@cid_techno disse:
???? explica ai vai
(folgado)
Vamos usar um filme para exemplo. Tudo simplicadao para fica bem facil de entender.
Vc tem um filme de 100 segundos com 100 quadros, usando a linha de tempo (100 segundos) normal vc ve 1 quadro por segundo.
Se vc reduzir para 100 quadros e manter a mesma linha de tempo, vc vera 1 quadro a cada 2 segundos. Ou seja vc ve por mais tempo o mesmo quadro e vc nota lentidao. Em filmes eh usado isso para dar impressao de velocidade em perseguicoes e combates, os atores(carros) se movem devagar e depois sao tirados quadros da cena, mas continuam passando na velocidade normal. ( EX: Filme passa a 30fps mas a cena foi gravada em 20fps)
Agora vc pega o mesmo filme de 100 segundos e agora vc colocou 400 quadros nele. Agora vc vera 4 quadros no mesmo segundo. E isso da a sensacao contraria do exemplo a cima, aqui vc parece ver em camera lenta.
Se nao me engano isso eh chamado de compressao de tempo. (filmadora qndo aumenta a velocidade do obturador, vc qndo filma uma cachoeira vc ve nitidamente a agua, ja na velocidade normal nao)
Isso da muitos beneficios em jogos pq o jogador que esta tendo 130fps esta vendo mais coisas do que o que esta jogando a 60fps. Jogos com engine do Quake 3 e mais famoso o propio Quake 3 acontece bastante isso, onde jogadores com maquinas mais fortes conseguem acessar locais que outros mais lerdinhos nao podem. Por isso no Doom 3 o Carmack limitou o jogo a 60fps.
Tbem na pratica eh so vc testar o TIMEDEMO, qndo usa o timedemo vc nao ve tudo super acelerado ? pq aqui a linha de tempo do jogo foi desligada e o jogo esta rodando na velocidade maxima que a placa aguenta, assim jogando normal com 100fps vc ve tudo normal, bem liso e suave, ja no timedemo os mesmo 100 fps vc nao consegue reparar em nada pq esta tudo muito rapido.