Puta forma bacana de pensar nisso!
Sem contar que é um remake muito bem feito. Nada daquelas coisas porcas da Square Enix.
Fiquei com uma dúvida aqui: As proteções contra pirataria pesam o jogo, certo? Então o cara que joga o pirata, em teoria "ganha" esse desempenho extra?
Isso é uma pergunta muito complexa (mesmo), depende muito da proteção e/ou tipo de jogo.
Vou responder de cabeça com alguns exemplos.
I) A tão criticada DENUVO (anti-tamper com DRM pesado) obriga você estar conectado pra verificar se tua cópia é legitima. Se tira ela, remove esse limitação. Se fica mais leve, sim, fica.. mas nada significativo, são pequenas leituras alocadas na memória e envios de pacotes que são barrados. Perto do peso do jogo, sim, mas algo em torno de 0.0001%.
II) Nos jogos antigos de PSX, literalmente o próprio hardware do jogo fazia a verificação de pirataria, mas era um chip muito específico que lidava com informações binárias.Os modchips alteravam isso. Não fazia diferença nenhuma, já que era só um layer (de hardware) a mais e só havia uma única execução da verificação binária.
III) Tem proteções em tempo real, tipo a Warden da Blizzard (D2/D3). Ela, o tempo todo, está verificando tua memória, vendo se tem coisa alocada a mais, lendo, enviando, comparando, etc. Esse tipo de verificação pesa até que bastante.
IV) Jogos genéricos de singleplayer (famoso "crack"): normalmente não faz diferença nenhuma, visto que só modifica o executável pra aceitar uma leitura com Checksum (MD5 ou o que seja) diferente do original. Resumindo: você "fala" engana o jogo fingindo que é original, aí ele roda de boa.
V) Scripts antigos de CS1.6 que rodavam em tempo real, eram MUITO pesados. Verificavam em tempo real quase todas injeções de pacotes.
Resumindo: Pode ganhar sim, mas hoje em dia, é coisa mínima, quase que desprezível. Claro, se conseguir remover os pesados, como por exemplo os que verificam alocação em tempo real, sim, teria ganho de desempenho.. mas aí o jogo não rodaria. Vai de cada caso!