[TÓPICO DEDICADO] Tópico sobre importações (dúvidas, prazos, dicas etc.) - PROIBIDO POLÍTICA

Uma atualização surpreendente em plena segunda-feira, o final de semana foi muito bom pelo visto. First Class da Fishisfast (UA-US). Minhas importações continua apenas como documento vinculado, então só o rastreio foi atualizado.

KriUw3L.png
 
Tópico reaberto, finalmente. Para questão de atualização, um PMI meu foi liberado tributado no declarado dia 11 agora, declaração tava mais ou menos genérica, só coloquei a marca mas sem dizer especificamente o que era. Nem sei se fez diferença mesmo, era tudo item colecionável que tava mofando na UsCloser que tinha enviado do Japão final do ano passado, de marca que fiscal nenhum poderia ter ouvido falar. E nada ro meu RX-JP que foi recusado naquele apocalíptico dia 03 voltar, na espera ainda.

Mandei e-mail pro CDJapan pedindo pra deixarem a etiqueta com o detalhamento completo do produto, mas achei interessante que eles disseram que aparentemente o Japan Post só permite a descrição mais génerica mesmo tipo, só coloca livro como livro, sem indicar o nome e marca.
Sério isso? Alguém já tentou enviar declaração mais detalhada pela Japan Post?
 
Tropa do dia 22, 23, 24/03, alguma atualização?
Nada. Fiz uma nova compra, foi recebido pelos Correios do Brasil no sábado, dia 15/04. Ainda não foi encaminhado para fiscalização. Espero sinceramente que não demore nesse status. Alguém aí com produto vindo da China chegando em 15/04, no mesmo lote?
 
Nada. Fiz uma nova compra, foi recebido pelos Correios do Brasil no sábado, dia 15/04. Ainda não foi encaminhado para fiscalização. Espero sinceramente que não demore nesse status. Alguém aí com produto vindo da China chegando em 15/04, no mesmo lote?
to falando de março ainda, nao abril
 
Atualizando pessoal do meu caso, uma mobo Aorus B760 PRO de R$1092

Achei que ia perder pois o vendedor negou de cara e ficou em disputa, depois o ali negou tbm e tive que colocar prints dos correios
Traduzi a pagina correios no chrome mesmo e no fim deu certo, mas meu que sufoco... 2 meses nisso.

LX...CN
05/02 - Compra
09/02 - Objeto postado
14/02 - Objeto recebido pelos Correios do Brasil
01/03 - Encaminhado para fiscalização aduaneira
14/03 - A entrada do objeto no Brasil não foi autorizada pelos órgãos fiscalizadores
01/04 - Objeto devolvido ao país de origem
07/04 - Reembolso
 
A importação de TV box não é mais aceita e já faz um certo tempo. Algumas acabam passando na sorte
Lembrando que existe uma diferença entre Boxes do tipo Receiver de TV (TV pirata) e as Android TV Boxes, eu particularmente nunca vi ninguém tendo problema com importar Android TVs. Afinal, elas nada mais são do que um device Android com uma UI customizada pra uso em ecrãs de TV e controle remoto. Qualquer um poderia pegar um celular barato e meter um OS desses pra botar na TV via HDMI, não há crime nenhum nisso. E o link do parceiro que você citou aí é uma do tipo Android, mesma coisa do que uma Mi Box, Mi Stick, Nvidia Shield, CWGTV, Fire Stick, e etc da vida.

@uninvited.guest pode comprar sem medo. Quanto à taxação, fica a critério dos "home" rsrs
 
Agora que eu vi que minha reclamação nos correios foi respondida assim:

Prezado Cliente, Informamos que o objeto em questão não teve sua importação autorizada pela autoridade aduaneira competente, por esse motivo foi devolvido ao país de origem. Cumpre-nos esclarecer que, conforme normas postais, o remetente é o responsável legal pelo objeto postal. Diante disso, caso considere a devolução improcedente, o remetente poderá formalizar reclamação na origem.

Milagrosamente, melhor e mais útil que os absurdos da Receita.

Acho que seria interessante divulgar algo do tipo pro pessoal que envia pra formalizar.

No caso da minha, eu até pedi pro vendedor contatar o Japan Post. Eles falaram que iam tentar mas a resposta me pareceu um "bom, a gente não tem mais o que fazer, então vou te dizer que vou tentar mesmo que eu não vá fazer isso"

Sério isso? Alguém já tentou enviar declaração mais detalhada pela Japan Post?

Sim

Vou postar o que me falaram:

We are sorry that we cannot put the item titles or more detail, we can only declare if your purchase is book, it will be BOOK on the label.

Eu até pensei em contatar o Japan Post diretamente, mas eles o formulário de contato é só em japonês. Tá certo que eu tô aprendendo, mas meu nível ainda não tá bom pra fazer um texto com esse tipo de pergunta.

Mas olhando o FAQ deles, essa página tem um conteúdo interessante:

What is a Customs Declaration Form?

There are two types of forms, CN22 and CN23, for declaring the contents, etc. of postal items to Customs. When sending an international postal item containing goods and articles with a declarable value, such as goods that may be subject to Customs inspection in the destination country, fill out one of the forms with a detailed description of the contents, including the name, quantity and price of each item, and affix or attach it to the postal item.

When creating labels with the International Mail My Page Service, the required number of customs declaration forms will be printed automatically. Therefore there is no need to prepare customs declaration forms separately.
Handwritten labels for parcels and EMS include two CN23 customs declaration forms, so there is no need to prepare the CN23 customs declaration forms separately*.

*Some countries/territories require three or more forms. In such cases, the forms may be prepared as follows:

Download the additional forms here as required, fill them out and put them into the invoice envelope.
Temporarily remove the CN23 from the label and make copies of it.

CN22 Must be affixed when sending items with a total value of 300 SDR or less.
CN23 Must be affixed when sender prefers or sending items with a total value over 300 SDR.

Me parece que se usarem esse CN23, a chance de dar ruim por causa de descrição é bem menor.

Eu tava olhando os recibos das entregas anteriores (sim, sou o doido que guarda esses trecos :lol:) e até achei essa CN23 mas tá com descrição genérica também (só informa "blu-ray" mas não fala do que é), então ACHO que de certa forma, a história deles é cascata.

Ainda assim, culpa da Receita que podia simplesmente abrir, nem que fosse por amostragem, pra ver do que se trata.

Prefiro um pacote "violado", mas no país, do que retido :lol:
 
Vc fez o registro no minhas importações ou deixou quieto ?
Estou com essa dúvida, acabei fazendo mas agora estou com receio de que talvez impacte em maiores chances de taxação
Fiz o registro (vinculação) do pacote, mas nunca atualizou pra qualquer outro status.
 
Atualizando pessoal do meu caso, uma mobo Aorus B760 PRO de R$1092

Achei que ia perder pois o vendedor negou de cara e ficou em disputa, depois o ali negou tbm e tive que colocar prints dos correios
Traduzi a pagina correios no chrome mesmo e no fim deu certo, mas meu que sufoco... 2 meses nisso.

LX...CN
05/02 - Compra
09/02 - Objeto postado
14/02 - Objeto recebido pelos Correios do Brasil
01/03 - Encaminhado para fiscalização aduaneira
14/03 - A entrada do objeto no Brasil não foi autorizada pelos órgãos fiscalizadores
01/04 - Objeto devolvido ao país de origem
07/04 - Reembolso
Medo
 
Eu até pensei em contatar o Japan Post diretamente, mas eles o formulário de contato é só em japonês. Tá certo que eu tô aprendendo, mas meu nível ainda não tá bom pra fazer um texto com esse tipo de pergunta.

Mas olhando o FAQ deles, essa página tem um conteúdo interessante:

Me parece que se usarem esse CN23, a chance de dar ruim por causa de descrição é bem menor.

Eu tava olhando os recibos das entregas anteriores (sim, sou o doido que guarda esses trecos :lol:) e até achei essa CN23 mas tá com descrição genérica também (só informa "blu-ray" mas não fala do que é), então ACHO que de certa forma, a história deles é cascata.

Ainda assim, culpa da Receita que podia simplesmente abrir, nem que fosse por amostragem, pra ver do que se trata.

Prefiro um pacote "violado", mas no país, do que retido :lol:
Na verdade se você ver o que tem na página que você enviou, lá tem um link que leva pra uma tabela de possíveis descrições de itens:
Observe como tá tudo genérico, coisa como "Soft Vinyl Figure", e eles chamam isso de "HS Code", e tem uma página comentando sobre isso aqui:
Inclusive, eu acredito que isso é uma ÓTIMA prova de como essas exigências recentes da Receita são completa e utter bullshit, vão contra normais internacionais e tá aqui a evidência necessária. Se eles querem mudar isso, deveriam levantar o assunto nas normas internacionais, não sair forçando de maneira unilateral.
 
Pro pessoal que ainda está com status em fiscalização no Minhas Importações, como está a situação dos seus pedidos no siscomex? Tem um meu que está "em seleção" desde o dia 14/04. Se não me engano, o "em seleção" significa que está aguardando o fiscal escolher por amostragem do lote o que vai pra inspeção de pessoa (caso em que mudaria pra "em fiscalização") e o que vai passar sem necessidade de inspeção, seja taxando no declarado ou nem taxando.

Em seleção significa que teu pacote foi selecionado pela amostragem e será taxado e não que ainda será escolhido.
 
Em seleção significa que teu pacote foi selecionado pela amostragem e será taxado e não que ainda será escolhido.
Certeza, mano? Fiquei em dúvida porque pela portaria Coana 82, diz assim:

Art. 47. São situações transitórias das DIR que requerem ação por parte da ECT ou das equipes da RFB ou dos anuentes:
I - “Liberada”, com lançamento tributário e aguardando informação do recolhimento integral no sistema;
II - “Em Seleção”, fase entre o registro da DIR e o encerramento da seleção do lote;
III - “Em Fiscalização”, selecionada para a RFB ou para os anuentes, enquanto não concluída a fiscalização;

E tem mais este trecho:
Art. 33. O encerramento da seleção do lote no Siscomex Remessa:
I - só poderá ser realizado pelo Auditor-Fiscal da RFB;
II - impedirá novas seleções por parte da RFB ou dos anuentes; e
III - promoverá a liberação ou o desembaraço das remessas não selecionadas para fiscalização e indicará as selecionadas, as quais deverão ser segregadas pela ECT e colocadas à disposição do Auditor-Fiscal da RFB ou de órgão ou entidade responsável pela seleção e fiscalização.

Daí por isso fiquei com a impressão que o "em seleção" está num lote separado do qual o auditor vai escolher o que vai pra "em fiscalização". Certeza não tenho, mas me pareceu assim.
 
Certeza, mano? Fiquei em dúvida porque pela portaria Coana 82, diz assim:

Art. 47. São situações transitórias das DIR que requerem ação por parte da ECT ou das equipes da RFB ou dos anuentes:
I - “Liberada”, com lançamento tributário e aguardando informação do recolhimento integral no sistema;
II - “Em Seleção”, fase entre o registro da DIR e o encerramento da seleção do lote;
III - “Em Fiscalização”, selecionada para a RFB ou para os anuentes, enquanto não concluída a fiscalização;

E tem mais este trecho:
Art. 33. O encerramento da seleção do lote no Siscomex Remessa:
I - só poderá ser realizado pelo Auditor-Fiscal da RFB;
II - impedirá novas seleções por parte da RFB ou dos anuentes; e
III - promoverá a liberação ou o desembaraço das remessas não selecionadas para fiscalização e indicará as selecionadas, as quais deverão ser segregadas pela ECT e colocadas à disposição do Auditor-Fiscal da RFB ou de órgão ou entidade responsável pela seleção e fiscalização.

Daí por isso fiquei com a impressão que o "em seleção" está num lote separado do qual o auditor vai escolher o que vai pra "em fiscalização". Certeza não tenho, mas me pareceu assim.

Me traga um caso de encomenda que foi 'em seleção' sem ser taxado que vai ser surpresa pra mim. Acompanho alguns grupos de importação faz alguns meses e na prática vejo que os pacotes que passam direto sem tributar nem chegam a constar no SISCOMEX, eles só se dão o trabalho de cadastrar os pacotes que no mínimo vai rolar uma taxa no declarado. Inclusive pacotes meus também noto esse comportamento. Infelizmente já passei por umas recusas e RCV recentes e acabei observando o fluxo dos pacotes com mais atenção, sempre olhando no minhas importações e no SISCOMEX.
 
Screenshot-20230418-053551.jpg


É galera, meu Pixel tinha sido barrado no maldito lote do dia 03/04 mas daí comprei de novo e agora passou liso
Estou tentada a trocar de celular agora. :haha:
Meu NL-BR que contem uma case slim pra Nintendo Switch, protetores de cabo que evitam que eles arrebentem nas pontas e passa fio adesivos passou batido essa madrugada. Esses pacotões são muita vantagem.
 
Estou tentada a trocar de celular agora. :haha:
Meu NL-BR que contem uma case slim pra Nintendo Switch, protetores de cabo que evitam que eles arrebentem nas pontas e passa fio adesivos passou batido essa madrugada. Esses pacotões são muita vantagem.
Eu também tô fazendo a festa nesses pacotões kkkkk
 
Mandei e-mail pro CDJapan pedindo pra deixarem a etiqueta com o detalhamento completo do produto, mas achei interessante que eles disseram que aparentemente o Japan Post só permite a descrição mais génerica mesmo tipo, só coloca livro como livro, sem indicar o nome e marca.

Pedi pra mandarem mesmo assim. Agora é orar pra que passe.



Comprei deles ano passado pela primeira vez... E pra nunca mais.

Pra saber a facada, eu tive que ligar. E depois brigar pra mandarem pra minha casa pois inventaram que era área de risco sabe-se-lá a razão.

Na questão dos tributos, eles aceitam pix. Tem que fazer e mandar o comprovante via e-mail.

Você tem alguma ideia de quanto é essa tributação? Em %? E todas as taxas que incidem sobre?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Uso bastante a DHL para trazer coisas do Japão. As taxas são: 60% (II) + 18% (ICMS) + $20 (taxa de desembaraço). Eles combram o valor antecipado, enviam no email o link para pagamento e após pago segue para entrega. Geralmente tem levado uns 10~12 dias desde a postagem até a entrega.

Lembrando que nessa modalidade o sempre ICMS é cobrado, independente do estado e os impostos são aplicados sobre valor do produto mais valor real do frete.

Moro em MG, sofro com esse ICMS até em First Class ahaha mas obrigada pelos esclarecimentos, vou mandar descer do Japão esse pacote via DHL, são itens raros, não posso esperar a boa vontade da Receita de aceitar ou não.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo