Sua TV alcança 4:4:4 Chroma Sampling? Teste e compartilhe

trop

Hungry Member
Registrado
Achei necessário e muito importante criar este tópico pois pouca gente que compra tvs e usa como monitor sabe sobre 4:4:4 chroma sampling, é muito difícil ver alguém tocar no assunto aqui no brasil.

Estou criando este tópico pra uma questão muito importante na hora de usar um tv como monitor de computador, Sua tv consegue exibir via hdmi 4:4:4 chroma sampling?
Por favor façam o teste e compartilhem, se possível com fotos, diga se a tv alcança ou não 4:4:4 em que tipo de cabo esta ligada e sob quais circunstanciadas ( por exemplo: somente com edid fix, ou somente com cabo hdmi x dvi, somente em modo pc, somente em modo game, etc )

Para fazer o teste é bem simples veja essa imagem. É um pequeno pedaço do teste Belle-Nuit ( se preferir tem o a imagem test completo aqui ) é muito importante não dar nem um tipo de zoom na imagem e observa-la em tamanho original ou seja 100%.

Com a ajuda de uma lente de aumento ou de preferência uma câmera fotográfica em modo macro ( seria muito bom para o topico se vc mostrasse seus resultados.),veja se as colunas vermelhas ocupam na tela o espaço de exatamente um pixel como nessa foto de exemplo. Se estiver como nessa foto, então sim sua tv está exibindo 4:4:4. Pessoas que tem uma visão boa conseguem ver sem a ajuda de lente de aumento ou câmera somente se aproximando bem da tela.

Outra maneira + simples e menos certa de se saber se a sua tela tv/monitor está exibindo 4:4:4 e olhando esse grafico simples, olhe de perto e preste bastante atenção nas legendas das colunas vermelho ( red ) e mangenta. Se as legendas estiverem nítidas e claras, PERFEITO , sua tv está exibindo 4:4:4 chroma sampling. Parabéns você está vendo a resolução máxima das cores.

Compartilhe seus resultados conosco. todos nos do forum queremos saber se tv x ou Y é capaz ou não de fazer 4:4:4 antes de uma possível compra, ajude a todos.


(O meu texto explicativo foi retirado deste faq no avs forum do modelo ld450 americano, equivalente ao nosso ld460 )
Q11) How do I check my display for 4:4:4 chroma sampling?

The "scientific" way is to use a small segment from the Belle-Nuit test chart, which can be found here: link. (If you want the full Belle-Nuit test chart, you can find it here: link). Make sure the image is at 100% zoom, and with the help of a magnifying glass (or the macro zoom of a camera, or if you have really good eyes) make sure the columns of red pixels look exactly like it does in this pic: link. If it does, then you have proper 4:4:4 sampling.

The "quick and dirty" way is to use this simple color chart: link. Pay close attention to the Red and Magenta columns. With a 4:4:4 capable display, the "Red" and "Magenta" text should be perfectly crisp and clear.



Pra dar partida no tópico, vou postar alguns testes feitos nos modelos americanos, de algumas tvs com um pouco de sorte o resultado vale tb para os modelos nacionais, espero que confirmem.

modelo EX500 americano Falhou no teste de 4:4:4
ligada por hdmi, entrada hdmi renomeada pra pc e modo game ativo com todo o processamento de imagem desligado.
curiosidade: dizem que os modelos ex... da sony brasileiros e europeus passam em 4:4:4 somente em modo game ( ainda não temos confirmação por foto ou dono da tv que realmente testou e confirmou )
sony_32EX500_444.jpg


Modelo 42" ld520 americano Falhou
lg_42ld520_01.gif


modelo 32" ld450 americano Passou
Reparem que as coluna vermelhas ocupa apenas uma coluna de pixels cada. ( curiosidade, esse modelo fora do brasil não utiliza apenas ips, + tb alguns painéis VA é uma loteria no brasil isso ainda NÃO foi confirmado no modelo ld460 oque se diz é que na maioria dos casos se no modelo da tv , a quarta letra depois do ponto for um W seu painel é ips, exemplo 32ld460-SA.xxxWxxx disem q se em vez do W foi um I o painel é ips-alpha. Outras letras painel va ). Outra curiosidade é o formato dos pixes em " asa delta " esse é o formato dos pixels do painel ips, cada painel tem um formato diferente.
444-test_LG_32LD450.png


modelo 32" LD460 brasileira Passou
todos os modos de imagem, não é necessário e nem recomendável ativar o modo pc
ligada por hdmi x hdmi ( edid fix obrigatorio. )
se ligada por hdmi x dvi atinge 4:4:4 sem edid fix

ps: testei na minha, a olho nú e com lente de aumento. confirmo o resultado. Confirmo tb que é realmente painel ips no modelo, a 4ª letra após o ponto é um W e os pixels tem o formato "asa delta"
( espaço reservado para foto. infelizmente roubaram minha câmera, se algum dono do modelo desejar postar uma foto confirmando fico muito grato )


Modelo 32" C530 americano Passou
apenas em modo PC ( entrada hdmi renomeada para pc ou pc-dvi ) ponto negativo, isso almenta bastante o inputlag.
ps: No modelo brasileiro temos alguns relatos + não temos confirmação feita pelo test da foto gostaria que algum dono deste modelo em especial se manifestasse.

Aqui, mais alguns testes de modelos americanos feitos pelo user Colmino do AVSforum no topico input lag wars . Link


O resto é com vocês, testem seus monitore e tvs e postem os resultados. isso será de grande valia para comunidade.

ps: a grande maioria dos monitores e tvs conseguem exibir 4:4:4 chroma samling quando ligados por d-sub ( "cabo vga analógico de monitor" )

edit: tutorial sobre como criar edidfix para sua tv e placa de video da nvidea, possivel q funcione pra ati tb.
encontrado pelo user:Mr-Twenk
http://currysauce.org/2010/03/20/how-to-disable-sound-output-over-hdmi-for-nvidia-graphics-cards/


edit: algum material mais técnico sobre sinais de video, incluindo 4:4:4
http://www.fazendovideo.com.br/vtsin.asp
http://www.videohelp.com/glossary?0
http://en.wikipedia.org/wiki/Chroma_subsampling


A primeira pagina será atualizada conforme forem postados os resultados de vocês, com credito.

Espero que gostem do tópico. Se gostou, por favor qualifique.
 
Última edição:
Tentei, mas não consegui visualizar ou sequer tirar uma foto decente mesmo com macro, minha câmera é compacta, mas é pequeno demais para conseguir verificar, mas achei bem interessante, vou procurar outro teste pra ver se consigo.
 
tenta o test simples ali em cima ^^ qual o seu modelo de tv ? tb da pra ver a olho nu... é so chegar bem perto q da pra ver cada pixel. ae é so ver se cada coluna ta ocupando apenas 1 coluna de pixels. Se sim, intão ta fazendo 4:4:4 ( resolução maxima de cores. )
 
o teste tem que ser em 1080p?
 
A TV da assinatura exibe certinho, cada pixel em sua posição, mas com a câmera não dá pra pegar não. Dá pra perceber que no 1º padrão tem um pixel de intervalo, no 2º dois e no 3º três. Monitor idem.

Edit: Li um pouco mais sobre o assunto e percebi que só o monitor passa no teste de subamostragem cromática 4:4:4, a TV não.
 
Última edição:
Cara, uso uma LG 32 LE 7500 e aqui o que eu percebo é que as linhas estão exatas, sem "vazamento" nenhum dos pixels, então acho que ta fazendo.
 
Trop, parece que a 37LD460 não é compatível com o EDID Fix, porque eu o fiz de maneira absolutamente correta, renomeando os .txt por infs, o gerenciador de dispostivos reconheceu os monitores como LG 450 series, porém continuou a sair som pelo HDMI! Estranho, mas muito estranho mesmo, já que o fix é justamente para desativar o som do HDMI deixando o HDMI só como um DVI. Eu juro, fiz tudo corretamente, cheguei até no desespero a editar o .inf trocando algumas polaridades, testando outras combinações de polaridade possíveis, mas em vão, já que nada muda. Mas o fato é que ou a 37LD460 é muito, mas muito ruim, ou pelo fato do som ainda estar saindo mesmo estando como somente DVI o fix não funfou e o som está dando interferência na imagem (maldito HDMI).

Mas o fato é que eu estou vendo um serrilhado obsceno na 37LD460 e uma falta de qualidade absurda e decepcionante para o tão aclamado painel IPS. Sinceramente, o input lag é altíssimo, incomoda muito, mas muito mesmo. Coisa mais horrorosa é ver no PES 2011 as coisas tudo borradas ao mínimo movimento mais rápido/brusco ou a bola ser chutada para mais longe. Fora que os pixels são gigantes, se vê linhas e se sente uma falta de qualidade ou de resolução que presumo eu não seja comum a todas as tvs.

Muito me admira o pessoal ter gostado tando da 32LD460, já que a 37LD460 acho horrorosa, inclusive já pedi devolução desde o primeiro dia que chegou. Tentei de tudo e acho que ela não atinge a resolução máxima de cores 4:4:4 subsampling e também o painel dela é de segunda, ficando a típica sensação que "falta resolução" e o enorme serrilhado nos jogos, principalmente no PES 2011. Vejo esse lobby imenso no entorno do painel IPS, mas achei o nível de preto horrível mesmo com indindáveis madrugadas fazendo settings e o nível de preto setado como baixo (quanto mais baixo melhor) - um preto cinza/acinzentado parecendo que o vazamento de backlight era total - além do input lag também horrível, que incomoda bastante e com o tempo (muito uso) chega até dar náuseas e dor de cabeça. Outros pontos que não me agradaram em nada foram brilho e contraste, que achei fracos, insuficientes, tendo que utilizá-los em níveis muito altos para as imagens não ficarem absolutamente escuras. Outro ponto tão alardeado, o ângulo de visão do IPS não é nada demais, apenas um pouco melhor do que meu TN aqui, mas nada alarmante, chega a ser decepcionante, principalmente se a imagen for observada de um ângulo vertical. A melhoria do ângulo de visão é apenas horizontal e nem é tanta, nada que um bom S-PVA com um bom processador de imagem e uma ótima iluminação não deva fazer ou superar em muito.

Vi posts de um usuário proprietário da 42LD650 no HTforum relatando justamente isso que posto aqui, reclamando de serrilhados na 42LD650 e da sua qualidade de imagem no PC e com fontes 1080p, e mais a frente nesse mesmo tópico o mesmo usuário falando que a Bravia de 40 do pai dele não tem esse serrilhado e é muito superior em definição/qualidade de imagem, que a diferença é muito grande! (LINK AQUI) Parece que alguns modelos específicos da LG, principalmente os mais antigos IPS fullHD e os mais elaborados são melhores para monitor, como a SL80Y0D e as primeiras 32FR20FR e 32FR30FR e as leds mais caras. Mas será que não está faltando um processador de imagens melhor para essas últimas tvs da LG? Ou tá faltando mais capricho da função monitor? Sincera e francamente: Tô muito inclinado a ir de Sony e S-PVA na próxima escolha.

Eu mesmo fui um defensor do IPS/S-IPS porque tinha um Philips VA horroroso e convivi com uma 32LF20FR e achei espetacular, principalmente o seu contraste dinâmico que está porco nas LDs460, que tirando o novamente alto input lag tem uma qualidade de imagem invejável como monitor, o que, segundo os fórums, não é o caso das LDs460, LDs650. Me refiro a qualidade como monitor de PC, porque como TV vai depender muito da fonte na qual a TV será ligada e assim acredito que uma TV mediana já cumpra bem o seu papel, o que definitivamente não é o caso do monitor de PC. Monitor de PC tem que ter a melhor definição possível e quando chega ao ponto de vc tentar "N" soluções e nada fazer a leitura das fontes ficar aceitável é de se ficar puto da vida e totalmente instatisfeito com o monitor, o que parece tem sido o caso dessas últimas LCDs da LG.

Já tô escaldado: Quando vejo uma tv que tem q ficar configurando coisa demais a imagem já sei que é ruim.:boring:
 
Última edição:
ela é mesmo painel ips ? pq me lembro de ter lido em algum lugar q a lg tava usando outros paineis ... no avs forum acho. acho q ips so 32" e 42" talvez as maiores + n tenho mesmo certeza

sobre o input lag, o que vc descreveu foram ghosts isso se deve ao tempo de resposta.( é problema de todas as lcds umas + outras menos + é problema de todas )

nivel de preto paineis va realmente são melhores nesse quesito ... se eu fosse pegar uma tv pra filmes/jogos/tv/ usos normais de uma tv pegaria com certeza uma plasma, se n pudesse pegar uma plasma acho q pegaria uma sonyserie 7 VA ou samy serie6 tb VA

+ como é pra monitor de pc ... a q me servio melhor com menor inputlag e fazendo 4:4:4 foi realmente a ld460 de 32" os outros tamanhos n da pra ter certeza pq so testei na de 32 com painel ips.

a lg tem uma certa loteria quanto aos paineis no exterior, n sei se se repete por aqui, + pelo que li as ld450 com painel va tem uma imagem boa pra filmes + n faz 4:4:4 no pc...


recomendo tentar ligar a tv pelo cabo d-sub( vgA ) analogico... por esse cabo ela faz 4:4:4 ( a maioria das tvs faz ) tb recomendo testar com cabo hdmi x dvi ja q o edid fix n servio ai .

aqui de vez en quando ela sai do 4:4:4, oq eu fasso é abrir o catalyste > desktop and displays >botão direito no monitor 1 > configure > ai marco ou desmarco reduced dvi frequence ... ae a tela pisca e quando volta ta normal 4:4:4
outra coisa ... a tv ta como seu unico monitor ? pq ja vi gente no avs falkando q com 2 monitores o edid n funcionou
 
Última edição:
ela é mesmo painel ips ? pq me lembro de ter lido em algum lugar q a lg tava usando outros paineis ... no avs forum acho. acho q ips so 32" e 42" talvez as maiores + n tenho mesmo certeza

Trop, graças a você eu aprendi a identificar. Ela tem o W no ante-antepenúltimo caractere do seu nome, portanto é IPS.
 
Ao amigo Dimitri, salvo imenso engano da minha parte, todos os problemas relatados por você não tem absolutamente NADA a ver com o tipo do painel.

O painel serve, única e exclusivamente, para definir a qualidade do ÂNGULO DE VISÃO, ou seja, a tela vista de frente, verticalmente ou horizontalmente deve exibir a mesma qualidade de imagem, diferente dos painéis TN cuja imagem fica escura tipo aqueles efeitos de solarizar do Photoshop.

Nível de preto, lag, sombras, tudo isso é oriundo de características como refresh rate, contraste, brilho, tempo de resposta e NADA A VER com o TIPO do painel.

Eu postei um comparativo entre a minha TV e o meu antigo monitor que está com o meu mais velho e posto aqui para efeito de comparação.

p1030945f.jpg


p1030948x.jpg


p1030949a.jpg


p1030950.jpg


Note a diferença da qualidade de imagem ABSURDA quando vistos de cima.

Um vídeo para exemplificar:

 
[Hazard];1064490003 disse:
Ao amigo Dimitri, salvo imenso engano da minha parte, todos os problemas relatados por você não tem absolutamente NADA a ver com o tipo do painel.

O painel serve, única e exclusivamente, para definir a qualidade do ÂNGULO DE VISÃO, ou seja, a tela vista de frente, verticalmente ou horizontalmente deve exibir a mesma qualidade de imagem, diferente dos painéis TN cuja imagem fica escura tipo aqueles efeitos de solarizar do Photoshop.

Nível de preto, lag, sombras, tudo isso é oriundo de características como refresh rate, contraste, brilho, tempo de resposta e NADA A VER com o TIPO do painel.

hã?

Acho que deva mesmo ter havido algum tipo de engano do amigo. Primeiro porque um painel não define única e exclusivamente o ângulo de visão apenas, mas sim inclusivamente com outros aspectos, como qualidade de imagem, o tempo de resposta(junto com o processador de imagens que faz par com o painel, seus filtros e as interfaces de comunicação), o input lag (sim, o painel também define o input lag assim como outros componentes) assim como várias outras características do displays que omito agora, como contraste, brilho que dependem mais da iluminação e principalmente cores!

Fora isso, o tipo de concepção, de tecnologia empregrada na concepção dos diferentes painéis é determinante para isso tudo, para todas as características que falei acima, todas essas características dependem também da tecnologia empregada no painel. O modo como os pixels são distribuidos, se "encaixam" e operam (modo operacional e seu formato) seriam como as diferentes personalidades dos indivíduos/seres vivos, ou a peculiaridade dos seus DNA's, que mantém infindáveis cadeias nucleotídicas idênticas mas se distinguem nos detalhes, por pequenos percentuais distintos dessas cadeias, desses genótipos, e por isso são fenotipicamente distintos, como os homens e os ratos por exemplo. Sendo assim, o painel difere e é parte bastante significativa basicamente de quase todas as características das tvs. Essas ideologias/concepções tecnológicas estão para os painéis assim como as micro-arquiteturas e os designs estão para os chips(gpus/processadores).

Portanto o painel não é tudo mas é decisivo. Queria que a TV tivesse todo o ghosting do mundo mas pelo menos tivesse qualidade de imagem, mas não é o caso. O processador influi? Sim, bastante. Mas como não inferir que um painel não é mais de 70% de um display?

A iluminação também conta muito, mas e quando ele não tem definição e ou qualidade? Você acha que a iluminação é tão decisiva assim a ponto de impossibilitar o julgamento da qualidade fotográfica de um display?

-Como não ficar chateado/frustrado com uma TV que se compra que não é nada barata, é aclamada nos veículos de comunicação - principalmente na internet(fórums) - e na prática não é nada do que se espera, do contrário é muito pior?

Eu não posto isso aqui para denegrir as imagens dos produtos LG's - produtos de muita qualidade por sinal - muito menos para me tornar lobista de marca ou tecnologia (S-PVA,Samsung, Sony; S-IPS, LG), mas sim para passar impressões mais realísticas para outros usuários interessados naquele modelo específico de aparelho ou série, para demonstrar que essa tv em específico não serve para este fim (monitor, saída para fontes 1080p) para quem é mais exigente e não quer ver imagens indefinidas, sem nitidez, altamente serrilhadas e com alto input lag e ghosting. Isso não é uma crítica de um frustrado/amargurado de barriga cheia, é a realidade de infindáveis testes e da percepção de um olho mais criterioso, crítico e mais apurado.

A TV como monitor no HDMI é sofrível, se não fizerdes nenhum adjuste a imagem parece que está em uma resolução infinitamente menor que a nativa mesmo estando na resolução correta. As cores então parece que jogamos um frasco de alvejante na tela. Isso demonstra no mínimo uma falta de cuidado, de capricho do fabricante em fazer ajustes de fábrica melhores, menos porcos, já que nenhum pré-ajuste deixa a imagem aceitável. Ou quem sabe mesmo, demonstra o quão é difícil achar um ajuste satisfatório, já que a própria fabricante não quis perder muito tempo para fazê-lo. Como TV é ótima, mas repito, como monitor é porca.
 
Última edição:
Nossa, tô boiando aqui.

Primeiro, o que é esse 4:4:4? Pesquisei no google e não entendi nada.
Segundo, tenho uma 42LD650 e poderia ajudar no teste. Qual o "metodo" a ser usado? Abrir a imagem pelo pendrive, usar HDMI (uso adaptador DVI>HDMI), RGB?
 
da uma lida nos links q posteino topico... no final... q la explica oq é

é importante no pc pq é dessa forma q o pc transmite a imagem, se a tv n consegue 4:4:4 por hdmi que dizer q a imagem fica + feia do q deveria no PC ... emissoras de tv tranmitem em 4:2:2 ou 4:4:2 então o 4:4:4 é problema apenas se vai usar como monitor


edit:dimitrimatos esse problema das cores opacas e sem vida parecendo q n ta certo ... é exatamente como fica sem 4:4:4
 
Última edição:
Trop, no RGB as fontes ficam melhores, mas apenas aceitável, nada que venha encher os olhos e ainda inferior ao meu TN(acredito por ser de 37 não dê mesmo para usar como monitor) e o miserável do input lag continua lá, altíssimo, além de perder em cores em relação ao HDMI/modo PC. Engraçado que tiro do modo PC e a definição vai pra casa do *******, fica péssimo mesmo, não tem como utilizar de forma alguma, em situação nenhuma. No RGB no Desktop fica legal, renomear para PC não faz diferença alguma, mas perde-se cores em relação ao HDMI/modo PC.
 
Última edição:
A TV como monitor no HDMI é sofrível, se não fizerdes nenhum adjuste a imagem parece que está em

uma resolução infinitamente menor que a nativa mesmo estando na resolução correta. As cores então parece que jogamos um frasco de

alvejante na tela

Esse problema de a TV não exibir a imagem com nitidez suficiente, parecendo que está fora da resolução nativa, pode ser que esteja configurado com Underscan no painel de controle da placa de vídeo. Se tem VGA ATI, verifique se no CCC >> oções de escala, está configurado como 0% (Overscan). Depois vai na TV, em formato da tela e configure em "Just Scan". Não deixe de configurar a resolução nativa também (1080p) e confirma a resolução que a TV está operando (aqui eu aperto Enter no controle). Acredito que com placa Nvidia tenha configuração similar.

Faz isso tudo e dá um feedback aqui no fórum.

Seguem algumas fotos de como eu uso aqui em casa, com a TV fixada na parede e o monitor embaixo, em cima da mesa:

img0201ee.jpg


A diferença entre um painel TN e um IPS é bastante perceptível quando se está fora do ângulo de visão ideal. Meu monitor tem ângulo de visão H:176°, V: 170°

img0203du.jpg


Para ângulos de visão normais, o monitor tem a imagem ótima.

img0202k.jpg


Desculpem as fotos de péssima qualidade tiradas com o telefone.
 
Esse problema de a TV não exibir a imagem com nitidez suficiente, parecendo que está fora da resolução nativa, pode ser que esteja configurado com Underscan no painel de controle da placa de vídeo. Se tem VGA ATI, verifique se no CCC >> oções de escala, está configurado como 0% (Overscan). Depois vai na TV, em formato da tela e configure em "Just Scan". Não deixe de configurar a resolução nativa também (1080p) e confirma a resolução que a TV está operando (aqui eu aperto Enter no controle). Acredito que com placa Nvidia tenha configuração similar.
Faz isso tudo e dá um feedback aqui no fórum.

Agradeço imensamente ao amigo pela atenção e generosidade, porém não é isso. Estou careca de por a imagem de tudo quando é modo/jeito/configuração, justscan, 16:9, enable gpu scan, e infelizmente a única conclusão a que cheguei é que pelo menos essas tvs baratas a partir de 37 não servem como monitor, apenas como tv.
 
Última edição:
aki so fica bom depois de ir no catalyst e configurar o overscan para 0%

32 B550
 
+ ela faz 4:4:4 por hdmi ? testou ? em quais modos ?
 
o santo graal seria termos uma lista com os modelos q atingem 4:4:4 e inclusive input lag

iria ajudar imensamente nas compras

tai uma ideia pra alguem fazer de site... com informacoes mais tecnicas q muitas vezes sao ignoradas
 
manolo, estou em hdmi e 4:4:4 mas não sei ver se está correto ou se é só o catalyst mentindo. Não tenho câmera pra fotografar.
 
no catalyst tem:
YCbCr 4:4:4 Pixel Format
YCbCr 4:2:2 Pixel Format
RGB 4:4:4 Pixel Format Studio (Limited RGB)
RGB 4:4:4 Pixel PC Standard (Full RGB)

Não faço a mínima ideia do que significa isso e do qual deixar...
os pixels vermelhos ficaram 'acesos' nas barrinhas e 'apagados' nos intervalos, acho que era isso pra ver né...


Uploaded with ImageShack.us
 
Última edição:
o catalist dizendo q ta 4:4:4, apenas esta informando q o sinal de video é transmitido em 4:4:4 e não q a tv consegue exibir...

como ta escrito la no topico inicial vc n precisa da camera pode olhar a olho nu, so chegar perto da tela ou com uma lente de aumento.

cada coluna vermelha deve ter a largura de apenas 1 pixel. Não é dificil de ver a olho nu, se vc não tiver problemas de vista.
 
a foto fiz com a webcam, ficou a coluninha do 4:4:4? qual a melhor opção do catalyst pra deixar, dentre as acima citadas?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo