[Tópico Dedicado] - Steam Deck - O Videogame portátil da Valve

Pessoal, 2 duvidas de novato:

2- Tem alguma config boa no RetroArch da Steam? Sei que tem uma versão do Linux mesmo, mas prefiro a da Steam pra ter cloudsave, mas nela não consigo dar save state no PCSX2 e no Dolphin vejo que a perfomance está ruim, mas não sei se é normal pra essa versão.

Por falar nisso, vi dia desses essa opção de instalar o RetroArch pela própria Steam e, como você falou aí uma das vantagens dessa versão é o cloudsave e a atualização automática. Porém, um dos principais contras é o desempenho pior e várias funções a menos, pois a versão da Steam sempre está atrasada em relação à versão Standalone.

Resultado é que eu ainda estou em dúvida de qual versão utilizar, pois a praticidade também é um ponto importante para mim, e pesquisando eu descobri que até um tempo atrás era possível instalar a versão da Steam e depois trocar o .exe pelo da versão standalone, desigar as atualizações automáticas e assim ficar com o melhor dos dois mundos. Isso ainda é possível? Dá pra fazer ainda? O que a galera recomenda pra quem acha as facilidades da plataforma da Steam importantes?
 
Por falar nisso, vi dia desses essa opção de instalar o RetroArch pela própria Steam e, como você falou aí uma das vantagens dessa versão é o cloudsave e a atualização automática. Porém, um dos principais contras é o desempenho pior e várias funções a menos, pois a versão da Steam sempre está atrasada em relação à versão Standalone.

Resultado é que eu ainda estou em dúvida de qual versão utilizar, pois a praticidade também é um ponto importante para mim, e pesquisando eu descobri que até um tempo atrás era possível instalar a versão da Steam e depois trocar o .exe pelo da versão standalone, desigar as atualizações automáticas e assim ficar com o melhor dos dois mundos. Isso ainda é possível? Dá pra fazer ainda? O que a galera recomenda pra quem acha as facilidades da plataforma da Steam importantes?
Vi isso tmb, mas eram posts antigos, preciso checar tbm se dá ainda
Mas ontem por desencargo, instalei o EmuDeck e pqp, MGS Twin Snakes de GameCube por ex. roda engasgado e com audio crack, no Dolphin do EmuDeck roda de boa, sem problemas.
E da pra fazer um esquema de mandar o jogo como atalho pro GameMode, então aconselho a testar.

O bom mesmo seria usar o RA da Steam com o core atualiado, mas... :(
 
[Shopee] Valve Steam Deck

🇧🇷 Consoles no Brasil, pronta entrega!

1️⃣ Resgate os cupons de R$ 70 e FG
👉 https://shope.ee/6zsae0j4Hz
👉 https://shope.ee/6pYQqghDIh

2️⃣ Compre o console
👉 Opção 1: shope.ee/7AEz61AChg
👉 Opção 2: shope.ee/5pjbVde3vM
• R$ 2.729 em até 3x (64GB)
• R$ 3.230 em até 3x (256GB)
• R$ 3.729 em até 3x (512GB)
 
[Shopee] Valve Steam Deck

🇧🇷 Consoles no Brasil, pronta entrega!

1️⃣ Resgate os cupons de R$ 70 e FG
👉 https://shope.ee/6zsae0j4Hz
👉 https://shope.ee/6pYQqghDIh

2️⃣ Compre o console
👉 Opção 1: shope.ee/7AEz61AChg
👉 Opção 2: shope.ee/5pjbVde3vM
• R$ 2.729 em até 3x (64GB)
• R$ 3.230 em até 3x (256GB)
• R$ 3.729 em até 3x (512GB)
Caramba, estou fazendo de tudo para esperar pelo SD2, mas nesse preço fica complicado. Valeu!
 
Tem o de 1TB na NovaEra, no mesmo preço do de 512GB da Shopee.
 
Lembrando que a melhor opção, de longe, é comprar 64gb e trocar o SSD
 
Instalei o app da EA (tenho o Play Pro) pelo "non steam launchers" e tá funfando beleza.
O Xcloud fui pelo Heroic. Funfando beleza tbm.
 
Lembrei que eu tenho um SSD sem uso do meu primeiro Steam Deck por aqui. Vou usar ele pra fazer boot do Windows, mas antes vou bolar um suporte em STL e imprimir. Vou comprar um case pra M2 no Ali Express e adaptar. Depois posto aqui o resultado.
 
Tô impressionado com o SD. Forte e leve. Muito gostoso jogar nele.
 
Tô impressionado com o SD. Forte e leve. Muito gostoso jogar nele.​

Entre o SD e o Rog Ally, posso garantir que a experiência no SD é muito melhor: a pegada é muito mais confortável, tem os touchpads, o Steam OS é muito simples e prático, sem contar que a bateria dura bem mais. Parece mais um videogame portátil mesmo, e não um PC. Talvez por isso me passe essa sensação gostosa que você mencionou. E, convenhamos, nisso a Valve por enquanto não tem concorrência.

O Ally tem as vantagens dele, mas não me passa a mesma sensação. O perfil dele (e dos outros concorrentes baseados em Windows) é mais para "PC gamer" mesmo, para quem tem ou teve desktop e gosta de mexer, instalar mods nos games, drivers alternativos e etc. O Windows, apesar de proporcionar compatibilidade, vem também com a perda de tempo tentando configurar melhor as coisas (ex: atualizações, resolução, controles e etc). A Asus até tenta superar isso com o Armoury Crate SE, que é a interface deles, mas ainda não dá pra ignorar o Windows que roda por trás, sendo necessário eventualmente se aventurar pelo sistema. Há quem goste, mas para quem vem de um Nintendo Switch, por exemplo, não é recomendável e a gente as vezes esquece que isso aqui é uma bolha: a maioria das pessoas lá fora só quer sentar e jogar mesmo. Quem sabe um dia, quando for possível instalar o Steam OS de boas em outros aparelhos...​
 

Entre o SD e o Rog Ally, posso garantir que a experiência no SD é muito melhor: a pegada é muito mais confortável, tem os touchpads, o Steam OS é muito simples e prático, sem contar que a bateria dura bem mais. Parece mais um videogame portátil mesmo, e não um PC. Talvez por isso me passe essa sensação gostosa que você mencionou. E, convenhamos, nisso a Valve por enquanto não tem concorrência.

O Ally tem as vantagens dele, mas não me passa a mesma sensação. O perfil dele (e dos outros concorrentes baseados em Windows) é mais para "PC gamer" mesmo, para quem tem ou teve desktop e gosta de mexer, instalar mods nos games, drivers alternativos e etc. O Windows, apesar de proporcionar compatibilidade, vem também com a perda de tempo tentando configurar melhor as coisas (ex: atualizações, resolução, controles e etc). A Asus até tenta superar isso com o Armoury Crate SE, que é a interface deles, mas ainda não dá pra ignorar o Windows que roda por trás, sendo necessário eventualmente se aventurar pelo sistema. Há quem goste, mas para quem vem de um Nintendo Switch, por exemplo, não é recomendável e a gente as vezes esquece que isso aqui é uma bolha: a maioria das pessoas lá fora só quer sentar e jogar mesmo. Quem sabe um dia, quando for possível instalar o Steam OS de boas em outros aparelhos...​
Eu tô curtindo demais. Tenho um desktop bom, mas como trabalho viajando, tenho só os fds pra jogar nele. Aí, sempre fora de casa (e o note da empresa é bem simples e não roda quase nada), dormindo em hotel, o SD tá perfeito, pois continuo a jogatina nele. Essa semana mesmo instalei o Days Gone pra zerar nele. E achei que o jogo ficou muito bonito e rodando bem. Não mexi em nada de configuração, só instalei e joguei.
E o que mais me impressionou foi o peso (ok que o Ally é ainda mais leve), mas é muito bom.
 
Instalei o app da EA (tenho o Play Pro) pelo "non steam launchers" e tá funfando beleza.
O Xcloud fui pelo Heroic. Funfando beleza tbm.

Ué, mas o EA Play está disponível na Steam.
Não funciona pela Steam se assinar por fora (pelo app da EA)?

Vi aqui que a assinatura através do Gamepass (Ultimate ou PC) não vale na Steam, então deve ser a mesma situação... Muito tosco isso.
 
Tô impressionado com o SD. Forte e leve. Muito gostoso jogar nele.
Eu gosto bastante do meu Deck... embora já tem acho q 1 mes q simplesmente não consigo parar pra dar uma jogada :feelbad: ... mas fico impressionado como ele entrega a performance com nada... vc pega ai jogos um pouco mais antigos onde vc precisava de VGAs dedicadas ali pra rodar as coisas... e ele te entrega desempenho até melhor ehehehe

Eu ainda depois dos mods que fiz e ganhei um caldo de performance a mais... negócio fica animal! Agora ficamos na espera do FSR3 com toda a tecnologia que virá embarcada com gerador de frames e etc... isso vai dar um boost no Deck que vai ser coisa linda!
 

Entre o SD e o Rog Ally, posso garantir que a experiência no SD é muito melhor: a pegada é muito mais confortável, tem os touchpads, o Steam OS é muito simples e prático, sem contar que a bateria dura bem mais. Parece mais um videogame portátil mesmo, e não um PC. Talvez por isso me passe essa sensação gostosa que você mencionou. E, convenhamos, nisso a Valve por enquanto não tem concorrência.

O Ally tem as vantagens dele, mas não me passa a mesma sensação. O perfil dele (e dos outros concorrentes baseados em Windows) é mais para "PC gamer" mesmo, para quem tem ou teve desktop e gosta de mexer, instalar mods nos games, drivers alternativos e etc. O Windows, apesar de proporcionar compatibilidade, vem também com a perda de tempo tentando configurar melhor as coisas (ex: atualizações, resolução, controles e etc). A Asus até tenta superar isso com o Armoury Crate SE, que é a interface deles, mas ainda não dá pra ignorar o Windows que roda por trás, sendo necessário eventualmente se aventurar pelo sistema. Há quem goste, mas para quem vem de um Nintendo Switch, por exemplo, não é recomendável e a gente as vezes esquece que isso aqui é uma bolha: a maioria das pessoas lá fora só quer sentar e jogar mesmo. Quem sabe um dia, quando for possível instalar o Steam OS de boas em outros aparelhos...​

Windows 11 já é ruim em um desktop ou note, imagine em um portátil e sem trackpads. Eu realmente não me imagino trocando o SD pelo Ally ou qualquer outro portátil com Windows e sem tracks.
 
Ué, mas o EA Play está disponível na Steam.
Não funciona pela Steam se assinar por fora (pelo app da EA)?

Vi aqui que a assinatura através do Gamepass (Ultimate ou PC) não vale na Steam, então deve ser a mesma situação... Muito tosco isso.
Não sabia que tinha na Steam. Vou olhar.
É que todos os vídeos que vi sobre jogos da EA no SD era com esse app por fora.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Windows 11 já é ruim em um desktop ou note, imagine em um portátil e sem trackpads. Eu realmente não me imagino trocando o SD pelo Ally ou qualquer outro portátil com Windows e sem tracks.
Vdd, esqueci de falar, os tracks ajudam demais.
 
Ué, mas o EA Play está disponível na Steam.
Não funciona pela Steam se assinar por fora (pelo app da EA)?

Steam oferta o EA Play, ele citou o Pro, que é assinado através da própria EA em outro país e não o Brasil.

E, não, infelizmente não é possível assinar por fora e usar via Steam neste caso.
 
Sendo bem exagerado, mas o que me vendeu o SD foi o SteamOS.
Praticidade infinita, aliada a uma otima duração de bateria = nem ligo pra jogos mais 'feios'

Até pq eu ja sabia que portabilidade traria essa perca de perfomance de um desktop por ex. e to num momento que não ligo muito para gráficos.
Tive que vender meu note gamer agora pouco e o SD vai me suprir tranquilamente.

PS: Não me vejo com outro portáril sem touchpads, muito importante em jogo antigo que fica meio travado no analogico
 
Talvez eu venda meu deck, desde que voltei para o BR nao usei.. so ligo para atualizar e ver como esta a bateria..

Quanto voces acham que vale?

deck 512gb original (tomada que nao precisa de adaptador :haha: )
back plate traseira transparente da jsaux + original
steam dock (vem com + um carregador original)
gulikit (modelo novo) + originais
heat sink no ssd
bateria 99%
 
Sendo bem exagerado, mas o que me vendeu o SD foi o SteamOS.
Praticidade infinita, aliada a uma otima duração de bateria = nem ligo pra jogos mais 'feios'

Até pq eu ja sabia que portabilidade traria essa perca de perfomance de um desktop por ex. e to num momento que não ligo muito para gráficos.
Tive que vender meu note gamer agora pouco e o SD vai me suprir tranquilamente.

PS: Não me vejo com outro portáril sem touchpads, muito importante em jogo antigo que fica meio travado no analogico
Pior que a última coisa que pensei tbm foi nessa perda na qualidade da imagem ou fps. Até porque tô achando os jogos bem bonitos.
Gráficos no talo eu deixo pro PC, em casa. O SD casou perfeitamente pra eu jogar no hotel durante a semana.
 
Pior que a última coisa que pensei tbm foi nessa perda na qualidade da imagem ou fps. Até porque tô achando os jogos bem bonitos.
Gráficos no talo eu deixo pro PC, em casa. O SD casou perfeitamente pra eu jogar no hotel durante a semana.
Perfeito.
E a telinha menor também da uma ajuda pra 'disfarçar' os borrados e tal. Voltei a jogar mt jogo que tinha parado, justamente por não ter muito saco\tempo de ficar sentado na mesa e tal.
 
Vale a pena instalar aquele cryoutilities?
 
Vale a pena instalar aquele cryoutilities?
Depende do q vc joga... geralmente ele vai modificar algumas coisas de swap pra ficar mais rápido, muda a VRAM base de 1GB pra 4GB e mais umas coisinhas... tem jogo que não gosta dessas mudanças (tipo RDR2).. mas outros que te garantem um pouco mais de FPS no geral... o que pode tornar uma jogatina mais estável. Eu uso.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo