[Tópico Oficial - SSD] Compartilhe conosco suas impressões e dúvidas #2

A Samsung vem tendo um problema com os seus SSDs, onde eles desenvolvem uma quantidade grande de bad blocks poucos meses após a compra. O principal afetado parece ser o 870 EVO, e a maneira mais fácil de perceber é monitorar no CrystalDiskInfo os parâmetros "05 - Reallocated Sectors Count" e principalmente o "BB - Uncorrectable Error Count". Já com o 970 EVO Plus e o 980 Pro, o problema se manifesta no parâmetro "0E - Media and Data Integrity Errors".
Convém notar que muitos usuários não percebem o problema, pois a maioria observa somente o percentual de saúde do SSD, que na maioria das vezes permanece entre 98% e 100% e só descobrem que algo está errado quando tendem copiar ou mover arquivos que estavam no SSD e nesse momento acontecem erros e travamentos.


Esses problemas não foram resolvidos ainda?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Infelizmente só depois de receber e usando ou verificando pelo número de série se é das séries que já sabem que tem problema. Mas é bem mais provável que receba de lotes mais novos, que em tese estão livres. Toda forma, é monitorar esses dois parâmetros do Crystaldiskinfo citados (03 e OE), verificar o firmware que veio e atualizar caso precise, é só isso que dá pra fazer por hora.
O meu veio da mesma loja, modelo de 2TB.

Será que os lotes mais novos já foram resolvidos? O problema é só não ter dado tempo de apresentar defeitos.
 
Esses problemas não foram resolvidos ainda?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Será que os lotes mais novos já foram resolvidos? O problema é só não ter dado tempo de apresentar defeitos.
Difícil dizer, tá um pouco confuso porque parece que foi mais relatado na China. Tem usuário na Europa e nos EUA que também relatou, mas parece que um pouco menos... Teria que esperar e ver realmente, não sei se a Samsung já se pronunciou sobre isso também
 

Corsair revela SSD MP700 Gen5 de 10 GB/s e oculta o vídeo.​


SSD Corsair MP700 PCIe Gen5 é revelado​

No que agora é um vídeo privado, a Corsair revelou o design de sua solução de armazenamento de última geração.

7436KDY.png


O vídeo foi detectado pela primeira vez por Overclock3D , que conseguiu capturar a imagem. Além disso, eles puderam ler a descrição, que confirma que este armazenamento usará o protocolo NVMe 2.0 e usará memória 3D TLC NAND de alta densidade.

O Corsair MP700 é uma solução de armazenamento de fator de forma M.2 2280 com um grande dissipador de calor de alumínio preto e um único ventilador. A empresa também menciona a tecnologia Microsoft DirectStorage que permite 'tempos de carregamento sem precedentes', mas essa tecnologia não requer nenhuma certificação ou habilitação especial da Corsair.

Experimente o desempenho do armazenamento PCIe Gen5 em seu sistema, com até 10.000 MB/s de leitura sequencial e velocidades de gravação sequencial de 9.500 MB/s para tempos de salvamento, inicialização e carregamento incrivelmente rápidos.
A interface NVMe 2.0 de alta largura de banda e a memória flash 3D TLC NAND de alta densidade oferecem excelente desempenho e longevidade. Encaixe o MP700 diretamente em sua placa-mãe graças ao seu fator de forma M.2 2280, enquanto um elegante dissipador de calor de alumínio ajuda a gerenciar temperaturas e reduzir a aceleração. O Microsoft DirectStorage permite tempos de carregamento sem precedentes ao jogar jogos compatíveis.
— Corsário
Este SSD MP700 se tornará outra opção PCIe Gen5 com velocidades de até 10 GB/s. Até agora, a maioria desses produtos requer resfriamento ativo e não está claro se eles podem ser usados com a mesma eficiência sob um dissipador de calor da placa-mãe.

A Corsair apresentou sua solução de armazenamento MP700 muito antes de se tornar o tópico número um. A série de placas-mãe Intel 600 tinha suporte limitado para esse padrão, e apenas a mais recente plataforma AMD baseada em AM5 e a série Intel Z790 podem realmente aproveitar ao máximo essa tecnologia.


y2opXgX.png


Infelizmente, não há mais detalhes, como data de lançamento do produto ou valores de IOPS, sem falar no preço. No entanto, como o vídeo teaser já foi carregado, é muito provável que a empresa oficialize o produto nos próximos dias.

Fonte: Overclock3d
 

Corsair revela SSD MP700 Gen5 de 10 GB/s e oculta o vídeo.​


SSD Corsair MP700 PCIe Gen5 é revelado​

No que agora é um vídeo privado, a Corsair revelou o design de sua solução de armazenamento de última geração.

7436KDY.png


O vídeo foi detectado pela primeira vez por Overclock3D , que conseguiu capturar a imagem. Além disso, eles puderam ler a descrição, que confirma que este armazenamento usará o protocolo NVMe 2.0 e usará memória 3D TLC NAND de alta densidade.

O Corsair MP700 é uma solução de armazenamento de fator de forma M.2 2280 com um grande dissipador de calor de alumínio preto e um único ventilador. A empresa também menciona a tecnologia Microsoft DirectStorage que permite 'tempos de carregamento sem precedentes', mas essa tecnologia não requer nenhuma certificação ou habilitação especial da Corsair.


Este SSD MP700 se tornará outra opção PCIe Gen5 com velocidades de até 10 GB/s. Até agora, a maioria desses produtos requer resfriamento ativo e não está claro se eles podem ser usados com a mesma eficiência sob um dissipador de calor da placa-mãe.

A Corsair apresentou sua solução de armazenamento MP700 muito antes de se tornar o tópico número um. A série de placas-mãe Intel 600 tinha suporte limitado para esse padrão, e apenas a mais recente plataforma AMD baseada em AM5 e a série Intel Z790 podem realmente aproveitar ao máximo essa tecnologia.


y2opXgX.png


Infelizmente, não há mais detalhes, como data de lançamento do produto ou valores de IOPS, sem falar no preço. No entanto, como o vídeo teaser já foi carregado, é muito provável que a empresa oficialize o produto nos próximos dias.

Fonte: Overclock3d
Nusga, tem uma ventoinha ali mesmo? De 2 cm de diâmetro? Povo já xingou um monte aquele cooler pro chipset das x570 da AMD (com razão diga-se de passagem)
Se precisar de refrigeração ativa pra conseguir entregar toda a velocidade, vai ser um pé no saco pra conseguir instalar esse bicho, GPU cada dia maior e os slots M.2 tão sempre no buraco mais lazarento da placa mãe pra instalar
 
Difícil dizer, tá um pouco confuso porque parece que foi mais relatado na China.
Não deixa de ser relevante, já que uma parcela significativa dos modelos usados por brasileiros vieram do mercado chinês.

Esses problemas não foram resolvidos ainda?

Será que os lotes mais novos já foram resolvidos? O problema é só não ter dado tempo de apresentar defeitos.
A Samsung diz que atualizou o processo de fabricação da NAND utilizada no 870 EVO (que por sinal é a mesma usada no 980 Pro/PM9A1) em novembro de 2022. Vamos aguardar para ver. Tem gente agora relatando problemas em modelos fabricados em 2021...

não sei se a Samsung já se pronunciou sobre isso também
Empresas geralmente não se pronunciam sobre esses problemas, a não ser que haja uma repercussão ou uma comoção muito grande através da imprensa. A política quase sempre é deixar que esses casos sejam tratados pelo RMA ou assistência técnica. A Samsung vende muitos SSDs, é uma das marcas que mais vendem. Não dá para saber se é um problema crônico ou apenas uma minoria de usuários afetados...
 
Não deixa de ser relevante, já que uma parcela significativa dos modelos usados por brasileiros vieram do mercado chinês.


A Samsung diz que atualizou o processo de fabricação da NAND utilizada no 870 EVO (que por sinal é a mesma usada no 980 Pro/PM9A1) em novembro de 2022. Vamos aguardar para ver. Tem gente agora relatando problemas em modelos fabricados em 2021...


Empresas geralmente não se pronunciam sobre esses problemas, a não ser que haja uma repercussão ou uma comoção muito grande através da imprensa. A política quase sempre é deixar que esses casos sejam tratados pelo RMA ou assistência técnica. A Samsung vende muitos SSDs, é uma das marcas que mais vendem. Não dá para saber se é um problema crônico ou apenas uma minoria de usuários afetados...
Não disse que não era relevante, só disse que tá difícil de entender a real situação porque a maior parte dos relatos veio de lá, então só consigo ler notícia traduzida mal e porcamente pelo google ou pelos relatos em fóruns/youtube da vida, fora uma notícia ou outra de algum site mais sério (que também não teve acesso a mais nada detalhado).

Sobre o 990 pro, um artigo que eu vi teve resposta dia 23 de Janeiro, quando ele tentou fazer RMA e foi recusado, depois entraram em contato e ofereceram substituir o drive e vão tentar reproduzir o problema.

Interessante que... Isso vem se arrastando desde o começo de 2022, mas como em tese ficou mais evidente na China, eu não lembro de ter lido nada sobre isso até mais ou menos Dezembro. Mas pelos reddits da vida, pelo menos desde Setembro/Outubro começaram a aparecer usuários do ocidente tendo esses problemas.

Veremos, como disse o meu é de Setembro e pelas listas dos chineses do chiphell, está fora das séries que mais tiveram problema (ou por ser relativamente novo pouca gente tinha recebido dessa série e ainda não teve esse problema)
 
Nusga, tem uma ventoinha ali mesmo? De 2 cm de diâmetro? Povo já xingou um monte aquele cooler pro chipset das x570 da AMD (com razão diga-se de passagem)
Se precisar de refrigeração ativa pra conseguir entregar toda a velocidade, vai ser um pé no saco pra conseguir instalar esse bicho, GPU cada dia maior e os slots M.2 tão sempre no buraco mais lazarento da placa mãe pra instalar
Tem uma ventoinha ali mesmo rs, dependendo do mobo vai ser difícil de instalar ele, sinceramente não precisava dessa minicooler ali.
 
Nusga, tem uma ventoinha ali mesmo? De 2 cm de diâmetro? Povo já xingou um monte aquele cooler pro chipset das x570 da AMD (com razão diga-se de passagem)
Se precisar de refrigeração ativa pra conseguir entregar toda a velocidade, vai ser um pé no saco pra conseguir instalar esse bicho, GPU cada dia maior e os slots M.2 tão sempre no buraco mais lazarento da placa mãe pra instalar
Trago más notícias. A Phison enviou amostras do seu E26 para reviewers gringos (TomsHardware, Tweaktown) e todos tinham a refrigeração ativa:

K4ZDjDKBbM9SygaSnKapW6-970-80.jpg.webp


Acho que vai ser assim mesmo, pelo menos por um tempo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sobre o 990 pro, um artigo que eu vi teve resposta dia 23 de Janeiro, quando ele tentou fazer RMA e foi recusado, depois entraram em contato e ofereceram substituir o drive e vão tentar reproduzir o problema.
Coincidiu que o cara que teve o problema era editor de um portal de tecnologia. Ele não ficou satisfeito com a resposta da marca e escreveu um artigo, que foi então replicado por outros sites. A Samsung não queria fazer o RMA da peça, mas depois que a história veio a público, a empresa "mudou" de ideia.
 
Última edição:
Trago más notícias. A Phison enviou amostras do seu E26 para reviewers gringos (TomsHardware, Tweaktown) e todos tinham a refrigeração ativa:

K4ZDjDKBbM9SygaSnKapW6-970-80.jpg.webp


Acho que vai ser assim mesmo, pelo menos por um tempo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Coincidiu que o cara que teve o problema era editor de um portal de tecnologia. Ele não ficou satisfeito com a resposta da marca e escreveu um artigo, que foi então replicado por outros sites. A Samsung não queria fazer o RMA da peça, mas depois que a história veio a público, a empresa "mudou" de ideia.
E ainda tem o molex/sata pra ligar o bicho?!
A maior vantagem do M.2 era ser "fácil" de instalar na placa mãe, nenhum cabo a mais, só conectar e parafusar, abraço...

Ainda só me falta enfiarem um cooler BÃO barulhento e cheio de vibração que morre em menos de 1 ano de uso.
 
mais usar "50GB/S" de leitura/escrita passivo nunca serão
se não quer cooler so os de 1 geração ou os sata
 
Difícil dizer, tá um pouco confuso porque parece que foi mais relatado na China. Tem usuário na Europa e nos EUA que também relatou, mas parece que um pouco menos... Teria que esperar e ver realmente, não sei se a Samsung já se pronunciou sobre isso também

Não deixa de ser relevante, já que uma parcela significativa dos modelos usados por brasileiros vieram do mercado chinês.


A Samsung diz que atualizou o processo de fabricação da NAND utilizada no 870 EVO (que por sinal é a mesma usada no 980 Pro/PM9A1) em novembro de 2022. Vamos aguardar para ver. Tem gente agora relatando problemas em modelos fabricados em 2021...


Empresas geralmente não se pronunciam sobre esses problemas, a não ser que haja uma repercussão ou uma comoção muito grande através da imprensa. A política quase sempre é deixar que esses casos sejam tratados pelo RMA ou assistência técnica. A Samsung vende muitos SSDs, é uma das marcas que mais vendem. Não dá para saber se é um problema crônico ou apenas uma minoria de usuários afetados...

Cancelei a compra, pois é um valor considerável para arriscar com um produto que duvido conseguir garantia se tiver problemas.
 
Cancelei a compra, pois é um valor considerável para arriscar com um produto que duvido conseguir garantia se tiver problemas.
É complicado. Eu, por exemplo, tenho um 860 EVO, que comprei no próprio Ali, e tá funcionando super bem até hoje. Mas hoje eu não sei se compraria. Se eu morasse na gringa, onde é fácil acionar a garantia, eu não teria problema em recomendar os SSDs dela. Mas no Brasil, onde conseguir o RMA é praticamente impossível, eu também fico com um pé atrás de comprar. Talvez esperaria mais alguns meses e acompanharia as histórias para ver se a marca se recuperou desses problemas...
 
É complicado. Eu, por exemplo, tenho um 860 EVO, que comprei no próprio Ali, e tá funcionando super bem até hoje. Mas hoje eu não sei se compraria. Se eu morasse na gringa, onde é fácil acionar a garantia, eu não teria problema em recomendar os SSDs dela. Mas no Brasil, onde conseguir o RMA é praticamente impossível, eu também fico com um pé atrás de comprar. Talvez esperaria mais alguns meses e acompanharia as histórias para ver se a marca se recuperou desses problemas...
teria que ver a % doa relatos
e igual vga comprada da china vc so vai ver relatos das que deram defeito ou as que estão nas piores condições
as que tã ok não irão aparecer e isso vale pro ssd
 
Só uma pergunta aqui.
Perdi há uns 2 anos atrás um Seagate 2TB.
Comprei um WD 2TB, parece que está morrendo também.

Que tranqueiras esses HD.

Abri o Crystal Disk Info e disse que está saudável. Será que está morrendo ou não?
 
Só uma pergunta aqui.
Perdi há uns 2 anos atrás um Seagate 2TB.
Comprei um WD 2TB, parece que está morrendo também.

Que tranqueiras esses HD.

Abri o Crystal Disk Info e disse que está saudável. Será que está morrendo ou não?

Mas o que te faz crer que esse outro também está morrendo? Não deveriam ir pro "saco" tão rápido assim, a menos que tenha comprado em algum lugar aleatório ou de procedência duvidosa. No ML por exemplo, tem muito HD recondicionado e usado, sendo vendido como novo. Como grande parte do pessoal é leigo, acaba nem notando.

Nos últimos 10 anos comprei 5 HD's (todos da Seagate) e até hoje somente um pediu arrego e está praticamente morto. Os demais ainda estão firmes e fortes, sem sinais visíveis de deterioração na performance ou ruídos anormais.
 
Só uma pergunta aqui.
Perdi há uns 2 anos atrás um Seagate 2TB.
Comprei um WD 2TB, parece que está morrendo também.

Que tranqueiras esses HD.

Abri o Crystal Disk Info e disse que está saudável. Será que está morrendo ou não?
o meu WD ta com 2 anos e pouco e ja tem 120KB em setores defeituosos :kidding:
esses hd de hoje não estão valendo nada mais como tem garantia em outubro eu vejo se da pra abrir RMA se o programas deles falarem "deu ruim" senão nada feito
agora eu vou comprar hd empresarial na china pra ver se dura mais pois hoje ta complicado parece que e todos green
 
Mas o que te faz crer que esse outro também está morrendo? Não deveriam ir pro "saco" tão rápido assim, a menos que tenha comprado em algum lugar aleatório ou de procedência duvidosa. No ML por exemplo, tem muito HD recondicionado e usado, sendo vendido como novo. Como grande parte do pessoal é leigo, acaba nem notando.

Nos últimos 10 anos comprei 5 HD's (todos da Seagate) e até hoje somente um pediu arrego e está praticamente morto. Os demais ainda estão firmes e fortes, sem sinais visíveis de deterioração na performance ou ruídos anormais.

o meu WD ta com 2 anos e pouco e ja tem 120KB em setores defeituosos :kidding:

Eu tenho um HD da WD, comprado em 2018, que praticamente virou peso de papel para mim. Toda vez que eu tento acessar certas pastas, o HD faz um ruído, a janela do Windows Explorer trava e aparece uma mensagem de erro que "o dispositivo ainda não está pronto". Detalhe: no CrystalDiskInfo (e programas similares), ele aparece como saudável e sem nenhum setor defeituoso. Enquanto isso, o meu outro HD, um Toshiba 2,5", que veio com um laptop comprado em 2012, está com 6 setores defeituosos. Ele está assim há vários anos mas continua a funcionar normalmente.

agora eu vou comprar hd empresarial na china pra ver se dura mais pois hoje ta complicado parece que e todos green
Esses HDs empresariais são novos? Vejo algumas anúncios no Aliexpress de HDs, mas eles parecem modelos usados, o que não me inspira confiança em comprar lá fora, além de que os preços são quase os mesmos dos modelos "comuns" no Brasil.
 
Eu tenho um HD da WD, comprado em 2018, que praticamente virou peso de papel para mim. Toda vez que eu tento acessar certas pastas, o HD faz um ruído, a janela do Windows Explorer trava e aparece uma mensagem de erro que "o dispositivo ainda não está pronto". Detalhe: no CrystalDiskInfo (e programas similares), ele aparece como saudável e sem nenhum setor defeituoso. Enquanto isso, o meu outro HD, um Toshiba 2,5", que veio com um laptop comprado em 2012, está com 6 setores defeituosos. Ele está assim há vários anos mas continua a funcionar normalmente.


Esses HDs empresariais são novos? Vejo algumas anúncios no Aliexpress de HDs, mas eles parecem modelos usados, o que não me inspira confiança em comprar lá fora, além de que os preços são quase os mesmos dos modelos "comuns" no Brasil.
se e novo eu não sei so sei que eles são qualificados pra durar muito mais
o seu hd que ainda le alguma coisa vc pode fazer um chkdsk nele pra recuperar acesso as pastas
esses hd da china deve ser novos afinal pelo comentários eles estão na garantia e alguns com 6 meses 1 ano fabricado
o smart e la do inicio esse protocolo ultrapassado ja deviam ter trocado pra algo mais decente
 

GIGABYTE lança formalmente AORUS Gen5 10000 Series NVMe SSDs.

A GIGABYTE lançou formalmente seus principais SSDs AORUS Gen5 série 10000 M.2 NVMe que tiram proveito de uma interface PCI-Express 5.0 x4. Atualmente, todas as placas-mãe das séries AMD B650 e X670 oferecem um slot PCIe Gen 5 M.2 conectado ao processador sem consumir largura de banda PEG, enquanto algumas placas-mãe com chipset Intel série 700 oferecem slots Gen 5 M.2 subtraindo pistas do PEG slot. AORUS Gen5 10000 por enquanto vem em capacidades de 1 TB e 2 TB. As unidades combinam um controlador da série Phison E26 com memória flash 3D TLC NAND e cache DDR4 DRAM.

O modelo de 1 TB oferece velocidades de transferência sequencial de até 9,5 GB/s de leitura, com até 8,5 GB/s de gravação e resistência de 700 TBW; enquanto o modelo de 2 TB é mais rápido, com leituras sequenciais de até 10 GB/s, gravações de até 9,5 GB/s e resistência de 1.400 TBW. O consumo de energia da unidade é inferior a 10 W, e a GIGABYTE implementou uma solução de resfriamento sem ventoinha para a unidade que o poupa do irritante ruído agudo de outros próximos SSDs Gen 5 M.2 que usam dissipadores de calor com ventoinha. A empresa não revelou preços, mas mencionou que as unidades têm garantia de 5 anos.


mKZHPsL.jpg




dVGAzvu.jpg




cOLAQVo.jpg




4rWVFue.jpg
 

GIGABYTE lança formalmente AORUS Gen5 10000 Series NVMe SSDs.

A GIGABYTE lançou formalmente seus principais SSDs AORUS Gen5 série 10000 M.2 NVMe que tiram proveito de uma interface PCI-Express 5.0 x4. Atualmente, todas as placas-mãe das séries AMD B650 e X670 oferecem um slot PCIe Gen 5 M.2 conectado ao processador sem consumir largura de banda PEG, enquanto algumas placas-mãe com chipset Intel série 700 oferecem slots Gen 5 M.2 subtraindo pistas do PEG slot. AORUS Gen5 10000 por enquanto vem em capacidades de 1 TB e 2 TB. As unidades combinam um controlador da série Phison E26 com memória flash 3D TLC NAND e cache DDR4 DRAM.

O modelo de 1 TB oferece velocidades de transferência sequencial de até 9,5 GB/s de leitura, com até 8,5 GB/s de gravação e resistência de 700 TBW; enquanto o modelo de 2 TB é mais rápido, com leituras sequenciais de até 10 GB/s, gravações de até 9,5 GB/s e resistência de 1.400 TBW. O consumo de energia da unidade é inferior a 10 W, e a GIGABYTE implementou uma solução de resfriamento sem ventoinha para a unidade que o poupa do irritante ruído agudo de outros próximos SSDs Gen 5 M.2 que usam dissipadores de calor com ventoinha. A empresa não revelou preços, mas mencionou que as unidades têm garantia de 5 anos.


mKZHPsL.jpg




dVGAzvu.jpg




cOLAQVo.jpg




4rWVFue.jpg
Eu ia tirar sarro: Aeeeee gen 5.0 sem a desgraça da ventoinha!
5 kg de dissipador em compensação... Fora que... Com a sabedoria dos fabricantes de placa mães, dificilmente vai dar pra instalar esse dissipador COM a placa de vídeo ou cooler a ar
 
Eu ia tirar sarro: Aeeeee gen 5.0 sem a desgraça da ventoinha!
Novidade para os apaixonados por ventoinhas
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Primeiro SSD PCIe 5.0 NVMe para consumidor é testado e faz muito barulho

No Japão, os primeiros SSDs PCIe 5.0 NVMe voltados ao consumidor foram colocados à venda e um desses drives foi submetido a alguns benchmarks sintéticos rápidos pelo @momomo_us no Twitter. Não estamos familiarizados com a marca CFD Gaming sob a qual a unidade é vendida, mas o CSSD-M2M2TPG5NFZ - como a unidade é chamada - é baseado no controlador Phison E26 e é pareado com a NAND TLC 3D B58R da Micron, o que sugere que o modelo se baseia em um design de referência da Phison. A CFD Gaming oferece o drive em tamanhos de 1, 2 e 4 TB e o @momomo_us testou a versão de 2 TB.

Antes de entrarmos nos números de desempenho, há uma coisa que precisa ser destacada sobre este drive, ele produz um ruído agudo durante o uso, graças à sua minúscula ventoinha de 17x17 mm e 21.000 rpm da Sunon. @momomo_us forneceu um vídeo no Twitter que está no link abaixo, para que possa ouvi-lo em ação. Esperamos que esse não seja o futuro dos SSDs NVMe, pois irá desmotivar muitos consumidores a adquirir um. @momomo_us testou a unidade apenas com o CrystalDiskMark 8.0.4, o qual mostra que as velocidades de gravação sequencial são ligeiramente mais altas do que as reivindicadas pela CFD Gaming, acertando em cheio no desempenho sequencial. Para aqueles que esperavam um desempenho aleatório mais alto, as coisas já não parecem tão boas, uma vez que o desempenho do drive é só levemente superior ao dos melhores SSDs PCIe 4.0 NVMe.

Fonte: TechPowerUp

ffTSsvJnw8vEDFs8.jpg

dlTT6KjcqQeRxlbi.jpg

 
Eu ia tirar sarro: Aeeeee gen 5.0 sem a desgraça da ventoinha!
5 kg de dissipador em compensação... Fora que... Com a sabedoria dos fabricantes de placa mães, dificilmente vai dar pra instalar esse dissipador COM a placa de vídeo ou cooler a ar
Deveria vim somente o SSD e não esse dissipador enorme espero que outros fabricantes façam dessa forma!
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo