• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[Teste 2] Watercooler: velocidade da bomba x temperatura

BlazeBrok

Pentium MMX Inside!
Registrado
Tinha feito um teste simples pra verificar a real influencia da velocidade da bomba num watercooler custom algum tempo atrás
http://adrenaline.uol.com.br/forum/...cooler-velocidade-da-bomba-x-temperatura.html

Naquela época, descobri que a diferença entre uma Laing D5 nas velocidades mínima e máxima era de apenas 3ºC.
Mas eu estava usando apenas uma placa de vídeo, o que fazia o loop ser menos restritivo do que num sistema multi GPU.


Hoje eu repeti esse teste com corssfire, pra ver o impacto que mais um bloco no loop causaria.
Se você não viu o primeiro teste, é interessante ler ele primeiro, pois a metodologia é a mesma.


Primeiramente: Não estressei o CPU porque não conseguir fazer o furmark funcionar com o crossfire. E usando o valley com o prime95 ligado, o uso das GPU não passava de 40%. Gargalo extremo.
Como as GPU despejam muito mais calor no loop que a CPU, optei por ignorar as temperaturas da CPU.

De resto, mesma metodologia. 20 minutos de loop. Temperatura ambiente de 18ºC nos dois testes.

Meu loop consiste de 2 radiadores de 240mm, 1 radiador de 360mm, dois blocos full cover da EK para as VGAs e um bloco raystorm da XSPC para a CPU.
Tudo conectado em série, que gera bem resistência do que conexões em paralelo.

As VGAs estão overclockadas, com 1130MHz no core, 1350MHz nas memórias, e com 100mV a mais no core. Power limit em 150%.

A Laing D5, na posição 1, tem aproximadamente 410 Lph de flow rate - desconsiderando o pressure drop do resto do sistema.
Já na posição 5, ela empurra 1200 Lph - de novo, desconsiderando o pressure drop.

Ou seja, na posição 5, o flow rate é praticamente o triplo, mas quanto isso se traduz em temperatura?


Com a bomba na posição 1
A VGA #1 teve uma temperatura máxima de 43ºC
E a VGA #2 foi de 47ºC
https://i.imgur.com/AfWlnNk.jpg


Com a bomba na posição 5
A VGA #1 foi para 47ºC
E a VGA #2 foi para 52ºC
https://i.imgur.com/pTxxufc.jpg



Ou seja, num sistema altamente restritivo, com duas VGAs que esquentam bastante, triplicar o flow rate da bomba só reduziu 5ºC nas GPUs.
E vale lembrar que esse não é um sistema linear, e os ganhos de temperatura vão reduzindo a medida que o fluxo do sistema sobe. Triplicar o fluxo mais uma vez, provavelmente nos renderia mais uns 2ºC apenas.
 
Já vi que os Antecs vão casar com todas as minhas vgas.
 
Será que vai valer a pena esses Antec nas Vgas ? Eu ainda achava melhor colocar block... fora a temperatura que será bem mais baixa que no Antec, mas gosto é gosto.

Só tenho watercoolers selados em casa, eu teria que migrar tudo, mas como estou vendo os resultados não me anima muito.

O Antec baixa 20ºC da GPU, não está ruim, segurou o SLI de GTX480 numa boa.

Ideal apenas é que eu sempre pegue modelos de placa que protejam o vrm, mesmo tirando o cooler original.

---

geforce_gtx480_heatsink.jpg
 
Só tenho watercoolers selados em casa, eu teria que migrar tudo, mas como estou vendo os resultados não me anima muito.

O Antec baixa 20ºC da GPU, não está ruim, segurou o SLI de GTX480 numa boa.

Ideal apenas é que eu sempre pegue modelos de placa que protejam o vrm, mesmo tirando o cooler original.

---

http://www.legitreviews.com/images/reviews/1258/geforce_gtx480_heatsink.jpg

20º é bem considerável ainda mais se tratando da frigideira que era a gtx 480, mas nada como um bom block :D
 
20º é bem considerável ainda mais se tratando da frigideira que era a gtx 480, mas nada como um bom block :D

Concordo com você, eu gostaria de ter uma maquina top e também bonita, mas não tem como, ainda estou tentando chegar perto algo da top em desempenho, quem dirá deixa-la bonita.

Uma dia chego lá! ;)
 
Tinha feito um teste simples pra verificar a real influencia da velocidade da bomba num watercooler custom algum tempo atrás
http://adrenaline.uol.com.br/forum/...cooler-velocidade-da-bomba-x-temperatura.html

Naquela época, descobri que a diferença entre uma Laing D5 nas velocidades mínima e máxima era de apenas 3ºC.
Mas eu estava usando apenas uma placa de vídeo, o que fazia o loop ser menos restritivo do que num sistema multi GPU.


Hoje eu repeti esse teste com corssfire, pra ver o impacto que mais um bloco no loop causaria.
Se você não viu o primeiro teste, é interessante ler ele primeiro, pois a metodologia é a mesma.


Primeiramente: Não estressei o CPU porque não conseguir fazer o furmark funcionar com o crossfire. E usando o valley com o prime95 ligado, o uso das GPU não passava de 40%. Gargalo extremo.
Como as GPU despejam muito mais calor no loop que a CPU, optei por ignorar as temperaturas da CPU.

De resto, mesma metodologia. 20 minutos de loop. Temperatura ambiente de 18ºC nos dois testes.

Meu loop consiste de 2 radiadores de 240mm, 1 radiador de 360mm, dois blocos full cover da EK para as VGAs e um bloco raystorm da XSPC para a CPU.
Tudo conectado em série, que gera bem resistência do que conexões em paralelo.

As VGAs estão overclockadas, com 1130MHz no core, 1350MHz nas memórias, e com 100mV a mais no core. Power limit em 150%.

A Laing D5, na posição 1, tem aproximadamente 410 Lph de flow rate - desconsiderando o pressure drop do resto do sistema.
Já na posição 5, ela empurra 1200 Lph - de novo, desconsiderando o pressure drop.

Ou seja, na posição 5, o flow rate é praticamente o triplo, mas quanto isso se traduz em temperatura?


Com a bomba na posição 1
A VGA #1 teve uma temperatura máxima de 43ºC
E a VGA #2 foi de 47ºC
https://i.imgur.com/AfWlnNk.jpg


Com a bomba na posição 5
A VGA #1 foi para 47ºC
E a VGA #2 foi para 52ºC
https://i.imgur.com/pTxxufc.jpg



Ou seja, num sistema altamente restritivo, com duas VGAs que esquentam bastante, triplicar o flow rate da bomba só reduziu 5ºC nas GPUs.
E vale lembrar que esse não é um sistema linear, e os ganhos de temperatura vão reduzindo a medida que o fluxo do sistema sobe. Triplicar o fluxo mais uma vez, provavelmente nos renderia mais uns 2ºC apenas.


Na verdade oque eu percebi foi o seguinte, a bomba se precisa ter um flow rate saudável ou seja, na pior das hipóteses 400 lph. Não tive ganhos que valham a pena aumentando a velocidade da bomba também e fica pior levando em conta que dependendo do modelo da bomba, a velocidade máxima é bem ruidosa e eu faço questão de loop silencioso.

Oque não dá para considerar são algumas bombas "by aliexpress" não todas é claro, mas duas garrafas pet por hora hehehe ai já é demais, bem como as bombas de loop selado que mal empurram a água, neste caso o flow rate baixo demais impacta bem nas temperaturas por que a troca não acontece no tempo que deveria, eis por que loops selados possuem mangueiras mais finas e curtas e geralmente só dão conta da CPU.

Outra coisa que não valeu a pena no meu caso foi duas bombas, pura ilusão, duas bombas no case só se for 2 loops, 1 para CPU outro para GPU.
 
Na verdade oque eu percebi foi o seguinte, a bomba se precisa ter um flow rate saudável ou seja, na pior das hipóteses 400 lph. Não tive ganhos que valham a pena aumentando a velocidade da bomba também e fica pior levando em conta que dependendo do modelo da bomba, a velocidade máxima é bem ruidosa e eu faço questão de loop silencioso.

Oque não dá para considerar são algumas bombas "by aliexpress" não todas é claro, mas duas garrafas pet por hora hehehe ai já é demais, bem como as bombas de loop selado que mal empurram a água, neste caso o flow rate baixo demais impacta bem nas temperaturas por que a troca não acontece no tempo que deveria, eis por que loops selados possuem mangueiras mais finas e curtas e geralmente só dão conta da CPU.

Outra coisa que não valeu a pena no meu caso foi duas bombas, pura ilusão, duas bombas no case só se for 2 loops, 1 para CPU outro para GPU.

Concordo, a diferença de 200LPH pra 400LPH vai ser muito maior que a diferença de 400LPH pra 800LPH.

Sobre o ruido, também tenho que concordar.
Inclusive, no primeiro teste que fiz, medi o ruido da D5 na velocidade mínima e máxima.
No mínimo ela fica abaixo do ruído ambiente. Virtualmente silenciosa.
No máximo ela chega a 48dB.

Infelizmente, esses dados de ruido não são muito úteis, pois dependem muito de como a bomba foi montada no case.
No caso, eu uso um combo de bomba e reservatório de baia.
Mas é algo pra se levar em consideração, com certeza.


No caso de 2 bombas em um único loop, ainda existe uma vantagem que é a redundância, caso uma delas falhe.
Mas também não vejo motivo pra usar, no quesito desempenho.
 
Verdade ou mito que o simples fato de adicionar um reservatório a um watercooler selado aumenta o seu desempenho?

Segundo verdade ou mito, adicionar uma bomba também aumenta o desempenho, pois faz a água circular com maior pressão. Verdade?
 
Última edição:
Verdade ou mito que o simples fato de adicionar um reservatório a um watercooler selado aumenta o seu desempenho?

Segundo verdade ou mito, adicionar uma bomba também aumenta o desempenho, pois faz a água circular com maior pressão. Verdade?

Eu acho que não aumenta o desempenho adicionando um reservatório no Wc selado, sobre a 2º bomba no mesmo Loop não aumenta o desempenho, já fiz e aconteceu que ficou um pouco mais quente que apenas uma bomba.
 
Eu acho que não aumenta o desempenho adicionando um reservatório no Wc selado, sobre a 2º bomba no mesmo Loop não aumenta o desempenho, já fiz e aconteceu que ficou um pouco mais quente que apenas uma bomba.

Sim, os Watts das bomba se transfere para água
 
Verdade ou mito que o simples fato de adicionar um reservatório a um watercooler selado aumenta o seu desempenho?

Segundo verdade ou mito, adicionar uma bomba também aumenta o desempenho, pois faz a água circular com maior pressão. Verdade?

1 - Mito.

2 - Meio mito, uma segunda bomba vai melhorar o desempenho se o sistema for extremamente restritivo, provavelmente você teria que ter algo como 4 GPUs em série pra precisar dela.
Num sistema pouco restritivo pode até piorar, como o NeoConker falou, o calor gerado pela bomba é despejado no loop também.


Edit importante:
Olha, quando falei das duas bombas, levei em consideração que você estaria usando uma Laing D5. Que é a mais comum.
Se estiver usando bombas mais fracas isso com certeza vai mudar.
 
Última edição:
muito legal este tópico, eu percebi isto quando montei para um amigo meu, no caso dele era duas bombas D5, quando coloca as mesmas em velocidade 5 esquentava, deixei em 1 porque ficou bem melhor, até pensei que a bomba em alto giro gerava calor, mas não tinha certeza... agora lendo o seu tópico acho q faz mais sentido.
 
Ótimo tópico!
Já vou aprendendo ainda mais sobre o assunto. kk
 
Agora, quando que seria ideal usar 2 bombas? ou só é ideial se eu trabalhar com loop's separados, contando que eu ligaria CPU, 2 VGA e 2 rad de 240mm. 1 bomba de 800LPH ?
 
1 - Mito.

2 - Meio mito, uma segunda bomba vai melhorar o desempenho se o sistema for extremamente restritivo, provavelmente você teria que ter algo como 4 GPUs em série pra precisar dela.
Num sistema pouco restritivo pode até piorar, como o NeoConker falou, o calor gerado pela bomba é despejado no loop também.


Edit importante:
Olha, quando falei das duas bombas, levei em consideração que você estaria usando uma Laing D5. Que é a mais comum.
Se estiver usando bombas mais fracas isso com certeza vai mudar.


Brother, muito obrigado pelas explicações.

Depois de uns eventos que ocorreram com meu carro, o jeito vai ser manter o time dos Antecs sem mexer em nada.... até que o gabinete fechado fica bonito...rs

Essa bomba fraquinha que comprei vai ficar só para emergência, se por eventualidade alguma das bombas do sistema selado vier a morrer eu coloco pra rodar, e nem radiador extra vou colocar.

Agradeço muito! :joia:
 
Agora, quando que seria ideal usar 2 bombas? ou só é ideial se eu trabalhar com loop's separados, contando que eu ligaria CPU, 2 VGA e 2 rad de 240mm. 1 bomba de 800LPH ?

Serial o ideal usar duas bombas em Loop separado, aqui uso separado com temperaturas bem aceitáveis, fiz o teste rapidinho com 02 bombas em um loop só e as temperaturas fora lá nas alturas, sem chances, tirei na hora!
 
Quando tudo está num looping só as vgas ficam mais quentes num SLI, principalmente a ultima?

Se houver um looping só para o processador e outro para as vgas, consigo melhores resultados?
 
Quando tudo está num looping só as vgas ficam mais quentes num SLI, principalmente a ultima?

Se houver um looping só para o processador e outro para as vgas, consigo melhores resultados?

Depende né.
Se você colocar tudo no mesmo loop, você vai ter mais pontos de calor (as vgas e a cpu), mas você vai tirar proveito de todos os seus radiadores.
Separando os loops, você evita que o calor da cpu se misture com o da vga, mas você vai reduzir a área total de radiador de cada loop.

Tem que testar pra ver o que se sai melhor na sua situação em específico.

Eu sou um grande defensor de um loop apenas.
Pois são raras as ocasiões que você vai stressar tanto a CPU quanto as VGAs ao máximo, ao mesmo tempo.

Então por exemplo, digamos que você tenha 3 radiadores de 240mm.
Jogando crysis 3 por exemplo, onde a CPU tem um uso bem baixo, você vai ter praticamente os 3 rads só pras VGAs.
Ou então se você estiver renderizando alguma coisa com a CPU, você vai ter os 3 rads só pra ela.

Enquanto que se você separar os loops, algum rad vai ficar subutilizado nessas situações.


Mas de novo, você precisa testar pra ver se vale a pena ou não, isso ai é só minha opinião.
 
Depende né.
Se você colocar tudo no mesmo loop, você vai ter mais pontos de calor (as vgas e a cpu), mas você vai tirar proveito de todos os seus radiadores.
Separando os loops, você evita que o calor da cpu se misture com o da vga, mas você vai reduzir a área total de radiador de cada loop.

Tem que testar pra ver o que se sai melhor na sua situação em específico.

Eu sou um grande defensor de um loop apenas.
Pois são raras as ocasiões que você vai stressar tanto a CPU quanto as VGAs ao máximo, ao mesmo tempo.

Então por exemplo, digamos que você tenha 3 radiadores de 240mm.
Jogando crysis 3 por exemplo, onde a CPU tem um uso bem baixo, você vai ter praticamente os 3 rads só pras VGAs.
Ou então se você estiver renderizando alguma coisa com a CPU, você vai ter os 3 rads só pra ela.

Enquanto que se você separar os loops, algum rad vai ficar subutilizado nessas situações.


Mas de novo, você precisa testar pra ver se vale a pena ou não, isso ai é só minha opinião.


Eu havia pensado nisso também.

Tudo bem que eu não monitoro o uso de CPU durante os jogos, mas deve oscilar bem mais do que a GPU.

Quando tenho a água chegando na ultima gpu após passar pela cpu e gpu-1, fico imaginando se mesmo assim essa temperatura seria boa, pelo menos igual ao que tenho atualmente, que seria um looping exclusivo.

Mas com certeza é meio difícil prever.... acho que é como falou, só testando pra dizer.

Valeu brother!
 
Eu havia pensado nisso também.

Tudo bem que eu não monitoro o uso de CPU durante os jogos, mas deve oscilar bem mais do que a GPU.

Quando tenho a água chegando na ultima gpu após passar pela cpu e gpu-1, fico imaginando se mesmo assim essa temperatura seria boa, pelo menos igual ao que tenho atualmente, que seria um looping exclusivo.

Mas com certeza é meio difícil prever.... acho que é como falou, só testando pra dizer.

Valeu brother!

Tenho a CPU e as duas VGAs em série aqui.
A segunda VGA geralmente é 2º mais quente que a primeira, mas 2º pode ser uma montagem do bloco um pouco pior.

O que acontecesse nesses sistemas é que a temperatura da água tende a se estabilizar depois de um tempo.
Ou seja, ela vai ser a mesma em qualquer parte do loop.

Então não importa a ordem dos pontos de calor e dos radiadores no final das contas.
 
Tenho a CPU e as duas VGAs em série aqui.
A segunda VGA geralmente é 2º mais quente que a primeira, mas 2º pode ser uma montagem do bloco um pouco pior.

O que acontecesse nesses sistemas é que a temperatura da água tende a se estabilizar depois de um tempo.
Ou seja, ela vai ser a mesma em qualquer parte do loop.

Então não importa a ordem dos pontos de calor e dos radiadores no final das contas.


Legal, essa é uma informação muito importante e que eu não tinha.

Antes eu havia lido gente falando de 6ºC da primeira gpu para a segunda, esse numero tinha achado alto demais, seria algo inviável.
 
Legal, essa é uma informação muito importante e que eu não tinha.

Antes eu havia lido gente falando de 6ºC da primeira gpu para a segunda, esse numero tinha achado alto demais, seria algo inviável.

Mas isso é depois de algum tempo (algumas horas)
No inicio a diferença pode chegar a 6º sim.

Nesses testes de 20min que fiz com a bomba, a diferença chegou a 5º com a bomba no mínimo.

Ah, e esqueci de dizer, mas a velocidade da bomba, nesse caso, influencia também.
Quanto mais rápido a água estiver rodando no loop, menor vai ser essa diferença
 
Mas isso é depois de algum tempo (algumas horas)
No inicio a diferença pode chegar a 6º sim.

Nesses testes de 20min que fiz com a bomba, a diferença chegou a 5º com a bomba no mínimo.

Ah, e esqueci de dizer, mas a velocidade da bomba, nesse caso, influencia também.
Quanto mais rápido a água estiver rodando no loop, menor vai ser essa diferença

Então realmente chega a ter 6ºC de diferença de uma para a outra? Pergunto por que uso no máximo 2 horas o pc, raramente passo disso, e se levar tanto tempo para estabilizar a temperatura, pode ser que no meu caso não seja o ideal tudo num único looping... mas claro tudo achismo.

O lance com a bomba faz diferença mesmo pelo que andei olhando, o que eu faria se realmente representasse ganho, seria colocar todos os selados num único looping com a minha bomba fraquinha para ajudar um pouco mais as bombas originais.

Um amigo me falou que apenas pelo fato do led no selado estar ligado, a temperatura sobe 2ºC, achei meio estranho... mas...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo