• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[AJUDA] SOBREVIDA

Thellz

meio besta
Registrado
Primeiramente olá a todos!

Então, tenho um setup deveras antigo e gostaria de dar uma sobrevida nele já que não posso me dar ao luxo de trocar muitos componentes no momento. Gostaria da opinião do pessoal pra saber se ainda vale a pena gastar alguma coisa em cima do que eu tenho ou é melhor largar, esperar e investir nessa nova geração aí.

Nunca tive problemas jogando ou até mesmo trabalhando nesse pc até recentemente, onde começou uma serie de travamentos, crash e lentidão...

B75M-D3H
i5-3330
2x4gb DDR3
1TB WD Blue
GTX 1060 6GB

Sei que não é lá grandes coisas mas como o nome do tópico já diz, é só pela sobrevida mesmo, futuramente pretendo investir mais e dar uma geral nisso tudo.

Até lá estava pensando em um SSD ou talvez mais 8gb de RAM, o que acham?

Grato desde já!

Edit: faltaram informações xd
 
Última edição:
Impossível opinar sem saber qual é o hardware atual.

Então, errei umas teclas e postei sem querer sem finalizar o tópico KKKKKKKKK agora já está tudo aí, qualquer coisa a mais só pedir
 
futuramente pretendo investir mais e dar uma geral nisso tudo.
Então vá no SSD. Não vejo vantagem em investir em uma DDR3.

Tudo vai também do seu orçamento. Quanto quer gastar?
 
Primeiramente olá a todos!

Então, tenho um setup deveras antigo e gostaria de dar uma sobrevida nele já que não posso me dar ao luxo de trocar muitos componentes no momento. Gostaria da opinião do pessoal pra saber se ainda vale a pena gastar alguma coisa em cima do que eu tenho ou é melhor largar, esperar e investir nessa nova geração aí.

Nunca tive problemas jogando ou até mesmo trabalhando nesse pc até recentemente, onde começou uma serie de travamentos, crash e lentidão...

B75M-D3H
i5-3330
2x4gb DDR3
1TB WD Blue
GTX 1060 6GB

Sei que não é lá grandes coisas mas como o nome do tópico já diz, é só pela sobrevida mesmo, futuramente pretendo investir mais e dar uma geral nisso tudo.

Até lá estava pensando em um SSD ou talvez mais 8gb de RAM, o que acham?

Grato desde já!

Edit: faltaram informações xd

Você mesmo já respondeu ao questionamento: um SSD e mais 8gb de RAM ajudarão MUITO e você gastará pouco.
 
Então vá no SSD. Não vejo vantagem em investir em uma DDR3.

Tudo vai também do seu orçamento. Quanto quer gastar?

O menor valor possível. Tinha essa dúvida com relação a DDR3, se eu ia acabar jogando dinheiro fora ou não, já que não vou levar ela pra frente como posso fazer com o SSD por exemplo.

Você mesmo já respondeu ao questionamento: um SSD e mais 8gb de RAM ajudarão MUITO e você gastará pouco.

Mas se fosse por ordem de prioridade vc iria em qual? Eu posso pegar ou um ou outro no momento, e nunca tive um SSD pra saber o quanto ele faz a diferença. E outra que hoje em dia a maioria dos jogos já ta deixando esses meus 8gb que tenho no chinelo.
 
SSD sem dúvida nenhuma, tem nem o que pensar duas vezes.
 
Rapaz, depois que tu usar um SSD tu nunca mais vai mexer num PC com windows num HD normal...
 
Qualquer computador que tenha ao menos 10 anos de idade roda bem qualquer tarefa básica se tiver um SSD e ao menos 8GB de RAM.
 
Primeiramente olá a todos!

Então, tenho um setup deveras antigo e gostaria de dar uma sobrevida nele já que não posso me dar ao luxo de trocar muitos componentes no momento. Gostaria da opinião do pessoal pra saber se ainda vale a pena gastar alguma coisa em cima do que eu tenho ou é melhor largar, esperar e investir nessa nova geração aí.

Nunca tive problemas jogando ou até mesmo trabalhando nesse pc até recentemente, onde começou uma serie de travamentos, crash e lentidão...

B75M-D3H
i5-3330
2x4gb DDR3
1TB WD Blue
GTX 1060 6GB

Sei que não é lá grandes coisas mas como o nome do tópico já diz, é só pela sobrevida mesmo, futuramente pretendo investir mais e dar uma geral nisso tudo.

Até lá estava pensando em um SSD ou talvez mais 8gb de RAM, o que acham?

Grato desde já!

Edit: faltaram informações xd

Troca o i5 por i7 e instala o SSD.
A diferença vai ser grande, o PC vai rodar jogos com mais fluidez.
 
Complementando o que já foi dito aí, um SSD, que certamente é o melhor custo-benefício, os 8 GB a mais de RAM, que devem ser a razão da lentidão -- a não ser em jogos, o 3330 não é suficiente para a 1060, vai ter gargalo -- mas procure comprar exatamente o mesmo modelo, ou venda a sua e compre um kit 16 GB. Já tive sua mobo e ela é extremamente fresca com memória.

Se for trocar processador, procure também pelos Xeon E3-12xx e E3-12xx v2, às vezes se consegue um preço muito melhor que os Core equivalentes, os i7 Sandy e Ivy Bridge são muito caros.
 
Troca o i5 por i7 e instala o SSD.
A diferença vai ser grande, o PC vai rodar jogos com mais fluidez.
Não recomendo de forma nenhuma trocar o i5 pelo i7, que no caso seria uma 3770 sem overclock via multiplicador. Se fosse uma placa-mãe Z77 ou coisa do tipo, eu até diria que se achar um 3770k por um preço decente (o que até hoje não se acha), aí sim poderia pensar nisso. Por 600 a 700 reais, preço praticado por aí, é muito mais fácil vender tudo e pegar um kit Ryzen 1600. Vai gastar basicamente a mesma coisa e aí sim vai ser um up. Se achar por 400 reais, o que não vai acontecer, aí vale a pena vender esse ai por 200 ou 250 e pegar o i7. Mas mesmo assim não ia melhorar praticamente nada. 10% a 15% no máximo. O HT não confere tanta diferença porque é uma aquitetura defasada já. E neste caso não haveria overclock, o que também não garante frames tão melhores assim (tenho um i5 2500k@4.6Ghz e sei bem do que estou falando).
 
Mais um voto para o SSD...e você vai perceber diferença absurda desde a hora que bootar o sistema...boot em 7 segundos e os aplicativos abrem de maneira quase instantânea.

Enquanto um HD bom tem a taxa de transferência na casa dos 150mb/s um SSD de entrada tem mais de 500mb/s...falando nisso um Kingston A400 de 240GB tá 160 reais no kabum.

Trocar CPU não aconselho pois o valor não compensa...i7 3770 usado o povo tá cobrando por 600-700 reais então é melhor pegar setup novo...uma opção é fazer como o amigo disse acima: pegar um e3-1230 v2(mesma coisa do i7 3770) no aliexpress por 350 reais....mesmo assim acho que não compensa pois envolve riscos da CPU não funfar quando chegar...e o desempenho não será tão superior em relação ao i5 seu.

Eu tenho aqui um sistema de desempenho similar ao seu: i5 3570 + GA-B75M-D3H + RX 580 + 2x4GB DDR3 1333MHz e segura em Full HD alto 60 fps(mesmo que em alguns games recente tenha de reduzir sombra ou outra coisa para medium)...lógico que a CPU dá gargalo em jogos CPU BOUND mas a maioria dos games roda acima de 60fps de boa.....só em LIXOS MAL OTIMIZADOS como Assassins Creed Origins e ODissey, Watchdogs 2 que o desempenho não vai ser grande coisa...mas nesse caso até os CPUs top sofrem com essas merdas.

Sobre a memória 8GB(se você não deixar nada aberto junto como Chrome por exemplo) vai rodar todos os games de boa...não encontrei empecilho algum aqui por causa da quantidade de memória.

PS: agora esse lance de crash, travamentos e lentidão pode muito bem ser sua placa-mãe, fonte ou mesmo HD querendo abrir o bico...não sei mas tente formatar a máquina também...na sua configuração não é normal acontecer isso.
 
Última edição:
Pelo visto é unânime eu ir de SSD e é o que vou fazer!

Como eu disse, o dinheiro não é muito pra gastar e um SSD de 240gb está bem em conta. Não pretendo mexer em processador, MOBA etc agora pq se for pra fazer isso já vou pra uma próxima geração, por mais que ainda tenha vida útil com meu setup, não vejo pq investir mais tanto dinheiro nele.

Quanto ao meu problema com jogos, talvez seja só a má otimização dos mesmos. Obviamente os 8gb de RAM estão batendo no talo mas é como o amigo disse, não deixando nada aberto de fundo consigo rodar traquilamente. É uma pena que os pentes de DDR3 ainda continuem razoavelmente caros.

E em relação ao gargalo do meu 3330 + 1060, isso só se deve pelo fato da minha VGA ter sido adquirida mais recentemente que o resto dos componentes. Na época que fiz ele por inteiro, botei uma HD7950 em cima (se não me engano).

Grato pela opinião e ajuda de todos! :joia:
 
Pelo visto é unânime eu ir de SSD e é o que vou fazer!

Como eu disse, o dinheiro não é muito pra gastar e um SSD de 240gb está bem em conta. Não pretendo mexer em processador, MOBA etc agora pq se for pra fazer isso já vou pra uma próxima geração, por mais que ainda tenha vida útil com meu setup, não vejo pq investir mais tanto dinheiro nele.

Quanto ao meu problema com jogos, talvez seja só a má otimização dos mesmos. Obviamente os 8gb de RAM estão batendo no talo mas é como o amigo disse, não deixando nada aberto de fundo consigo rodar traquilamente. É uma pena que os pentes de DDR3 ainda continuem razoavelmente caros.

E em relação ao gargalo do meu 3330 + 1060, isso só se deve pelo fato da minha VGA ter sido adquirida mais recentemente que o resto dos componentes. Na época que fiz ele por inteiro, botei uma HD7950 em cima (se não me engano).

Grato pela opinião e ajuda de todos! :joia:
Olha, SSD Reeinno na China tá bem baratinho. De 512GB tá 220 reais. 1TB tá 370 reais. Eu não compraria SSD aqui, certamente eu traria um do Aliexpress.

Agora em relação aos DDR3, considere comprar usado. 8GB tá saindo por uns 100 reais por aí. Isso Kingston 1600Mhz pra cima. Ou também na própria China. Tá 100 reais 8GB.
 
Olha, SSD Reeinno na China tá bem baratinho. De 512GB tá 220 reais. 1TB tá 370 reais. Eu não compraria SSD aqui, certamente eu traria um do Aliexpress.

Agora em relação aos DDR3, considere comprar usado. 8GB tá saindo por uns 100 reais por aí. Isso Kingston 1600Mhz pra cima. Ou também na própria China. Tá 100 reais 8GB.

E sabe algum lugar que eu ache revenda dessas DDR3 e que seja algo confiável?
 
E sabe algum lugar que eu ache revenda dessas DDR3 e que seja algo confiável?
OLX, Facebook Marketplace. Sempre compro esses produtos sem muito valor por lá. Pagar por DDR3 nova não faz sentido com tanta gente se desfazendo a troco de banana. Outro dia peguei 8GB Kingston Furt 1866Mhz por 70 reais.
 
Última edição:
Olha, SSD Reeinno na China tá bem baratinho. De 512GB tá 220 reais. 1TB tá 370 reais. Eu não compraria SSD aqui, certamente eu traria um do Aliexpress.

Agora em relação aos DDR3, considere comprar usado. 8GB tá saindo por uns 100 reais por aí. Isso Kingston 1600Mhz pra cima. Ou também na própria China. Tá 100 reais 8GB.
Esse Reeino presta? Eu comprei da Kingdian por esse preço e o Da kingdian já testei 3 modelos e os 3 são melhores que os SSDs entry level da Sandisk e Kingston.
 
Esse Reeino presta? Eu comprei da Kingdian por esse preço e o Da kingdian já testei 3 modelos e os 3 são melhores que os SSDs entry level da Sandisk e Kingston.
Não me aprofundei muito, até porque não dá pra exigir muito pelo preço. Mas lembro que vi um teste no youtube e o resultado foi melhor que o meu Sandisk. Estou quase comprando um de 512, embora o meu sonho é de pegar o de 1tb e acabar com a agonia pra sempre.
 
Não me aprofundei muito, até porque não dá pra exigir muito pelo preço. Mas lembro que vi um teste no youtube e o resultado foi melhor que o meu Sandisk. Estou quase comprando um de 512, embora o meu sonho é de pegar o de 1tb e acabar com a agonia pra sempre.
Kingdian tem mais nome entre as chinesas. Recomendo pegar deles em vez desta outra marca, então.
 
Kingdian tem mais nome entre as chinesas. Recomendo pegar deles em vez desta outra marca, então.
Vou dar uma olhada. Mas, sinceramente, o que procuro em SSD é só preço e somente preço. Todos eles são extremamente rápidos, as diferenças são marginais para meu uso.

EDIT

Vi que tem o Linus fez um teste com essa marca e o resultado foi terrível. Será que essa é a melhor mesmo? De toda forma, não me preocupa muito, porque o pior SSD ainda é trocentas milhões de vezes melhor que o melhor HDD.
 
Kingdian tem mais nome entre as chinesas. Recomendo pegar deles em vez desta outra marca, então.
Aproveitando. Tava pensando em meter um 256GB mesmo, que tá bem baratinho, e fazer um RAID. Não tô com muita vontade de pesquisar, mas tá valendo a pena? Será que consigo fazer de boa no Z77 que é meu chipsett?
 
Última edição:
Vou dar uma olhada. Mas, sinceramente, o que procuro em SSD é só preço e somente preço. Todos eles são extremamente rápidos, as diferenças são marginais para meu uso.

EDIT

Vi que tem o Linus fez um teste com essa marca e o resultado foi terrível. Será que essa é a melhor mesmo? De toda forma, não me preocupa muito, porque o pior SSD ainda é trocentas milhões de vezes melhor que o melhor HDD.
 

Aproveitando. Tava pensando em meter um 256GB mesmo, que tá bem baratinho, e fazer um RAID. Não tô com muita vontade de pesquisar, mas tá valendo a pena? Será que consigo fazer de boa no Z77 que é meu chipsett?
O linus fez teste com o Kingspec não com kingdian. E o resultado não foi tão terrível assim se comparado com os SSDs mais baratos que temos no mercado por aqui.
O meu próprio teste de IOPS que fiz em casa do S280 de 240gb da kingdian entregou 4krandom e IOPs melhores que um sandkisk SSD PLUS de 480gb que tenho aqui.

Raid nas placas intel é algo super tranquilo de fazer. Tanto é verdade que eu tenho um Array RAID 5 4x2tb que venho carregando desde 2011 do meu antigo Z68. Ja troquei todos os hds desse array uma vez e migrei pra uma outra placa mãe z97 sem precisar desfazer o array. E o ganho de performance vale a pena. SSD tem vantagem de ter um indice de falha bem baixo, mas mesmo assim não arriscaria um RAID 0 a não ser que não tivesse backups programados.

Outra coisa, os ganhos em RAID 0 são mais em velocidade de transferência linear. Acces time não vai melhorar. Para carregar jogo não tem tanta vantagem. Pra editar vídeo, aí sim é uma boa.
 
Primeiramente olá a todos!

Então, tenho um setup deveras antigo e gostaria de dar uma sobrevida nele já que não posso me dar ao luxo de trocar muitos componentes no momento. Gostaria da opinião do pessoal pra saber se ainda vale a pena gastar alguma coisa em cima do que eu tenho ou é melhor largar, esperar e investir nessa nova geração aí.

Nunca tive problemas jogando ou até mesmo trabalhando nesse pc até recentemente, onde começou uma serie de travamentos, crash e lentidão...

B75M-D3H
i5-3330
2x4gb DDR3
1TB WD Blue
GTX 1060 6GB

Sei que não é lá grandes coisas mas como o nome do tópico já diz, é só pela sobrevida mesmo, futuramente pretendo investir mais e dar uma geral nisso tudo.

Até lá estava pensando em um SSD ou talvez mais 8gb de RAM, o que acham?

Grato desde já!

Edit: faltaram informações xd

Consultei hj e encontrei o processador i7 3770 por 650 no ML. Mais 150 vc pega um SSD 120gb, totalizando 800.
A diferença da troca desses dois componentes seria ótimo pra jogos.
 
O i7 vai tirar um melhor rendimento da sua GTX 1060.
 
SSD Kingdian é LIXO! fuja dessa marca.
 
Então, tenho um setup deveras antigo e gostaria de dar uma sobrevida nele já que não posso me dar ao luxo de trocar muitos componentes no momento. Gostaria da opinião do pessoal pra saber se ainda vale a pena gastar alguma coisa em cima do que eu tenho ou é melhor largar, esperar e investir nessa nova geração aí.
Como o pessoal comentou um SSD é ótima opção. Depois, você pode reutilizar o SSD quando trocar de plataforma. Levando isso em conta pegue modelo 240GB+.

Na minha modesta opinião, gastar dinheiro na sua plataforma não vale a pena levando em conta preço de usado. Só se você achar um i7 usado por um valor aceitável. Sinceramente, se adquirir (por exemplo) um i7-3770 vai ajudar o vendedor a fazer o upgrade (dele). Pelo menos no preço absurdo que o pessoal pede em um i7 usado. Atualmente tem R5 1600 12 threads sendo vendido na faixa de 600 reais. Eu mesmo vendi plataforma i5 1150 porque não aceitei pagar valor exorbitante por um i7-4770(K).


Não me aprofundei muito, até porque não dá pra exigir muito pelo preço. Mas lembro que vi um teste no youtube e o resultado foi melhor que o meu Sandisk. Estou quase comprando um de 512, embora o meu sonho é de pegar o de 1tb e acabar com a agonia pra sempre.
O recomendado (além do desempenho) é pesquisar review que tenha componente identificado para evitar alguma surpresa (durabilidade prejudicada).

Além da árvore de componentes a maior diferença é como o produto foi fabricado. Por exemplo, se o processo de produção for controlado, defeito pode ser identificado e corrigido antes de chegar na cadeia de distribuição. A variação do processo é conhecida e controlada. Quer dizer, é menor a chance de você (como consumidor) pegar um produto com algum problema.

Se a linha de produção não tiver controle o defeito pode acontecer durante a fabricação ou pode afetar o produto durante seu uso normal. Quer dizer, você pode adquirir um SSD de marca ABC e usar durante anos sem problema, mas o SSD de outra pessoa da mesma marca/modelo pode morrer com 1 mês de uso. É um risco que cada um precisa avaliar na hora de comprar (levando em conta o preço).

Fabricante reconhecido (por exemplo Samsung) tem fábrica com diversos certificados e tem um processo de produção controlado e estável. Existe suporte (acessível) com atualização (firmware) caso seja necessário. Isso custa dinheiro e aumenta o custo de produção (e preço final), porém proporciona mais segurança para o consumidor.

Lembrando que SSD de entrada é barato porque tem corte no custo de produção e (dependendo da política da empresa) pode existir mudança de componentes quando necessário.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo