[SONHOS] qual seu conceito ?

Milton Simões Júnior

Active Member
Registrado
SONHOS...

...algo muito louco e transcendental, ainda não explicado, que acontece conosco de diversas formas durante o sono.
Processo que envolve a parte mental, psiquica e fisiológica de forma alternada, capaz de criar situações virtualizadas que, na maioria das vezes, torna o irreal em algo similar ao físico.

Neles, diante de uma criatividade neuro química surpreendente, somos capaz de qualquer coisa. Não há limites.

Há quem diga e "comprove" que ele trabalha com o estoque de nosso subconsciente. E...como posso sonhar que sou um morador de uma cidadezinha da Nova Guiné, sendo que nunca pesquisei a respeito ou se quer conheço alguém de lá ? Como esse processo cria cenários, contextos, pessoas, cheiros, uma bagagem de experiência somente para aquele instante e, como algo tão intenso e muitas vezes tão demorado, cientificamente pode durar segundos ?!

Como não há comprovações efetivas de todo o processo do sono/sonhos, podemos especular que neles vivemos uma realidade alternativa ? Ou nossa verdadeira vida, visto que não somos capazes de diferenciar real de "não real" (vide Morpheus / Matrix 1999) ?

Filosofem.
 
Uma vez pensei em fazer um site onde as pessoas pudessem descrever os sonhos e se futuramente os eventos descritos nos sonhos viessem a acontecer... teria se aí uma base de dados para validar a veracidade das premonições.
Eu já tive premonições, sei que é algo real...
 
Uma vez pensei em fazer um site onde as pessoas pudessem descrever os sonhos e se futuramente os eventos descritos nos sonhos viessem a acontecer... teria se aí uma base de dados para validar a veracidade das premonições.
Eu já tive premonições, sei que é algo real...
Curti seu argumento. Muito interessante mas....premonições serem reais eu não creio. Creio no acaso.

Assim como você pode participar de um sorteio e torcer muito para ganhar o prêmio, um carro por exemplo, e se imaginar andando nele.....daí você ganha.

Mas eu conceito é interessante e merece atenção.
 
Sonhos pra mim são duas coisas.

Primeiro temos o subconsciente, coisas do dia a dia que ficam na memória e permite e criação ou recriação de algo que vimos ou conhecemos. Dizem que eles são mais comuns quando saímos do sono profundo.

E aí tem o sonho que transcende o corpo físico, representando sua alma/espirito/etc.

E, pra mim, aí começa a ficar interessante. Há cerca de uma década eu tenho buscado "me conhecer" mais e conhecer mais sobre as coisas ao nosso redor, inclusive aquelas que nunca ou quase nunca são citadas.

Eu tive uma experiência no fim do ano passado que me marcou. Alguns aqui talvez consigam entender: sabe quando "sonhamos" que nossos corpos estão presos, que não conseguem se mover, etc? Pois bem. Diversas vezes já passei por isso e é até assustador, na real.

Certa vez, porém, assumi o controle. E essa é a parte difícil de explicar: eu me levantei escutando minha respiração enquanto dormia. Eu ronco um pouco, então escutei meu ronco. Vi minha casa tal como ela é, sem nenhum detalhe a mais ou a menos, exceto por uma luz de sol bem singular, bem mais dourada. Fui no quarto do meu irmão, vi que ele estava jogando vídeo game, e até rimos por ser FIFA. Fui para o quintal, vi minha mãe e ela veio de encontro a mim dizendo algo como "nossa, você aqui". Fiz tudo isso ouvindo minha respiração. Não lembro de detalhes seguintes, exceto de que "voltei a dormir". Não vi meu corpo na cama, apenas vi todo o resto pela perspectiva normal que temos.

Participando de alguns grupos diversos espiritualistas e universalistas, juntando as informações e percepções de cada um, eu creio que vivemos numa realidade e que existem diversas outras maiores ou menores.
 
Sonhos pra mim são duas coisas.

Primeiro temos o subconsciente, coisas do dia a dia que ficam na memória e permite e criação ou recriação de algo que vimos ou conhecemos. Dizem que eles são mais comuns quando saímos do sono profundo.

E aí tem o sonho que transcende o corpo físico, representando sua alma/espirito/etc.

E, pra mim, aí começa a ficar interessante. Há cerca de uma década eu tenho buscado "me conhecer" mais e conhecer mais sobre as coisas ao nosso redor, inclusive aquelas que nunca ou quase nunca são citadas.

Eu tive uma experiência no fim do ano passado que me marcou. Alguns aqui talvez consigam entender: sabe quando "sonhamos" que nossos corpos estão presos, que não conseguem se mover, etc? Pois bem. Diversas vezes já passei por isso e é até assustador, na real.

Certa vez, porém, assumi o controle. E essa é a parte difícil de explicar: eu me levantei escutando minha respiração enquanto dormia. Eu ronco um pouco, então escutei meu ronco. Vi minha casa tal como ela é, sem nenhum detalhe a mais ou a menos, exceto por uma luz de sol bem singular, bem mais dourada. Fui no quarto do meu irmão, vi que ele estava jogando vídeo game, e até rimos por ser FIFA. Fui para o quintal, vi minha mãe e ela veio de encontro a mim dizendo algo como "nossa, você aqui". Fiz tudo isso ouvindo minha respiração. Não lembro de detalhes seguintes, exceto de que "voltei a dormir". Não vi meu corpo na cama, apenas vi todo o resto pela perspectiva normal que temos.

Participando de alguns grupos diversos espiritualistas e universalistas, juntando as informações e percepções de cada um, eu creio que vivemos numa realidade e que existem diversas outras maiores ou menores.
Sensacional, mas luto pela incredulidade em tentativa de buscar mais concreticidade ao assunto. Temo beirar a auto ilusão (se condicionar a tal). Quem garante que sua mãe estava no quintal ? Que seu irmão estava jogando ? Ou PODE TER SIDO uma percepção de momentos antes de pegar no sono, ou seu eu abstrato esteve em contato com o eu abstrato dos outros familiares, tudo isso dentro de uma outra realidade alternativa. Gosto de brincar de faz de conta pois o NÃO nós já temos da ciência.

Um amigo de trabalho, 62 anos, médico, espírita, já me relatou 2 passagens sensacionais.

Em uma ele se viu fora do corpo, subindo em direção ao teto. Ao olhar para baixo se viu dormindo ao lado da esposa. Quando sua filha chegou da balada na madrugada e fechou a porta, o sonho (experiência) se rompeu e ele se viu descendo de forma abrupta ao corpo. Segundo relato acordou transpirando, ofegante e assustando. Segundo ele a sensação de queda, por menor que seja a distância entre corpo físico e abstrato, foi avassaladora. Pior que montanha russa.

E em seu segundo relato, ele teve uma experiência na qual sonhou com Jesus Cristo e, como se não bastasse, ele "sentiu" a presença do Pai celestial. Segundo ele não há como descrever tal "sentido" porém ao sentí-lo ele relata ser como se fosse um a mais como visão, olfato, tato....porém impossível de descrever. Além disso ele disse que o cheiro de rosas era muito forte. Muito forte mesmo e que, no contato, ele via Jesus perfeitamente em um ambiente todo preto, como no espaço, sem estrelas. E entre ele e Jesus havia algo como um vidro, que impedia do contato direto. Nesse episódio, segundo ele, o mesmo chorou muito dentro do sonho e acordou do mesmo jeito....choroso de tanta emoção pois segundo ele, é algo inexplicável o poder da presença do Altíssimo.

Agora o que mais me fascina nos sonhos é essa criatividade de um roteirista ou quadrinista. Ele cria situação jamais imaginadas, protagonistas e antagonistas jamais pensados. Algo bem Salvador Dali.

Quem nunca teve um sonho "maluco" (não me refiro aquele quadro do VIVA NOITE nos anos 80 apresentado por Gugu).

Tipo, sonhar que fugia de um rinoceronte amarelo enquanto pedalava uma bicicleta de jujubas e seus olhos eram como luminárias !? Algo louco.

Daí encerro indagando : aonde em sã consciência ou sub consciência você já viu cena ou contexto similar ?!

O porquê de muitos sonharem com "dente caindo" ? Voar ? Cair ? Corpo paralisado ? Sonhos eróticos e acordar com polução noturna ?! Porquê os sonhos mexem com nossos sentimentos mais obscuros ?! Porque sonhamos somente com quem já morreu e nunca com quem vai nascer ?!
 
Eu tive uma experiência no fim do ano passado que me marcou. Alguns aqui talvez consigam entender: sabe quando "sonhamos" que nossos corpos estão presos, que não conseguem se mover, etc? Pois bem. Diversas vezes já passei por isso e é até assustador, na real.
paralisia do sono, tem vez q tenho isso de 3 a 4x na mesma noite
é horrível

Certa vez, porém, assumi o controle. E essa é a parte difícil de explicar: eu me levantei escutando minha respiração enquanto dormia. Eu ronco um pouco, então escutei meu ronco. Vi minha casa tal como ela é, sem nenhum detalhe a mais ou a menos, exceto por uma luz de sol bem singular, bem mais dourada. Fui no quarto do meu irmão, vi que ele estava jogando vídeo game, e até rimos por ser FIFA. Fui para o quintal, vi minha mãe e ela veio de encontro a mim dizendo algo como "nossa, você aqui". Fiz tudo isso ouvindo minha respiração. Não lembro de detalhes seguintes, exceto de que "voltei a dormir". Não vi meu corpo na cama, apenas vi todo o resto pela perspectiva normal que temos.
vc teve uma experiência extra-corpórea! essa eu nunca tive assim dessa forma
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Porque sonhamos somente com quem já morreu e nunca com quem vai nascer ?!
as vezes sonhamos sim... com alguém q não conhecemos por hora, mas que futuramente irá nascer

Quem nunca teve um sonho "maluco"
já tive mto sonho maluco tbm :haha:
desses sem sentido... e outros q fizeram um sentido tremendo!!
doidera né!
 
paralisia do sono, tem vez q tenho isso de 3 a 4x na mesma noite
é horrível
Eu tinha isso quando era criança direto. E além de não conseguir correr, tentar gritar e a voz não sair. era ruim demais. Já ouvi falar que isso acontece quando tem algum problema na vida que está te oprimindo. Depois de adulto não tive mais, consigo correr na boa dos bandido e monstro e gritar, e as vezes até sei que estou sonhando e aproveito pra zoar meu sonho, daí acordo mas vejo que ainda estou sonhando e apenas sonhei que acordei e neste segundo sonho acho que estou acordado mas na verdade estou dormindo.

Também tem o sonho de estar pelado em público

e o dos dentes caindo que são bem comuns
 
Essa de experiência fora do corpo já tive também, simplesmente sai flutuando e fui "correr" no ar no corredor da casa...foi divertido pacas...

Já tive também o controle do próprio sonho umas 2x, tava no meio do sonho e simplesmente me toquei que aqui era um sonho e resolvi tocar o terror...é incrível como a mente simula as pessoas paradas olhando pra ti abismado (no meu caso eu resolvi brincar de super homem saindo voando pela cidade, e o pior é que isso foi antes de GoogleMaps da vida e lembro muito bem que descobri que um vizinho do bairro tinha piscina porque "vi do alto" sem nem saber que o mesmo tinha algo ou visto antes...)

As vezes acho que sonho são misturas de realidade e inconscientes (ou vidas anteriores, vai saber...Assassins Creed foi baseado nisso praticamente)

Pra quem não conhece paralisia do sono, aquela série do Netflix "The Haunting of Hill House" mostra bem (dizem até que o negócio é leve no filme em relação com a realidade bem mais assustadora)...nunca tive isso, mas já conheci gente que teve...
 
sou a favor de abrir um tópico do papo cabeça pra postar o sonho q teve. faríamos nossa própria pesquisa com um banco de dados dos adrenalinos tetudos.

interessante é q por mais impactantes sejam os sonhos, a tendência é esquecermos completamente com o tempo.

uma coisa q li em livro de neurocientista é q quando sonhamos é a hora q nosso cérebro está organizando/memorizando coisas q vimos/aprendemos durante o dia, formando novas redes neurais.
algumas coisas ficam na memória de longa duração, outras são lançadas fora, pois não da pra armazenar todas as informações.
 
Última edição:
sou a favor de abrir um tópico do papo cabeça pra postar o sonho q teve. faríamos nossa própria pesquisa com um banco de dados dos adrenalinos tetudos.

interessante é q por mais impactantes sejam os sonhos, a tendência é esquecermos completamente com o tempo.

uma coisa q li em livro de neurocientista é q quando sonhamos é a hora q nosso cérebro está organizando/memorizando coisas q vimos/aprendemos durante o dia, formando novas redes neurais.
algumas coisas ficam na memória de longa duração, outras são lançadas fora, pois não da pra armazenar todas as informações.
EU APOIO :allgoods:

tive um sonho mto especial com meu falecido pai, eu acordei no meio da noite e comecei a escrever (no celular mesmo) pq tinha ctz q no dia seguinte eu esqueceria, e era algo q não gostaria de esquecer.... escrevi na hora q acordei, com todos os detalhes... pela manhã, já mal lembrava como havia sido!! foda isso de esquecer os sonhos :feelbad:
 
Essa parada de sonhos é algo bem complexo e interessante, tem os sonhos bons e os pesadelos rs. Os ruins não costuma me assustar tanto, as vezes acontece, mas ja aconteceu de dentro do "pesadelo" eu refletir que é apenas um " sonho ruim " e que logo vou acordar e ficar de boa, e as vezes acordar assustado com algo ruim que aconteceu no "sonho", mas no geral os pesadelos não me assusta na vida real.

Estou terminando de ler o livro " O poder do subconsciente " e estou curtindo demais, e nossos Sonhos tem muito a ver com subconsciente , aquilo que desejamos, almejamos, nossos sentimentos, medos, alegria, podem vim a refletir nos nossos sonhos.

Essa ultima noite sonhei que estava tipo em uma roda de amigos , e estava trocando ideia com uma garota sobre passeios, cachoeiras trilhas etc, e essa garota era uma ex ficante de quando eu tinha uns 15 anos, hoje tenho 25, mas desde que paramos de ficar nos tornamos apenas colegas de instagram e mais nada , não tive mais interesse nela nem ela em mim . Só que ela hoje tem essa vide de passeios que citei mais a cima , ela vai pra uns lugres de natureza bacana e tal , e atualmente eu namoro , e minha namorada atual estava no sonho tbm e meio que desconfiada de eu estar trocando ideia com essa garota o que é normal rs.

Enfim, conclusões que eu tiro, nossa mente, nosso subconsciente, quando dormimos e sonhamos, ele cruza informações atuais da nossa consciência com informações antigas, e tbm com sonhos de algo que desejamos realizar, e medos também, por isso temos esses sonhos " loucos" sem nexo rs, conectando algo que vivemos hoje, com algo que vivemos no passado, como exemplo do meu sonho.

Um tópico oficial sobre o assunto seria interessante.
 
Notam que não há uma lógica em nenhum dos posts !? ´É essa doideira que me fascina.
A porra do sonho é capaz de criar odores, sabores, prazeres e coisas que nunca testemunhamos.
Porque eu sonharia com o Taj Mahal sendo que nos últimos meses não vi nada a respeito e o que eu penso todo dia, todo santo dia como meta e idéia fixa é um Playstation 5 e até hoje não sonhei com o mesmo ?!

Não há artigo científico nem livro que responda a altura a definição e utilidade dos sonhos.
 
vcs tbm tem uns sonhos que tiveram a muito tempo e não esquecem nunca? teve uns sonhos que tive quando era criança e lembro com detalhes até hj. no total tem menos de 10 desses na vida inteira.
 
Rapaz, eu não consigo mais me lembrar de sonho nenhum. Zero. Faz mais de ano que eu não sei com o que é que eu sonho. Será que é porque eu perdi a habilidade de amar?
 
Desde a minha infância eu consigo controlar o meu sonho e ter a percepção que estou sonhando, é muito engraçado, pois as vezes nos sonhos de terror quando o monstro vai me pegar eu começo a voar e escapo, ou quando eu faço uma atitude errada eu consigo minimizar o dano, pois sei que é só um sonho, isso é legal e confuso. Já sonhei algumas vezes sobre um assunto que eu nunca tive contato e após acordar e pesquisar na internet eu vi que as ideias coincidiam e isso me deixa bem curioso e preocupado.
 
Curti seu argumento. Muito interessante mas....premonições serem reais eu não creio. Creio no acaso.

Assim como você pode participar de um sorteio e torcer muito para ganhar o prêmio, um carro por exemplo, e se imaginar andando nele.....daí você ganha.

Mas eu conceito é interessante e merece atenção.
Talvez pareça loucura para os vários céticos do fórum,mas tem um volume enorme de casos do tipo. Sem contar aqueles em que a pessoa fala com entes falecidos,ou declara ver o que está acontecendo em outro lugar. Obviamente há muita besteira,mas o assunto é muito mais intrigante do que apenas sonhar com coisas aleatórias.
 
Já pensei que sonhos podem ser tantas coisas....outras realidades, uma forma de lazer (tipo um screen saver ou loading) enquanto o cérebro entra em modo "stand by", a verdadeira realidade enquanto isso que julgamos ser real ser a imaginação.....tipo Matrix.

Já pensou em sonhar que você trabalhava como atendente de uma lanchonete em Tóquio enquanto sua mãe, um peixe de 16 m de altura te chama através de uma antena plugada em sua orelha ?!

Bizarro né ?! Também acho.

Agora como a porra do cérebro processou isso ?!
 
Já pensei que sonhos podem ser tantas coisas....outras realidades, uma forma de lazer (tipo um screen saver ou loading) enquanto o cérebro entra em modo "stand by", a verdadeira realidade enquanto isso que julgamos ser real ser a imaginação.....tipo Matrix.

Já pensou em sonhar que você trabalhava como atendente de uma lanchonete em Tóquio enquanto sua mãe, um peixe de 16 m de altura te chama através de uma antena plugada em sua orelha ?!

Bizarro né ?! Também acho.

Agora como a porra do cérebro processou isso ?!
Bom,creio eu que na maior parte do tempo os sonhos são apenas uma mistura maluca de todos nossos desejos e angustias no subconsciente,mais uma pitada de coisas aleatórias que alguma vez vimos na vida. Mas não duvido que algumas pessoas tenham a capacidade de trafegar por uma espécie de "dimensão espiritual".
 
Bom,creio eu que na maior parte do tempo os sonhos são apenas uma mistura maluca de todos nossos desejos e angustias no subconsciente,mais uma pitada de coisas aleatórias que alguma vez vimos na vida. Mas não duvido que algumas pessoas tenham a capacidade de trafegar por uma espécie de "dimensão espiritual".
Poizé...se for para escolher saber o propósito, entre a vida e o sonho, eu escolheria saber o do sonho pois é muito randômico.

Digamos que a vida seja nascer, crescer, se reproduzir, viver e morrer.

E o sonho ? Nos tornar confusos ainda mais !?
 
eu já to numa fase que, em determinados sonhos, eu nem sei distinguir mais o que é sonho e o que é real

as vezes eu lembro de algum acontecimento e penso: peraí, isso aconteceu mesmo ou foi um sonho que eu tive?
e não consigo responder :vish:
 
eu já to numa fase que, em determinados sonhos, eu nem sei distinguir mais o que é sonho e o que é real

as vezes eu lembro de algum acontecimento e penso: peraí, isso aconteceu mesmo ou foi um sonho que eu tive?
e não consigo responder :vish:
E o tal do Dejá Vu, isso sim é sinistro.
Vc sonha que viu um carro branco capotar na Marginal Tietê ferindo 3 pessoas.
Daí você tá no trânsito e presencia algo muito similar.

Eu posto no acaso. Outros sofrem de auto ilusão e relatam ter sido premonição.
 
E o tal do Dejá Vu, isso sim é sinistro.
Vc sonha que viu um carro branco capotar na Marginal Tietê ferindo 3 pessoas.
Daí você tá no trânsito e presencia algo muito similar.

Eu posto no acaso. Outros sofrem de auto ilusão e relatam ter sido premonição.
Com acidente não conheço muito,mas com morte de familiar soube de vários casos
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo