[TÓPICO DEDICADO] Throttlestop (Undervolt), o que é, para que serve e tutorial completo de como usar este programa

Antes de mais nada, podes postar um print da tela FIVR do teu TS?

Na verdade existe um tipo de separação entre as instruções (funções) executadas pelo CORE e pelo CACHE, geralmente se usa os mesmos valores por questões de estabilidade, (Aqui vc tem uma explicação completa sobre o que é o cache da CPU). A Intel costuma colocar os valores do cache bem mais próximos do que precisam realmente, enquanto que o core é mais maleável. Ainda sim nunca vi ninguem rodar assim nem nunca testei neste nível (e nem pretendo).

Alias agora analisando a tela do FIVR acho que você tá confundindo a forma como ele funciona, ali você tem 3 opçÕes , 125, 250 e 1000, mas não quer dizer que este é o valor aplicado e sim o intervalo em que ele pode ser alterado.

De qualquer forma manda o print que vemos o que está acontecendo.
 
Última edição:
Antes de mais nada, podes postar um print da tela FIVR do teu TS?

Na verdade existe um tipo de separação entre as instruções (funções) executadas pelo CORE e pelo CACHE, geralmente se usa os mesmos valores por questões de estabilidade, (Aqui vc tem uma explicação completa sobre o que é o cache da CPU). A Intel costuma colocar os valores do cache bem mais próximos do que precisam realmente, enquanto que o core é mais maleável. Ainda sim nunca vi ninguem rodar assim nem nunca testei neste nível (e nem pretendo).

Alias agora analisando a tela do FIVR acho que você tá confundindo a forma como ele funciona, ali você tem 3 opçÕes , 125, 250 e 1000, mas não quer dizer que este é o valor aplicado e sim o intervalo em que ele pode ser alterado.

De qualquer forma manda o print que vemos o que está acontecendo.

Obrigado pelo retorno @GeekZilla
Segue imagem no link - https://prnt.sc/r1dui3
 
Definitivamente fora do comum, a impressão que tenho é que ele não está realmente aplicando este valor, não teria como -1V de undervolt. Mas vou ter que analisar melhor para ver onde esta o erro. Com este perfil aplicado, por favor, tire um print da tela principal do TS também e de preferencia com algo rodando (coisa leve não precisa ser nada pesado).

De qualquer forma, eu deixaria o valor do core e cache iguais por enquanto, se o sistema já está rodando frio, não tem pq ficar fazendo experiencias.

Vale lembrar também, pela experiencia de outro usuário aqui do forum que errou no config, é nunca colocar valores altos ou de teste no perfil Internet que é o perfil padrão quando o note inicializa. Caso você tenha feito isto e a máquina trave, tira da tomada para assim ativar o perfil bateria e poder remover os valores que estão dando problema (ou mesmo deletar o TS e começr de novo).
 
Definitivamente fora do comum, a impressão que tenho é que ele não está realmente aplicando este valor, não teria como -1V de undervolt. Mas vou ter que analisar melhor para ver onde esta o erro. Com este perfil aplicado, por favor, tire um print da tela principal do TS também e de preferencia com algo rodando (coisa leve não precisa ser nada pesado).

De qualquer forma, eu deixaria o valor do core e cache iguais por enquanto, se o sistema já está rodando frio, não tem pq ficar fazendo experiencias.

Vale lembrar também, pela experiencia de outro usuário aqui do forum que errou no config, é nunca colocar valores altos ou de teste no perfil Internet que é o perfil padrão quando o note inicializa. Caso você tenha feito isto e a máquina trave, tira da tomada para assim ativar o perfil bateria e poder remover os valores que estão dando problema (ou mesmo deletar o TS e começr de novo).
Cara fiz mais uns testes e ta aplicando sim. Porque eu zero o monitoramento de voltagem e stresso o processador com -1000 no cpu core e ele consome no maximo 36w. Depois deixei o CPU core em 0 e fiz outro stresse no proc. Consumo foi a 47w do proc. Temperatura tbm, da uma diferença absurda cara. quase 10º a mais esquenta se o cpu core estiver 0.
Frio não roda meu note, esse G7 novo é mto quente, isso ainda to usando uma base com coolers na hora que jogo.
Segue imagem da tela do TS enquanto roda um burninteste e cpu core -1000
 
Cara fiz mais uns testes e ta aplicando sim. Porque eu zero o monitoramento de voltagem e stresso o processador com -1000 no cpu core e ele consome no maximo 36w. Depois deixei o CPU core em 0 e fiz outro stresse no proc. Consumo foi a 47w do proc. Temperatura tbm, da uma diferença absurda cara. quase 10º a mais esquenta se o cpu core estiver 0.
Frio não roda meu note, esse G7 novo é mto quente, isso ainda to usando uma base com coolers na hora que jogo.
Segue imagem da tela do TS enquanto roda um burninteste e cpu core -1000

Olha que loucura , realmente muito peculiar. Esse G7 tem que ser estudado. Temps mesmo com stress realmente tá ótima. Até achei que o G7 novo seria melhor que o G5 em termos de aquecimento. Você nota calor na área do teclado também?

O último teste seria verificar também com o HWInfo as informações da voltagem (ai posta aqui também para vermos).
 
Cara fiz mais uns testes e ta aplicando sim. Porque eu zero o monitoramento de voltagem e stresso o processador com -1000 no cpu core e ele consome no maximo 36w. Depois deixei o CPU core em 0 e fiz outro stresse no proc. Consumo foi a 47w do proc. Temperatura tbm, da uma diferença absurda cara. quase 10º a mais esquenta se o cpu core estiver 0.
Frio não roda meu note, esse G7 novo é mto quente, isso ainda to usando uma base com coolers na hora que jogo.
Segue imagem da tela do TS enquanto roda um burninteste e cpu core -1000
Tá com cara de incompatibilidade do Throttle stop com o processador ou notebook de nona geração.

Esse ThrtottleStop é muito devagar em atualizações.
 
Tá com cara de incompatibilidade do Throttle stop com o processador ou notebook de nona geração.

Esse ThrtottleStop é muito devagar em atualizações.

Eu estou testando o TS no mesmo processador que ele está usando, não tem qualquer problema de compatibilidade pelo que verifiquei até o momento, o problema aqui é outro que não identificamos ainda. O último update dele foi em janeiro de 2019 realmente, o criador costuma liberar correções de bugs apenas entre versões principais.
 
Eu estou testando o TS no mesmo processador que ele está usando, não tem qualquer problema de compatibilidade pelo que verifiquei até o momento, o problema aqui é outro que não identificamos ainda. O último update dele foi em janeiro de 2019 realmente, o criador costuma liberar correções de bugs apenas entre versões principais.

Atualmente estou usando o TS com undervolt cpu core/cache em -160 pra nao ter nenhum problema. Mais rodei alguns jogos pesados como RDR2 por um bom tempo com cpu core em -1000 e cpu cache -140. Como vocês sugerem deixar cpu core/cache na mesmo valor de undervolt, deixei os 2 em -160 sem dar crash algum. Caso até o @GeekZilla quiser ver mais de perto, libero até um acesso remoto pra ver se é alguma coisa que fiz errado ou esse processador roda mesmo com -1000 no cpu core. Rodei teste monitorando pelo hwinfo e o mesmo relata o -1000 de undervolt.
 
Não é com o TS e muito menos no Windows, mas vou comentar o que ocorre aqui comigo tbm. Eu tenho um Lenovo S145 que fiz Hackintosh nele, e fui começar a mexer com undervolt também mas sob o MacOS. No caso é um script que chama VoltageShift e que tem algumas opções igual o TS. E eu reparei aqui também que é meio estranho como ele aplica esses offsets de voltagem, tipo, se eu vou e coloco lá pra ele tirar -100 no CPU e 0 no Cache, ele me tira miseros 0.001v... ou seja... não é nada... eu cheguei tbm a aplicar -900 aqui, porém parece que depois de certo ponto ele simplesmente para de tirar. Agora aplicando a redução no Cache ele altera diretamente a voltagem aplicada, ou seja, botei -50, ele reduz na hora em 0.05v.

No final assim como qualquer overclock, que vc tem que testar sob inumeros cenários, eu cheguei ao valor de -200 no CPU e -90 no Cache.... antes eu rodava estável com -115/-115, qualquer coisa tirando a mais que isso ele dava Kernel Panic... agora o mais estranho de tudo e o q me fez testar esses valores diferentes, foi lendo aqui que o CPU normalmente consegue baixar bem mais que o cache q é mais fino... ou seja... no final eu em idle tinha 0.650v no minimo pra ter estabilidade... hoje desse deixo consegui estabilidade com o minimo de 0.605... o que isso me permitiu ter muito mais tempo na bateria (é ridicula essa bateria desse note... sem mexer em nada ela durava no máximo 2h30min navegando, e com esse teste subi para 4h sobrando ainda 15% de bateria!)... e fora as temperaturas que em uso comum normalmente ficavam em 48C~50C ( esse note só liga o cooler depois de 60C)... ele baixou para 43~44C... e com carga me permitiu subir o TDP de miseros 15w com 2Ghz para 23w e 2.8Ghz.... um ganho incrivel!

Então o q posso dizer é... saiam do padrão ai quem quer tirar bastante caldo ai... eu aqui valeu e muito essa espremida que dei hehehe
 
Não é com o TS e muito menos no Windows, mas vou comentar o que ocorre aqui comigo tbm. Eu tenho um Lenovo S145 que fiz Hackintosh nele, e fui começar a mexer com undervolt também mas sob o MacOS. No caso é um script que chama VoltageShift e que tem algumas opções igual o TS. E eu reparei aqui também que é meio estranho como ele aplica esses offsets de voltagem, tipo, se eu vou e coloco lá pra ele tirar -100 no CPU e 0 no Cache, ele me tira miseros 0.001v... ou seja... não é nada... eu cheguei tbm a aplicar -900 aqui, porém parece que depois de certo ponto ele simplesmente para de tirar. Agora aplicando a redução no Cache ele altera diretamente a voltagem aplicada, ou seja, botei -50, ele reduz na hora em 0.05v.

No final assim como qualquer overclock, que vc tem que testar sob inumeros cenários, eu cheguei ao valor de -200 no CPU e -90 no Cache.... antes eu rodava estável com -115/-115, qualquer coisa tirando a mais que isso ele dava Kernel Panic... agora o mais estranho de tudo e o q me fez testar esses valores diferentes, foi lendo aqui que o CPU normalmente consegue baixar bem mais que o cache q é mais fino... ou seja... no final eu em idle tinha 0.650v no minimo pra ter estabilidade... hoje desse deixo consegui estabilidade com o minimo de 0.605... o que isso me permitiu ter muito mais tempo na bateria (é ridicula essa bateria desse note... sem mexer em nada ela durava no máximo 2h30min navegando, e com esse teste subi para 4h sobrando ainda 15% de bateria!)... e fora as temperaturas que em uso comum normalmente ficavam em 48C~50C ( esse note só liga o cooler depois de 60C)... ele baixou para 43~44C... e com carga me permitiu subir o TDP de miseros 15w com 2Ghz para 23w e 2.8Ghz.... um ganho incrivel!

Então o q posso dizer é... saiam do padrão ai quem quer tirar bastante caldo ai... eu aqui valeu e muito essa espremida que dei hehehe

Vale muito a pena realmente, a questão do cache é que parece que geralmente a Intel deixa a voltagem dele bem próxima do que realmente ele precisa, não fica bem acima como é o caso do cpu core.

E tanto vale a pena que agora tem fabricantes (TongFang senão me engano é uma) que já esta mandando note com undervolt de fábrica, normalmente algo leve como -100, mas que já ajuda.
 
Cara fiz mais uns testes e ta aplicando sim. Porque eu zero o monitoramento de voltagem e stresso o processador com -1000 no cpu core e ele consome no maximo 36w. Depois deixei o CPU core em 0 e fiz outro stresse no proc. Consumo foi a 47w do proc. Temperatura tbm, da uma diferença absurda cara. quase 10º a mais esquenta se o cpu core estiver 0.
Frio não roda meu note, esse G7 novo é mto quente, isso ainda to usando uma base com coolers na hora que jogo.
Segue imagem da tela do TS enquanto roda um burninteste e cpu core -1000

O meu legion y740 com i7-9750H tambem aguentou -1000mv muito estranho
 
O meu legion y740 com i7-9750H tambem aguentou -1000mv muito estranho

Realmente, muito estranho mesmo, ainda não conseguimos desvendar esse mistério, ou porque está aceitando o -1000 sem travar.
 
Estava utilizando o TS normalmente e ontem após atualizar a BIOS do G3 3590 as opções de alterar os clocks do Turbo Boost ficaram desabilitadas. Alguém passou por isso e sabe como resolver?
 
Estava utilizando o TS normalmente e ontem após atualizar a BIOS do G3 3590 as opções de alterar os clocks do Turbo Boost ficaram desabilitadas. Alguém passou por isso e sabe como resolver?

Dá um reset na bios, é o que o pessoal tem feito com o G3 para resolver, tem também algumas opções de segurança que vc pode verificar se estão habilitadas na BIOS (como o Software Security Guard Extensions ).
 
diogenescorrea, Kuri123, GeekZilla

Quando vocês exageram no undervolt, na verdade estão impedindo que o processador atinja sua velocidade máxima no boost.
 
Bem, ninguém exagerou no undervolt, não existe "exagerar" dentro da forma como o undervolt funciona. (Aleatório este post não? ).

O undervolt vai funcionar tanto a 3.2GHz quanto a 4.0GHZ, o que dita a velocidade do turbo é a solução térmica (não apenas, mas dependendo do sistema, principalmente, o resto já está garantido). Quando configurando o undervolt fazemos de forma que a CPU funcione exatamente da mesma forma, simplesmente estamos colocando a voltagem que o processador precisa e não a voltagem a mais que para compensar a variação na qualidade do silício/processo a Intel coloca.

Tanto que agora várias fabricantes estão aplicando undervolt de fábrica.

Se você verificar tanto sempre aconselhamos a testar com cada clock a ser utilizado o valor de undervolt. Por isso o TS utiliza perfis. Em um perfil onde é preciso atinger o clock máximo em todos os nucleos pode ser necessário reduzir o undervolt, mas são poucos os casos, e não que isso impeça o clock máximo de ser alcançado, a CPU vai chegar lá, mas se o valor de undervolt for alto vai travar. Nos modelos que tenho aqui com o 9750H o clock máximo é alcançado sem problemas com o UV aplicado.

Então "na verdade" ,resumindo, a não ser que a pessoa esteja fazendo algo errado não existe isso de "exagerar" e esta relação com o boost. Só conferir no site da Intel como funciona o TB e nos links abaixo a teoria sobre Undervolt.

Acho que já fazemo alguns bons anos que o UV é usado amplamente sem problemas com o TB, ficou meio inválida essa colocação (e sem fundamentação, visto que tanto na teoria quanto na prática estamos utilizando, com TB no ful ou no ratio determinado sem problemas).
 
Digo com base nisso:



Se é invalido, então, não sei.
 
Digo com base nisso:



Se é invalido, então, não sei.


Ainda inválido, o Bob até acerta com alguns videos mas nessa ele viajou e justo com o G7 que eu já tive em mãos também. Primeiro pq ele não mexeu no ratio, segundo pq ele não testou em nenhum momento com o TS Bench se o undervolt estava sem erros, terceiro pq ele deixou o speedshift para variar o clock e ele esta fazendo isso mais pela temperatura do que pela voltagem.

Não é porque é canal do youtube com número razoável de assinantes que o cara esta falando algo certo, como se dizia antigamente, o papel aceita de tudo e a net faz questão de aceitar qualquer coisa.

É só vc fazer o teste se tens tantas dúvidas. Mas como falei, acho desnecessário, além de gerar polêmica, levantar isso se temos algumas centenas de pessoas só aqui no forum, grupo dell etc usando sem problemas, é questão de saber configurar e como utilizar. É conhecimento baseado em fatos e experiência prática, faltou nesse video ele configurar o TS da forma adequada, sem contar que nessa máquina jogar sem vsync a 60fps vai esquentar, não adianta, G7 é bem problemático com velocidade de coolers e temperaturas, ainda mais com o 8750H.

O resto é história.
 
Dá um reset na bios, é o que o pessoal tem feito com o G3 para resolver, tem também algumas opções de segurança que vc pode verificar se estão habilitadas na BIOS (como o Software Security Guard Extensions ).

Estou começando a achar que é alguma incompatibilidade do TS com essa versão 1.9.2 da Bios.

Em tentativa anterior desabilitei essa opção Intel SGX Enable mas não resolveu.

dvfPnC0.jpg
 
Opa... foi bom ver esse tópico. Tô enfrentando problemas com o TS.
Simplesmente, mesmo com undervolt aplicado, seguindo o tutorial do Geek, a CPU tem atingindo 100 C facilmente jogando The Division 2.

Nunca tive problemas com a GPU (até hoje, em qualquer jogo, a temperatura mais alto foi 79 C). Mas sinceramente a CPU parece não sentir o efeito do TS.

Todas as temperaturas medidas pelo TS. É confiável?

Já tentei de tudo. Uso uma base com três coolers em linha exatamente embaixo da faixa de abertura da tampa.

Quando rodo qualquer jogo esquenta dessa forma. E pra rodar jogos eu adiciono o jogo no AWCC e coloco as fans pra rodar em 100% em 60 C, num perfil que criei.

Não sei mais o que fazer. Alguém poderia ajudar?

y4muxH3vbS9XVIZ7uavHnQGWrOVGN8KPcYHBWBT69VBHrX_47PKmrt4uPLUKc-EFscK00cKXq_ztE8zeXHH8n4P82nIPOuP5fmHEG_--kfASsYtzR9MXS8LASSLXZTWO8encKjyZHGBZAcIxf77Ehv1pq5KxMxBsIyPxbDCpKztYdqyYs7YRpIjmbTadqysTBx8Q--EDuMAkGE6hQbX_9WfYg

y4mPhLMK-gMD9hbqeUNQWPW-DpWFgjmG2wYwQdtatv5eAcXSKyP6AHdrLgHtXGgejaFlFYW3DrkBbI4uZAikZKpsash_6Kkj2hIkSxOtNE03H9YGvcdLkc6o164dGcsLGeXlQVnvUJyqxF0IWnxTPfvn0pFMksYll4kbtaAvsc0JmsVVPidXI9KrkCir6LWkOYCdEdazxijxMlfPuokbzP4JA

y4mRRsVZ_2wxbdjW2PqL8RjbJXhEOjN3UB9P9bWBT8skO_SAr3br4mc3CxgC2OsTQtIWOx-T6uZwOdhBXbcRowTwkO86XCTJHUbWG8B-iOh4ZeiqEszgW0cxwvIfoTs29LtImmHvbNkUxG2kV48PrQy7nNF2eTJZ9AvEv2-96sN0QuX1oBtHxozLA17dFdUf1z5WCNfDGpfY_P_TUuCNLp0xw

y4mzohsMMYZQBs1evl3qCynKwE-i3zEX9gZOOqu3t2EiwAaQD0SXeaxA2oJYgdQcX_jSnFzwfD3fDJbpDm5ZeRhR7IxgLkqV64mtqur__dFC3Egt6CRlxhWwb4HWrth2tPCo5dA1rKDEMZqvhbfxDtucuvqQszfKktec8WhvZy41RV25mWcGPSM0jsI0rjpFXwgTm2s94c_1iMrtucdnDN_bw

y4mtYumPW9WiwkQfU3QyEorLXewG-tHiFsmecLsdU-3zThjHfoQ-eryri_HSCB1HYacx28SF22oSqKgAUUmUIE8aalvRUievpPJ-cctXpzyafHlqyVrpJUr8w2LaxkhJoPhNLzrytlWBqeolBQ48E0blfC0g35Fg0EB8Lj4DLVJ6NHt7InJ92zhiHiuWOULdVnlzb-BZYn_iNwO0ijNx6k0nQ

y4mv7XYShpC4wMqnT9Oz9sGa645oE611752fjZDrxKs0MLCu79nJAkSukNxRPzFbPA7AaqNZTwLjt5DupjOx5YoG4vx3gbodhoXgf3ny_vzZwx6JF142K9Z0G4_9fx27YTceN8ZXOTKBNBg5Oqik1swgLWwmeAjhCcfr-hxB0dxSImuFtR7LneQp4tQ3N1BU2UeSl1hvyHlgD0YUDyXavDp-g

y4maEkEg3IilukHOHixAx87pf3AGOMZut7sXSm9-S_0Zf-_-VtGFj3UpIFskj69uj-MC4VxOzXAi4z5dl5rfyz36ACRYfbSK_hrAxg4Kw0m6ARxwdVyo2-Zs0qEoEgLLWbx9BoUFsNLtGusQ-hD3B37YfDZ4g_jYR_ZtG-HeC-_p0062oseYkTnitvBgVX9lcDdQmFN1YiAN9CyPnSArYuFYA



Muito obrigado!!
 
Aqui depois de atualizar para a Bios 1.9.2 reparei que mesmo no Intel XTU as opções de undervolt e Turbo Ratio ficaram inativas. O jeito que encontrei de contornar um pouco foi setar no TS 3Ghz fixo e limitar Turbo Boost Long Power Max, o Turbo Boost Short Power Max e o Turbo Time Limit.
Fui verificar as correções da nova Bios e são todas correções de vulnerabilidades do CPU, talvez elas tenham bloqueado de alguma forma o acesso do TS.
 
Aqui depois de atualizar para a Bios 1.9.2 reparei que mesmo no Intel XTU as opções de undervolt e Turbo Ratio ficaram inativas. O jeito que encontrei de contornar um pouco foi setar no TS 3Ghz fixo e limitar Turbo Boost Long Power Max, o Turbo Boost Short Power Max e o Turbo Time Limit.
Fui verificar as correções da nova Bios e são todas correções de vulnerabilidades do CPU, talvez elas tenham bloqueado de alguma forma o acesso do TS.

Já estava preste a atualizar a minha bios, mas vou esperar um pouco até ter certeza que vou conseguir usar o TS novamente..
 
Aqui depois de atualizar para a Bios 1.9.2 reparei que mesmo no Intel XTU as opções de undervolt e Turbo Ratio ficaram inativas. O jeito que encontrei de contornar um pouco foi setar no TS 3Ghz fixo e limitar Turbo Boost Long Power Max, o Turbo Boost Short Power Max e o Turbo Time Limit.
Fui verificar as correções da nova Bios e são todas correções de vulnerabilidades do CPU, talvez elas tenham bloqueado de alguma forma o acesso do TS.

É estranho porque no tópico do G series aqui no forum o pessoal conseguiu fazer funcionar com o reset da bios, como no G5 não chegou esse update e devolvi o G3 que tinha comprado não consigo testar por enquanto para vocês, mas vou dar uma pesquisada e ver se consigo algo junto com a Dell.
Estou começando a achar que é alguma incompatibilidade do TS com essa versão 1.9.2 da Bios.

Em tentativa anterior desabilitei essa opção Intel SGX Enable mas não resolveu.

dvfPnC0.jpg

Vc tentou as 3 opções (O jeito é tentativa e erro) ?
 
É estranho porque no tópico do G series aqui no forum o pessoal conseguiu fazer funcionar com o reset da bios, como no G5 não chegou esse update e devolvi o G3 que tinha comprado não consigo testar por enquanto para vocês, mas vou dar uma pesquisada e ver se consigo algo junto com a Dell.


Vc tentou as 3 opções (O jeito é tentativa e erro) ?

Testei nas três. Ontem mesmo voltei para a BIOS 1.8.0 e tudo voltou ao normal.
 
Testei nas três. Ontem mesmo voltei para a BIOS 1.8.0 e tudo voltou ao normal.

Fiz a atualização ontem e ficou travado, depois fiz o reset factory e liberou a manipulação do TS como era antes..
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo