAL q meus próprios olhos tenham visto. Não me embaso no que a as pessoas na Internet dizem e sim por fatos que eu mesmo tenha comprovado.

As aparências enganam meu caro. That's all folks !
 
majr disse:
Não camarada.... assinatura não quer dizer absolutamente nada. POSTs justificam mais do q uma simples assinatura.
Hoje tenho NV e tô bem servido tenho certeza absoluta disso. Mas tb já tive ATIs (9800Pro, X800Pro e tentativa de X800XL q veio zuada infelizmente) que me serviram muitíssimo bem (exceto X800XL).

Apenas não aceito fanatismo. Tudo o q for dito e eu estiver discordando, pode ter certeza q estará embasado em teste REAL q meus próprios olhos tenham visto. Não me embaso no que a as pessoas na Internet dizem e sim por fatos que eu mesmo tenha comprovado.

As aparências enganam meu caro. That's all folks !
Bom, intão entendi, que vc hoje é FANATICO porque está com uma 7800GTX e vc a defende com unhas e dentes (com diversos posts seus aqui no adrena).

Se vc pegar meus posts antes do lançamento da X1800, vai ver que sempre defendi a ´serie 6xxx e 7xxx como as melhores soluções em termos de tecnologia. Clica ali a direita em cima no Procurar e seja feliz.

Ontem, tecnicamente a 7800GTX era melhor e eu defendia, hoje a X1800 é melhor, e eu a recomendo para meus clientes, amanhâ pode voltar para a NV. Fanatismo nisso? talvez gente de cabeça pequena confunda isso, mas talvez, vc não seja o cara. disse talvez.


Na boa, Até creio que antes de Apontar para alguém Majr, vc deveria fazer uma instrospecção para ver se vc não é fanático, talvez descubra algumas coisas que nem vc mesmo saiba. ;)



Abraço Marj

;)
 
Tá, deixem pra discutir quem é mais fanatico via PM, não precisa discutir isso em aberto no fórum... :p
 
Fla3DMadness disse:
Tá, deixem pra discutir quem é mais fanatico via PM, não precisa discutir isso em aberto no fórum... :p
Tá certíssimo fla3D, essa discussão de acusar o outro é coisa de criança...

Abraços
 
D3lta disse:
Bom, intão entendi, que vc hoje é FANATICO porque está com uma 7800GTX e vc a defende com unhas e dentes (com diversos posts seus aqui no adrena).

Se vc pegar meus posts antes do lançamento da X1800, vai ver que sempre defendi a ´serie 6xxx e 7xxx como as melhores soluções em termos de tecnologia. Clica ali a direita em cima no Procurar e seja feliz.

Ontem, tecnicamente a 7800GTX era melhor e eu defendia, hoje a X1800 é melhor, e eu a recomendo para meus clientes, amanhâ pode voltar para a NV. Fanatismo nisso? talvez gente de cabeça pequena confunda isso, mas talvez, vc não seja o cara. disse talvez.


Na boa, Até creio que antes de Apontar para alguém Majr, vc deveria fazer uma instrospecção para ver se vc não é fanático, talvez descubra algumas coisas que nem vc mesmo saiba. ;)



Abraço Marj

;)


Kra, façamos o seguinte. Continue se embasando no que os outros falam e seja feliz.
Simples. Pensamos e vemos a vida de formas diferentes.
Vc se baseia numa simples assinatura pra me chamar de NV fan. Já eu costumo me basear em FATOS.

A mídia é hipócrita (essa é a minha visão). Pra vc pelo jeito não é. Normal, aquela velha frase é mais do que válida na sociedade moderna (Propaganda é a alma do negócio)

Falando em posts fanáticos, procure VC, se tiver afim de fazer isso, eu dizendo qquer coisa à respeito de que uma GTX possa ser melhor q uma X1800XT.... a única coisa q defendi foi de que o AF da GTX que tenho aqui NEM DE LONGE passa perto daquela FOTO ESCROTA do Hardocp q vc publicou aqui no Adrena. Comigo aquilo te condenou Caro Delta. E a propósito, minha memória não é curta não.....

Mas td bem, ficando no âmbito do companheirismo eu não me importo. Mas sempre q tiver algo q seja DIFERENTE do que eu observo nos meus hardwares (seja ATI ou NV) eu com certeza absoluta irei postar qual a realidade q vejo aqui. Não vejo nada de errado nisso.

Abraços pra vc tb Delta
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo