• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Telescópios e Binóculos - Tópico Oficial

Savino, gostaria que me indicasse um binóculo de até 500,00 reais. Sempre fui interessado em observação dos astros mas entendo muito pouco de ótica por isto gostaria de ter primeiramente um binóculo.

Valeu.
 
Pessoal, estou revivendo esse excelente tópico do Savino pois acredito que muitos podem não ter visto e creio que é um assunto que pode interessar a muita gente. O tópico caiu e ninguém mais viu, o que é uma pena pois tem muitas informações.

Ultimamente ando fascinado por astronomia, já estou querendo comprar um binóculo. O Savino recomendou um muito bom na primeira página deste tópico, que é o UpClose 10x50WA da Celestron, que custa 189 na Astroshop.
Possivelmente vou comprar este, pois, nessa faixa de preço, eu acredito que não tenha melhor.

Queria aproveitar e deixar uma dúvida pro Savino ou qualquer um que entenda; estrelas que aparecem com maior intensidade no ceú tem mais probabilidade de ser um planeta do sistema solar?
Toda noite que escurece por aqui por volta das 22 em diante, consigo ver uma estrela com uma intensidade muito forte (a olho nú, vejo que ela tá bem radiante mesmo) no sentido norte/leste.
 
Queria aproveitar e deixar uma dúvida pro Savino ou qualquer um que entenda; estrelas que aparecem com maior intensidade no ceú tem mais probabilidade de ser um planeta do sistema solar?

Salve Victor...

Então bicho, dos 8 planetas no nosso sistema (9 se você for teimoso e achar que plutão merece o título ahuahauh) a gente consegue ver 5!
Mercúrio, normalmente bem agarrado ao sol, sendo possível ve-lo somente logo após o por do sol ou logo antes do nascer.

Venus, conhecido como estrela da manhã e da tarde, que tá sempre próximo ao sol também, mas com uma janela de observação maior.

Marte, pontinho vermelho e patético no céu (está visível atualmente pouco antes do amanhacer.)

Jupiter, uma bela estrela amarela (essa que possivelmente você está vendo a olho nu).

Saturno, um pequena estrela também amarelada, atualmente visivel ao oeste logo após o por do sol.


Para quem quer conhecer mais do céu eu recomendo uns programas free de cartas celestes onde você pode colocar sua posição geográfica (se você não sabe, o google sabe) e ver o que tá rolando sobre sua cabeça!!!

Os programas são:

Stellarium - Belo programa, com ótima interface. Não imprime cartas, mas auxilia no reconhecimento.
http://www.stellarium.org/

CdC, ou Cartes Du Ciel - É um programa específico para impressão de cartas celestes, para você levar para as observações. Não é tão bonito de ser ver quanto o Stellarium, mas é bem útil.
http://www.stargazing.net/astropc/


Qualquer dúvida, estamos aí!
 
algum tempo atraz tava meio que interessado em comprar um, com o tópico animei bastante, ja qe posso encontrar uma ajuda aqui, tipo parece que os refratores tem um custo/beneficio melhor, mas a diferença de um refrator de 70 mm para um de 100 mm é tão grande assim? porque no preço é.
:lol::lol::lol::lol:
nice tópic
 
salve pessoal,

se puder, gostaria de disponibilizar alguns videos feitos com meu telescopio.

trata-se de videos feitos por celulares, quase todos estao com o celular na mao, por isso ficaram ruins.

alem disso, vale deixar claro, que meu telescopio nao é motorizado, sendo assim, eu preciso fazer a filmagem com uma mao, e com a outra mexer no telescopio.

quase todos os videos, utilizo uma ocular de 6mm, e qualquer movimento no telescopio, por + leveque seja, faz um estardalhaço nas imagens por conta da aproximaçao que a ocular proporciona.

eu nao coloquei os videos no youtube porque o sistema de upload esta fora do ar, entao hospedei os videos no meu site, estao compactados.

os videos tem extensao 3gp e mp4, nao sei se o windows roda estes formatos sem codec, eu baixei o pacote KLITE no baixaki.

vou começar pelos + tosquinhos:

estes videos foram feitos com celular K750, ele só fazia 13seg de filmagem e nesta resoluçao.
os videos da lua, utilizo ocular de 25mm, ja as tentativas frustradas de filmar saturno, sao feitos com uma ocular de 6mm.

www.viz.com.br/sidnei/astronomia/k750.zip

na sequencia, um video feito com o nokia n95 + ocular de 25mm
esta luz vermelha é do n95, aquela luz obrigatoria em filmagens.

www.viz.com.br/sidnei/astronomia/18102008006.zip

na sequencia, + uma imagem da lua, agora com uma ocular de 6mm

www.viz.com.br/sidnei/astronomia/18102008021.zip
www.viz.com.br/sidnei/astronomia/18102008022.zip

este, foi um teste que fiz 6hrs da manha com um suporte p/ n95, veja que o video tem imagens bem + estabilizadas, porem tive dificuldade p/ acertar o foco.

www.viz.com.br/sidnei/astronomia/23102008033.zip

ja este video, foi feito com um lg viewty, a camera dele é um pouco deficiente p/ fazer este tipo de filmagem, a unica coisa interessante neste video, sao os satelites de jupiter (pontos pequenos brilhantes)...ja o planeta em sim, ficou muito brilhante na filmagem.

www.viz.com.br/sidnei/astronomia/V010108_00.13.zip

savino deve ter materiais + interessante p/ postar aqui.

abraços
 
Última edição:
Qual desses 2 é o melhor??? pq o mais caro tem as especificações tudo menor?? Sou leigo no assunto, queria comprar um Binóculo barato e de uma boa qualidade pro meu pai, algo que dê pra olhar longe heheheheh, não precisa ser um telescópia da nasa, apenas pra diversão e olhar o mato ;)

http://www.astroshop.com.br/produto.asp?CodProd=71144

http://www.astroshop.com.br/produto.asp?CodProd=71137
É o seguinte, é meio complicado explicar, ainda mais eu que estou lendo sobre binóculos a pouco tempo...

Bom, basicamente: não compensa comprar o UpClose 20x50. Aumento é importante? É! mas de nada adianta se o tamanho da lente também não for. No fim, você vai ter um bom zoom, mas pouco angulo de visão (ou seja, não vai ver muita coisa pela ocular). Aumentos devem vir acompanhados de um aumento na abertura também. Se você pretende um binóculo mais potente, infelizmente vai ter que pular de faixa de preço pros modelos 11x70, 15x70 ou 12x60 e etc que chegam a 400~600 reais. Se quiser conferir vai na área "binóculos especiais" da Astroshop.

No mais, o esquema é mesmo um 10x50, e esse modelo da UpClose é o melhor nessa faixa de preço que você vai encontrar no Brasil. É bom, prático e barato, comparado aos modelos melhores, claro.
Pois veja bem; o UpClose 10x50 é uma escolha perfeita pra quem tá iniciando e não pode gastar muito, tem um belo zoom (10x) e não precisa necessariamente de um *tripé além de ter uma bela abertura (50mm). Você vai ver muita coisa no ceú por causa da abertura e o zoom, que é balanceado (como disse, não adianta comprar um 20x50, por exemplo) e por isso proporciona belas imagens.

*modelos com 12x/15x/20x de zoom já é indispensável um tripé, sem contar que no caso de uma maior abertura como 70mm, o peso do bino aumenta consideravelmente, dificultando a firmeza na mão. Enfim, não tem jeito, 10x50 é o limite e o que a maioria dos iniciantes compram.

Se não quiser gastar mais que 200 reais vá em frente e compre o UpClose 10x50, garanto que não vai se arrepender.
Se quiser ler mais sobre isso recomendo o fórum CosmoFórum: http://www.cosmobrain.com.br/cosmoforum, lá tem bastante tópicos sobre na seção binóculos e inclusive um bem movimentando sobre esse bino UpClose 10x50.
 
Uia! Nem tinha visto essa pegunta.

Mas o Vitor já doutor no assunto! uhaiuhaiuhaiuahuia
 
Savino, gostaria que me indicasse um binóculo de até 500,00 reais. Sempre fui interessado em observação dos astros mas entendo muito pouco de ótica por isto gostaria de ter primeiramente um binóculo.

Valeu.

Acho que no Brasil, nessa faixa de preço, esses são uns dos melhores:

http://www.astroshop.com.br/produto.asp?CodProd=W104

http://www.astroshop.com.br/produto.asp?CodProd=BC10x50LT
(esse aqui tem um campo de visão significativamente maior, o que é bom, sensação de 'imersão' quando se olha)

Dá pra importar também agora que o dólar deu uma baixada. Em 2007 importei um Kronos 20X60 e paguei R$340, a receita deixou passar e não foi taxado. Aqui no Brasil tavam vendendo ele usado a 800 e novo a 1800 (loucura total). Mas mesmo sendo taxado a maioria das vezes vale a pena, pela gama de binóculos lá fora ser imensamente maior. É bom ficar de olho no mercado livre também, volta e meia aparece algo bom e barato, tipo esse:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-101167836-_JM
 
Nossa, preciso postar uma dica muito boa aqui.

Pra quem quer um mapa celeste e tá começando agora, achei um site excelente pra isso: http://www.heavens-above.com

É só abrir o site e ir em edit manually, ali em baixo de "configuration". Colocar suas coordenadas (se você não sabe, o Google Maps sabe), fuso horário e etc.

Depois volta pra página inicial e procura por Sky Chart (ldetalhe: após colocar os dados, tem que clicar em Sky Chart pelo site, pois o link tem suas informações de coordenadas e tudo mais. Não adianta pegar o link direto http://www.heavens-above.com/skychart.aspx assim e colar no navegador, não vai funcionar), clique, é o mapa celeste em forma de "globo".
Ali em baixo dá pra você modificar o dia, horário e mais em baixo, como quer que o mapa fique (preto e branco ou colorido, com nomes ou não, tamanho).

Achei muito show! Quando coloquei minhas coordenadas e um horário aproximado de quando olhei hoje a noite, realmente o pontinho que tinha visto abaixo da Lua era Jupiter (vi que era uma bolinha sutil amarela pelo meu binóculo de plástico 7x35, hehehe), que no mapa aparecia bem perto:

wholeskychart_ashx.gif


Além de que tinha uma estrela amarela, Antares, que consegui ver também e faz parte de Escorpião. Por esse mapa celeste, é exatamente por onde eu vi, bem em cima da minha cabeça.

Achei perfeito, pois é mais fácil de identificar dessa forma, do que com outros programas, pelo menos eu acho. Tô iniciando e essa é a melhor forma.

Hoje a tarde chega meu UpClose 10x50, quero amanhacer lá fora com esse mapa celeste observando o ceú. Aí sim vai valer a pena.
 
Hummmmmmmmmm cara, poste o que achou do UpClose 10x50! tou fortemente inclinado a comprar ele pro meu pai depois de ler as suas dicas

Tenho uma nhaca de camelô aki em casa.... acho que não aproxima nem 10 metros hueahuehauea

Pensei comprar pela Astroshop mesmo, é trankilo de comprar lá neh?!

Também vi esse outro aki.... mais em conta hehe! mas só vou comprar se for MELHOR do que o UpClose 10x50 da Astroshop ;) quero algo de qualidade por até 200Tão!

Binóculo Elgin - 12x50
 
Smoke_, ele acabou de chegar. Comprei pela Astroshop sexta, enviaram na Segunda e como moro no interior de SP, chegou hoje.

É totalmente tranquilo comprar pela Astroshop, vá sem medo. É praticamente uma das únicas lojas que tem bons produtos além de ser confiável. A maioria das pessoas que não importam, compram de lá.

Já dei uma olhada pelo UpClose 10x50 agora, a ceú aberto. De cara, já percebi uma gritante diferença com meu Vivitar 7x35 (que é uma porcariazinha mesmo, do paraguai). A imagem é muito mais nitída.
Ele é bem robusto comparado ao que eu tinha, mais pesado. Gostei porque veio com uma bolsa e até um saquinho de silica (isso serve pra quando for guardar, a silica suga umidade evitando fungos nas lentes).

Quanto ao Elgin sinceramente não conheço essa marca e, se fosse você, comprava realmente o UpClose. Celestron é uma marca confiável e nessa faixa de preço você não vai achar nada melhor (a não ser importando de lojas do exterior, o que demora muito).

A noite vai dar pra testar o binóculo de verdade, e se possível posto meus relatos aqui no tópico.
Só estou sem esperança porque o ceú hoje tá cheio de nuvens, não sei se vou ter a mesma sorte de ontem, onde o ceú estava limpo.
 
Qndo que custa um Teléscopio cXb ??

Sempre tive interesse de olhar esses céu um pouco mais perto :rolleyes:

Pra começar é sempre melhor um binóculo.... da uma olhada no primeiro post que tem umas indicações supimpas!
 
Bom, foi fazer um mini-relato do UpClose aqui.
Infelizmente a noite não foi das melhores, como já tinha visto a tarde, o ceú tava com muitaas nuvens. Chegou a noite, e o ceú tava azulado, ainda com nuvens.

Mas apesar de tudo, tentei minhas observações. E digo: gostei muito do binóculo.
Vi a Lua cheia e tava linda, nunca vi ela em tantos detalhes. O binóculo aproxima muito!

Em baixo, consegui ver novamente Jupiter, agora com o 10x50, uma bela bolinha amarela e suas luas a direita. Dá pra reconhecer facilmente que se trata de um planeta.

Vi um aglomerado de estrelas, a constelação de Escorpião e estrela dupla. Como não sei reconhecer o ceú ainda, a única coisa que posso afirmar que vi foi isso pois, sempre via muitas estrelas, mas não sabia reconhecer nada. É incrível que você vê um lugar sem nada e, quando aponta o binóculo pra lá, vê muitas coisas. Isso que o ceú tava uma *****.

Mas uma crítica aos que criticam: antes de comprar o UpClose 10x50, eu já tinha lido algumas críticas sobre ele pois tinha reflexo, principalmente na Lua.
E aff, vai ser exigente lá na pqp. Com o meu 7x35 genérico, o reflexo era tão forte que aparecia uma segunda lua na lente, sem detalhes, além da lua não ter nitidez alguma. Eu estava pensando: putz, será que o reflexo do UpClose é nesse nível?

Com esse 10x50, pra mim perceber, eu tive que tirar a atenção da lua, pra ver uma pequena sombra na direita, imperceptível, que não me incomodou em nada, tanto que nem tinha percebido de primeira.
A lente também tem alguns reflexos, as vezes, quando ia olhar, eu via as luzes entrando pela ocular, mas digo, nada demais. Pelo valor valeu muito a pena!

As pessoas que criticam são frescurentas demais, quer muito por um binóculo que custa $30 nos EUA. Eu tô muito satisfeito, nem sou muito de me incomodar com coisas tão pequenas.

Hoje a noite promete, pois o ceú tá limpo, azul. Vou tentar observar mais coisas.
 
Uma pergunta; Amigo esse telescópios Made In PY! Valem a Pena! Só levando em consideração a qualidade? Há opções que posso comprar lá com uma qualidade boa?
 
Uma pergunta; Amigo esse telescópios Made In PY! Valem a Pena! Só levando em consideração a qualidade? Há opções que posso comprar lá com uma qualidade boa?

Bicho, depende muito...

Eu nunca comprei tele pelo paraguay então fica dificil saber como é o mercado por lá...


Mas existem formas de você reconhecer um bom telescópio:

Se for um refrator (tipo luneta) você tem que se procurar saber algumas coisas:

-O tamanho (diametro) da ocular: Isso é um ponto importante, afinal, muita porcaria vendida por aí usam oculares de 0,96 polegadas, sendo que o padrão para um bom conforto é de no minimo 1,25 polegadas (existem também de 2" que é melhor ainda).

- Tipo de material da lentes - Muitas são feitas com resinas plasticas ou mesmo plastico vagabundo, o que não vale nada! Procure sempre as de vidro tratado para evitar reflexos: Multi-coated ou Fully Multi-Coated, como são conhecidos.

- Promessas de aumento: Nenhum telescópio decente vai vir promentendo aumentos na caixa. No máximo informam quanto de aumento você consegue com a ocular que vem no conjunto. Aumentos exagerados como mais 400 vezes é enganação. Eu tenho um belo tele aqui e ele não fica aproveitável com aumentos como esse.

- Tamanho do tubo: Telescópios muito pequenos geram imagens maiores com as mesmas oculares do que em teles de tubo maior, entretanto, se a qualidade não for excelente a imagem não vai ser nada agradavel.
Procure teles com tamanho correspondente, por exemplo - Lente de 70mm, tubo de 700mm.


Se for um refletor... bom, aí eu recomendo você dar uma pesquisada no google por que o assunto fica muito extenso!!!

Mas tem as dicas básicas.

Lente Relay, uma lente que colocam no focalizador - Fuja disso!!! Se não souberem te informar se tem ou não, basta verificar o tamanho do tubo e a distancia focal anunciada no tele. Se a distancia focal for maior do que o tubo em si, então ele tem essa lente.

Espelho parabolico! Muitos vem com espelhos esféricos, que deformam a imagem quando você quer aumentos maiores.



E sempre, sempre procure marcas de confiança. As mais comuns que você pode encontrar por lá são:
Orion, Celestron e Meade.


Qualquer coisa é só falar!! :)
 
Galera,to interessado em comprar um telescopio baratinhu,mais que fossem pelo menos razoavel........
Alguma dica?? tipo,n qria gastar mto,eh soh pra ver melhor o céu mesmo.....

Binoculos nao sou mto fan...qria telescopio mesmo hehe

vlwww
 
Galera,to interessado em comprar um telescopio baratinhu,mais que fossem pelo menos razoavel........
Alguma dica?? tipo,n qria gastar mto,eh soh pra ver melhor o céu mesmo.....

Binoculos nao sou mto fan...qria telescopio mesmo hehe

vlwww
Você sabe identificar o ceú? As principais constelações como Cruzeiro do Sul, Escorpião, Sagitário e etc, objetos Messier/NGC, planetas do sistema solar?

Não é tão fácil assim. De nada vai adiantar comprar um telescópio simples e sem conhecer o ceú. Pra quem quer começar e não pode gastar muito, o binóculo é o mais recomendado. É possível ver muitas coisas por ele.

A opinião de quem tem telescópio é a mesma; se você não tem um conhecimento razoável do ceú, um telescópio não vai ser de muita serventia.

Faz assim, baixe o Stellarium, que é um excelente programa, e depois de configura-ló, veja as constelações e tente identificar no ceú os objetos. É possível ver a olho nú a maioria das constelações, e dependendo das condições (pouca poluição luminosa e atmosfera limpa) até nebulosas ou galáxias (como uma fumacinha no ceú). Além disso, dei uma dica de uma carta celeste simples e útil do www.heavens-above.com, onde, colocando suas coordenadas, você pode pegar o mapa e imprimir, ir ao ceú e tentar identificar as constelações. Post: http://adrenaline.com.br/forum/4830032-post35.html

Se você quiser pular o binóculo, tudo bem, mas você deve conhecer o ceú, e além do mais, não tem como investir pouco, digo, menos de 400. Telescópios por menos de 400 reais aqui no Brasil e de boa qualidade é difícil e digo mais,

Não se iluda com os preços e especificações do MercadoLivre, um site muito recomendado no Brasil é a www.astroshop.com.br, que vende bons binóculos e telescópios.
Fora isso tem os ATM, como o do link que o wagx postou (http://www.telescopiosastronomicos.com.br/telescopios.html). Eles montam e vendem telescópios também, mas como disse, não é algo pra um iniciante começar.

Eu era totalmente leigo nesse assunto mas com muita pesquisa nesses últimos meses, devido ao interesse no assunto, aprendi bastante. Comprei meu primeiro binóculo e tem muita coisa pra ver no ceú ainda, não me arrependo em nada. Mesmo quem tem muita experiência em astronomia tem sempre um binóculo, ele é muito útil, muito mais prático que um telescópio e ótimo pra reconhecer o ceú.
 
pq luneta nao é recomendável?
 
pq luneta nao é recomendável?

Por que luneta tem aumento fixo (ou então tem zoom que não é legal), ao contrario de telescopios que você muda o aumento mudando de ocular.

A luneta também tem a desvantagem de ser igual a binoculo, só que sem o conforto de usar os dois olhos para observar!
 
queria um bino

você pode me indicar um binoculo bom,desse que vc falo que da pra ver satelites de jupiter e tals,na faixa de 350,00 ou 400,00??
 
você pode me indicar um binoculo bom,desse que vc falo que da pra ver satelites de jupiter e tals,na faixa de 350,00 ou 400,00??

Me diz uma coisa Guilherme, a vontade de comprar tá muita?
Por que se sim eu lhe indico na boa, mas caso você possa esperar uns 2 meses acho que via valer a pena, pois abriu uma loja agora no parana que tem uns preços muito bons, mas só deve chegar os equipamentos mais pro final de outubro, pelo que falaram no site.


Da uma olhada:

www.astroshop.com.br - essa é a loja tradicional que sempre atendeu muito bem!

www.armazemdotelescopio.com.br - essa é a loja que abriu agora e tá prometendo preço melhor (mas ainda não tem muita coisa.)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo