[Teste de Gargalo] Quadcore de 2.8Ghz a 4.0Ghz + Radeon 4870X2

nvkx

know-it-all Member
Registrado
[Teste de gargalo] Quadcore de 2.8Ghz a 4.0Ghz + Radeon 4870X2

Bom pessoal, ontem vi o tópico de um user sobre Gargalo de um Q9550 em uma Radeon 4890.
Sugeri que ele fizesse testes em diferentes Clocks e chegasse a conclusão da melhor relação enter overclock X perfomance.

Então tive um estalo e pensei: “Hey! Eu nunca fiz isso! :S”
Como estava com tempo livre e alguns bons games instalados, resolvi elaborar esse teste em meu sistema.
Não é o sistema do mais novo, mas ainda é uma máquina que roda tudo com uma certa folga.

Bom, chega de blá blá blá e vamos ao que interessa:

Sistema Utilizado:
Processador: Core2Quad Q9550 E0 2.8Ghz@4.0Ghz;
Motherboard: Gigabyte GA-EP45-UD3L;
Memória: Patriot Viper DDR2 800Mhz;
Hard Disk: Samsung 320Gb 7200RPM;
VGA: Sapphire HD4870X2.

Resolução:
1680X1050 (nativa)

Benchmarks:

3DMark 06
graficos00033dmark06.png


2.8Ghz
053dmark062800.jpg


3.2Ghz
043dmark063200.jpg


3.6Ghz
033dmark063600.jpg


3.8Ghz
023dmark063800.jpg


4.0Ghz
013dmark064000.jpg

3DMark Vantage
graficos0002vantage.png


2.8Ghz
05van2800.jpg


3.2Ghz
04van3200.jpg


3.6Ghz
03van3600.jpg


3.8Ghz
02van3800.jpg


4.0Ghz
01van4000.jpg

Games:

Crysis
graficos0007crysis.png


2.8Ghz
05crysisdx102800.jpg


3.2Ghz
04crysisdx103200.jpg


3.6Ghz
03crysisdx103600.jpg



3.8Ghz
02crysisdx103800.jpg


4.0Ghz
01crysisdx104000.jpg

Crysis Warhead
graficos0000warhead.png


2.8Ghz
05warheaddx102800.jpg


3.2Ghz
04warheaddx103200.jpg


3.6Ghz
03warheaddx103600.jpg


3.8Ghz
02warheaddx103800.jpg


4.0Ghz
01warheaddx104000.jpg

CONTINUA >>>

GTA IV
graficos0008gtaiv.png


Settings:
01gtaiv4000a.jpg


2.8Ghz
05gtaiv2800.jpg


3.2Ghz
04gtaiv3200.jpg


3.6Ghz
03gtaiv3600.jpg


3.8Ghz
02gtaiv3800.jpg


4.0Ghz
01gtaiv4000b.jpg


Street Fighter IV
graficos0006sfiv.png


Settings:
01sfiv4000b.jpg

01sfiv4000c.jpg


2.8Ghz
05sfiv2800.jpg


3.2Ghz
04sfiv3200.jpg



3.6Ghz
03sfiv3600.jpg


3.8Ghz
02sfiv3800.jpg


4.0Ghz
01sfiv4000a.jpg

Residen Evil 5
graficos0001re5.png


Settings:
01re5dx104000b.jpg


2.8Ghz
05re5dx102800.jpg


3.2Ghz
04re5dx103200.jpg


3.6Ghz
03re5dx103600.jpg


3.8Ghz
02re5dx103800.jpg


4.0Ghz
01re5dx104000a.jpg

Dirt 2
graficos0005dirt2.png



Settings:
01dirt24000a.jpg


2.8Ghz
05dirt22800.jpg


3.2Ghz
04dirt23200.jpg


3.6Ghz
03dirt23600.jpg


3.8Ghz
01dirt24000b.jpg


4.0Ghz
01dirt23800.jpg

H.A.W.X
graficos0004hawx.png



Settings:
01hawxdx104000b.jpg

01hawxdx104000d.jpg

01hawxdx104000c.jpg


2.8Ghz
05hawxdx102800.jpg


3.2Ghz
04hawxdx103200.jpg


3.6Ghz
03hawxdx103600.jpg


3.8Ghz
02hawxdx103800.jpg


4.0Ghz
01hawxdx104000a.jpg

Bom, é isso amigos.
Espero ter ajudado. Quem quiser contribuir com suas experiências, criticar ou qualquer coisa estamos ai! ;)

Abs a todos!
 
Editado por um moderador:
belo teste!
engraçado que em alguns jogos a diferenca é quase nada e em outros chega a mais de 10fps de diferença, alguma motivo pra isso ??

realmente um ovezinho sempre é bem vindo.
 
Ótimos testes, parabéns pro Fabrício :)

Isso mostra a importância de um conjunto equilibrado!

No Warhead a diferença no fps min foi absurda hein?! Quase 30% de diferença entre stock e 4 Ghz :w00t:
 
Otimo teste, isso mostra que o Q9550 é um processador pra muito tempo ainda mesmo em Stock, claro que esse ele foi feito pra roda no mínimo em 3.6Ghz.

Parabéns.
 
Legal, bom tópico.
É bom que serve de base para o pessoal que fica morrendo com medo do gargalo.
 
Prevejo mais um tópico infinito!

Brincadeiras a parte, muito bom e detalhado, parabéns!

Entao, por isso nem coloquei conclusao. rs
Vamos dxar pra q cada um faça seus testes e tire suas conclusoes.
O gargalo existe e ta ai o DIRT2 e o Warhead q não me deixam mentir. rs
Claro q não é aquela paranoia toda q ronda no forum, mas q existe existe.

Pessoalmente, vou continuar usando 4.0 diarios e vamo q vamo! rsrsrsrs

belo teste!
engraçado que em alguns jogos a diferenca é quase nada e em outros chega a mais de 10fps de diferença, alguma motivo pra isso ??

realmente um ovezinho sempre é bem vindo.

Vlew Davi!
Entao, essa diferença existe pq tem games q são mais "CPU Bound" ou seja, consomem mais do CPU do que outros. Veja que p o SFIV o over nao influenciou absolutamente NADA enquanto pra o DIRT2 e o Warhead e ate mesmo o GTA IV (mesmo o Benchmark dele nao sendo dos melhores teve um ganho bastante interessante. ;)

Ótimos testes, parabéns pro Fabrício :)

Isso mostra a importância de um conjunto equilibrado!

No Warhead a diferença no fps min foi absurda hein?! Quase 30% de diferença entre stock e 4 Ghz :w00t:

Vlew japa!
Fiquei impressionado com a diferença tanto no Warhead quanto no DIRT2.
A 2.8Ghz a diferença no gameplay é simplesmente absurda!

Otimo teste, isso mostra que o Q9550 é um processador pra muito tempo ainda mesmo em Stock, claro que esse ele foi feito pra roda no mínimo em 3.6Ghz.

Parabéns.

Usar um Q9550 abaixo de 3.2 é sacrilégio!! rsrsrs

Legal, bom tópico.
É bom que serve de base para o pessoal que fica morrendo com medo do gargalo.

Exatamente! ;)
 
Resident Evil 5 ta certo? Com 4.0 o AVG foi menor que 3.8

Ótimo tópico, parabéns.
 
É ...

MAIS uma vez, alguém MOSTRANDO e deixando claro que o Gargalo ta mais em quem acredita nele, do que realmente presente nos games ...

Parabéns pela disposição :thumbs_up
 
3.8 melhor que 4.0...
E requer menos do teu sistema ou seja mais vida util
Ótimo review
 
Resident Evil 5 ta certo? Com 4.0 o AVG foi menor que 3.8

Ótimo tópico, parabéns.

Entao! Aconteceram alguns casos bizarros.
O Proprio vantage occoreu uma nota menor em 4.0Ghz do que em 3.8Ghz.
Rodei hoje de novo antes de postar e deu basicamente o mesmo resultado.
Vai saber... rs
É ...

MAIS uma vez, alguém MOSTRANDO e deixando claro que o Gargalo ta mais em quem acredita nele, do que realmente presente nos games ...

Parabéns pela disposição :thumbs_up

Vlew cara!
Como o japa disse, é super importante fazer o sistema andar em harmonia.
Um overzinho pode fazer a VGA disparar.

3.8 melhor que 4.0...
E requer menos do teu sistema ou seja mais vida util
Ótimo review

Fato! E 3.8 num quad desses chega facil facil!
 
Show o tópico, parabéns pelos testes brother, realmente o Q9550 é um processador forte ainda, acredito que fiz bom negócio trocando meu antigo E8400 por ele, isso falando em um longo prazo. Mas como a vontade de tentar se manter atualizado em hardware é grande, estava pensando em trocar meu combo, vcs acham que é negócio trocar meu combo (proc. + mobo + memórias) por um combo Core i5 atualmente? valeu.
 
Tópico muito bom, mas esperava um gargalo maior, achei pouco. Scaramanga se pra vc grana não é problema, eu acho que trocar seu q9550 por um i5 ou i7 seria um ganho pequeno.. depende de quanto vc for gastar. O q9550 é muito forte ainda e vai demorar pra ficar fraco.
 
Vamos esclarescer esta história de gargalo (CPU Bound) de uma vez por todas. Em todos os fórums do mundo, só o Adrenaline radicaliza nessa questão.

Gargalo ou CPU Bound é quando os outros recursos de processamento (de hardware) aguardam com latência alta os processos da CPU que na prática é o famoso LAG.

Todos os jogos (todos mesmo) não são otimizados para utilizar em sua totalidade nem mesmo a CPU quanto a GPU, tanto o é que drivers novos, optimizações por patches ou atualizações do sistema operacional melhoram frequentemente a performance num mesmo hardware. Nos jogos, uns precisam de processamento maior na CPU e outros na GPU. No caso dos testes acima, pode-se observar que no GTA IV, aparentemente é o jogo que mais exige processamento da CPU e o que maior demonstra o que mais se assemelha a um CPU Bound. Entretanto analisando a porcentagem de ganho de performance com o overclock (estatisticamente) verá que 30% a mais de clock não gerou 30% a mais de performance, apesar do teste feito mesmo numa resolução alta como 1680x1050 onde a GPU normalmente assume a maior parte do processamento.

Muitos perguntam porquê as placas gráficas assumem a maior parte do processamento em resoluções acima de 1024x768. Isto se dá pela programação do jogo e pelas próprias instruções Directx e OpenGL já que há necessidade de maior banda e tráfego de processamento seja pelas texturas mais pesadas ou pela própria construção da cena na tela. Necessidades estas que os processadores e suas instruções específicas não suportam já faz uma década.

O autor do tópico pode observar isso ao verificar os picos de utilização do processador que não chegarão próximos dos 100% durante o jogo, somente se aproximarão mais do pico nos carregamentos de fases e/ou realocação de texturas na memória.

Matéria muito legal que explica a influência de uma mesma CPU com placas gráficas diferentes (meio antiga mas atual):

http://www.anandtech.com/cpuchipsets/showdoc.aspx?i=2149&p=2

Moral da história: no caso do tópico o Q9550 não é CPU Bound pois pode-se estrapolar tranquilamente que uma placa gráfica mais rápida que a 4890 terá ganhos expressivos com o mesmo processador, ou seja, isto é um caso de GPU Bound.
 
Última edição:
quando voce perde fps/pontos com frequencias maiores, quer dizer que estão ocorrendo muitos erros de cálculo, nao acho seguro quando acontece isso.
pelo que eu saiba
 
Show o tópico, parabéns pelos testes brother, realmente o Q9550 é um processador forte ainda, acredito que fiz bom negócio trocando meu antigo E8400 por ele, isso falando em um longo prazo. Mas como a vontade de tentar se manter atualizado em hardware é grande, estava pensando em trocar meu combo, vcs acham que é negócio trocar meu combo (proc. + mobo + memórias) por um combo Core i5 atualmente? valeu.

Não acho necessidade ainda Scaramanga, mesmo porque o Q9550 anda junto com i5 nos jogos tranquilamente, claro que nas tarefas o i5 leva ligeira vantagem, eu não trocaria agora, talvez daqui 6~8 meses quem sabe.
 
Não acho necessidade ainda Scaramanga, mesmo porque o Q9550 anda junto com i5 nos jogos tranquilamente, claro que nas tarefas o i5 leva ligeira vantagem, eu não trocaria agora, talvez daqui 6~8 meses quem sabe.

Concordo, eu acho que i5/i7 hoje só valem a pena se for montar um pc do ZERO, ou se realmente quer por que quer
 
nvkx, pela sua assinatura o proces. ta a 4.0, porem pelos testes da a impressao q se deixasse a 3.8 seria melhor...
 
Não acho necessidade ainda Scaramanga, mesmo porque o Q9550 anda junto com i5 nos jogos tranquilamente, claro que nas tarefas o i5 leva ligeira vantagem, eu não trocaria agora, talvez daqui 6~8 meses quem sabe.
Grande brother Cata, valeu pela dica bro e aos demais que opinaram tb, realmente é quase que trocar 6 por meia dúzia, visto que me preocupo mais com games, é que vejo a galera falando tão bem desses Core i5 que me deu na telha querer trocar, hehe, maldito vício por hardware, grande abraço.
 
Em algumas aplicaçoes a diferença é muito pequena... Eu deixaria em 3.2Ghz so pra garantir
 
Concordo, eu acho que i5/i7 hoje só valem a pena se for montar um pc do ZERO, ou se realmente quer por que quer

Nesse caso se for montar a máquina hoje em dia do zero, sem dúvida que eu optaria pela plataforma 1156~1366.

Grande brother Cata, valeu pela dica bro e aos demais que opinaram tb, realmente é quase que trocar 6 por meia dúzia, visto que me preocupo mais com games, é que vejo a galera falando tão bem desses Core i5 que me deu na telha querer trocar, hehe, maldito vício por hardware, grande abraço.

Relaxa, nos games o Q9550 da um caldo ainda por muito tempo, mais te entendo que é naba, o cara sempre que deixar a máquina atualizada, OOO vicio do cão haha ;x

[]' s
 
Vamos esclarescer esta história de gargalo (CPU Bound) de uma vez por todas. Em todos os fórums do mundo, só o Adrenaline radicaliza nessa questão.

Gargalo ou CPU Bound é quando os outros recursos de processamento (de hardware) aguardam com latência alta os processos da CPU que na prática é o famoso LAG.

Todos os jogos (todos mesmo) não são otimizados para utilizar em sua totalidade nem mesmo a CPU quanto a GPU, tanto o é que drivers novos, optimizações por patches ou atualizações do sistema operacional melhoram frequentemente a performance num mesmo hardware. Nos jogos, uns precisam de processamento maior na CPU e outros na GPU. No caso dos testes acima, pode-se observar que no GTA IV, aparentemente é o jogo que mais exige processamento da CPU e o que maior demonstra o que mais se assemelha a um CPU Bound. Entretanto analisando a porcentagem de ganho de performance com o overclock (estatisticamente) verá que 30% a mais de clock não gerou 30% a mais de performance, apesar do teste feito mesmo numa resolução alta como 1680x1050 onde a GPU normalmente assume a maior parte do processamento.

Muitos perguntam porquê as placas gráficas assumem a maior parte do processamento em resoluções acima de 1024x768. Isto se dá pela programação do jogo e pelas próprias instruções Directx e OpenGL já que há necessidade de maior banda e tráfego de processamento seja pelas texturas mais pesadas ou pela própria construção da cena na tela. Necessidades estas que os processadores e suas instruções específicas não suportam já faz uma década.

O autor do tópico pode observar isso ao verificar os picos de utilização do processador que não chegarão próximos dos 100% durante o jogo, somente se aproximarão mais do pico nos carregamentos de fases e/ou realocação de texturas na memória.

Matéria muito legal que explica a influência de uma mesma CPU com placas gráficas diferentes (meio antiga mas atual):

http://www.anandtech.com/cpuchipsets/showdoc.aspx?i=2149&p=2

Moral da história: no caso do tópico o Q9550 não é CPU Bound pois pode-se estrapolar tranquilamente que uma placa gráfica mais rápida que a 4890 terá ganhos expressivos com o mesmo processador, ou seja, isto é um caso de GPU Bound[/I
].


Mto bom Pescador! Escreveu com vontade hein! :lol::lol::lol:
Vc tem razao. 30% de overclock nao [e necessariamente 30% d performance.
Mas tem casos q isso faz diferenca. 10% a mais d perfomance em games como Crysis ou GTAIV (q sao pesados/bugados) dao um alivio razoavel nos fps minimos.

Vou dar uma lida nessa materia.

Ah! E no meu sistema estou usando uma 4870X2 e nao uma 4890. So dei um exemplo de um outro topico. ;)

;)

quando voce perde fps/pontos com frequencias maiores, quer dizer que estão ocorrendo muitos erros de cálculo, nao acho seguro quando acontece isso.
pelo que eu saiba
Serio??? Mas o q acontece? :S

nvkx, pela sua assinatura o proces. ta a 4.0, porem pelos testes da a impressao q se deixasse a 3.8 seria melhor...
Tem razao.
Por isso é interesante as pessoas testarem seus conjuntos para buscar a melhor relacao entre overXperformance.
4.0Ghz esta aki só por luxo. rsrsrsrsr
Mas tentar dxar em 3.8Ghz mesmo. Da p fzer so c 1.25v. Sem falar q força menos as memos.

Em algumas aplicaçoes a diferença é muito pequena... Eu deixaria em 3.2Ghz so pra garantir

Ah! Sei la. 3.2 no GTAIV sao quase 10frames a menos. E isso nesse jogo bugado faz uma bela falta. rs
 
Realmente otimo topico Fabricio! Realmente mostra o tipo de programaçao q cada jogo tem... principalmente Dirt2 e o Crysis... nuss... muito notavel... agora GTA soh precisa eh de um quad com frequencia alta e memora de video... se tiver um i7 @ 4 ghz e uma 9600GT de 1GB roda otimo uhauhauhahuauha
 
Tenho um q9650, alguém poderia me dar um vcore seguro para eu subir pruns 3,6Ghz?
 
Show...Bem simples e eficaz...e muito informativo...q9550...manda muito bem ainda...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo