[Teste 2] Watercooler: velocidade da bomba x temperatura

Então realmente chega a ter 6ºC de diferença de uma para a outra? Pergunto por que uso no máximo 2 horas o pc, raramente passo disso, e se levar tanto tempo para estabilizar a temperatura, pode ser que no meu caso não seja o ideal tudo num único looping... mas claro tudo achismo.

O lance com a bomba faz diferença mesmo pelo que andei olhando, o que eu faria se realmente representasse ganho, seria colocar todos os selados num único looping com a minha bomba fraquinha para ajudar um pouco mais as bombas originais.

Um amigo me falou que apenas pelo fato do led no selado estar ligado, a temperatura sobe 2ºC, achei meio estranho... mas...

Po, mas aqui deu 5º de diferença, mas a placa mais quente ainda estava a 47ºC

5ºC é muito quando você está a 80ºC,
mas quando você está nos 40, não é lá essas coisas
 
Po, mas aqui deu 5º de diferença, mas a placa mais quente ainda estava a 47ºC

5ºC é muito quando você está a 80ºC,
mas quando você está nos 40, não é lá essas coisas

Entendo, mas como está aqui hoje, usando apenas 1 radiador de 280mm e 2 de 120mm, talvez não consiga algo bom, seria necessário incluir mais um radiador de 360mm, acredito.
 
Mas isso é depois de algum tempo (algumas horas)
No inicio a diferença pode chegar a 6º sim.

Nesses testes de 20min que fiz com a bomba, a diferença chegou a 5º com a bomba no mínimo.

Ah, e esqueci de dizer, mas a velocidade da bomba, nesse caso, influencia também.
Quanto mais rápido a água estiver rodando no loop, menor vai ser essa diferença


A velocidade da bomba, ou seja, a pressão com que ela empurra a água só vai fazer diferença até uns 400L/h, depois não tem efeito, se rodar muito rápido pode até ter o efeito contrário, quanto mais pressão menos tempo nos rads, só não pode usar um pump muito fraco por que ai já influencia a troca e acaba fervendo mesmo. Fiz vários testes e os melhores resultados eu tive no meio do caminho, algo entre 350L/h e 500L/h, alguém aí pode ter tido resultados positivos com mais pressão mas não aconteceu comigo em várias oportunidades.

Quanto ao fator "Estabilização da água" é verdade, mas apenas se você usa os rads em série, ou seja um depois do outro. Se você tiver por exemplo um rad antes da CPU e outro depois entre a CPU e GPU a água vai chegar mais fria na GPU, foi oque comprovei aqui, com os rads em série a GPU ficava de 5 a 8C mais quente do que a instalação alternada.

Bom, mas acho que tudo é subjetivo, tamanho e espessura dos rads, restrição dos blocks e etc...Vários fatores podem contribuir para outras realidades que não a minha, mas em três loops diferentes tive esse resultado.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo