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Por isso to pedindo um desconto KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

___________________________________________________________________________________________


Cara, isso não faz sentido nenhum kkkkkkkkkkkkkk. Eu entendo o que você quer dizer mas, a quantidade de "pixels" para acertar a cabeça continua sendo a mesma. Tem uns malucos aí que gostam de fazer essa doideira mas eles alteram o m_yaw do jogo para 0.0165 para conseguir um valor aproximado de "sensibilidade" vertical e horizontal em tela stretched de 4:3. Mas enfim, isso não vai "aumentar" a cabeça dos alvos pois o hitbox não vai mudar.

Mas enfim, gosto é gosto. Eu sei como é difícil largar velhos costumes.

Quanto ao DPI... O negócio é o seguinte, vou tentar traduzir um pouco de um tópico que tem no mouse-sensitivity sobre isso bem como informações que já li por aí e testes pessoais. A sensibilidade dos jogos é basicamente um multiplicador para a quantidade de "contagens" do jogo certo? Então é claro que quanto menor a sensibilidade do jogo maior a precisão por pixel já que você tem um "headroom" maior para evitar que se pule pixels. "Pular pixels" não é exatamente o termo correto pois cada jogo tem um FOV diferente, engine diferente, resolução diferente, e por aí vai, mas pra facilitar a explicação pode fazer essa comparação.

Basicamente, jogar com um DPI baixo demais é a mesma coisa que ir no painel de controle e aumentar a sensibilidade do mouse. O jogo vai "pular" pixels para manter o multiplicador fazendo alterações no grau de visão do jogador.

Ter um DPI maior significa ter um headroom maior. Jogadores com sensibilidades muito baixas e resoluções baixas tendem a não sentir tanto esse fenômeno, mas a medida que isso vai aumentando (e 1080p já é uma resolução razoavelmente mais alta do que os velhos 640x480 que o povo jogava com 400DPI a uns bons 10 anos atrás) a discrepância vai se tornando maior.

É mais fácil explicar com imagens, extraí tudo isso do seguinte tópico: http://www.mouse-sensitivity.com/forum/topic/5-how-sensitivity-works/ e os créditos são todos do autor.

Em um jogo em 1920x1080 com FOV 90 você tem uma quantidade de 12 pixels para formar um ângulo de 1 grau dentro do jogo. Então o ideal é que se tenha no MÍNIMO 1 contagem do mouse para 1 pulo de pixel ingame. Mas veja que mesmo quando se vai além desses valores você tem uma transição mais "suave" ao girar a câmera. E consequentemente uma melhor precisão (principalmente em distâncias maiores).

Exemplo de uma situação aonde você tem uma contagem de pixels maior do que deveria. Resultado: um "pulo de pixels". Veja que a contagem do mouse é inferior ao "grid" que forma os pixels relativos à área de 1° na câmera do jogo.

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Aqui temos uma boa situação, uma proporção 1:1.

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Porém se formos além, a transição fica ainda MAIS suave, eu não tenho certeza absoluta dos motivos, mas acredito que seja pelo fato óbvio de que 1° pode ser dividido em porções menores, infinitamente para ser exato.

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É evidente que essa experiência será diferente dependendo do jogo, da resolução e do FOV. Mas o headroom fornecido por um DPI maior permite que se tenha uma suavidade maior na transição pixel/pixel dentro do jogo.

Esse também é o motivo do porque acredito que resoluções maiores usufruindo de DPIs maiores dos mouses podem até ser mais "saudáveis" para uma mira mais precisa (principalmente de longe), pois o alvo tem mais "pixels" úteis para serem atingidos. Posso estar enganado pois não sei exatamente a relação do hitbox dos jogos com o atual modelo do personagem usado ingame. Talvez exista um "handicap" que segure isso aí.

Enfim... Isso não quer dizer que acho bacana você pegar qualquer mesa e atolar o DPI no máximo e achar que está bom. Mouses são limitados e pouquíssimos mouses tem uma performance que preste em valores altíssimos de DPI. Mas a grande maioria dos mouses bons hoje dão conta de 1800dpi~3000dpi tranquilamente sem maiores problemas de smoothing excessivo. Então EU vejo como uma vantagem...

O ideal aí seria achar o "sweet spot" para o seu sensor e para o seu gosto, alguns sensores ainda sofrem com problemas de resolução nativa, alguns jogos não fornecem um ajuste tão preciso para a sensibilidade e portanto não usufruem da mesma sensação de suavidade, etc. Mas diferente do que a grande maioria das pessoas espalham por aí, eu discordo que DPI alta seja realmente "inútil" como muita gente concorda ainda hoje. Faz uns bons anos que migrei para o mínimo de 1800DPI e nunca voltei atrás...

Eu que sou cão velho do 1.6, sofria de um sério problema naquela época, a engine do 1.6 não suportava DPIs muito altas pois a maneira de como a engine tratava o input do mouse era meio bizarra. O jogo centralizava o cursor do mouse no centro do jogo a cada contagem de FPS, e a partir da variação (delta) do ponto central até algum outro ponto, o jogo determinava como você mexeu o mouse. Porém mouses com DPI altíssimas causavam um fenômeno, o cursor encostava na "lateral" da tela do jogo, o que causava um problema sério de aceleração negativa, pois a variação detectada não refletia a variação real, era um tipo de handicap.

Então restava às pessoas com mouses de DPI nativa relativamente grandes para a época, como o Deathadder 3G por exemplo, um esquema aonde diminuía-se a sensibilidade do mouse no painel de controle para "simular" um DPI menor e aí sim ajustar a sensibilidade dentro do CS...

FELIZMENTE, hoje não há esse tipo de problemas, engines mais novas usam métodos diferentes para adquirir esses dados e temos o raw input em muitos jogos. Então realmente não há "motivos" para recorrer a esse tipo de coisa.

Enfim. Faça suas pesquisas e tire suas próprias conclusões ;D.

Sobre a imagem esticada, não altera nada em pixels e sim o Visual do monitor, a cabeça do model fica achatada e assim mais visível.. tanto é que a maioria dos pros jogam com resolução mais baixa que fullhd, ou esticada ou com black bars pra visão periférica não atrapalhar.

Faça o teste, que vc vai sentir a diferença..


Pesquisarei mais sobre o assunto que vc explicou, bem interessante.
 
Na verdade não tem nada a ver com a adaptação ao formato do mouse repito e sim a performance do mesmo; não é um teste como especialista aliás longe disso; é um teste comum/simples igual muitos fazem apenas pra comparar com outros mouses; por exemplo quando eu baixo bastante a sensibilidade ingame e começo a mover o mouse de um lado pro outro eu percebo claramente a "fluidez" conforme eu expliquei no meu comentário e ambos nas mesmas configurações...

Na verdade eu percebi isso não só no Krait; mas também do G302 pro G402; Alcor pro G400S e por aí vai; sobre o Razer Krait 2013 não tenho nada contra a Razer eu só não acho esse produto em específico tão bom quanto um Deathadder 2013 por exemplo; sem contar que dificilmente você acha esse mouse por menos de R$200,00 e na época eu paguei R$155 no submarino e já achei caro; acabei vendendo no ml por 130... o Alcor por exemplo eu paguei R$115 e o rastreio dele se sente bem melhor que o Krait que custa bem mais caro; mas tudo bem se nós estamos satisfeitos com nossos periféricos é isso que importa; vlws fui!

Poxa cara... Você vê como soa bizarro isso que você tá falando? Isso é a mesma coisa que eu falar que o fone OEX aqui da mesa da minha secretária tem uma sensação superior porque eu botei a sensibilidade baixa no jogo e tive uma precisão pixel por pixel fantástica. Esse tipo de experimentação não diz nada sobre a performance do sensor, mas sim se ele responde adequadamente a maneira do que VOCÊ considera que é uma boa qualidade de tracking. Não faz sentido nenhum o DA 2013 e o Krait 2013 terem performance discrepante e eu nunca achei nenhum link que atestasse isso, você tem algum link ou qualquer informação pra atestar isso?

Concordo que é foda achar ele a um bom preço. Mas não existe nenhum outro mouse que eu conheça com 70g, com um sensor do mesmo "nível" desse e muito menos com o tamanho dele. Então nesses quesitos, não há competição.

Comparar Alcor e Krait não faz sentido nenhum. Mouses com shapes totalmente diferentes, pesos diferentes e sensores diferentes. É óbvio que você vai ter uma experiência totalmente diferente entre eles. Assim como eu percebo uma diferença muito grande entre o tracking do meu Abyssus 2014 e do meu G302 quando comparados ao Krait. O Abyssus 2014 pende mais para o lado do feeling do A3090 do Alcor aliás.

Vê como é louco esse negócio de teste subjetivo? Tem um tópico de 64 páginas na OCN discutindo como o Avago 3090 com a SROM de 4000 DPI é inferior à versão anterior de 3500 DPI. Justamente a versão do seu Alcor! E mesmo assim, você considera o tracking desse mouse espetacular. Por que afinal isso acontece? Será que você encontrou o santo graal dos mouses ou é apenas uma questão de adaptabilidade SUA com esse mouse? Fica o mistério.

Resumo da ópera. Testes subjetivos de qualquer natureza NÃO SERVEM para analisar a performance de um sensor sob aspectos técnicos, dá pra se extrair muito pouco desse tipo de testemunho. Tem gente que afirma que sente diferença de input lag na casa dos 4ms, mas também tem gente que afirma que fantasmas existem então sinceramente, isso não agrega nada. Isso pode ser tudo, inclusive placebo e falta de adaptação.

Fora que o sensor é apenas um dos fatores que determinam o feeling de um mouse.

Não existe esse negócio de mouse "pior" ou "melhor". Existe mouse que funciona para X pessoa e mouse que não funciona para X pessoa. No máximo podemos aí gastar um tempo discutindo alguns aspectos mais objetivos como shape e peso. Mas feeling de sensor é uma coisa que simplesmente não dá pra vender como verdade. Eu amo a sensação de jogar com o S3988, tem gente que ama jogar com o A3090, tem gente que ama jogar com o MLT04 e a lista segue. Não tem "melhor e pior", existe um limiar que podemos estabelecer que envolve problemas de aceleração positiva e máximo PCS. A partir desse limiar tudo é viável, salvo algumas exceções relativas ao DPI e sensibilidades maiores.

Exatamente. O que importa é estarmos satisfeitos. E por isso eu tento desmistificar esse tipo de afirmação que você fez aqui.

Periféricos de interface humana NÃO SÃO GPUs ou processadores que podem ser analisados via benchmark. Pois existe um elemento crucial no meio de tudo isso: Seres humanos e as suas diferenças fisiológicas.


Sobre a imagem esticada, não altera nada em pixels e sim o Visual do monitor, a cabeça do model fica achatada e assim mais visível.. tanto é que a maioria dos pros jogam com resolução mais baixa que fullhd, ou esticada ou com black bars pra visão periférica não atrapalhar.

Faça o teste, que vc vai sentir a diferença..


Pesquisarei mais sobre o assunto que vc explicou, bem interessante.

Eu sei do que se trata toda essa "parafernalha pro" passei muito tempo executando testes com diferenças configurações de resolução ao longo do tempo até finalmente chegar a conclusão de que no fundo esse tipo de gambiarra não agrega em absolutamente nada. Muito pelo contrário, minha precisão de longa distância só aumentou depois que eu finalmente aderi à resolução nativa do monitor + essas informações que postei acima. Cara, não cai nessa onda de usar algo que X jogador (que por acaso é "pro") usa, esse mundo dos jogadores de alto nível é cheio de misticismo e tradição.

Jogadores "pro" são humanos também, subjetivos às suas próprias configurações de jogo, manias e costumes. Eu acho muito engraçado quando nego baixa a "config" de X jogador e enfia no setup dele achando sinceramente de que isso vai transformar ele em um jogador melhor. Não vai.

Outros jogadores "pro" acham que mantendo o jogo o mais cru e na baixa resolução possível, significa ter a menor quantidade de input lag possível. E isso é verdade pois qualquer tipo de filtro ou coisa que possa diminuir o desempenho do jogo aumenta o frame time. PORÉM eu te garanto cara, nenhum desses caras são X-Men para perceber a diferença... Mas o sacrifício da imagem é sim uma coisa notória e prejudicial. Muitos deles vão afirmar que sentem diferença entre 4ms por exemplo. Mas isso está muito mais pra placebo do que pra uma realidade. O tempo de reação mesmo dos melhores atletas olímpicos está na casa dos décimos de segundo, não nos milésimos.

Outra ironia é que resoluções fora da resolução nativa em LCDs também causam um aumento de input lag.

Te garanto que a grande maioria dos "pros" está cagando pra toda essa teoria pra começo de conversa. Alguns deles basicamente cresceram acostumados com X configuração e não mudam isso devido a um costume enraizado. Jogadores pros são meio lunáticos a respeito desse tipo de assunto.

Vamos falar sobre visibilidade. Você acha mais fácil ler um texto impresso em baixa resolução ou alta resolução? É óbvio que um texto em alta resolução contém maior "nitidez" de imagem. Então porque você acha que a mesma lógica não se aplica ao jogo? Esse negócio de cabeça achatada e mais visível não faz muito sentido cara... O fator mais importante para se enxergar a cabeça do indivíduo é a resolução usada e tamanho do monitor. Porque uma elipse seria mais "visível" do que um "círculo"? Eu entendo que você quer dizer que ela se "destaca" mais no ambiente. Mas sinceramente, é relevante ao ponto de você ganhar precisão com isso?

Desse jeito você não vai ter um espaço útil "maior" para acertar a cabeça do indivíduo porque a contagem de pixels não vai mudar entre uma resolução "stretched" em relação a uma com bordas por exemplo. Mas em contrapartida fazendo isso você diminui o seu FOV e consequentemente o espaço útil para sua visão periférica. E isso é um problema.

Suba no galpão da assault e tente visualizar um inimigo bem longe. Teste algumas vezes com 640x480 e 1920x1080 por exemplo. Eu te garanto que você vai achar ele MUITO mais facilmente com a segunda opção. E se você aplicar bons filtros anti-aliasing isso vai ser mais fácil ainda. A menos que você tenha sérios problemas de hipermetropia.

Se eu fosse você abandonava essas maluquices e experimentava aí um período de umas 2 semanas em resolução nativa, aumentava o DPI até um ponto aonde o seu mouse mantenha uma relação de pixel/count 1:1 no mínimo e GG.
 
galera, to pra pegar um desses hj msm:

EVGA TORQ X5
ABYSSUS 2014
CM ALCOR
CM XORNET
G302

qual recomendam pra pegada finger e baixo LOD (uso dpi baixo e tiro mto o mouse da mesa)

vai ser meu primeiro mouse gamer, me deem uma ajuda rs
 
galera, to pra pegar um desses hj msm:

EVGA TORQ X5
ABYSSUS 2014
CM ALCOR
CM XORNET
G302

qual recomendam pra pegada finger e baixo LOD (uso dpi baixo e tiro mto o mouse da mesa)

vai ser meu primeiro mouse gamer, me deem uma ajuda rs

Como estão os preços?
 
O logitech g502, é bom pra fingertip grip? Estou saindo de um Deathadder.

Se você gosta do shape do Deathadder acredito que para "finger grip" o G502 talvez seja melhor. Mas sinceramente é um mouse pesado demais pra essa pegada...
 
@daniloberserk

entao, descartei o alcor por n ter soft e o g302 por n ter controle de LOD e um formato mto estranho e o abyssus pq ta caro demais (passa dos 200)

to entre xornet 2 e evga x5, ambos por 130[/QUOTE]
 
@daniloberserk

entao, descartei o alcor por n ter soft e o g302 por n ter controle de LOD e um formato mto estranho e o abyssus pq ta caro demais (passa dos 200)

to entre xornet 2 e evga x5, ambos por 130
[/QUOTE]

Vai de X5 sem pensar duas vezes... Você tinha um mouse ambidestro e pode ser que não se adapte ao Xornet. Além disso o X5 tem um sensor MUITO superior tecnicamente enquanto que o Xornet sequer tem o valor de DPI declarado "real" devido ao uso de uma lente que diminui o DPI em 15%. Além disso a EVGA tem uma boa reputação com o RMA.

Também acredito que o ajuste de LOD do X5 é superior.

Se ainda quiser um Xornet II te vendo por R$ 100,00.. Não me adequei ao Shape, está novíssimo.
 
Eu sei do que se trata toda essa "parafernalha pro" passei muito tempo executando testes com diferenças configurações de resolução ao longo do tempo até finalmente chegar a conclusão de que no fundo esse tipo de gambiarra não agrega em absolutamente nada. Muito pelo contrário, minha precisão de longa distância só aumentou depois que eu finalmente aderi à resolução nativa do monitor + essas informações que postei acima. Cara, não cai nessa onda de usar algo que X jogador (que por acaso é "pro") usa, esse mundo dos jogadores de alto nível é cheio de misticismo e tradição.

Jogadores "pro" são humanos também, subjetivos às suas próprias configurações de jogo, manias e costumes. Eu acho muito engraçado quando nego baixa a "config" de X jogador e enfia no setup dele achando sinceramente de que isso vai transformar ele em um jogador melhor. Não vai.

Outros jogadores "pro" acham que mantendo o jogo o mais cru e na baixa resolução possível, significa ter a menor quantidade de input lag possível. E isso é verdade pois qualquer tipo de filtro ou coisa que possa diminuir o desempenho do jogo aumenta o frame time. PORÉM eu te garanto cara, nenhum desses caras são X-Men para perceber a diferença... Mas o sacrifício da imagem é sim uma coisa notória e prejudicial. Muitos deles vão afirmar que sentem diferença entre 4ms por exemplo. Mas isso está muito mais pra placebo do que pra uma realidade. O tempo de reação mesmo dos melhores atletas olímpicos está na casa dos décimos de segundo, não nos milésimos.

Outra ironia é que resoluções fora da resolução nativa em LCDs também causam um aumento de input lag.

Te garanto que a grande maioria dos "pros" está cagando pra toda essa teoria pra começo de conversa. Alguns deles basicamente cresceram acostumados com X configuração e não mudam isso devido a um costume enraizado. Jogadores pros são meio lunáticos a respeito desse tipo de assunto.

Vamos falar sobre visibilidade. Você acha mais fácil ler um texto impresso em baixa resolução ou alta resolução? É óbvio que um texto em alta resolução contém maior "nitidez" de imagem. Então porque você acha que a mesma lógica não se aplica ao jogo? Esse negócio de cabeça achatada e mais visível não faz muito sentido cara... O fator mais importante para se enxergar a cabeça do indivíduo é a resolução usada e tamanho do monitor. Porque uma elipse seria mais "visível" do que um "círculo"? Eu entendo que você quer dizer que ela se "destaca" mais no ambiente. Mas sinceramente, é relevante ao ponto de você ganhar precisão com isso?

Desse jeito você não vai ter um espaço útil "maior" para acertar a cabeça do indivíduo porque a contagem de pixels não vai mudar entre uma resolução "stretched" em relação a uma com bordas por exemplo. Mas em contrapartida fazendo isso você diminui o seu FOV e consequentemente o espaço útil para sua visão periférica. E isso é um problema.

Suba no galpão da assault e tente visualizar um inimigo bem longe. Teste algumas vezes com 640x480 e 1920x1080 por exemplo. Eu te garanto que você vai achar ele MUITO mais facilmente com a segunda opção. E se você aplicar bons filtros anti-aliasing isso vai ser mais fácil ainda. A menos que você tenha sérios problemas de hipermetropia.

Se eu fosse você abandonava essas maluquices e experimentava aí um período de umas 2 semanas em resolução nativa, aumentava o DPI até um ponto aonde o seu mouse mantenha uma relação de pixel/count 1:1 no mínimo e GG.
O fato da sua mira ter melhorado com resolução e dpi maiores e você achar que maiores dpis são benéficas para precisão não altera o fato de que a imensa maioria dos jogadores profissionais de CS:GO usam baixas dpis combinadas com resoluções baixas, guardando a proporção aproximada de 1 (400dpi x 2.5 sensi ou 800dpi x 1.5 sensi), resultando sempre em um padrão de 40 a 50cm de movimento horizontal do mouse para realizar um giro de 360 graus ingame.

Entre os jogadores profissionais dos times tier 1, ou seja, entre as melhores miras do mundo, você não acha ninguém usando mais de 800dpi no mouse ou que precise de menos de 30~40cm de movimento horizontal para completar um 360º e isso diz muito sobre o quão benéfico é usar baixas sensibilidades porque tudo está relacionado com memória muscular.

É impossível jogar em alto nível com proporção 2, por exemplo (1800dpi x 1.11) e se ninguém usa 1800dpi x 0.55 é sinal de que, para além de misticismo e achismos, existe sim uma regra de que quanto mais você movimenta o mouse mais precisa será a a sua mira. Ao invés de jogar apenas com o pulso realizando movimentos de 1cm, os jogadores de alto nível jogam fazendo movimentos mais amplos e isso explica por que mouses com lift-off mínimos são tão desejados, porque você efetivamente precisa levantar o mouse do pad para realizar um movimento de 90º e ao fazer isso, precisa que o mouse pare de registrar assim que você o levanta para reposicionar a mão.
 
Última edição:
O fato da sua mira ter melhorado com resolução e dpi maiores e você achar que maiores dpis são benéficas para precisão não altera o fato de que a imensa maioria dos jogadores profissionais de CS:GO usam baixas dpis combinadas com resoluções baixas, guardando a proporção aproximada de 1 (400dpi x 2.5 sensi ou 800dpi x 1.5 sensi), resultando sempre em um padrão de 40 a 50cm de movimento horizontal do mouse para realizar um giro de 360 graus ingame.

Entre os jogadores profissionais dos times tier 1, ou seja, entre as melhores miras do mundo, você não acha ninguém usando mais de 800dpi no mouse ou que precise de menos de 30~40cm de movimento horizontal para completar um 360º e isso diz muito sobre o quão benéfico é usar baixas sensibilidades porque tudo está relacionado com memória muscular.

É impossível jogar em alto nível com proporção 2, por exemplo (1800dpi x 1.11) e se ninguém usa 1800dpi x 0.55 é sinal de que, para além de misticismo e achismos, existe sim uma regra de que quanto mais você movimenta o mouse mais precisa será a a sua mira. Ao invés de jogar apenas com o pulso realizando movimentos de 1cm, os jogadores de alto nível jogam fazendo movimentos mais amplos e isso explica por que mouses com lift-off mínimos são tão desejados, porque você efetivamente precisa levantar o mouse do pad para realizar um movimento de 90º e ao fazer isso, precisa que o mouse pare de registrar assim que você o levanta para reposicionar a mão.

E se você leu o meu post direitinho então sabe que o que faz esses jogadores serem "top" não são as configurações. Mas sim muito treino e talento.

Porque é impossível jogar em alto nível com 1800DPI? Ou até mais? Considerando é claro mouses que tenham bom desempenho nessas resoluções?

A maioria desses jogadores simplesmente estão presos no passado. É um costume enraizado desde a época dos monitores CRT + CS 1.6. Uma resolução menor não traz absolutamente NENHUMA vantagem. E te desafio a achar qualquer argumento que demonstre o contrário e que não gire em torno de "X player profissional" usando essa configuração específica.

Eu posso enumerar alguns motivos para usar resolução maior:

1º FOV maior, tem gente que vê isso como desvantagem e eu não entendo o porque. Afinal, um FOV maior significa uma área maior para a sua visão periférica. Um FOV menor pode LITERALMENTE esconder jogadores adversários da sua visão de jogo.

Ajuda visual:
csgo_resolution_comparison.gif


2º Maior nitidez, principalmente em longas distâncias. Isso é muito simples de ser testado por qualquer pessoa.

Ajuda visual para entender a discrepância:
resolution.jpg


3º LCDs trabalham melhor em sua resolução nativa.
Leia o parágrafo sobre "input lag": https://pcmonitors.info/articles/factors-affecting-pc-monitor-responsiveness/

4º Você tem mais pixels acessíveis parar "mirar", ou seja, o grid de pixels úteis para a contagem de inputs do seu mouse é maior. Ou você acha realmente que é mais fácil mirar em um único pixel na tela? Imagine que o seu inimigo esteja super longe e o que forma a área desse player que você precisa acertar sejam 4 pixels. A partir do momento que você dobra a resolução, você vai ter 8 pixels construindo aquela mesma imagem. É muito mais fácil acertar uma área de 8 pixels do que uma de 4 pixels.

Imagem BEM discrepante para entender o que quero dizer, claro que a proporção dessa mudança é relativamente menor em mudanças de 720p para 1080p e para 4k. MAS existe e portanto não pode ser descartada:
hi-low-res.jpg


Enquanto que para uma resolução menor a ÚNICA vantagem que vejo é um FPS maior e consequentemente um frame time menor (o que pode resultar em uma quantidade negligente de diminuição de input lag). E isso não costuma ser um problema para um jogo como o CS:GO por exemplo aonde é extremamente fácil conseguir taxas altas e consistentes de FPS.


Então o resumo do que acontece é o seguinte:

X player "pro" conhecido joga CS a anos, desde a época dos CRTs, uma época em que sequer era possível ajustar o tamanho do crosshair a não ser alterando a resolução.
Uma época em que uma resolução menor significava um aumento na taxa de frequência do monitor (e consequentemente o seu FPS real). Então naquela época existia uma GRANDE vantagem em se baixar a resolução do jogo em favor disso.
Aí chegaram os LCDs capados a 60hz independente da resolução. Essa vantagem morreu... Mas os jogadores pro simplesmente estavam habituados demais em suas resoluções anteriores. Pessoas competitivas são extremamente resistivas a mudanças.
Aí vem o Joãozinho, cara novato no jogo que nunca leu absolutamente nada a respeito de nenhum aspecto técnico dentro do jogo. Ele vê aquele player que é super fã usando uma resolução baixa o que ele faz? Imita oras... Nada mais natural.

Esse é basicamente o mito da baixa resolução que perdura até hoje.

Quanto à essas resoluções "stretched". Existe sim um boneco "maior" na tela. Mas a quantidade de pixels que desenham esse boneco continuam sendo iguais, e portanto o hitbox do jogo TAMBÉM é igual. De fato ele "salta" mais a visão, mas se você enxerga adequadamente isso não traz nenhuma vantagem real. Isso NÃO aumenta a sua precisão.

O DPI sofre do mesmo problema, por anos não havia nenhuma opção de mouse exceto os mouses da Microsoft taxados a 400 DPI. Os caras estão tão acostumados a isso que definitivamente não vão mudar. Mas isso não quer dizer que essa resolução baixa seja realmente vantajosa. Como já expliquei ali em cima, CS foi um jogo que levou ANOOOOOS para ganhar uma função de raw input. A forma com que o jogo calculava a sua sensibilidade sofria de um sério problema referente à aceleração negativa. DPI alto nessa época era um sério problema de performance e isso não tinha nada a ver com problemas de resolução nativa do sensor e discussões mais recentes.

A baixa sensibilidade não tem absolutamente NADA a ver com a baixa resolução. Se você leu e entendeu o parágrafo acima bem como o meu post sobre sensibilidade na página anterior vai chegar na mesma conclusão. Jogadores podem jogar com sensibilidade baixa (leia-se contagens de input do mouse por grau de visão do jogo) em qualquer resolução.

Nessa época além de não se ter opções... Jogar com qualquer sensibilidade relativamente alta significava perder precisão pixel/pixel devido ao handicap de 400DPI.

Entenda cara. Jogador pro é um cara EXTREMAMENTE CONSERVADOR acima de tudo. E o que faz esse cara estar acima dos outros não são esses detalhes que estamos discutindo aqui. Mas se você joga nessas configurações somente porque AQUELE jogador é habituado à esse detalhes e acha realmente que isso lhe traz vantagens... Sinto muito mas você está bem equivocado...

Resolução baixa NÃO traz vantagens de nenhuma natureza. DPI baixa também NÃO traz nenhuma vantagem (considerando 2 mouses ideais que se comportam de maneira idêntica em dpi-steps diferentes).

E DPI tem um "softcap" necessário, que varia de acordo com todas as informações que postei na página anterior.
 
Assim, sobre conhecimento TÉCNICO, sou leigo, porém em experiência PRÁTICA posso me considerar um cara nota 7, pois no csgo sou global e já joguei contra alguns profissionais por acaso do destino.

Como vc mesmo disse, ninguém é benchmark humano, mas na vida REAL, durante a partida, é muito melhor ter o FOV reduzido do 4:3 pois o radar fica mais ao alcance dos olhos sem tirar o foco, 0.1ms faz diferença se vc estiver focado guardando um pixel e olha para o radar com o movimento da cabeça e não apenas com os olhos, e isso é fatal, um awper pode te abrir com facilidade. Não precisa dizer com embasamento técnico que uma resolução é melhor que a outra, no papel sim, mas na prática é totalmente diferente, tanto é que se colocar o fallen com um mouse multilaser sem mousepad, ele vai destruir qualquer um aqui com o melhor equipamento possível em hardware e software..

Agora na cena profissional, se existisse alguma edge em termos de hardware, todos já usam, pois em termos de sensi, só 1 jogador profissional que é o Professor_Chaos usa creio que dpi400 e sensi 8 +-.. o resto, 99% usa dpi EFETIVA de 600-2000 e resolução, a absoluta maioria usa baixa e 4:3 para diminuir o FOV, que no caso do csgo é necessário. Já no jogo Overwatch, que tem uma barra de FOV ajustável, a maioria usa 103 que é o máximo, pq o jogo é muito dinâmico e precisa de um campo de visão maior.

E no caso de falar que jogador pro é velho e enraizado, tem MUITO time hj com uma molecada de 17-20 anos que nunca nem jogou 1.6 e Source.. um caso curioso era do Stewie2k que quando saiu o mapa Nuke para o competitivo, disse que nunca havia entrado no mapa. E todos esses jogadores usam as configs que o pessoal "velho" prefere.
 
Sobre a ideia do FoV reduzido do 4:3 eu acredito que te ajuda a focar melhor, e é muito raro você deixar de ver alguém por causa dessa redução uma vez que os mapas em sua maioria (principalmente os competitivos) não são tão abertos. É claro que pode ocorrer de você estar mirando um spot e alguém aparecer bem no cantinho da sua tela, e por causa do 4:3 vc não conseguir ver, mas acho bem difícil...
 
Caras, isso de resoluçao, FOV e aspect ratio é algo bem pessoal. O ideal é você tentar de tudo, assim como o DPI.

Eu jogo rainbow six siege e já tentei todos os aspects ratios, fov's e resoluções e cheguei a conclusão que você precisa experimentar e ver em qual você se sente mais a vontade jogando.

Eu como tenho monitor de 60hz (consigo pegar 75hz em resoluções mais baixas) não vejo muita utilidade em abaixar a ress pra pegar uma taxa de atualização maior e sacrificar a resolução, que teoricamente é a vantagem do meu monitor. Mas pra quem já tem um monitor 144hz acho que é válido sacrificar um pouco dá resolução pra pegar uma quantidade de FPS mais solida in game.
 
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Cada dia é um manjador melhor que o outro. :sefu:
 
E se você leu o meu post direitinho então sabe que o que faz esses jogadores serem "top" não são as configurações. Mas sim muito treino e talento.

Porque é impossível jogar em alto nível com 1800DPI? Ou até mais? Considerando é claro mouses que tenham bom desempenho nessas resoluções?

A maioria desses jogadores simplesmente estão presos no passado. É um costume enraizado desde a época dos monitores CRT + CS 1.6. Uma resolução menor não traz absolutamente NENHUMA vantagem. E te desafio a achar qualquer argumento que demonstre o contrário e que não gire em torno de "X player profissional" usando essa configuração específica.

Eu posso enumerar alguns motivos para usar resolução maior:

1º FOV maior, tem gente que vê isso como desvantagem e eu não entendo o porque. Afinal, um FOV maior significa uma área maior para a sua visão periférica. Um FOV menor pode LITERALMENTE esconder jogadores adversários da sua visão de jogo.

Ajuda visual:
csgo_resolution_comparison.gif


2º Maior nitidez, principalmente em longas distâncias. Isso é muito simples de ser testado por qualquer pessoa.

Ajuda visual para entender a discrepância:
resolution.jpg


3º LCDs trabalham melhor em sua resolução nativa.
Leia o parágrafo sobre "input lag": https://pcmonitors.info/articles/factors-affecting-pc-monitor-responsiveness/

4º Você tem mais pixels acessíveis parar "mirar", ou seja, o grid de pixels úteis para a contagem de inputs do seu mouse é maior. Ou você acha realmente que é mais fácil mirar em um único pixel na tela? Imagine que o seu inimigo esteja super longe e o que forma a área desse player que você precisa acertar sejam 4 pixels. A partir do momento que você dobra a resolução, você vai ter 8 pixels construindo aquela mesma imagem. É muito mais fácil acertar uma área de 8 pixels do que uma de 4 pixels.

Imagem BEM discrepante para entender o que quero dizer, claro que a proporção dessa mudança é relativamente menor em mudanças de 720p para 1080p e para 4k. MAS existe e portanto não pode ser descartada:
hi-low-res.jpg


Enquanto que para uma resolução menor a ÚNICA vantagem que vejo é um FPS maior e consequentemente um frame time menor (o que pode resultar em uma quantidade negligente de diminuição de input lag). E isso não costuma ser um problema para um jogo como o CS:GO por exemplo aonde é extremamente fácil conseguir taxas altas e consistentes de FPS.


Então o resumo do que acontece é o seguinte:

X player "pro" conhecido joga CS a anos, desde a época dos CRTs, uma época em que sequer era possível ajustar o tamanho do crosshair a não ser alterando a resolução.
Uma época em que uma resolução menor significava um aumento na taxa de frequência do monitor (e consequentemente o seu FPS real). Então naquela época existia uma GRANDE vantagem em se baixar a resolução do jogo em favor disso.
Aí chegaram os LCDs capados a 60hz independente da resolução. Essa vantagem morreu... Mas os jogadores pro simplesmente estavam habituados demais em suas resoluções anteriores. Pessoas competitivas são extremamente resistivas a mudanças.
Aí vem o Joãozinho, cara novato no jogo que nunca leu absolutamente nada a respeito de nenhum aspecto técnico dentro do jogo. Ele vê aquele player que é super fã usando uma resolução baixa o que ele faz? Imita oras... Nada mais natural.

Esse é basicamente o mito da baixa resolução que perdura até hoje.

Quanto à essas resoluções "stretched". Existe sim um boneco "maior" na tela. Mas a quantidade de pixels que desenham esse boneco continuam sendo iguais, e portanto o hitbox do jogo TAMBÉM é igual. De fato ele "salta" mais a visão, mas se você enxerga adequadamente isso não traz nenhuma vantagem real. Isso NÃO aumenta a sua precisão.

O DPI sofre do mesmo problema, por anos não havia nenhuma opção de mouse exceto os mouses da Microsoft taxados a 400 DPI. Os caras estão tão acostumados a isso que definitivamente não vão mudar. Mas isso não quer dizer que essa resolução baixa seja realmente vantajosa. Como já expliquei ali em cima, CS foi um jogo que levou ANOOOOOS para ganhar uma função de raw input. A forma com que o jogo calculava a sua sensibilidade sofria de um sério problema referente à aceleração negativa. DPI alto nessa época era um sério problema de performance e isso não tinha nada a ver com problemas de resolução nativa do sensor e discussões mais recentes.

A baixa sensibilidade não tem absolutamente NADA a ver com a baixa resolução. Se você leu e entendeu o parágrafo acima bem como o meu post sobre sensibilidade na página anterior vai chegar na mesma conclusão. Jogadores podem jogar com sensibilidade baixa (leia-se contagens de input do mouse por grau de visão do jogo) em qualquer resolução.

Nessa época além de não se ter opções... Jogar com qualquer sensibilidade relativamente alta significava perder precisão pixel/pixel devido ao handicap de 400DPI.

Entenda cara. Jogador pro é um cara EXTREMAMENTE CONSERVADOR acima de tudo. E o que faz esse cara estar acima dos outros não são esses detalhes que estamos discutindo aqui. Mas se você joga nessas configurações somente porque AQUELE jogador é habituado à esse detalhes e acha realmente que isso lhe traz vantagens... Sinto muito mas você está bem equivocado...

Resolução baixa NÃO traz vantagens de nenhuma natureza. DPI baixa também NÃO traz nenhuma vantagem (considerando 2 mouses ideais que se comportam de maneira idêntica em dpi-steps diferentes).

E DPI tem um "softcap" necessário, que varia de acordo com todas as informações que postei na página anterior.
Você pode ser graduado em sensores e ter tese de doutorado em teoria geral do comportamento dos periféricos, diplomado pela universidade do Google, mas do joguinho mesmo parece que te falta informações.

Sobre resolução, uma dica: em alto nível se joga isolando ângulos. Um bom jogador nunca se expõe para dois ângulos simultaneamente. Segunda dica: bons jogadores usam majoritamente o centro da tela. Posicionamento de mira é tudo. Durante a ação, sua visão se afunila e a vantagem do campo de visão mais amplo das resoluções maiores perde seu propósito porque quanto mais concentração na mira, pior fica sua visão periférica.

Sobre dpi e sensibilidade: parece difícil entender que mexer o mouse 5cm para cravar um pixel é mais vantajoso do que mexer 5mm? Com altos dpis e sensibilidades, os movimentos ficam na casa dos milímetros, se joga com o pulso e um erro de 1mm basta para errar o alvo.

É tudo sobre memória muscular e um "edge", como citou o colega, ideal para que se realize esses movimentos com a maior precisão possível.

Existe subjetividade? Claro, e por isso sempre falo em valores aproximados. Não existe fórmula coletiva perfeita, cada um precisa descobrir a sua, mas ou se admite que se joga melhor dentro de determinados parâmetros ou podemos dizer que os jogadores profissionais que ganham a vida com isso estão todos errados e você, especialista de internet, está certo.
 
Muito bom, vou usar resolução de 4k no cs:go e matar aquele cara que que fica no bunker da D2 com sua milimétrica cabeça exposta. :br:
 
Assim, sobre conhecimento TÉCNICO, sou leigo, porém em experiência PRÁTICA posso me considerar um cara nota 7, pois no csgo sou global e já joguei contra alguns profissionais por acaso do destino.

Como vc mesmo disse, ninguém é benchmark humano, mas na vida REAL, durante a partida, é muito melhor ter o FOV reduzido do 4:3 pois o radar fica mais ao alcance dos olhos sem tirar o foco, 0.1ms faz diferença se vc estiver focado guardando um pixel e olha para o radar com o movimento da cabeça e não apenas com os olhos, e isso é fatal, um awper pode te abrir com facilidade. Não precisa dizer com embasamento técnico que uma resolução é melhor que a outra, no papel sim, mas na prática é totalmente diferente, tanto é que se colocar o fallen com um mouse multilaser sem mousepad, ele vai destruir qualquer um aqui com o melhor equipamento possível em hardware e software..

Agora na cena profissional, se existisse alguma edge em termos de hardware, todos já usam, pois em termos de sensi, só 1 jogador profissional que é o Professor_Chaos usa creio que dpi400 e sensi 8 +-.. o resto, 99% usa dpi EFETIVA de 600-2000 e resolução, a absoluta maioria usa baixa e 4:3 para diminuir o FOV, que no caso do csgo é necessário. Já no jogo Overwatch, que tem uma barra de FOV ajustável, a maioria usa 103 que é o máximo, pq o jogo é muito dinâmico e precisa de um campo de visão maior.

E no caso de falar que jogador pro é velho e enraizado, tem MUITO time hj com uma molecada de 17-20 anos que nunca nem jogou 1.6 e Source.. um caso curioso era do Stewie2k que quando saiu o mapa Nuke para o competitivo, disse que nunca havia entrado no mapa. E todos esses jogadores usam as configs que o pessoal "velho" prefere.

Esse negócio do radar é um argumento válido. Porém não é como se o radar ficasse tão centralizado ao ponto de você evitar a necessidade de desviar o foco da sua visão do centro da tela... Nossa visão periférica é boa em detectar movimentação, mas é péssima com detalhes. Você não vai enxergar nenhum dado do radar a menos que focalize nele. Um bom teste para isso é perceber que o flickering de um monitor CRT é muito mais perceptível pela visão periférica por exemplo. Se a visão periférica prestasse para enxergar os pontos do radar você estaria lendo esse texto sem mover o olho uma única vez sequer.

0.1ms não faz diferença... Nossos reflexões estão na casa dos décimos de segundo e não dos nanossegundos. A probabilidade de uma quantia de tempo tão ínfima quanto ser relevante é mínima. Agora falando na casa dos 50~100ms sim começa a ter relevância, principalmente na sensação de input lag.

A questão central que eu levantei aqui é se uma resolução baixa traz alguma vantagem assumindo que uma resolução alta não tenha impacto na performance. E eu reafirmo aqui, definitivamente NÃO. Agora, não é como se uma resolução maior oferecesse vantagens absurdas perante uma resolução um pouco menor, isso também NÃO é verdade.

Porém o misticismo dessas coisas perduram. Sabe, eu não to tirando da bunda tudo isso que estou falando. Eu posso não jogar com tanta extravagância CS:GO nos dias de hoje mas CS 1.5 e 1.6 é provavelmente o jogo que mais joguei a minha vida inteira, eu era aquele cara que vivia em canal de IRC jogando mix e desperdiçando minha adolescência e madrugadas a fio. E como todo jogador competitivo eu pesquisei e testei absolutamente tudo que eu pude acerca desses detalhes e esse tipo de discussão existe desde aquela época. Porém existiam bons argumentos naquela época na preferência de resoluções baixas e isso incluía a frequência dos monitores CRT principalmente.

Hoje com monitores full HD em 144hz, isso morreu no passado.

No caso do CS:GO um FOV menor não é "necessário". É um gosto, que perdura entre os jogadores mais antigos e acaba sendo transmitido aos mais novos... Os jogadores novos não fazem nada demais a não ser repetir a receita de bolo dos seus predecessores e consequentemente quem acompanha os e-sports também seguem a receita de bolo. É tudo um ciclo vicioso. É que nem a história da manga com leite, sabe-se que não existem provas de nada prejudicial em consumi-los juntos, mas mesmo assim o povo ainda tem medinho de faze-lo.

É como eu falei... Jogadores pro estão cagando pra esses detalhes pois enquanto discutimos aqui esses detalhes eles estão treinando. E é isso que faz deles bons jogadores.
Não é o fato de usarem resoluções baixas, DPIs baixas e sensibilidade baixa em sua maioria.


Sobre a ideia do FoV reduzido do 4:3 eu acredito que te ajuda a focar melhor, e é muito raro você deixar de ver alguém por causa dessa redução uma vez que os mapas em sua maioria (principalmente os competitivos) não são tão abertos. É claro que pode ocorrer de você estar mirando um spot e alguém aparecer bem no cantinho da sua tela, e por causa do 4:3 vc não conseguir ver, mas acho bem difícil...

Discordo sobre o "foco" pois independente da resolução ainda existe "ruído" na sua visão periférica. Se não for da tela do jogo vai ser do próprio ambiente aonde você se encontra.

Sobre a questão das possibilidades eu concordo com você que são raras as ocasiões. Mas acontecem mesmo que raramente. De qualquer maneira não chega a ser um handicap.


Caras, isso de resoluçao, FOV e aspect ratio é algo bem pessoal. O ideal é você tentar de tudo, assim como o DPI.

Eu jogo rainbow six siege e já tentei todos os aspects ratios, fov's e resoluções e cheguei a conclusão que você precisa experimentar e ver em qual você se sente mais a vontade jogando.

Eu como tenho monitor de 60hz (consigo pegar 75hz em resoluções mais baixas) não vejo muita utilidade em abaixar a ress pra pegar uma taxa de atualização maior e sacrificar a resolução, que teoricamente é a vantagem do meu monitor. Mas pra quem já tem um monitor 144hz acho que é válido sacrificar um pouco dá resolução pra pegar uma quantidade de FPS mais solida in game.

Concordo plenamente com você! E seria o ideal que cada pessoa testasse por si só antes de sair simplesmente imitando X jogador, infelizmente o que acontece na realidade é justamente o oposto. Isso pra mim é falta de senso crítico.

Nunca falei que jogar em 640x480 stretched é errado. A ÚNICA coisa que falei é que NÃO é vantajoso, e a galera faz esse tipo de aberração porque acha que existe alguma "vantagem técnica" atribuindo isso ao fato de jogadores "pro" usarem.

Se jogador "pro" de CS começar a jogar com power balance é bem capaz que esse povo comece a imitar também achando realmente que isso faz alguma diferença. Efeito placebo é um negócio forte mesmo rsrs. Difícil desmistificar.


Você pode ser graduado em sensores e ter tese de doutorado em teoria geral do comportamento dos periféricos, diplomado pela universidade do Google, mas do joguinho mesmo parece que te falta informações.

Sobre resolução, uma dica: em alto nível se joga isolando ângulos. Um bom jogador nunca se expõe para dois ângulos simultaneamente. Segunda dica: bons jogadores usam majoritamente o centro da tela. Posicionamento de mira é tudo. Durante a ação, sua visão se afunila e a vantagem do campo de visão mais amplo das resoluções maiores perde seu propósito porque quanto mais concentração na mira, pior fica sua visão periférica.

Sobre dpi e sensibilidade: parece difícil entender que mexer o mouse 5cm para cravar um pixel é mais vantajoso do que mexer 5mm? Com altos dpis e sensibilidades, os movimentos ficam na casa dos milímetros, se joga com o pulso e um erro de 1mm basta para errar o alvo.

É tudo sobre memória muscular e um "edge", como citou o colega, ideal para que se realize esses movimentos com a maior precisão possível.

Existe subjetividade? Claro, e por isso sempre falo em valores aproximados. Não existe fórmula coletiva perfeita, cada um precisa descobrir a sua, mas ou se admite que se joga melhor dentro de determinados parâmetros ou podemos dizer que os jogadores profissionais que ganham a vida com isso estão todos errados e você, especialista de internet, está certo.

Quanta bobagem cara. Primeiro de tudo eu não me cadastrei no fórum para discutir esse tipo de coisa com argumento de moleque, não precisa vir com ironia pra cima de mim não. Eu estou aqui tanto para transmitir o que eu entendo que possa ser informação útil para os outros bem como aprender o que eu puder. Só que eu espero discussões de uma qualidade razoável já que pra mim essa é a função de um fórum como esse.

Concordo com você acerta do aspect:ratio sobre o quão isso pode ser relevante "competitivamente", mas não pelos mesmos motivos. Leia o que comentei logo acima sobre aspect:ratio. Se esse negócio de foco central fosse tão verdade assim, então sugiro que você pegue algumas fitas isolantes e isole ainda mais o centro da sua tela. Assim você vai conseguir foco 100% no centro.

Sobre a sensibilidade. O que eu quis dizer é que a geração da sensibilidade baixa nasceu a princípio por questões de limitações técnicas na época e não sobre "performance". Após anos nesse mundo e com a vinda dos primeiros sensores com DPI mais alta que eram um verdadeiro lixo, isso perdurou.

É ÓBVIO que quanto menor a sensibilidade menor a possibilidade de erro em um tracking de pixel para pixel já que existe uma área muito maior para evitar "erros". E eu joguei a maior parte da minha vida em sensibilidade baixa e posso confirmar isso. Mas isso não quer dizer que seja impossível ter uma precisão de mesmo nível com movimentos menores.

Primeiro de tudo porque o grande inimigo da sensibilidade alta hoje está morrendo, que era o "pixel skipping", e eu postei sobre isso na página anterior se você tiver a boa vontade de ler.

Segundo que as pessoas são diferentes. Fisiologicamente diferentes. O que pode ser uma dificuldade para você pode ser uma facilidade para outro e vice-versa. Cada um tem o tamanho e formato da mão diferentes, cada um tem um tipo de pegada diferente, cada um tem uma preferência de peso e glide diferente. Todos esses são fatores excessivamente relevantes para se determinar a performance de um jogador X.

É óbvio que não temos precisão na casa dos nanômetros, eu não estou falando de quantidades ESTRATOSFÉRICAS de sensibilidade. Se sensibilidade baixa absoluta fosse vantagem, as pessoas estariam configurando seus mouses na casa dos 100DPI + 0.0001 de sensitivity. Nenhum dos extremos presta.

Porque você acha que a memória muscular só se aplica a sensibilidade extremamente baixa?

Um sensibilidade mais alta traz como vantagens:

Menos fadiga muscular.
Menos movimentos compostos de vários agrupamentos de músculos diferentes, ou seja, menos "juntas" mexendo ao mesmo tempo deixando a movimentação uma coisa mais linear. O que eu acredito que ajude muito na memória muscular. Ou você acha sinceramente que uma movimentação conjunta de músculos do braço, do ombro e do pulso são mais fáceis do que o simples movimento do pulso isolado?
Maior necessidade de DPI.
Menos exigência de um PCS alta e tempo de ajuste da câmera reduzido, por motivos óbvios.

E como desvantagens:
Menor limiar para erros milimétricos.

Uma sensibilidade mais baixa traz como vantagens
Praticamente zero de pixel skipping mesmo usando mouses com DPI super baixas, o que é especialmente útil considerando que mouses com DPI alta que prestam ainda sofrem de muitas incógnitas relacionadas à resolução "nativa", smoothing, input lag, etc.
Maior limiar para erros milimétricos.

Desvantagens:
O contrário das vantagens da sensibilidade alta.

É curioso você mesmo afirmar que não existe fórmula coletiva ao mesmo tempo que afirma que existem parâmetros vantajosos. Sabe, eu tenho certeza absoluta que existe centenas de jogadores em suas casas melhores do que muitos "pro" que estão em cena, não é como se um jogador profissional de videogame fosse o tipo de carreira que as pessoas costumam seguir, mesmo que talvez tenham talento para isso. Eu acho que você ficou bitolado demais pensando nos jogadores profissionais e deixou de considerar muita coisa na hora de criar um senso crítico do porque eles usam configuração X e Y.

Acho perfeitamente possível jogadores nas configurações mais drásticas possíveis terem a MESMA performance. Porra, já li até mesmo sobre jogador usa o Y axis invertido! Até hoje alguns jogam com sensores de laser, mouses arcaicos com PCS baixo (mesmo com sensibilidade baixa) e por aí vai.

Eu não sou "especialista de internet". Mas também não sou nem desinformado e nem completamente inexperiente.

Dizer coisas como: "Você não é jogador profissional então os seus argumentos são irrelevantes" é o mesmo argumento que feminazi usa para afirmar que homem não pode falar sobre feminismo.

Enfim cara, se quiser discutir isso venha numa boa e com boa argumentação... Com links, com qualquer coisa. Menos com ironia. Eu não estou te obrigando a jogar do jeito que eu acho melhor para mim, só estou tentando abrir os seus olhos para outras possibilidades.
 
Muito bom, vou usar resolução de 4k no cs:go e matar aquele cara que que fica no bunker da D2 com sua milimétrica cabeça exposta. :br:

Tente diminuir pra 240p que acho que fica melhor ainda pra acertar ;).
 
Olá estou em dúvida entre um Logitech G302 e um G300s, qual deles seria o melhor para jogos FPS, teriam algum melhor para me recomendar na faixa de preço desses dois?
 
Olá estou em dúvida entre um Logitech G302 e um G300s, qual deles seria o melhor para jogos FPS, teriam algum melhor para me recomendar na faixa de preço desses dois?

Qual sua pegada? Qual mouse que já uso você mais gostou? Sua mão é grande ou pequena? Gosta de um mouse pesado ou mais leve?

Entre esses dois aí eu escolheria o g302, mas muita gente não gosta do formato dele...
 
Boa noite galera! Sou novo membro aqui da Adrenaline, mas já acompanho faz um bom tempo. Enfim, estou em dúvida entre qual mouse comprar dentro do meu orçamento que é entre R$ 120 e R$ 180 mas que pode passar um pouco se valer a pena. Minha pegada é palm, e para piorar ainda tenho mãos pequenas, isso me deixa com o pé atrás quando vejo algumas opiniões de alguns modelos. Eu estava pensando no Dazz Smilodon que é baratinho até, mas é enorme e eu não sei se ficaria bom para mim. Bom, aceito dicas galera, valeu!!
 
Boa noite galera! Sou novo membro aqui da Adrenaline, mas já acompanho faz um bom tempo. Enfim, estou em dúvida entre qual mouse comprar dentro do meu orçamento que é entre R$ 120 e R$ 180 mas que pode passar um pouco se valer a pena. Minha pegada é palm, e para piorar ainda tenho mãos pequenas, isso me deixa com o pé atrás quando vejo algumas opiniões de alguns modelos. Eu estava pensando no Dazz Smilodon que é baratinho até, mas é enorme e eu não sei se ficaria bom para mim. Bom, aceito dicas galera, valeu!!

Primeiramente boa noite e seja bem vindo ao fórum xD; sobre os mouses dentro da faixa de preço que você citou tem algumas opções:

http://www.kabum.com.br/cgi-local/s...00&origem=52&gclid=CKnUmuvJv80CFQIJkQodrnYI-A
https://www.cissamagazine.com.br/mo...nel=c162291d&gclid=COWI8fHJv80CFVKAkQodcfoKrw

Os 2 servem pra PALM, só lembrando que o G402 é um pouco maior que o Alcor e a qualidade de construção do mouse e o sensor são melhores no G402, sem contar na garantia da Logitech que é muito boa; abraço.
 
galera, me tirem uma dúvida:

uso dpi alto no windows e baixo nos jogos, posso deixar o dpi alto e diminuir a sensibilidade nos jogos ou é melhor baixar o dpi msm?
 
galera, me tirem uma dúvida:

uso dpi alto no windows e baixo nos jogos, posso deixar o dpi alto e diminuir a sensibilidade nos jogos ou é melhor baixar o dpi msm?

Depende primariamente do jogo. Nem todo jogo permite ajustes finos na sensibilidade e isso pode deixar a coisa meio ferrada... Essa discussão sobre DPI alto e sensibilidade baixa e vice-versa é uma discussão grande que perdura por bastante tempo. Veja meu post na página anterior que falo justamente sobre isso.

MAS a princípio, você precisa de DPI o suficiente para evitar pixel skipping acima de tudo. E isso depende da sua resolução e da sua sensibilidade... Via de regra, alta sensibilidade exige um DPI maior para evitar esse fenômeno.

Nem todo mouse tem uma performance decente em todos os DPI-steps, mas o range de 400~2000 DPI provavelmente supre 99% dos jogadores.

Existem softwares que trocam o DPI automaticamente quando você entra em X jogo. O Synapse pelo menos faz isso.

Se o seu mouse tiver resolução nativa, tente manter sempre nela quando possível. Nos outros casos, é uma questão de cálculo envolvendo seu FOV, o jogo, a resolução e sua sensibilidade.

Leia-se sensibilidade como a quantidade de movimento necessário para fazer um movimento de 360º no jogo por exemplo.
 
FOCO GALERA FOCO NO MOUSE E NÃO NOS MONITORES OU MANEIRAS QUE O CS FICA MELHOR.
Enfim, viram a Zowie vendendo mouse a 500 temers kkkkk esses caras esqueceram que a gente ta em crise e que o salário mínimo não paga 1 mouse e 1 pad
 

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