A muito tempo atrás as placas de vídeo tinham 1gb de RAM, nesse tempo, os jogos vinham com padrão de texturas 480p que eram esticadas para 720p.
Volta e meia saia um jogo que trazia texturas em 720p em conjunto com o 480p e algumas placas de vídeo tinham 2gb.
O 1080p começou a se tornar popular e as plaquinhas de vídeo começaram a vir com texturas em 720p e mais pra frente texturas de 1080p, daí foi a época do primeiro bum das memórias pq placas de vídeo com 2gb já não rodavam mais em alto, isso nesse tempo nem existia o preset ultra.
Quando os jogos em 1080p se tornaram padrão, e ficou por padrão por um longo tempo, jogos vinham com texturas em 1080p e nesse momento os 6gb~8gb foram muito mais do que suficientes, na verdade os 8gb faziam mais diferença nos jogos em 1440p, mas nem tanta diferença assim.
Chegamos no padrão 2160p, pulamos o qhd. Nunca vimos um jogo "contem o pacote de texturas qdh", saímos do 1k pro 2k, logo os 8gb vão ficar saturados, principalmente quando os jogos trouxerem as texturas nativas de 4k e não trazem as texturas em resolução mais baixa.
Se vc jogar Far Cry 6 com o pack de texturas HD numa 3070 também vai ter o mesmo problema que estás a ter no TLOU1.
Mas o hype do momento é falar mal de um jogo AAA de 2023 que não funciona bem em hardware da nvidia que poupou memória de vídeo para fazer um produto mais barato, quem tem a 3060 chora menos que os donos de 3060ti, 3070 e 3070ti, afinal de contas, o xoro roda solto entre os donos de placas de vídeo com 8gb de vram ou menos.