Então o problema é o tratamento de jogos como serviço...
A partir do momento que um jogo deixa de ser visto como jogo, essa sua posição faz todo sentido.
Para mim o mais prudente deveria ser, tudo ser possivel conseguir no grind sem pagar nada.
Conteudo novo, lança DLC e permitir voce conseguir pegar tudo com grind.
Problema é que já sabemos que a indústria estava sofrendo com os custos de produção elevado dos AAAs, essa equação tinha de ser resolvida de alguma forma.
A sua solução é o melhor para nós, mas não funciona por conta dos custos.
Não vejo problema algum com o modelo do C.S. e Dota: vc deixa parte de conteúdo inútil para quem quer pagar, deixa parte ingame e, assim, sustenta os custos de produção e manutenção dos jogos.
Sinceramente acho um exagero da comunidade reclamar até de conteúdo absolutamente inútil, como chapéus e skins para armas, a não ser, é claro, no caso que tinha falado: quando não há possibilidade de desbloquear parte do conteúdo ingame.