Só um pitaco off-topic, mas pertinente.
As pessoas confudem "respeitar o direito de emitir opinião" com "respeitar a própria opinião (conteúdo da mesma)"
Mas são coisas diferentes!
O direito de qualquer um opinar sobre qq coisa é sagrado, está garantido na própria constituição: A livre expressão é garantida plenamente na lei. Ninguém pode sofrer censura, punição, perseguição ou qq prejuízo (mas atenção na ** obs *** lá no fim do post)
Portanto, temos que respeitar plenamente o direito de opinião de todo mundo, sempre e sempre. Ninguém pode impedir ninguém de emitir opinião ou punir alguém por isso.
Contudo, isso não significa que precisamos respeitar a própria opinião em si, o conteúdo da mesma. Se eu acho que sua opinião é um monte de asneira, eu posso perfeitamente dizer que é um monte de asneira, um lixo, uma porcaria. Não tenho que respeitá-la de forma alguma. Se vc diz que 2 + 2 = 5, eu posso perfeitamente dizer que vc tá totalmente errado e falando m**da.
Mesmo pq, se pensarem bem, dizer que sua opinião é um lixo também faz parte do direito de opinião de qualquer um, ou seja, eu tenho todo direito de dizer que sua opinião é uma porcaria. Negar isso seria uma contradição ao próprio direito de livre opinião!
O que eu NÃO tenho o direito, repetindo, é de te impedir de emitir sua opinião ou te punir por isso.
Mas parece que 99,5% das pessoas não entendem essa diferença fundamental.
*** obs *** Desde que a opinião não configure ameaça, discriminação, incitação ao crime ou qualquer tipo de violação de qualquer lei. Opinião é uma coisa, incitação ao crime é outra.