[WORKLOG] Siamese Monster - 64 core RenderBeast

Rhinos

Renderfarmer
Registrado
Fala galera, tô com um projeto meio doido e ambicioso, e gostaria de compartilhar!

Trabalho com 3D/VFX e tô sempre precisando de "um pouquinho" mais de memória ou processamento, dia desses me deparei com uma oferta irrecusável de um lote de Opterons interlagos e não tive como resistir.
pic_disp.php

Cabe curitiba dentro desse die

Daí começou meu projeto de criar um supercomputador pessoal, minha meta é fazer a parada mais absurda que o dinheiro permitir (dentro dos limites, claro :p) e ver se finalmente vou conseguir realizar meu sonho de ter um HPC. :D


Minha shop list no momento é a seguinte: [ATUALIZADA 08/04]

- 4x Opteron 6282SE 2,6Ghz 16c (64 cores) -comprado (mercado livre)
- Supermicro H8QG6-F / 4-Socket G34 -comprado (eBay)
- EVGA Supernova G2 1600w 80plus -comprado (mercado livre)
- 32x 8gb Samsung DDR3 ECC-REG 1333mhz (256gb)
- 4x 400gb SSD SAS Enterprise XceedIOPS em Raid-0

Bom, isso é o que eu já estou decidido a comprar no momento, de resto eu tô analizando a idéia de jogar um watercooler custom e fazer um case do zero (case SWTX não existe no brasil, e raro mesmo até lá fora).

Minha idéia inicial era fazer um loop bem maneiro e ousado de cobre, numa pegada bem industrial, mas minha falta de habilidade me assusta e eu não consigo sequer cogitar a chance de ter um vazamento num rig de mais de 20 mil :G

WCT_compute_tray.jpg

Quanto a placa de vídeo, tô pensando em pegar uma Titan X e jogar num waterblock, ou pegar a GTX780ti do meu workstation principal e colocar nela, e por a titan lá (pelo fato de que esses opterons são horríveis de performance single core, talvez eu prefira manter a melhor placa de vídeo no meu setup principal)

No fim essa brincadeira não vai ser nem um pouco barata mas, é como dizem, um carro não consegue renderizar :p

Tô com uns trampos atrasados aqui mas logo menos faço um follow-up com as idéias pro projeto e mais detalhes/fotos do hardware que já chegou :D
Valeu!
 
Última edição:
Muito bom!

Só não entendi a necessidade de 4 SSDs em Raid-0. Você precisa carregar arquivos numa velocidade tão alta assim?
Um SSD desses de 400GB SAS é absurdamente caro, lembro quando fiz um projeto com a Dell pra trocar os servidores do Data Center da empresa, o Storage foi um Equalogic configurado em RAID 6 Accelerated com 7 SSDs e cada um foi mais de U$$ 2000,00 na época...

Coloca umas fotos!
 
Belo projeto. espero que tenha ibagens desse monstrinho logo ;)
 
Acompanhando, vai chegar perto do servidor que temos aqui na empresa, são 4 xeons num total de 64 cores também ^_^
 
Muito bom!

Só não entendi a necessidade de 4 SSDs em Raid-0. Você precisa carregar arquivos numa velocidade tão alta assim?
Um SSD desses de 400GB SAS é absurdamente caro, lembro quando fiz um projeto com a Dell pra trocar os servidores do Data Center da empresa, o Storage foi um Equalogic configurado em RAID 6 Accelerated com 7 SSDs e cada um foi mais de U$$ 2000,00 na época...

Coloca umas fotos!

Valeu brother!
Quanto ao SSD, esse server vai ser meu computador secundário pra jogar as simulações e renders mais pesados. Simulações de fluídos, fotogrametria e afins cacheiam grande parte dos dados em uns arquivos gigantes no HD, e faz streaming deles também (uma simulação média de uns 400 frames pode gerar uns 500gb de dados, é bem doido), e em grande parte ele faz streaming desses arquivos pra visualizar e calcular o point cloud, então quanto mais rápido melhor.(isso sem mencionar a paginação em alguns casos, caso esgote a ram) Obvio que sempre pode ter um gargalo aqui e ali mas, better safe than sorry.

Quanto ao SSD SAS, tô ligado que os preços são absurdos mesmo, eu só cogitei porque consigo pegar uns refurb no eBay por 115 dólares cada, mas é só por esse motivo mesmo. (e provavelmente acabe comprando só dois, dividir os arquivos em 4 drives é contar com a sorte demais) :p
Mas admito que meu lado nerd benchmarker adoraria hahahah

O lance é que eu tô comprando quase tudo de segunda mão, não sou rico pra ficar jogando dinheiro pro alto, mas sempre me amarrei em ficar procurando pechinchas e fazendo meus DIY de hardware top de geração passada :p . O produtor do estúdio onde eu trabalho comprou essa semana também um workstation dell empresarial, só que novo e tal, maluco pagou 10 mil dólares, numa config que fica bem próxima da minha, e até inferior em algumas coisas, eu simplesmente não tenho coragem de largar a grana assim numa parada nova lacrada :x

Belo projeto. espero que tenha ibagens desse monstrinho logo ;)

Valeu brother! As imagens já vão começar, é só que comprar as paradas lá de fora faz tudo andar um pouco mais lento :(

Acompanhando, vai chegar perto do servidor que temos aqui na empresa, são 4 xeons num total de 64 cores também ^_^

Opa! poxa, mas Xeon é muito mais processador né :(
Opteron é o "pode ser pepsi" da informática uahuah

a AMD deu umas vaciladas monstras na arquitetura dos interlagos, mas mesmo assim pra algumas coisas ainda vale bastante a pena (eu espero!) veremos quando tiver tudo montado ~


--------------------------------------

UPDATE TIME:

Tô com um pouco mais de tempo agora, vamos aos fatos:

Processadores:

DSC00095.jpg


Coisa mais linda, processadores mais pesados que já vi na vida, vale notar que cada proc possui dois dies bulldozer, então eles são praticamente dois processadores no mesmo wafer ao invés de um processador propriamente dito

TDP de 140w cada, vai fazer desgraça na minha conta de luz :D

OBS: Comprei eles com o Morppheu do HM, o cara é super gente boa e me fez um desconto lindo demais (eu nem planejava comprar a princípio, mas), ele sempre tá com coisa bacana e tem mais uns opterons e xeon chegando pra quem se interessar em se aventurar a montar um 4P rig também:
http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_6352293

Não é nem querendo fazer propaganda, mas é que é super merecido mesmo, virei cliente, e é por causa dele que vou conseguir tornar esse sonho realidade, caso contrário nunca teria chance$$$ de montar um set desse comprando tudo por loja física. E dependendo do resultado desse ainda planejo um Dual Xeon no futuro, veremos :D

Placa Mãe:

Não existia placa mãe p/ 4 processadores socket G34 no momento em que comprei aqui no BR (e creio que vou ser um dos poucos com uma dessa por aqui), então o único jeito foi importar.
Devo dizer logo de cara que MEU DEUS COMO É CARO!!!1 (sério)

Uma placa "entry level" não saía por menos de 600 dólares, e isso é surreal demais, a placa que eu acabei escolhendo um pouco mais top custa 830 dólares lá fora, é uma Supermicro H8QG6-F que suporta até 1TB de memória e eu dei a sorte imensa de encontrar uma usada por 450 dólares!

Acabei fechando no final por 508 USD com frete via USPS Priority, foi o máximo de desconto que consegui, como não tinha outro jeito foi isso aí mesmo.

Agora vem a parte divertida, IMPOSTOS :D

Eu não tinha idéia de como a alfândega anda rápida ultimamente, talvez devido ao fato que com o dólar do jeito que tá deve ter umas 4 encomendas no máximo pra eles olharem :p

Data Local Situação
31/03/2016 14:53 UNIDADE TRAT INTERNACIONAL RIO JANEIRO - Rio De Janeiro/RJ Encaminhado
Em trânsito para CTE VILA MARIA - Sao Paulo/SP
31/03/2016 14:51 UNIDADE TRAT INTERNACIONAL RIO JANEIRO - Rio De Janeiro/RJ Conferido
Liberado pela alfândega
31/03/2016 10:20 CEINT RIO DE JANEIRO/GEARA - RIO DE JANEIRO/RJ Encaminhado
Em trânsito para RFB - TRIBUTADO-EMISSÃO NOTA TRIBUTACAO/BR
31/03/2016 09:00 UNIDADE TRAT INTERNACIONAL RIO JANEIRO - Rio De Janeiro/RJ Encaminhado
Em trânsito para Fiscalizacao Aduaneira - Fiscalizacao Aduaneira/BR
31/03/2016 08:59 UNIDADE TRAT INTERNACIONAL RIO JANEIRO - Rio De Janeiro/RJ Conferido
Recebido/Brasil
28/03/2016 04:04 ESTADOS UNIDOS Conferido
Recebido na unidade de exportação
28/03/2016 04:04 ESTADOS UNIDOS Encaminhado
Em trânsito para Unidade de Tratamento Internacional - BRASIL/BR
24/03/2016 15:43 ESTADOS UNIDOS Postado

Prestem bem atenção ali, postaram a encomenda dia 24, e 7 FUCKING DIAS DEPOIS já tá vindo pra eu retirar? QUE?
Um PAC do bairro vizinho até o meu demora mais do que isso pra chegar, doidera.

Outro detalhe é que meu pedido passou lamentavelmente dos 500USD por 8 imensos dólares, mas mesmo assim não foi pro importa fácil! Fiscal, se voce tá lendo isso, mal te conheço mas já te considero pacas.

Vou até pegar essa grana do ICMS agora e comprar uns dissipadores pras memórias :p

Agora só na curiosidade de quanto vai ficar essa brincadeira, dependendo do resultado eu acho que animo pra trazer mais coisa do eBay, só o medo que me segura brutalmente de por ventura resolverem taxar baseado no preço ofertado por aqui, ou confiscarem por ser peças usadas :x


Provavelmente bem em breve chega, e aí já posto fotos!
Esse mês já vou fechar em 128gb de memória também, não dá pra pegar tudo de uma vez senão vou passar o resto do mês comendo pão.


Quanto a idéia pro projeto:

Eu quero fazer algo que tenha uma cara mais séria, lembre algo cutting-edge e meio "mad scientist", daí a idéia de comprar um rack 4U de servidor e modificar com um watercooler de cobre, mas algo me diz que essa droga vai vazar e me deixar em depressão, então acho que vou acabar me rendendo pro bom e velho tubo transparente.

Eu tô entre duas opções:

- Comprar um gabinete de rack velho e sair modificando e cortando tudo feito doido


- construir "algo" usando perfil estrutural de alumínio

A vantagem do gabinete é que eu acho que ficaria bem mais legal ter esse server num rack, ainda mais porque pretendo ter outro depois, o lance do alumínio seria mais como um gabinete normal, pode ser mais bonito de mostrar, mas não creio que seria muito conveniente, visto que não vai ser o único computador que eu vou ter aqui.

Idéias:

12304048_10154487149652388_1900474805060084720_o.jpg


Supermicro-GPU-Xeon-Phi-SuperServer-1028GQ-TRT-Main-Image.jpg

(os caras socaram 3 FirePro aí, me amarrei demais!
Dá pra fazer algo do tipo com uns risers.

6Aaqg9V.jpg

Talvez meu favorito, sensacional.

WCT_compute_tray.jpg

Não, esse é meu favorito. Mas só ficaria bacana com a tubulação de cobre e fininha, daí não sei se valeria a pena... :/

Mas também não quero tentar ousar demais pra no meio sentir que é mais do que eu posso me aventurar, então preciso pesar tudo.

Já escrevi demais por hoje, qualquer idéia sintam se a vontade!
Volto logo mais quando tiver novidades :D
Valeu galera!
 
Última edição:
Sensacional, espero ver esse projeto realizado, vai ficar muito top.

Show de bola essa "bancada" q vc postou ai em cima, essa ficou com uma pegada bem industrial mesmo.

Acredito que com tubos de cobre finos desse jeito ai vc n vai conseguir fluxo suficiente pra refrigerar os bixos. Provavelmente vc vai precisar de uns radiadores parrudos.
 
Pera ai, passou batido a placa mãe ? Se sim que sorte rapaz, essa ultima bancada está show, creio que pra refrigerar esses bixinhos com 140 de tdp uns 2 radiadores de 480 seriam bem-vindos.
 
Nome do projeto interessante.
Projeto interessante.
Acompanhando. :vinho:
 
cara beleza.
seguindo ai seu work e muito entusiasmado,
curto render pra caramba mas não consigo evoluir dentro do assunto por conta própria "procurando em foruns"
dai sempre que surge algum conhecedor do assunto, busco umas dicas.
na verdade o que faço é básico só mesmo pro cliente dizer que ta de acordo, "trabalho com letras caixa em acm...
então é fundamental mostrar ao cliente para estar de acordo com o que será feito pois o prejuízo depois pode ser grande"

queria saber qual programa usa ou indica algum de qualidade média e rápido resultado.
 
Sensacional, espero ver esse projeto realizado, vai ficar muito top.

Show de bola essa "bancada" q vc postou ai em cima, essa ficou com uma pegada bem industrial mesmo.

Acredito que com tubos de cobre finos desse jeito ai vc n vai conseguir fluxo suficiente pra refrigerar os bixos. Provavelmente vc vai precisar de uns radiadores parrudos.

Valeu brother! Vou finalizar ele de um jeito ou de outro, afinal não tem mais como pular fora com o investimento que eu já fiz hahahah

Essa bancada realmente me agradou demais também, deve destacar bem na mesa, só não sei se seria realmente prático no dia-a-dia algo do tipo, mas acho que vou acabar mesclando um pouco de cada idéia e vendo o bixo que sai no final :)

Já desisti dessa idéia dos tubos finos a um tempo por conta disso, pode até dar certo mas, lidar com possibilidades em algo dessa magnitude não vale a pena, agora só preciso decidir se resolvo arriscar numa tubulação de cobre ou fico no safe side com os tubos convencionais.

Pera ai, passou batido a placa mãe ? Se sim que sorte rapaz, essa ultima bancada está show, creio que pra refrigerar esses bixinhos com 140 de tdp uns 2 radiadores de 480 seriam bem-vindos.

Quem me dera, ao que tudo indica tributou:
Em trânsito para RFB - TRIBUTADO-EMISSÃO NOTA TRIBUTACAO/BR

O que passou batido foi o fato de que minha compra foi acima de 500 USD, e eu declarei certinho, então era esperado que fosse cair no DSI, o importa fácil, daí eu teria que pagar a taxa dos correios de 150,00, e o ICMS de uns 19% em cima de tudo isso, é. (sem contar o rolo de ter que fornecer documentação, esperar um tempão pro desembaraço e etc)
Então dá pra imaginar minha felicidade, vamos torcer só que continue assim!

Como parece que todo mundo curtiu mais a ultima bancada também, acho que vou terminar fazendo algo mais nesse estilo mesmo, foi o que me despertou a vontade de por a mão na massa também, então creio que valha a pena.

Tô com um esquema quanto a configuração dos radiadores, vou postar a seguir no log, tô pensando em algo nessa pegada mesmo! ;)

Nome do projeto interessante.
Projeto interessante.
Acompanhando. :vinho:

Hahahah, valeu brother!
Nada mais justo que um node com 4 processadores se chamar "Monstro Siamês" :D

cara beleza.
seguindo ai seu work e muito entusiasmado,
curto render pra caramba mas não consigo evoluir dentro do assunto por conta própria "procurando em foruns"
dai sempre que surge algum conhecedor do assunto, busco umas dicas.
na verdade o que faço é básico só mesmo pro cliente dizer que ta de acordo, "trabalho com letras caixa em acm...
então é fundamental mostrar ao cliente para estar de acordo com o que será feito pois o prejuízo depois pode ser grande"

queria saber qual programa usa ou indica algum de qualidade média e rápido resultado.

Opa, vamos lá!
O que conta mais no caso é você ter uma boa base, entender bem os princípios. Sabendo disso, o programa vai ser o de menos, e estudar por conta própria acaba ficando bem mais fácil.
Por exemplo, eu não tenho um software específico, trabalho com o que o estúdio usar, as vezes tendo que aprender as pressas pra me adaptar ao workflow.
Se eu estivesse começando agora, provavelmente pegaria o 3D Max, é o mais usado aqui no Brasil, e de longe o que tem mais conteúdo na internet.

Quanto a evolução, tem duas partes essenciais:
- Conteúdo em inglês.
Pode soar meio arrogante, mas se você quiser realmente se aprofundar e evoluir, só vai encontrar o conteúdo lá fora. Tutoriais, workshops, assim como quase tudo na informática, é em ingles que você vai encontrar os conteúdos mais valiosos, e a partir de um momento, só com esse conteúdo pra manter a evolução.
- Prática.
Só se aprende se praticar, não adianta ver mil vídeos e ler mil tutoriais se não testar o que viu, você aprende mais em 1 hora quebrando a cabeça pra fazer algo funcionar do que lendo 10 horas de artigos sobre como fazer algo funcionar.

E tem um lance essencial que é a motivação: Você só seguirá em frente se continuar com disciplina e motivação, porque desistir sempre é o caminho mais fácil.
Então interagir com outras pessoas e espalhar o trampo pela net e compartilhar o que aprendeu é essencial. ;)

O negócio é ter paciencia, porque aprender isso não é algo rápido, e além da parte técnica também envolve um bocado de arte, então tem que ter paixão pelo que faz. Mas tendo, você consegue qualquer coisa ;)

------------------------------

UPDATE TIME:

Nem tanto update mas, acho uma boa idéia compartilhar o esquema dos watercoolers que eu tenho em mente:

PdgrE.png


Me parece sensato, e tem cara de que funciona bem.
A vantagem dos processadores de servidor é que eles geralmente são um bocado mais "frios" que os de desktop, então mesmo um bom aircooler já seria o suficiente pra manter esses chips na paz.

Quanto aos blocks, eu provavelmente vou pegar esse aqui:

10386_1_600x600.jpg

É alemão (se é que isso significa algo), bom e "barato".
em torno de 42 dólares cada

A segunda opção é o block da Koolance:

cpu-380a_p1-700x700.jpg

Mais bonito na minha opinião, e mais caro :D
55 dólares cada, dependendo da diferença de frete pode acabar compensando, então ainda tô me decidindo entre qual pegar.

Assim que eu testar o computador (usando um heatsink) e ver que tá tudo funcionando, daí eu começo a comprar as partes pro loop.

Quanto ao chassis, estou entre duas opções:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-712662189-perfil-estrutural-de-aluminio-_JM
Dá pra montar praticamente qualquer coisa com esses perfis

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-719352724-gabinete-supermicro-cse-743l-650b-_JM
Bom preço, é E-ATX, não é grande o suficiente mas com uma serra vai ficar :D

Se eu pegar esse gabinete, vou poder cortar umas partes, fazer uma pintura bacana por cima desse bege tenso e de quebra ia ser mais fácil montar os componentes e fazer tudo funcionar, já que eu estaria me baseando em um gabinete com todas as peças já fabricadas.

Vou buscar a placa mãe provavelmente já semana que vem lá nos correios, daí já posto fotos e informo quanto saiu a canetada da receita :G
 
Realmente muito sensato o loop, e com certeza, eficiente.

No aguardo dos updates! :isso:

Abraço!
 
No acompanhando, que parada animal.
 
Fala Rhinos!

Fico feliz de ver o projeto tomando forma, vai ser interessante acompanhar o resultado final.
Como te falei, queria eu ter montado esse monstrinho, mas não teria utilização e nem $$ sobrando pra aplicar, hehehehehehe.

Aguardando fotos da placa-mãe que chegou ai.

Abraço!
 
Isso é um servidor algo do genero? Serve pra jogar ou oque? Desculpa mas sou leigo.
 
Realmente muito sensato o loop, e com certeza, eficiente.

No aguardo dos updates! :isso:

Abraço!

Valeu! Ainda vai mais um tempo até eu começar a comprar as peças pro watercooler, mas até lá vou fazendo minha pesquisa.
Só preciso sentir firmeza na idéia, porque ainda fico um pouco receoso lá no fundo, visto que minha única experiência com watercooler não foi lá essas coisas (o closed loop da assinatura), mas sei que um desses nem se compara com "a coisa de verdade", então me mantenho firme!

No acompanhando, que parada animal.

Isso é um servidor algo do genero? Serve pra jogar ou oque? Desculpa mas sou leigo.

Valeu brother!
Quanto a build, Sim. A princípio é um servidor, não que eu vá utilizar como um servidor normal, mas é um servidor. Tem gente que diz que não, mas serve pra jogar sim, só vai ser um tremendo desperdício de dinheiro pra quem montar uma build dessas com esse único propósito, visto que um i7 é muito mais barato, e tem uma performance em single core bem melhor.
A principal vantagem desse tipo de configuração com vários processadores em paralelo é que existem aplicativos que rodam diversos processos em simultâneo, cada um em um thread, nesses casos ter vários processadores com vários cores, mesmo que menos potentes (comparado core a core) acaba sendo mais vantajoso, porque ao invés de rodar no máximo, vamos dizer 8 processos em simultâneo, você pode acabar rodando até 64, nesse caso. Num ambiente de servidor isso vale a pena principalmente porque lá eles usam bastante virtualização, que é utilizar os cores pra simular uma maquina virtual. (sou totalmente leigo quanto a isso, então, err...)
Já na minha área, ele é útil pois os cálculos de ray-tracing (renderização) e simulação (monte-carlo, SPH, etc) são altamente escaláveis entre vários cores, de forma praticamente linear, então ter 64 cores "lentos" acaba sendo muito mais rápido do que 8 super ágeis, pois os cálculos são feitos em paralelo.

O problema de jogar num troço desses é que normalmente nem alguns aplicativos de alta performance são otimizados a utilizar mais de 16/32 cores, quem dirá jogos então. Mas se fossem, aí sim não teria nem comparação. (mas aí entram diversas implicações técnicas que eu como bom nerd tenho vontade de discutir, mas não cabe ao tópico :p)

Fala Rhinos!

Fico feliz de ver o projeto tomando forma, vai ser interessante acompanhar o resultado final.
Como te falei, queria eu ter montado esse monstrinho, mas não teria utilização e nem $$ sobrando pra aplicar, hehehehehehe.

Aguardando fotos da placa-mãe que chegou ai.

Abraço!

Opa, olha quem apareceu por aqui! :D

Te entendo perfeitamente, depois de olhar hoje a minha fatura do cartão comecei a sentir o fardo de ser impulsivo hahahah
Se eu não fosse usar pra trabalhar acho que não teria coragem de desembolsar toda essa grana também não, mas trabalho de forma remota e sou o responsável por todo departamento de arte, então se alguém não consegue cumprir os prazos eu que tenho que pagar o pato, daí ter uma maquina que aguenta qualquer nabo é indispensável (bom, agora é :p)
Mas juro que tá sendo super divertido planejar e montar tudo, sair um pouco do normal montador-de-desktops tá sendo uma experiência maneira, e pode deixar que vou fazer jus aos componentes do finado Dell M915! heheheh

---------------------

UPDATE TIME!

Como o Morppheu já lançou o spoiler aí em cima, peguei a placa mãe lá nos correios hoje de manhã! E posso afirmar: GIGANTE.

DSC00138.jpg

Por isso que me tributaram, pqp olha o tamanho dessa caixa!

O cara da receita deve ter achado que era a CPU inteira. Cabia um rack inteiro ali dentro.

DSC00141.jpg

melhor etiqueta.

Recomendo a leitura do livro A Psicologia das Cores, vai explicar bem o porquê da cor dessa etiqueta, risos.


"-E o imposto?" vocês se questionam, pois bem:

DSC00145.jpg

Agora entra uma informação um tanto curiosa:

-O produto custava $450 USD
-O Vendedor me fez por $400 USD (o produto aceitava oferta direta)
-O frete que eu paguei foi de $100 USD
-Quando fui retirar, o frete na embalagem constava como $50 USD
O que dizer disso? apenas curioso. não é mesmo? (valores arredondados)

Fica a dica aí pra quem for comprar no eBay desse rapaz super honesto chamado MCUBEDGLOBAL, não tô dizendo que foi má fé, mas, no mínimo muito curioso.

Dando continuidade ao assunto, PLOT SHIFT. Então não foi o fiscal que era um senhor ungido de bom coração, na verdade o fiscal colocou foi um preço mais alto do que o que eu paguei.

Na nota ao todo ficou em $457 dólares, e sem abrir a embalagem, o fiscal sabiamente pensou: "quer saber, vamo arredondar pra 500. Afinal são só 47 DOLARES (=R$170,20!!!) a mais ^^".
Lembrando que declarei tudo certinho, mas faz parte... :)

Depois que eu trago 10 iPhones dentro de uma panela de pressão no avião não quero ngm reclamando tb não.


CONTINUANDO:

A canetada do leão ficou em R$1.112,00, incluindo aquela incrível taxa de.... alguma coisa dos correios de 12 reais.
No fim, creio que ainda valeu a pena. Uma placa mãe dessas não sairia por menos de 7 mil reais aqui.

UNBOXING:

DSC00146.jpg


DSC00150.jpg


E FINALMENTE:

DSC00159.jpg

!!!!!!!!
DSC00161.jpg

YAY, veio com dissipadores!

DSC00162.jpg


Coisa mais linda!
Nessas horas que eu olho minhas antigas placas gamer cheia de frescura folheada a ouro e sei lá oq e vejo que agora ISSO AQUI SIM é placa mãe. Não tem nenhuma zuera e mesmo assim consegue ser LINDA.

Reparem quantos slots de memória!
Esse modelo era um pouco mais intermediário-top, e aguenta até 1 fucking TB de ram!

E por falar em RAM, tive essa semana a oportunidade de comprar um Xsara Picasso mó firmeza por um preço sensacional, mas advinha o que eu acabei escolhendo pegar.... :)

Aliás, quem tiver interesse manda P.M que o carro é de um familiar e rola um preço maneiro :p

Espero não me arrepender, mas you only live once né.
Logo mais tô pegando as memórias. :D

--------

Agora preciso me planejar, não consigo me decidir se monto em formato de rack ou tower, ajuda?

Meu sonho mesmo era fazer um rack, mas eu tenho um medo danado de fazer um watercooler na horizontal, porque se der vazamento F*DEU.
E antes disso, acho que vou precisar arrumar uma fonte pra testar e ver se tudo funciona, antes de sair gastando uns milhão pra finalizar a build. Não tô afim de desmontar meu computador inteiro só pra usar a fonte dele, e as outras que tenho aqui são fracas pra carai e podem queimar.

Vou fazer as contas certinho de quantos Watts preciso pra ter o negócio ligado, dependendo vou pegar umas 3 fontes de PCs velhos e usar tudo junto só pra testar mesmo, e uso a ram do meu pc, num single channel bem vagabundo.

Pretendo fazer isso ainda essa semana, assim fico com a consciência tranquila pra positivar o vendedor lá.

--------

Fora isso, tô já pensando na placa de vídeo, tava querendo uma Titan X, mas não sei não se vale a pena a essa altura do campeonato.
Cheguei a fazer um boleto de uma da EVGA em dezembro por INCRÍVEIS 4 mil reais, mas acabei não pagando, no movimento mais idiota de toda a minha vida, pois achei que os preços iriam cair, e que as novas pascal viriam logo e com o triplo de memória.

Agora, não consigo mais elas por menos de 5 mil a mais de 3 meses já (e me recuso pagar mais de 4 mil), e essa semana tem keynote da nvidia pra provavelmente lançar as pascal. Tenho a mais absoluta certeza que o desempenho delas em CUDA vai ser destruidor, e aniquilar qualquer motivação de soltar 4k numa Titan, mas ao mesmo tempo, se for de acordo com os boatos, a "GTX 1080" vai vir com 8gb de memória, o que é MUITO broxante, e a titan vai vir com 16 (daí já é maneiro) mas, se a Titan X tá por 6 mil na loja agora, não quero nem imaginar por quanto a nova virá.

E aí que tô começando achar melhor esperar até ano que vem, e montar uma nova build pra usar essas placas modernosas que vem por aí, provavelmente quando já tiver ao menos saído as Ti da vida, que são as que valem a pena, e nessa aqui pegar uma Quadro 6000 e Tesla C2090 usadas pra fazer um "Nvidia Maximus".

Sendo sincero, ambas as Quadro e Teslas não valem a pena pra praticamente nenhum uso, a não ser cálculos em double precision, que é "coisa de cientista". Já tive e usei ambas, e o desempenho delas chegava no máximo a ser "mediocre" comparado com as geforces, que custavam 1/5 do preço. Isso falando sobre renderização.

Então porque cogitei comprar? Ah cara, sei lá :p
Acho que é um lance meio de ostentação auhauha (mentira)
O bom de qualquer placa profissional dessas é que com o tempo elas desvalorizam MUITO (porque ninguém quer comprar), e você consegue achar elas bem barato de segunda mão, e esse é o motivo pelo qual eu compraria (somado ao fato de terem 6gb).
Os drivers dela já foram bons no passado, mas hoje em dia não tem muita diferença de performance na viewport também não, mas posso contar com essa vantagem teórica como argumento plausível também.

Como é um setup todo de servidor/workstation, achei que ficaria bacana elas lá. Sendo que não vou jogar no pc mesmo, ia ser meio triste usar uma Titan lá.
E tô afinzão de botar uma Quadro e Tesla no loop :p

Vou pensar e ver mais uns benchmarks, veremos.
Ou se pintar outra promo da Titan X, o que vier primeiro :D


Escrevi demais por hoje já, tá na hora de parar!
Valeu todo mundo aí que tá acompanhando, isso dá um gás imenso pra continuar e ficar fazendo doidera, vamo nessa!
 
Última edição:
PQP, que bagulho monstro véi :mdr2:

Olha o tamanho dessa Mobo, olha quanto slot :vish:

Acompanhando com certeza!!!
 
Esta lindeza de hardware ctz colocaria em um rack u1 e colocaria na parede com acrílico na frente! o WC usaria um radbox de baixo da mesa.
Ou algum case no estilo do thermaltake core p5
 
Tem razão, isso sim é uma placa-mãe de respeito, sem "frescuradas" e mesmo assim linda!

Receita fdp, um absurdo essa taxa.

De um Piscasso pra um Dodge Ram hem? Que diferença kkkkkkk

Eu n faria essa parada de juntar 3 fonte velhas cara, vai q da merda. O prejuízo seria grande...... enorme!

Com relação à VGA, acredito que a essa altura do campeonato, a melhor coisa é esperar sair as Pascal, se n for um melhor negócio, pelo menos deve abaixar um pouco o preço da geração atual.

Abraço e boa sorte!
 
Que lindo cara, e obrigado por responder a minha duvida, acompanhando com certeza!
 
Que placa mãe mais linda, sem frescuras, puro poder! O que não faltam são slots e interfaces pra todo lado.

Liga esse brinquedo de gente grande aí pra testar e mostra pra gente. :D
 
Devo concordar que a placa mãe é linda, mas por uma questão pessoal, eu ainda fico com aquelas voltadas para o público gamer :haha: Sucesso no projeto. Acompanhando pra ver seu progresso!
 
Imagina isso renderizando video que animal eauhaueh
 
Nunca mais chamo qualquer pc "gamer" de monstro depois que esse projeto terminar... :pff: :haha:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo