Temperatura C2Q Q9550 muito alta!

ZioNN

took the red pill
Registrado
Hi buddies!

Acabei de pegar um C2Q Q9550 E0 (cooler box) e coloquei na minha mobo Asus P5K-SE já com última versão da BIOS. Tudo stock. Não mexi em nada na BIOS a não ser DRAM Frequency que aumentei pra 1066 por conta das HyperX que coloquei.

Instalei-o utilizando pasta térmica Artic Silver Ceramique (removendo a original).

Porém estou achando as temperaturas altas demais.
Na BIOS tá marcando 60º em idle
No Core temp, os cores estão 52,47,49,49 em idle tb

Meu C2D E6750 que tava no lugar desse não passava de 40º.

O cooler parece bem firme no lugar. Nenhuma das presilhas está solta, mas mesmo apertando elas bem, se eu puxar saem até com certa facilidade. Será que estão com problemas? Ao pressioná-las na mobo o correto é deixar as "setas" apontadas pra fora, apertar até ouvir os estalos e deixar assim, correto? Só vira no sentido anti-horário na hora de remover, certo? Eu to apertando tanto isso que to com medo de quebrar a mobo :eek:

O que posso fazer pra tentar melhorar bem isso?

Valeu!!! :thumbs_up
 
Também estou tendo problemas com esse mesmo processador em relação à temperatura, criador do tópico.

No meu caso, os cores ficam em temperatura normal (entre 30 e 35 graus Celsius em idle e entre 38 e 42 em load); PORÉM, a temperatura do processador que é mostrada está travada em 87 graus Celsius.

Aqui eu uso uma Maximus Formula, com cooler da Arctic Cooling, o Freezer 7 Pro, com pasta térmica Arctic Cooling MX-2.

Já que temos o mesmo processador, talvez alguém possa dar uma luz para a nossa questão.
 
Pior q tah certinho sim cara... mas se esta escapando algo tem ai

agora... se os cores estao desse jeito... ou seja... o mais quente em 52C... provavelmente o CPU esta por volta de 40 sim... ve pelo everest ou Asus Probe pra ter Ctz disso... geralmente na bios ele da uma esquentada mesmo hehehe
 
Certo certo não está, ontem instalei ele aqui e as temperaturas estão em 32, 34, 32, 38 em idle e full 51,53,55 e 56 graus, o mais certo é tirar o cooler, limpar e reinstalar de volta.
 
Então, já montei e remontei 4 vezes. Na última baixei o tutorial para intel
quad no site da artic silver e fiz exatamente o que eles orientam lá. Usei a
Ceramique

Apertei bem o cooler box e todos os 4 pinos parecem estar bem fixos.

No everest as temp são:

Processador: 54º
Core#1: 47
Core#2: 42
Core#3: 44
Core#4: 44

No cpu temp os cores ficam a mesma coisa que no everest

Na BIOS fica cerca de 58º

No site da Artic Silver fala que a pasta Ceramique leva um ou doi dias para
"curar" e obter o melhor resultado, mas não acho que a temperatura vá cair
mais de 14º no processador e ficar próximo dos 40º em idle

A MOBO é uma ASUS P5K-SE BIOS v1104

Damned! Será cpu com problemas?

O que mais posso tentar?

Abs
 
Fiz um rápido stress test com o everest durante 5 minutos, interrompendo-o no meio do processo, pois as temps atingiram 73º no processador e nos cores 65,58,60,60. A mobo ficou estável em 41º.

A questão é: Minha CPU pode estar com defeito? Pode ser o cooler box? Seria o caso de tentar trocar a CPU com o fornecedor? Se ele se recusar, a Intel trocaria? Comprei de uma loja aqui de SP mesmo, com importação oficial.
 
Ta alto as temperaruras principalmente no CPU, apesar que tem esperar pelo menos 2 a 3 dias para a pasta secar literamelmete, espera e veja se elas vão abaixar.
 
Estranho ta os cores mais frios do q o CPU... coisa q sempre eh ao contrario :eek:
 
Eu creio que seja o cooler BOX. Um quad, mesmo 45nm, dissipa bastante calor.
 
Tenta fazer o teste do dedomêtro, em full coloque o dedo sobre o dissipador na parte inferior... 80ºC é praticamente intocável.
 
pow tava com um problema desses no meu Celeron, (D 356, @ 3,33GHZ)

Depois de um tempo de uso:
Temp da CPU na BIOS: em torno de 62º
Temp da MOBO: em torno de 40º

meu vizinho tem um Celeron D 400 series, OEM, e a CPU fica entre 40º
e a MOBO em 35°...

Já troquei a a pasta térmica, a da implastec, e dei uma limpada no cooler box, será q se trocar o Cooler ele vai dar uma melhora?

Obs: o celeron morreu, ele naum pertence mais a este mundo.
motivo?
BSoD = status 402,
E super-aquecimento...
 
Qual seria o cooler ideal para substituir o box, que tenha uma performance muito superior mas que seja incrivelmente silencioso (mais que o box)? Eu detesto barulho de ventoinha. Não preciso de um super cooler pois não costumo fazer over então a prioridade é ser absolutamente silencioso, mas ter a capacidade de refrigerar muito bem o quad (e servir na minha mobo sem gambis)
 
cara, discordo de que o cooler original seja o motivo, pois se fosse assim a intel nao iria nem mandar cooler.... que logica haveria nisso? o proprio fabricante mandar um produto que nao funciona? A nao ser q ESTE cooler ai seu tenha algum problema de fabrica, certo? ou talvez o proprio CPU tenha algum defeito, mas o pessoal deu ideias muito boas, como disse o Rhavy, manda um teste do dedometro e veja pq cara, 80 graus eh realmente muuuito quente, talvez seja ate um problema no sensor...
Se voce realmente nao conseguir encontrar a fonte do seu problema, entre me contato com o vendedor pois ele provavelmente vai solucionar seu problema.
abs e boa sorte ai!
 
cara, discordo de que o cooler original seja o motivo, pois se fosse assim a intel nao iria nem mandar cooler.... que logica haveria nisso? o proprio fabricante mandar um produto que nao funciona? A nao ser q ESTE cooler ai seu tenha algum problema de fabrica, certo? ou talvez o proprio CPU tenha algum defeito, mas o pessoal deu ideias muito boas, como disse o Rhavy, manda um teste do dedometro e veja pq cara, 80 graus eh realmente muuuito quente, talvez seja ate um problema no sensor...
Se voce realmente nao conseguir encontrar a fonte do seu problema, entre me contato com o vendedor pois ele provavelmente vai solucionar seu problema.
abs e boa sorte ai!

O cooler BOX da Intel é uma lástima e só serve para segurar o CPU em baixas temperaturas em condições ideais e sem overclock.

Bom, o primeiro ponto de tudo é que qualquer quad (mesmo em 45 nm) dissipam bastante calor. O segundo ponto é que temperaturas variam muito, depende de temperatura ambiente e ventilação dentro do gabinete, logo se você mora em um local muito quente e a arrumação dentro do gabinete não for a ideal (incluíndo exaustores) as temperaturas tendem a ser maior que o habitual (sem comentar o cooler BOX neste caso).

Para mim que já tive quad as temperaturas me parecem bem "normais" para um cooler BOX (não tem como ficar comparando com o dual antigo).
 
Um bom cooler é o Akasa Nero, um IceAge também é muito bom.

Agora, a culpa não deve ser do cooler box não, quando eu usava o cooler box no meu Q9550, em stock ele chegava a 60C full load, idle ficava em 45C, com uma temperatura ambiente de uns 25C por ai...
 
Eu comprava um Akasa Nero se fosse pra comprar,mais tem muita coisa errada ai,acho que um Q9550 Overzado não chega a essas temps.
 
Bem, levei o quad 9550 pra casa de um amigo e testamos na Asus P5Q dele, com o cooler box de um E8400, e ficou em 36º idle, ou seja, uma queda bastante considerável. Desta forma, descarto a possibilidade de ser um problema no processador e fica a dúvida se a mobo não tá lendo as temperaturas direito ou se o cooler box que tá com defeito.
Tentamos encaixar o MEU cooler box na Asus dele e não conseguimos d forma satisfatória. Uma perna sempre ficava meio solta, apesar da experiência minha, e principalmente dele (técnico em montagem há zilhões de anos).
A maior suspeita está no cooler, então já encomendei um Coolermaster Hyper 212, e pra garantir, peguei tb uma ASUS P5Q-E. Vamos ver no que vai dar. Posto aqui os resultados quando chegar as peças e montar tudo.

ps: Tennho visto MUITAS, mas MUITAS pessoas com o mesmo problema de altas temperaturas com o quad 9550 e mobos ASUS. Será coincidência ou há alguma incompatibilidade entre eles?
 
Bem, levei o quad 9550 pra casa de um amigo e testamos na Asus P5Q dele, com o cooler box de um E8400, e ficou em 36º idle, ou seja, uma queda bastante considerável. Desta forma, descarto a possibilidade de ser um problema no processador e fica a dúvida se a mobo não tá lendo as temperaturas direito ou se o cooler box que tá com defeito.
Tentamos encaixar o MEU cooler box na Asus dele e não conseguimos d forma satisfatória. Uma perna sempre ficava meio solta, apesar da experiência minha, e principalmente dele (técnico em montagem há zilhões de anos).
A maior suspeita está no cooler, então já encomendei um Coolermaster Hyper 212, e pra garantir, peguei tb uma ASUS P5Q-E. Vamos ver no que vai dar. Posto aqui os resultados quando chegar as peças e montar tudo.

ps: Tennho visto MUITAS, mas MUITAS pessoas com o mesmo problema de altas temperaturas com o quad 9550 e mobos ASUS. Será coincidência ou há alguma incompatibilidade entre eles?

Deve ser coincidência amigo, aqui pego 48º no core mais quente com o Q9550@3825Mhz numa P5Q Deluxe, isso primando.

Mas o cooler usado é um TRUE.
 
Pode ser bug no medidor de temperatura tbm. Testa com o hyper 212, se resolver o problema, ja sabemos q era o cooler box.





vlwzxx..
 
meus passos para tentar isolar a causa do problema serão:

1-Instalar o quad na P5K-SE com cooler Hyper 212. Se a temp baixar muito, então o prob deve ser o cooler box. Se baixar pouco, pode não ser.
2-Instalar o quad na P5Q-E com o cooler box. Se a temp ficar baixa, então o prob era a mobo. Se continuar alta, deve ser o cooler mesmo.
3-Instalar o quad na P5Q-E com o Hyper 212. Se ficar gelado, ótimo. Se continuar quente, f****. Deve ser problema na cpu. Quem quer comprar meus dois kits? rsssss.
 
Ta com over?
Tao altissimas. Nem c 4.0 eu chego nessas temps.
 
Cara..na boa..isso é cooler mal encaixado. O meu tbm é box e até eu acertar a colocação deles meu cpu fritava..depois ficou suavissimo....Tira o cooler, coloca de novo...vc vai acertar..


Não precisa gastar mais $$ não.
 
Deve ser coincidência amigo, aqui pego 48º no core mais quente com o Q9550@3825Mhz numa P5Q Deluxe, isso primando.

Mas o cooler usado é um TRUE.
Qual a voltagem que você precisa Gabriel para @ 3.825GHz estável?

PS: Aqui com a mesma P5Q Dlx + Q9550 + NH-U12P não passa dos 42ºC em idle.

Grato.
 
Última edição:
O meu tbm acho q ta quente !!

o meu é um Q9550, p5q-e, 4gb ram kingston, gts 250 512mb, c3 tech 600 só ñ sei se da 600...rs

no everest marca assim

Processador:30
core 1: 42
" 2: 39
" 3: 39
" 4: 45 esse fica sempre assim só qd jogo ele sobe

Isso ta normal ?
se naum tiver qual um bom cooler pra por aki, pq to usando o q vem nele mesmo....
 
o meu é um Q9550, p5q-e, 4gb ram kingston, gts 250 512mb, c3 tech 600 só ñ sei se da 600...rs

no everest marca assim

Processador:30
core 1: 42
" 2: 39
" 3: 39
" 4: 45 esse fica sempre assim só qd jogo ele sobe

Isso ta normal ?
se naum tiver qual um bom cooler pra por aki, pq to usando o q vem nele mesmo....


Tao normais suas temps, realmente boas. :D






vlwzxx..
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo