Som Onboard prejudica desempenho em jogos ?

FelipeV disse:
Pode usar sem grilo, que nao da problema nao.

Vc ja notou na sua bios opcoes onde aparece algo como SPREAD SPECTRUM ? tanto AGP SPREAD ..... ou CPU SPREAD SPEC...., desligue, isso da uma perda grande de performance.

Bios do PC ou da VGA ? a da VGA eu nem sei ver... só sei a que vc pressiona DEL quando está dando boot.
 
@cid_techno disse:
???Originalmente postado por FelipeV


Hehe, nao eh bem por ai, as coisas sao bem mais complexas nesse ponto do que parece, e o ser Humano nao encherga nem 30 quadros por segundo
Mas isso eh OFFtopic.


???? explica ai vai (folgado)QUOTE]

Verdade explica ai entao o porque da sensacao de velocidade a 60 FPS sem muito maior a de 30 jah que a gente nao consegue visualizar??? Eu sou um completo ignorante neste assunto mas sei que 60 FPS a uma taxa de atualizacao de 120 MHz dah uma sensacao muito maior1 que 30 a 120 MHz.
 
Davij disse:
É eu vi esta opçao:

"USWC is a new cache technology for the video memory of the processor. It can greatly improve the display speed by caching the display data. You must set this to UC (uncacheable) if your display card does not support thie feature, otherwise the system may not boot. Configurations [UC][USWC]"

Onde vejo se a VGA suporta ou não isto, se eu mudar e não der boot ? Não dar boot significa que não vou poder desfazer depois na bios? Será que pode estragar a VGA ?

Desconhecia esta opção. :eek:

Ei cara Bendito post seu, botei em USWC e melhorou bem a performace de video, principalmente em jogos com mapas grandes, esta tecnologia me parece q cria um cache q armasena a memoria de video e optimiza criando um acesso mais rápido a memoria de video quando precisa ser acessada rapidamente!
:D :D
 
Rickrj disse:
Ei cara Bendito post seu, botei em USWC e melhorou bem a performace de video, principalmente em jogos com mapas grandes, esta tecnologia me parece q cria um cache q armasena a memoria de video e optimiza criando um acesso mais rápido a memoria de video quando precisa ser acessada rapidamente!
:D :D

É, mas não senti diferença aqui não ... depois desabilito de novo.. em que jogos com mapas grandes vc percebeu a diferença? Os FPS aumentaram ou deixaram de ter quedas muito fortes mantendo-se mais "constates" ?

A propósito .. puta macaco feio vc heim !!!!!!!!!! :lol: :D
 
Davij disse:
É, mas não senti diferença aqui não ... depois desabilito de novo.. em que jogos com mapas grandes vc percebeu a diferença? Os FPS aumentaram ou deixaram de ter quedas muito fortes mantendo-se mais "constates" ?

A propósito .. puta macaco feio vc heim !!!!!!!!!! :lol: :D


deixaram de ter quedas muito fortes mantendo-se mais constantes, o FPS eu não sei vou testar mais pra ver valeu?
ha quanto ao macaquinho a recíproca é verdadeira!

:D :lol:
 
korjenioski disse:
Verdade explica ai entao o porque da sensacao de velocidade a 60 FPS sem muito maior a de 30 jah que a gente nao consegue visualizar??? Eu sou um completo ignorante neste assunto mas sei que 60 FPS a uma taxa de atualizacao de 120 MHz dah uma sensacao muito maior1 que 30 a 120 MHz.

OFF TOPICO
teve uma explicação ali sobre filmes, que parece que fugiu um pouco do assunto, oque eu sei é isso: vc esta olhando para a tela do computador e jogando um jogo a 30 fps, vc vai estar enxergando 30 quadros por sengundo, que é q o monitor ta emitindo, nessa velocidade vc não vai ter a sensação de lentidão no jogo, se o fps baixa por exemplo para 20 fps, vc vai ter a sensação de lentidão no jogo, e vai sentir tipo incomodado, agora se o jogo estiver rodando a 60 vc vai achar q esta rapido, agora se o jogo rodar a 100 fps, vc não vai sentir diferença nenhuma em relação a 60 fps, pois o maximo q vc consegue enxerga é 60 fps



agora outra coisa, eu comprei uma placa de som =), mas veio bichada pelo jeito =(, peguei a creative sound blaster 4.1, e na hora de instalar o windows detecta ela como crystal, e quando eu vo instalar o driver dela q veio no cd ele diz que não existe nenhuma placa sound blaster instala no computador =(, ai eu baixei os driver dessa crystal e funfo! mas essa crystal é uma bosta se acha ela bem mais barata q a sound blaster, e a placa em si, no chip set dela, esta escrito creative!
 
Essas configs sao so na placa mae, na placa de video eh necessario editar a bios usando programas extra oficiais e nao garantidos, o que eh arriscado, placa mae qndo corrompe a bios pode ate comprar um chip novo, mas em placa de video nao da.


korjenioski disse:
@cid_techno disse:
???Originalmente postado por FelipeV


Hehe, nao eh bem por ai, as coisas sao bem mais complexas nesse ponto do que parece, e o ser Humano nao encherga nem 30 quadros por segundo
Mas isso eh OFFtopic.


???? explica ai vai (folgado)QUOTE]

Verdade explica ai entao o porque da sensacao de velocidade a 60 FPS sem muito maior a de 30 jah que a gente nao consegue visualizar??? Eu sou um completo ignorante neste assunto mas sei que 60 FPS a uma taxa de atualizacao de 120 MHz dah uma sensacao muito maior1 que 30 a 120 MHz.

Pq eh assim, o jogo mesmo rodando a 60Fps ele esta limitado a uma faixa de tempo de 30fps (suposicao), caso nao tivesse essa limitacao vc veria o jogo acelerado como no benchmark do timedemo. A impressao melhor eh que 30fps em 30 fps vc esta tendo(renderizando) o numero exatos de frames que esta sendo mostrado. Agora imagine isso.

Vc esta jogando, correndo pelo corredor e no final vc tem uma esquina, onde esta vindo outro jogador na sua direcao, vc esta jogando a 60fps e ele a 30fps, por uma coinscidencia do destino vc vao se encontrar na esquina ao mesmo tempo. O que vai acontecer eh que vc a 60fps esta recebendo mais quadros do que ele, assim qndo vc estiverem se cruzando vai acontecer o seguinte, na sua taxa de fps vc vai ver o cano da arma surgindo de 1mm em 1mm, vc vai ver a pontinha da arma surgindo no canto da parede, e o outro jogador com uma taxa inferior vai ver de 2mm em 2mm, ou seja enqnto vc ja viu a 2mm do cano da arma dele, e acabou de ver o primeiro sinal da sua arma aparecendo. Isso tudo pq o jogo roda para ambos na mesma faixa de tempo, so que quem tem mais FPS tem uma animacao mais completa, o nivel de quadros intermediarios na sua animacao eh maior que a dele e isso cria o tal efeito de camera lenta. A frequencia eh a taxa de fps do monitor, 120hz eh a mesma coisa que 120fps. 30fps eh lento ruim tanto em 60hz como em 120hz, ja 60fps em 120hz eh so pq o monitor esta atualizando ao dobro da taxa que a placa de video eh capaz de mostrar, o monitor atualiza a imagem 2 vezes a cada quadro da placa de video.

Outro exemplo que fica facil de entender o que significa o numero de FPS e a Linha de tempo.

No 3dmark2k3/2k5 nos temos os demos dos GAME TESTS e o CPU TEST que sao testes iguais, mas em ambos os casos o teste tem a mesma duracao de tempo, mesmo que vc tenha 2x 6800U em SLI e rode o demo a 120FPS ele vai terminar em 2 minutos, e vc rodando no CPU em 2FPS vc vai terminar o demo nos mesmos 2 minutos. Por isso a lentidao, se a animacao para ser completa em 2 minutos precisa de 30 quadros por segundo,e vc esta fazendo epenas 2 quadros por segundo, entao vc esta vendo o mesmo quadro varias vezes antes da proxima atualizacao.

No jogo nos temos a mesmo limite, o jogo tem que rodar numa taxa que nos podemos ver, se nao tivesse quem jogasse a 120fps na verdade nao jogaria pq ele nao conseguiria ver nada.(timedemo usado nos benchs)
 
Sounstorm

:cry: Alguém aí é capaz de compara o soundstorm com a soundblaster live 5.1 de uma forma bem lógica? Ou tem experiencia com ambas?
 
AlvaroDickinson disse:
:cry: Alguém aí é capaz de compara o soundstorm com a soundblaster live 5.1 de uma forma bem lógica? Ou tem experiencia com ambas?



soundstorm é melhor usando a saída digital....
na saida analogica a live é melhor...

no meu caso soudstorm é melhor.. pq ligo meu som em um receiver..
tenho que trocar minha placa mae e a live e pegar uma placa mae com soundstorm
 
AlvaroDickinson disse:
:cry: Alguém aí é capaz de compara o soundstorm com a soundblaster live 5.1 de uma forma bem lógica? Ou tem experiencia com ambas?

Tive experiencias com ambas :) o Soundstorm eh um REALTEK ALC 650 "ONBOARD" igual maioria das outras placas, o parte boa do soundstorm so se ve qndo se usa a saida digital ligada a um receiver mas nem eh tanto assim, so eh mais facil de ligar pq toda ela tem a saida digital, ja as lives 5.1 ou vc compra uma Platinum ou tem que fazer um cabo de plug 2,5mm para RCA, pq no Brasil tbem nao se acha adaptador pra isso.

Mas pra jogos e todo o resto, a Live eh melhor.
 
Placa de Som PCI CREATIVE AWE 128 BITS OEM R$ 65,00
Placa de Som PCI CREATIVE LIVE 5.1 OEM R$ 125,00

Na Pirainfo...
 
FelipeV disse:
Se ta dando 30Fps agora, com uma A2 ZS vc vai ter 35Fps, mas ela nao vai te dar 60fps, infelismente ela nao faz milagre.

5 FPS. Não exagera.

A questão de acelerar desempenho das placas por causa de som ja foi feito em varios sites e mostraram que a diferença é mt pouca e alguns casos como soundstorm da NV até melhora o desempenho, mais como eu disse é insignificante.

Audigy na minha opinião fede pelo seu drive.
 
filipeutzig | jw disse:
Placa de Som PCI CREATIVE AWE 128 BITS OEM R$ 65,00
Placa de Som PCI CREATIVE LIVE 5.1 OEM R$ 125,00

Na Pirainfo...

Mano, tu ganha comissão pra fazer tanta propaganda assim da pirainfo? ueiaheiuaehaoeiuau :lol:
 
Pessoal ... nem penso em adquirir uma Audgy... nem quero comprar placa de som pq estou satisfeito com a qualidade da minha onboard ....

Se fosse comprar seria uma genérica e iria desabilitar a minha onboard pq imagino que ela "estaria" baixando os Frames quando jogo.

Esqueçam a Audgy, não qualidade de som que busco o que tenho já está bom, o que quero é que a placa não diminua os frames só isto... pelo visto o resultado foi o seguinte... um tanto confuso.

Dois ou três colegas disseram que se eu usar uma gerénica aqui vou ganhar FPS em relação a onboard... outros dizem que com a Audgy vou ganhar qualidade de som mas ficar com os mesmos FPS´s... bem acho que é isso.

Mas se ao invés de uma Audgy colocar um generérica... vai ganhar FPS em relação a onboard ????????????????? :confused: :confused: Será que vou ter comprar para testar ... :(

Se alguém achar que entendi errado por favor me explique. :lol:
 
Eu também queria saber se a placa de som compensa, pois também estou interessado em comprar uma, só que essa discussão me deixou mais confuso, uns dizem que sim, outros dizem que não, enfim a placa de som melhora ou não a taxa de FPS nos jogos?
E a melhora compensa, ou é melhor pegar o dinheiro e investir em outra peça que de mais retorno em termos de desempenho?
 
filipeutzig | jw disse:
Placa de Som PCI CREATIVE AWE 128 BITS OEM R$ 65,00
Placa de Som PCI CREATIVE LIVE 5.1 OEM R$ 125,00

Na Pirainfo...

Conselho de amigo não compra esta primeira plca que e um lixo total, até as on-bords são melhores, agora a live e uma plaquinha Boa, tenho uma, só que realmente prefiro usar O SOUNSTORM da minha A7N8X-E Deluxe :eek: < e outra fiz alguns,Testes com som desabilitado e com qualidade média e com som em qualidade totaL!! a perda de performance para a minha config foi:

sem som = 39 FPS (3dmark 2003 biult 340)
média qualidade = 36 FPS
alta qualidade = 34 FPS

Conclusão: a perca de frames e mínima em torno de 10%, mas pra quem tem um FX5200 como eu todo e qualquer frame e valioso :cry: !!
 
Davij disse:
Pessoal ... nem penso em adquirir uma Audgy... nem quero comprar placa de som pq estou satisfeito com a qualidade da minha onboard ....

Se fosse comprar seria uma genérica e iria desabilitar a minha onboard pq imagino que ela "estaria" baixando os Frames quando jogo.

Esqueçam a Audgy, não qualidade de som que busco o que tenho já está bom, o que quero é que a placa não diminua os frames só isto... pelo visto o resultado foi o seguinte... um tanto confuso.

Dois ou três colegas disseram que se eu usar uma gerénica aqui vou ganhar FPS em relação a onboard... outros dizem que com a Audgy vou ganhar qualidade de som mas ficar com os mesmos FPS´s... bem acho que é isso.

Mas se ao invés de uma Audgy colocar um generérica... vai ganhar FPS em relação a onboard ????????????????? :confused: :confused: Será que vou ter comprar para testar ... :(

Se alguém achar que entendi errado por favor me explique. :lol:


EH mais ou menos isso ai.

Uma generia vai ter a mesma performance do que uma Onboard, pq em ambos os casos todo o som sera processado pela CPU e nao pela placa de som.
No caso das Live em diante o som 3D eh todo processado pelo placa de som, o ganho nao eh significativo na performance mas o ganho no geral eh muito bom, pois alem de uns FPS a mais(poucos) vc ainda recebe melhor qualidade em de som e efeitos nos jogos, mesmo usando fone de ouvido a ambientacao 3D de uma live eh superior a uma onboard.

O SoundStorm nao tem nada de mais que a sua onboard na P8S800 o SS naoda mais eh que uma Realtek ALC 650 que eh usada em varias outras placas, a funcao do SS eh praticamente para ver DVD ou outra fonte de som digital.

Agora, o problema de lentidao na sua maquina nao acredito que seja som, talvez algo na sua bios esteja atrapalhando um pouco em algumas situacoes.

Veja se opcoes como CPU ou AGP SPREAD SPECTRUM estao ligadas, se estiverem DESLIGUE.
Opcoes como BIOS SHADOW. VGA BIOS SHADOW ou outro SHADOW qualquer desligue.

Seria bom vc fazer o teste que o FMM7 fez, rode o 3dmark com e sem som na sua onboard e veja qntos FPS vc esta perdendo.
 
De@thCemitery10 disse:
Mano, tu ganha comissão pra fazer tanta propaganda assim da pirainfo? ueiaheiuaehaoeiuau :lol:

Pior que nunca comprei la... mas eh umas das lojas com melhor Custo x Beneficio que eu conheço... Depois das cagadas da Buy'n Play soh compro mais na Hard[X]T e na Pirainfo...
 
Acredito q melhore, pois se vc colocar uma LIVE 5.1 , muitas das funções de som q o driver emulava passarão diretamente para a placa de som, desocupando tempo de CPU e banda interna do conjunto.. Tá certo q isso não fará horrores no desempenho, mas sempre alguma melhora aparece, principalmente praquelas máquinas nem tão possantes!!!
TAmbém quanto a fidelidade dos sons em jogos que usam EAX, uma Creative Live cria os melhores efeitos , mais fieis, coisa q num jogo como Americas Army, isso pode fazer a diferença entre um jogador q escuta o jogo, e outro que só vê!!!

Abraço

Acabei de comprar uma 5.1!!! Depois posto aí o que achei!!
 
FelipeV disse:
EH mais ou menos isso ai.

Veja se opcoes como CPU ou AGP SPREAD SPECTRUM estao ligadas, se estiverem DESLIGUE.
Opcoes como BIOS SHADOW. VGA BIOS SHADOW ou outro SHADOW qualquer desligue.
.

Não existem estas opções na BIOS da minha MOBO. ;)

O que fiz aqui foi apenas alterar 3 coisas: :neutral:

Fast writes - desabilitei
AGP aperture size - de 64 passei para 128
UC passei para UWSC (como descrito em posts anteriores)

Acho que vou desfazer isto e ver se percebo diferenças de novo... se houve não percebi ainda :)
 
O DOOM3 usa o processador para o som...

Uma Audigy, ou qualquer outra placa off-board, pouco acrescentaria no desempenho desse game.

Quanto à qualidade, não troco meu Soundstorm por placa de som nenhuma!!!
Mas se for usar a saída analógica, a perda é significante...

Abraço.
 
Lorenzo disse:
sempre tive curiosidade... aonde eu vejo a bios da minha vga? :p

meio ignorante essa pergunta mais... naum sei entaum eh melhor pergunta pra quem sabe :p

flw

Bios da vga...nem sabia se dava pra olhar...mais ignorante ainda :D ...
 
DolbyDigital

Cyrx disse:
soundstorm é melhor usando a saída digital....
na saida analogica a live é melhor...

no meu caso soudstorm é melhor.. pq ligo meu som em um receiver..
tenho que trocar minha placa mae e a live e pegar uma placa mae com soundstorm


Dpois que vc ouve o SoundStorm via SPDIF ( DolbyDigital ) vc nao quer mais saber de placas analogicas, ala Audigy ;)
 
caldas disse:
Dpois que vc ouve o SoundStorm via SPDIF ( DolbyDigital ) vc nao quer mais saber de placas analogicas, ala Audigy ;)

HEHE, engracado, eu voltei para Audigy depois disso mesmo :lol:
Depois que testei os jogos tudo que tinha no HT fiquei descepcionado com o SS.

Desde a Live nos temos saida digital em placas de som da Creative, e tecnicamente todo som vindo do micro eh "DIGITAL" hehehe.

Parte analogica eh entre o amplificador e as caixas de som, no PC eh o mesmo. E ate onde saiba nao tem PC analogico ainda :D

Doom 3 o som eh processador pelo placa de som nas Live,Audigy e Audigy2, o jogo so nao tem as funcoes EAX HD, quem sabe antes do Doom 4 saia o patch com isso, dai quem sabe melhora o som de mer*& do D3.
 
caldas disse:
Dpois que vc ouve o SoundStorm via SPDIF ( DolbyDigital ) vc nao quer mais saber de placas analogicas, ala Audigy ;)
Não sei muito sobre esse SPDIF!! Serve pra conectar fone de ouvido tbem, além de caixas?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo