[AJUDA] Travadas aleatórias xom X370GTN + R5 2600 + RX570

wiliamcarlos

Outlander Custom PCs
Registrado
Fala moçada, como vão?

Estou com um problema e gostaria de pedir ajuda de vocês para tentar resolver.
Recentemente comprei uma placa X370GTN para um projeto de casemod e desde então não tive sossego. A placa veio com bios mais recente e ao montar tive problemas consecutivos de travamentos, mouse agarrava, audio travava e ficava picotando, isso em qualquer uso.
Instalei a bios anterior e inicialmente resolveu, mas na realidade não, pois apenas amenizou. As travadas ficaram mais escassas, passando a acontecer com menos frequência.
Nos últimos dias comecei a te-las novamente, dei uma pesquisada e encontrei outra pessoa com o mesmo relato e que resolveu com o downgrade da bios, mas aqui o problema persiste e em alguns casos chega ser mais intenso.
Vendo outros relatos em fóruns gringos, vi alguns recomenda mexer no Core Parcking ( acho que é esse o nome ) fiz e ainda continuo tendo problemas.

Tenho reparado que no momento de cada "travada" o SSD da um pico de uso.
 
@wiliamcarlos não sei se ajudarei diretamente a resolver o seu problema, mas de qualquer forma fica como uma base de dados.

Tenho um amigo que possui exatamente esse mesmo trio de mobo + processador + vga e está funfando perfeitamente.
Está com a bios AGESA Pinnacle PI 1.0.0.4c de 07/08/18 e windows 10 versão 1809.

Só muda as memórias que são as Fury HyperX 2400mhz (8GBx2) e o ssd é padrão SATA 2.5"
 
@wiliamcarlos não sei se ajudarei diretamente a resolver o seu problema, mas de qualquer forma fica como uma base de dados.

Tenho um amigo que possui exatamente esse mesmo trio de mobo + processador + vga e está funfando perfeitamente.
Está com a bios AGESA Pinnacle PI 1.0.0.4c de 07/08/18 e windows 10 versão 1809.

Só muda as memórias que são as Fury HyperX 2400mhz (8GBx2) e o ssd é padrão SATA 2.5"
Muito obrigado pelo interesse em ajudar, nesse momento estou com essa versão também, dentre as 3 ultimas, essas está em segundo lugar, sendo melhor que a ultima e pior que a penúltima.
É incomodante o tanto que trava, mouse parece aqueles antigos, quando a bolinha estava suja. ( nem sei se vc é dessa época ).
Vou tentar mais 2 anteriores para ver se resolve.
 
Chegou a fazer uma nova instalação do zero do windows e atualizou para a última versão dos drivers e do windows? Para garantir que não é conflito de driver...
 
Chegou a fazer uma nova instalação do zero do windows e atualizou para a última versão dos drivers e do windows? Para garantir que não é conflito de driver...
Windows já refiz uma instalação nova.
Driver de chipset e VGA estou usando os mais recentes do site da AMD, os demais estou usando os disponíveis no site da placa.
Na instalação anterior do Windows, eu havia atualizado tudo pelo Driver Booster.
 
Reseta a BIOS e faz uma instalação limpa do Windows 1903 sem instalar nada por fora e deixa rodar todos os updates. Se ainda sim não resolver, parte pro teste de bancada.
 
Tinha um setup com RX580, R7 1700 e BIOSTAR A320, Porém tinha essas mesmas travadinhas, uma hora o PC ta normal outra as travadinhas aparecem, formatei o PC e continuou o mesmo problema, quando eu jogava e as travadinhas apareciam o jogo ficava como se tivesse 10, 12 fps, creio que seja o mesmo que você tem, para MIM só resolveu quando eu troquei a placa mãe para a asus prime b450m, nunca mais tive essas travadas, tenta arranjar uma placa mãe emprestado e ver se resolve.
 
Reseta a BIOS e faz uma instalação limpa do Windows 1903 sem instalar nada por fora e deixa rodar todos os updates. Se ainda sim não resolver, parte pro teste de bancada.
Fiz isso, continua.
Agora estou usando a penúltima BIOS q ta sendo a mais estável, praticamente sem travadas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tinha um setup com RX580, R7 1700 e BIOSTAR A320, Porém tinha essas mesmas travadinhas, uma hora o PC ta normal outra as travadinhas aparecem, formatei o PC e continuou o mesmo problema, quando eu jogava e as travadinhas apareciam o jogo ficava como se tivesse 10, 12 fps, creio que seja o mesmo que você tem, para MIM só resolveu quando eu troquei a placa mãe para a asus prime b450m, nunca mais tive essas travadas, tenta arranjar uma placa mãe emprestado e ver se resolve.
Pois é rapaz, estava usando uma B450 Aorus Elite antes de comprar essa placa, não existia problema.

Fui eliminando o que eu pensava ser um possível problema, testei memórias avulsas, conferi as temperaturas dos VRMs, adicionei aterramento na placa diretamente na fonte ( como uso gabinete de madeira, não há aterramento direto nele ).
Só me resta esperar a possibilidade de uma nova bios para tentar resolver.

O que mata de raiva é precisar do pc para trabalhar e o fdp ficar bugando minha vida. haha
 
Pois é rapaz, estava usando uma B450 Aorus Elite antes de comprar essa placa, não existia problema.

Fui eliminando o que eu pensava ser um possível problema, testei memórias avulsas, conferi as temperaturas dos VRMs, adicionei aterramento na placa diretamente na fonte ( como uso gabinete de madeira, não há aterramento direto nele ).
Só me resta esperar a possibilidade de uma nova bios para tentar resolver.

O que mata de raiva é precisar do pc para trabalhar e o fdp ficar bugando minha vida. haha
Realmente é uma situação muito curiosa pois como já comentei, o pc do meu amigo é muito similar a sua e funciona perfeitamente.
Ainda tenho as minhas dúvidas se o problema é realmente a bios, ainda acho que o problema está em outro lugar.

Experimenta instalar somente com o HD ou um ssd sata... quem sabe pode ser algum bug com o ssd nmve XPG?
Tudo é possível pois já vi cada situação bizarra nesse mundo da informática :haha:
 
Realmente é uma situação muito curiosa pois como já comentei, o pc do meu amigo é muito similar a sua e funciona perfeitamente.
Ainda tenho as minhas dúvidas se o problema é realmente a bios, ainda acho que o problema está em outro lugar.

Experimenta instalar somente com o HD ou um ssd sata... quem sabe pode ser algum bug com o ssd nmve XPG?
Tudo é possível pois já vi cada situação bizarra nesse mundo da informática :haha:
POis é rapaz, esse trem quando quer esquentar cabeça, vai problema para onde a gnt menos espera.
Vou dar uma desmontada geral e fazer testes mais refinados.
Com a penúltima bios quase não da as travadas, só percebo em alguns momentos se estiver ouvindo uma musica no youtube por exemplo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo