Os jogos em blockchain estão aparecendo aos montes, muitos com jogabilidade sem sal, prometendo altos ganhos e apoiados em sistema ponzi/pirâmide.
Mas no meio desta bagunça há jogos que, além de estarem consolidados (estamos falando de um jogo de 2018), são divertidos de jogar e trazem o desafio necessário para atrair jogadores dispostos a investir no jogo. Neste tópico em específico vamos falar um pouco do jogo Splinterlands.
Como dito anteriormente, o jogo iniciou seu desenvolvimento em meados de 2018. É estruturado na blockchain da Hive, mas possui conexão com outras chains, como TRX (Tron) e BSC (Binance Smart Chain).
Pra começar a pontuar no rank, ganhar DEC e poder abrir os baús é necessário comprar o summoners book, que custa 10 dólares. É possível ganhar dinheiro investindo apenas esse valor, mas exige paciência para ir coletando as moedas do jogo e abrindo os baús para fortalecendo seu deck.
Tokens
Dentro do jogo há 04 moedas que podem ser utilizadas nas transações:
CREDITS: É uma moeda que pode ser obtida via Paypal ou troca por cryptomoedas em diversas redes. Pode ser utilizada na compra de Packs de cartas, poções e transações no market. O problema é que esta é uma moeda interna do jogo e intransferível e sua cotação é sempre fixa em relação ao dólar (1000 credits = 1 dólar).
Dark Energy Crystals (DEC): É a moeda que se ganha durante as batalhas ranked (se estiver ao menos no rank Bronze II) ou nos baús de recompensa (se estiver na liga prata ou acima, caso contrário nos baús virão CREDITS). Possui os mesmos usos dos CREDITS, podendo ser utilizados em outras transações como compra de skins ou formação de guilda. Além de poderem ser transacionadas na rede Hive, possuem contrapartes na BSC, Tron, Ethereum entre outras, ou seja, vc pode adquirir DEC em uma destas redes e colocar no jogo ou tirar o DEC do jogo e transferir através de uma destas redes (eu por exemplo utilizo a BSC pela facilidade de colocar na Binance, que da pra sacar em reais por pix ou TED).
Splintershards (SPS): É o token de governança do jogo. Pode ser adquirido dentro do jogo através de Airdrops diários onde os ganhos são proporcionais a força do seu Deck, a quantidade de packs, skins, lands (sim já houve venda de terras no jogo) que adquiriu entre outras coisas. Tambem é possível comprar em outras redes e colocar no jogo, mas aqui o SPS só serve pra stackar ou adquirir o summoner book. Agora com o lançamento da edição Chaos Legion de packs será necessário um token Voucher para adquirir na pre venda, e esse Voucher só pode ser adquirido no jogo pelo Stacking de SPS (o problema é que pra ganhar um voucher ao dia, por exemplo, você precisa ter aproximadamente 4000 dólares em SPS) ou em trade na rede Hive.
Voucher: Token necessário para adquirir os novos packs Chaos Legion na pré-venda. Segundo os desenvolvedores terão outras funções no desenrolar do jogo. Como foi lançado recentemente o valor esta flutuando bastante, chegou a $20 no primeiro dia (um pack chaos legion custa 4 dólares).
Energy Capture Rate (ECR)
A quantidade de DEC que ganha nas partidas depende de seu rank, Rating, uso ou não de cartas Gold ou Alpha, de estar ou não em uma guilda e da Energy Capture Rate (ECR).
Essa taxa em % pode reduzir o seu ganho de DEC conforme se joga. A cada partida ela cai 1%. A ECR aumenta gradativamente durante o tempo, a uma taxa de 25% ao dia, logo, para maximizar seu ganhos esse é o limite de partidas diárias de forma que a mesma se recupere e não atinja 0%.
É claro que se seu foco for melhorar sua Rating pelos drops de baús você pode ignorar a ECR momentaneamente, mas para conseguir tirar dinheiro do jogo é bom sempre ficar de olho nela.
Cartas
Não deixam de serem tokens, mas são únicas, possuindo cada uma a sua ID. São os NFTs do jogo, que podem ser negociados (venda, aluguel, queima, combinação, empréstimo, doação...). Uma vez adquiridas em baús, packs... elas são suas e pode fazer o que quiser com elas. A exceção são para as cartas alugadas ou emprestadas de outros jogadores.
As cartas podem ser de monstro ou invocador. Cada partida utiliza uma carta de invocador e o restante de monstros. As cartas de invocador definem os Splinters (Elementos) que poderão ser utilizados na partida e os buffs que os monstros receberão. Também definem os leveis máximos das cartas que poderão ser invocadas. Abaixo segue uma carta de monstro detalhando os seus atributos:
As cartas de monstros se dividem em Melee (como a carta acima), Magia e Distância. As cartas melee só atacam se estiverem na primeira posição, a não ser que possuam habilidades que permitam o ataque em outras posições (Reach e Sneak) ou que haja algum modo de jogo ativo que permita isso (all melee sneak, melee mayhem). As cartas de ataque à distância podem atacar de todas as posições menos a primeira, a não ser que possuam a habilidade close range ou que haja este modo de jogo ativo. Estes dois tipos de cartas dão ataque físico, que possui uma chance de não acertar o alvo (esta dependendo da diferença de velocidade entre as cartas e da presença de habilidades como voo, dodge...), e sempre reduzirão o escudo antes da vida das cartas do oponente. As cartas magicas podem atacar de qualquer posição, sempre acertam o dano e geralmente diminuem a vida da carta alvejada diretamente, a não ser que a mesma possua a habilidade de escudo magico ou que o modo de jogo magic weak esteja ativo.
Neste link dá pra conferir todas as habilidades existentes das cartas para não delongar o texto: https://www.splintercards.com/abilities.php?ab=3
Cada carta pode ser de um dos 06 Splinters (Fogo, Água, Natureza, Trevas, Luz e Dragão), ou serem Neutras. Em uma partida você só pode utilizar cartas de monstro do mesmo splinter do invocador e neutras. Há uma exceção no caso de escolha do splinter Dragão, que permite escolher outro splinter para combinar, mas apenas um.
Cada carta pode pertencer a dois Foils, o Regular e o Gold. A chance de uma carta dropada ou obtida de packs ser gold é de 2%, e no caso de packs essa chance pode ser aumentada para 4% com uma poção Alchemy. Cada carta tambem possui sua raridade, sendo elas Comum, Rara, Épica e Lendária e as chances de drop dos baús são conforme a tabela do link: https://www.splintercards.com/tool-lootchest.html . As chances de drop de lendárias pode ser dobrado ao abrir packs utilizando a poção Legendary.
Além disso as cartas podem ser de diferentes edições, dependendo se foram obtidas de um determinado tipo de pack ou baús (Alfa, Beta, Untamed, Dice, Reward e Chaos Legion).
E finalmente, as cartas podem ser combinadas para subir de nível. Quanto maior o nível mais cartas são necessárias. Em geral, quanto maior o poder da carta (será explicado a seguir), menos cartas são necessárias para subir de nível. As cartas podem ter aprimoramento no ataque, velocidade, vida ou adquirir novas habilidades, a única coisa que não altera é seu MP, que são os pontos necessários para a mesma poder ser utilizada (será explicado em detalhes num tópico adiante). Todas as cartas possuem um número BCX que inicia em 1. No caso das cartas combinadas ele indica quantas cartas estão fundidas. O Power destas cartas é esse BCX multiplicado pelo Power de uma carta nível 1. Uma vez feita a combinação ela não pode mais ser desfeita.
Power e Rating
Para subir nas ligas são necessários dois atributos, ter Power no deck e ter Rating, conforme a tabela deste link: https://www.splintercards.com/leagues.html
O Power é medido pelo valor em DEC que você ganharia ao queimar uma determinada carta. Ele é medido pelas cartas que você possui, sejam dropadas ou alugadas/emprestadas de outros jogadores. Cartas que você aluga ou empresta para outros jogadores não contam para seu Power. Quanto mais rara e mais antiga a edição da carta mais Power ela dá. A tabela abaixo ilustra como funciona:
Fonte: https://peakd.com/hive-104178/@carlosro/como-aumentar-seu-power-rapido-dicas-splinterlands
A Rating é a classificação que pode aumentar ou diminuir dependendo da sua taxa de vitórias em relação a derrota. Ganhou a partida aumenta a rating, perdeu diminui, a não ser que fique abaixo de 100.
Conforme avança seu rank aumenta as recompensas:
Créditos: @sp_hexa
MP
Para invocar tanto as cartas summoners quanto as cartas de monstro é necessário utilizar MP. É um número bem grande localizado no canto superior esquerdo da carta.
Cada partida tem uma quantidade máxima de MP permitido, que normalmente varia entre 12 e 30 até a liga Bronze I (excepcionalmente podendo permitir 99). Conforme vai subindo nas ligas começa a aparecer também números entre 30 e 99, o que exige uma mudança no seu baralho para enfrentar os oponentes.
Batalhas
Ao encontrar um oponente você saberá os últimos 05 Splinters utilizados por ele, a(s) regra(s) da partida, a quantidade de MP disponível para invocação e os Splinters disponíveis.
Até o Rank Bronze III todos os Splinters estão disponíveis, o modo de jogo sempre é o Standart, e o MP varia conforme falado no tópico anterior. Ranks Bronze II e Bronze I começam a ter restrição de Splinters e um modo de jogo ativo. Rank Prata tem 02 modos de jogo ativo e começam a aparecer batalhas com MP acima de 30 sem ser o 99 e vai complicando mais conforme se sobe no Rank.
Você terá 3 minutos para escolher seu invocador e as cartas monstros dentro do MP disponível. Você pode utilizar menos MP que o disponível (apesar de ser interessante utilizar o máximo), mas nunca poderá utilizar um valor acima. Após decidir seu deck você clica em Battle. As batalhas são extremamente rápidas e não é necessário fazer nada após seu início (é tanto que você pode pular para os resultados e partir pra outra, mas no início é recomendado acompanhar as batalhas para ir estudando as estratégias dos adversários e ir adequando seu Deck e estratégias). Neste link você pode ver um exemplo de batalha: https://splinterlands.com?p=battle&id=sl_6c4e30de1c873df4711696962c33feb6&ref=greengineer
Modos de Jogo
Standard - É o modo de jogo padrão.
Aim True - Neste modo de jogo os ataques físicos, sejam corpo a corpo ou a distância, sempre acertam o alvo. Neste modo você pode abusar de personagens com baixas velocidades de ataque mas que possuam alto ataque e vida, pois terá a certeza que sempre acertarão. Evite depender de monstros rápidos ou com habilidades como flying/dodge, pois como todos os ataques acertarão o alvo essas habilidades estarão em desvantagem.
Armored Up - Neste modo os monstros dos 02 times começarão com 02 de armadura adicional. Evite depender de monstros que ataquem a backline com habilidades como opportunity/snipe/sneak, a não ser que sejam magos, pois perderão muito tempo destruindo a armadura do oponente. Você pode utilizar o summoner Wizard of Eastwood para retirar esse ganho de armadura, mas precisa avaliar se não há o risco do time inimigo utilizar a carta Venari Wave Smith, pois senão serão 04 de armadura adicionais.
Back to Basics - Neste modo de jogo os monstros perderão todas as suas habilidades. O Splinter mais beneficiado neste modo é o Azul, pois mesmo perdendo a habilidade de ganho de escudo da carta Venari eles tem a garantia que não haverá ataques na backline, por tanto podendo focar full dano mágico com um tanque com o maior HP possível. Se tiver o receio que vão utilizar este Splinter você pode utilizar o summoner negro Owster Rotwell, que dará a habilidade de refletir dano mágico para todos os seus monstros, e focar em ter o máximo de vida disponível para matar todos no reflexo. Segue um exemplo de partida realizada neste modo de jogo: https://splinterlands.com?p=battle&id=sl_02a3b18250891847f8bbab9263bd4a81&ref=greengineer
Broken Arrows - Neste modo fica proibido o uso de qualquer monstro que possua ataque a distância. O uso do summoner verde Mylor Crowling combinado ao Unicorn Mustang é a escolha mais natural, pois todo ataque ou será melee ou mágico, logo se for melee levará dano da habilidade Thorns e se for mágico será reduzido o dano devido a habilidade do unicórnio.
Close Range - Neste modo é possível dar dano a distância com monstros na primeira posição, assim como a habilidade homônima Close Range. Desta forma você fica mais tranquilo em utilizar monstros a distância sem se preocupar que os mesmos acabem na primeira posição.
Earthquake - No final de cada Round será dado 02 de dano físico em cada monstro que não possui a habilidade Flying. Por se tratar de dano físico ele atinge primeiro o escudo e depois a vida de cada monstro. A melhor estratégia é utilizar a summoner Blighton Bloom, que dá a habilidade de vôo para todos os monstros. Assim você pode utilizar a combinação de monstros que esteja mais habituado sem precisar focar naqueles que voam. Caso o Splinter Dragão esteja indisponível e não possua tantas cartas com a habilidade flying, vale o uso de cartas com regeneração de vida, ou o summoner Chanseus de Great, que regenera o escudo de um monstro a cada turno e a vida de um que esteja na backline. Um exemplo de batalha com este modo ativo: https://splinterlands.com?p=battle&id=sl_02a3b18250891847f8bbab9263bd4a81&ref=greengineer
Equal Opportunity - Todos os monstros, com exceção do que esteja na primeira posição possuem a habilidade opportunity, que faz eles atacarem o monstro com menos vida do outro time. Neste modo de jogo você pode utilizar um monstro com a habilidade taunt para retirar a vantagem da equipe inimiga, ou colocar iscas com pouca vida e que não sejam importantes para sua estratégia.
Equalizer - Todos os monstros terão a mesma quantidade de vida. Aqui você deve buscar a maior quantia de ataque (seja físico ou mágico) e tentar utilizar os 06 slots de monstro (não se preocupe em colocar um com vida alta, se o inimigo utilizar os seus terão o mesmo HP. Neste modo de jogo você pode utilizar cartas como a Exploding Rats e o Exploding Dwarf na primeira posição, pois dificilmente ficarão com apenas um de vida. Veja um exemplo de partida com este modo ativo: https://splinterlands.com?p=battle&id=sl_02a3b18250891847f8bbab9263bd4a81&ref=greengineer
Even Stevens - Apenas cartas com MP par podem ser utilizadas. A estratégia para este modo vai depender do seu deck, vai precisar avaliar as cartas disponíveis em cada splinter habilitado e ver aquele que vai conseguir montar um bom time.
Explosive Weaponry - O ataque de todos os monstros acertarão os monstros adjacentes com metade do poder de fogo. Se você perceber que será utilizado monstros com ataque mágico você pode colocar 02 com a habilidade de refletir dano mágico nas primeiras e segundas posições. Segue um exemplo de uma partida focada em dano físico: https://splinterlands.com?p=battle&id=sl_02a3b18250891847f8bbab9263bd4a81&ref=greengineer
Fog of War - As habilidade Sneak e Snipe de todos os monstros são desabilitadas. A habilidade opportunity ainda funciona, então é interessante ter um monstro assim na sua equipe.
Tópico em construção, conforme vou tendo tempo adiciono os demais modos de jogo.
Estratégias
Há diversas formas de você iniciar uma partida, porém nem todas terão a vitória como resultado. Há pessoas que sempre utilizam a mesma estratégia para vencer e geralmente ganham boa parte das partidas.
Um exemplo comum de se encontrar são aquelas que utilizam o Splinter da Água com a carta Venari Wave Smith:
Há várias combinações possíveis, mas boa parte delas é centrada no uso desta carta combinada com o Sumonner Alric Stormbringer, que aumenta 1 ponto de ataque mágico de todos os monstros. A Venari concede 02 de escudo para todos os aliados, garantindo que times com monstros que atacam a backline com habilidades Sneak/Oportunity/Snipe tenham dificuldade de eliminar os magos do seu time.
Uma contra-estratégia para esta carta é selecionar o Summoner do Splinter da Natureza, Wizard of Eastwood, que retira 2 de escudo de todos os monstros da equipe inimiga, colocar o Unicorn Mustang como tanque e monstros que ataquem a backline, como o par de Goblins Thief e Sorcerer. Para garantir a vitória você pode adicionar a Wood Ninphy que dará cura ao unicórnio e deixará ele vivo por mais tempo (eficiente caso a equipe inimiga possua o Djjin Oshannus). Exemplo de contrataque com o time verde: https://splinterlands.com?p=battle&id=sl_cff15f0c6f8531cd40aa342ee383eb09&ref=greengineer
Também é possível contra-atacar este time utilizando o Splinter Trevas, com o Summoner Owster Rotwell, que concede a habilidade de refletir dano mágico para todos os seus monstros. Basta colocar uns sacos de pancada com bastante vida na frente e alguns rangers para agilizar o fim do time inimigo.
Um time azul com o Summonner Bortus, que reduz um de dano mágico da equipe inimiga também consegue contra-atacar este time, como nesta batalha: https://splinterlands.com?p=battle&id=sl_d64d73aacb6bb907b0ce3617b3a53ca5&ref=greengineer . O mesmo é possível com um time branco com o Crystal Werewolf, que possui uma habilidade que reduz 1 de dano mágico de todos os monstros inimigos: https://splinterlands.com?p=battle&id=sl_c341ce7e4ec6cbc1b699bc9bc73f3508&ref=greengineer
É importante saber esses mais variados contra-ataques pois nem sempre um dado Splinter está disponível.
Por tanto, se viu que o histórico do outro jogador está cheio de Splinter de Água é bom tentar umas das estratégias apresentadas acima (aquele time Branco é um coringa que serve para contra-atacar diversas situações, perdendo eficiência com times com excesso de dano de ataque).
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Outra estratégia muito utilizada pelo pessoal é utilizando o Splinter da Natureza, com o Sumonner Mylor Crowling:
Esse summoner concede a habilidade Thorns para todos os monstros, o que faz com que qualquer ataque melee que eles recebam retorne 2 de ataque físico para o atacante. Há quem utilize esta carta em todas as partidas, mas há uma situação em que ela é extremamente beneficiada, que é quando não é permitido o uso de monstros com ataque à distância. Nesta situação basta colocar o Unicorn Mustang (que receberá pouco dano mágico) como tanque e se possível uma cura nele, o resto é só ter monstros com vida ou escudo. Também é possível combinar esta estratégia com monstros com regeneração de vida, como o Flesh Golem Level 3 ou o Kron the Undying, que se tiverem a Wood Ninphy se tornam imortais.
Para contra-atacar esta estratégia é importante colocar algum tanque com regeneração ou redução de dano físico e o restante dos monstros com ataque à distância. Vale buscar colocar um monstro com a habilidade Afliction no caso do uso de um monstro com regeneração de vida por parte da equipe inimiga. Há uma opção barata no Splinter Dragão, a Serpentine Mystic. O Splinter das Trevas possui diversas cartas com esta habilidade, incluindo a summoner Mimosa Nightshade. Também há opções no Splinter da Água. Segue um exemplo de um contra-ataque bem sucedido: https://splinterlands.com?p=battle&id=sl_a5920f67090807dec6e47cd1d28af36b&ref=greengineer
Por tanto, se viu que o histórico do outro jogador está cheio de Splinter da Natureza, coloque um tanque na frente, foque em ataque à distância e busque possuir a habilidade Afliction com um de seus monstros ou summoner.
Quests Diárias/Final de Liga
Todo dia haverá uma quest diária que garantirá o direito de abrir baús (conforme mostrado anteriormente a quantidade de baús diários aumenta com seu rank na liga). Ela pode ser ganhar 05 partidas usando determinado splinter, 03 partidas sem utilizar cartas neutras ou 05 partidas com pelo menos um monstro utilizando alguma habilidade, como sneak e snipe por exemplo.
E a cada 15 dias ocorre uma season e no fim da mesma você ganha o direito de abrir pelo menos 05 baús (este número aumenta com o avanço de seu rank conforme mostrado na tabela acima).
Nestes baús você pode receber cartas da edição Reward, recompensas em DEC (CREDITS se estiver na liga bronze) e poções Alchemy e Legendary (que podem ser utilizadas nos packs que você compra).
PS: Se quiser colaborar com o autor do tópico você pode fazer seu cadastro utilizando o link a seguir: https://splinterlands.com?ref=greengineer e caso contrário é só utilizar este outro link: https://splinterlands.com .
Mas no meio desta bagunça há jogos que, além de estarem consolidados (estamos falando de um jogo de 2018), são divertidos de jogar e trazem o desafio necessário para atrair jogadores dispostos a investir no jogo. Neste tópico em específico vamos falar um pouco do jogo Splinterlands.
Como dito anteriormente, o jogo iniciou seu desenvolvimento em meados de 2018. É estruturado na blockchain da Hive, mas possui conexão com outras chains, como TRX (Tron) e BSC (Binance Smart Chain).
Pra começar a pontuar no rank, ganhar DEC e poder abrir os baús é necessário comprar o summoners book, que custa 10 dólares. É possível ganhar dinheiro investindo apenas esse valor, mas exige paciência para ir coletando as moedas do jogo e abrindo os baús para fortalecendo seu deck.
Tokens
Dentro do jogo há 04 moedas que podem ser utilizadas nas transações:
CREDITS: É uma moeda que pode ser obtida via Paypal ou troca por cryptomoedas em diversas redes. Pode ser utilizada na compra de Packs de cartas, poções e transações no market. O problema é que esta é uma moeda interna do jogo e intransferível e sua cotação é sempre fixa em relação ao dólar (1000 credits = 1 dólar).
Dark Energy Crystals (DEC): É a moeda que se ganha durante as batalhas ranked (se estiver ao menos no rank Bronze II) ou nos baús de recompensa (se estiver na liga prata ou acima, caso contrário nos baús virão CREDITS). Possui os mesmos usos dos CREDITS, podendo ser utilizados em outras transações como compra de skins ou formação de guilda. Além de poderem ser transacionadas na rede Hive, possuem contrapartes na BSC, Tron, Ethereum entre outras, ou seja, vc pode adquirir DEC em uma destas redes e colocar no jogo ou tirar o DEC do jogo e transferir através de uma destas redes (eu por exemplo utilizo a BSC pela facilidade de colocar na Binance, que da pra sacar em reais por pix ou TED).
Splintershards (SPS): É o token de governança do jogo. Pode ser adquirido dentro do jogo através de Airdrops diários onde os ganhos são proporcionais a força do seu Deck, a quantidade de packs, skins, lands (sim já houve venda de terras no jogo) que adquiriu entre outras coisas. Tambem é possível comprar em outras redes e colocar no jogo, mas aqui o SPS só serve pra stackar ou adquirir o summoner book. Agora com o lançamento da edição Chaos Legion de packs será necessário um token Voucher para adquirir na pre venda, e esse Voucher só pode ser adquirido no jogo pelo Stacking de SPS (o problema é que pra ganhar um voucher ao dia, por exemplo, você precisa ter aproximadamente 4000 dólares em SPS) ou em trade na rede Hive.
Voucher: Token necessário para adquirir os novos packs Chaos Legion na pré-venda. Segundo os desenvolvedores terão outras funções no desenrolar do jogo. Como foi lançado recentemente o valor esta flutuando bastante, chegou a $20 no primeiro dia (um pack chaos legion custa 4 dólares).
Energy Capture Rate (ECR)
A quantidade de DEC que ganha nas partidas depende de seu rank, Rating, uso ou não de cartas Gold ou Alpha, de estar ou não em uma guilda e da Energy Capture Rate (ECR).
Essa taxa em % pode reduzir o seu ganho de DEC conforme se joga. A cada partida ela cai 1%. A ECR aumenta gradativamente durante o tempo, a uma taxa de 25% ao dia, logo, para maximizar seu ganhos esse é o limite de partidas diárias de forma que a mesma se recupere e não atinja 0%.
É claro que se seu foco for melhorar sua Rating pelos drops de baús você pode ignorar a ECR momentaneamente, mas para conseguir tirar dinheiro do jogo é bom sempre ficar de olho nela.
Cartas
Não deixam de serem tokens, mas são únicas, possuindo cada uma a sua ID. São os NFTs do jogo, que podem ser negociados (venda, aluguel, queima, combinação, empréstimo, doação...). Uma vez adquiridas em baús, packs... elas são suas e pode fazer o que quiser com elas. A exceção são para as cartas alugadas ou emprestadas de outros jogadores.
As cartas podem ser de monstro ou invocador. Cada partida utiliza uma carta de invocador e o restante de monstros. As cartas de invocador definem os Splinters (Elementos) que poderão ser utilizados na partida e os buffs que os monstros receberão. Também definem os leveis máximos das cartas que poderão ser invocadas. Abaixo segue uma carta de monstro detalhando os seus atributos:
As cartas de monstros se dividem em Melee (como a carta acima), Magia e Distância. As cartas melee só atacam se estiverem na primeira posição, a não ser que possuam habilidades que permitam o ataque em outras posições (Reach e Sneak) ou que haja algum modo de jogo ativo que permita isso (all melee sneak, melee mayhem). As cartas de ataque à distância podem atacar de todas as posições menos a primeira, a não ser que possuam a habilidade close range ou que haja este modo de jogo ativo. Estes dois tipos de cartas dão ataque físico, que possui uma chance de não acertar o alvo (esta dependendo da diferença de velocidade entre as cartas e da presença de habilidades como voo, dodge...), e sempre reduzirão o escudo antes da vida das cartas do oponente. As cartas magicas podem atacar de qualquer posição, sempre acertam o dano e geralmente diminuem a vida da carta alvejada diretamente, a não ser que a mesma possua a habilidade de escudo magico ou que o modo de jogo magic weak esteja ativo.
Neste link dá pra conferir todas as habilidades existentes das cartas para não delongar o texto: https://www.splintercards.com/abilities.php?ab=3
Cada carta pode ser de um dos 06 Splinters (Fogo, Água, Natureza, Trevas, Luz e Dragão), ou serem Neutras. Em uma partida você só pode utilizar cartas de monstro do mesmo splinter do invocador e neutras. Há uma exceção no caso de escolha do splinter Dragão, que permite escolher outro splinter para combinar, mas apenas um.
Cada carta pode pertencer a dois Foils, o Regular e o Gold. A chance de uma carta dropada ou obtida de packs ser gold é de 2%, e no caso de packs essa chance pode ser aumentada para 4% com uma poção Alchemy. Cada carta tambem possui sua raridade, sendo elas Comum, Rara, Épica e Lendária e as chances de drop dos baús são conforme a tabela do link: https://www.splintercards.com/tool-lootchest.html . As chances de drop de lendárias pode ser dobrado ao abrir packs utilizando a poção Legendary.
Além disso as cartas podem ser de diferentes edições, dependendo se foram obtidas de um determinado tipo de pack ou baús (Alfa, Beta, Untamed, Dice, Reward e Chaos Legion).
E finalmente, as cartas podem ser combinadas para subir de nível. Quanto maior o nível mais cartas são necessárias. Em geral, quanto maior o poder da carta (será explicado a seguir), menos cartas são necessárias para subir de nível. As cartas podem ter aprimoramento no ataque, velocidade, vida ou adquirir novas habilidades, a única coisa que não altera é seu MP, que são os pontos necessários para a mesma poder ser utilizada (será explicado em detalhes num tópico adiante). Todas as cartas possuem um número BCX que inicia em 1. No caso das cartas combinadas ele indica quantas cartas estão fundidas. O Power destas cartas é esse BCX multiplicado pelo Power de uma carta nível 1. Uma vez feita a combinação ela não pode mais ser desfeita.
Power e Rating
Para subir nas ligas são necessários dois atributos, ter Power no deck e ter Rating, conforme a tabela deste link: https://www.splintercards.com/leagues.html
O Power é medido pelo valor em DEC que você ganharia ao queimar uma determinada carta. Ele é medido pelas cartas que você possui, sejam dropadas ou alugadas/emprestadas de outros jogadores. Cartas que você aluga ou empresta para outros jogadores não contam para seu Power. Quanto mais rara e mais antiga a edição da carta mais Power ela dá. A tabela abaixo ilustra como funciona:
Fonte: https://peakd.com/hive-104178/@carlosro/como-aumentar-seu-power-rapido-dicas-splinterlands
A Rating é a classificação que pode aumentar ou diminuir dependendo da sua taxa de vitórias em relação a derrota. Ganhou a partida aumenta a rating, perdeu diminui, a não ser que fique abaixo de 100.
Conforme avança seu rank aumenta as recompensas:
Créditos: @sp_hexa
MP
Para invocar tanto as cartas summoners quanto as cartas de monstro é necessário utilizar MP. É um número bem grande localizado no canto superior esquerdo da carta.
Cada partida tem uma quantidade máxima de MP permitido, que normalmente varia entre 12 e 30 até a liga Bronze I (excepcionalmente podendo permitir 99). Conforme vai subindo nas ligas começa a aparecer também números entre 30 e 99, o que exige uma mudança no seu baralho para enfrentar os oponentes.
Batalhas
Ao encontrar um oponente você saberá os últimos 05 Splinters utilizados por ele, a(s) regra(s) da partida, a quantidade de MP disponível para invocação e os Splinters disponíveis.
Até o Rank Bronze III todos os Splinters estão disponíveis, o modo de jogo sempre é o Standart, e o MP varia conforme falado no tópico anterior. Ranks Bronze II e Bronze I começam a ter restrição de Splinters e um modo de jogo ativo. Rank Prata tem 02 modos de jogo ativo e começam a aparecer batalhas com MP acima de 30 sem ser o 99 e vai complicando mais conforme se sobe no Rank.
Você terá 3 minutos para escolher seu invocador e as cartas monstros dentro do MP disponível. Você pode utilizar menos MP que o disponível (apesar de ser interessante utilizar o máximo), mas nunca poderá utilizar um valor acima. Após decidir seu deck você clica em Battle. As batalhas são extremamente rápidas e não é necessário fazer nada após seu início (é tanto que você pode pular para os resultados e partir pra outra, mas no início é recomendado acompanhar as batalhas para ir estudando as estratégias dos adversários e ir adequando seu Deck e estratégias). Neste link você pode ver um exemplo de batalha: https://splinterlands.com?p=battle&id=sl_6c4e30de1c873df4711696962c33feb6&ref=greengineer
Modos de Jogo
Standard - É o modo de jogo padrão.
Aim True - Neste modo de jogo os ataques físicos, sejam corpo a corpo ou a distância, sempre acertam o alvo. Neste modo você pode abusar de personagens com baixas velocidades de ataque mas que possuam alto ataque e vida, pois terá a certeza que sempre acertarão. Evite depender de monstros rápidos ou com habilidades como flying/dodge, pois como todos os ataques acertarão o alvo essas habilidades estarão em desvantagem.
Armored Up - Neste modo os monstros dos 02 times começarão com 02 de armadura adicional. Evite depender de monstros que ataquem a backline com habilidades como opportunity/snipe/sneak, a não ser que sejam magos, pois perderão muito tempo destruindo a armadura do oponente. Você pode utilizar o summoner Wizard of Eastwood para retirar esse ganho de armadura, mas precisa avaliar se não há o risco do time inimigo utilizar a carta Venari Wave Smith, pois senão serão 04 de armadura adicionais.
Back to Basics - Neste modo de jogo os monstros perderão todas as suas habilidades. O Splinter mais beneficiado neste modo é o Azul, pois mesmo perdendo a habilidade de ganho de escudo da carta Venari eles tem a garantia que não haverá ataques na backline, por tanto podendo focar full dano mágico com um tanque com o maior HP possível. Se tiver o receio que vão utilizar este Splinter você pode utilizar o summoner negro Owster Rotwell, que dará a habilidade de refletir dano mágico para todos os seus monstros, e focar em ter o máximo de vida disponível para matar todos no reflexo. Segue um exemplo de partida realizada neste modo de jogo: https://splinterlands.com?p=battle&id=sl_02a3b18250891847f8bbab9263bd4a81&ref=greengineer
Broken Arrows - Neste modo fica proibido o uso de qualquer monstro que possua ataque a distância. O uso do summoner verde Mylor Crowling combinado ao Unicorn Mustang é a escolha mais natural, pois todo ataque ou será melee ou mágico, logo se for melee levará dano da habilidade Thorns e se for mágico será reduzido o dano devido a habilidade do unicórnio.
Close Range - Neste modo é possível dar dano a distância com monstros na primeira posição, assim como a habilidade homônima Close Range. Desta forma você fica mais tranquilo em utilizar monstros a distância sem se preocupar que os mesmos acabem na primeira posição.
Earthquake - No final de cada Round será dado 02 de dano físico em cada monstro que não possui a habilidade Flying. Por se tratar de dano físico ele atinge primeiro o escudo e depois a vida de cada monstro. A melhor estratégia é utilizar a summoner Blighton Bloom, que dá a habilidade de vôo para todos os monstros. Assim você pode utilizar a combinação de monstros que esteja mais habituado sem precisar focar naqueles que voam. Caso o Splinter Dragão esteja indisponível e não possua tantas cartas com a habilidade flying, vale o uso de cartas com regeneração de vida, ou o summoner Chanseus de Great, que regenera o escudo de um monstro a cada turno e a vida de um que esteja na backline. Um exemplo de batalha com este modo ativo: https://splinterlands.com?p=battle&id=sl_02a3b18250891847f8bbab9263bd4a81&ref=greengineer
Equal Opportunity - Todos os monstros, com exceção do que esteja na primeira posição possuem a habilidade opportunity, que faz eles atacarem o monstro com menos vida do outro time. Neste modo de jogo você pode utilizar um monstro com a habilidade taunt para retirar a vantagem da equipe inimiga, ou colocar iscas com pouca vida e que não sejam importantes para sua estratégia.
Equalizer - Todos os monstros terão a mesma quantidade de vida. Aqui você deve buscar a maior quantia de ataque (seja físico ou mágico) e tentar utilizar os 06 slots de monstro (não se preocupe em colocar um com vida alta, se o inimigo utilizar os seus terão o mesmo HP. Neste modo de jogo você pode utilizar cartas como a Exploding Rats e o Exploding Dwarf na primeira posição, pois dificilmente ficarão com apenas um de vida. Veja um exemplo de partida com este modo ativo: https://splinterlands.com?p=battle&id=sl_02a3b18250891847f8bbab9263bd4a81&ref=greengineer
Even Stevens - Apenas cartas com MP par podem ser utilizadas. A estratégia para este modo vai depender do seu deck, vai precisar avaliar as cartas disponíveis em cada splinter habilitado e ver aquele que vai conseguir montar um bom time.
Explosive Weaponry - O ataque de todos os monstros acertarão os monstros adjacentes com metade do poder de fogo. Se você perceber que será utilizado monstros com ataque mágico você pode colocar 02 com a habilidade de refletir dano mágico nas primeiras e segundas posições. Segue um exemplo de uma partida focada em dano físico: https://splinterlands.com?p=battle&id=sl_02a3b18250891847f8bbab9263bd4a81&ref=greengineer
Fog of War - As habilidade Sneak e Snipe de todos os monstros são desabilitadas. A habilidade opportunity ainda funciona, então é interessante ter um monstro assim na sua equipe.
Tópico em construção, conforme vou tendo tempo adiciono os demais modos de jogo.
Estratégias
Há diversas formas de você iniciar uma partida, porém nem todas terão a vitória como resultado. Há pessoas que sempre utilizam a mesma estratégia para vencer e geralmente ganham boa parte das partidas.
Um exemplo comum de se encontrar são aquelas que utilizam o Splinter da Água com a carta Venari Wave Smith:
Uma contra-estratégia para esta carta é selecionar o Summoner do Splinter da Natureza, Wizard of Eastwood, que retira 2 de escudo de todos os monstros da equipe inimiga, colocar o Unicorn Mustang como tanque e monstros que ataquem a backline, como o par de Goblins Thief e Sorcerer. Para garantir a vitória você pode adicionar a Wood Ninphy que dará cura ao unicórnio e deixará ele vivo por mais tempo (eficiente caso a equipe inimiga possua o Djjin Oshannus). Exemplo de contrataque com o time verde: https://splinterlands.com?p=battle&id=sl_cff15f0c6f8531cd40aa342ee383eb09&ref=greengineer
Também é possível contra-atacar este time utilizando o Splinter Trevas, com o Summoner Owster Rotwell, que concede a habilidade de refletir dano mágico para todos os seus monstros. Basta colocar uns sacos de pancada com bastante vida na frente e alguns rangers para agilizar o fim do time inimigo.
Um time azul com o Summonner Bortus, que reduz um de dano mágico da equipe inimiga também consegue contra-atacar este time, como nesta batalha: https://splinterlands.com?p=battle&id=sl_d64d73aacb6bb907b0ce3617b3a53ca5&ref=greengineer . O mesmo é possível com um time branco com o Crystal Werewolf, que possui uma habilidade que reduz 1 de dano mágico de todos os monstros inimigos: https://splinterlands.com?p=battle&id=sl_c341ce7e4ec6cbc1b699bc9bc73f3508&ref=greengineer
É importante saber esses mais variados contra-ataques pois nem sempre um dado Splinter está disponível.
Por tanto, se viu que o histórico do outro jogador está cheio de Splinter de Água é bom tentar umas das estratégias apresentadas acima (aquele time Branco é um coringa que serve para contra-atacar diversas situações, perdendo eficiência com times com excesso de dano de ataque).
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Outra estratégia muito utilizada pelo pessoal é utilizando o Splinter da Natureza, com o Sumonner Mylor Crowling:
Para contra-atacar esta estratégia é importante colocar algum tanque com regeneração ou redução de dano físico e o restante dos monstros com ataque à distância. Vale buscar colocar um monstro com a habilidade Afliction no caso do uso de um monstro com regeneração de vida por parte da equipe inimiga. Há uma opção barata no Splinter Dragão, a Serpentine Mystic. O Splinter das Trevas possui diversas cartas com esta habilidade, incluindo a summoner Mimosa Nightshade. Também há opções no Splinter da Água. Segue um exemplo de um contra-ataque bem sucedido: https://splinterlands.com?p=battle&id=sl_a5920f67090807dec6e47cd1d28af36b&ref=greengineer
Por tanto, se viu que o histórico do outro jogador está cheio de Splinter da Natureza, coloque um tanque na frente, foque em ataque à distância e busque possuir a habilidade Afliction com um de seus monstros ou summoner.
Quests Diárias/Final de Liga
Todo dia haverá uma quest diária que garantirá o direito de abrir baús (conforme mostrado anteriormente a quantidade de baús diários aumenta com seu rank na liga). Ela pode ser ganhar 05 partidas usando determinado splinter, 03 partidas sem utilizar cartas neutras ou 05 partidas com pelo menos um monstro utilizando alguma habilidade, como sneak e snipe por exemplo.
E a cada 15 dias ocorre uma season e no fim da mesma você ganha o direito de abrir pelo menos 05 baús (este número aumenta com o avanço de seu rank conforme mostrado na tabela acima).
Nestes baús você pode receber cartas da edição Reward, recompensas em DEC (CREDITS se estiver na liga bronze) e poções Alchemy e Legendary (que podem ser utilizadas nos packs que você compra).
PS: Se quiser colaborar com o autor do tópico você pode fazer seu cadastro utilizando o link a seguir: https://splinterlands.com?ref=greengineer e caso contrário é só utilizar este outro link: https://splinterlands.com .
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