Sugestão de placa mãe B550M

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Uefesse

Member
Registrado
Tenho um processador Ryzen 5 5600 sem uso e queria fazer um upgrade no computador da minha filha de 5 anos. O atual até roda uns jogos de emuladores antigos, mas sofre com jogos e emuladores mais recentes. O atual é i5 3750k + HD7770.

Eu não sei avaliar VRM, MAS mas preciso de uma que segure o Ryzen 5 5600 sem ficar superaquecendo. Tem que ser uma M por causa do tamanho do gabinete e escolhi o chipset B550 por causa do PCIe 4.0.

Não estou afim de investir no modelo mais caro, mas também não quero uma que não segure o processador direto.
 
Ryzen 5600 é muito tranquilo no que tange exigência de VRM e solução térmica (cooler box segura ele de boa).

Placas de entrada tem obrigação de segurar ele. Se não segurar um 5600, não segura nada.

Bom acredito que vc já está “definido” no processador e na mobo (chipset) certo ?

No momento CxB é a MSI B550M VDH... Embora outras mais baratas como a Gigabyte B550M-K (já a vi por 599) darão conta TRANQUILO do 5600.

Porém se pensa que no futuro vai fazer o upgrade e partir por exemplo pra um 5800X3D ou 5900X ai fica com a MSI B550M VDH. Outras opções (mais caras) mas consagradas são a Aorus Elite EX e a B550M TUF, B550M Mortar (são um pouco mais robustas nas fases do VRM, possuem funcionalidade de quick flash, algumas tem dual BIOS). Porém todas são mais caras e acho "overkill" pra um 5600. Reforço que só valem a pena se vc de fato futuramente for sair do 5600 e partir pra 5800X pra cima (e mesmo assim a MSI B550M VDH daria conta de um 5800X3D por exemplo).

Pode conseguir maiores indicações aqui.

 
Uso um R7 5700x numa A520 com dissipador nos vrm, vrm nao passa de 72c, o que eu considero bom!
 
Uso um R7 5700x numa A520 com dissipador nos vrm, vrm nao passa de 72c, o que eu considero bom!
Está bom.

O 5700x também é bem tranquilo na exigência de VRM. Na família 5000, a coisa começa a apertar mesmo do 5800X pra frente.
 
Ryzen 5600 é muito tranquilo no que tange exigência de VRM e solução térmica (cooler box segura ele de boa).

Placas de entrada tem obrigação de segurar ele. Se não segurar um 5600, não segura nada.

Bom acredito que vc já está “definido” no processador e na mobo (chipset) certo ?

No momento CxB é a MSI B550M VDH... Embora outras mais baratas como a Gigabyte B550M-K (já a vi por 599) darão conta TRANQUILO do 5600.

Porém se pensa que no futuro vai fazer o upgrade e partir por exemplo pra um 5800X3D ou 5900X ai fica com a MSI B550M VDH. Outras opções (mais caras) mas consagradas são a Aorus Elite EX e a B550M TUF, B550M Mortar (são um pouco mais robustas nas fases do VRM, possuem funcionalidade de quick flash, algumas tem dual BIOS). Porém todas são mais caras e acho "overkill" pra um 5600. Reforço que só valem a pena se vc de fato futuramente for sair do 5600 e partir pra 5800X pra cima (e mesmo assim a MSI B550M VDH daria conta de um 5800X3D por exemplo).

Pode conseguir maiores indicações aqui.

Obrigado pela resposta!

Em relação a upgrades futuros, não pretendo fazer em cima do AM4. Como pode ver, o atual é um i5 geração 3. Provavelmente quando eu for mudar, já vão estar muitas gerações à frente e vou trocar tudo.

Notei que não sugeriu algumas placas Duex, Biostar etc., mas já vi a da Asrock B550M HDV por um bom preço. Essa da Asrock também não vale a pena?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Uso um R7 5700x numa A520 com dissipador nos vrm, vrm nao passa de 72c, o que eu considero bom!
Qual o modelo da sua? De qualquer forma quero uma B550 mesmo.
 
Usava um R5 5600X na Asus TUF B450 e agora mudei para R7 5800X3D, VRM não passa de 80°
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo