[Tópico Oficial - SSD] Tabela de Comparação entre SSDs - Versão 2017

O que você achou da tabela?


  • Total de votos
    472
Eu diria que a diferença entre S e B pode traduzir em 10, 15 minutos de bateria, não é uma variação tão grande. Tanto que estou querendo repensar a tabela em breve na parte do consumo, deixar algo mais realístico, pois há um monte de reviews por aí com resultados bem variados. Outra coisa que quero fazer, é colocar SSDs em capacidades específicas que fazem as características dele mudarem bastante. O OCZ Agility 4 de 128GB e o Crucial M4 128GB ficaria acima dos SandForce síncronos de 120GB, próximos do rank-A inclusive, enquanto eu rebaixaria o Samsung 840 de 120GB para o rank-C e o Sandisk Ultra Plus de 256GB ficaria mais em baixo no Rank-A. Os modelos de 250/500GB do 840 continuam no Rank-A enquanto o M4 de 256GB iria pro B. Também removeria uns SSDs que não são vendidos mais...

Tava dando uma pesquisada boba e percebi que existem sites de customizaçao de notebook's gamers com diversas opçoes de SSD mSata. Ja que vc e o RHBH irão modificar a tabela, nao seria interessante adicionar uma area(ou ate mesmo misturado) sobre os SSD mSatas, ja que atualmente tem-se muitos notebook's com esse novo socket.
 
Pessoal, eu ia comprar um Samsung 840 de 120gb por 320 reais, mas acabou que 1h antes alguém comprou antes. :okay:

Mas tinha um Corsair Neutron GTX 128gb por 390! :awesome:

Foi boa a diferença de preço? e o desempenho, o Corsair é superior? :hmm:
 
Tava dando uma pesquisada boba e percebi que existem sites de customizaçao de notebook's gamers com diversas opçoes de SSD mSata. Ja que vc e o RHBH irão modificar a tabela, nao seria interessante adicionar uma area(ou ate mesmo misturado) sobre os SSD mSatas, ja que atualmente tem-se muitos notebook's com esse novo socket.

Eu sei, e é mais provável que eu expanda mais a tabela que eu face outras paralelas...
Pessoal, eu ia comprar um Samsung 840 de 120gb por 320 reais, mas acabou que 1h antes alguém comprou antes. :okay:

Mas tinha um Corsair Neutron GTX 128gb por 390! :awesome:

Foi boa a diferença de preço? e o desempenho, o Corsair é superior? :hmm:

Certamente, e nem precisa pesquisar muito pra descobrir.
 
Eu sei, e é mais provável que eu expanda mais a tabela que eu face outras paralelas...

Poise....acho que é exatamente essa a opçao valida, pois ai seria possível comparar o desempenho dos SSD's mSata com os SSD's normais, dando aos usuarios a opçao de escolha entre eles(ja que os notebook tb suportam SSD's normais).
 
Eu dei uma olhada melhor, é um Corsair Neutron 128Gb não GTX por 390 reais em loja fisica, ele é superior ao Samsung 840 120gb? :hmm:
 
Poise....acho que é exatamente essa a opçao valida, pois ai seria possível comparar o desempenho dos SSD's mSata com os SSD's normais, dando aos usuarios a opçao de escolha entre eles(ja que os notebook tb suportam SSD's normais).

Bom, eu já estou fazendo a tabela, mas não com aqueeeele tempo disponível que eu tinha, já que a faculdade começou. Porém, devo divulgá-la amanhã ou quinta-feira.

Eu dei uma olhada melhor, é um Corsair Neutron 128Gb não GTX por 390 reais em loja fisica, ele é superior ao Samsung 840 120gb? :hmm:

Já respondi lá em cima.
 
Bom, eu já estou fazendo a tabela, mas não com aqueeeele tempo disponível que eu tinha, já que a faculdade começou. Porém, devo divulgá-la amanhã ou quinta-feira.



Já respondi lá em cima.

Certo, é que eu estava pesquisando com a versão GTX ontem e ele parecia inferior em várias coisas ao Samsumg 840 PRO, ou foi o 830... por isso surgiu a duvida, pois o ssd agora é o Neutron normal, sem ser a versão GTX. :okay:

E estou com outra duvida que perguntei aqui: http://adrenaline.uol.com.br/forum/showthread.php?t=413026&p=1067896006#post1067896006

Pessoal, minha placa mãe tem duas portas Marvell Sata 3, enquanto as outras 4 portas são Sata 2, apos formatar posso colocar o SSD nas portas Marvell para utilizar todo seu poder? :hmm:
 
Versão 4.0 disponível, como prometido! A ordem nova da tabela deve te ajudar agora, IceDoanopassado. :coolface:
 
Pessoal, acho q vou acabar comprando um SSD, como disse uns posts acima havia uma proposta para troca que foi abortada.

Estava vendo o Corsair Neturon GTX 120gb , mas nos sites está caríssimo. Alguém ja compro no ML com algum vendedor e fico tudo certinho para recomendar?

Além disso, escolha aprovada o modelo ?

Até.
 
O tópico não está completo ainda, mas a metodologia que usei está na imagem, de uma forma simples, sendo fatores primários a leitura e a escrita e secundários a estabilidade e confiabilidade. Já o consumo, só é mais importante para quem vai utilizar notebooks e ultrabooks, e os Vertex 4, Agility 4 e Neutron precisam melhorar bastante nesta questão, já que muitos testes apontam um consumo em idle superior a 1,1W, o que fica muito próximo de um HD de notebook.

Eu tirei esses dados após ler vários testes de SSDs em sites como XbitLabs, AnandTech, Real World Labs, Tom's Hardware, além de outros, mas com a ajuda recente do RHBH.

Cara, estão dizendo que vc é o rei do ssd! :megusta:
Vou pegar um no states de 120 gb, $100 +/- e tava em dúvida entre o samsung 840 e o OCZ Agility 3. Qual vc indica nessa faixa de valor? Pode ser outros modelos também, sendo rápido e confiável ta bom rssrss
 
Versão 4.0 disponível, como prometido! A ordem nova da tabela deve te ajudar agora, IceDoanopassado.

Mano...a diferença entre Escrita A para Escrita B nao seria igual a diferença entre Leitura B para Leitura C?<br>Pergunto isso porque dada essas diferenças, o Agility 4 deveria estar entre " Sandforce 2 Toggle/Síncronos de 120gb" e "Sandforce 2 Assíncronos de 240-480gb" devido ao desempate dos Sandforce Sincronos serem C em consumo contra D do Agility 4.
 
Cara, estão dizendo que vc é o rei do ssd! :megusta:
Vou pegar um no states de 120 gb, $100 +/- e tava em dúvida entre o samsung 840 e o OCZ Agility 3. Qual vc indica nessa faixa de valor? Pode ser outros modelos também, sendo rápido e confiável ta bom rssrss

Cara...importando as melhores opçoes seriam Samsung 840 Pro ou o renomado Plextor M5 Pro...que nao tem a venda no Brasil(nem no ML) xD
 
Cara...importando as melhores opçoes seriam Samsung 840 Pro ou o renomado Plextor M5 Pro...que nao tem a venda no Brasil(nem no ML) xD

Samsung ta 150 e o Plextor 140.
E os samsung 840 ou Plextor M5.. sem PRO's, não são bons? Pq da uma bela diferença rs
Plextor da pra pegar de olhos fechados? Ou melhor samsung? Ai que dúvidaa :nooo:
 
Última edição:
Samsung ta 150 e o Plextor 140.
E os samsung 840 ou Plextor M5.. sem PRO's, não são bons? Pq da uma bela diferença rs
Plextor da pra pegar de olhos fechados? Ou melhor samsung? Ai que dúvidaa :nooo:

Samsung 840 de 120gb nao é uma boa opçao por apresentar uma baixa escrita(130 MB/s) alem de ser memoria TLC. Se ambos possuem o mesmo valor, vai no Plextor.
 
Cara, estão dizendo que vc é o rei do ssd! :megusta:
Vou pegar um no states de 120 gb, $100 +/- e tava em dúvida entre o samsung 840 e o OCZ Agility 3. Qual vc indica nessa faixa de valor? Pode ser outros modelos também, sendo rápido e confiável ta bom rssrss

Tem o Sandisk Ultra Plus 128GB e o MyDigitalSSD BP4 120GB também abaixo desta faixa de preço, e ambos são melhores que esses dois aí. Plextor M5S já sairia mais caro, mas pode ser encontrado abaixo de $90 através de uma boa pesquisada. O ideal é considerar aqueles SSDs do novo Rank-B de 120-128GB abaixo de $100, dependendo das promoções.

Mano...a diferença entre Escrita A para Escrita B nao seria igual a diferença entre Leitura B para Leitura C?<br>Pergunto isso porque dada essas diferenças, o Agility 4 deveria estar entre " Sandforce 2 Toggle/Síncronos de 120gb" e "Sandforce 2 Assíncronos de 240-480gb" devido ao desempate dos Sandforce Sincronos serem C em consumo contra D do Agility 4.

Não exatamente, consumo não é fator que coloca SSD em categoria mais baixa na tabela, o que altera a classificação é mais a capacidade, o desempenho e mesmo o tipo de memórias, por isso o Samsung 840 está presente em muitas categorias diferentes. Quanto a diferença de escrita, estabeleci a seguinte - D é pra SSDs entre 100-150MB de escrita, C para 150-250MB, B para 300-400MB, A para 400-450MB e S para acima de 450MB, tudo escrita sequencial, mas dependendo do desempenho com dados aleatórios também. Por isso mesmo, vai ter SSD com leitura sequencial mais alta ou mais baixa com avaliação maior ou menor. Claro que tem outros fatores que influenciam a classificação - um exemplo é o Crucial M500, que o modelo de 120GB poderia ter escrita D pelas tabelas, mas está como C pois a Crucial tem o hábito de melhorar o desempenho do SSD com atualizações, como aconteceu com o Crucial M4.
 
Pessoal, como ta a taxação na linke por air mail? ta valendo a pena?

Se a alfândega pegar o M5Pro vai acabar saindo por 828 dilmas :cereal:
 
Não exatamente, consumo não é fator que coloca SSD em categoria mais baixa na tabela, o que altera a classificação é mais a capacidade, o desempenho e mesmo o tipo de memórias, por isso o Samsung 840 está presente em muitas categorias diferentes. Quanto a diferença de escrita, estabeleci a seguinte - D é pra SSDs entre 100-150MB de escrita, C para 150-250MB, B para 300-400MB, A para 400-450MB e S para acima de 450MB, tudo escrita sequencial, mas dependendo do desempenho com dados aleatórios também. Por isso mesmo, vai ter SSD com leitura sequencial mais alta ou mais baixa com avaliação maior ou menor. Claro que tem outros fatores que influenciam a classificação - um exemplo é o Crucial M500, que o modelo de 120GB poderia ter escrita D pelas tabelas, mas está como C pois a Crucial tem o hábito de melhorar o desempenho do SSD com atualizações, como aconteceu com o Crucial M4.

NyanDere...novamente achei algo inconsistente na tabela. Comparando o Samsung 840 250gb e o Sandisk Ultra Plus 128-256gb percebi que em Estabilidade o Sandisk ganha de A contra C porem em consumo o mesmo perde de B contra A(a favor do Samsung). Entretanto, o Sandisk está 5 posiçoes abaixo. Acredito que o mesmo classifica-se logo acima do Samsung 840 250gb.
Teria como você disponibilizar a formula(com seus respectivos pesos sobre os atributos) que vocês utilizaram para classificar os SSD’s?
Grato.
 
NyanDere...novamente achei algo inconsistente na tabela. Comparando o Samsung 840 250gb e o Sandisk Ultra Plus 128-256gb percebi que em Estabilidade o Sandisk ganha de A contra C porem em consumo o mesmo perde de B contra A(a favor do Samsung). Entretanto, o Sandisk está 5 posiçoes abaixo. Acredito que o mesmo classifica-se logo acima do Samsung 840 250gb.
Teria como você disponibilizar a formula(com seus respectivos pesos sobre os atributos) que vocês utilizaram para classificar os SSD’s?
Grato.

Consumo não muda posição de tabela! Mas talvez eu coloque mesmo o Sandisk numa categoria mais intermediária da tabela, já que só informei os resultados gerais para a série e não pra modelo específico. O certo é colocar alí ao lado do Samsung 840 de 250GB, ou classificar os Ultra Plus em versões de 128 e 256GB.
 
Cara...importando as melhores opçoes seriam Samsung 840 Pro ou o renomado Plextor M5 Pro...que nao tem a venda no Brasil(nem no ML) xD

Plextor M5 PRO 128 Gb - U$140,00. Da pra levar esse. Mas o que ele tem que o faz ser tão renomado em relação aos outros?
Memória dele é MLC? Fico receoso com aquele lance de durabilidade e tal...
 
Consumo não muda posição de tabela! Mas talvez eu coloque mesmo o Sandisk numa categoria mais intermediária da tabela, já que só informei os resultados gerais para a série e não pra modelo específico. O certo é colocar alí ao lado do Samsung 840 de 250GB, ou classificar os Ultra Plus em versões de 128 e 256GB.

Poise mano....falei exatamente pq nao observaçao anterior vc havia comentado que consumo era so para referencia...e nao gerava classificaçao. Mas no exemplo do Samsung 840 e do Sandisk o consumo a favor do Samsung acabou colocando ele em posiçoes superiores.

Plextor M5 PRO 128 Gb - U$140,00. Da pra levar esse. Mas o que ele tem que o faz ser tão renomado em relação aos outros?
Memória dele é MLC? Fico receoso com aquele lance de durabilidade e tal...

Isso....a memoria do Plextor é MLC(assim como a do Samsung Pro). Ele é renomado por apresentar uma excelente otimizaçao do firmware alem de bons modulos de NAND, o que o classifica no rank S em confiabilidade(devido a baixa porcentagem de falha de suas unidades) e rank A em estabilidade(associado a outros bons recursos que realmente funcionam).
 
Bom dia, estou penssando em comprar ssd para meu PC, estava penssando em comprar este:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-474317583-hd-ssd-128-gb-sata-3-samsung-840-pro-_JM

e em um futuro proximo comprar mais 1 pra fazer Raid0, o pc eh para uso cotidiano normal, jogos e talz...
axam q vale a pena o investimento? o ganho com o Raid sera realmente significativo ou soh d colocar o SSD jah tem uma boa melhora? Minha placa mae eh a p8z77-v deluxe.Obrigado.
 
Bom dia, estou penssando em comprar ssd para meu PC, estava penssando em comprar este:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-474317583-hd-ssd-128-gb-sata-3-samsung-840-pro-_JM

e em um futuro proximo comprar mais 1 pra fazer Raid0, o pc eh para uso cotidiano normal, jogos e talz...
axam q vale a pena o investimento? o ganho com o Raid sera realmente significativo ou soh d colocar o SSD jah tem uma boa melhora? Minha placa mae eh a p8z77-v deluxe.Obrigado.

Não, esse preço é muito próximo dos SSDs de 256GB. Pro uso cotidiano, um SSD entre R$300-350 como o Sandisk Ultra Plus já vai te servir. Ou então, junte mais, tenha mais capacidade em disco e pegue o Corsair Neutron 256GB, que é um ótimo SSD:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-472744047-hd-ssd-neutron-series-ssd-256gb-sata-3-6gbs-ssd-_JM
 
Ateh q eu jah tenho o dinheiro... Mas com o Corsair terei um melhor desempenho q o sansung? pq espaço nem eh tanto problema para mim, vou usar no PC, ond jah tenho 3tb.
 
Bom dia Galera,

Vou comprar um ssd nos EUA, porém minha maior dúvida é, para um uso cotidiano e principalmente Games compensa pegar o plextor m5 pro ou seria muita coisa para um uso normal?

vlw
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo