Troca de capacitor 8600gt xXx (Pufff)

melodico

Sou iStA do meu bolso!
Registrado
Bom, um amigo meu dono de uma 8600t xXx me procurou desesperado com o seguinte problema:



Esse bomba foi resultado da má ventilação do gabinete dele, ja providenciei uma melhorada, mas agora o foco é resolver esse pepino!

Aqui na cidade ele não encontrou um capacitor igual ao original, e um técnico
daqui disse que ele poderia substituir por um similar com as mesmas características. A pergunta é: É um procedimento confiável? pode trazer riscos a vga? Agradeço desde já a ajuda de vocês! :yes:
 
acredito que nao tenha problema em substituir por similar , alias se tiver algum outro capacitor "inchado"(nao da para ver pelas fotos) é melhor aproveitar e trocar tambem
 
acredito que nao tenha problema em substituir por similar , alias se tiver algum outro capacitor "inchado"(nao da para ver pelas fotos) é melhor aproveitar e trocar tambem

Sim, se não me engano tem mais uns 2 "inchados", agora o técnico disse que usaria um de maior potência no lugar de um deles por falta de mercado, ele explicou que o problema seria usar um "mais fraco" e que não teria problemas em instalar um "mais forte"... da pra confiar? :huh:
 
A tensão tem que ser igual ou acima.
Qual é o valores de tenção e capacitância do capacitor?
Geralmente quando um capacitor estufa ou estoura é porque a tensão ultrapasou sua capacidade, seria bom dar uma verificada nas tenão da fonte.
 
Se mantiver as mesmas características do capacitor original e a troca for executada por um profissional qualificado é bem provável que a VGA levante e seu sono profundo.

No mais, boa sorte. Faça um update aqui após o reparo.
 
...

Há um tempo atrás um capacitor da minha placa-mãe estourou.
Em um primeiro momento eu não tinha visto que ele tinha estourado (não fez barulho e meu PC simplesmente deixou de ligar). Mandei para o meu técnico e, logo ao ver a Placa-Mãe, ele disse que o capacitor estava estourado e que ele não podia fazer nada.

Eu peguei as especificações do capacitor, fui em 3 lojas e nenhum tinha um igual. Então eu comprei um com maior tensão e coloquei na placa-mãe. (afinal eu não tinha nada a perder).

Quando liguei, voilá! Ela veio a vida e está funcionando até hoje (é a placa-mãe do atual pc da minha irmã).
 
Calor nada, isso acontece é por causa de fonte vagabund@.
 
Whoa whoa whoa ! Vamos com calma ai !
Não é qualquer um que vai fazer o serviço direito na VGA, eu sinceramente não confio em mão de obra local pra esse tipo de conserto não...

Fora que dificilmente você vai achar capacitores (ainda mais desse tipo) com as exatas especificações que este aí...
Sinceramente, e tô falando na amizade mesmo, não colocaria a VGA na mão de ninguém pra consertar isso ai, eu apelaria é pro RMA ! ;)
 
Já substituir muitos capacitares de mobos antigamente, meados de 2005, nunca tive problema das mobos voltarem com problema, (sim mobos de clientes pão duros que querem um serviço BBB bonito, bom, e barato), mais naquela época os capacitares da mesma era os eletroeliticos de papel (pesar que a xfx é cheio de fazer umas ganbiarras de colocar os mesmo mais com esta capa metalica para parecer solidos!!!), VGA tbm ja fiz, mais foi pura sorte achar uma boa revenda em grande centro como em São paulo, substitui a VGA voltou e primeira providencia que fiz foi trocar a fonte ********* do cliente para não ter mais dor de cabeça!!!

Capacitores como estes são feito para aturar temperaturas acima dos 100 graus fácil ou seja, o problema sdo seu amigo não é gabinete quente, e sim fonte ruim, pois se fosse por temperatura, minha GTX280 já teria morrido pois ela bateu fácil algumas vezes 105 graus e ta viva e funcionando no maior gaz!!!!!

abraço
 
Com ctza eh problema na fonte do seu amigo, e provavelmente em breve eu estarei no lugar dele com o msm problema, pois tbm tenho uma 8600GT da XFX rodando em uma fonte lixo! :D

acho q vale a pena trocar o capacitor por outro o mais semelhante possivel, afinal, ele nao tem nada a perder.





vlwzxx..
 
Estou no trabalho agora, dando aquelas roubadinhas de tela para ver o adrena (vício terrível!) e me deparei com esse tópico, estou com este mesmo problema com a mesma vga (8600gt xfx) no pc que estou utilizando agora. Comuniquei ao chefe (o kra é amarrado d+! :D) e ele me deu autorização para procurar alguém fera e trocar o tal capacitor.. logo farei isso sem medo, pois já vi um irmão meu trocando e funcionou tranquilo.. :yes:
 
Rapaz primeira vez que vejo um capacitor sólido pedir arrego, ja vi muito capacitor de mobo morrer porem eram convencionais, Em VGA nunca tive o prazer de ver pessoalmente
 
Whoa whoa whoa ! Vamos com calma ai !
Não é qualquer um que vai fazer o serviço direito na VGA, eu sinceramente não confio em mão de obra local pra esse tipo de conserto não...

Fora que dificilmente você vai achar capacitores (ainda mais desse tipo) com as exatas especificações que este aí...
Sinceramente, e tô falando na amizade mesmo, não colocaria a VGA na mão de ninguém pra consertar isso ai, eu apelaria é pro RMA ! ;)

Com ctza eh problema na fonte do seu amigo, e provavelmente em breve eu estarei no lugar dele com o msm problema, pois tbm tenho uma 8600GT da XFX rodando em uma fonte lixo! :D

acho q vale a pena trocar o capacitor por outro o mais semelhante possivel, afinal, ele nao tem nada a perder.





vlwzxx..




Por isso criei o tópico, eu também não confio nesses "técnicos de fundo de quintal"... posso estar falando besteira mas acho o pcb de uma vga muito mais sensível do que essas placas de rádio/tv/som que esses caras estão acostumados a trabalhar... Quanto ao RMA, acho complicado pq a placa foi adiquirida por meios "obscuros" :eek:... acho uma opção inviável... Já falei 9876546 vezes pra ele comprar uma fonte "de gente", perdi 2 hd's por causa de umm fonte xingling, fora isso o gabinete dele podia ser comparado ao um micro-ondas! acho que ajudou a "sapecar" o coitado do capacitor... Tô no aguardo de alguma novidade dele pra passar pra vocês! Flw!
 
Última edição:
Por isso criei o tópico, eu também não confio nesses "técnicos de fundo de quintal"... posso estar falando besteira mas acho o pcb de uma vga muito mais sensível do que essas placas de rádio/tv/som que esses caras estão acostumados a trabalhar... Quanto ao RMA, acho complicado pq a placa foi adiquirida por meios "obscuros" :eek:... acho uma opção inviável... Já falei 9876546 vezes pra ele comprar uma fonte "de gente", perdi 2 hd's por causa de umm fonte xingling, fora isso o gabinete dele podia ser comparado ao um micro-ondas! acho que ajudou a "sapecar" o coitado do capacitor... Tô no aguardo de alguma novidade dele pra passar pra vocês! Flw!

Bom, meios obscuros ou não, sendo XFX ele entra no site e registra a placa no nome dele, e se não me engano nem sempre é necessário a nota fiscal do produto (pelo menos foi o que eu vi num tópico de RMA aqui).

E com certeza um PCB de VGA não é como um PCB de rádio ou coisa parecida, são tecnologias muito diferentes... eu COM CERTEZA não colocaria nas mãos de técnico local nenhum...

RMA ainda é uma opção... se você tiver a paciência de ir nos tópicos que tem aqui mesmo no Adrena pra ver como faz, eu acho que é a melhor opção pra não ter que comprar VGA nova... faz uma força ae que é mais jogo pegar e trocar a VGA com a fabricante... ;)
 
capacitor estourado

:yucky:Cara, eu estou com o mesmo problema aqui, 2 capacitores iguaisinhos esse seu ai foi pro beleleu, minha pergunta é se voce conseguiu consertar trocando os capacitores? tks!!! borjao!!!
 
Tipo se trocar por um igual ou superior tá beleza..

Pela foto tem pelo menos mais um capacitor mal das pernas, era bom já trocar aqueles três em linha ali, não sei se são iguais aos da 8600gt comum. Abs!
 
:yucky:Cara, eu estou com o mesmo problema aqui, 2 capacitores iguaisinhos esse seu ai foi pro beleleu, minha pergunta é se voce conseguiu consertar trocando os capacitores? tks!!! borjao!!!

Essa semana um cliente chegou aqui com uma 8600GT que eu tinha vendido já há algum tempo, e tava com os mesmos 3 capacitores da primeira foto estourados.como ele já veio com outra placa pra substituir fiz o serviço e fiquei com a placa com defeito como pagamento :D.Aqui em Salvador perto do pelourinho tem varias lojas de componentes eletrônicos,foi até fácil achar os capacitores só não dos sólidos mas dos eletroliticos, achei com as especificações identicas aos originais e o melhor 1 real cada :D.So deu um pouco de trabalho na hora de tirar os estourados e colocar os novos pq a solda que vem de fabrica e muito ruim de derreter.dai usei uma chave de fenda com ponta plastica como saca enfiando em baixo do capacitor entre as duas pernas dele e forçando de leve como uma alavanca e depois então foi so amolecer um pouco a solda que o capacitor saiu facil e ainda manteve a solda original depois só encaixei o outro, dei outro esquente pra derreter novamente a solda e pronto a placa tava funcionando de novo.depois de testar a placa derreti mais um pouco de estanho nos terminais dos capacitores so pra garantir :yes:
Depois coloco umas fotos de como a placa ficou.Se vai aguentar muito tempo eu não sei mas a 8600GT tá ressuscitada e rodando jogos sem problema nenhum até agora.
 
Essa semana um cliente chegou aqui com uma 8600GT que eu tinha vendido já há algum tempo, e tava com os mesmos 3 capacitores da primeira foto estourados.como ele já veio com outra placa pra substituir fiz o serviço e fiquei com a placa com defeito como pagamento :D.Aqui em Salvador perto do pelourinho tem varias lojas de componentes eletrônicos,foi até fácil achar os capacitores só não dos sólidos mas dos eletroliticos, achei com as especificações identicas aos originais e o melhor 1 real cada :D.So deu um pouco de trabalho na hora de tirar os estourados e colocar os novos pq a solda que vem de fabrica e muito ruim de derreter.dai usei uma chave de fenda com ponta plastica como saca enfiando em baixo do capacitor entre as duas pernas dele e forçando de leve como uma alavanca e depois então foi so amolecer um pouco a solda que o capacitor saiu facil e ainda manteve a solda original depois só encaixei o outro, dei outro esquente pra derreter novamente a solda e pronto a placa tava funcionando de novo.depois de testar a placa derreti mais um pouco de estanho nos terminais dos capacitores so pra garantir :yes:
Depois coloco umas fotos de como a placa ficou.Se vai aguentar muito tempo eu não sei mas a 8600GT tá ressuscitada e rodando jogos sem problema nenhum até agora.

Legal, depois posta as fotos se der pra gente ver como que ficou!!!, loja de componentes eletronicos eu acho facil isso entao ?!?!?
 
Legal, depois posta as fotos se der pra gente ver como que ficou!!!, loja de componentes eletronicos eu acho facil isso entao ?!?!?

Deve achar sim :thumbs_up aqui achei na primeira loja só que era bem comprido tipo de placa mãe(desses eu podia tirar de umas placas aqui que estão com defeito) e a 8600GT ta com um cooler TURBO 2 EVERCOOL VC-RHC e o capacitor iria pegar no dissipador, ai fui na segunda loja e achei os dois tipos 1000/6,3/105° e 1500/6,3/105° comprei os 3 mas só usei os 2 maiores pq achei em uma FX5200 um solido em perfeito estado e saiu facinho sem danificar.Amanha posto as fotos pq to terminando de montar uma maquina aqui.
 
Última edição:
Deve achar sim :thumbs_up aqui achei na primeira loja só que era bem comprido tipo de placa mãe(desses eu podia tirar de umas placas aqui que estão com defeito) e a 8600GT ta com um cooler TURBO 2 EVERCOOL VC-RHC e o capacitor iria pegar no dissipador, ai fui na segunda loja e achei os dois tipos 1000/6,3/105° e 1500/6,3/105° comprei os 3 mas só usei os 2 maiores pq achei em uma FX5200 um solido em perfeito estado e saiu facinho sem danificar.Amanha posto as fotos pq to terminando de montar uma maquina aqui.

Legal isso cara, posta mesmo. Já vi gente jogando fora VGA por causa de um ou dois capacitores estufados... não tem mistério trocar, só ter cuidado e atenção... abraços!
 
Legal isso cara, posta mesmo. Já vi gente jogando fora VGA por causa de um ou dois capacitores estufados... não tem mistério trocar, só ter cuidado e atenção... abraços!

Ai as fotos da placa com os capacitores já trocados.A foto do fundo onde tem os pontos de solda ficou meio ruim mas depois tiro outras e tiro tambem dela funcionando na maquina da lan.




 
tenho uma 8600 aki com 1 capacitor estourado... se eu trocar ele.. e der algum problema.. sera q queima as outras peças do pc ow so nao funciona a vga?
 
Simplesmente para a VGA, as demais peças do pc ficarao normais. /\





vlwzxx..
 
Simplesmente para a VGA, as demais peças do pc ficarao normais. /\

o q pode ferrar varias peças do pc se der problema eh a fonte.





vlwzxx..
 
Simplesmente para a VGA, as demais peças do pc ficarao normais. /\

o q pode ferrar varias peças do pc se der problema eh a fonte.





vlwzxx..
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo