• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

SLI de GTX 570 - consumo elétrico medido por Kill a Watt

_CP_

*****
Registrado
Fala, pessoal. Chegou hoje meu brinquedinho novo, um Kill a Watt. Então vou compartilhar com a galera o consumo do meu pc em alguns jogos e aplicativos.

É apenas um tópico artesanal, nada científico. As fotos foram tiradas em determinado momento do jogo/aplicativo, mas em geral não houve grandes variações de consumo com os jogos ou programas em full.


Idle, usando a internet (Chrome):

idled.jpg



Battlefield 3:

bf3hn.jpg



Modern Warfare 3:

mw3pd.jpg



Batman Arkham City DX9:

bacdx9.jpg



Batman Arkham City DX11:

bacdx11.jpg



Assassin's Creed Brotherhood:

acbp.jpg



3Dmark 11:

3d11z.jpg



Furmark:

furmarki.jpg


Alguns comentários:

Houve diferença sensível de consumo no jogo do Batmam em DX9 e DX11, e por isso fiz o teste separado. Modern Warfare 3, apesar de ótimos gráficos, foi o jogo que menos exigiu do pc aqui. Brotherhood, apesar de ter gráficos bem inferiores ao MW3, consumiu bem mais energia.

Até agora o consumo do pc, mesmo no stress test do Furmark ficou abaixo de 550w, que é menos do que eu esperava. Ou seja, mesmo com seis hds, duas vgas relativamente pesadas e cpu em over, o consumo é até bem razoável.

Resumindo: uma boa fonte de 650w certamente seguraria meu pc. O pessoal não precisa achar que precisa de uma fonte das galáxias para segurar um bom SLI. Acredito inclusive que o consumo de um SLI de GTX 580 não deve ficar tão acima disso.

Agora vem uma dúvida minha: o Kill a Watt mede o quanto está sendo tirado da tomada. Considerando que a fonte tenha em média 80% de eficiência, é correto afirmar que o consumo real das peças do pc seria 80% do que foi demonstrado acima? Se for isso, o consumo interno das peças, o que a fonte precisa fornecer, seria no máximo 440w? Se for isso, precisa-se ainda de menos fonte.

Qualquer erro no tópico, fiquem à vontade para demonstrar. Espero que o tópico seja útil. ;)
 
kct

gasta pouco um SLI de 570, eu que cheguei a ligar 3 570 com duas fontes (AX850 + VX550) pra garantir...

é uma pena mesmo a AX só ter 4 pice
não curto fica usando adaptador, é feio, e parece que não dá a mesma eficiência o_O
 
Agora vem uma
dúvida minha: o Kill a Watt mede o quanto está sendo tirado da tomada. Considerando que a fonte tenha em média 80% de eficiência, é correto afirmar que o consumo real das peças do pc seria 80% do que foi demonstrado acima? Se for isso, o consumo interno das peças, o que a fonte precisa fornecer, seria no máximo 440w? Se for isso, precisa-se ainda de menos fonte.



Sim. Se você tem uma fonte que esta a 80% de eficiência, 20% do consumo que foi demonstrado ai em cima, deve ser descartado.
 
kct

gasta pouco um SLI de 570, eu que cheguei a ligar 3 570 com duas fontes (AX850 + VX550) pra garantir...

é uma pena mesmo a AX só ter 4 pice
não curto fica usando adaptador, é feio, e parece que não dá a mesma eficiência o_O
Verdade. Eu desconfio que adaptador seja mais a questão estética mesmo, pois fica feinho. Não acredito que o uso de adaptador traga algum problema para as peças ou que eleve tanto o consumo elétrico.

No fim das contas, certamente uma fonte de 850w segura um tri-SLI de GTX 570.

Sim. Se você tem uma fonte que esta a 80% de eficiência, 20% do consumo que foi demonstrado ai em cima, deve ser descartado.
Se for isso mesmo, fica apenas a questão da amperagem a ser observada, mas numa dessas pode ser que uma Corsair 450w segure o meu SLI.
 
Agora vem uma dúvida minha: o Kill a Watt mede o quanto está sendo tirado da tomada. Considerando que a fonte tenha em média 80% de eficiência, é correto afirmar que o consumo real das peças do pc seria 80% do que foi demonstrado acima? Se for isso, o consumo interno das peças, o que a fonte precisa fornecer, seria no máximo 440w? Se for isso, precisa-se ainda de menos fonte.
Exatamente.. A demanda de energia suprida pela fonte, no pior caso ai das tuas medidas, seria menor que 430 Watts (535 x 0,80 = 428 Watts)
É ótimo que o pessoal, principalmente aqui do Adrena, se ligue nisso dai. Grande parte sofre de potenciolite aguda, uma doença que faz cegar os olhos e a razão, e os faz adotar fontes com capacidade de oferta de potência muito superior à demanda de sua config, mesmo deixando margem. O pior dos cegos é aquele que entendendo necessitar de muita potência faz o caminho totalmente errado.. Como potência custa caro, acaba comprando uma bosta de fonte, mais barata um pouco, com promessa de muita potência que nem necessita. Ai erra duas vezes..
Confira, via Kill-a-Watt a potência aparente que sua config pede, só para ter uma idéia de quão eficaz é sua fonte na correção do FP. A leitura em VA deve dar maior que a leitura em Watts, pois a correção do fp nunca atinge o fator 1..
Também dá para ler direto o FP com ele..
 
ah, esqueci de comentar, tem certeza que os gráficos do MW é mais bonito que os do brotherhood?
sei lá, eu acho que no máximo batem de frente...

mas de qualquer forma, compartilhamos de duas opiniões diferentes nesse ponto ;)
 
Exatamente.. A demanda de energia suprida pela fonte, no pior caso ai das tuas medidas, seria menor que 430 Watts (535 x 0,80 = 428 Watts)
É ótimo que o pessoal, principalmente aqui do Adrena, se ligue nisso dai. Grande parte sofre de potenciolite aguda, uma doença que faz cegar os olhos e a razão, e os faz adotar fontes com capacidade de oferta de potência muito superior à demanda de sua config, mesmo deixando margem. O pior dos cegos é aquele que entendendo necessitar de muita potência faz o caminho totalmente errado.. Como potência custa caro, acaba comprando uma bosta de fonte, mais barata um pouco, com promessa de muita potência que nem necessita. Ai erra duas vezes..
Confira, via Kill-a-Watt a potência aparente que sua config pede, só para ter uma idéia de quão eficaz é sua fonte na correção do FP. A leitura em VA deve dar maior que a leitura em Watts, pois a correção do fp nunca atinge o fator 1..
Também dá para ler direto o FP com ele..
Realmente. Antes uma fonte melhor com menos watts do que uma ruim com mais watts.

Fiz as medições que pediu:


FP (Furmark):

fpf1l.jpg



O PF em idle fica em 0.97/0.98. O VA fica pouco acima da medição em watts, coisa de 10 watts de diferença.

Esse FP meu é um bom indicador? Significa que o PFC da Seventeam está funcionando bem?

Qual a medição mais correta a fazer, por watts ou VA? Qual a diferença entre essas duas medidas?


ah, esqueci de comentar, tem certeza que os gráficos do MW é mais bonito que os do brotherhood?
sei lá, eu acho que no máximo batem de frente...

mas de qualquer forma, compartilhamos de duas opiniões diferentes nesse ponto ;)
Acho sim. O Revelations eu ainda acho melhores os gráficos, mas o Brotherhood tem gráficos iguais ao AC2.

De qualquer forma, é uma impressão pessoal minha. Quis dizer que fiquei admirado com o consumo baixo do MW3. ;)
 
Última edição:
Até agora o consumo do pc, mesmo no stress test do Furmark ficou abaixo de 550w, que é menos do que eu esperava. Ou seja, mesmo com seis hds, duas vgas relativamente pesadas e cpu em over, o consumo é até bem razoável.

Para ficar acima de 550W - e não muito acima aliás - teria de ser SLI de GTX 580. Ou seja, perfeitamente dentro do esperado.

power-consumption.jpg
 
Realmente pensava que usava mais da fonte, eu com agtx 460 hawk se fizer um sli minha fonte de 750w seguraria o sistema então?
 
gtx570_plines.png


E agora, José?

g570_plines.png


E essa aí, com OC de fábrica?
 
Mais testes:

GTX 570 (single):

Idle:

570idle.jpg


Furmark:

570furmark.jpg



Crysis:

570crysis.jpg



9800GTX + configuração básica sem over (meu segundo pc):

Idle:

9800idle.jpg


Furmark:

9800furmark.jpg


Crysis:


9800crysis.jpg


Ou seja, para uma GTX 570 single, uma boa fonte de 550w dá e sobra. Para o meu segundo pc, até fonte de 350w já sobra. :)


Confesso que não entendi o que você quis dizer. :hmm:

O que estou fazendo são testes práticos no meu pc. Sobre eventuais diferenças com reviews, não tenho como saber. Só posso falar pelo hardware que tenho nas mãos. :poker:

Meu tópico é totalmente amador, como dito no início. São apenas testes usando um Kill a Watt.

Mas já serve pra ter uma boa idéia do consumo. :bottini:
 
Última edição:
O PF em idle fica em 0.97/0.98. O VA fica pouco acima da medição em watts, coisa de 10 watts de diferença.

Esse FP meu é um bom indicador? Significa que o PFC da Seventeam está funcionando bem?

Qual a medição mais correta a fazer, por watts ou VA? Qual a diferença entre essas duas medidas?
Não é uma questão de medida correta ou não, são duas grandezas diferentes, uma expressa em Watts e outra em VA's. Seriam iguais se o FP fosse igual a 1..Entretanto, se sua fonte não tivesse PFC ativo ela ao entregar 500 Watts de potência útil ao PC, estaria demandando algo como 750 VA's de potência aparente.. Ai sua instalação elétrica teria de poder suprir isso. O stress dos componentes de entrada da fonte seriam maiores etc e tal.
Se quiseres saber mais sobre o PFC consulte: Correção do Fator de Potência (PFC) – Uma visão clara
------------
 
Não é uma questão de medida correta ou não, são duas grandezas diferentes, uma expressa em Watts e outra em VA's. Seriam iguais se o FP fosse igual a 1..Entretanto, se sua fonte não tivesse PFC ativo ela ao entregar 500 Watts de potência útil ao PC, estaria demandando algo como 750 VA's de potência aparente.. Ai sua instalação elétrica teria de poder suprir isso. O stress dos componentes de entrada da fonte seriam maiores etc e tal.
Se quiseres saber mais sobre o PFC consulte: Correção do Fator de Potência (PFC) – Uma visão clara
------------
Uhmm, interessante. Se entendi bem, a medida 0.99 é próxima do ideal então. Pelo jeito o PFC da fonte está bem situado. :thumbs_up

Não é o crítica ao seu tópico, de maneira alguma.
Mas tenho o xbitlabs como fonte fiável em matéria de consumo.
Sendo ali que o modelo de referência, sem overclock, puxou 245Watts, vezes dois (duas VGAs) temos 490Watts.
Considerando uma perda de 20%, vamos para 588Watts, que você tiraria da tomada aí com seu Kill-a-Watt, só de placa de video, desprezando o resto da configuração.

Isso é que me deixou em dúvida.
Também lia muitos os reviews de consumo deles. Eram os únicos que mostravam o consumo apenas das vgas. Mas não conheço os critérios deles. E creio que não existe nenhum review 100% correto (nem o meu, que é amador, hehehe). Existem diferenças grandes de um site para outro, e é difícil dizer qual deles está com a razão. O meu aqui ficou mais próximo da Anandtech, mas não é por isso que o deles está correto e os outros não.

Aqui tenho 6 hds, vgas sem over, memórias (4 pentes) com vdim acima do padrão, mas clocks e latências stock, cpu com over, um drive DVD-RW, e acho que é só. O teste do SLI foi feito com as peças da forma que eu mencionei. ;)

Edit: o nicolasm apagou seu segundo post no tópico, mas de qualquer forma fica aí respondido para quem tiver a mesma dúvida. :thumbs_up
 
Última edição:
A XbitLabs tem como critério o consumo máximo em jogos, sem Furmark. O calculo em Furmark vai sempre deixar o consumo alto demais, e como não é todo mundo que usa o Furmark, eu costumo usar os critérios do dia-a-dia de um usuário normal/gamer nas minhas recomendações.
 
A XbitLabs tem como critério o consumo máximo em jogos, sem Furmark. O calculo em Furmark vai sempre deixar o consumo alto demais, e como não é todo mundo que usa o Furmark, eu costumo usar os critérios do dia-a-dia de um usuário normal/gamer nas minhas recomendações.
O nicolasm quis dizer que meus testes tinham consumo abaixo dos do Xbitlabs, que é justamente o oposto do que você está dizendo. Nem com o Furmark eu consegui atingir o consumo do Xbitlabs, pois apenas uma vga deles chegou a 245w (apenas a placa, sem o sistema).

Uma explicação pra isso talvez seja que no caso de SLI a segunda vga não seja totalmente usada, diminuindo o consumo elétrico, ou coisa parecida. Mas eu acho que nem é isso. Vejam o teste do Furmark com a vga single e com SLI. Dá quase 200w de diferença. O que mais consome no pc é a vga mesmo. O resto agrega pouco consumo.

E se você notar, o Crysis, que é um jogo comum, consumiu quase a mesma coisa que o Furmark. 3Dmark 11 idem. Não dá pra recomendar para um gamer uma fonte que não aguente rodar o 3dmark 11, que é um mero benchmark, ou um jogo como o Crysis. Tem que ter sempre uma sobrinha de energia para esse tipo de aplicativo. Senão o sistema fica totalmente no limite, e desarma com um aplicativo mais pesado.


nicolasm, você deu uma contribuição enorme ao tópico. Encucado com os testes que você postou, resolvi baixar e testar o OCCT. Resultado: é o maior vilão das fontes/vgas. hehehe.

occtsli.jpg


É claro que no dia a dia o SLI não vai consumir tanto, mas vai ficando claro que pra SLI de GTX 570 o melhor mesmo é fonte de 750w pra cima, pra ter uma sobrinha pra esse tipo de aplicativo. Pra games em geral uma fonte de 650w aparentemente dá conta.

Detalhe: o teste do OCCT foi feito com resolução 1080p e full screen.
 
Última edição:
CP
onde vc comprou esse Kill a Watt? tô pensando em comprar um pra mim, e uma duvida: como é feita a ligação dele no PC para ele detectar quanto de energia está sendo gasta?
 
Última edição:
CP
onde vc comprou esse Kill a Watt? tô pensando em comprar um pra mim, e uma duvida: como é feita a ligação dele no PC para ele detectar quanto de energia está sendo gasto?
Comprei na WAZ.

Ele vai entre o conector da fonte e o filtro de linha/tomada. É só fazer a ligação que ele já aciona e sai medindo tudo. hehehe.


Crysis Warhead:

98993480.jpg


Praticamente igual ao consumo do Crysis 1. :poker:

Diferença de cerca de 150w entre o Warhead e o OCCT. Houve divergência com os testes postado pelo nicolasm, que apontavam pequena diferença de consumo entre o Warhead e o OCCT. Tem sentido, pois o OCCT estressa muito mais que o jogo, que tem basicamente a mesma engine do Crysis 1.
 
Última edição:
Todos os testes foram otimos compravam sim que SLi de 570 consome relativamente bem , mais ai que vcs sem enganam , no caso do SLI de 580 , eu nao usava meu SLI de 580 menos que 950/1100 pra jogar jogos como Crysis 2 , e cpu com over , resultado consumo batia 1000w facil , com 3 way de 580 , cada uma a 900/1000 e cpu a 4.5 um 980x , uma TQP 1200 peidava.

Td isso depende do que vc quer , no que vai usar , o que vai rodar é uma serie de fatores é muito facil falar roda 3 way de 570 , bom não é bem assim!


Mais voltando para o topico , excelente , qualificado!
 
Todos os testes foram otimos compravam sim que SLi de 570 consome relativamente bem , mais ai que vcs sem enganam , no caso do SLI de 580 , eu nao usava meu SLI de 580 menos que 950/1100 pra jogar jogos como Crysis 2 , e cpu com over , resultado consumo batia 1000w facil , com 3 way de 580 , cada uma a 900/1000 e cpu a 4.5 um 980x , uma TQP 1200 peidava.

Td isso depende do que vc quer , no que vai usar , o que vai rodar é uma serie de fatores é muito facil falar roda 3 way de 570 , bom não é bem assim!


Mais voltando para o topico , excelente , qualificado!
Esse seu consumo foi medido por equipamento? Tô achando ele meio alto. Usar 1000w num SLI de GTX 580 realmente é bem mais do que se vê nos reviews da internet. :hmm:

Obrigado pelos elogios. A intenção do tópico foi exatamente essa: agregar informações, com todos participando e eventualmente postando experiências pessoais. Obrigado pela participação. :joia:
 
Sim Kill Watt....to motando um combo X79 , talvez eu pegue um sli de 7970 , ai posto resultados.


Outra coisa o que o amigo disse ali não sei se foi o Datena , é melhor vc pegar uma boa fonte , com boa eficiencia do pegar qualquer fonte qual supra sumo de watts , por isso eu digo em comparações ai Ax1200 vs blablabla , eu sou mais hj e pra min é a melhor fonte do mercado Enermax Platimax 1200 , se não to enganado é 90% de eficiencia.
 
Comprei na WAZ.

Ele vai entre o conector da fonte e o filtro de linha/tomada. É só fazer a ligação que ele já aciona e sai medindo tudo. hehehe.

O que pesou um pouquinho no preço final na WAZ foi o frete, pois estou querendo comprar junto um Multimetro pra mim, sabe me dizer outras lojas on line de confiança que tenham esse tipo de produto para vender?
 
O nicolasm quis dizer que meus testes tinham consumo abaixo dos do Xbitlabs, que é justamente o oposto do que você está dizendo. Nem com o Furmark eu consegui atingir o consumo do Xbitlabs, pois apenas uma vga deles chegou a 245w (apenas a placa, sem o sistema).

Opa, falha minha, hehe. Eu me esqueço que eles testam em condições mais pesadas que a sua...

Sabe o que você faz colocando esses testes? Desmentindo toda aquela ladainha de potencialite aguda que assola este fórum. Nem todo mundo tem esse Kill a Watt, que mata a pau os mitos de consumo...

Abraço.
 
Não é o crítica ao seu tópico, de maneira alguma.
Mas tenho o xbitlabs como fonte fiável em matéria de consumo.
Sendo ali que o modelo de referência, sem overclock, puxou 245Watts, vezes dois (duas VGAs) temos 490Watts.
Considerando uma perda de 20%, vamos para 588Watts, que você tiraria da tomada aí com seu Kill-a-Watt, só de placa de video, desprezando o resto da configuração.

Isso é que me deixou em dúvida.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo