[DÚVIDA] Troca de aircooler Cryorig R1 Ultimate por outro?

Surgiu o CRYORIG A40 Ultimate por 450 e estou pensando em trocar , vale a pena a troca?

O Noctua para para am4 que eu quero vai pegar minhas memorias mas ta um otimo preço
 
Surgiu o CRYORIG A40 Ultimate por 450 e estou pensando em trocar , vale a pena a troca?

O Noctua para para am4 que eu quero vai pegar minhas memorias mas ta um otimo preço
Tenta ver o modelo certo.
Porque o D15 tem um talhado no radiador que serve justamente pra memórias altas.
 
Tenta ver o modelo certo.
Porque o D15 tem um talhado no radiador que serve justamente pra memórias altas.

É o proprio para am4... https://www.waz.com.br/cooler-p-processador-cpu-am4-noctua-nh-d15-se-am4-114360-html/p

Tenho medo porque minhas memorias são altas...

E não sei, se mantenho o o air cooler ou parto para o wc da mesma marca. Ainda fico com impressão que '' ligamento'' do air cooler não é tão perfeito como o wc, principalmente por conta do peso.
 


Olha aí dizendo que dá.


Basicamente o cooler ficaria mais em cima e isso?

Mais eu trocaria air cooler por air cooler né. Talvez ganhe uns 2 graus a menos, porém o visual desse noctua é feio de mais hahahaha

Tô confuso oq fazer, acho q consigo um bom valor nk meu usado é praticamente a troca seria nula de dinheiro, será que vale mais o kit da noctua ou um a40 ultimate?
 
Basicamente o cooler ficaria mais em cima e isso?

Mais eu trocaria air cooler por air cooler né. Talvez ganhe uns 2 graus a menos, porém o visual desse noctua é feio de mais hahahaha

Tô confuso oq fazer, acho q consigo um bom valor nk meu usado é praticamente a troca seria nula de dinheiro, será que vale mais o kit da noctua ou um a40 ultimate?
Sei como é o "desejo", porque você já tem um AC PHODA e mesmo assim quer trocar.
Eu não vejo razão alguma para trocar, a não ser que você explore esse desejo e a falta em outra pessoa, podendo fazer um dinheiro com isso.
Coisas que eu já fiz.
 
O NH-D15 tem compatibilidade com qualquer memória até 64mm height subindo a posição da fan, só precisa checar a altura máxima do CPU do teu gabinete (com a fan na posição máxima ela subiria 32mm além do tamanho padrão (165mm) ou seja teu gabinete teria que suportar um CPU Cooler com 197mm(165+32) height).

* Descobrindo a altura da tua RAM tu consegue subtrair a altura dela e a necessidade do CPU Cooler height cai tbm, Ex:
RAM com 52mm height - a fan só precisaria subir 20mm adicionais o que faria a Max CPU Height do gabinete em 185mm.

* Pela tua assinatura teu gabinete suporta até 190mm Max CPU height ou seja se tua RAM tiver até 55~56mm de altura caberá sem problemas.
 
O que mata é o visual da mesma, mas parece ter mais robustez que a minha atual ne? A instalação como é feita? O parafuso no meio do dissipador no no r1 ultimate é muito mal feito.

Eu ganharia alguma performance ou barulho?

Essa diferença de altura que deixaria a fan por conta da memoria pode ser prejudicial?

Vou medir a ram sim, só medir a altura total da mesma, desde o contato até sua extremidade?
 
Cara a diferença do R1 Ultimate para o Noctua NH-D15 é de 1-2 graus sendo que em diversos reviews ela é "desencontrada". Diversos reviews colocam o R1 Ultimate 2 graus mais frio que o D15 e em outros colocam o D15 mais frio que o R1. Tu não vai ter diferença nenhuma de performance e acredito que não vá ter nenhuma de barulho (pessoalmente tenho um R1 Universal que é um pouco mais barulhento que o Ultimate pela fan SLIM e não escuto nada).

Quanto a altura da ram é só colocar o nome no google com a palavra "height" do lado, deve aparecer de cara.
 
Cara a diferença do R1 Ultimate para o Noctua NH-D15 é de 1-2 graus sendo que em diversos reviews ela é "desencontrada". Diversos reviews colocam o R1 Ultimate 2 graus mais frio que o D15 e em outros colocam o D15 mais frio que o R1. Tu não vai ter diferença nenhuma de performance e acredito que não vá ter nenhuma de barulho (pessoalmente tenho um R1 Universal que é um pouco mais barulhento que o Ultimate pela fan SLIM e não escuto nada).

Quanto a altura da ram é só colocar o nome no google com a palavra "height" do lado, deve aparecer de cara.

To em duvida aqui, ao mesmo tempo que queria o noctua por ser algo premium e já estava namorando eles faz tempo porem realmente o visual é de matar....

Enquanto acredito que o a40 ultimate iria ficar melhor visualmente , alem de não colocar tanto peso na placa mãe, e tem o auxio daquela ventoinha que vem junto que posso colocar apontado para placa mãe para ajudar a resfriar.

Para eu usar o modelo 280mm só na parte frontal pelo jeito, então teria que optar pelo a40
 
A ventoinha do A40 deve ser apontada para o VRM/dissipador, mas infelizmente a Cryorig projetou o encaixe de tal forma que ela só pode ser apontada na direção dos tubos. Quem instala o watercooler na parte frontal do gabinete dificilmente vai conseguir direcionar a ventoinha pro dissipador do VRM.
 
To em duvida aqui, ao mesmo tempo que queria o noctua por ser algo premium e já estava namorando eles faz tempo porem realmente o visual é de matar....

Enquanto acredito que o a40 ultimate iria ficar melhor visualmente , alem de não colocar tanto peso na placa mãe, e tem o auxio daquela ventoinha que vem junto que posso colocar apontado para placa mãe para ajudar a resfriar.

Para eu usar o modelo 280mm só na parte frontal pelo jeito, então teria que optar pelo a40

É uma pena realmente as edições heatsink cover chromax da Noctua não estarem ainda disponíveis no Brasil não consigo entender porque a WAZ sendo a loja do tamanho que é não trazer um produto lançado a mais de ano.

Quanto ao resto acredito que todos no post entram em acordo que ambos os modelos tem a mesma performance no caso você só estaria trocando esteticamente, ai já parte para o lado pessoal com gosto próprio. (Alguns gostam do marrom barro da Noctua outros do preto com prata do R1.
 
A ventoinha do A40 deve ser apontada para o VRM/dissipador, mas infelizmente a Cryorig projetou o encaixe de tal forma que ela só pode ser apontada na direção dos tubos. Quem instala o watercooler na parte frontal do gabinete dificilmente vai conseguir direcionar a ventoinha pro dissipador do VRM.

Na verdade a ventoinha pode ser encaixada para ambos os lados (conheci todos modelos pessoalmente), podendo escolher RAM ou VRM, no caso da instalação frontal do gabinete fica ainda melhor a ventilação dos VRM pois tu coloca os tubos para o lado da RAM.
 
Na verdade a ventoinha pode ser encaixada para ambos os lados (conheci todos modelos pessoalmente), podendo escolher RAM ou VRM, no caso da instalação frontal do gabinete fica ainda melhor a ventilação dos VRM pois tu coloca os tubos para o lado da RAM.

To quase arriscando o a80 ultimate mas ta confuso as informações outro video



Se acha que na parte frontal melhor?

Atualmente tenho 2 viper jogando ar dentro porque sao de 140mm e sao amarelas, feias para deixar no resto do gabinete kkkkkk

EU colocaria o radiador ,e apos isso as fans certo? Mas onde o radiador se apoia?Pelas fans? Pq pelo video tinha poucos parafusos colocados fiquei na duvida, nos testes o a80 foi muito bom.
 
Na verdade a ventoinha pode ser encaixada para ambos os lados (conheci todos modelos pessoalmente), podendo escolher RAM ou VRM, no caso da instalação frontal do gabinete fica ainda melhor a ventilação dos VRM pois tu coloca os tubos para o lado da RAM.
Pelo que vi, ela pode ser encaixada com o fluxo de ar para ambos os lados, mas quando está virada para os VRM, a ventoinha fica apontada para o alto. Tem alguma maneira de deixar ela orientada nesse sentido, mas apontada pra baixo?
 

Tudo depende como tu deixa toda circulação de ar do gabinete, se colocar o radiador na posição frontal diria para fazer o seguinte:
1º: Fans da Akasa Viper puxando o ar para fora do gabinete
2º: Radiador
3º: Fans QF140 empurrando o ar para as viper que por consequencia tiram do gabinete

Fazendo isso o ar quente vai sair pela frente, ao contrario tu estaria jogando o ar quente que sai do radiador de volta para o gabinete.

O radiador sempre fica parafusado no mesmo furo que prende as fans a única diferença são os parafusos que vem com eles, se tu for colocar a fan para dentro do gabinete tu tem que usar por fora os parafusos menores (M3 curto) se for colocar fan por fora tem que usar os maiores (M3 longo). Caso tu faça o que eu falei de push/pull tu só vai ter que usar 2 parafusos por cada fan (1 em cada extremidade) pois a Cryorig manda apenas 8 parafusos longos. (Eu só achei esses parafusos na época que tinha um WC Corsair H110 em lojas de aviação, comprei online acho que foi R$7 cada kit com 4 parafusos).
 
Pelo que vi, ela pode ser encaixada com o fluxo de ar para ambos os lados, mas quando está virada para os VRM, a ventoinha fica apontada para o alto. Tem alguma maneira de deixar ela orientada nesse sentido, mas apontada pra baixo?

Ele realmente dá a impressão de ficar virado para cima (acredito que um erro nas imagens do produto) mas o ar sai mais em direção para baixo (é possivel ver a fan apontada para baixo em direção aos VRM), acho que nesse vídeo mostra melhor a diferença de temperatura entre WC Hibrido vs WC Normal.

 
Última edição:
Tudo depende como tu deixa toda circulação de ar do gabinete, se colocar o radiador na posição frontal diria para fazer o seguinte:
1º: Fans da Akasa Viper puxando o ar para fora do gabinete
2º: Radiador
3º: Fans QF140 empurrando o ar para as viper que por consequencia tiram do gabinete

Fazendo isso o ar quente vai sair pela frente, ao contrario tu estaria jogando o ar quente que sai do radiador de volta para o gabinete.

O radiador sempre fica parafusado no mesmo furo que prende as fans a única diferença são os parafusos que vem com eles, se tu for colocar a fan para dentro do gabinete tu tem que usar por fora os parafusos menores (M3 curto) se for colocar fan por fora tem que usar os maiores (M3 longo). Caso tu faça o que eu falei de push/pull tu só vai ter que usar 2 parafusos por cada fan (1 em cada extremidade) pois a Cryorig manda apenas 8 parafusos longos. (Eu só achei esses parafusos na época que tinha um WC Corsair H110 em lojas de aviação, comprei online acho que foi R$7 cada kit com 4 parafusos).
 


Ele realmente dá a impressão de ficar virado para cima (acredito que um erro nas imagens do produto) mas o ar sai mais em direção para baixo (é possivel ver a fan apontada para baixo em direção aos VRM), acho que nesse vídeo mostra melhor a diferença de temperatura entre WC Hibrido vs WC Normal.




A principio ia colocar na parte superior mesmo, e com os fans para dentro como no video, porem o fã encostando na parte superior do gabinete.

Então o a80 cryorig da tranquilo ne? So fiquei confuso na parte dos parafusos, nessa montagem que falei vou precisar de parafuso extra? Acho que tenho alguns em casa , so não sei se é compativel. Porque tenho uma fã extra do r1, pq comrpei o ultimate mas me deram uma fã menor por conta de pegar nas memorias.

A principio só preciso ter certeza porque o outro meu vou vender, então quero chegar e instalar.
 
Nesse vídeo (e em outros) observei a mesma característica. Aos 5:15 ele inclusive instala o cooler com os tubos numa posição bem estranha pra poder direcionar a ventoinha aos VRM.

 
Nesse vídeo (e em outros) observei a mesma característica. Aos 5:15 ele inclusive instala o cooler com os tubos numa posição bem estranha pra poder direcionar a ventoinha aos VRM.



Gostei da alternativa, seria uma boa acho... Só não sei se fica bom na estetica...

Problema que minhas fans frontais sao amarelas, e colocar no topo não fica tão bonitas kkkkkk
 
Nesse vídeo (e em outros) observei a mesma característica. Aos 5:15 ele inclusive instala o cooler com os tubos numa posição bem estranha pra poder direcionar a ventoinha aos VRM.



Hum, entendi o que tu comentou finalmente, não tinha notado esse detalhe. Para as fans ficarem posicionadas para baixo realmente os tubos precisam ficar na posição esquerda. (pra quem monta na parte superior do gabinete não tem tanto problema pelo fato de poder colocar o radiador com os tubos para a esquerda mas na parte frontal fica meio off mesmo. Pelo que eu lembro eu li esses dias no twitter ou facebook oficial da marca que estão criando novos modelos de WC são não falaram nada mais.


Se tu for colocar 2 fans ele tem todos parafusos, casualmente se algum dia tu for colocar 4 fans (Push/Pull) recomendaria testar antes colocando apenas 2 parafusos por FAN (Usei no meu H110 por 1 ano sem problemas até comprar os demais parafusos).
 
Hum, entendi o que tu comentou finalmente, não tinha notado esse detalhe. Para as fans ficarem posicionadas para baixo realmente os tubos precisam ficar na posição esquerda. (pra quem monta na parte superior do gabinete não tem tanto problema pelo fato de poder colocar o radiador com os tubos para a esquerda mas na parte frontal fica meio off mesmo. Pelo que eu lembro eu li esses dias no twitter ou facebook oficial da marca que estão criando novos modelos de WC são não falaram nada mais.



Se tu for colocar 2 fans ele tem todos parafusos, casualmente se algum dia tu for colocar 4 fans (Push/Pull) recomendaria testar antes colocando apenas 2 parafusos por FAN (Usei no meu H110 por 1 ano sem problemas até comprar os demais parafusos).

To um pouco confuso rsrsrs, confimei a compra agora....

Então instalo no topo ou frente? Instalando no topo eu coloco o radiador primeiro , e logo apos as fans, sendo assim ela ficando no topo do gabinete, antes do radiador.... Essa fan tirara o ar quente do pc ?


Qual seria a melhor possiblidade?


Hoje 2 viper jogam ar, 2 de cima tiram o ar, e a traseira tambem tira..... O r1 ultimate as 2 fans estão jogando o ar para o fan traseiro. Mas no caso vou tirar o r1 ultimate e a fans superiores tambem.


Ficou 500 o a80 com frete, bom preço não?
 
To um pouco confuso rsrsrs, confimei a compra agora....

Eu instalaria no topo (Radiador primeiro, fans empurrando ar para fora do gabinete).

R$500 é um ótimo preço considerando que está mais barato que nos EUA aonde custa $132 na Newegg.com/Amazon.com (R$502 conversão direta).
 
To um pouco confuso rsrsrs, confimei a compra agora....

Então instalo no topo ou frente? Instalando no topo eu coloco o radiador primeiro , e logo apos as fans, sendo assim ela ficando no topo do gabinete, antes do radiador.... Essa fan tirara o ar quente do pc ?


Qual seria a melhor possiblidade?


Hoje 2 viper jogam ar, 2 de cima tiram o ar, e a traseira tambem tira..... O r1 ultimate as 2 fans estão jogando o ar para o fan traseiro. Mas no caso vou tirar o r1 ultimate e a fans superiores tambem.


Ficou 500 o a80 com frete, bom preço não?

Na frente a capacidade de resfriamento do CPU é maior porque o radiador tá sendo resfriado com o ar frio de fora do gabinete. Mas ele vai jogar ar quente dentro do gabinete piorando a temperatura da GPU e demais componentes.

Se instalar no topo, deve piorar um pouco a temperatura do CPU, mas melhora de todos os demais componentes já que o calor dissipado do CPU é jogado diretamente para fora do gabinete.

Tudo depende do que precisa mais de resfriamento no seu PC: CPU ou GPU. Normalmente a placa de vídeo tem um comportamento mais crítico em relação à temperatura. As Nvidia Pascal, por exemplo, começam a fazer throttling aos 80C, mas você já vai começar a perder clock bem antes disso. De modo geral, no alto do gabinete fica melhor.
 
Eu usava o WC no topo, realmente a temperatura da GPU fica menor, mas aqui foi pouca coisa, notei um acréscimo de só 3 graus em load quando coloquei na frente, e isso que ela já trabalha perto do limite no OC 2100/4500Mhz, porém a temperatura do CPU melhorou a mesma média....3~4 graus, então é uma questão de escolha mesmo, qualquer uma das duas configurações vai ficar OK se o seu gabinete estiver com bom fluxo de ar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo