[Tópico Dedicado] - Steam Deck - O Videogame portátil da Valve

Alguém já está usando a preview v3.5? Pode dizer como está a estabilidade por gentileza.
Estou pretendendo a fazer o upgrade ^^
 
Alguém já está usando a preview v3.5? Pode dizer como está a estabilidade por gentileza.
Estou pretendendo a fazer o upgrade ^^
Eu vou jogar um pouco o Cyberpunk... ver certinho como vai ficar o desempenho e depois vou atualizar pra ver... geral q tem atualizado tem elogiado a melhora nos jogos... ai quero ver mesmo o quanto melhor num jogo já exigente

Agora galera uma dúvida... como to aqui moscando esperando alguem aparecer no trampo pra me enviar algo pra fazer hahahaha... resolvi pegar um adaptador C-HDMI pra plugar na TV o Deck... queria ver como fica... ele transmitiu em 2K para a TV... até ai ok... e lá fui eu ver o Cyberpunk... fiz alguns testes e na hora de mudar a resolução, ele só me deixa setar 720p... é coisa do jogo ou realmente eu não consigo setar pra ele renderizar acima disso? Pq de 720p pra tv 4K fica bem ruim, bem feio mesmo, queria ver de FullHD como ficaria
 
Coloquei o Windows 11 aqui pra instalar o EA FC 24, mas fica dando umas travadinhas no game, baixei pra 30 fps e ainda continua, alguém sabeo que se passa?

instalei todos os drivers ja
 
Eu vou jogar um pouco o Cyberpunk... ver certinho como vai ficar o desempenho e depois vou atualizar pra ver... geral q tem atualizado tem elogiado a melhora nos jogos... ai quero ver mesmo o quanto melhor num jogo já exigente

Agora galera uma dúvida... como to aqui moscando esperando alguem aparecer no trampo pra me enviar algo pra fazer hahahaha... resolvi pegar um adaptador C-HDMI pra plugar na TV o Deck... queria ver como fica... ele transmitiu em 2K para a TV... até ai ok... e lá fui eu ver o Cyberpunk... fiz alguns testes e na hora de mudar a resolução, ele só me deixa setar 720p... é coisa do jogo ou realmente eu não consigo setar pra ele renderizar acima disso? Pq de 720p pra tv 4K fica bem ruim, bem feio mesmo, queria ver de FullHD como ficaria
Já descobri hehehe... tem q mudar nas configs fora do game... mas infelizmente tentei aqui e a única resolução q fica com nitidez legal é FullHD... no qual o jogo pesa E MUITO... uma pena viu... mas fazer o q... faz parte né
 
Coloquei o Windows 11 aqui pra instalar o EA FC 24, mas fica dando umas travadinhas no game, baixei pra 30 fps e ainda continua, alguém sabeo que se passa?

instalei todos os drivers ja
descobri hehehe

segui as dicas desse video e rodou lisinho, bem raro uma travadinha que nem atrapalha

 
Eu vou jogar um pouco o Cyberpunk... ver certinho como vai ficar o desempenho e depois vou atualizar pra ver... geral q tem atualizado tem elogiado a melhora nos jogos... ai quero ver mesmo o quanto melhor num jogo já exigente

Agora galera uma dúvida... como to aqui moscando esperando alguem aparecer no trampo pra me enviar algo pra fazer hahahaha... resolvi pegar um adaptador C-HDMI pra plugar na TV o Deck... queria ver como fica... ele transmitiu em 2K para a TV... até ai ok... e lá fui eu ver o Cyberpunk... fiz alguns testes e na hora de mudar a resolução, ele só me deixa setar 720p... é coisa do jogo ou realmente eu não consigo setar pra ele renderizar acima disso? Pq de 720p pra tv 4K fica bem ruim, bem feio mesmo, queria ver de FullHD como ficaria

Depois que tiver instalado o 3.5 dá o feedback por gentileza
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

descobri hehehe

segui as dicas desse video e rodou lisinho, bem raro uma travadinha que nem atrapalha



O game é muito novo, geralmente games assim ainda recebem atualização do Proton

Ou melhor, estes games com Anticheat nem rodaria no SteamOS rss
O Proton sempre observo que trás atualizações e melhorias, tanto o proton experimental como o da comunidade Proton GE.
Ultimamente os games tudo estão rodando bem, a não ser algum novo
 
Acho que instalei tudo o que queria no Deck.
Emuladores configurados, rodando tão bem quanto no PC, todos os controles também configurados.
Menu completo com capas, descrição, vídeo, imagens.
Falta só o de ps2 e ps3 pra configurar.
Depois disso é só adicionar mais jogos conforme for lembrando.

Deixei Snes, mega drive, dreamcast, ps1 e switch.
 
Acho que instalei tudo o que queria no Deck.
Emuladores configurados, rodando tão bem quanto no PC, todos os controles também configurados.
Menu completo com capas, descrição, vídeo, imagens.
Falta só o de ps2 e ps3 pra configurar.
Depois disso é só adicionar mais jogos conforme for lembrando.

Deixei Snes, mega drive, dreamcast, ps1 e switch.
Steam Deck é vida :mr2:
 
Chegou o FSR 3 hein
Vai ser legal isso no Steam Deck, vai dar uma sobrevida ao console

Até imagino que seria útil aplicado aos emuladores mais pesados também.
 
Chegou o FSR 3 hein
Vai ser legal isso no Steam Deck, vai dar uma sobrevida ao console

Até imagino que seria útil aplicado aos emuladores mais pesados também.
eu tenho minhas duvidas se o fsr 3 é aplicavel pro fsr global que tem no deck
o fsr padrao é implementado pelos devs especificamente pro jogo deles, o fsr global que vem no deck é generico e provavelmente n pode ter as mesmas caracteristicas nas novas iteracoes do fsr padrao
 
Não me recordo o motivo e talvez mesmo que lembrasse não conseguiria explicar, mas parece que o FSR 3 pouco importará no Deck.
Agora, o negócio roda tudo que já saiu (menos starfield!?) e ainda vai segurar uma boa parte do que sairá, então, já tá ótimo.

Até porque jogo novo = lixo (com raras exceções)
 
eu tenho minhas duvidas se o fsr 3 é aplicavel pro fsr global que tem no deck
o fsr padrao é implementado pelos devs especificamente pro jogo deles, o fsr global que vem no deck é generico e provavelmente n pode ter as mesmas caracteristicas nas novas iteracoes do fsr padrao

Bem, pelo que entendi sobre o as novas tecnologias da AMD até agora o negócio é o seguinte...

O gerador de quadros fluídos (conhecido também como interpolador) não deverá ser útil no Deck pq ele é feito para uso em jogos que já rodam com desempenho satisfatório (acima dos 55 FPS). Como é uma função que usa muito os recursos da máquina, em máquinas com hardware mais modesto ele vai acabar mais atrapalhando do que ajudando, principalmente se o jogo não estiver rodando ao menos perto dos 60 FPS.

Já o FSR 3 sozinho, sem o gerador de quadros, acredito que quando implementado dentro do game poderá sim ter bons resultados no Deck, pois nesse caso o algoritmo usa informações do game para fazer o serviço. É um FSR personalizado para aquele game, e atualizado em relação ao FSR 2, que já funcionava bem no Deck.

Agora, no FSR 3 via driver de vídeo acho que vai depender muito de cada caso, pois aí ele usará dados genéricos para todos os jogos, o que na prática significa que não irá produzir o mesmo resultado que o FSR 3 integrado ao jogo. Hardwares mais modestos podem sofrer mais pra entregar bons resultados neste caso.
É bom lembrar que por enquanto isso em parte é só teoria. Para testar mesmo só com o game Forspoken, que foi atualizado para ter o recurso dentro do jogo. Inclusive já vi alguns vídeo dele com FSR3 no Deck e melhora bastante o desempenho sim, mas a qualidade da imagem fica difícil avaliar sem estar com o jogo em mãos. O que posso dizer é que é sim um recurso promissor e que tem potencial para dar uma boa sobrevida ao Deck se for bem utilizado pelos desenvolvedores. (Obs: digo isso pq tecnologias assim tem como efeito colateral o fato de que com o tempo podem vir a servirem como uma espécie de muleta para games mal otimizados).

Já com relação ao FSR3 via driver, ele só está disponível num driver beta da AMD, que provavelmente não dá pra instalar no Deck, mesmo utilizando o Windows. Ao menos até o momento não tenho notícias disso. Então acredito que por isso ninguém fez esse teste ainda.
 
Bom consegui atualizar aqui pro 3.5 preview (quer dizer, eu acho, pq botei no preview e não vi nada… aí baixei beta e ele mostrava como 3.6… aí mudei pro canal Preview de novo e daí agora aparece como 3.5, mas no atalho onde tem o brilho não aparece o ajuste de cor, só se eu entrar em sistema e ir em tela aí lá tem a opção

Bem por hora só testei no cyberpunk e sinceramente não sei se teve ganho… se teve mesmo foi coisa de 1 ou 2fps… tenho q testar em outros jogos mas aparentemente não mudou em nada. Undervolt via software continua funcionando ok, e a bios foi atualizada pro 118 (algo assim) e parece só o final 16 q da pra desbloquear pra fazer overclock e mudar o TDP… bem… por hora é isso
 
Aliás com o 3.5 veio uma nova BIOS, e nela vem com a opção de fazer undervolt já, porém claro permite só até -50mV… como pra CPU eu prefiro via soft e já fiz o tutorial aqui, e por soft só vai a CPU mesmo, aproveitei pra ver se dava pra espremer mais um caldinho pela GPU e SOC… e olha q rendeu mais uns FPSs aí viu… até o momento GPU o mínimo q consegui foi -40… -50 ao entrar no Cyberpunk ele trava… agora SOC rendeu… até agora fui até -40 tbm e ele continua estável. Com todo esse undervolt ele parece q deu uma boa economizada. No CPU assim q eu ativo ele reduz 2W de consumo, e não sei se todos já repararam mas dos 15W q o sistema pode puxar, ele na real só puxa 12,5W provavelmente por consumo de outras coisas, mas fazendo undervolt percebi que ele começou a me entregar 13W! Ou seja, no SOC pelo q parece me economizou aí mais 0,5W pra poder usar, e na GPU deu por volta de 1W a menos tbm.

Por enquanto só testei o Cyberpunk mesmo que está super jogável, usando Intel XeSS pra qualidade ele dá mais ou menos uns 5fps a mais do q o render nativo, jogando em si tem variado em 40 q eu travei e com quedas pra uns 33… pra mim tá bem OK… só em um pedaço agora pouco q caiu pra 25 mas foi numa NeuroDança q tinha bastante coisa na tela e talz… no bench cheguei a ter as marcas de 40 fps médios, máximos de 56 e mínimos de 30! Sendo q só com undervolt antes eu pegava médios de 37, mínimos de 27 e máximos de 51, belo ganho não?! Assim que puder vou testar outros jogos, quero ver a estabilidade do Eurotruck q eu já rodava em 7W praticamente constante em 40fps
 
Testei o Ally!
Anatomia horrorosa, sorte que nem pensei em comprar. A mão não encaixa e o analógico direito fica numa posição horrível.
 
Não testei instalar direto mas via moonlight o Cyberpunk ta redondinho, da pro cara ficar na varanda fazendo missao secundária até enjoar, a bateria aguenta muito dessa forma.
Agora me adimira quem ta conseguindo jogar baldurs gate no deck, o jogo já é meio demorado com mouse nem imagino no controle :nps:
 
Não testei instalar direto mas via moonlight o Cyberpunk ta redondinho, da pro cara ficar na varanda fazendo missao secundária até enjoar, a bateria aguenta muito dessa forma.
Agora me adimira quem ta conseguindo jogar baldurs gate no deck, o jogo já é meio demorado com mouse nem imagino no controle :nps:
Eu tenho testado, mantendo qualidade e fazendo undervolt ta super jogavel. Claro que não ta em 60 fps e talz... mas eu aqui jogo sempre acima de 30FPS lembrando COM QUALIDADE... maioria das coisas estão em Medium... da pra tirar mais performance? Dá... tem muita coisa pra por em low e até desativar... mas eu prefiro q ainda fique bonito do que os malucos que querem só FPS a qualquer custo hehehe... tanto que o FSR me da uns frames a mais q o Intel XeSS... mas as fumaças ficam muito pixeladas :haha:

Eu tava testando mais undervolt e acabei não tirando print... mas logo mais tiro uns pra mostrar como ta
 
Galera

Usando aqui o Steam OS 3.5 na base do Preview e está muito show!
Testando com o emulador Yuzu o Zelda TotK ficou mais estável e agora roda com mais FPS e demais jogos e emuladores todos tiveram ganhos e estabilidade.
Recomendo instalar está versão.
 
Os caras tão viajando! Desse jeito é melhor um notebook mesmo. Imagina o tamanho da case pra transportar isso aí... :limo:
aposta quanto que daqui uns meses aparece um de 15” mas dobrável?! Hahahahaha
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera

Usando aqui o Steam OS 3.5 na base do Preview e está muito show!
Testando com o emulador Yuzu o Zelda TotK ficou mais estável e agora roda com mais FPS e demais jogos e emuladores todos tiveram ganhos e estabilidade.
Recomendo instalar está versão.
Eu preciso testar em outros jogos, pq no cyber pelo menos não notei diferença… ou eu fiz alguma coisa errada 😅
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo