Som Onboard prejudica desempenho em jogos ?

LoCo

know-it-all Member
Registrado
Pessoal estou desconfiando do som onborad da minha placa mãe... antes sempre tive som off borad em outros pc´s ... tenho achado os FPS meio baixos para jogos considerando a minha config.

Então prejudica consideravelmente ou não ?

Gostaria de sugestão para placas de som ... nada de audy ou coisas caras... no máximo do máximo uns 100 contos... mas de 30 razoável tb vale... nem percebo muita diferença... ligo ela num aparelho de som.

A quem puder ajudar

Valeu !!! :D
 
Cara pelos testes que já fiz é verdade que o som onboard prejudica sim, uma placa que vi isso ficar muito crítico foi a ECS N2U400-A, o som da C-media prejudicou muito, alguns amigos meus tiveram que comprar uma placa de som pra consertar este grande gargalo.
 
tb ja tive problemas com som CMEDIA e o driver do windows update ...
xp2000, shuttle ak35... em cenas com muito barulho tipo mohaa o game dava um delay violento ! só consegui consertar usando o driver cmedia do driver da soyo ...
 
Cara prejudica sim e muito, experiencia propria, pro se ter uma ideia tava rodando o NFSU com a onboard da minha placa-mae da assinatura, tava tendo que rodar com um monte de efeito desligado 800x600, e tava dando uma media de 50pfs, ai peguei uma pci da yamahaa que tenho e ativei ela e desativei o onboard que se chama sondmax, o codec nao lembro, e pulou na mesma config para 80FPS media de 70.

Compra qualquer pci 128 bits que vai estar tudo bem
 
putz dessa eu nao sabia

mesmo cuma placa mae boa tem esse problema? pq pretendo trocar d placa mae futuramente...
 
coiote disse:
tb ja tive problemas com som CMEDIA e o driver do windows update ...
xp2000, shuttle ak35... em cenas com muito barulho tipo mohaa o game dava um delay violento ! só consegui consertar usando o driver cmedia do driver da soyo ...

Far cry eu camelei para achar uma config de vídeo que ficasse legal e olha que a minha config PC não é ruim, não é nota 10 mas também não é nota 6.... percebi que muitas vezes quando atiro (puta som de metralhadora) e isto faz com outros sons sejam desencadeados (mais tiros dos personagens) e caia bem os frames mas não era sempre...

Tá foda saber pq eu não sei o que é um bom nivel de frames... tenho a impressão que para jogos FPS o mínimo aceitável é algo em torno de 30 abaixo dá um desconforto visual acho.
 
é 30 fps é o minimo pra vc joga e não acha que esta lento, e 60 fps é o maximo o ser humano consegue enxerga

e ai eu tava pensando em compra uma placa de som faz tempo, mas to meio indeciso em qual escolher:

creative 128 pci 4810 ensoniq R$ 45,00 é boa essa????
creative live mp3 5.1 DOLBY R$ 130,00 e essa é melhor??ou só é mais cara por causa do som 5.1
 
@cid_techno disse:
é 30 fps é o minimo pra vc joga e não acha que esta lento, e 60 fps é o maximo o ser humano consegue enxerga

e ai eu tava pensando em compra uma placa de som faz tempo, mas to meio indeciso em qual escolher:

creative 128 pci 4810 ensoniq R$ 45,00 é boa essa????
creative live mp3 5.1 DOLBY R$ 130,00 e essa é melhor??ou só é mais cara por causa do som 5.1

Ahhhhh.. vou descolar uma desta mais barata ai... o som já fica muito bom... ainda mais ligado num aparelho bom.

Só vou ficar chateado se comprar e depois não melhorar desempenho mas acho que vai melhorar sim.....
 
A diferenca entre uma onboard fuleira e uma Audigy 2 da na media de "5" FPS a mais, a diferenca nao eh maior pq a Audigy faz uma porrada de coisas a mais que a onboard nao faz, o ganho e so mais na qualidade, ai o ganho e esmagador.

Vc pode procurar um Live ou Live 5.1 que vc acha usada baratinho.

Sao as unicas que usam Hardware para processar o som, as outras mesmo sendo OFFboard sao os mesmos codecs usadas na onboard. Algumas superam as Audigy 2 ZS em qualidade de som em 2D, sao voltadas para DVD, mas em jogos fazem o mesmo que uma Onboard qualquer e sao tao caras como uma A2 ZS.

é 30 fps é o minimo pra vc joga e não acha que esta lento, e 60 fps é o maximo o ser humano consegue enxerga

Hehe, nao eh bem por ai, as coisas sao bem mais complexas nesse ponto do que parece, e o ser Humano nao encherga nem 30 quadros por segundo ;)
Mas isso eh OFFtopic.
 
a diferença é consideravel.
usava os on-board torquei pela live .....
agora quero placa mãe com soundstorm para usar a saída digital..
 
mas o Soundstorm não é melhor do que uma Live 5.1????
Sendo assim o desempenho deve ser melhjor com ele do que com uma off board...... ou não?
 
FelipeV disse:
Hehe, nao eh bem por ai, as coisas sao bem mais complexas nesse ponto do que parece, e o ser Humano nao encherga nem 30 quadros por segundo ;)
Mas isso eh OFFtopic.

???? explica ai vai :D (folgado)
 
minha placa mão tem som onboard... e roda tudo qnto eh jogo uma beleza!! não precisa comprar uma.. tente só atualizar os DRIVES.. as vezes os + novos não são os melhores pra seu tipo de conf. de máquina (hardware, sofware), então é bom testar todos.. e deixar instalado oq tiver melhor desempenho.
 
FelipeV disse:
A diferenca entre uma onboard fuleira e uma Audigy 2 da na media de "5" FPS a mais, a diferenca nao eh maior pq a Audigy faz uma porrada de coisas a mais que a onboard nao faz, o ganho e so mais na qualidade, ai o ganho e esmagador.
.

Então amigo... eu estou satisfeito com a qualidade do som da placa onboard... o que tá pegando é que acho que ela está baixando os FPS´s.Se eu comprar uma desta Audy2 e os FPS continuarem baixos não vou gostar não.. :( ......... usei a palavra desempenho para falar em FRAMES por segundo (FPS) e não na qualidade do som.

Pessoal, neste sentido (de FPS), vocês acham que vai melhorar consideravelmente ?
 
alexandreoz disse:
minha placa mão tem som onboard... e roda tudo qnto eh jogo uma beleza!! não precisa comprar uma.. tente só atualizar os DRIVES.. as vezes os + novos não são os melhores pra seu tipo de conf. de máquina (hardware, sofware), então é bom testar todos.. e deixar instalado oq tiver melhor desempenho.

Driver para o som só tem um no site da ASUS.
 
procura o drive no site do fabricante do chip de som.
Por exemplo meu audio onboard aqui é da realtek quando quero procurar um drive novo entro no site da realtek
 
Davij disse:
Ahhhhh.. vou descolar uma desta mais barata ai... o som já fica muito bom... ainda mais ligado num aparelho bom.

Só vou ficar chateado se comprar e depois não melhorar desempenho mas acho que vai melhorar sim.....

Cara da uma olhada tbm na sua bios se a opcao video card memory mode(acho que é isso) ta em modo UC,USMC, a minha tava em UC, coloquei para UCMS e a melhora foi consideravel, so que sua placa tem que suportar esse modo. A minha é a 9800 pro da MSI e deu tudo certo.
 
Davij disse:
Então amigo... eu estou satisfeito com a qualidade do som da placa onboard... o que tá pegando é que acho que ela está baixando os FPS´s.Se eu comprar uma desta Audy2 e os FPS continuarem baixos não vou gostar não.. :( ......... usei a palavra desempenho para falar em FRAMES por segundo (FPS) e não na qualidade do som.

Pessoal, neste sentido (de FPS), vocês acham que vai melhorar consideravelmente ?


A diferenca entre uma onboard fuleira e uma Audigy 2 da na media de "5" FPS a mais

Se ta dando 30Fps agora, com uma A2 ZS vc vai ter 35Fps, mas ela nao vai te dar 60fps, infelismente ela nao faz milagre.
 
FelipeV disse:
Hehe, nao eh bem por ai, as coisas sao bem mais complexas nesse ponto do que parece, e o ser Humano nao encherga nem 30 quadros por segundo ;)
Mas isso eh OFFtopic.


Esse é um mito que infelizmente ainda atormenta as pessoas...

Vou tentar explicar isso para os crédulos que ainda acreditam nisso:

Imaginem 200 figuras com o tamanho exato da tela do seu monitor e todas "exatamente" iguais. Agora imaginem que essas figuras são mostradas rapidamente uma após a outra. Com uma velocidade baixa (poucos fps), todos perceberão que a tela escurece antes da próxima imagem aparecer. No entanto, depois de uma certa velocidade ninguém mais percebe que as figuras estão piscando e parece que está sendo exibida uma figura intermitente na tela.

Agora imaginem que são 200 figuras todas diferentes! Imaginem que essas figuras estão sendo exibidas a 200fps! Ou seja, em um segundo todas serão exibidas na tela do monitor. Será que alguem deixaria de perceber que são várias figuras diferentes sendo exibidas?

É exatamente isso que acontece em jogos de computador: em cenas estáticas não faz diferença o número de frames por segundo mas em cenas de intensa movimentação, quanto mais frames por segundo, melhor. Assunto encerrado.
 
malborovermelho disse:
Cara da uma olhada tbm na sua bios se a opcao video card memory mode(acho que é isso) ta em modo UC,USMC, a minha tava em UC, coloquei para UCMS e a melhora foi consideravel, so que sua placa tem que suportar esse modo. A minha é a 9800 pro da MSI e deu tudo certo.

É eu vi esta opçao:

"USWC is a new cache technology for the video memory of the processor. It can greatly improve the display speed by caching the display data. You must set this to UC (uncacheable) if your display card does not support thie feature, otherwise the system may not boot. Configurations [UC][USWC]"

Onde vejo se a VGA suporta ou não isto, se eu mudar e não der boot ? Não dar boot significa que não vou poder desfazer depois na bios? Será que pode estragar a VGA ?

Desconhecia esta opção. :eek:
 
Eu n sabia disso....Vo tava pensando em n comprar uma placa de som pro meu pc novo, massssssss acho que vou ter xD
Seguinte. placa boa e barata, tenho no meu P4 lah no Brasil.....
Sound Blaster Live! 5.1, jogos, filmes, videos(xP), mp3....tudo na maior belezura! \o/
custa 25 dollares XD!
n deve passar de 100 aih no Brasil. Falowz!
 
@cid_techno disse:
???? explica ai vai :D (folgado)

Vamos usar um filme para exemplo. Tudo simplicadao para fica bem facil de entender.

Vc tem um filme de 100 segundos com 100 quadros, usando a linha de tempo (100 segundos) normal vc ve 1 quadro por segundo.

Se vc reduzir para 100 quadros e manter a mesma linha de tempo, vc vera 1 quadro a cada 2 segundos. Ou seja vc ve por mais tempo o mesmo quadro e vc nota lentidao. Em filmes eh usado isso para dar impressao de velocidade em perseguicoes e combates, os atores(carros) se movem devagar e depois sao tirados quadros da cena, mas continuam passando na velocidade normal. ( EX: Filme passa a 30fps mas a cena foi gravada em 20fps)

Agora vc pega o mesmo filme de 100 segundos e agora vc colocou 400 quadros nele. Agora vc vera 4 quadros no mesmo segundo. E isso da a sensacao contraria do exemplo a cima, aqui vc parece ver em camera lenta.
Se nao me engano isso eh chamado de compressao de tempo. (filmadora qndo aumenta a velocidade do obturador, vc qndo filma uma cachoeira vc ve nitidamente a agua, ja na velocidade normal nao)

Isso da muitos beneficios em jogos pq o jogador que esta tendo 130fps esta vendo mais coisas do que o que esta jogando a 60fps. Jogos com engine do Quake 3 e mais famoso o propio Quake 3 acontece bastante isso, onde jogadores com maquinas mais fortes conseguem acessar locais que outros mais lerdinhos nao podem. Por isso no Doom 3 o Carmack limitou o jogo a 60fps.

Tbem na pratica eh so vc testar o TIMEDEMO, qndo usa o timedemo vc nao ve tudo super acelerado ? pq aqui a linha de tempo do jogo foi desligada e o jogo esta rodando na velocidade maxima que a placa aguenta, assim jogando normal com 100fps vc ve tudo normal, bem liso e suave, ja no timedemo os mesmo 100 fps vc nao consegue reparar em nada pq esta tudo muito rapido.
 
Davij disse:
É eu vi esta opçao:

"USWC is a new cache technology for the video memory of the processor. It can greatly improve the display speed by caching the display data. You must set this to UC (uncacheable) if your display card does not support thie feature, otherwise the system may not boot. Configurations [UC][USWC]"

Onde vejo se a VGA suporta ou não isto, se eu mudar e não der boot ? Não dar boot significa que não vou poder desfazer depois na bios? Será que pode estragar a VGA ?

Desconhecia esta opção. :eek:

Pode usar sem grilo, que nao da problema nao.

Vc ja notou na sua bios opcoes onde aparece algo como SPREAD SPECTRUM ? tanto AGP SPREAD ..... ou CPU SPREAD SPEC...., desligue, isso da uma perda grande de performance.
 
FelipeV disse:
Pode usar sem grilo, que nao da problema nao.

Vc ja notou na sua bios opcoes onde aparece algo como SPREAD SPECTRUM ? tanto AGP SPREAD ..... ou CPU SPREAD SPEC...., desligue, isso da uma perda grande de performance.
sempre tive curiosidade... aonde eu vejo a bios da minha vga? :p

meio ignorante essa pergunta mais... naum sei entaum eh melhor pergunta pra quem sabe :p

flw
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo